• Nenhum resultado encontrado

PSP VIVA RIO DEMAIS UPAs ENFERMEIRO TRANSCREVA, EM ESPAÇO DETERMINADO NO SEU CARTÃO DE RESPOSTAS, A FRASE ABAIXO PARA O EXAME GRAFOTÉCNICO:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PSP VIVA RIO DEMAIS UPAs ENFERMEIRO TRANSCREVA, EM ESPAÇO DETERMINADO NO SEU CARTÃO DE RESPOSTAS, A FRASE ABAIXO PARA O EXAME GRAFOTÉCNICO:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

IBADE

PSP VIVA RIO – DEMAIS UPAs

ENFERMEIRO

Código da Prova

G02 Z

Verifique se o Código da Prova é o mesmo

do seu cartão de respostas.

Duração da prova:

3 horas

TARDE

TRANSCREVA, EM ESPAÇO DETERMINADO NO SEU CARTÃO DE RESPOSTAS,

A FRASE ABAIXO PARA O EXAME GRAFOTÉCNICO:

“Só a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser

humano.” (Sigmund Freud)

ATENÇÃO

Este caderno contém 20 (vinte) questões de múltipla escolha, cada uma com 05 (cinco) alternativas de resposta – A, B, C, D e E .

Verifique se este material está em ordem. Caso contrário, notifique imediatamente o fiscal.

O tempo de duração da prova inclui o preenchimento do cartão de respostas.

LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

Siga, atentamente, a forma correta de preenchimento do cartão de respostas, conforme estabelecido no próprio. Por motivo de segurança:

 O candidato só poderá retirar-se definitivamente da sala após 1 (uma) hora do início efetivo da prova.

 Somente faltando 1 (uma) hora para o término da prova, o candidato poderá retirar-se levando o seu caderno de questões.

 O candidato que optar por se retirar sem levar o seu caderno de questões não poderá copiar suas respostas por qualquer meio.

 Ao terminar a prova, o candidato deverá se retirar imediatamente do local da prova, não sendo possível nem mesmo a utilização dos banheiros e/ou bebedouros.

Candidato, ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao fiscal o cartão de respostas assinado. Não se esqueça dos seus pertences.

Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregue o cartão de respostas.

O fiscal de sala não está autorizado a alterar quaisquer dessas instruções. Em caso de dúvida, solicite a presença do coordenador local.

(2)

Enfermeiro  Tipo Z – Página 1

Questão 1

No setor da saúde, a informação subsidia o processo decisório, uma vez que auxilia no conhecimento sobre as condições de saúde, mortalidade e morbidade, fatores de risco, condições demográficas, entre outras. Um desses sistemas de informação consiste em reunir informações epidemiológicas referentes aos nascimentos informados em todo território nacional e apresenta atualmente um número de registros maiores do que o publicado pelo IBGE, com base nos dados de Cartório de Registro Civil. Estamos falando do (a):

(A) SINAN. (B) SINASC. (C) SIM. (D) SI-PNI. (E) SINOP.

Questão 2

A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em sua 198ª Reunião Ordinária, realizada no dia 17 de junho de 2009. O presente documento, assegura ao cidadão o direito básico ao ingresso digno nos sistemas de saúde, sejam eles públicos ou privados, e foi elaborado levando em consideração seis princípios basilares, tais como:

I - todo cidadão também tem direito para que seu tratamento aconteça da forma adequada eximindo sua responsabilidade sendo esta total do Estado;

II - todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde;

III - todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema;

IV - todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.

Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas: (A) I, III e IV.

(B) II e III. (C) I, II e IV. (D) II e IV . (E) II, III e IV .

A Rede Cegonha é um pacote de ações para garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres fazendo parte da gama de programas existentes no SUS. A respeito da rede cegonha, é correto afirmar que:

(A) essa rede é estruturada a partir de três componentes: pré-natal, parto e nascimento.

(B) uma das diretrizes da rede cegonha é voltada para atenção à saúde das crianças de 0 a 12 meses com qualidade e resolutividade.

(C) a Rede Cegonha oferece recursos para a ampliação dos exames de pré-natal, de teste rápido de gravidez e de detecção da sífilis e HIV.

(D) um dos objetivos da rede cegonha é o acesso às ações de planejamento reprodutivo.

(E) compete ao Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, a implementação da Rede Cegonha no âmbito municipal.

Questão 4

O SUS tem como objetivo oferecer a toda população brasileira acesso universal, integral e gratuito aos serviços de saúde. São programas e ações do SUS, EXCETO:

(A) Programa Nacional de Imunização. (B) Prevenção de Controle HIV/AIDS.

(C) Sistema Nacional de Doação e Transplante de Órgãos. (D) Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

(E) Programa Nacional de Prevenção de Quedas em Idosos.

Questão 5

A Constituição de 1988 determinou, no Artigo 198, que a sociedade participasse da gestão do sistema de saúde. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

II - atendimento integral, com prioridade para as atividades curativas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

III - participação da comunidade;

IV – centralização da gestão e participação popular. Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas: (A) I, II e III.

(B) II e IV. (C) II, III e IV. (D) I e III. (E) I, III e IV.

(3)

Enfermeiro  Tipo Z – Página 2

Questão 6

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um dos programas existentes no SUS. A ESF visa a reorganização da atenção básica no país e um ponto importante de sua estrutura é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional, que deve ser composta por, no mínimo:

(A) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Dentista, Técnico de Enfermagem e Agentes comunitários de Saúde.

(B) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Fisioterapeuta, Técnico de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. (C) Médico Generalista ou especialista em Saúde da

Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Psicólogo, Técnico de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.

(D) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.

(E) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem.

Questão 7

A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil. Sobre a PNH, é correto afirmar que:

I – atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de trabalho; II – o acolhimento é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde;

III – o acolhimento deve comparecer e sustentar prioritariamente a relação interpessoal entre equipes de profissionais, tendo esse acolhimento construído de forma individual;

IV - um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.

Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:

(A) I, II e IV. (B) II e III. (C) II, III e IV. (D) I e III. (E) I, III e IV.

Questão 8

A Notificação Compulsória consiste na comunicação da ocorrência de casos individuais, agregados de casos ou surtos, suspeitos ou confirmados, da lista de agravos relacionados na Portaria. Dependendo da doença ou agravo, a notificação poderá ser imediata – em até 24 horas - ou semanal para os respectivos órgãos responsáveis. De acordo com a Portaria 264/2020, são exemplos de doenças ou agravos que poderão ser notificadas semanalmente:

(A) Acidente de trabalho grave, fatal e em crianças e adolescentes, acidente por animal peçonhento e acidente por animal potencialmente transmissor da raiva.

(B) Botulismo, Cólera e Coqueluche.

(C) Doença invasiva por haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, e doença aguda pelo vírus Zika em gestante.

(D) Eventos adversos graves ou óbitos pós-vacinação, febre de Chikungunya em áreas sem transmissão e Febre Amarela.

(E) Acidente de trabalho com exposição a material biológico, dengue - casos e doença de Chagas crônica.

Questão 9

A Lei nº 12.401/2011 trata da Assistência Terapêutica e da Incorporação de Tecnologia em Saúde. A respeito desta Lei, é correto afirmar que:

(A) a dispensação de medicamentos e produtos de interesse para a saúde não faz parte da Assistência Terapêutica Integral.

(B) na ausência de protocolo clínico, a dispensação de medicamentos pode ser feita com base nas relações de medicamentos instituídas pelo gestor local, e a responsabilidade pelo fornecimento será pactuada na Secretaria Estadual de Saúde.

(C) dentro da Assistência Terapêutica Integral ocorre também a oferta de procedimentos terapêuticos, em regime ambulatorial e hospitalar exceto domiciliar. (D) os protocolos clínicos e as diretrizes terapêuticas

deverão estabelecer os medicamentos ou produtos necessários nas diferentes fases da doença ou do agravo à saúde de que tratam.

(E) na falta de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, ocorrerá a impossibilidade da dispensação dos medicamentos.

(4)

Enfermeiro  Tipo Z – Página 3

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) nasceu a partir do movimento social em prol da saúde pública. A respeito do CONASEMS, é correto afirmar que:

(A) é uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de duração determinada e limitada.

(B) promove ações conjuntas que fortalecem a centralização política, administrativa e financeira do SUS.

(C) suas atividades compreendem reuniões, seminários, congressos, estudos, pesquisas, prestação de serviços, capacitação e educação permanente.

(D) um dos seus objetivos é a vedação da prestação de fiança, aval e demais espécies de caução real ou fidejussória.

(E) um dos seus princípios e normas é a manutenção de intercâmbio com associações e sociedades congêneres, nacionais e internacionais.

Questão 11

Abordar a qualidade em saúde não é uma tarefa fácil, principalmente quando o foco é o atendimento hospitalar. A avaliação do desempenho dos serviços de saúde é um elemento importante para caracterizar um sistema de saúde desejável e economicamente acessível. O quadro conceitual mais aceito no delineamento da avaliação dos serviços de saúde é o estabelecido por Donabedian, que propõe três áreas, consideradas uma tríade, cujo desempenho busca avaliar:

(A) objetivos, implementação e avaliação. (B) planejamento, estrutura e avaliação. (C) estrutura, processo e resultado. (D) estrutura, implementação e resultado. (E) pesquisa, diagnóstico e resultado.

Questão 12

A Lei que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem é a Lei nº 7.498/86, de 25 de junho 1986. A respeito dessa Lei, julgue as afirmações a seguir:

I - a Enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo auxiliar de enfermagem e pela parteira, seguidos os mesmos graus de habilitação;

II – são atividades privativas do enfermeiro: atividades de consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;

III - somente enfermeiros e técnicos de enfermagem poderão prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida, sendo vedado ao auxiliar de enfermagem esse tipo de assistência;

IV – o técnico de enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem.

Das afirmações acima descritas, estão corretas, apenas:

(A) II e IV. (B) I, II e IV. (C) II e III. (D) II, III e IV. (E) I e IV.

(5)

Enfermeiro  Tipo Z – Página 4

Questão 13

Considerando a presença constante do enfermeiro, na assistência aos pacientes, frequentemente ele é o primeiro profissional a constatar os sinais e sintomas de Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA). Entre os sinais e sintomas observados na IRpA, destacam-se:

I - aumento da FR (> 24 rpm) e alterações do padrão respiratório;

II - alterações cardiocirculatórias: bradicardia, hipotensão arterial, dor torácica e lombar, e arritmia;

III - diminuição da saturação de oxigênio avaliada pela oximetria de pulso (< 91%);

IV - alterações relacionadas ao sistema nervoso central, como ansiedade, agitação, inquietude e confusão.

Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:

(A) II e IV. (B) I, II e III. (C) III e IV. (D) I, III e IV. (E) II, III e IV.

Questão 14

A Tuberculose (TB) é uma infecção crônica e progressiva, frequentemente com um período de latência seguindo a infecção inicial. Causada pelo Mycobacterium tuberculosis, podendo acometer uma série de órgãos e/ou sistemas e suas manifestações incluem tosse produtiva, febre, perda ponderal e mal-estar. A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a forma pulmonar, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Na coleta de escarro espontâneo no domicílio, o profissional de Enfermagem deve passar as informações claras ao paciente quanto à sua coleta e orientá-lo com as seguintes medidas, EXCETO:

(A) entregar o recipiente ao paciente, verificando se a tampa do pote fecha bem e se já está devidamente identificado (nome do paciente e a data da coleta no corpo do pote).

(B) informar que o pote deve ser tampado e colocado em um saco plástico com a tampa para cima, cuidando para que permaneça nessa posição durante o transporte até a unidade de saúde.

(C) orientar o paciente a lavar as mãos após o procedimento.

(D) na impossibilidade de envio imediato da amostra para o laboratório ou unidade de saúde, ela poderá ser conservada em geladeira comum até o dia seguinte. (E) para a coleta, durante a noite, lavar bem a boca,

inspirar profundamente, prender a respiração por um instante e escarrar após forçar a tosse. Repetir essa operação até obter duas eliminações de escarro.

Questão 15

O envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, à medida que as pessoas ficam mais velhas, sendo reconhecidamente a meta de toda ação de saúde. Caberá aos gestores do SUS, em todos os níveis, de forma articulada e conforme suas competências específicas, prover os meios e atuar para viabilizar o alcance do propósito da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, sendo de competência dos Gestores Estaduais:

(A) implementar as diretrizes da educação permanente e qualificação em consonância com a realidade loco regional.

(B) estabelecer mecanismos para a qualificação dos profissionais do sistema local de saúde.

(C) apresentar e aprovar proposta de inclusão da Política de Saúde da Pessoa Idosa no Conselho Municipal de Saúde.

(D) manter articulação com os estados e municípios para apoio à implantação e supervisão das ações.

(E) estabelecer diretrizes para a qualificação e educação permanente em saúde da pessoa idosa.

Questão 16

De acordo com o Manual de Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica, do MS, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de Pressão Arterial – PA (PA ≥140 x 90mmHg). Além das alterações metabólicas que ocorrem associadas à HAS, os órgãos-alvo que frequentemente sofrem alterações funcionais e/ou estruturais são:

(A) coração, fígado, rins e pulmões.

(B) rins, pulmões, diafragma e vasos sanguíneos. (C) coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos. (D) encéfalo, rins, fígado e vasos sanguíneos (E) coração, vasos sanguíneos, encéfalo e pulmões.

(6)

Enfermeiro  Tipo Z – Página 5

Todas as ações de prevenção de doenças infecciosas e parasitárias são realizadas pela Vigilância Epidemiológica (VE) fornecendo importantes subsídios para o planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde. Dentro das ações da vigilância, existe a Notificação Compulsória (NC), que se caracteriza como uma comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde que deve seguir as normas específicas orientadas pelo Ministério da Saúde (MS) para sua realização. A respeito dessas normas para notificação compulsória, é correto afirmar que a notificação:

(A) não precisa ser sigilosa, podendo ser divulgada fora do âmbito médico sanitário para alertar a comunidade. (B) pode ser realizada com a simples suspeita da doença

ou evento, não se deve aguardar a confirmação do caso para efetuá-la.

(C) deve ser feita a autoridade sanitária somente por profissionais de saúde médicos ou enfermeiros, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes evitando a notificação negativa.

(D) os formulários de notificação são próprios de cada unidade ou município, sendo este elaborado de acordo com a região de saúde pelo secretário de saúde local. (E) o envio dos instrumentos de coleta de notificação deve

ser feito apenas com a confirmação do caso, configurando-se o que se denomina notificação positiva.

A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) refere-se a qualquer infecção aguda, subaguda, recorrente ou crônica dos ovidutos e ovários, com envolvimento do tecido adjacente. Temos três tipos de DIP:

A – Cervicite. B – Endometrite. C – Salpingo-ooforite.

ACHADOS NOS EXAMES DIAGNÓSTICOS:

( ) o número de leucócitos está elevado ou normal, a radiografia pode mostrar íleo e no esfregaço do exsudato cervical ou das glândulas periuretrais mostra diplococos intracelulares gram-negativos

( ) culturas para Neisseria gonorrhoeae são positivas e na sua forma crônica os organismos causadores geralmente são Staphylococcus ou Streptococcus

( ) na infecção grave, a palpação pode revelar útero amolecido e as amostras do útero e de sangue são positivas para microrganismo causador, geralmente

Staphylococcus

A sequência correta que correlaciona o tipo de DIP aos seus achados nos exames diagnósticos é:

(A) A, B, C. (B) B, C, A. (C) A, C, B. (D) C, B, A. (E) C, A, B.

Questão 19

As doenças cerebrovasculares estão entre as patologias de maior morbimortalidade no mundo, dentre elas temos o Acidente Vascular Encefálico (AVE), que se caracteriza por uma condição clínica que demanda um rápido atendimento, pois o tempo transcorrido entre o início dos sintomas, o diagnóstico e o tratamento do episódio agudo é a principal determinante do prognóstico. Durante a assistência de enfermagem a ser prestada, é importante que o profissional enfermeiro conheça os parâmetros e variáveis relacionadas ao fluxo sanguíneo cerebral (FSC), que corresponde à quantidade de sangue que atinge o tecido cerebral em certa fração de tempo. O valor normal do FSC para o cérebro no adulto é em torno de:

(A) 44 mL/100 g/minuto. (B) 54 mL/100 g/minuto. (C) 72 mL/100 g/minuto. (D) 42 mL/100 g/minuto. (E) 94 mL/100 g/minuto.

(7)

Enfermeiro  Tipo Z – Página 6

Questão 20

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) do MS, visa promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres e promove ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação voltados para saúde da mulher. São objetivos específicos e estratégias do PNAISM:

I - ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica, inclusive para as portadoras da infecção pelo HIV e outras DSTs;

II - promover a atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual;

III - implantar um modelo de atenção à saúde mental das mulheres sob o enfoque de gênero;

IV - reduzir a morbimortalidade por doenças infecciosas e parasitárias na população feminina.

Dos itens acima descritos estão corretos, apenas: (A) I e IV.

(B) II, III e IV. (C) I e III. (D) I, II e III. (E) II e III.

Referências

Documentos relacionados

O participante selecionado citado no resultado deverá receber seu prêmio pelos Correios. O endereço de envio será o que consta no Cadastro do Portal do Associado no

Conforme mencionado anteriormente, a partir de questões já estudadas pelo professor Manzini, aqui também reflete-se sobre o debate contínuo das comunidades criativas; o metadesign;

Para essa finalidade a FUNDACEM selecionou neste Curso as seguintes disciplinas: Recursos públicos, políticas públicas, planejamento e execução orçamentária;

As marcas Intermarché São 2000 produtos para todas as necessidades identificados com o nosso

Trabalhos inéditos do multiartista Nuno Ramos, como as obras Paredes (instalação); Gangorras (instalação + performance); O Direito à Preguiça (órgão-andaime/ instalação

(A) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Dentista, Técnico de Enfermagem e

Desse modo, não se pode desconsiderar as soluções técnicas que apresentam volumes de reservatório inferiores a 11 m³, uma vez que a os indicadores econômicos são

( X ) Um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, agentes comunitá- rios de saúde, um dentista, um auxiliar em saúde bucal e um técnico em saúde bucal.. ( )