• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

[Digite uma citação do documento ou o resumo de um ponto

interessante.

Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento.

Use a guia Ferramentas de Desenho para alterar a formatação da caixa de texto de citação.]

GESTÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

1

MANAGEMENT IN DISTANCE EDUCATION: PERSPECTIVES AND CHALLENGES

Kristina Desirée Azevedo Ferreira (Universidade Federal de São Carlos – kristina.d.a.f@gmail.com)

Daniel Ribeiro Silva Mill (Universidade Federal de São Carlos – mill.ufscar@gmail.com)

Resumo:

O presente estudo ocorreu durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Especialização em Educação e Tecnologia UFSCar tem como objeto de estudo a Gestão na EaD. Partiu-se da questão norteadora se as produções bibliográficas brasileiras como teses artigos e dissertações têm definido a Gestão da Educação a Distância. De modo a se tentar responder à questão apresentada, definiu-se como objetivo geral de pesquisa, entender como se caracteriza a Gestão na Educação a Distância na literatura brasileira. Para atingir o objetivo geral, determinou-se como objetivos específicos: Buscar e analisar pesquisas sobre os temas Educação a Distância e Gestão na Educação a Distância, identificar como a gestão na EaD é definida, traçar as diferenças entre gestão na educação presencial e EaD. Por meio da abordagem de pesquisa qualitativa, buscou-se, enquanto método de pesquisa, analisar diferentes fontes documentais e bibliográficas que dessem conta da questão apresentada. Conclui- se que a Gestão na EaD qualifica a qualidade da oferta de ensino desta modalidade e inúmeros autores apontam para a necessidade de novas pesquisas sobre a temática.

Palavras-chave: EaD. Gestão na Educação a Distância. Contexto Brasileiro. Prática Educacional.

Abstract:

The present study was carried out during the elaboration Course Completion Work (CCW) of the Specialization in Education and Technology (UFSCar). It started from the guiding question if Brazilian bibliographic productions such as theses articles and dissertations have defined the Management of Distance Education. In order to try to answer the presented question, it was defined as a general research objective, to understand how Distance Education Management is characterized in the Brazilian literature. To achieve the general objective, the following specific objectives were determined: To search for and analyze research on the themes Distance Education and Management in Distance Education, to identify how management in Distance Education is defined, to draw the differences between management in face-to-face education and Distance Education.

Through the qualitative research approach, as a research method, we sought to analyze different documentary and bibliographic sources that would account for the presented question. It is concluded that Management in EaD qualifies the quality of the educational offer and many authors point to the need for new research on the subject.

1 Artigo extraído do estudo realizado pela pesquisadora durante (2017-2018) trabalho de conclusão do curso de especialização em educação e tecnologias da UFSCar, Ferreira (2018) como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

(2)

2

[Digite uma citação do documento ou o resumo de um ponto

interessante.

Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento.

Use a guia Ferramentas de Desenho para alterar a formatação da caixa de texto de citação.]

Keywords: EaD. Management in Distance Education. Brazilian Context. Educational Practice.

1. Introdução da pesquisa documental.

No que se refere a abordagem Metodológica Salomon (1999) demonstra que a pesquisa bibliográfica “implica muito mais uma atividade de extração do que de produção de conhecimento. Extração não significa mera compilação ou transcrição de texto, sem análise, sem crítica, sem reflexão” (SALOMON, 1999, p. 259). Assim, este trabalho buscará não só realizar uma análise minuciosa das fontes bibliográficas relacionadas à temática mas sim refletir e a articular as informações possibilitando a reflexão.

Segundo Ludke e André (2015), a abordagem de dados qualitativos procura desvelar aspectos novos de um tema ou problema. Denzin e Lincoln (2006), complementam que a pesquisa qualitativa permite que os pesquisadores estudem as coisas em seus cenários naturais, tentando entender os fenômenos em termos dos significados.

Já a pesquisa quantitativa permite que o pesquisador mensure opiniões, hábitos, atitudes e reações por meio de uma amostra estatística (TERENCE; ESCRIVÃO, 2006).

Neste sentido a presente pesquisa se enquadra adequadamente como pesquisa qualitativa. Buscará a responder o problema de como a Gestão na Educação a Distância é definida?. Para alcançar está resposta utilizará informações contidas em pesquisas bibliográficas produzidas pela área de investigação, visando um melhor entendimento dos significados dos termos relacionados.

1.1. Legislação e regulamentação na EaD.

Brito (2014, p.10) aponta para o fato de que “a EaD possibilita a promoção da democratização e o acesso à educação”, nesse sentido podemos observar que:

À medida que a utilização da educação a distância se disseminar, populações anteriormente em desvantagem, como alunos de áreas rurais ou de regiões no interior das cidades, poderão fazer cursos nas mesmas instituições e com o mesmo corpo docente que anteriormente estavam disponíveis apenas em áreas privilegiadas e residenciais de bom nível (MOORE; KEARSLEY, 2011, p. 21).

Essas características apontadas pelos autores nos fazem perceber que a elaboração dos cursos a distância tem um propósito maior o de democratizar o ensino.

A legislação embasa esse processo de democratização da EaD, sabemos que a elaboração de leis regulamentadoras está em desenvolvimento e isso é um passo positivo.

Tendo em mente que novas pesquisas têm sido desenvolvidas e impulsionado a

legitimação da EaD em aspectos teóricos e regulamentação, fazendo com que a modalidade

educacional a distância esteja caminhando para ser vista como possuindo a

mesma qualidade da modalidade presencial.

(3)

3

[Digite uma citação do documento ou o resumo de um ponto

interessante.

Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento.

Use a guia Ferramentas de Desenho para alterar a formatação da caixa de texto de citação.]

Além do fato evidente de que o movimento de pesquisas a legislação tem contribuído para os inúmeros avanços na EaD, é importante observamos as suas legislações e regulamentações.

Tendo em mente que “as leis, no seu significado mais amplo, são as relações necessárias que derivam da natureza das coisas” (MONTESQUIEU, 1996, p.11). Identifica-se assim, a necessidade que temos de possuir leis defendam os interesses de nossa sociedade, em todas as instâncias inclusive na educação a distância.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) foi criada em 1961. Somente em 1996 mencionou oficialmente a EaD como modalidade educacional a distância.

A Lei 9394/1996 no artigo 84, inciso IV, da Constituição Federal, possui seis capítulos e dez páginas. Foi criada para contemplar “a necessidade de regulamentar a oferta de cursos ou programas para educação a distância” (BRASIL, 1996, p. 1) no brasil.

O Decreto nº 5.622/2005 dividia-se em seis artigos, com várias orientações para EaD entre elas estão: metodologia, avaliação, o credenciamento de instituição. Foi Revogado pelo Decreto nº 9.057, de 2017.

Em 09 de maio de 2006 o Decreto 5.773/2006 entrou em vigor principal de possuía cinco capítulos, indicar caminhos para as instituições de educação superior e também de cursos no sistema federal de ensino. Revogado pelo Decreto nº 9.235, de 2017.

O Decreto 6.303/2007 demonstrou em sua edição adequações nos decretos nº 5.622/2005 e 5.773/2006, apresentando quatro breves subseções. Revogado pelo Decreto nº 9.235, de 2017.

A Portaria 2.051/2004 instituída na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, regulamenta procedimentos específicos de avaliação do (SINAES), contemplando as modalidades presenciais e a distância.

O MEC (Ministério de Educação e Cultura) lançou a Portaria nº 1.016/2007 .Indicando que o instrumento de avaliação do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) servirá para credenciamento de novas Instituições de Educação Superior presenciais e na modalidade EaD.

A Portaria n° 40, de 12 de dezembro de 2007, possui onze capítulos. Entre os pontos abordados institui um sistema eletrônico chamado Institui o e-MEC, como um sistema de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistemas entre eles o EaD.

Na Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de março de 2016 apresenta as Diretrizes e Normas para serem aplicadas em âmbito nacional no que se refere aos Programas e Cursos de Educação Superior ofertados na Modalidade a Distância, são no total seis capítulos.

O Plano Nacional de Educação 2014-2024 estimula a oferta da modalidade em diferentes etapas da educação.

10.3) fomentar a integração da educação de jovens e adultos com a educação profissional, em cursos planejados, de acordo com as características do público da educação de jovens e adultos e considerando as especificidades das populações itinerantes e do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, inclusive na modalidade de educação a distância;

11.3) fomentar a expansão da oferta de educação profissional técnica de nível médio na modalidade de educação a distância, com a finalidade de ampliar a oferta

(4)

4

[Digite uma citação do documento ou o resumo de um ponto

interessante.

Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento.

Use a guia Ferramentas de Desenho para alterar a formatação da caixa de texto de citação.]

e democratizar o acesso à educação profissional pública e gratuita, assegurado padrão de qualidade;

14.4) expandir a oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu, utilizando inclusive metodologias, recursos e tecnologias de educação a distância;

Percebe-se durante a apresentação das regulamentações todos os decretos de 2005- 2016 terem sido modificados no ano de 2017 principalmente no dia 15 de dezembro de 2017 com o decreto Decreto nº 9.235.

No caso dos Decretos revogados isso ocorreu rapidamente, por não haver a necessidade de passar “pela discussão e aprovação legislativa, é simplesmente elaborado e assinado pelo Poder Executivo” (LESSA, 2010, p.8) não tendo poder para modificar as leis já instituídas.

Podemos refletir sobre essas mudanças, sabe-se que vivemos em uma sociedade onde a informação e tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível para a população.

Com essas novas tecnologias as ferramentas tecnológicas tem se aprimorado e a própria oferta tem sido mais atrativa para os discentes.

Esse é um dos motivos que fez com que novos pólos, cursos e instituições de educação EaD estejam surgindo em conjunto com esse avanço, em conjunto, como observado anteriormente a legislação da EaD segue se atualizando.

Essa atualização tem procurado sanar as necessidades vigentes de ensino. Sendo um estímulo para que as instituições que ofertam ou pretendem ofertar se adequem as exigências básicas que estão em vigor.

Com a expansão da modalidade, observar-se que regulamentações da EaD tem se expandido más “ainda há um caminho a percorrer para que ela possa ocupar um espaço de destaque no meio educacional em todos os níveis, vencendo, inclusive, preconceitos”

(LESSA, 2010, p.5) assim a expansão da modalidade se tornará cada vez mais evidente.

A mudança na legislação faz com que as instituições também se adequem as exigências. Algo positivo da EaD possuir sua própria legislação é um estímulo para não seguir regulamentações “da educação face a face” (PETERS, 2009, p.15), assumindo assim suas especificidades.

A seguir será apresentado algumas questões sobre a gestão da EaD.

1.2. Gestão na educação a distância: Algumas considerações

O processo de gestão é de fundamental importância para a qualidade de ensino tanto presencial quanto a distância. Em 2007 o Ministério da Educação lançou um documento legal que legitima ações de gestão na EaD chamado Referenciais de qualidade

para educação a distância, um dos pontos do documento define que:

As instituições devem planejar e implementar sistemas de avaliação institucional, incluindo ouvidoria, que produzam efetivas melhorias de qualidade nas condições de oferta dos cursos e no processo pedagógico. Esta avaliação deve configurar-se em um processo permanente e consequente, de forma a subsidiar o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão e pedagógico, produzindo efetivamente correções na direção da melhoria de qualidade do processo pedagógico coerentemente com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) (BRASIL, 2007, p.17).

(5)

5

[Digite uma citação do documento ou o resumo de um ponto

interessante.

Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento.

Use a guia Ferramentas de Desenho para alterar a formatação da caixa de texto de citação.]

Assim, quando o Ministério da Educação propõe um repensar avaliativo processual incentiva a reflexão sobre o fazer pedagógico e de gestão do processo. Com suas investigações Mill; Brito (2009) revelam que “para que o processo de ensino-aprendizagem na educação a distância ocorra é preciso que a gestão contemple as questões pedagógicas, administrativas, tecnológicas, etc” (p.8). Entender com mais profundidade esses aspectos permite um repensar sobre o fazer pedagógico e contribuem para a qualidade dos cursos produzidos na EaD.

Para compreendermos as ações dos gestores na EaD de uma forma mais detalhada, Mill e Monteiro (2017) demonstram que a Gestão na Educação a Distância está dividida (Figura 1) em três visões ou níveis

Figura 1. Gestão na Educação a Distância

Fonte: Adaptado pela autora com base em (MILL, MONTEIRO, 2017, p.5)

Portanto compreendermos as visões ou níveis da Gestão na EaD: Gestão Estratégica, Gestão Pedagógica e Gestão do Ensino Aprendizagem, permite a melhor compreensão dos papéis desempenhados pelo gestor.

2. Considerações finais

Como conclusão preliminar, podemos observar até o presente momento que a

Educação a Distância é um campo de pesquisa que possui inúmeras produções bibliográficas

como teses, artigos e dissertações. A legislação é necessária para auxiliar na melhora da

(6)

6

[Digite uma citação do documento ou o resumo de um ponto

interessante.

Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento.

Use a guia Ferramentas de Desenho para alterar a formatação da caixa de texto de citação.]

qualidade e oferta de cursos na modalidade. Para a questão como a Gestão na Educação a Distância é definida?. Percebemos que a Gestão na Educação a distância possui inúmeras facetas, e como identificado na pesquisa para compreendermos de uma forma mais clara podemos observar as ações dos que participam na Gestão Estratégica, Gestão Pedagógica e Gestão do Ensino Aprendizagem. Um ponto importante e natural, que muitas vezes um Gestor exerça não apenas uma função mas inúmeras, por esse motivo é importante frisar que a literatura da área lhe organiza dessa forma para melhor entendimento. Foi identificado até este ponto da pesquisa e pontuado pela maioria dos autores, que existe a necessidade de mais pesquisas sobre a temática.

3. Referências

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm >. Acesso em:

17 Jun. 2017.

BRASIL. Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ano 1996, 23 de dezembro de 1996. Seção I, p.27833. Disponível em:<

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm >. Acesso em: 20 jan. 2017.

BRASIL. Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação

Nacional. Brasília: DF. 1961. Disponível em:<

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm >. Acesso em: 25 jan. 2017.

BRASIL. Portaria nº 2.051, de 9 de Julho de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior -SINAES e dá outras providências. Brasília, 14 abr. 2004. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/PORTARIA_2051.pdf > . Acesso em: 25 Ago. 2017.

BRASIL. Decreto n° 5622, de 19 de dezembro de 2005. Diário Oficial da União, Brasília, DF,

ano 2005, 20 de dezembro de 2005. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm> . Acesso em: 25 Jun. 2017.

BRASIL. Decreto n° 5.773, de 9 de maio de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ano 2006, 9 de Maio de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2006/decreto/d5773.htm > . Acesso em: 7 Jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Parecer CNE/CES nº 564/2015, homologação publicada no DOU 10/3/2016. Resolução CES/CNE 01/2006, publicada no DOU

11/03/2006. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=35541-

(7)

7

[Digite uma citação do documento ou o resumo de um ponto

interessante.

Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento.

Use a guia Ferramentas de Desenho para alterar a formatação da caixa de texto de citação.]

res-cne-ces-001-14032016-pdf&category_slug=marco-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em:

7 Jul. 2017.

BRASIL. Portaria nº 1.016, de 7 de dezembro de 2007. Brasília, 7 Dez. 2007. Disponível em:

http://www.agu.gov.br/atos/detalhe/25464 > . Acesso em: 25 Ago. 2017.

BRASIL. Portaria n° 40, de 12 de dezembro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ano

2006, 9 de Maio de 2006. Disponível em:

http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2007/portaria_n40_1212 2007.pdf > . Acesso em: 15 Jul. 2017.

BRASIL. Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF,

ano 2007, 12 de dezembro de 2007. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6303.htm > . Acesso em: 12 Jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília: MEC-SEED, 2007. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf> . Acesso em: 12 Jul.

2017.

BRITO, Nara Dias. Estudo sobre a aprendizagem da docência na educação a distância :uma análise da percepção dos professores. 90 p. Dissertação (Mestrado). Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de São Carlos, 2014.

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In:

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.).

O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e

abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

LESSA, S.C.F. Os Reflexos da Legislação de Educação a Distância no Brasil. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 9, p. 1-17, 2010.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Rio de Janeiro: EPU, 2015.

MILL, D; BRITO, N. D. Gestão da educação a distância: Origens e Desafios. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 15, Fortaleza, 2009. Anais... Fortaleza:

CIAED, 2009.

MILL, D.; MONTEIRO, M. I. Gestão pedagógica em Educação a Distância. São Carlos, SP: Ed.

Pixel, 2017.

MONTESQUIEU, Charles Louis de Secondat, Baron de la. O espírito das leis. São Paulo:

Martins Fontes, 1996.

(8)

8

[Digite uma citação do documento ou o resumo de um ponto

interessante.

Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento.

Use a guia Ferramentas de Desenho para alterar a formatação da caixa de texto de citação.]

MOORE M.; KEARSLEY G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

PETERS, O. A educação a distância em transição: tendências e desafios. São Leopoldo,RS:

Editora Unisinos, 2009.

SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 8.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

TERENCE, A. C. F.; ESCRIVÃO, E. Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da

pesquisa-ação nos estudos organizacionais. In. XXVI Encontro Nacional de Engenharia de

Produção, 2006, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: ENEGEP, 2006.

Referências

Documentos relacionados

5 - Número de autores e da produção científica dos pesquisadores doutores segundo região, censos 2000, 2002, 2004 e 2006. Circulação nacional (1)

Investigação sobre a possibilidade de um grupo de empresas de construção civil ter usado as melhorias conseguidas em seus processos produtivos como estratégia competitiva.

desenvolvimento de valores e habilidades para lidar com contextos complexos, diversos e desiguais, essa competências precisam tomar em consideração as exigências de uma

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Para a análise de dados optou-se por utilizar a escala de Likert nos questionários para medir o grau de inovação das empresas, sendo que: a pontuação 1,0 é

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,