• Nenhum resultado encontrado

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014

O USO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA

Debora Do Nascimento

Hebe de Deus Freire

Joana Ceia Costa

Leticia Aparecida de Araújo

(2)

RESUMO

O “serviço de referência” tem o objetivo de auxiliar os usuários na recuperação da informação poupando-lhes tempo e agilizando seu acesso a elas. Esse processo pode ser mais eficaz através dos recursos tecnológicos como o Facebook, em evidência na sociedade atualmente. Este trabalho surgiu da necessidade de aproximação na relação Biblioteca/usuário e da possibilidade de oferecer uma alternativa de comunicação com o serviço de referência da Biblioteca. Partindo da observação de que a maioria dos usuários utiliza frequentemente as redes sociais, pretende-se avaliar se a relação entre o serviço de referência e os usuários pode ser aprimorada através delas. Serão propostas, a partir daí, formas de aproximação do usuário com a biblioteca universitária e seus serviços. Esta avaliação será contínua devido à intermitência deste tipo de recurso e das relações com seus usuários.

Palavras-Chave: Serviço de referência virtual; redes sociais na internet; Facebook.

ABSTRACT

The reference service aims to help users recover information, saving time and speeding up their access to them. This process may be more effective through technologic resources as Facebook, so broadly used in society nowadays. This research came from the need of a closer library-user relation and from an opportunity of providing the user with an alternate way of communicating with the library reference service. Due to the fact that most of the users frequently access social networks, the intention is to recognize whether the interaction between user and the library reference system can be improved through social networking or not. Then, ways to make the relation between the user and the library and its services closer will be proposed. This evaluation shall be constantly made, due to how unstable these services’ relations with their users are.

Keywords: Virtual reference service; internet social networks; Facebook.

(3)

1 Introdução

“O serviço de referência de uma biblioteca é aquela parte do sistema que se incube particularmente da tarefa de guiar o leitor no uso da biblioteca e, sobretudo, no aproveitamento dos recursos” (PLACER, 1968, p.22). Embora o autor mencione os recursos locais do acervo, utilizamos aqui o conceito de recursos de forma mais ampla, englobando todas as ferramentas e serviços disponibilizados na biblioteca bem como as competências dos bibliotecários de referência. Atualmente, esses novos recursos – em sua maioria – são relacionados às ferramentas tecnológicas advindas da internet e seus derivados.

Segundo Castells (2006, p.89), “em fins da década de 1990, o poder da comunicação da Internet, juntamente com os novos progressos em telecomunicações e computação provocaram mais uma grande mudança tecnológica”. Esse poder influenciou claramente as bibliotecas e unidades de informação, como podemos observar através da implantação de processos de automação e modernização de acervos, rotinas, catálogos etc. em grande parte das instituições de informação, culminando no que hoje é chamado de bibliotecas híbridas – que possuem acervos físicos tradicionais e acervos e/ou recursos digitais, eletrônicos e virtuais.

Esse poder da comunicação, aliado aos recursos oferecidos pela internet, resultou no aumento gradativo das interações interpessoais mediadas pela internet. Entre esses recursos, os que mais se popularizaram mundialmente nas últimas décadas foram os espaços virtuais de interação denominados redes sociais. Dentre eles, o que mais tem chamado atenção e ganhado espaço é o Facebook.

O Facebook surgiu em 2004 e segundo a página oficial brasileira da rede “a missão do Facebook é dar às pessoas o poder de compartilhar informações [...]. Milhões de pessoas usam o Facebook para [...] conhecer mais as pessoas com quem você se relaciona”

(FACEBOOK, 2004), ou seja, a intenção da rede é criar vínculos maiores em relações sociais pré-existentes. Cavalcante e Silva (2013) ressaltam que “as redes sociais na internet devem ser utilizadas de maneira efetiva alcançando visibilidade na web”. Pensando nisso, a Biblioteca de Rio das Ostras decidiu criar uma página no facebook.

A Biblioteca de Rio das Ostras é uma das 26 unidades que compõem o Sistema de

Bibliotecas da Universidade Federal Fluminense, e situa-se no interior do Estado do Rio de

(4)

Janeiro, em um dos antigos polos (hoje campi) que integram o projeto de interiorização da Universidade.

A página da Biblioteca no facebook foi criada com a intenção de atender a crescente demanda de estreitamento no relacionamento da Biblioteca com seus usuários. Dentre as razões do aumento desta demanda destacamos como principais a defasagem da equipe de funcionários e a entrada crescente de alunos especialmente em consequência do Reuni 1 .

O Reuni foi instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, denominado Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (BRASIL, 2007). Tem como objetivo a expansão da educação superior buscando ampliar o acesso e a permanência no nível de graduação na educação superior no país. Algumas de suas metas mais importantes, como a diminuição da evasão, ocupação das vagas ociosas e especialmente o aumento das vagas de ingresso sobrecarregaram as universidades e os serviços prestados aos alunos.

Dentro desse contexto, o presente texto tem como objetivo descrever a fase inicial da experiência do Projeto “Bibliotecas e Mídias Sociais”, nascido a partir do trabalho final (com tema de mesmo nome) do Curso de Capacitação em Gestão Universitária, ministrado pela Universidade Federal Fluminense e que ainda está em andamento. O projeto tinha como objetivo geral avaliar a relação entre o serviço de referência e as mídias sociais na biblioteca de Rio das Ostras, verificando seu impacto na utilização dos serviços pelos usuários. Nesta primeira fase, queremos verificar de que forma o facebook pode estreitar as relações entre a instituição, principalmente entre o serviço de referência e seus usuários. Posteriormente, pretendemos analisar quais serviços podem ser oferecidos aos usuários através dessa ferramenta, investigando os interesses e necessidades dos usuários.

2 Revisão de Literatura

A defasagem de um corpo técnico suficiente para atender rapidamente as demandas dos usuários poderia ser parcialmente suprida se parte das “questões de referência”, especialmente as “consultas de caráter administrativo e de orientação espacial” (GROGAN, 2001, p.37), fossem sanadas antes da chegada do usuário à biblioteca visto que são normalmente pontuais e de natureza simples. Ressaltamos aqui a utilização do termo “serviço de referência” não como um setor da unidade, mas sim como descrito por Grogan no sentido

1

O projeto duplicou o número de ingressantes em algumas instituições, segundo site do Mec.

(5)

de “assistência efetivamente prestada ao usuário que necessita de informação” (2001, p.50).

Essa assistência não necessita ser presencial, uma vez que atualmente os recursos tecnológicos possibilitam uma comunicação quase tão rápida e eficiente “pois, permitindo um rápido intercâmbio de informações, o serviço de referência tirará vantagem disso se estiver conectado com outros serviços de referência...” (ACCART, 2012, p. 133).

O serviço de referência pode ser considerado como o caminho mais curto entre a informação e o usuário.

Nunca é demais repetir que entre o bibliotecário de referência e o livro não existe qualquer conexão inevitável e eterna. A substância do serviço de referência é a informação e não determinado artefato físico. (GROGAN, 2001, p. 29).

Um dos conceitos chave que norteiam o projeto é o de mediação da informação. Como mediadores, temos o dever de levar ao usuário à informação desejada da forma mais eficiente possível, poupando-o, inclusive, do deslocamento desnecessário e ampliando nossa área e forma de atuação e utilizando as ferramentas mais confortáveis, desde que estejam disponíveis.

Uma das origens do conceito de mediação (ou intermediação) está no desenvolvimento das tecnologias da informação que permitem orientar de forma diferenciada os serviços. Os campos de atuação dos profissionais da informação se ampliaram consideravelmente (ACCART, 2012, p.15).

Não há aqui a pretensão de criar um serviço de referência virtual altamente especializado, e sim minimizar dificuldades de acesso às informações referentes à Biblioteca e diminuir a sobrecarga no atendimento presencial.

3 Materiais e Métodos

Trata-se de uma investigação onde se pretende avaliar se a relação entre o serviço de referência e os usuários pode ser aprimorada através do uso das redes sociais, em especial o Facebook.

Será realizado um levantamento das seguintes questões, através de observação in loco e questionários [aplicados tanto presencial quanto virtualmente] e direcionados aos usuários reais e potenciais da Biblioteca:

 Os recursos oferecidos pela universidade atendem a demanda do serviço de

referência da biblioteca?

(6)

 O Facebook pode ser utilizado para suprir uma possível defasagem de recursos no contato com o usuário?

 Essa pode ser uma ferramenta utilizada para aumentar o contato entre o usuário e a biblioteca?

 O usuário tem interesse na utilização do Facebook como meio de comunicação com a biblioteca?

 É possível que esse recurso seja utilizado por outras bibliotecas do sistema da Universidade?

4 Resultados Parciais

A página da Biblioteca no facebook foi criada em maio de 2012 e desde então tem passado por diversas análises sobre o conteúdo publicado, o conteúdo mais curtido e os conteúdos mais visualizados, bem como os horários de maior acesso. Pouco mais de 7% do total atual de usuários da página já entrou em contato por mensagem para esclarecimento de dúvidas, solicitação de serviços e contato em geral com a Biblioteca. A interação na página varia entre 10% e 50% dependendo do horário e dos cursos para os quais as postagens são direcionadas. Por ser uma Biblioteca multidisciplinar, atendendo a seis cursos de interesses diversos (dois das áreas tecnológicas, três de humanas e uma de saúde), a relevância de postagens para os usuários costuma ficar na proporção de 25% a 40% para cada usuário, se somarmos as postagens especializadas aos gerais (de interesse comum: leitura, conteúdos online, notícias da universidade etc.). Há uma interação maior dos usuários das áreas tecnológicas do que das áreas de humanas. Cada curtida de usuário aumenta em 100% o alcance inicial básico, com alguns usuários chegando a aumentar em 300% o alcance de uma postagem.

Os longos períodos de greve desde a criação da página dificultaram a manutenção da mesma e interação dos usuários, visto que são longos períodos com pouca ou nenhuma postagem, aonde a interação muitas vezes foi inexistente.

Notamos que, em relação aos conteúdos mais visualizados e compartilhados, as

informações da Universidade e calendários despertam maior interesse. As informações

voltadas para as áreas de graduação ainda têm pouca visualização e um número insignificante

de “curtidas”, o que significa que ainda necessita ser adequada ao público. As fotos são

recordistas tanto em comentários quanto em curtidas.

(7)

Observando em um prazo maior de que maneira o Facebook pode estreitar as relações com a instituição, principalmente entre o serviço de referência e seus usuários, pretendemos propor formas de aproximação desse usuário com a biblioteca e seus serviços. O projeto deverá ser continuado, analisando sistematicamente os serviços que poderão ser oferecidos aos usuários através dessas ferramentas e investigando os interesses e necessidades dos usuários.

5 Considerações Parciais

Através da análise dos dados que serão colhidos no questionário e da avaliação da interação dos usuários pelo facebook, pretendemos mensurar as expectativas geradas com a utilização desta rede, sua eficiência e eficácia em relação à comunicação entre o usuário e a biblioteca, se seu uso promoveu melhoria nessa comunicação e quais os instrumentos necessários ao aprimoramento contínuo do uso dessa ferramenta no âmbito da Biblioteca.

6 Referências

ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília (DF): Briquet de Lemos, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm>. Acesso em: 03 ago. 2014.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

CAVALCANTE, Caroline Pazini; SILVA, José Fernando Modesto da. O uso do facebook por bibliotecas públicas localizadas na cidade de São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis, SC, Anais do CBBD, Florianópolis, SC, 2013. Disponível em: < file:///E:/SNBU%202014/1285-1298-1-PB.pdf >. Acesso em:

03 ago. 2014.

CRUZ, Ruleandson do Carmo. Redes sociais virtuais: premissas teóricas ao estudo em ciência da informação. TransInformação, Campinas, v. 22, n. 3, p. 255-272, set./dez. 2010.

GROGAN, Dennis. A prática do serviço de referência. Brasília (DF): Briquet de Lemos, 2001.

FACEBOOK. Facebook Brasil. Página oficial [online], 2004. Disponível em:

<https://www.facebook.com/FacebookBrasil/info>. Acesso em: 03 ago. 2014.

PLACER, Xavier. Técnica do serviço de referência. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Bibliotecários, 1968.

TOMAEL, Maria Inês. Redes de conhecimento. DataGramazero: Revista de Ciência da Informação,

v. 9, n. 2, abr. 2008. Disponível em: http://www.dgz.org.br/abr08/Art_04.htm Acesso em: 10 mar. 2014

Referências

Documentos relacionados

Hoje o sistema de telefonia do nosso Estado, não só do Estado, do País, onde nós temos diversas CPIs na Câmara Federal, em diversos Estados brasileiros, e nós vamos fazer uma

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Sumário para tomadores de decisão [livro eletrônico] : potência ambiental da

Entendemos que o uso das fontes de informação revela a satisfação das necessidades informacionais dos usuários. Os resultados obtidos na pesquisa podem colaborar com a

Na Tabela 10, verifica-se o modelo de regressão selecionado através do procedimento Stepwise para estimar a DRL, em razão da H e das variáveis Dummy,

Também fazer um estudo empírico, por meio de experimento, sobre um domínio regional de pessoas, para mensurar os principais aspectos socioculturais e físicos para seleção

2. Constatado o defeito, o Senhor Consumidor deverá imediata- mente comunicar-se com o Serviço Autorizado mais próximo que consta na relação oferecida pelo fabricante - somente es-

Nesta perspectiva, com base no diagnósticos situacional das Bibliotecas do Núcleo Integrado de Biblioteca (NIB) da Universidade Federal do Maranhão este artigo

Diante da observância das disparidades de normalização entre os trabalhos produzidos na UFPE, o Grupo de Trabalho (GT) em Normalização 1 constatou a necessidade de elaborar uma