• Nenhum resultado encontrado

Cinco etapas para criar um portfólio de produtos vencedor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cinco etapas para criar um portfólio de produtos vencedor"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

vencedor

Os líderes de negócios dizem que um dos três desafios principais

para conseguir retorno do investimento na inovação do produto é

decidir quais projetos devem ser comercializados. Este white paper

descreve uma solução de gerenciamento de portfólio em cinco

etapas como prática recomendada que permite selecionar o mix

certo de projetos para maximizar o retorno do investimento. Essa

solução também oferece planejamento de capacidade,

gerenciamento de recursos, monitoramento contínuo e visibilidade

total de que você precisa para garantir que seus projetos de inovação

proporcionem o maior impacto possível no mercado.

White paper executivo

(2)

Sumário

Visão geral ... 3

Desafios de negócios ... 4

Solução como prática recomendada ... 5

Recursos principais ... 6

(3)

Uma pesquisa realizada em 2008 pelo Boston Consulting Group indica que a dificuldade para selecionar os projetos de inovação certos para comercialização é um dos três maiores desafios enfrentados pelas empresas na geração de retorno de suas iniciativas de inovação de produto. Os outros dois maiores desafios são o longo tempo de desenvolvimento e a superação de uma cultura de negócios avessa a riscos.

Esses resultados confirmam que, mais do que nunca, as empresas estão se esforçando para selecionar o mix certo de projetos e maximizar o retorno de seus investimentos. Tão importante quanto, muitas empresas não sabem se estão aproveitando todos os recursos para conseguir o maior impacto no mercado. Elas também não sabem se estão priorizando seus produtos de forma a maximizar seus objetivos de negócios estratégicos. Para resolver esses problemas, a empresa precisa de uma abordagem sistemática e repetitiva para o plane-jamento de portfólio que permite:

• Comparar ROI, custo, recursos e programações de cada projeto de inovação de produto em avaliação

• Avaliar cada projeto em termos de alinhamento com a estratégia de negócios geral da empresa

• Garantir que o plano de produtos da empresa seja otimizado para maximizar a receita

• Determinar se a empresa tem a capacidade de recursos para executar o plano de produtos

• Responder rapidamente a condições de mercado em evolução com ajustes feitos no plano e no projeto

• Compreender as dependências entre todos os projetos atuais e futuros

• Conseguir total visibilidade da programação do projeto, dos recursos essenciais e das métricas de dependência que facilitam a entrega do projeto dentro do prazo, do orçamento e das especificações

Uma solução de gerenciamento de portfólio como prática recomendada facilita esses objetivos ao oferecer uma única fonte de orientação estratégica, informações do projeto e ferramentas de avaliação que podem ser aproveitadas para planejar melhor o portfólio de produtos e conseguir uma execução do projeto com mais eficiência. Mais especificamente, uma solução de gerenciamento de portfólio como prática recomendada deve oferecer recursos eficientes para:

• Otimizar o portfólio de produtos

• Facilitar o planejamento da capacidade e o gerenciamento de recursos

• Facilitar o monitoramento e a visibilidade contínuos

• Integrar o planejamento de cima para baixo e a execução de baixo para cima

• Integrar o planejamento de portfólio ao ambiente de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) total

(4)

Durante as recessões, é muito provável que a hierarquia competitiva do setor mude drasticamente. Assim como muitas empresas, você pode ter suspendido várias iniciativas de produtos novos ou até mesmo pensado em interrompê-las por completo. No entanto, novos avanços tecnológicos e novos processos inovadores continuam sendo essenciais para qualquer empresa que espera ser bem-sucedida com o passar do tempo. Com a mesma importância, algumas inovações preparam o espaço para novos modelos de negócios capazes de transformar o panorama competitivo de um setor e deixar empresas mais atrasadas totalmente desatualiza-das.

Segundo o Forrester Report (de 20 de junho de 2008), muitas empresas só observam seus portfólios de produtos quando sua estratégia de introdução de novos produtos (NPI) deixa de funcionar e elas passam a tentar equilibrar seus recursos.1

Dado o clima da economia atual, hoje é o momento oportuno para examinar o processo de portfólio e avaliar cuidadosamente todos os projetos de inovação para produtos. É especialmente importante ter a certeza de que os portfólios de produtos estejam usando da melhor forma possível os recursos altamente importantes da empresa. A avaliação de novos projetos dá a você a oportunidade de examinar o potencial de novos mercados, bem como a chance de estender a vida de lucratividade dos produtos existentes e determinar se as variantes desses produtos mais antigos permitem responder às condições de mercado em evolução ou de conseguir novos mercados.

Infelizmente, muitas empresas são rápidas em mudar o foco para a execução do projeto, e não para examinar cuidadosamente o processo de avaliação do projeto. Mas a execução de um projeto com rapidez e eficiência é meramente o preço para se entrar na economia global de hoje, e não um fator de competitividade por si. É igualmente importante contar com um portfólio de produtos que se alinhe claramente com a estratégia da empresa.

Uma pesquisa realizada em 2008 pelo Boston Consult-ing Group esclarece esse ponto, examinando os maiores desafios enfrentados pelas empresas diante da geração de retorno dos investimentos feitos na inovação de produtos. Como a pesquisa indica, os três principais desafios são:

• Longo tempo de desenvolvimento

• Cultura avessa a riscos

• Dificuldade na seleção dos projetos certos para comercialização

Figura 1: Barreiras do retorno de inovação do produto.

Tradicionalmente, a maioria das empresas voltam as atenções para a execução de programas de inovação de produto se perguntando: estamos fazendo as coisas do jeito certo? Mas os líderes de mercado costumam achar que um jeito melhor de começar é perguntando: estamos fazendo as coisas certas?

É muito comum as empresas acabarem descobrindo que seu portfólio de produtos não está alinhado com sua estratégia de crescimento. Em outras situações, elas descobrem que seus projetos de inovação vão além de suas competências básicas. No último caso, as empresas selecionavam os projetos certos, mas apenas para descobrir que não tinham os recursos disponíveis no momento certo para oferecer o produto diante dessa oportunidade restrita. Quando isso ocorre, os projetos param, são lançados com atraso ou deixam de ser lançados.

Além disso, muitas decisões de portfólio são políticas. Às vezes, as equipes com projetos de menor valor, mas boas habilidades de apresentação, ganham o financia-mento do projeto, ao passo que equipes com projetos de maior valor e projeções de receita precisas ficam sem.

(5)

Para superar esses desafios, a empresa precisa de uma forma consistente e objetiva de comparar o ROI, o custo, os recursos e as programações de todos os projetos avaliados – bem como uma maneira de controlar os projetos executados e comparar o andamento com o plano. Resumidamente, a empresa conseguiria os benefícios a seguir com uma solução de gerenciamento de portfólio como prática recomendada que facilita a

tomada de decisões executivas de maneira efetiva e informada.

Para oferecer esses benefícios de negócios, uma solução de gerenciamento de portfólio como prática recomen-dada garante uma única fonte de orientação estratégica, informações do projeto e ferramentas de avaliação que podem ser aproveitadas para planejar melhor o portfólio de produtos e conseguir uma execução do projeto com mais eficiência.

Benefícios de uma solução de gerenciamento de portfólio como prática recomendada

Questão de negócios Benefícios

Possibilidade de comparar ROI e

alinhamento de projeto estratégico Uma solução de gerenciamento de portfólio como prática recomendada oferece à empresa visibilidade da tomada de decisões estratégicas e das relações com todos os projetos individuais avaliados para a introdução de novos produtos. Mais especifica-mente, uma solução como prática recomendada pode:

•Comparar ROI, custo, recursos e programações de cada projeto de inovação do produto em avaliação

•Avaliar cada projeto em termos de alinhamento com a estratégia de negócios geral •Garantir que o plano de produtos da empresa seja otimizado para maximizar a receita •Determinar se a empresa tem a capacidade de recursos para executar o plano de

produtos

Possibilidade de monitorar os custos, a programação e os recursos de cada projeto em relação ao plano

Uma solução de gerenciamento de portfólio como prática recomendada permite monitorar um projeto ao longo de seu ciclo de vida. Um bom planejamento será perdido se não for possível monitorar o plano depois de defini-lo. A possibilidade de monitorar o plano continuamente e de fazer as correções intermediárias é essencial para o sucesso dos negócios. Por exemplo, você precisará ser capaz de ajustar os recursos se um projeto importante descumprir a programação ou cancelar um se houver condições de mercado afetando materialmente as pressuposições originais. Mais especificamente, uma solução como prática recomendada permite:

•Monitorar a análise de custo/benefício de cada projeto e compará-la com o plano •Responder rapidamente a condições de mercado em evolução com ajustes feitos no

plano e no projeto

Possibilidade de conseguir uma execução eficiente do projeto

Uma solução de gerenciamento de portfólio como prática recomendada permite à empresa executar projetos de inovação de produto com mais eficiência permitindo ao gerenciamento de projetos e a outros tomadores de decisão compreender plenamente a relação entre a programação de projetos, os recursos essenciais e as métricas de dependência, além do impacto sobre a entrega do projeto (ou seja, prazo, orçamento e questões de especificações). Em outras palavras, as soluções de gerenciamento de portfólio como prática recomendada podem interagir com – e ter um papel importante em – um ambiente de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM).

(6)

Embora a seção anterior seja útil na conceitualização dos benefícios que uma solução de gerenciamento de portfólio como prática recomendada oferece, a tabela a seguir descreve os recursos detalhados que esse tipo de solução deve proporcionar.

Recursos principais

Recursos principais de uma solução de gerenciamento de portfólio como prática recomendada

Processo Recursos exigidos

Otimizar o portfólio de produtos Primeiramente, uma solução de gerenciamento de portfólio como prática recomen-dada precisa oferecer uma visão holística de todas as linhas de produtos,

plataformas, marcas e planos. Ela deve ser capaz de mencionar quais compromissos você precisa cumprir. Uma vez capaz de acessar essas informações, você pode começar a analisar os investimentos em seus projetos. Uma solução como prática recomendada também deve ser capaz de apresentar cenários hipotéticos, bem como observar vários riscos do projeto, alterando as previsões de vendas. Além disso, ela deve proporcionar uma forma de comparar todos os projetos de maneira consis-tente, usando pressuposições e formatos semelhantes.

Facilitar o planejamento da capacidade e o gerenciamento de recursos

Os recursos de planejamento da capacidade devem estar disponíveis para permitir agrupar todos os requisitos de custos e recursos detalhados dos projetos e compará-los com as metas do portfólio, inclusive capital, gastos e orçamentos com mão-de-obra. Isso permitirá determinar o que se pode fazer. O objetivo aqui é determinar as restrições de recurso do projeto. Você precisa entender isso durante o processo de planejamento do projeto, e não apenas durante a execução.

Embora consuma entre 20 e 30 por cento do tempo de gerenciamento, o processo de orçamento tradicional não dá aos executivos uma visibilidade permanente do portfólio de produto ou do suporte necessário para uma tomada de decisão rápida. O processo de gerenciamento das finanças faz parte de um fluxo de processo maior que equilibra as orientações “de cima para baixo” com a execução “de baixo para cima”.

Os orçamentos são informações essenciais no processo de planejamento do portfólio. Normalmente, os gerentes começam com um orçamento e avançam no processo de planejamento e de alocação de recursos que culmina em várias modificações no orçamento. Esse é um processo iterativo. Uma solução de geren-ciamento de portfólio como prática recomendada deve ser capaz de unificar os processos de planejamento e orçamento em um único processo, aproveitando uma única ferramenta.

(7)

Facilitar o monitoramento e a

visibilidade contínuos Uma solução de gerenciamento de portfólio como prática recomendada deve ser capaz de apresentar todas as informações do portfólio em painéis gráficos simples que permitem a tomada de decisões de negócios mais informadas.

Haverá falha no planejamento se a equipe executiva precisar distribuir centenas de documentos e planilhas para revisão, análise e comparação de cenários de portfólio diferentes. Além disso, um bom planejamento será perdido se não for possível monitorar o plano depois de defini-lo.

Uma solução como prática recomendada deve ser capaz de monitorar o plano continuamente e facilitar correções intermediárias, essenciais para o sucesso nos negócios. Por exemplo, uma solução como prática recomendada deve ser capaz de ajustar os recursos se um projeto importante descumprir a programação ou cancelar um se houver condições de mercado afetando materialmente as pressuposições originais.

Integrar o planejamento de cima para baixo e a execução de baixo para cima

Uma solução de gerenciamento de portfólio como prática recomendada deve ser capaz de alinhar o planejamento de cima para baixo usando equivalentes em tempo integral (FTEs, full time equivalents) com o planejamento de recursos nomeados de baixo para cima tendo em vista o planejamento da equipe integrada. É crucial para você saber se terá os recursos disponíveis com os conjuntos de habilidades específi-cos quando precisar deles. Isso torna a execução do projeto muito mais previsível. Se descobrir uma desconexão logo no início do processo, uma solução como prática recomendada permitirá a você ajustar as atribuições dos recursos corretamente, modificar a programação do projeto para refletir uma restrição de recurso ou montar um orçamento para um recurso terceirizado a fim de garantir a entrega crítica. Para facilitar isso, a solução deve proporcionar visibilidade contínua de todos os progra-mas e projetos atuais.

Integrar o planejamento de

portfólio ao ambiente de PLM Você precisa garantir que as pressuposições de planejamento do portfólio, os custos, os recursos, as programações e os requisitos permaneçam em todo o processo de execução. Em muitas empresas, o processo de planejamento é gerenciado por um centro de informações isolado desconectado da execução do programa e do processo de gerenciamento de exigências. As soluções de gerenciamento do portfólio como prática recomendada precisam ser mantidas como um elemento integral em um ambiente PLM.

Uma solução como prática recomendada deve ser capaz de aproveitar o sólido conhecimento em PLM da empresa, como projetos de produto, listas de materiais e exigências de produtos que permitem avaliar rapidamente a viabilidade das ideias de novos produtos. Isso permite tomar decisões informadas sobre custo, viabilidade, desempenho, recursos e riscos das inovações de produtos propostas. A possibilidade de aproveitar o conhecimento do produto é absolutamente essencial para o processo de planejamento de produtos. Para conseguir um retorno do investimento maior e mais duradouro, as soluções de gerenciamento de portfólio como prática recomen-dada oferecem uma abordagem holística e integrada para a prática do portfólio.

(8)

A Siemens PLM Software possui ampla experiência em ajudar empresas como a sua a melhorar a forma como você gerencia o portfólio. Com mais de cinco milhões de usuários no mundo todo, o sistema Teamcenter® da Siemens PLM Software comprovou repetidamente sua capacidade de fornecer soluções comprovadas que atendam às necessidades de negócios atuais. Entre em contato conosco hoje mesmo – podemos ajudar você a atingir suas metas de gerenciamento do portfólio. Entre em contato conosco pelo site

www.siemens.com/plm para obter uma avaliação de suas práticas atuais e identificar áreas de oportunidades.

(9)

www.siemens.com/plm.

Siemens PLM Software

Estados Unidos

Granite Park One 5800 Granite Parkway Suite 600

Plano, TX 75024

Américas

Granite Park One 5800 Granite Parkway Suite 600 Plano, TX 75024 Europa 3 Knoll Road Camberley Surrey GU15 3SY United Kingdom Ásia-Pacífico Suites 6804-8, 68/F Central Plaza 18 Harbour Road WanChai Brasil Av. Goiás, 1320 São Caetano do Sul - SP 09521-300 - Brasil 55 11 4224 7155

© 2010 Siemens Product Lifecycle Management Software Inc. Todos os direitos reservados. Siemens e o logotipo da Siemens são marcas registradas da Siemens AG. D-Cubed, Femap, Geolus, GO PLM, I-deas, Insight, Jack, JT, NX, Parasolid, Solid Edge, Teamcenter, Tecnomatix e Velocity Series são marcas comerciais ou registradas da Siemens Product Lifecycle Management Software Inc. ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. Todos

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Antes de ingressar na sociedade em 2014, trabalhou na “Raposo Subtil e Associados - Sociedade de Advogados, R.L.”, entre 2013 e 2014, e na “Nuno Cerejeira Namora, Pedro

A CBV, em conformidade com as exigências impostas pela Receita Federal em sua Instrução Normativa “IN RFB 971/2009”, realizará, nas notas fiscais de prestação de

O uso de jogos para este grupo se torna uma ferramenta eficaz, pois muitos destes profissionais tem baixa formação escolar além de estarem há muito tempo fora das salas

Seu cabelo não estaria arrumado como está se alguém não lhe tivesse vendido alguma coisa, você não teria a bolsa que você tem se alguém não lhe tivesse vendido alguma coisa,

Um líder arrojado de pulso firme(infundir respeito e temor aos insubmissos) (infundir respeito e temor aos insubmissos) e. Aos liderados vai a dica de estarem sempre ligados

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

A meta prevista para este indicador era garantir a realização de exames complementares em dia a 100% de hipertensos e diabéticos do programa, por tanto não foi atingida,