• Nenhum resultado encontrado

2-Exercícios-aula-MHS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2-Exercícios-aula-MHS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Em um barbeador elétrico, a lâmina se move para frente e para trás ao longo de uma distância de 2,0 mm em movimento harmônico simples, com frequência de 120 Hz. Encontre: (a) a amplitude, (b) a velocidade máxima da lâmina e (c) o módulo da aceleração máxima da lâmina.

Uma partícula com massa de 1,00 × 10-20 kg oscila com movimento harmônico simples com período de 1,00 × 10-5 s e uma velocidade máxima de 1,00 × 103 m/s. Calcule (a) a frequência angular e (b) o deslocamento máximo da partícula.

(2)

Um oscilador consiste em um bloco com massa 0,500kg conectado a uma mola. Quando posto em oscilação com amplitude de 35,0cm, o oscilador repete seu movimento a cada 0,500s. Encontre (a) o período, (b) a frequência, (c) a frequência angular, (d) a constante elástica, (e) a velocidade máxima e (f) a intensidade da força máxima que a mola exerce sobre o bloco.

Um alto-falante produz som musical por meio da oscilação de um diafragma cuja amplitude é limitada a 1,00µm. (a) Em que frequência o módulo da aceleração a do diafragma é igual a g? (b) Para frequências maiores, a é maior ou menor que g?

(3)

Um bloco encontra-se sobre uma superfície horizontal (uma mesa oscilante) que está se movendo horizontalmente para frente e para trás em movimento harmônico simples com frequência de 2,0 Hz. O coeficiente de atrito estático entre o bloco e a superfície é 0,50. Qual o maior valor possível da amplitude do MHS para que o bloco não deslize ao longo da superfície?

Duas partículas oscilam em movimento harmônico simples ao longo de um segmento retilíneo comum de comprimento A. Cada partícula possui um período de 1,5s, mas seus movimentos diferem em fase por rad. (a) Qual a separação entre elas (em termos de A) 0,50s após a partícula atrasada passar por uma das extremidades da trajetória? (b) Neste instante, elas estão se movendo no mesmo sentido, em sentidos opostos se aproximando uma da outra ou em sentidos opostos se afastando uma da outra?

(4)

Uma mola de massa desprezível está pendurada em um teto com um pequeno objeto preso à sua extremidade inferior. O objeto é inicialmente mantido em repouso em uma posição yi de modo que a mola se encontra em sua posição de

repouso. O objeto é então solto a partir de yi e oscila para baixo e para cima, com

sua posição mais baixa estando 10 cm abaixo de yi. (a) Qual é a frequência das

oscilações? (b) Qual é a velocidade do objeto quando ele estiver 8,0 cm abaixo da posição inicial? (c) Um objeto de massa 300 g é preso ao primeiro objeto, após o que o sistema passa a oscilar com metade da frequência original. Qual é a massa do primeiro objeto? (d) A que distância abaixo de yi está a nova posição de equilíbrio

(repouso) com os dois objetos presos à mola?

Na figura, dois blocos (m = 1,0kg e M = 10 kg) e uma mola (k = 200 N/m) estão dispostos sobre uma superfície horizontal sem atrito. O coeficiente de atrito estático entre os dois blocos é 0,40. Que amplitude do movimento harmônico simples do sistema bloco-mola faz com que o bloco menor fique na iminência de deslizar sobre o bloco maior?

(5)

Na figura, duas molas são ligadas e conectadas a um bloco de massa 0,245kg que é posto em oscilação sobre um piso sem atrito. Cada uma das molas possui constante elástica k = 6430 N/m. Qual é a frequência das oscilações?

Quando o deslocamento num MHS for igual à metade da amplitude xm, que

fração da energia total é (a) energia cinética e (b) energia potencial? (c) Em que deslocamento, em termos da amplitude, a energia do sistema é metade energia cinética e metade energia potencial?

(6)

Na figura, um pêndulo físico consiste de um disco sólido uniforme (de raio R = 2,35cm) suportado em um plano vertical por um pivô localizado a uma distância d = 1,75cm do centro do disco. O disco é deslocado por um pequeno ângulo e liberado. Qual é o período do movimento harmônico simples resultante?

Na vista superior da figura, uma haste longa e uniforme de massa 0,600kg está livre para girar em um plano horizontal em torno de um eixo vertical que passa através do seu centro. Uma mola com constante elástica k = 1850 N/m é conectada horizontalmente entre uma das extremidades da haste e uma parede fixa. Quando a haste está em equilíbrio, ela fica paralela à parede. Qual é o período das pequenas oscilações que resultam quando a haste é ligeiramente girada e liberada?

(7)

Na figura, uma haste de comprimento L = 1,85 m oscila como um pêndulo físico. (a) Que valor da distância x entre o centro de massa da haste e o seu ponto de pivô O fornece o menor período? (b) Qual é este período mínimo?

Na figura, o bloco possui massa de 1,50 kg e a constante elástica é 8,00 N/m. A força de amortecimento é dada por , onde b = 230 g/s. O bloco é puxado 12,0 cm para baixo e liberado. (a) Calcule o tempo necessário para a amplitude das oscilações resultantes decaírem a um terço do seu valor inicial. (b) Quantas oscilações são efetuadas pelo bloco neste tempo?

Suporte Rígido

k

m

(8)

Um bloco de 4,00 kg está suspenso em uma mola com k = 500 N/m. Uma bala de 50,0 g é disparada no bloco diretamente de baixo com uma velocidade de 150 m/s e se aloja no bloco. (a) Encontre a amplitude do movimento harmônico simples resultante. (b) Que porcentagem da energia cinética original da bala é transferida para energia mecânica do oscilador?

O pistão na cabeça do cilindro de uma locomotiva possui um curso (o dobro da amplitude) de 0,76 m. Se o pistão se move com movimento harmônico simples com uma frequência de 180 revoluções por minuto, qual é sua velocidade máxima?

(9)

Uma mola vertical estica de 9,6 cm quando um bloco de 1,3 kg é pendurado em sua extremidade. (a) Calcule a constante elástica. Este bloco é, então, deslocado em mais 5,0 cm para baixo e liberado do repouso. Encontre (b) o período, (c) a frequência, (d) a amplitude e (e) a velocidade máxima do MHS resultante.

Qual é a frequência de um pêndulo simples de 2,0 m de comprimento em (a) uma sala, (b) um elevador acelerado para cima a uma taxa de 2,0 m/s2 e (c) em queda livre?

(10)

As frequências de vibração dos átomos nos sólidos em temperaturas normais são da ordem de 1013 Hz. Imagine que os átomos estão ligados uns aos outros através de molas. Suponha que um único átomo de prata em um sólido vibra com esta frequência e que todos os outros átomos estão em repouso. Calcule a constante elástica efetiva. Um mol (6,02 × 1023 átomos) de prata tem uma massa de 108 g.

Referências

Documentos relacionados

“De outra parte, em se tratando de arguição de negativa de prestação jurisdicional, o prequestionamento tem de estar revelado nos embargos de declaração, ou seja, a parte

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

O grupo da faixa etária dos 8 anos teve uma performance bem próxima do anterior, não obtendo êxito nas tarefas de segmentação de frases de três a sete palavras (T1); de

A estrutura e ordem dos exercícios escolhidos para a preparação inicial dos atores foi organizada a partir da contribuição teórica e prática da obra “Manual de criatividades”,

Fundado em 29 de Agosto de 1991 E-mail: cbbb@cpovo.net cbbbbochaebolao.com.br BRASILEIRO SÊNIOR BOLÃO 23 - MASCULINO 11 a 14 DE Maio de 2017 CBBB.. Federação Catarinense de bocha

A medida que o brilho for aumentando, o vento solar irá liberar mais energia e matéria ao espaço, esse efeito causará a redução da massa do astro e consequentemente a sua

Implorando cruéis forasteiros, Seres presa de vis Aimorés.” Após o guerreiro Tupi ser preso pelos timbiras, durante o ritual antropofágico, pede clemência e