• Nenhum resultado encontrado

concurso para o cartaz oficial do 13 0 encontro nacional da pj Edital nº 01/2021.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "concurso para o cartaz oficial do 13 0 encontro nacional da pj Edital nº 01/2021."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

concurso para o cartaz oficial do

13 0 encontro nacional da pj

Edital nº 01/2021.

TEMA: Na toada do grupo de jovens, o guarnicê da esperança!

LEMA: “Gritar a utopia do Reino em toda parte” (Hilário Dick) Iluminação Bíblica: “Senhor, dá-nos sempre deste pão” (João 6, 24)

DATA: 22 a 29 de janeiro de 2022 CIDADE: São Luís – MA (Regional Nordeste 5)

1. considerações iniciais

Para concorrer, a (o) participante precisa encaminhar: Um cartaz, já finalizado, que reflita o tema do 13º ENPJ que seja inédito e original. É válido ressaltar que a (o) participante poderá enviar mais de uma sugestão de cartaz.

I. Todo material encaminhado deve conter de forma inequívoca, seja no rodapé, topo ou mesmo centralizado, o tema e lema do ENPJ, além do nome do evento em sua forma completa ou abreviada (13º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude ou 13º ENPJ);

II. O cartaz deve ser enviado em arquivo PDF, JPEG ou PNG de alta

qualidade. Após a aprovação será solicitado o arquivo aberto (vetor em CorelDraw, Adobe Ilustrator ou Photoshop). Caso tenha sido criado digitalmente, poderá ser solicitada a vetorização do mesmo, ou será outorgada à equipe Teias da Comunicação Nacional a vetorização da pintura/desenho para manuseio digital da obra;

(2)

III. Após a escolha do cartaz, a Equipe de Comunicação poderá solicitar à autora ou autor mudanças que se adaptem ao espírito do Encontro, sem fugir da ideia central do material proposto.

No ANEXO I você encontra a reflexão sobre o tema, o lema e a iluminação bíblica para inspiração do autor(a).

2. prazo

A arte deverá ser enviada para o e-mail concursos@pj.org.br segundo os prazos de chamamento especificados abaixo. Os trabalhos enviados serão analisados pela Comissão Avaliadora, composta pelas equipes Teias da Comunicação e Comunicação do 13º ENPJ, e aprovado pela Coordenação Nacional da PJ, sendo o resultado final divulgado em 22 de agosto de 2021.

Os cartazes que chegarem fora deste prazo não serão considerados.

1ª chamada: propostas do Regional Nordeste 5, de 22 de fevereiro até 22 de maio de 2021.

2ª chamada: propostas de todo o Brasil, 29 de maio até 22 de julho de 2021.

I. ATENÇÃO: A segunda chamada somente será realizada se as equipes de avaliação acharem necessário um novo chamamento;

II. É obrigatório preencher o termo de Cessão de Direitos Autorais (ANEXO II).

3. características do cartaz

(3)

O cartaz poderá conter desenhos, fotografias, artes (pintura, colagem, montagem), elementos que contemplem a cultura, a religiosidade e o território da região que acolherá o ENPJ. E também dialogar com os seguintes

elementos:

❖ Juventudes;

❖ Realidade brasileira;

❖ Jubileu de 50 anos da PJ;

❖ Grupo de Jovens.

4. julgamento dos cartazes

A Comissão Avaliadora escolherá os cartazes inscritos que estejam dentro dos critérios deste edital e encaminhará para que a Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude escolha a vencedora ou o vencedor. A apreciação dos trabalhos pela Comissão Avaliadora deve se pautar pela elegibilidade, ou seja, os trabalhos que não estiverem em consonância com as orientações e critérios previstos neste edital serão automaticamente

desconsiderados, não cabendo qualquer recurso do (s) participante (s).

São critérios que orientarão o julgamento dos trabalhos, pela Comissão Avaliadora:

a) Criatividade (visão nova de identidade visual);

b) Originalidade (desvinculação de outras identidades visuais existentes);

c) Comunicação (transmissão da ideia e universalidade);

d) Aplicabilidade (seja em cores, em preto e branco, em variadas dimensões e sobre diferentes fundos).

(4)

O cartaz escolhido será publicado, em data a ser definida, nas redes oficiais da PJ Nacional juntamente com o texto de explicação criado pela autora ou autor, bem como os devidos créditos.

5. da autoria

Poderá ser individual ou em grupo.

ATENÇÃO: Se a produção do cartaz envolver o uso de imagens ou criação de outra pessoa, será necessário que a utilização esteja devidamente autorizada pelos autores e/ou autoras e, no caso de imagens de pessoas (fotografia), que estas tenham autorizado a sua veiculação. A autorização deverá ser anexada junto ao termo de Cessão de Direitos Autorais (anexo II).

O cartaz será acompanhado de:

a) Nome completo e endereço dos(as) autor(es/as);

b) Texto explicando a inspiração para o material encaminhado;

c) Declaração cedendo os direitos autorais (Anexo II) em benefício da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude.

6. da premiação

A premiação deste Concurso, para o autor(a) do cartaz escolhido, será uma inscrição para o 13º ENPJ.

I. A premiação é única e individual. Em caso de trabalho coletivo, o grupo deve escolher entre os autores apenas uma pessoa, que receberá a vaga;

(5)

II. Não será possível ceder a vaga para outra pessoa que não esteja listada entre os autores;

III. Não haverá premiação em dinheiro. A premiação da vaga garantirá apenas isenção da inscrição do ganhador, mas não poderá ser revertida em valores financeiros ou qualquer outro tipo;

IV. Nenhuma equipe do Encontro ou Coordenação Nacional arcará com quaisquer outras despesas do ganhador para garantir sua participação no evento.

7. considerações

Casos não previstos serão decididos pela Comissão Avaliadora e Coordenação Nacional da PJ.

Dúvidas, sugestões e/ou esclarecimentos, durante ou após a realização deste concurso, deverão ser efetuados à Comissão Avaliadora pelo e-mail concursos@pj.org.br.

Brasil, 22 de fevereiro de 2021.

Equipe de Comunicação de ENPJ Equipe Teias da Comunicação Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude

(6)

anexo i | texto sobre tema, lema e iluminação

TEMA: Na toada do grupo de jovens, o guarnicê da esperança!

LEMA: “Gritar a utopia do Reino em toda parte” (Hilário Dick) Iluminação Bíblica: “Senhor, dá-nos sempre deste pão” (João 6, 24)

“Se não existisse o evangelho e a educação integral Como seria pro grupo se aquecer?

E se não existisse o jovem, o cuidado e a liderança Como seria pro grupo sobreviver?

Se não existisse a assessoria e a comunidade O grupo viveria na escuridão Mas como existe tudo isso meu povo Vamos guarnicê a pastoral da juventude de novo!”

[Parodia]

Esperança, Esperança, Esperança!

É esperança a boa nova que entoamos desde o início da nossa história de Pastoral da Juventude, nos pequenos grupos e organizados em rede para defender a vida e os direitos da juventude e dos/das empobrecidos/as.

Esperança é a toada dos nossos grupos de jovens, que é cantada com alegria, entusiasmo e paixão pelo reino que sonhamos. E por ser um sonho constante e que sempre se renova é que convidamos toda a juventude do Brasil a guarnicê.

“Guarnicê” é a palavra-chave da maior manifestação folclórica do Maranhão, o bumba meu-boi, e se refere a um momento de preparação, em que os brincantes se reúnem em torno da fogueira onde esquentam os seus

(7)

tambores, caixas, pandeirões e matracas, cantando a toada que anuncia o início de uma nova apresentação.

O grupo de jovens é o lugar da nossa esperança, é lá que acontece a ressurreição diária, é lá que milhares de adolescentes e jovens gritam diariamente a utopia do Reino, na evangelização da juventude, na luta por justiça social, pela equidade de raça e gênero, pela vida dos povos indígenas, quilombolas, sem terras e periféricos e pela efetivação de políticas públicas eficazes para o povo do campo e da cidade.

O evangelho nos ensina que antes da ressurreição tem a Páscoa. O Guarnicê é esse nosso momento de passagem, de travessia, de virada de página. Nesse 13º ENPJ estamos a caminho da comemoração de 50 anos de caminhada como pastoral da juventude no solo sagrado do Brasil, por isso queremos fazer deste momento um guarnicê, um marco, um recomeço, um ponto de partida pra daí brotar a vida e emergir o nosso novo caminho.

Na batida do pandeirão, da matraca, da caixa e do maracá, anunciamos que todos/as tocarão um instrumento nessa toada, pois o canto que entoamos ao Senhor pede: “dá nos sempre desse pão” o pão da partilha, do cuidado com o outro/a, da utopia e da esperança, o pão que une os grupos de jovens, os/as marginalizados/as, empobrecidos/as, os e as deserdados/as do sistema, que são os/as herdeiros/as do Reino.

Essa toada profética, poética e enraizada nos convida a fazermos

[re]florescer em nossos jovens corações a mística do amor primeiro, o gosto e o cheiro da água da primeira fonte: O grupo de Jovens.

Que o ritmo e o calor do Guarnicê já embalem e aqueçam nossos sonhos, nossas utopias, projetos e esperanças. Que a nossa vida cotidiana seja uma

(8)

verdadeira carta de amor à PJ, fazendo ecoar em todo canto e recanto que o Reino é possível!

O encontro já começou. É hora de entrarmos na ciranda, de reafirmarmos ao redor da fogueira nossas opções de vida, de levantar nossas bandeiras.

O Guarnicê já nos embala, pois o som dos nossos corações leva um batuque que só a PJ entende!

Vamos celebrar!

(9)

anexo ii | termo de cessão de direitos autorais

termo de cessão de direitos autorais patrimoniais

NOME: _______________________________________________________________

RG: ________________ CPF: __________________

ENDEREÇO: __________________________________________________________

BAIRRO: _____________________ CEP: ____________CIDADE: _______________

DIOCESE: _____________________ REGIONAL: _____________________

TELEFONE: _____________________ E-MAIL: _______________________________

Por meio deste termo, cedo a Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude, os direitos autorais patrimoniais do meu cartaz para o 13º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude.

__________________, ____ de _________________ de 2021.

__________________________________

Assinatura

Referências

Documentos relacionados

forma, quando sabe aparecer, quando nos empenhamos em embelezá-lo, em pô-lo em imagem, em suma, quando nos dedicamos a epifanizar sua

conhecimento é partilhado (eles não conhecem vão fazer pesquisa na. internet, em documentos, em visitas, entrevistas,

[r]

A Arte de fazer um jornal diário – Ricardo Noblat – São Paulo (SP)... Essa é uma função que é inerente e intransferível do jornalismo, seja qual for à mídia ou suporte de

Pediu papel e pena e escreveu assim: Deixo os meus bens à minha irmã não.. ao meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou

[r]

Science, technology, and innovation : capacity building for sustainable growth and poverty reduction.

Além disso, esta nova forma de evangelização vai implementar a linguagem de rádio no processo de. catequese dentro