• Nenhum resultado encontrado

MUSEUS. Cultura exposta na cidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MUSEUS. Cultura exposta na cidade"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

wwwvzwvv

MUSEUS

Cultura exposta na cidade

(2)

MUSEO DE LAS

MIGRACIONES

(MUMI)

O MUMI é focado na difusão do patrimô-nio material e imaterial das migrações e na sua contribuição cultural mediante a mostra permanente: “Passado e Presente da Migração no Uruguai”.

No Espacio Cultural Muralla Abier-ta (Espaço Cultural Muralha AberAbier-ta) encontram-se os restos arqueológicos da fortificação que rodeava Montevidéu na época colonial, remetendo-nos desta for-ma aos primeiros imigrantes na qualidade de colonos e à migração forçada.

A proposta educativa abrange desde o processo de fundação da cidade de Montevidéu até a diversidade cultural que existe atualmente no país, aderindo assim à luta contra o racismo, a xenofobia e outras formas de discriminação. O museu, ainda, como espaço público é um lugar de encontro para coletividades contemporâneas e históricas de imigran-tes, que têm aqui um lugar de referência na busca e no resgate das suas histórias.

MUSEO DE LA

MEMORIA (MUME)

O MUME é uma instituição voltada para a memória sobre o terrorismo de Estado. O espaço promove os Direitos Humanos e a rememoração da luta pela liberdade, a democracia e a justiça social, entendidos como conceitos culturais inacabados e em permanente construção.

O museu é concebido como local no qual desenvolver múltiplas atividades para a promoção do pensamento crítico

e a reflexão sobre a sociedade em que vivemos, na medida em que os genocídios e o terrorismo de Estado são expressões da nossa civilização. O MUME realiza pesquisas, publicações, atividades educativas e conta com um acervo no qual se destaca o Arquivo Oral de Testemunhas em formato audiovisual.

mume.montevideo.gub.uy Av. de las Instrucciones 1057 Telefone: (+598) 2355 5891 De segunda a sábado, das 12h às 18h

mumi.montevideo.com.uy

Bartolomé Mitre 1550 esquina Piedras Telefone: (+598) 2916 5316

De segunda a sexta, das 10h às 18h Sábados e pontos facultativos, das 10h às 16h

(3)

MUSEO

DEL AZULEJO

O Museu do Azulejo exibe a coleção particular do arquiteto Alejandro Ar-tucio Urioste. Foi criado no ano 1997 e inaugurado em dezembro de 1998 com uma coleção de 1500 azulejos. O mencionado acervo, fruto de 45 anos de busca e resgate de peças que fazem parte do nosso patrimônio cultural, foi doado à Prefeitura de Montevidéu em setembro de 2004.

Por conta do crescimento de sua coleção, no final do ano de 2009 inau-gurou-se a nova sede, onde é possível apreciar mais de 5000 peças que atual-mente compõem a coleção e refletem as diferentes variedades utilizadas na arquitetura uruguaia desde a época da colônia até meados do século XX. O acervo do museu foi declarado Mo-numento Histórico Nacional.

MUSEO JUAN

MANUEL BLANES

O Museu Juan Manuel Blanes foi fun-dado em 1930 e leva o nome do grande pintor nacional em comemoração aos cem anos do seu nascimento. O prédio original foi adquirido pelo governo departamental e ampliado para fins do museu. Localizado no bairro Prado, faz parte do mais primitivo e cultivado acervo verde da cidade, espalhado pelo litoral do arroio Miguelete.

Sua coleção é composta por obras dos

artistas Juan Manuel Blanes e Pedro Figari, juntamente com a de outros artis-tas nacionais. Eles representam impor-tantes momentos da plástica uruguaia. O museu expõe grande número de esculturas de autores nacionais. Desde 1940 exibem-se nele as obras reconhecidas com o Prêmio Salão Mu-nicipal, abrindo-se deste modo à arte contemporânea.

blanes.montevideo.gub.uy

Av. Millán 4015 -Telefone: (+598) 2336 2248 De terça a domingo, das 12h às 18h Último acesso às 17h45

azulejo.montevideo.gub.uy Yí 1444 - Telefone: (+598) 1950 8572 De terça a sexta, das 12h15 às 17h45 Sábados e domingos, das 11h15 às 16h45

(4)

MUSEO DE HISTORIA

DEL ARTE (MUHAR)

O Museu de História da Arte é eminentemente didático. Conta no seu acervo com uma coleção de decalques, maquetes, gigantografias, quadros cronológicos e mapas regionais, e com um número importante de peças originais exibidas num roteiro que percorre boa parte da arte universal. O MUHAR sugere-se como espaço a ser utilizado para a ação educativa através da arte; sua particular beleza faz dele um lugar visitado tanto pelo público uruguaio quanto por turistas estrangeiros.

Dentre as peças originais, destacam-se a múmia egípcia da sacerdotisa Eso Eris bem como as armaduras samurai. Especial menção merece o acervo de arte pré-colombiana, que se constitui como a principal coleção em exibição deste tipo no país. Quanto às coleções etnográficas, destacam-se a dos têxteis maia-guatemaltecos e a das peças africanas.

Conta com biblioteca, arquivo de artistas, cafeteria, e é classificado como um espaço com acessibilidade universal nos seus quatro andares.

CENTRO

DE EXPOSICIONES

SUBTE

O Centro de Exposições Subte abriu suas portas pela primeira vez no ano 1936. A partir de 1940, com a inauguração do Primeiro Salão Municipal, começou a se configurar como um dos espaços mais importantes e de maior relevância da arte contemporânea uruguaia. Atualmente o Subte procura apoiar artistas nacionais contemporâneos que, pelo seu rigor e profissionalismo,

propõem experiências estéticas críticas e inovadoras. Suas duas salas articulam-se mediante processo de chamamento público e aberto no qual uma banca de especialistas seleciona os projetos que serão exibidos. De forma complementar ministram-se palestras, organizam-se oficinas, visitas guiadas e entrevistas com os artistas como estratégia de aproximação e de fomento do conhecimento da arte, a partir da arte.

subte.montevideo.gub.uy Plaza Fabini s/n Telefone: (+598) 2908 7643 De terça a domingo, das 12h às 19h

muhar.montevideo.gub.uy

Ejido 1326 - Telefone: (+598) 1950 2191 De terça a domingo, das 12h às 17h30 13 dezembro a 12 março, das 13h30 às 19h

(5)

MUSEO HISTÓRICO

CABILDO

O Museu Histórico Cabildo objetiva, entre outros fins, apresentar propostas museográficas inovadoras, propor es-paços de diálogo e desenhar curadorias que promovam no público a reflexão acerca das narrativas históricas que construíram nossa identidade. Alguns itens para salientar dentre suas linhas de ação:

Sustentar uma política de con-servação do acervo, atendendo às urgências e necessidades das peças que o conformam.

Desenhar estratégias que favoreçam respostas emocionais empáticas nos visitantes, para que eles se identifiquem com os conteúdos que o museu propõe.

Propiciar o acesso democrático aos bens culturais, o que exige um nível de excelência na proposta museográfica.

Implementar atividades educativas inovadoras que fomentem a geração de conhecimento, a reflexão, a integração e a convivência social.

MUSEO Y PARQUE

FERNANDO GARCÍA

O Museu e Parque Fernando García está localizado no bairro de Carrasco Norte à beira do arroio Carrasco. Seus 17 hectares de parque constituem o legado patrimo-nial de Fernando García, renomado em-presário e político do Uruguai, do início do século XX. O parque, desenhado pelo paisagista francês Carlos Racine, confor-ma um circuito com o Parque Roosevelt e os banhados de Carrasco.

O acervo compõe-se maiormente de carruagens, no entanto, também é possível se admirar cabriolés, cupês, buggies, hansom cabs, landaus, milordes y uma interessante coleção de caleches. Todas as peças foram construídas entre os anos 1860 e 1910.

A instituição pesquisa sobre o tema “meios de transporte” e a cultura do tra-balho dos ofícios com eles relacionados.

fernandogarcia.montevideo.gub.uy Camino Carrasco s/n entre Santa Mónica e Servando Gómez - Telefone: (+598) 2601 9228 Verão: das 10h às 16h / Inverno: das 12h às 18h

cabildo.montevideo.gub.uy Juan Carlos Gómez 1362 Telefone: (+598) 2915 9685 De segunda a sexta, das 12h às 17h45 Sábados e pontos facultativos, das 11h às 17h

(6)

wwwvzwvv

Intendencia de Montevideo Cultura

DIVISIÓN ARTES Y CIENCIAS

Edificio sede, 18 de Julio 1360 piso 3, puerta 3017 (+598) 1950 2523

division.artesyciencias@imm.gub.uy Facebook y Twitter: IMCultura

ARCHIVO

HISTÓRICO

O Patrimônio Documental Histórico do Governo Departamental é constituí-do pelos constituí-documentos de arquivo de qualquer tipo e em qualquer suporte com valor histórico, cultural e social produzidos por instituições no cum-primento de suas competências e por toda aquela documentação recebida mediante doação, legado, custódia e/ ou aquisição.

O arquivamento desempenha uma tarefa importante na promoção de atividades de extensão cultural para sensibilizar sobre a importância dos arquivos como parte fundamental para a construção da identidade montevideana.

A ação do arquivo cria e apoia projetos pedagógicos, exposições documentá-rias, palestras, consultas e outros ser-viços de informação e documentação.

Juan Carlos Gómez 1362 - Edificio Cabildo Telefone: (+598) 2917 2019

De segunda a sexta, das 12h às 18h archivo.historico.montevideo@imm.gub.uy MUME SUBTE MUHAR MUSEO DEL AZULEJO MUMI

MUSEO JUAN MANUEL BLANES MUSEO Y PARQUE FERNANDO GARCÍA ARCHIVO HISTÓRICO MUSEO HISTÓRICO CABILDO

Não jogue esse papel na rua

Referências

Documentos relacionados

Com o estudo anterior (AMARAL, 2009) sobre a evolução da infografia no meio, surgiram dúvidas a respeito de alguns exemplos pesquisados. Percebemos que a fronteira

As fitas que registraram o encontro, incorporadas ao projeto Primeira Pessoa, bem como a transcrição realizada pelas alunas Olga Coelho e Luciana Gimenes, estão

As etapas que indicam o processo de produção do milho moído são: recebimento da matéria prima pela empresa, transporte manual, armazenamento, elevação mecanizada do produto,

Box-plot dos valores de nitrogênio orgânico, íon amônio, nitrito e nitrato obtidos para os pontos P1(cinquenta metros a montante do ponto de descarga), P2 (descarga do

Diante da proposição respaldada por grupos culturais da cidade, o Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura, receptivo à proposição do Grupo Arco, solicitou estudos

O primeiro é o efeito gerado pela presença da camada passivadora que, conforme a sua continuidade, forma uma barreira para a absorção dos átomos de nitrogênio, a qual determinará

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade é um lugar que merece ser visitado não só por sua beleza natural, no alto das montanhas, como também pela vibração de amor e compaixão por

Em geral, a fauna cavern´ıcola de S˜ ao Desid´ erio apresen- tou - se extremamente relevante, com registro de v´ arios trogl´ obios, v´ arias esp´ ecies novas para a ciˆ encia,