• Nenhum resultado encontrado

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO"

Copied!
55
0
0

Texto

(1)

ANEXO I

(2)

1. NOME DO MEDICAMENTO

Nimenrix pó e solvente para solução injetável em seringa pré-cheia Vacina conjugada contra o meningococo dos serogrupos A, C, W-135 e Y

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Após reconstituição, 1 dose (0,5 ml) contém:

Polissacárido da Neisseria meningitidis do serogroupo A1 5 microgramas Polissacárido da Neisseria meningitidis do serogroupo C1 5 microgramas Polissacárido da Neisseria meningitidis do serogroupo W-1351 5 microgramas Polissacárido da Neisseria meningitidis do serogroupo Y1 5 microgramas

1

conjugado com o toxoide do tétano como proteína transportadora 44 microgramas Lista completa de excipientes, ver secção 6.1.

3. FORMA FARMACÊUTICA

Pó e solvente para solução injetável. O pó é branco.

O solvente é límpido e incolor.

4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS

4.1 Indicações terapêuticas

Nimenrix está indicado na imunização ativa de indivíduos a partir dos 12 meses de idade contra a doença meningocócica invasiva causada pela Neisseria meningitidis dos serogrupos A, C, W-135 e Y. 4.2 Posologia e modo de administr ação

Posologia

Nimenrix deve ser administrado de acordo com as recomendações oficiais disponíveis. Vacinação primária:

Uma dose única de 0,5 ml da vacina reconstituída é administrada para imunização. Vacinação de reforço:

Nimenrix pode ser administrado como uma dose de reforço em indivíduos anteriormente vacinados com uma vacina contra o meningococo polissacárida simples (ver secções 4.4 e 5.1).

A necessidade de uma dose de reforço em indivíduos primo-imunizados com Nimenrix ainda não foi estabelecida (ver secções 4.4 e 5.1).

População pediátrica

A segurança e a eficácia de Nimenrix em crianças com menos de 12 meses de idade não foram ainda estabelecidas.

(3)

Não existem dados disponíveis em indivíduos > 55 anos de idade. Modo de administração

A imunização deve ser realizada por injeção apenas por via intramuscular, preferencialmente no músculo deltoide.

Em crianças dos 12 aos 23 meses de idade, a vacina pode também ser administrada na zona anterolateral da coxa (ver secções 4.4 e 4.5).

Para instruções acerca da reconstituição do medicamento antes da administração, ver secção 6.6.

4.3 Contraindicações

Hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer um dos excipientes mencionados na secção 6.1.

4.4 Advertências e precauções especiais de utilização

Nimenrix não deve, em circunstância alguma, ser administrado por via intravascular, intradérmica ou subcutânea.

É boa prática clínica antes da vacinação realizar-se uma revisão da história clínica (especialmente no que diz respeito a vacinações anteriores e possível ocorrência de efeitos indesejáveis) e um exame clínico.

Deverá dispor-se sempre de pronta supervisão e tratamento médicos adequados, em caso de ocorrência de um acontecimento anafilático raro após a administração da vacina.

A administração de Nimenrix deve ser adiada nos indivíduos que apresentem doença febril aguda grave. A presença de uma infeção ligeira, como uma constipação, não deve resultar num adiamento da vacinação.

Pode ocorrer síncope (desmaio) após ou mesmo antes de qualquer vacinação, especialmente em adolescentes como uma resposta psicogénica à injeção por agulhas. Isto pode ser acompanhado por vários sinais neurológicos tais como distúrbios visuais transitórios, parestesia, movimentos

tonicoclónicos dos membros durante a recuperação. É importante que estejam implementados procedimentos que evitem as lesões pelos desmaios.

Nimenrix deve ser administrado com precaução a indivíduos com trombocitopenia ou qualquer perturbação da coagulação, dada a possibilidade de ocorrência de hemorragia nestes indivíduos, após uma administração por via intramuscular.

Nimenrix apenas irá conferir proteção contra os serogrupos A, C, W-135 e Y da Neisseria

(4)

indivíduos que não tinham sido vacinados com nenhuma vacina contra o meningococo nos 10 anos anteriores (ver secção 5.1). A relevância clínica desta observação não é conhecida.

A segurança e a imunogenicidade de Nimenrix foram avaliadas na administração sequencial ou concomitante com uma vacina DTPa-VHB-IPV/Hib no segundo ano de vida. A administração de Nimenrix, um mês depois da vacina DTPa-VHB-IPV/Hib, resultou em GMTs por rSBA de MenA, MenC e MenW-135 inferiores (ver secção 4.5). Não é conhecida a relevância clínica desta observação. A reactogenicidade notificada quer quando as vacinas foram administradas concomitantemente ou administradas sequencialmente foi semelhante à reactogenicidade notificada após a administração de uma dose de reforço da vacina DTPa-VHB-IPV/Hib durante o segundo ano de idade.

Efeito dos anticorpos antitétano anteriores à vacinação

Apesar de ter sido observado um aumento das concentrações em anticorpos antitoxoide do tétano (TT) após a vacinação com Nimenrix, Nimenrix não substitui a imunização contra o tétano. Administrar Nimenrix com ou um mês antes da vacina contendo o toxoide do tétano no segundo ano de vida não diminui a resposta ao toxoide do tétano ou afeta significativamente a segurança. Não existe disponível informação para além dos 2 anos de vida.

Efeito de Nimenrix nas concentrações em anticorpos antitétano

Os estudos com Nimenrix demonstraram uma diminuição rápida (avaliada nos 12 meses seguintes após a dose) dos títulos de anticorpos bactericidas séricos contra MenA, quando se utilizou o complemento humano no ensaio bactericida sérico (hSBA) (ver secção 5.1).

Persistência dos títulos de anticorpos bactericidas séricos contra MenA

A relevância clínica da rápida diminuição dos títulos de anticorpos hSBA-MenA não é conhecida. Contudo, se é esperado que um indivíduo esteja em risco particular de exposição ao MenA e que tenha administrado a primeira dose de Nimenrix há mais de aproximadamente um ano antes, pode ser considerada a administração de uma segunda dose. A informação disponível indica que uma segunda dose irá conferir uma resposta imunitária anamnéstica para todos os quatro tipos de meningococo da vacina. Atualmente a informação disponível sobre a segurança de uma segunda dose é muito limitada.

4.5 Interações medicamentosas e outras formas de interação

Nimenrix pode ser administrado concomitantemente com as seguintes vacinas: vacinas contra a hepatite A (VHA) e hepatite B (VHB), vacina contra o sarampo-papeira-rubéola (MMR), vacina contra o sarampo-papeira-rubéola-varicela (MMRV), vacina pneumocócica polissacárida conjugada 10 valente ou vacina contra a gripe sazonal sem adjuvante.

Nimenrix pode também ser administrado concomitantemente com as vacinas combinadas contra a difteria-tétano-tosse convulsa acelular no segundo ano de vida, incluindo as vacinas DTPa combinadas com hepatite B, poliomielite inativada ou Haemophilus influenzae do tipo b, tais como a vacina DTPa-VHB-IPV/Hib.

Sempre que possível, Nimenrix e a vacina contendo o toxoide do tétano, tal como a vacina DTPa-VHB-IPV/Hib devem ser administradas concomitantemente ou Nimenrix deve ser administrado pelo menos um mês antes da vacina contendo o toxoide do tétano. A administração sequencial de Nimenrix um mês após a administração da vacina DTPa-VHB-IPV/Hib resultou em GMTs MenA, MenC e MenW-135 inferiores. A relevância clínica desta observação não é conhecida, uma vez que pelo menos 99,4% dos indivíduos (N=178) tinham títulos rSBA ≥ 8 para cada serogrupo (A, C, W -135 e Y) (ver secção 4.4).

Um mês após a administração concomitante com a vacina pneumocócica polissacárida conjugada 10 valente, foram observadas Concentrações Médias Geométricas (Geometric Mean antibody

Concentrations - GMCs) de anticorpos e GMTs de anticorpos pelo ensaio de opsonofagocitose (opsonophagocytic assay - OPA) inferiores para um serotipo do pneumococos (18C conjugado ao toxoide do tétano como proteína transportadora). A relevância clínica desta observação não é

(5)

conhecida. Não houve impacto da administração concomitante sobre os outros nove serotipos do pneumococo.

No caso de Nimenrix ser administrado na mesma altura que outras vacinas injetáveis, as vacinas devem ser sempre administradas em locais de injeção diferentes.

Pode ser esperado que nos doentes a receber tratamento imunossupressor não seja obtida uma resposta imunitária adequada.

4.6 Fertilidade, gravidez e aleitamento

Gravidez

A experiência na administração de Nimenrix em mulheres grávidas é limitada.

Os estudos em animais não indicam efeitos nefastos diretos ou indiretos no que respeita à gravidez, desenvolvimento embrionário/fetal, parto ou desenvolvimento pós-natal (ver secção 5.3).

Nimenrix deve apenas ser administrado durante a gravidez quando claramente necessário e as possíveis vantagens sejam superiores aos potenciais riscos para o feto.

Amamentação

Desconhece-se se Nimenrix é excretado no leite humano.

Nimenrix deve apenas ser administrado durante a amamentação quando as possíveis vantagens sejam superiores aos potenciais riscos para o feto.

Fertilidade

Os estudos em animais não indicam efeitos nefastos diretos ou indiretos no que respeita à fertilidade.

4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas

Não foram realizados estudos sobre os efeitos de Nimenrix sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas. Contudo, alguns efeitos mencionados na secção 4.8 Efeitos indesejáveis podem afetar a capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.

4.8 Efeitos indesejáveis

Sumário do perfil de segurança

(6)

16,3% e 16,4% respetivamente), sintomas gastrointestinais (7,5%, 6,4% e 6,3% respetivamente) e febre (7,5%, 4,1% e 4,0% respetivamente).

Lista em formato tabelar das reações adversas

As reações adversas observadas durante os ensaios clínicos incluídas na análise conjunta de segurança são apresentadas na tabela seguinte.

As reações adversas notificadas foram listadas de acordo com as seguintes categorias de frequência: Muito frequentes: (≥ 1/10)

Frequentes: (≥1/100 a <1/10) Pouco frequentes: (≥1/1.000 a <1/100) Raros: (≥1/10.000 a <1/1.000) Muito raros: (<1/10.000)

Classes de sistemas de órgãos Frequência Acontecimentos adversos

Doenças do metabolismo e da nutrição Muito frequentes Perda de apetite Perturbações do foro psiquiátrico Muito frequentes Irritabilidade Pouco frequentes Insónia, choro Doenças do sistema nervoso Muito

frequentes

Sonolência, cefaleias Pouco

frequentes

Hipoestesia, tonturas

Doenças gastrointestinais Frequentes Sintomas gastrointestinais (incluindo diarreia, vómitos e náuseas)

Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos

Pouco frequentes

Prurido, erupções cutâneas Afeções musculosqueléticas e

dos tecidos conjuntivos

Pouco frequentes

Mialgia, dor nas extremidades Perturbações gerais e alterações

no local de administração

Muito frequentes

Febre, inchaço, dor e vermelhidão no local de injeção, fadiga

Frequentes Hematoma no local de injeção Pouco

frequentes

Mal-estar, reações no local de injeção (incluindo induração, prurido, sensação de calor,

anestesia)

4.9 Sobredosagem

Não foram notificados casos de sobredosagem.

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS

5.1 Propriedades farmacodinâmicas

Grupo farmacoterapêutico: vacinas, vacinas contra o meningococo, código ATC: J07AH08 Mecanismo de ação

Os anticorpos do meningococo anticapsulares protegem contra as doenças meningocócicas por via da atividade bactericida mediada pelo complemento. Nimenrix induz a produção de anticorpos

(7)

bactericidas contra os polissacáridos capsulares dos serogrupos A, C, W-135 e Y quando determinados por ensaios que utilizam o complemento do coelho (rSBA) ou o complemento humano (hSBA). Efeitos farmacodinâmicos

O programa clínico de Nimenrix incluiu 17 ensaios clínicos realizados em 17 países em todo o mundo. A eficácia da vacina foi inferida pela demonstração da não inferioridade imunológica (baseada

principalmente na comparação de proporções com títulos rSBA de pelo menos 1:8) com as vacinas contra o meningococo registadas. A imunogenicidade foi avaliada através do ensaio rSBA ou hSBA, que são biomarcadores para a eficácia protetora contra o meningococo dos serogrupos A, C, W-135 e Y.

Imunogenicidade em crianças com 12-23 meses de idade

Nos ensaios clínicos MenACWY-TT039 e MenACWY-TT040, foi avaliada a resposta imunológica à vacinação quer com Nimenrix quer com uma vacina contra o meningococo conjugada com o C-CRM197 (MenC-CRM) registada.

Nimenrix conferiu uma resposta em anticorpos bactericidas contra os quatro serogrupos, com uma resposta contra o serogrupo C comparável à conferida pela vacina MenC-CRM registada em termos de títulos rSBA ≥ 8 (Tabela 1).

Tabela 1: Respostas em anticorpos bactericidas (rSBA) em crianças com 12-23 meses de idade

Serogrupo Resposta a Estudo MenACWY-TT039 rSBA(1) Estudo MenACWY-TT040 rSBA(2) N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) A Nimenrix 354 99,7% (98,4; 100) 2205,0 (2007,8; 2421,6) 183 98,4% (95,3; 99,7) 3169,9 (2577,2; 3898,8) C Nimenrix 354 99,7% (98,4; 100) 477,6 (437,3; 521,6) 183 97,3% (93,7; 99,1) 828,7 (672,4; 1021,4) Vacina MenC-CRM 121 97,5% (92,9; 99,5) 212,3 (170,0; 265,2) 114 98,2% (93,8; 99,8) 691,4 (520,8; 917,9) W-135 Nimenrix 354 100% (99,0; 100) 2681,7 (2453,1; 2931,6) 186 98,4% (95,4; 99,7) 4022,3 (3269,2; 4948,8) Y Nimenrix 354 100% (99,0; 100) 2729,4 (2472,7; 3012,8) 185 97,3% (93,8; 99,1) 3167,7 (2521,9; 3978,9)

(8)

C Nimenrix 341 98,5% (96,6; 99,5) 196,0 (175,4; 219,0) Vacina MenC-CRM 116 81,9% (73,7; 88,4) 40,3 (29,5; 55,1) W-135 Nimenrix 336 87,5% (83,5; 90,8) 48,9 (41,2; 58,0) Y Nimenrix 329 79,3% (74,5; 83,6) 30,9 (25,8; 37,1) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a imunogenicidade.

(1)

recolha da amostra sanguínea realizada 42 a 56 dias após a vacinação Imunogenicidade em crianças com 2-10 anos de idade

Em dois estudos comparativos realizados em indivíduos com 2-10 anos de idade, a um grupo foi administrada uma dose de Nimenrix e a um segundo grupo foi administrada uma dose da vacina MenC-CRM registada (estudo MenACWY-TT081) ou uma dose da vacina contra o meningococo dos serogrupos A, C, W-135, Y, polissacárida simples (ACWY-PS) da GlaxoSmithKline Biologicals registada (estudo MenACWY-TT038 ), como comparador.

No estudo MenACWY-TT038, Nimenrix demonstrou não inferioridade com a vacina ACWY-PS registada, em termos de resposta à vacina para os quatro serogrupos (A, C, W-135 e Y) (ver Tabela 3). A resposta à vacina foi definida como a proporção de indivíduos com:

• títulos rSBA ≥ 32, nos indivíduos inicialmente seronegativos (isto é, títulos rSBA < 8 antes da vacinação)

• aumento de pelo menos 4 vezes nos títulos rSBA de antes da vacinação para após a vacinação, nos indivíduos inicialmente seropositivos (isto é, títulos rSBA ≥ 8 an tes da vacinação)

No estudo MenACWY-TT081, Nimenrix demonstrou não inferioridade com outra vacina MenC-CRM registada, em termos de resposta à vacina para o serogrupo MenC [94,8% (IC 95%: 91,4; 97,1) e 95,7% (IC 95%: 89,2; 98,8) respetivamente], os GMTs foram inferiores no grupo de Nimenrix [2794,8 (IC 95%: 2393,5; 3263,3)] versus a vacina MenC-CRM [5291,6 (IC 95%: 3814,6; 7340,5)].

Tabela 3: Respostas em anticorpos bactericidas (rSBA) para Nimenrix e vacina ACWY-PS em crianças com 2-10 anos de idade, 1 mês após a vacinação (estudo MenACWY-TT038)

Serogr upo

Nimenrix Vacina ACWY-PS

N RV (IC 95%) GMT (IC 95%) N RV (IC 95%) GMT (IC 95%) A 638 88,6% (85,8; 90,9) 6309,7 (5979,0; 6658,8) 206 65,5% (58,6; 72,0) 2309,4 (2055,8; 2594,3) C 732 95,9% (94,2; 97,2) 4983,6 (4514,1; 5502,0) 251 89,6% (85,2; 93,1) 1386,8 (1108,9; 1734,4) W-135 738 97,4% (96,0; 98,4) 11569,8 (10910,7; 12268,7) 252 82,5% (77,3; 87,0) 2150,6 (1823,9; 2535,8) Y 771 92,5% (90,4; 94,2) 10886,6 (10310,7; 11494,5) 258 68,6% (62,6; 74,2) 2544,7 (2178,2; 2972,9) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a imunogenicidade.

RV: resposta à vacina

Imunogenicidade em adolescentes com 11-17 anos de idade e em adultos ≥ 18 anos de idade Em dois ensaios clínicos realizados em adolescentes com 11-17 anos de idade (estudo MenACWY-TT036) e em adultos com 18-55 anos de idade (estudo MenACWY-TT035) foi administrada quer uma dose de Nimenrix quer uma dose da vacina ACWY-PS.

(9)

Tanto para os adolescentes como para os adultos, Nimernix demonstrou não inferioridade imunológica com a vacina ACWY-PS em termos de resposta à vacina como definida anteriormente (Tabela 4). A resposta aos quatro serogrupos do meningococo conferida por Nimenrix foi semelhante ou superior à conferida pela vacina ACWY-PS.

Tabela 4: Respostas em anticorpos bactericidas (rSBA) para Nimenrix e para a vacina ACWY-PS em adolescentes com 11-17 anos de idade e em adultos ≥ 18 anos de idade, 1 mês após a vacinação

Estudo (Faixa etária)

Serog rupo

Nimenrix Vacina ACWY-PS

N RV (IC 95%) GMT (IC 95%) N RV (IC 95%) GMT (IC 95%) Estudo MenACWY-TT036 (11-17 anos) A 615 85,4% (82,3; 88,1) 6106,8 (5739,5; 6497,6) 215 79,5% (73,5; 84,7) 3203,0 (2854,1; 3594,6) C 719 97,1% (95,6; 98,2) 12645,5 (11531,8; 13866,7) 237 96,6% (93,5; 98,5) 8271,6 (6937,3; 9862,4) W-135 717 96,5% (94,9; 97,7) 8390,1 (7777,8; 9050,7) 242 88,0% (83,2; 91,8) 2679,3 (2363,7; 3037,2) Y 737 93,1% (91,0; 94,8) 13865,2 (12968,1; 14824,4) 246 78,0% (72,3; 83,1) 5245,3 (4644,2; 5924,1) Estudo MenACWY-TT035 (18-55 anos) A 743 80,1% (77,0; 82,9) 3624,7 (3371,7; 3896,8) 252 69,8% (63,8; 75,4) 2127,2 (1909,2; 2370,1) C 849 91,5% (89,4; 93,3) 8865,9 (8011,0; 9812,0) 288 92,0% (88,3; 94,9) 7371,2 (6297,4; 8628,2) W-135 860 90,2% (88,1; 92,1) 5136,2 (4698,8; 5614,3) 283 85,5% (80,9; 89,4) 2461,3 (2081,0; 2911,0) Y 862 87,0% (84,6; 89,2) 7710,7 (7100,1; 8373,8) 288 78,8% (73,6; 83,4) 4314,3 (3782,1; 4921,5) A análise da imunogenicidade foi realizada nas coortes ATP para a imunogenicidade.

RV: resposta à vacina

Persistência da resposta imunitária

A persistência da resposta imunitária conferida por Nimenrix foi avaliada em indivíduos dos 12 meses aos 55 anos de idade, 12 a 42 meses após a vacinação.

(10)

Tabela 5: Informação de 2 anos de persistência em crianças com 12-23 meses de idade aquando a vacinação Serogr upo Resposta a rSBA hSBA N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) A Nimenrix 181 97,8% (94,4; 99,4) 420,3 (356,1; 495,9) 183 23,0% (17,1; 29,7) 3,8 (3,2; 4,5) C Nimenrix 186 88,2% (82,6; 92,4) 98,1 (77,7; 123,8) 175 86,9% (80,9; 91,5) 50,2 (38,7; 65,1) Vacina MenC-CRM 29 69,0% (49,2; 84,7) 53,5 (25,5; 112,0) 19 52,6% (28,9; 75,6) 10,4 (4,4; 22,8) W-135 Nimenrix 188 98,9% (96,2; 99,9) 369,9 (342,0; 460,5) 180 91,1% (86,0; 94,8) 77,7 (61,8; 97,6) Y Nimenrix 188 97,9% (94,6; 99,4) 396,6 (324,0; 485,5) 154 87,0% (80,7; 91,9) 58,1 (44,5; 75,8) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a persistência.

Persistência da resposta imunitária em crianças com 6-10 anos de idade

No estudo MenACWY-TT028, a persistência da resposta imunitária foi avaliada por hSBA, 1 ano após a vacinação de crianças com 6-10 anos de idade primo-imunizadas no estudo MenACWY-TT027 (Tabela 6) (ver secção 4.4).

Tabela 6: Informação de 1 mês após a vacinação e de 1 ano de persistência em crianças com 6-10 anos de idade

Serogr upo

Resposta a 1 mês após a vacinação 1 ano de persistência

N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) A Nimenrix 105 80,0 % (71,1; 87,2) 53,4 (37,3; 76,2) 104 16,3% (9,8; 24,9) 3,5 (2,7; 4,4) ACWY-PS 35 25,7% (12,5;43,3) 4,1 (2,6;6,5) 35 5,7% (0,7;19,2) 2,5 (1,9;3,3) C Nimenrix 101 89,1% (81,3;94,4) 155,8 (99,3;244,3) 105 95,2% (89,2;98,4) 129,5 (95,4;175,9) ACWY-PS 38 39,5% (24,0;56,6) 13,1 (5,4;32,0) 31 32,3% (16,7;51,4) 7,7 (3,5;17,3) W-135 Nimenrix 103 95,1% (89,0;98,4) 133,5 (99,9;178,4) 103 100% (96,5;100) 256,7 (218,2;301,9) ACWY-PS 35 34,3% (19,1;52,2) 5,8 (3,3;9,9) 31 12,9% (3,6;29,8) 3,4 (2,0;5,8) Y Nimenrix 89 83,1% (73,7;90,2) 95,1 (62,4;145,1) 106 99,1% (94,9;100) 265,0 (213,0;329,6) ACWY-PS 32 43,8% (26,4;62,3) 12,5 (5,6;27,7) 36 33,3% (18,6;51,0) 9,3 (4,3;19,9) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a persistência.

Persistência da resposta imunitária em adolescentes

No estudo MenACWY-TT043, a persistência da resposta imunitária foi avaliada 2 anos após a vacinação de adolescentes primo-imunizados no estudo MenACWY-TT036 (Tabela 7). Ver a tabela 4 para os resultados primários deste estudo.

Tabela 7: Informação de 2 anos de persistência (rSBA) em adolescentes com 11-17 anos de idade aquando a vacinação

(11)

Serogr upo

Nimenrix Vacina ACWY-PS

N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) A 445 99,8% (98,8; 100) 1517,4 (1399,7; 1645,1) 144 100% (97,5; 100) 810,6 (695,9; 944,3) C 447 99,3% (98,1; 99,9) 1121,9 (996,9; 1262,6) 145 98,6% (95,1; 99,8) 1499,0 (1119,6; 2006,8) W-135 447 99,6% (98,4; 99,9) 2070,6 (1869,6; 2293,0) 143 95,1% (90,2; 98,0) 442,6 (341,8; 573,0) Y 447 100% (99,2; 100) 3715,9 (3409,3; 4049,9) 142 97,2% (92,9; 99,2) 1090,3 (857,7; 1386,1) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a persistência.

Persistência da resposta imunitária em adolescentes e adultos com 11-25 anos de idade

No estudo MenACWY-TT059, a persistência da resposta imunitária foi avaliada por hSBA, 1 ano após a vacinação de adolescentes e adultos com 11-25 anos de idade primo-imunizados no estudo MenACWY-TT052 (Tabela 8) (ver secção 4.4).

Tabela 8: Informação de 1 mês após a vacinação e de 1 ano de persistência em adolescentes e adultos com 11-25 anos de idade

Serogr upo

1 mês após a vacinação 1 ano de persistência

N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) A 356 82,0% (77,6; 85,9) 58,7 (48,6; 70,9) 350 29,1% (24,4; 34,2) 5,4 (4,5; 6,4) C 359 96,1% (93,5; 97,9) 532,0 (423,8; 667,8)

336

94,9% (92,0; 97,0) 172,0 (142,5; 207,4) W-135 334 91,0% (87,4; 93,9) 116,8 (96,8; 141,0) 327 98,5% (96,5; 99,5) 197,5 (173,0; 225,5) Y 364 95,1% (92,3; 97,0) 246,0 (207,7; 291,4) 356 97,8% (95,6; 99,0) 271,8 (237,5: 311,2) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a persistência.

Memória imunológica

No estudo MenACWY-TT014, a indução da memória imunológica foi avaliada um mês após a administração de uma quinta dose da vacina ACWY-PS (10 µg de cada polissacárido) em crianças no terceiro ano de vida previamente primo-imunizadas no estudo MenACWY-TT013 com Nimenrix ou com uma vacina MenC-CRM registada aos 12 a 14 meses de idade.

(12)

C Nimenrix 31 174,0 (104,8; 288,9) 32 5965,7 (4128,4; 8620,7) Vacina MenC-CRM 28 34,4 (15,8; 75,3) 30 5265,2 (3437,3; 8065,1) W-135 Nimenrix 32 643,8 (394,1; 1051,8) 32 11058,1 (8587,2; 14239,9) Y Nimenrix 32 439,8 (274,0; 705,9) 32 5736,6 (4215,9; 7806,0) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a imunogenicidade.

Indivíduos anteriormente vacinados com uma vacina polissacárida simples contra a Neisseria meningitidis

No estudo MenACWY-TT021realizado em indivíduos com 4,5-34 anos de idade, a imunogenicidade de Nimenrix administrado entre 30 e 42 meses após a vacinação com a vacina ACWY-PS foi

comparada com a imunogenicidade de Nimenrix administrado em indivíduos do mesmo grupo etário que não tinham sido vacinados com nenhuma vacina contra o meningococo nos 10 anos anteriores. Foi observada uma resposta imunitária (rSBA titre ≥8) contra todos os serogrupos (A, C, W-135, Y) em todos os indivíduos, independentemente da história da vacina contra o meningococo. Os GMTs por rSBA foram significativamente inferiores nos indivíduos que tinham administrado uma dose da vacina ACWY-PS, 30-42 meses antes de Nimenrix (Tabela 10) (ver secção 4.4).

Tabela 10: Resposta imunitária (rSBA) 1 mês após a vacinação com Nimenrix em indivíduos de acordo com a sua história da vacina contra o meningococo

Serog rupo

Indivíduos vacinados 30 a 42 meses antes com vacina ACWY-PS

Indivíduos que não tinham administrado uma vacina contra o meningococo nos 10

anos anteriores N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) A 146 100% (97,5; 100) 6868,8 (6044,9; 7805,0) 69 100% (94,8; 100) 13014,9 (10722,2; 15798,0) C 169 100% (97,8; 100) 1945,8 (1583,3; 2391,1) 75 100% (95,2; 100) 5494,6 (4266,3; 7076,5) W-135 169 100% (97,8; 100) 4635,7 (3942,5; 5450,7) 75 100% (95,2; 100) 9078,0 (7087,7; 11627,1) Y 169 100% (97,8; 100) 7799,9 (6682,8; 9103,6) 75 100% (95,2; 100) 13895,5 (11186,2; 17260,9) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a imunogenicidade.

A Agência Europeia de Medicamentos diferiu a obrigação de apresentação dos resultados dos estudos com Nimenrix em um ou mais sub-grupos da população pediátrica na prevenção da doença

meningocócica causada pelos serogrupos A, C, W-135 e Y da Neisseria meningitidis (ver secção 4.2 para informação sobre utilização pediátrica).

5.2 Propriedades farmacocinéticas

Não aplicável.

5.3 Dados de segurança pré-clínica

Os dados não clínicos não revelam riscos especiais para o ser humano, segundo estudos de tolerâcia local, toxicidade aguda, toxicidade de dose repetida, toxicidade reprodutiva e desenvolvimento e estudos de fertilidade.

(13)

6.1 Lista dos excipientes Pó: Sacarose Trometamol Solvente: Cloreto de sódio

Água para preparações injetáveis

6.2 Incompatibilidades

Na ausência de estudos de compatibilidade, este medicamento não deve ser misturado com outros medicamentos.

6.3 Prazo de validade

3 anos

Após a reconstituição, a vacina deve ser administrada imediatamente. Contudo foi demonstrada durante 24 horas a 30ºC a estabilidade física e química em utilização.

Após reconstituição

6.4 Precauções especiais de conservação

Conservar no frigorífico (2ºC – 8ºC). Não congelar.

Conservar na embalagem de origem para proteger da luz.

Condições de conservação do medicamento após reconstituição, ver secção 6.3.

6.5 Natureza e conteúdo do recipiente

Pó em frasco para injetáveis (vidro tipo I) com rolha (borracha de butil) e solvente numa seringa pré-cheia com um travão (borracha de butil).

Embalagens de 1 e 10 com ou sem agulhas.

(14)

6.6 Precauções especiais de eliminação e manuseamento

Instruções para reconstituição da vacina com o solvente em seringa pré-cheia

Nimenrix deve ser reconstituído através da adição de todo o conteúdo da seringa pré-cheia de solvente no frasco para injetáveis que contem o pó.

Para colocar a agulha na seringa, ver a figura em baixo. Contudo a seringa fornecida com Nimenrix pode ser ligeiramente diferente (sem rosca) que a seringa descrita na figura. Neste caso, a agulha deve ser colocada sem enroscar.

1. Segurar a cânula

(evitar segurar a seringa pelo êmbolo), desenroscar da seringa com uma mão a cápsula de fecho da seringa, rodando-a no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

2. Para colocar a agulha na seringa, rodar a agulha no sentido dos ponteiros do relógio na seringa até a sentir fixa.

3. Remover a proteção da agulha, que por vezes pode estar ligeiramente presa.

4. Adicionar o solvente ao pó. Após a adição do solvente ao pó, a mistura deve ser bem agitada até o pó estar completamente dissolvido no solvente.

A vacina reconstituída é uma solução límpida incolor.

Antes da administração, a vacina reconstituída deve ser visualmente inspecionada para deteção de partículas estranhas e/ou alteração do aspeto físico. Rejeitar a vacina na eventualidade de se observar uma destas situações.

Após a reconstituição, a vacina deve ser administrada imediatamente. Deve ser utilizada uma nova agulha para administrar a vacina.

Qualquer medicamento não utilizado ou resíduos devem ser eliminados de acordo com as exigências locais.

7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

GlaxoSmithKline Biologicals S.A. Rue de l’Institut 89 B-1330 Rixensart, Bélgica Êmbolo da seringa Cânula da seringa Cápsula de fecho da seringa Proteção da agulha

(15)

8. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE

INTRODUÇÃO NO MERCADO

Data da primeira autorização:

10. DATA DA REVISÃO DO TEXTO

Está disponível informação pormenorizada sobre este medicamento no sítio da internet da Agência Europeia de Medicamentos: http://www.ema.europa.eu.

(16)

1. NOME DO MEDICAMENTO

Nimenrix pó e solvente para solução injetável em ampola

Vacina conjugada contra o meningococo dos serogrupos A, C, W-135 e Y

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Após reconstituição, 1 dose (0,5 ml) contém:

Polissacárido da Neisseria meningitidis do serogroupo A1 5 microgramas Polissacárido da Neisseria meningitidis do serogroupo C1 5 microgramas Polissacárido da Neisseria meningitidis do serogroupo W-1351 5 microgramas Polissacárido da Neisseria meningitidis do serogroupo Y1 5 microgramas

1

conjugado com o toxoide do tétano como proteína transportadora 44 microgramas Lista completa de excipientes, ver secção 6.1.

3. FORMA FARMACÊUTICA

Pó e solvente para solução injetável. O pó é branco.

O solvente é límpido e incolor.

4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS

4.1 Indicações terapêuticas

Nimenrix está indicado na imunização ativa de indivíduos a partir dos 12 meses de idade contra a doença meningocócica invasiva causada pela Neisseria meningitidis dos serogrupos A, C, W-135 e Y. 4.2 Posologia e modo de administr ação

Posologia

Nimenrix deve ser administrado de acordo com as recomendações oficiais disponíveis. Vacinação primária:

Uma dose única de 0,5 ml da vacina reconstituída é administrada para imunização. Vacinação de reforço:

Nimenrix pode ser administrado como uma dose de reforço em indivíduos anteriormente vacinados com uma vacina contra o meningococo polissacárida simples (ver secções 4.4 e 5.1).

A necessidade de uma dose de reforço em indivíduos primo-imunizados com Nimenrix ainda não foi estabelecida (ver secções 4.4 e 5.1).

População pediátrica

A segurança e a eficácia de Nimenrix em crianças com menos de 12 meses de idade não foram ainda estabelecidas.

(17)

Não existem dados disponíveis em indivíduos > 55 anos de idade. Modo de administração

A imunização deve ser realizada por injeção apenas por via intramuscular, preferencialmente no músculo deltoide.

Em crianças dos 12 aos 23 meses de idade, a vacina pode também ser administrada na zona anterolateral da coxa (ver secções 4.4 e 4.5).

Para instruções acerca da reconstituição do medicamento antes da administração, ver secção 6.6.

4.3 Contraindicações

Hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer um dos excipientes mencionados na secção 6.1.

4.4 Advertências e precauções especiais de utilização

Nimenrix não deve, em circunstância alguma, ser administrado por via intravascular, intradérmica ou subcutânea.

É boa prática clínica antes da vacinação realizar-se uma revisão da história clínica (especialmente no que diz respeito a vacinações anteriores e possível ocorrência de efeitos indesejáveis) e um exame clínico.

Deverá dispor-se sempre de pronta supervisão e tratamento médicos adequados, em caso de ocorrência de um acontecimento anafilático raro após a administração da vacina.

A administração de Nimenrix deve ser adiada nos indivíduos que apresentem doença febril aguda grave. A presença de uma infeção ligeira, como uma constipação, não deve resultar num adiamento da vacinação.

Pode ocorrer síncope (desmaio) após ou mesmo antes de qualquer vacinação, especialmente em adolescentes como uma resposta psicogénica à injeção por agulhas. Isto pode ser acompanhado por vários sinais neurológicos tais como distúrbios visuais transitórios, parestesia, movimentos

tonicoclónicos dos membros durante a recuperação. É importante que estejam implementados procedimentos que evitem as lesões pelos desmaios.

Nimenrix deve ser administrado com precaução a indivíduos com trombocitopenia ou qualquer perturbação da coagulação, dada a possibilidade de ocorrência de hemorragia nestes indivíduos, após uma administração por via intramuscular.

Nimenrix apenas irá conferir proteção contra os serogrupos A, C, W-135 e Y da Neisseria

(18)

indivíduos que não tinham sido vacinados com nenhuma vacina contra o meningococo nos 10 anos anteriores (ver secção 5.1). A relevância clínica desta observação não é conhecida.

A segurança e a imunogenicidade de Nimenrix foram avaliadas na administração sequencial ou concomitante com uma vacina DTPa-VHB-IPV/Hib no segundo ano de vida. A administração de Nimenrix, um mês depois da vacina DTPa-VHB-IPV/Hib, resultou em GMTs por rSBA de MenA, MenC e MenW-135 inferiores (ver secção 4.5). Não é conhecida a relevância clínica desta observação. A reactogenicidade notificada quer quando as vacinas foram administradas concomitantemente ou administradas sequencialmente foi semelhante à reactogenicidade notificada após a administração de uma dose de reforço da vacina DTPa-VHB-IPV/Hib durante o segundo ano de idade.

Efeito dos anticorpos antitétano anteriores à vacinação

Apesar de ter sido observado um aumento das concentrações em anticorpos antitoxoide do tétano (TT) após a vacinação com Nimenrix, Nimenrix não substitui a imunização contra o tétano. Administrar Nimenrix com ou um mês antes da vacina contendo o toxoide do tétano no segundo ano de vida não diminui a resposta ao toxoide do tétano ou afeta significativamente a segurança. Não existe disponível informação para além dos 2 anos de vida.

Efeito de Nimenrix nas concentrações em anticorpos antitétano

Os estudos com Nimenrix demonstraram uma diminuição rápida (avaliada nos 12 meses seguintes após a dose) dos títulos de anticorpos bactericidas séricos contra MenA, quando se utilizou o complemento humano no ensaio bactericida sérico (hSBA) (ver secção 5.1).

Persistência dos títulos de anticorpos bactericidas séricos contra MenA

A relevância clínica da rápida diminuição dos títulos de anticorpos hSBA-MenA não é conhecida. Contudo, se é esperado que um indivíduo esteja em risco particular de exposição ao MenA e que tenha administrado a primeira dose de Nimenrix há mais de aproximadamente um ano antes, pode ser considerada a administração de uma segunda dose. A informação disponível indica que uma segunda dose irá conferir uma resposta imunitária anamnéstica para todos os quatro tipos de meningococo da vacina. Atualmente a informação disponível sobre a segurança de uma segunda dose é muito limitada.

4.5 Interações medicamentosas e outras formas de interação

Nimenrix pode ser administrado concomitantemente com as seguintes vacinas: vacinas contra a hepatite A (VHA) e hepatite B (VHB), vacina contra o sarampo-papeira-rubéola (MMR), vacina contra o sarampo-papeira-rubéola-varicela (MMRV), vacina pneumocócica polissacárida conjugada 10 valente ou vacina contra a gripe sazonal sem adjuvante.

Nimenrix pode também ser administrado concomitantemente com as vacinas combinadas contra a difteria-tétano-tosse convulsa acelular no segundo ano de vida, incluindo as vacinas DTPa combinadas com hepatite B, poliomielite inativada ou Haemophilus influenzae do tipo b, tais como a vacina DTPa-VHB-IPV/Hib.

Sempre que possível, Nimenrix e a vacina contendo o toxoide do tétano, tal como a vacina DTPa-VHB-IPV/Hib devem ser administradas concomitantemente ou Nimenrix deve ser administrado pelo menos um mês antes da vacina contendo o toxoide do tétano. A administração sequencial de Nimenrix um mês após a administração da vacina DTPa-VHB-IPV/Hib resultou em GMTs MenA, MenC e MenW-135 inferiores. A relevância clínica desta observação não é conhecida, uma vez que pelo menos 99,4% dos indivíduos (N=178) tinham títulos rSBA ≥ 8 para cada serogrupo (A, C, W -135 e Y) (ver secção 4.4).

Um mês após a administração concomitante com a vacina pneumocócica polissacárida conjugada 10 valente, foram observadas Concentrações Médias Geométricas (Geometric Mean antibody

Concentrations - GMCs) de anticorpos e GMTs de anticorpos pelo ensaio de opsonofagocitose (opsonophagocytic assay - OPA) inferiores para um serotipo do pneumococos (18C conjugado ao toxoide do tétano como proteína transportadora). A relevância clínica desta observação não é

(19)

conhecida. Não houve impacto da administração concomitante sobre os outros nove serotipos do pneumococo.

No caso de Nimenrix ser administrado na mesma altura que outras vacinas injetáveis, as vacinas devem ser sempre administradas em locais de injeção diferentes.

Pode ser esperado que nos doentes a receber tratamento imunossupressor não seja obtida uma resposta imunitária adequada.

4.6 Fertilidade, gravidez e aleitamento

Gravidez

A experiência na administração de Nimenrix em mulheres grávidas é limitada.

Os estudos em animais não indicam efeitos nefastos diretos ou indiretos no que respeita à gravidez, desenvolvimento embrionário/fetal, parto ou desenvolvimento pós-natal (ver secção 5.3).

Nimenrix deve apenas ser administrado durante a gravidez quando claramente necessário e as possíveis vantagens sejam superiores aos potenciais riscos para o feto.

Amamentação

Desconhece-se se Nimenrix é excretado no leite humano.

Nimenrix deve apenas ser administrado durante a amamentação quando as possíveis vantagens sejam superiores aos potenciais riscos para o feto.

Fertilidade

Os estudos em animais não indicam efeitos nefastos diretos ou indiretos no que respeita à fertilidade.

4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas

Não foram realizados estudos sobre os efeitos de Nimenrix sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas. Contudo, alguns efeitos mencionados na secção 4.8 Efeitos indesejáveis podem afetar a capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.

4.8 Efeitos indesejáveis

Sumário do perfil de segurança

(20)

16,3% e 16,4% respetivamente), sintomas gastrointestinais (7,5%, 6,4% e 6,3% respetivamente) e febre (7,5%, 4,1% e 4,0% respetivamente).

Lista em formato tabelar das reações adversas

As reações adversas observadas durante os ensaios clínicos incluídas na análise conjunta de segurança são apresentadas na tabela seguinte.

As reações adversas notificadas foram listadas de acordo com as seguintes categorias de frequência: Muito frequentes: (≥ 1/10)

Frequentes: (≥1/100 a <1/10) Pouco frequentes: (≥1/1.000 a <1/100) Raros: (≥1/10.000 a <1/1.000) Muito raros: (<1/10.000)

Classes de sistemas de órgãos Frequência Acontecimentos adversos

Doenças do metabolismo e da nutrição Muito frequentes Perda de apetite Perturbações do foro psiquiátrico Muito frequentes Irritabilidade Pouco frequentes Insónia, choro Doenças do sistema nervoso Muito

frequentes

Sonolência, cefaleias Pouco

frequentes

Hipoestesia, tonturas

Doenças gastrointestinais Frequentes Sintomas gastrointestinais (incluindo diarreia, vómitos e náuseas)

Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos

Pouco frequentes

Prurido, erupções cutâneas Afeções musculosqueléticas e

dos tecidos conjuntivos

Pouco frequentes

Mialgia, dor nas extremidades Perturbações gerais e alterações

no local de administração

Muito frequentes

Febre, inchaço, dor e vermelhidão no local de injeção, fadiga

Frequentes Hematoma no local de injeção Pouco

frequentes

Mal-estar, reações no local de injeção (incluindo induração, prurido, sensação de calor,

anestesia)

4.9 Sobredosagem

Não foram notificados casos de sobredosagem.

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS

5.1 Propriedades farmacodinâmicas

Grupo farmacoterapêutico: vacinas, vacinas contra o meningococo, código ATC: J07AH08 Mecanismo de ação

Os anticorpos do meningococo anticapsulares protegem contra as doenças meningocócicas por via da atividade bactericida mediada pelo complemento. Nimenrix induz a produção de anticorpos

(21)

bactericidas contra os polissacáridos capsulares dos serogrupos A, C, W-135 e Y quando determinados por ensaios que utilizam o complemento do coelho (rSBA) ou o complemento humano (hSBA). Efeitos farmacodinâmicos

O programa clínico de Nimenrix incluiu 17 ensaios clínicos realizados em 17 países em todo o mundo. A eficácia da vacina foi inferida pela demonstração da não inferioridade imunológica (baseada

principalmente na comparação de proporções com títulos rSBA de pelo menos 1:8) com as vacinas contra o meningococo registadas. A imunogenicidade foi avaliada através do ensaio rSBA ou hSBA, que são biomarcadores para a eficácia protetora contra o meningococo dos serogrupos A, C, W-135 e Y.

Imunogenicidade em crianças com 12-23 meses de idade

Nos ensaios clínicos MenACWY-TT039 e MenACWY-TT040, foi avaliada a resposta imunológica à vacinação quer com Nimenrix quer com uma vacina contra o meningococo conjugada com o C-CRM197 (MenC-CRM) registada.

Nimenrix conferiu uma resposta em anticorpos bactericidas contra os quatro serogrupos, com uma resposta contra o serogrupo C comparável à conferida pela vacina MenC-CRM registada em termos de títulos rSBA ≥ 8 (Tabela 1).

Tabela 1: Respostas em anticorpos bactericidas (rSBA) em crianças com 12-23 meses de idade

Serogrupo Resposta a Estudo MenACWY-TT039 rSBA(1) Estudo MenACWY-TT040 rSBA(2) N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) A Nimenrix 354 99,7% (98,4; 100) 2205,0 (2007,8; 2421,6) 183 98,4% (95,3; 99,7) 3169,9 (2577,2; 3898,8) C Nimenrix 354 99,7% (98,4; 100) 477,6 (437,3; 521,6) 183 97,3% (93,7; 99,1) 828,7 (672,4; 1021,4) Vacina MenC-CRM 121 97,5% (92,9; 99,5) 212,3 (170,0; 265,2) 114 98,2% (93,8; 99,8) 691,4 (520,8; 917,9) W-135 Nimenrix 354 100% (99,0; 100) 2681,7 (2453,1; 2931,6) 186 98,4% (95,4; 99,7) 4022,3 (3269,2; 4948,8) Y Nimenrix 354 100% (99,0; 100) 2729,4 (2472,7; 3012,8) 185 97,3% (93,8; 99,1) 3167,7 (2521,9; 3978,9)

(22)

C Nimenrix 341 98,5% (96,6; 99,5) 196,0 (175,4; 219,0) Vacina MenC-CRM 116 81,9% (73,7; 88,4) 40,3 (29,5; 55,1) W-135 Nimenrix 336 87,5% (83,5; 90,8) 48,9 (41,2; 58,0) Y Nimenrix 329 79,3% (74,5; 83,6) 30,9 (25,8; 37,1) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a imunogenicidade.

(1)

recolha da amostra sanguínea realizada 42 a 56 dias após a vacinação Imunogenicidade em crianças com 2-10 anos de idade

Em dois estudos comparativos realizados em indivíduos com 2-10 anos de idade, a um grupo foi administrada uma dose de Nimenrix e a um segundo grupo foi administrada uma dose da vacina MenC-CRM registada (estudo MenACWY-TT081) ou uma dose da vacina contra o meningococo dos serogrupos A, C, W-135, Y, polissacárida simples (ACWY-PS) da GlaxoSmithKline Biologicals registada (estudo MenACWY-TT038 ), como comparador.

No estudo MenACWY-TT038, Nimenrix demonstrou não inferioridade com a vacina ACWY-PS registada, em termos de resposta à vacina para os quatro serogrupos (A, C, W-135 e Y) (ver Tabela 3). A resposta à vacina foi definida como a proporção de indivíduos com:

• títulos rSBA ≥ 32, nos indivíduos inicialmente seronegativos (isto é, títulos rSBA < 8 antes da vacinação)

• aumento de pelo menos 4 vezes nos títulos rSBA de antes da vacinação para após a vacinação, nos indivíduos inicialmente seropositivos (isto é, títulos rSBA ≥ 8 an tes da vacinação)

No estudo MenACWY-TT081, Nimenrix demonstrou não inferioridade com outra vacina MenC-CRM registada, em termos de resposta à vacina para o serogrupo MenC [94,8% (IC 95%: 91,4; 97,1) e 95,7% (IC 95%: 89,2; 98,8) respetivamente], os GMTs foram inferiores no grupo de Nimenrix [2794,8 (IC 95%: 2393,5; 3263,3)] versus a vacina MenC-CRM [5291,6 (IC 95%: 3814,6; 7340,5)].

Tabela 3: Respostas em anticorpos bactericidas (rSBA) para Nimenrix e vacina ACWY-PS em crianças com 2-10 anos de idade, 1 mês após a vacinação (estudo MenACWY-TT038)

Serogr upo

Nimenrix Vacina ACWY-PS

N RV (IC 95%) GMT (IC 95%) N RV (IC 95%) GMT (IC 95%) A 638 88,6% (85,8; 90,9) 6309,7 (5979,0; 6658,8) 206 65,5% (58,6; 72,0) 2309,4 (2055,8; 2594,3) C 732 95,9% (94,2; 97,2) 4983,6 (4514,1; 5502,0) 251 89,6% (85,2; 93,1) 1386,8 (1108,9; 1734,4) W-135 738 97,4% (96,0; 98,4) 11569,8 (10910,7; 12268,7) 252 82,5% (77,3; 87,0) 2150,6 (1823,9; 2535,8) Y 771 92,5% (90,4; 94,2) 10886,6 (10310,7; 11494,5) 258 68,6% (62,6; 74,2) 2544,7 (2178,2; 2972,9) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a imunogenicidade.

RV: resposta à vacina

Imunogenicidade em adolescentes com 11-17 anos de idade e em adultos ≥ 18 anos de idade Em dois ensaios clínicos realizados em adolescentes com 11-17 anos de idade (estudo MenACWY-TT036) e em adultos com 18-55 anos de idade (estudo MenACWY-TT035) foi administrada quer uma dose de Nimenrix quer uma dose da vacina ACWY-PS.

(23)

Tanto para os adolescentes como para os adultos, Nimernix demonstrou não inferioridade imunológica com a vacina ACWY-PS em termos de resposta à vacina como definida anteriormente (Tabela 4). A resposta aos quatro serogrupos do meningococo conferida por Nimenrix foi semelhante ou superior à conferida pela vacina ACWY-PS.

Tabela 4: Respostas em anticorpos bactericidas (rSBA) para Nimenrix e para a vacina ACWY-PS em adolescentes com 11-17 anos de idade e em adultos ≥ 18 anos de idade, 1 mês após a vacinação

Estudo (Faixa etária)

Serog rupo

Nimenrix Vacina ACWY-PS

N RV (IC 95%) GMT (IC 95%) N RV (IC 95%) GMT (IC 95%) Estudo MenACWY-TT036 (11-17 anos) A 615 85,4% (82,3; 88,1) 6106,8 (5739,5; 6497,6) 215 79,5% (73,5; 84,7) 3203,0 (2854,1; 3594,6) C 719 97,1% (95,6; 98,2) 12645,5 (11531,8; 13866,7) 237 96,6% (93,5; 98,5) 8271,6 (6937,3; 9862,4) W-135 717 96,5% (94,9; 97,7) 8390,1 (7777,8; 9050,7) 242 88,0% (83,2; 91,8) 2679,3 (2363,7; 3037,2) Y 737 93,1% (91,0; 94,8) 13865,2 (12968,1; 14824,4) 246 78,0% (72,3; 83,1) 5245,3 (4644,2; 5924,1) Estudo MenACWY-TT035 (18-55 anos) A 743 80,1% (77,0; 82,9) 3624,7 (3371,7; 3896,8) 252 69,8% (63,8; 75,4) 2127,2 (1909,2; 2370,1) C 849 91,5% (89,4; 93,3) 8865,9 (8011,0; 9812,0) 288 92,0% (88,3; 94,9) 7371,2 (6297,4; 8628,2) W-135 860 90,2% (88,1; 92,1) 5136,2 (4698,8; 5614,3) 283 85,5% (80,9; 89,4) 2461,3 (2081,0; 2911,0) Y 862 87,0% (84,6; 89,2) 7710,7 (7100,1; 8373,8) 288 78,8% (73,6; 83,4) 4314,3 (3782,1; 4921,5) A análise da imunogenicidade foi realizada nas coortes ATP para a imunogenicidade.

RV: resposta à vacina

Persistência da resposta imunitária

A persistência da resposta imunitária conferida por Nimenrix foi avaliada em indivíduos dos 12 meses aos 55 anos de idade, 12 a 42 meses após a vacinação.

(24)

Tabela 5: Informação de 2 anos de persistência em crianças com 12-23 meses de idade aquando a vacinação Serogr upo Resposta a rSBA hSBA N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) A Nimenrix 181 97,8% (94,4; 99,4) 420,3 (356,1; 495,9) 183 23,0% (17,1; 29,7) 3,8 (3,2; 4,5) C Nimenrix 186 88,2% (82,6; 92,4) 98,1 (77,7; 123,8) 175 86,9% (80,9; 91,5) 50,2 (38,7; 65,1) Vacina MenC-CRM 29 69,0% (49,2; 84,7) 53,5 (25,5; 112,0) 19 52,6% (28,9; 75,6) 10,4 (4,4; 22,8) W-135 Nimenrix 188 98,9% (96,2; 99,9) 369,9 (342,0; 460,5) 180 91,1% (86,0; 94,8) 77,7 (61,8; 97,6) Y Nimenrix 188 97,9% (94,6; 99,4) 396,6 (324,0; 485,5) 154 87,0% (80,7; 91,9) 58,1 (44,5; 75,8) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a persistência.

Persistência da resposta imunitária em crianças com 6-10 anos de idade

No estudo MenACWY-TT028, a persistência da resposta imunitária foi avaliada por hSBA, 1 ano após a vacinação de crianças com 6-10 anos de idade primo-imunizadas no estudo MenACWY-TT027 (Tabela 6) (ver secção 4.4).

Tabela 6: Informação de 1 mês após a vacinação e de 1 ano de persistência em crianças com 6-10 anos de idade

Serogr upo

Resposta a 1 mês após a vacinação 1 ano de persistência

N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) A Nimenrix 105 80,0 % (71,1; 87,2) 53,4 (37,3; 76,2) 104 16,3% (9,8; 24,9) 3,5 (2,7; 4,4) ACWY-PS 35 25,7% (12,5;43,3) 4,1 (2,6;6,5) 35 5,7% (0,7;19,2) 2,5 (1,9;3,3) C Nimenrix 101 89,1% (81,3;94,4) 155,8 (99,3;244,3) 105 95,2% (89,2;98,4) 129,5 (95,4;175,9) ACWY-PS 38 39,5% (24,0;56,6) 13,1 (5,4;32,0) 31 32,3% (16,7;51,4) 7,7 (3,5;17,3) W-135 Nimenrix 103 95,1% (89,0;98,4) 133,5 (99,9;178,4) 103 100% (96,5;100) 256,7 (218,2;301,9) ACWY-PS 35 34,3% (19,1;52,2) 5,8 (3,3;9,9) 31 12,9% (3,6;29,8) 3,4 (2,0;5,8) Y Nimenrix 89 83,1% (73,7;90,2) 95,1 (62,4;145,1) 106 99,1% (94,9;100) 265,0 (213,0;329,6) ACWY-PS 32 43,8% (26,4;62,3) 12,5 (5,6;27,7) 36 33,3% (18,6;51,0) 9,3 (4,3;19,9) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a persistência.

Persistência da resposta imunitária em adolescentes

No estudo MenACWY-TT043, a persistência da resposta imunitária foi avaliada 2 anos após a vacinação de adolescentes primo-imunizados no estudo MenACWY-TT036 (Tabela 7). Ver a tabela 4 para os resultados primários deste estudo.

Tabela 7: Informação de 2 anos de persistência (rSBA) em adolescentes com 11-17 anos de idade aquando a vacinação

(25)

Serogr upo

Nimenrix Vacina ACWY-PS

N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) A 445 99,8% (98,8; 100) 1517,4 (1399,7; 1645,1) 144 100% (97,5; 100) 810,6 (695,9; 944,3) C 447 99,3% (98,1; 99,9) 1121,9 (996,9; 1262,6) 145 98,6% (95,1; 99,8) 1499,0 (1119,6; 2006,8) W-135 447 99,6% (98,4; 99,9) 2070,6 (1869,6; 2293,0) 143 95,1% (90,2; 98,0) 442,6 (341,8; 573,0) Y 447 100% (99,2; 100) 3715,9 (3409,3; 4049,9) 142 97,2% (92,9; 99,2) 1090,3 (857,7; 1386,1) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a persistência.

Persistência da resposta imunitária em adolescentes e adultos com 11-25 anos de idade

No estudo MenACWY-TT059, a persistência da resposta imunitária foi avaliada por hSBA, 1 ano após a vacinação de adolescentes e adultos com 11-25 anos de idade primo-imunizados no estudo MenACWY-TT052 (Tabela 8) (ver secção 4.4).

Tabela 8: Informação de 1 mês após a vacinação e de 1 ano de persistência em adolescentes e adultos com 11-25 anos de idade

Serogr upo

1 mês após a vacinação 1 ano de persistência

N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) A 356 82,0% (77,6; 85,9) 58,7 (48,6; 70,9) 350 29,1% (24,4; 34,2) 5,4 (4,5; 6,4) C 359 96,1% (93,5; 97,9) 532,0 (423,8; 667,8)

336

94,9% (92,0; 97,0) 172,0 (142,5; 207,4) W-135 334 91,0% (87,4; 93,9) 116,8 (96,8; 141,0) 327 98,5% (96,5; 99,5) 197,5 (173,0; 225,5) Y 364 95,1% (92,3; 97,0) 246,0 (207,7; 291,4) 356 97,8% (95,6; 99,0) 271,8 (237,5: 311,2) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a persistência.

Memória imunológica

No estudo MenACWY-TT014, a indução da memória imunológica foi avaliada um mês após a administração de uma quinta dose da vacina ACWY-PS (10 µg de cada polissacárido) em crianças no terceiro ano de vida previamente primo-imunizadas no estudo MenACWY-TT013 com Nimenrix ou com uma vacina MenC-CRM registada aos 12 a 14 meses de idade.

(26)

C Nimenrix 31 174,0 (104,8; 288,9) 32 5965,7 (4128,4; 8620,7) Vacina MenC-CRM 28 34,4 (15,8; 75,3) 30 5265,2 (3437,3; 8065,1) W-135 Nimenrix 32 643,8 (394,1; 1051,8) 32 11058,1 (8587,2; 14239,9) Y Nimenrix 32 439,8 (274,0; 705,9) 32 5736,6 (4215,9; 7806,0) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a imunogenicidade.

Indivíduos anteriormente vacinados com uma vacina polissacárida simples contra a Neisseria meningitidis

No estudo MenACWY-TT021realizado em indivíduos com 4,5-34 anos de idade, a imunogenicidade de Nimenrix administrado entre 30 e 42 meses após a vacinação com a vacina ACWY-PS foi

comparada com a imunogenicidade de Nimenrix administrado em indivíduos do mesmo grupo etário que não tinham sido vacinados com nenhuma vacina contra o meningococo nos 10 anos anteriores. Foi observada uma resposta imunitária (rSBA titre ≥8) contra todos os serogrupos (A, C, W-135, Y) em todos os indivíduos, independentemente da história da vacina contra o meningococo. Os GMTs por rSBA foram significativamente inferiores nos indivíduos que tinham administrado uma dose da vacina ACWY-PS, 30-42 meses antes de Nimenrix (Tabela 10) (ver secção 4.4).

Tabela 10: Resposta imunitária (rSBA) 1 mês após a vacinação com Nimenrix em indivíduos de acordo com a sua história da vacina contra o meningococo

Serog rupo

Indivíduos vacinados 30 a 42 meses antes com vacina ACWY-PS

Indivíduos que não tinham administrado uma vacina contra o meningococo nos 10

anos anteriores N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) N ≥8 (IC 95%) GMT (IC 95%) A 146 100% (97,5; 100) 6868,8 (6044,9; 7805,0) 69 100% (94,8; 100) 13014,9 (10722,2; 15798,0) C 169 100% (97,8; 100) 1945,8 (1583,3; 2391,1) 75 100% (95,2; 100) 5494,6 (4266,3; 7076,5) W-135 169 100% (97,8; 100) 4635,7 (3942,5; 5450,7) 75 100% (95,2; 100) 9078,0 (7087,7; 11627,1) Y 169 100% (97,8; 100) 7799,9 (6682,8; 9103,6) 75 100% (95,2; 100) 13895,5 (11186,2; 17260,9) A análise da imunogenicidade foi realizada na coorte ATP para a imunogenicidade.

A Agência Europeia de Medicamentos diferiu a obrigação de apresentação dos resultados dos estudos com Nimenrix em um ou mais sub-grupos da população pediátrica na prevenção da doença

meningocócica causada pelos serogrupos A, C, W-135 e Y da Neisseria meningitidis (ver secção 4.2 para informação sobre utilização pediátrica).

5.2 Propriedades farmacocinéticas

Não aplicável.

5.3 Dados de segurança pré-clínica

Os dados não clínicos não revelam riscos especiais para o ser humano, segundo estudos de tolerâcia local, toxicidade aguda, toxicidade de dose repetida, toxicidade reprodutiva e desenvolvimento e estudos de fertilidade.

(27)

6.1 Lista dos excipientes Pó: Sacarose Trometamol Solvente: Cloreto de sódio

Água para preparações injetáveis

6.2 Incompatibilidades

Na ausência de estudos de compatibilidade, este medicamento não deve ser misturado com outros medicamentos.

6.3 Prazo de validade

3 anos

Após a reconstituição, a vacina deve ser administrada imediatamente. Contudo foi demonstrada durante 24 horas a 30ºC a estabilidade física e química em utilização.

Após reconstituição

6.4 Precauções especiais de conservação

Conservar no frigorífico (2ºC – 8ºC). Não congelar.

Conservar na embalagem de origem para proteger da luz.

Condições de conservação do medicamento após reconstituição, ver secção 6.3.

6.5 Natureza e conteúdo do recipiente

Pó em frasco para injetáveis (vidro tipo I) com rolha (borracha de butil) e solvente numa ampola (vidro tipo I).

Embalagens de 1, 10 e 100.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

6.6 Precauções especiais de eliminação e manuseamento

(28)

Qualquer medicamento não utilizado ou resíduos devem ser eliminados de acordo com as exigências locais.

7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

GlaxoSmithKline Biologicals S.A. Rue de l’Institut 89

B-1330 Rixensart, Bélgica

8. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE

INTRODUÇÃO NO MERCADO

Data da primeira autorização:

10. DATA DA REVISÃO DO TEXTO

Está disponível informação pormenorizada sobre este medicamento no sítio da internet da Agência Europeia de Medicamentos: http://www.ema.europa.eu.

(29)

ANEXO II

A. FABRICANTES DAS SUBSTÂNCIAS ATIVAS DE ORIGEM

BIOLÓGICA E FABRICANTE RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE

B. CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RELATIVAS AO FORNECIMENTO E

UTILIZAÇÃO

C. OUTRAS CONDIÇÕES E REQUISITOS DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO

(30)

A FABRICANTES DAS SUBSTÂNCIAS ATIVAS DE ORIGEM BIOLÓGICA E FABRICANTE RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE

Nome e endereço dos fabricantes das substâncias ativas de origem biológica GlaxoSmithKline Biologicals S.A.

89, rue de l'Institut B-1330 Rixensart Bélgica GlaxoSmithKine Biologicals Kft. HU-2100 Gödöllö Táncsics Mihály út 82. Hungria

GlaxoSmithKline Biologicals S.A. Parc de la Noire Epine

20, rue Fleming B-1300 Wavre Bélgica

Nome e endereço do fabricante responsável pela libertação do lote GlaxoSmithKline Biologicals S.A.

89, rue de l'Institut B-1330 Rixensart Bélgica

O folheto informativo que acompanha o medicamento tem de mencionar o nome e endereço do fabricante responsável pela libertação do lote em causa.

B. CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RELATIVAS AO FORNECIMENTO E

UTILIZAÇÃO

Medicamento sujeito a receita médica. • Libertação oficial do lote

Nos termos do artigo 114.º da Diretiva 2001/83/EC, a libertação oficial do lote será feita por um laboratório estatal ou um laboratório designado para esse efeito.

C. OUTRAS CONDIÇÕES E REQUISITOS DA AUTORIZAÇÃO DE

INTRODUÇÃO NO MERCADO

O Titular da AIM tem de assegurar que o sistema de farmacovigilância apresentado no Módulo 1.8.1. da Autorização de Introdução no Mercado está implementado e em funcionamento antes e enquanto o medicamento estiver no mercado.

Sistema de farmacovigilância

O Titular da AIM deve efetuar as atividades de farmacovigilância detalhadas no Plano de Farmacovigilância, de acordo com o Plano de Gestão do Risco apresentado no Módulo 1.8.2. da Autorização de Introdução no Mercado, e quaisquer atualizações subsequentes do PGR adotadas pelo Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP).

(31)

De acordo com a Norma Orientadora do CHMP sobre Sistemas de Gestão do Risco para

medicamentos de uso humano, a atualização do PGR deve ser apresentada ao mesmo tempo que o próximo Relatório Periódico de Segurança (RPS).

Além disso, deve ser apresentado um PGR atualizado

• Quando for recebida nova informação que possa ter impacto nas atuais Especificações de Segurança, no Plano de Farmacovigilância ou nas atividades de minimização do risco • No período de 60 dias após ter sido atingido um objetivo importante (farmacovigilância ou

minimização do risco)

• A pedido da Agência Europeia de Medicamentos

O ciclo do RPS do medicamento deverá seguir um ciclo semestral até decisão contrária, por parte do CHMP.

CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RELATIVAS À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ

DO MEDICAMENTO

Não aplicável.

OBRIGAÇÃO DE REALIZAR AS MEDIDAS DE PÓS-AUTORIZAÇÃO O Titular da AIM deverá completar, dentro dos prazos indicados, as seguintes medidas:

Descrição Data limite

Estudo para avaliar os títulos imediatos e a longo prazo conferidos por uma ou duas doses de Nimenrix administrado em crianças com 12-23 meses de idade de acordo com um protocolo acordado com o CHMP

CSR final em junho 2015 Estudo para avaliar a persistência de anticorpos após a administração de uma dose

de Nimenrix aos 12 meses de idade ou de duas doses aos 9 e 12 meses de idade depois da avaliação da segurança e de imunogenicidade de uma dose de reforço administrada 5 anos após a vacinação

CSR final em dezembro de 2014

(32)

ANEXO III

(33)
(34)

INDICAÇÕES A INCLUIR NO ACONDICIONAMENTO SECUNDÁRIO 1 FRASCO PARA INJETÁVEIS E 1 SERINGA PRÉ-CHEIA SEM AGULHA 1 FRASCO PARA INJETÁVEIS E 1 SERINGA PRÉ-CHEIA COM 2 AGULHAS 10 FRASCOS PARA INJETÁVEIS E 10 SERINGA PRÉ-CHEIA SEM AGULHA 10 FRASCOS PARA INJETÁVEIS E 10 SERINGA PRÉ-CHEIA COM 20 AGULHAS

1. NOME DO MEDICAMENTO

Nimenrix pó e solvente para solução injetável em seringa pré-cheia Vacina conjugada contra o meningococo dos serogrupos A, C, W-135 e Y

2. DESCRIÇÃO DA(S) SUBSTÂNCIA(S) ATIVA(S)

Após reconstituição, 1 dose (0,5 ml) contém 5 microgramas de polissacáridos dos serogroupos A, C, W-135 e Y da Neisseria meningitidis.

3. LISTA DOS EXCIPIENTES

Excipientes: Sacarose Trometamol Cloreto de sódio

Água para preparações injetáveis

4. FORMA FARMACÊUTICA E CONTEÚDO

Pó e solvente para solução injetável em seringa pré-cheia 1 frasco para injetáveis: pó

1 seringa pré-cheia: solvente 1 dose (0,5 ml)

10 frascos para injetáveis: pó 10 seringas pré-cheias: solvente 10 x 1 dose (0,5 ml)

1 frasco para injetáveis: pó 1 seringa pré-cheias: solvente 2 agulhas

1 dose (0,5 ml)

10 frascos para injetáveis: pó 10 seringas pré-cheias: solvente 20 agulhas

10 x 1 dose (0,5 ml)

5. MODO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO

Consultar o folheto informativo antes de utilizar. Via intramuscular.

(35)

6. ADVERTÊNCIA ESPECIAL DE QUE O MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DA VISTA E DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

Manter fora da vista e do alcance das crianças.

7. OUTRAS ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS, SE NECESSÁRIO

8. PRAZO DE VALIDADE

EXP

9. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO

Conservar no frigorífico. Não congelar.

Conservar na embalagem de origem para proteger da luz. Após a reconstituição, administrar imediatamente.

10. CUIDADOS ESPECIAIS QUANTO À ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NÃO

UTILIZADO OU DOS RESÍDUOS PROVENIENTES DESSE MEDICAMENTO, SE APLICÁVEL

Eliminar de acordo com as exigências locais.

11. NOME E ENDEREÇO DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO

MERCADO

GlaxoSmithKline Biologicals s.a. Rue de l’Institut 89

B-1330 Rixensart, Bélgica

12. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

EU/0/00/000/000 – embalagem de 1 sem agulha EU/0/00/000/000 – embalagem de 10 sem agulha EU/0/00/000/000 – embalagem de 1 com 2 agulhas

(36)

16. INFORMAÇÃO EM BRAILLE

(37)

INDICAÇÕES A INCLUIR NO ACONDICIONAMENTO SECUNDÁRIO 1 FRASCO PARA INJETÁVEIS E 1 AMPOLA

10 FRASCOS PARA INJETÁVEIS E 10 AMPOLAS 100 FRASCOS PARA INJETÁVEIS E 100 AMPOLAS

1. NOME DO MEDICAMENTO

Nimenrix pó e solvente para solução injetável em ampola

Vacina conjugada contra o meningococo dos serogrupos A, C, W-135 e Y

2. DESCRIÇÃO DA(S) SUBSTÂNCIA(S) ATIVA(S)

Após reconstituição, 1 dose (0,5 ml) contém 5 microgramas de polissacáridos dos serogroupos A, C, W-135 e Y da Neisseria meningitidis.

3. LISTA DOS EXCIPIENTES

Excipientes: Sacarose Trometamol Cloreto de sódio

Água para preparações injetáveis

4. FORMA FARMACÊUTICA E CONTEÚDO

Pó e solvente para solução injetável em ampola 1 frasco para injetáveis: pó

1 ampola: solvente 1 dose (0,5 ml)

10 frascos para injetáveis: pó 10 ampolas: solvente

10 x 1 dose (0,5 ml)

100 frascos para injetáveis: pó 100 amploas

(38)

7. OUTRAS ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS, SE NECESSÁRIO

8. PRAZO DE VALIDADE

EXP

9. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO

Conservar no frigorífico. Não congelar.

Conservar na embalagem de origem para proteger da luz. Após a reconstituição, administrar imediatamente.

10. CUIDADOS ESPECIAIS QUANTO À ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NÃO

UTILIZADO OU DOS RESÍDUOS PROVENIENTES DESSE MEDICAMENTO, SE APLICÁVEL

Eliminar de acordo com as exigências locais.

11. NOME E ENDEREÇO DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO

MERCADO

GlaxoSmithKline Biologicals s.a. Rue de l’Institut 89

B-1330 Rixensart, Bélgica

12. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

EU/0/00/000/000 – embalagem de 1 EU/0/00/000/000 – embalagem de 10 EU/0/00/000/000 – embalagem de 100

13. NÚMERO DO LOTE

Lot

14. CLASSIFICAÇÃO QUANTO À DISPENSA AO PÚBLICO

Medicamento sujeito a receita médica.

15. INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

16. INFORMAÇÃO EM BRAILLE

(39)

INDICAÇÕES MÍNIMAS A INCLUIR EM PEQUENAS UNIDADES DE ACONDICIONAMENTO PRIMÁRIO

SERINGA PRÉ-CHEIA COM SOLVENTE

1. NOME DO MEDICAMENTO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO

Solvente para Nimenrix IM 2. MODO DE ADMINISTRAÇÃO 3. PRAZO DE VALIDADE EXP 4. NÚMERO DO LOTE Lot

5. CONTEÚDO EM PESO, VOLUME OU UNIDADE

1 dose (0,5 ml)

(40)

INDICAÇÕES MÍNIMAS A INCLUIR EM PEQUENAS UNIDADES DE ACONDICIONAMENTO PRIMÁRIO

AMPOLA COM SOLVENTE

1. NOME DO MEDICAMENTO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO

Solvente para Nimenrix IM 2. MODO DE ADMINISTRAÇÃO 3. PRAZO DE VALIDADE EXP 4. NÚMERO DO LOTE Lot

5. CONTEÚDO EM PESO, VOLUME OU UNIDADE

1 dose (0,5 ml)

(41)

INDICAÇÕES MÍNIMAS A INCLUIR EM PEQUENAS UNIDADES DE ACONDICIONAMENTO PRIMÁRIO

FRASCO PARA INJETÁVEIS COM O PÓ DE MEN ACWY CONJUGADO

1. NOME DO MEDICAMENTO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO

Pó para Nimenrix Men ACWY conjugada IM 2. MODO DE ADMINISTRAÇÃO 3. PRAZO DE VALIDADE EXP 4. NÚMERO DO LOTE Lot

5. CONTEÚDO EM PESO, VOLUME OU UNIDADE

1 dose

Referências

Documentos relacionados

Para Marcuse, na sociedade capitalista tardia o objeto da psicanálise, isto é, “o ‘indivíduo’, como encarnação do id, ego e superego, tornou-se obsoleto” 8 , não porque

De acordo com o n.º 2, do artigo 36º, da LTFP, no recrutamento de candidatos que estejam a cumprir ou a executar a atribuição, competência ou atividade caracterizadoras do

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Neste cen´ario, este estudo avalia o m´etodo MDLText, um m´etodo de classificac¸˜ao de texto baseado no princ´ıpio da descric¸˜ao mais simples (MDL – Minimum Description

Inscritos na Corrida Especial, Elite, Participantes com 60 ou mais anos(data 31/12/2022) , só poderão retirar o kit participação pessoalmente-Haverá um local especifico

Prote¸ c˜ ao respirat´ oria: Com base nos limites de exposi¸ c˜ ao ocupacional do produto, uma avalia¸ c˜ ao de risco deve ser realizada para adequada defini¸ c˜ ao da prote¸ c˜

Neste trabalho foi feita a descric¸˜ao te´orica e a an´alise de casos num´ericos relativas ao problema da estimac¸˜ao da localizac¸˜ao, da potˆencia de transmiss˜ao e

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção