• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS – UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

CATARINA LEITE BORGES DE BRITO #2008055 ANO VI JULHO DE 2014

(2)

Dirijo os meus sinceros agradecimentos a todos os docentes que participaram no acompanhamento e avaliação do meu estágio profissionalizante.

Estamos fatalmente envolvidos numa teia inexorável de reciprocidades, aprisio-nados no mesmo fato singular de um destino comum. Tudo o que afecta directamente cada um de nós, acaba por afectar indirectamente os restantes.

(3)

ÍNDICE

INTRODUÇÃO 2  

ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE – ESTÁGIOS PARCELARES 3  

Medicina Interna 3  

Cirurgia Geral 3  

Medicina Geral e Familiar 4  

Pediatria 5  

Obstetrícia e Ginecologia 6  

Saúde Mental 6  

Unidade Curricular Opcional Medicina Geral e Familiar 7  

(4)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO . CATARINA LEITE BORGES DE BRITO . FCM-UNL . #2008055 . ANO VI

2

INTRODUÇÃO

O Estágio Profissionalizante do 6º Ano do Mestrado Integrado em Medicina constitui um elemento primordial da formação médica, onde o aluno finalista irá desen-volver raciocínio clinico, autonomia e responsabilidade em diferentes valências, asse-gurando a progressão necessária à futura prática médica.

Integra um conjunto de Estágios Parcelares que, neste caso, ocorrem em dife-rentes contextos físicos (hospitais/centros de saúde) rurais e urbanos, acrescendo a Discussão de Relatório Final de Estágio.

Os Estágios Parcelares englobam as seguintes valências: Medicina Interna, Ci-rurgia Geral, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Saúde Mental. A Unidade Curricular Opcional foi realizada na USF Descobertas de Lisboa.

Durante o estágio profissionalizante o aluno deverá adquirir competências na comunicação com o doente, colheita de história clínica, manuseamento do material, experiência de trabalho de equipa, interdisciplinaridade e coadjuvância, progredindo ao longo das diferentes valências na optimização do raciocínio clínico. A superação do aluno finalista quando confrontado com situações adversas no ambiente de trabalho (escassez de material, ausência de meios, falta de pessoal) incita à proactividade na procura de soluções alternativas.

O presente documento visa abordar de forma sucinta as actividades desenvolvi-das, bem como as competências adquiridas no decurso do Estágio Profissionalizante. Para o efeito, pretende-se realizar uma descrição sumária de cada estágio parcelar, segundo uma organização meramente temporal, culminando numa reflexão crítica final, que contempla os objectivos pessoais e específicos dos estágios.

(5)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO . CATARINA LEITE BORGES DE BRITO . FCM-UNL . #2008055 . ANO VI

3

ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE – ESTÁGIOS PARCELARES Medicina Interna

Regência Prof. Doutor Fernando Nolasco

A Unidade Curricular de Medicina Interna tem a duração de 8 semanas de está-gio prático. Ocorreu no Serviço de Medicina II, no 4º piso do Hospital Egas Moniz, diri-gido pelo Doutor Francisco Silva e sob tutoria da Doutora Manuela Soares. Este Servi-ço é composto por 23 médicos licenciados e possui um total de 36 vagas para doentes. São admitidos para internamento doentes com diversas patologias da área da Medicina Interna, onde uma visão holística do doente e a abordagem em equipa multi-disciplinar são ferramentas-chave na prática clínica do Serviço. Enquanto aluna do 6º ano, foi-me incutida a ambição de realizar actividades semelhantes às do médico re-cém-formado, que se estendem desde da observação diária de doentes em contexto de enfermaria, passando pelo seguimento e assistência do doente em ambulatório, até à avaliação do doente em situação de urgência.

De forma a complementar a formação prática, e como parte integrante da Uni-dade Curricular, foi requerida a participação dos alunos em seminários semanais que decorreram na faculdade. Os alunos foram ainda encorajados a assistir a diversas Sessões Clínicas no Hospital e proporcionou-se a presença no Congresso Jornadas de Cardiologia do Hospital Egas Moniz, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa.

Por último, e como componente de avaliação, instigou-se a realização de uma exposição oral com revisão teórica de um tema baseado num caso clínico: Estado

Con-fusional Agudo (Delirium).

Cirurgia Geral

Regência Prof. Doutor Rui Maio

A Unidade Curricular de Cirurgia Geral tem a duração de 8 semanas de estágio prático. Ocorreu no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), dirigido

(6)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO . CATARINA LEITE BORGES DE BRITO . FCM-UNL . #2008055 . ANO VI

4

pelo Prof. Doutor Rui Maio, sob tutoria Doutor Paulo Oliveira.

O Departamento de Cirurgia Geral do HBA é composto por 18 médicos especia-listas, incluindo a cirurgia pediátrica e cardiotorácica. Em termos logísticos e de acordo com a política do HBA, os doentes são observados pelo médico nos vários locais do Hospital, sendo a distribuição feita segundo as vagas disponíveis.  

Como componente do estágio, os alunos deslocaram-se assiduamente ao bloco operatório, coadjuvando o seu docente no decorrer das suas actividades, surgindo a oportunidade de acompanhar o doente desde que chega da enfermaria/ambulatório até ao recobro, já no período pós-operatório. Neste contexto, pude acompanhar as técni-cas de anestesia, assepsia, procedimentos cirúrgicos, o ambiente no bloco operatório e os protocolos a respeitar nesta circunstância.

No decorrer do estágio, concretizaram-se ainda 8 Sessões Teóricas de carácter essencialmente expositivo e 10 Teórico-Práticas, onde foram abordados aspectos ine-rentes à realização dos procedimentos cirúrgicos mais comuns. Ao cessar do estágio foi organizado um Mini Congresso de Cirurgia Geral, onde os vários alunos apresenta-ram um caso clínico, dando posteriormente lugar a uma reflexão crítica sobre os temas abordados. O tema apresentado pelo grupo do qual fiz parte designa-se Ossos do Ofí-cio.

Medicina Geral e Familiar

Regência Prof. Doutora Maria Isabel Santos

A Unidade Curricular de Medicina Geral e Familiar tem a duração de 4 semanas de estágio prático. Ocorreu na USF Global da Nazaré dirigida pelo Doutor Licínio Fi-alho, sob tutoria do mesmo. A USF é composta por 3 médicos especialistas e 2 inter-nos da especialidade.

Nesta Unidade Curricular é incitada ao aluno a integração, durante parte ou a to-talidade do período de estágio, em actividades desempenhadas fora do grande centro

(7)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO . CATARINA LEITE BORGES DE BRITO . FCM-UNL . #2008055 . ANO VI

5

urbano, tendo como propósito a escolha de uma USF para a realização da intitulada vertente rural do estágio de Medicina Geral e Familiar.

Elegi a modalidade de 4 semanas em ambiente rural. Nestas semanas percorri as várias modalidades de consulta existentes na USF, desde Saúde de Adultos, Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento familiar e Consulta Aberta. Aprendi a manusear o sistema SAM, em várias das suas vertentes, desde o SOAP, requisição de exames complementares, classificação ICPC-2, entre outros. Adquiri também conhecimento e experiência na utilização do sistema ALERT que permite a referenciação hospitalar dos doentes da USF.

No âmbito do estágio fiz um registo de morbilidade com uma amostra represen-tativa dos doentes observados.

Pediatria

Regência Prof. Doutor Luís Manuel Varandas

A Unidade Curricular de Pediatria tem a duração de 4 semanas de estágio práti-co. Ocorreu no Serviço de Pediatria do Hospital São Francisco Xavier dirigido pelo Prof. Doutor José Guimarães, sob tutoria do Doutor Edmundo Santos.

O Serviço é composto por 40 camas para internamento distribuídas pela Uni-dade de Cuidados Especiais Pediátricos (8 camas), Enfermaria (18 camas), Hospital Unidade de Neonatologia (14 camas).

O planeamento semanal do estágio era feito de modo a complementar os vários contextos: Berçário, Enfermaria, Serviço de Urgência, Consulta Externa até à Unidade Cuidados Intensivos Neonatais, com especial ênfase nesta última vertente do estágio, que tornou possível a apreensão do regulamento da Unidade. Neste contexto, salienta-se o acompanhamento dos cuidados médicos e de assistência ao prematuro que com-plementaram a minha formação médica. Já no seguimento do doente em ambulatório

(8)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO . CATARINA LEITE BORGES DE BRITO . FCM-UNL . #2008055 . ANO VI

6

tornou-se preponderante a participação na Consulta de Imunoalergologia, de Endocri-nologia e do Desenvolvimento.

Da avaliação final constou, ainda, a apresentação de um caso clínico sobre Pneumonia, designado a propósito de uma frase de Mark Twain: You can't depend on your eyes when your imagination is out of focus.

Obstetrícia e Ginecologia

Prof. Doutora Fátima Serrano

A Unidade Curricular de Obstetrícia e Ginecologia tem a duração de 4 semanas de estágio prático. Ocorreu no Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), dirigido pelo Doutor Carlos Veríssimo, sob tutoria da Doutora Ana Fi-gueiredo. O Serviço é composto por 23 médicos especialistas e 2 internos.

No período de estágio, percorri várias áreas da Obstetrícia e Ginecologia, como sejam, o bloco operatório, a consulta externa (planeamento familiar, gravidez de risco, menopausa), serviço de urgência, enfermaria e observei exames como ecografia gine-cológica e colposcopia. Foi também proposta aos alunos, a apresentação de um artigo científico, tendo sido realizada uma exposição oral do artigo intitulado Treatment of ec-topic pregnancies in 2014: New answers to some old questions.

Saúde Mental

Regência Prof. Dr. Miguel Xavier

A Unidade Curricular de Saúde Mental tem a duração de 4 semanas de estágio prático. Ocorreu no Serviço de Saúde Mental do Hospital Egas Moniz, dirigido pelo Prof. Doutor Caldas Almeida, sob tutoria da Doutora Paula Duarte e do Doutor António Neves.

Como forma de apresentação e descrição dos objectivos da Unidade Curricular foi realizada uma sessão de abertura que incluiu uma breve descrição dos principais objectivos, dos quais se destacam: o desenvolvimento de competências de diagnóstico

(9)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO . CATARINA LEITE BORGES DE BRITO . FCM-UNL . #2008055 . ANO VI

7

e intervenção clínica, a experiência de integração numa equipa e colaboração multidis-ciplinar e a sensibilização para aspectos da saúde pública e de organização dos cuida-dos de saúde mental em Portugal.

Durante as primeiras 2 semanas do estágio acompanhei a equipa do Hospital de Dia e envolvi-me no trabalho desenvolvido, com a observação diária dos doentes admi-tidos no Grupo de Hospital Dia e participação no grupo de Psicoterapia e de Psicomo-tricidade. Posteriormente, participei no seguimento e assistência do doente em ambula-tório, na Consulta de Psiquiatria de Ligação.

Foi realizada uma exposição oral com revisão teórica baseada num artigo, de-signado What’s in a name? Delirium by any other name would be as deadly.

Unidade Curricular Opcional Medicina Geral e Familiar

Regência Prof. Doutor Fernando Nolasco

A Unidade Curricular Opcional de Medicina Geral e Familiar tem a duração de 2 semanas de estágio prático. Ocorreu na USF Descobertas de Lisboa dirigida pelo Prof. Doutor José Gomes, sob tutoria da Doutora Maria Manuel Alves.

A USF é composta por 9 médicos especialistas e 5 internos da especialidade. A USF tem como objectivos assegurar os cuidados de saúde no âmbito da Medicina Geral e Familiar, incluindo consultas de vigilância - planeamento familiar, saúde mater-na, saúde infantil e juvenil, consultas de prevenção: rastreio oncológico do colo do útero, mama e colo-retal, cuidados de enfermagem e vacinação.

Durante este estágio tive a oportunidade de acompanhar os objectivos de uma USF recentemente instalada (2013), como sejam o inicio do processo de acreditação prevista para 2015. Contactei, ainda, com os protocolos de rastreio aplicados na USF, bem como o seguimento de doentes em contexto domiciliar.

(10)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO . CATARINA LEITE BORGES DE BRITO . FCM-UNL . #2008055 . ANO VI

8

REFLEXÃO CRÍTICA

O Estágio Profissionalizante representa a oportunidade do aluno do 6º Ano al-cançar a progressão necessária à transição para a prática médica futura. É expectável que o aluno nele ingresse com uma atitude pró-activa, fazendo recurso de toda a for-mação adquirida ao longo do curso, tirando também partido de experiências como a colaboração no Departamento de Saúde Reprodutiva e SIDA da AEFCML, durante o Ano V, e a participação no programa de mobilidade ERASMUS. Parte da minha presta-ção no estágio profissionalizante deve-se, aliás, à experiência adquirida com este pro-grama, realizado no Ano IV em Milão. Este terá sido um elemento fundamental para o desenvolvimento de autonomia, devido ao componente prático primordial das valências realizadas em ERASMUS, que foram novamente reforçadas no estágio do ano VI.

O Estágio Profissionalizante teve início com a valência de Medicina Interna onde se fomenta uma abordagem holística do doente com a avaliação e sistematização das suas patologias. Como objectivos para este estágio salientam-se: aprimorar a capaci-dade de diagnóstico face à diversicapaci-dade e subjectivicapaci-dade encontradas na sintomatologia do doente; uso do raciocínio médico na selecção dos meios complementares de diag-nóstico necessários no corroborar da patologia; a concretização ou não das expectati-vas face ao ambiente físico, material e humano na prestação de cuidados ao doente.

A Cirurgia Geral surge como uma valência fundamental onde se torna possível um maior progresso paralelamente a adopção de uma atitude pró-activa. Os objectivos como: a aquisição de linguagem e a terminologia cirúrgicas, o conhecimento das prin-cipais síndromes cirúrgicas, a distinção de situações clínicas com indicação cirúrgica electiva e com indicação cirúrgica urgente, foram de um modo geral concretizados. Como aspectos menos positivos a mencionar temos a proporção de três alunos por tu-tor que, por vezes, tu-torna difícil a participação do aluno no bloco operatório e o facto de, nalgumas situações, os alunos não terem acesso à anamnese previamente à cirurgia.

(11)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO . CATARINA LEITE BORGES DE BRITO . FCM-UNL . #2008055 . ANO VI

9

A Medicina Geral e Familiar, com a sua vertente de estágio em “ambiente rural”, torna-se inovadora na formação médica até então alcançada. A realização à posteriori da Unidade Curricular Opcional em ambiente urbano na mesma valência permitiu ava-liar as diferenças entre as duas USF. A título de exemplo salientam-se, o contraste populacional e consequentes expectativas/necessidades do doente face à consulta e ao médico nas duas USF e a relação médico/doente nos 2 ambientes.

A Unidade Curricular de Pediatria proporcionou o contacto com os aspectos ine-rentes à saúde infantil, tornando possível aprimorar o exame físico e os critérios de se-leção de meios complementares de diagnóstico na criança. A salientar o contacto com a Unidade Cuidados Intensivos Neonatais que tornou singular a experiência neste es-tágio. Como desvantagem, destaco a dificuldade que enfrentei, na permanência no serviço de urgência, por excesso de alunos dos anos V e VI em estágio simultâneo.

A valência de Obstetrícia e Ginecologia permitiu dar continuidade à formação do ano IV, com uma progressão em múltiplos aspectos, dos quais passo a destacar: seguimento da gravidez, reconhecimento de gravidez de alto risco, conhecimento das principais patologias obstétricas, abordagem da menopausa e avaliação das infecções ginecológicas mais comuns. Se, por um lado, a organização do estágio permitiu ao aluno contactar com várias áreas e diferentes profissionais, por outro, dificultou o de-senvolvimento da relação tutor/aluno, consequência do menor período de contacto.

O estágio de Saúde Mental, no qual, de uma forma prática e expedita, são ad-quiridas ferramentas para a abordagem das principais perturbações psiquiátricas, em contexto de urgência, consulta ou internamento, torna-se essencial na formação médi-ca. Como aspectos positivos a destacar salientam-se: a oportunidade de acompanhar 2 tutores no estágio que permitiu a observação de modos diversificados de actuação médica e o contacto com a triagem e identificação de critérios para acompanhamento do doente psiquiátrico no Hospital de Dia.

Referências

Documentos relacionados

Siendo el objetivo general hacer una investigación a partir de un análisis contrastivo que ocurre en el aprendizaje de alumnos de lengua materna, el portugués, en el proceso

Além disso, desenvolver modelos abrangentes off-line e on-line para encaminhamento de fluxos em redes de computadores que contemplem perfis de demanda variantes no tempo,

Percebe-se aqui, a importância do ensino de ciência nos anos iniciais, pois esta disciplina pode ser usada como grande aliada, não somente em conteúdos próprios, mas

Este material além de ser um trabalho de conclusão de curso é um relato do início do meu trabalho de pesquisa na área de modelagem de problemas biológicos através de funções

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

Propõe-se o desenho enquanto processo, subsidian- do, no entanto, o seu carácter instrumental, o seu entendimento como meio intimamente relacionado com o pensamento; e, a este nível,

throughput of 60 determinations h −1 and repeatability (R.S.D.) of 2.2% were achieved. Potential inter- ference from silicate was effectively masked by addition of a tartaric

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é