• Nenhum resultado encontrado

Nível Médio TÉCNICO EM LABORATÓRI0: FÍSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nível Médio TÉCNICO EM LABORATÓRI0: FÍSICA"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

1. Este Caderno contém 50 questões, todas de múltipla escolha (numeradas em algarismos arábicos). Confira a numera-ção das questões e o número de páginas, antes de responder a prova. Em caso de falhas na impressão ou falta de alguma questão, solicite imediata substituição do Caderno.

2. Cada questão de múltipla escolha contém apenas uma alternativa correta.

3. Preencha, na folha de respostas, o espaço correspondente à alternativa escolhida, utilizando caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

4. Não é permitida a utilização de nenhum material de consulta que não seja o fornecido pela COMPROV. 5. Durante a prova o candidato não deverá comunicar-se com outros candidatos.

6. A duração da prova é de quatro horas, já incluído o tempo destinado ao preenchimento da Folha de Respostas. 7. O candidato será avisado de que o tempo de prova estará chegando ao final, quando faltarem 30 minutos. 8. Permanecer na sala onde realiza a prova por, no mínimo, 3 (três) horas.

9. Deixar o local de prova com o seu gabarito, no mínimo, após 3 (três) horas e 30 (trinta) minutos do início da prova. 10. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes nas presentes instruções ou na folha de respostas

pode-rá implicar na anulação da prova do candidato.

TÉCNICO EM LABORATÓRI0: FÍSICA

CONCURSO PÚBLICO - UFCG

16 de setembro de 2012

Nível Médio

(2)

TÉCNICO EM LABORATÓRI0: FÍSICA

CONCURSO PÚBLICO - UFCG

16 de setembro de 2012

Nível Médio

Vestibulares 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50.

GABARITO DO CANDIDATO

(3)

PORTUGUÊS Leia o texto abaixo e responda as questões 1 a 5.

O profissionalismo como religião

Logo que mudei para a França, tive de levar meu carro para consertar. Ao buscá-lo, perguntei se havia ficado bom. O mecânico não entendeu. Na cabeça dele, se entregou a chave e a conta, nada mais a esclarecer sobre o conserto. Mais à frente, decidi atapetar um quartinho. O tapeceiro propôs uma solução que me pareceu complicada. Perguntei se não poderia, simplesmente, colar o tapete. O homem se empertigou: “O senhor pode colar, mas como sou profissional, eu não posso fazer isso”. Pronunciou a palavra “profissional” com solenidade e demarcou um fosso entre o que permite a prática consagrada e o que lambões e pobres mortais como eu podem perpetrar.

Acostumamo-nos com a ideia de que, se pagamos mais ou menos, conseguimos algo mais ou menos. Para a excelência, pagamos generosamente. Mas lembremo-nos das milenares corporações de ofício, com suas tradições e rituais. Na Europa – e alhures –, aprender um ofício era como uma conversão religiosa. O aprendiz passava a acreditar naquela profissão e nos seus cânones. Padrões de qualidade eram cobrados durante todo o aprendizado. Ao fim do ciclo de sete anos, o aprendiz produzia a sua “obra prima”, a fim de evidenciar que atingira os níveis de perfeição exigidos. Em Troyes, na França, há um museu com as melhores peças elaboradas para demonstrar maestria na profissão. Carpinteiros alardeavam o seu virtuosismo pela construção meticulosa das suas caixas de ferramentas. Na Alemanha, sobrevivem em algumas corporações de ofício as vestimentas tradicionais. Para carpinteiros, terno de veludo preto, calça boca de sino e chapéu de aba larga. É com orgulho que exibem nas ruas seus trajes.

Essa incursão na história das corporações serve para realçar que nem só de mercado vive o mundo atual. Aqueles países com forte tradição de profissionalismo disso se beneficiam vastamente. Nada de fiscalizar para ver se ficou bem feito. O fiscal severo e intransigente está de prontidão dentro do profissional. É pena que os sindicatos, herdeiros das corporações, pouco se ocupem hoje de qualidade e virtuosismo. Se pagarmos com magnanimidade, o verdadeiro profissional executará a obra com perfeição. Se pagarmos miseravelmente, ele a executará com igual perfeição. É assim, ele só sabe fazer bem, pois incorporou a ideologia da perfeição. Não apenas não sabe fazer de qualquer jeito, mas sua felicidade se constrói na busca da excelência. Sociedades sem tradição de profissionalismo precisam de exércitos de tomadores de conta (que terminam por subtrair do que poderia ser pago a um profissional com sua própria fiscalização interior). Nelas, capricho é uma religião com poucos seguidores. Sai bem feito quando alguém espreita. Sai matando quando ninguém está olhando.

Existe uma relação entre o que pagamos e a qualidade obtida. Mas não é só isso. O profissionalismo define padrões de conduta e excelência que não estão à venda. Verniz sem rugas traz felicidade a quem o aplicou. Juntas não têm gretas, mesmo em locais que não estão à vista. Ou seja, foram feitas para a paz interior do marceneiro e não para o cliente, incapaz de perceber diferenças. A lâmina do formão pode fazer a barba do seu dono. O lanterneiro fica feliz se ninguém reconhece que o carro foi batido. Onde entra uma chave de estria, não se usa chave aberta na porca. Alicate nela? Nem pensar! Essa tradição de qualidade nas profissões manuais é caudatária das corporações medievais. Mas sobrevive hoje, em maior ou menor grau, em todo o mundo do trabalho. O cirurgião quer fazer uma sutura perfeita. Para o advogado, há uma beleza indescritível em uma petição bem lavrada – que o cliente jamais notará. Quantas dezenas de vezes tive de retrabalhar os parágrafos deste ensaio?

Tudo funciona melhor em uma sociedade em que domina o profissionalismo de sua força de trabalho. Mas isso só acontecerá como resultado de muito esforço em lapidar os profissionais. Isso leva tempo e custa dinheiro. É preciso uma combinação harmônica entre o aprender o gesto profissional, desenvolver a inteligência que orienta e o processo quase litúrgico de transmissão dos valores do ofício. Em tempo: amadores não formam profissionais.

(CASTRO, Claudio de Moura. Revista Veja, 1 de junho de 2011. Com adaptações.) 01 Após a leitura do texto, NÃO é possível afirmar que

a) no Brasil, há diferentes entendimentos sobre o que é profissionalismo e pagamento do serviço. b) na Europa, há uma tradição de profissionais prezarem por serviços manuais com destreza. c) no Brasil, independentemente do tipo de profissional, só há bons serviços se pagarmos bem.

d) o profissionalismo é considerado uma característica independente do indivíduo e do local onde trabalha. e) aprendizado de um ofício e profissionalismo são características dependentes do resultado do ofício. 02 Assinale a alternativa em que o trecho representa a opinião do autor do texto.

a) “Se pagarmos com magnanimidade, o verdadeiro profissional executará a obra com perfeição. Se pagarmos miseravelmente, ele a executará com igual perfeição.” (3o§)

b) “Acostumamo-nos com a ideia de que, se pagamos mais ou menos, conseguimos algo mais ou menos.” (2o§) c) “Em tempo: amadores não formam profissionais.” (5o§)

d) “O profissionalismo define padrões de conduta e excelência que não estão à venda.” (4o§) e) “Verniz sem rugas traz felicidade a quem o aplicou.” (4o§)

(4)

03 Considerando as relações de sentido dos verbos “empertigou” e “perpetrar” (1o§), assinale a(s) assertiva(s) correta(s).

I- O termo “perpetrar” refere-se a uma ação do autor e estabelece uma relação de antonímia com a transcrição de fala do tapeceiro. II- O termo “empertigou” pode ser substituído, mantendo-se o mesmo sentido no trecho, por “comportou-se com sobranceria”. III- O termo “perpetrar” apresenta uma ação de um personagem do texto e pode ser substituído por “perpetuar”, mantendo-se o

mesmo sentido no contexto. Está(ão) correta(s): a) Apenas I. b) I e II. c) I e III. d) I, II e III. e) Apenas II.

04 Analise o uso da expressão “naquela profissão” (2o§) e marque V (verdadeira) ou F (falsa) nas assertivas abaixo. ( ) A expressão refere-se às profissões de tapeceiro e de mecânico que são apresentadas no primeiro parágrafo do texto. ( ) O referente mais próximo é “conversão religiosa” (2o§), considerado como uma paráfrase da expressão em questão.

( ) A expressão remete a uma referência que não foi apresentada no texto, mas pode ser recuperada por “milenares corporações de ofício” (2o§).

( ) As profissões de carpinteiro, marceneiro e de corporações de ofício são recuperadas ao longo do texto pela expressão em questão. A sequência correta é: a) F, F, V, F. b) F, F, V, V c) V, V, F, F. d) F, V, F, V. e) V, F, V, F.

05 Considerando o uso do termo “mas” nos (4o§) e (5o§), marque com C (certa) ou E (errada) as assertivas abaixo.

( ) A conjunção “mas” (4o§) relaciona argumentos e contra-argumentos existentes nos parágrafos 3o e 4o sobre o pagamento de serviços prestados.

( ) O “mas” (5o§) está sendo utilizado como um marcador conversacional, uso típico da modalidade oral da língua. ( ) Os dois usos apresentam uma relação de argumentos e contra-argumentos, exemplares do registro formal da língua. A sequência correta é: a) C, C, C. b) E, C, C. c) C, E, C. d) E, E, C. e) C, C, E.

06 Assinale a alternativa em que as regras de concordância verbal e nominal estão de acordo com a norma culta da língua. a) Os fiscais que estão dentro do profissional é severo e intransigente.

b) Os lanterneiros ficam felizes se os carros que foram batidos não é reconhecido por ninguém. c) A busca de qualidade nas profissões manuais são influências das corporações medievais.

d) Os níveis de perfeição que eram exigidos faziam com que os aprendizes produzissem obras primas.

e) Conhecer a história das corporações medievais servem para realçar a ideia de que não se vive só de mercado.

(5)

07 Marque a alternativa em que o verbo sublinhado apresenta a mesma regência de “sobrevivem” (2o§) abaixo.

a) O emprego convencional paga mal e não satisfaz.

b) Esses salários baixos de muitas profissões não atendem às aspirações de crescimento dessa geração, educada para ascender a outro padrão de vida.

c) As organizações reagem e enxergam na arena digital o local mais fácil para contratar um jovem talento. d) Qualquer candidato pode entrar e tirar suas dúvidas.

e) Pesquisas indicam que só nos Estados Unidos 89% das empresas já pesquisam em redes sociais para recrutar profissionais.

08 Assinale a alternativa em que as regras de pontuação e de ortografia foram empregadas corretamente no trecho abaixo. (Revista Você S/A, junho de 2012, p. 35. Trecho adaptado)

a) As pessoas não estão apenas trocando um emprego por outro. Muitas estão saindo para empreender. Outras apenas pedindo demissão para depois ver o que fazer da vida – essa aposta passa por se requalificar e investir numa carreira bem diferente, ligada a áreas como saúde, terceiro setor ou economia criativa. Há ainda aquelas que não saem da empresa, mas rejeitam a lógica da assensão corporativa.

b) As pessoas não estão apenas trocando um emprego por outro: Muitas estão saindo para emprender. Outras apenas pedindo demissão para depois ver o que fazer da vida; essa aposta passa por se requalificar e investir numa carreira bem diferente, ligada a áreas como saúde, terceiro setor ou economia criativa. Há ainda aquelas que não saem da empresa, mas rejeitam a lógica da ascensão corporativa.

c) As pessoas não estão apenas trocando um emprego por outro. Muitas estão saindo para empreender. Outras, apenas pedindo demissão para depois ver o que fazer da vida: essa aposta passa por se requalificar e investir numa carreira bem diferente ligada a áreas como saúde; terceiro setor ou economia criativa. Há ainda aquelas que não saem da empresa, mas rejeitam a lógica da ascenssão corporativa.

d) As pessoas não estão apenas trocando um emprego por outro. Muitas estão saindo para empreender. Outras, apenas pedindo demissão para depois ver o que fazer da vida – essa aposta passa por se requalificar e investir numa carreira bem diferente, ligada a áreas como saúde, terceiro setor ou economia criativa. Há ainda aquelas que não saem da empresa, mas rejeitam a lógica da ascensão corporativa.

e) As pessoas não estão apenas trocando um emprego por outro. Muitas estão saindo para empreender. Outras, apenas pedindo demissão para depois ver o que fazer da vida; essa aposta passa por se requalificar e investir numa carreira bem diferente, ligada a áreas como saúde, terceiro setor ou economia criativa. Há ainda aquelas que não saem da empresa mas rejeitam a lógica da asçensão corporativa.

09 Assinale a alternativa em que a ordem numérica representa a ordem textual correta. (1) Eu diria que ele tem um futuro bem previsível.

(2) E, claro, seus opostos são igualmente disseminados, epidemicamente. (3) São replicáveis e devem vir de cima, do comando, da liderança.

(4)Aspectos como preocupação com qualidade, desejo de servir, prontidão e cuidado com os detalhes não são decisões administrativas, são atributos da cultura.

(5) Entendi.

(6) Esta é uma lei universal: qualquer ambiente é fortemente influenciado pelo estilo do dono ou do líder.

(7) O novo dono não gostava do negócio, comprou o restaurante pensando só no faturamento que, aliás, só caía.

(MUSSAK, Eugênio. O contágio da mediocridade, Revista Você S/A, junho de 2012, com adaptações) a) 6, 2, 4, 3, 1, 5, 7

b) 7, 6, 4, 3, 2, 1, 5 c) 5, 7, 1, 6, 4, 3, 2 d) 1, 7, 5, 4, 2, 3, 6 e) 4, 7, 5, 3, 1, 6, 2

10 Analise as orações abaixo quanto às regras de ortografia e de acentuação gráfica, e marque a alternativa correta.

a) Quando comentei o ocorrido, me explicarão o motivo: “Esse lugar antes era legal, mais mudou de dono, e o atual não circula pelo restaurante, fica só no escritório fazendo contas.”

b) Felizmente, as pessoas que fui encontrar eram muito agradáveis, o que ajudou a dissolver a bílis que tinha acumulado no sangue. c) Pedi a conta, que demorou a chegar, por que a moça do caixa havia saido.

d) Para resumir a historia, o lanche estava insoço e gorduroso e o suco tinha gosto de laranja passada. e) Após a péssima experiencia, fui para minha reunião, não sem algum mal humor.

(6)

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

11 Armazenar informações é uma das funções básicas de um computador. Essas informações são armazenadas em forma de arquivos, que depois devem ser facilmente encontrados pelo usuário. Por isso, o sistema operacional deve oferecer recursos que possam ser utilizados para organizar e localizar tais informações facilmente. Nesse contexto, é correto afirmar que:

a) Diretórios são estruturas hierárquicas que armazenam apenas outros sub-diretórios.

b) Arquivos em diretórios de usuários só podem ser acessados pelo dono dos arquivos e não podem ser acessados pelo usuário administrador do sistema operacional.

c) Diretórios não podem armazenar outros diretórios.

d) No sistema operacional Windows, um arquivo pode ser localizado tanto pelo seu nome, como por sua extensão. e) Arquivos com a extensão “.txt” armazenam apenas informações do sistema operacional.

12 O Microsoft Office é uma suíte de aplicativos para escritório que possui recursos como editor de texto, planilha eletrônica para cálculos, apresentação gráfica entre outros. Sobre os recursos da suíte Office é correto afirmar que:

a) O Word não permite a criação de tabelas, essas devem ser criadas apenas no Excel. b) A função MÉDIA do Excel calcula a média aritmética para a faixa de valores informada. c) Planilhas do Excel devem sempre ser salvas com a extensão “.doc”.

d) Não é possível salvar um documento do Word em formato de página da Internet.

e) Gerar gráficos não é uma função do Excel, mas sim exclusiva do PowerPoint para elaborar apresentações.

13 Gerenciar o consumo de energia do computador através do Sistema Operacional Windows tem sido uma preocupação freqüente da Microsoft. Por isso, o Windows XP fornece diversas opções para gerenciamento de energia. Tais recursos de gerenciamento são úteis principalmente para garantir uma melhor autonomia de uso em Laptops, quando este está sendo utilizado apenas com baterias. Sobre o assunto, é correto afirmar que:

a) Usar a função SUSPENDER não possibilita a redução do consumo de energia do computador, uma vez que todos os hardwares do computador permanecem em funcionamento.

b) As configurações de gerenciamento de energia estão acessíveis diretamente no painel de controle, através do ícone “Sistema”. c) Um plano de energia pode ser personalizado para que o monitor do computador seja desligado após a quantidade de minutos de

inatividade informada.

d) A função HIBERNAR apenas desliga o computador, por isso, as informações não salvas e programas abertos no momento serão fechados e não podem ser recuperados ao ligá-lo posteriormente.

e) A opção de desligar os discos rígidos não gera economia de energia para o computador, apenas o torna mais lento.

14 Com o uso cada vez mais frequente da Internet e das redes de computadores, tornaram-se mais preocupantes as questões de segurança e investigações sobre vulnerabilidades que podem ser encontradas nos sistemas operacionais. Tomar medidas preventivas tem sido uma das soluções encontradas para que se possa combater ataques que possam danificar os arquivos existentes no computador, bem como proteger informações pessoais informadas em sítios na Internet. Nesse contexto, das afirmações abaixo, representam efetivamente medidas de segurança no combate a ameaças virtuais:

I - Acessar sítios que não tenham certificado de segurança digital. II - Instalar e manter sempre atualizado um anti-vírus e anti-spyware.

III - Instalar e ativar um firewall de forma a se proteger de invasões através das portas de comunicação do computador. IV - Usar sempre um desfragmentador de disco rígido.

Assinale a alternativa correta

a) Apenas I e II. b) Apenas II, III e IV. c) Apenas I e IV. d) Apenas II e III. e) I, II, III, IV. 15 A utilização de contas de usuários permite que o Windows controle o acesso a arquivos pessoais de cada usuário, bem como permite administrar e configurar o computador para uso correto de todos os usuários. Sobre a conta de usuário Administrador, é correto afirmar que:

I - Permite a instalação e remoção de programas. II - Permite criar novas contas de usuários.

III– Permite criar/alterar senhas de novas contas de usuários, mas não permite alterar/apagar as senhas de outras contas de Administrador existentes.

IV– Não pode visualizar arquivos de outros usuários, mesmo desprotegidos. Assinale a alternativa correta

(7)

LEGISLAÇÃO 16 Sob o manto da Lei 8.112/90, a ação disciplinar prescreverá em: a) 180 (cento e oitenta) dias, caso trate de suspensão.

b) 1 (um) ano, se for suspensão.

c) 2 (dois) anos, se forem infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão.

d) 5 (cinco) anos, caso trate de infrações puníveis com suspensão e destituição de cargo em comissão.

e) 5 (cinco) anos, se forem infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão.

17 O processo disciplinar do servidor público com fundamento na Lei 8.112/90 poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada. Desse modo, o prazo de julgamento será de:

a) 20 dias. b) 45 dias. c) 60 dias. d) 75 dias. e) 90 dias.

18 O ingresso nos cargos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação far-se-á mediante concurso público de provas ou de provas e títulos. Neste cenário, o desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de:

a) Nível de capacitação e de padrão de vencimento. b) Plano de carreira e de nível de capacitação. c) Plano de carreira e de padrão de vencimento. d) Nível de classificação e de padrão de vencimento. e) Nível de capacitação e de plano de carreira.

19 No desempenho da função administrativa, o servidor público está vinculado a deveres fundamentais. Assinale a alternativa que NÃO representa um dos deveres fundamentais, explicitado no Decreto 1.171/94:

a) O servidor público jamais deve desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.

b) O servidor público deve manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.

c) O servidor público deve participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.

d) O servidor público deve cumprir, de acordo com as normas do serviço e as instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função, tanto quanto possível, com critério, segurança e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem.

e) O servidor público deve abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.

20 Segundo as regras deontológicas inseridas no Decreto 1.1.71/94, assinale a alternativa incorreta:

a) A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

b) A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

c) O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio. d) Em todos os casos, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua

omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

e) Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

(8)

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

21 Na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), educação infantil, ensino fundamental e ensino médio constituem:

a) Graus de ensino.

b) Fases da educação escolar. c) Níveis de ensino.

d) Etapas da educação básica. e) Modalidades de educação formal.

22 A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei. nº 9.394, sancionada em dezembro de 1996, teve sua tramitação no Congresso Nacional iniciada em:

a) Dezembro de 1988. b) Março de 1989. c) Outubro de 1991. d) Março de 1992. e) Dezembro de 1992.

23 Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), qual das alternativas abaixo NÃO é incumbência da União?

a) Elaborar o Plano Nacional de Educação. b) Estabelecer diretrizes para a educação infantil. c) Coletar informações sobre a educação. d) Prestar assistência técnica aos Estados. e) Definir o currículo dos cursos de graduação.

24 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) determina que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I – Diversidade de acesso e permanência na escola. II – Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. III – Valorização da experiência extraescolar.

IV – Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

São verdadeiras as afirmações:

a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e IV. e) I, II, III e IV.

25 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) NÃO inclui, como finalidade do ensino superior: a) Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

b) Desenvolver o indivíduo, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho.

c) Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.

d) Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

e) Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

(9)

SEGURANÇA DO TRABALHO

26 Em uma ocorrência nas imediações do laboratório a vítima apresentou ausência dos movimentos respiratórios, de pulso e batimento cardíaco. Ao chamar-se o SAMU, deve-se informar que ela está apresentando sintomas de:

a) Parada cardíaca. b) Parada respiratória. c) Convulsões.

d) Parada cardíaca e respiratória. e) Hemorragia nos pulmões.

27 Nas instalações do laboratório, em havendo um acidente com ocorrência de vítimas de queimaduras de 2º grau, a atitude imediata correta é:

a) Utilizar mercúrio cromo na área da queimadura.

b) Utilizar água corrente ou compressas frias na área da queimadura. c) Utilizar pomadas na área da queimadura.

d) Furar as bolhas da queimadura.

e) Utilizar água de caju na área da queimadura.

28 Quanto aos cilindros contendo gases inflamáveis, tais como hidrogênio e acetileno, podemos afirmar que:

a) Devem ser armazenados distantes daqueles contendo gases oxidantes, tais como oxigênio e óxido nitroso, ou através de barreiras vedadas e resistentes ao fogo.

b) Devem ser armazenados deitados para evitar que os gases escapem.

c) Podem ser armazenados no mesmo ambiente com aqueles contendo gases oxidantes como oxigênio e óxido nitroso, contanto que as válvulas estejam fechadas.

d) Podem ser armazenados junto com aqueles contendo gases oxidantes como oxigênio e óxido nitroso contanto que seja em ambiente confinado.

e) São sempre menores e de parede mais grossa do que aqueles contendo gases oxidantes como oxigênio e óxido nitroso. 29 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

a) Sempre que requerido pelo trabalhador e aprovado pelo seu chefe imediato. b) Uma vez em cada ano ou por indicação do corpo de bombeiros.

c) Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho.

d) Apenas para atender a situações de emergência.

e) Só nos casos em que as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas. 30 Quanto aos EPI, equipamentos de proteção individual, é correto afirmar:

a) O empregador poderá solicitar ressarcimento do empregado, quando da sua reposição. b) O empregador não pode exigir seu uso, pois é de competência exclusiva da CIPA. c) A higienização e manutenção periódica são da responsabilidade do empregado.

d) As determinações do uso adequado é competência dos fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego. e) A sua guarda e conservação é da responsabilidade do empregado.

(10)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

31 Dois carrinhos A e B, de massas mA = 200g e mB = 300g, movem-se em um trilho de ar em sentidos opostos. O carrinho A desenvolve velocidade constante de módulo igual a 40 cm/s. A posição em função do tempo para o carrinho B é mostrada no gráfico até o instante em que a colisão ocorre (t=1,38s). Após a colisão, os carrinhos passam a se mover com a mesma velocidade.

O módulo da velocidade com que os carrinhos passam a se mover vale: a) 0,30 m/s.

b) 0,50 m/s. c) 0,70 m/s. d) 1,1 m/s. e) 0,26 m/s.

32 No olho humano, o cristalino, uma lente biconvexa de material de índice de refração 1,42, está imersa num meio de índice de refração igual a 1,34. Essa lente pode variar sua distância focal através da ação dos músculos ciliares. Para que sua distância focal seja, numa dada situação, igual a 30mm, os músculos ciliares devem alterar sua forma geométrica para que o valor de seu raio de curvatura seja, aproximadamente, igual a

a) 1,1 mm. b) 1,8 mm. c) 2,8 mm. d) 3,6 mm. e) 0,90 mm.

33 A figura mostra um “zoom” de parte de um micrômetro que mede o diâmetro de um cilindro de grafite.

A escala horizontal possui divisões acima e abaixo da linha horizontal. As divisões acima da linha correspondem a 1mm, 2mm, etc., mas na figura só aparece o zero, pois o traço do 1mm está escondido sob a escala circular. As divisões abaixo da linha horizontal correspondem a 0,5mm, 1,5mm, 2,5mm, etc. A escala circular, sobre a cabeça do tambor, possui 50 divisões. Uma volta completa do tambor produz um avanço de uma divisão da escala horizontal, ou seja, 0,5mm.

(Adaptado de JURAITIS, Klemensas Rimgaudas, DOMICIANO, João Baptista. Guia de Laboratório de Física Geral 1-Parte 1. Londrina: Eduel, 2009.) Dessa forma, a medida indicada pelo micrômetro é:

a) 0,861 mm. b) (0,861 ± 0,5)mm. c) (0,861 ± 0,005)mm. d) (8,61 ± 0,05)mm. e) (1,861 ± 0,005)mm. INFORMAÇÕES

Permeabilidade magnética do vácuo (µ0) 4π x 10-7 T.m/A

Velocidade da luz no vácuo (c) 3,0 x 108 m/s

Aceleração da gravidade na superfície da Terra (g) 10 m/s2

Valor da carga do elétron (e) 1,6 x 10-19C

(11)

34 Uma mola foi submetida a um ensaio dinâmico para que lhe fosse determinada a constante elástica. O ensaio consistiu em fazer oscilar uma massa de 1,0kg na extremidade da mola de massa 100g pendurada verticalmente em relação ao piso do laboratório. Pode-se demonstrar que o sistema massa-mola se comporta considerando-se a massa oscilante equivalente à massa suspensa somada a um terço da massa da mola. O período de oscilação do sistema foi de 0,80 segundos. Pode-se afirmar que a constante elástica da mola vale, aproximadamente,

a) 50 N/m. b) 64 N/m. c) 41 N/m. d) 11 N/m. e) 5,0 N/m.

35 O circuito representado na FIGURA 1 é alimentado por uma fonte de tensão alternada. A bobina de indutância L e resistência elétrica desprezível está ligada em série a um resistor de resistência elétrica R e a um capacitor de capacitância C. Um osciloscópio é ligado de tal maneira a indicar a tensão VBD num canal Y1 e a tensão VAE em outro Y2. O sinal do canal que mede VBD é proporcional à corrente i que circula através do circuito RLC, como se conclui da Lei de Ohm. Suponha que um esquema da tela do osciloscópio seja o representado na FIGURA 2.

Para o estudo dos registros mostrados, considere que a sensibilidade horizontal é 0,5ms/Div, a sensibilidade vertical para os dois canais é de 2V/Div e que o valor de R é 20Ω.

Das informações fornecidas, conclui-se que a impedância Z do circuito RLC e a defasagem entre a tensão aplicada VAE e a corrente i, valem: a) Z = 28Ω e |φ| ≅ 1,2 rad. b) Z = 28Ω e |φ| ≅ 1,6 rad. c) Z = 14Ω e |φ| ≅ 1,2 rad. d) Z = 5,0Ω e |φ| ≅ 1,2 rad. e) Z = 0,88Ω e |φ| ≅ 1,2 rad.

36 A figura mostra uma garrafa PET de 2L com a tampa não totalmente rosqueada (garrafa aberta) e a vazão contínua de água por um orifício feito em sua base. Algumas medidas realizadas durante o experimento, em certo local onde a aceleração da gravidade vale 9,8 m/s2, estão mostradas na tabela:

O valor da distância A indicada na figura vale, aproximadamente: a) 0,21 m.

b) 0,32 m. c) 0,44 m. d) 1,5 m. e) 2,1 m.

(Adaptado de JESUS, V. L. B. et al. Uma discussão sobre hidrodinâmica utilizando garrafas PET. Rev. Bras. Ens. Fís., v.33, n.1, 2011.) Figura 1

Figura 2

H(m) h(m) 0,22 0,12

(12)

37 Numa demonstração um professor deseja medir a indução da força eletromotriz num anel condutor de raio 10 cm. Ele então toma um longo solenóide de diâmetro 3,0 cm cuja densidade linear de espiras é 2,0 x 104 espiras por metro. O anel é montado de tal forma a envolver o solenóide tendo seus eixos coincidentes e seu plano perpendicular ao eixo do solenóide. A corrente no solenóide é, então elevada linearmente, em 0,050s, de 0 a 2,0A. Nessas condições, o professor conecta o anel a um galvanômetro. O valor da força eletromotriz induzida no anel terá valor igual a

a) 7,2 x 10-4 V. b) 5,0 x 10-2 V. c) 6,0 x 10-4 V. d) 3,0 x 10-4 V. e) 0 V.

38 Em 1816, antes que a Termodinâmica, como a conhecemos hoje, tivesse começado, um ministro da Igreja da Escócia chamado Robert Stirling projetou e patenteou uma máquina de ar quente que poderia converter parte da energia liberada pela queima de um combustível em trabalho. A máquina de Stirling tornou-se popular e permaneceu em uso por muitos anos, mas com o desenvolvimento das máquinas a vapor e dos motores de combustão interna, finalmente tornou-se obsoleta. Nos anos 1940, a máquina de Stirling foi revivida por engenheiros da Philips em Eindhoven na Holanda, e tem novamente sido objeto de grande interesse e pesquisa. O ciclo de Stirling consiste de quatro processos, mostrados esquematicamente na figura.

(Adaptado de ZEMANSKY, Mark W. Heat and Thermodynamics. 5. ed. Tokyo: McGRAW-HillKogakusha, 1968.) Em relação ao ciclo de Stirling é correto afirmar que

a) A substância de trabalho sofre uma expansão adiabática ao evoluir do estado 2 para o estado 3.

b) Ao sofrer uma compressão isotérmica do estado 1 para o estado 2, a máquina realiza trabalho sobre a vizinhança.

c) A energia líquida transferida por calor para a substância de trabalho é representada pela área da superfície limitada pelo ciclo. d) Ao se analisar as trocas de energia por calor conclui-se que a razão T2/T1 é igual à razão Q2/Q1.

e) A variação da energia interna da substância de trabalho é igual ao trabalho realizado pela máquina do estado 4 para o estado 1. 39 Em um experimento, elétrons são emitidos de um cátodo aquecido e acelerados através de uma diferença de potencial V. O feixe de elétrons move-se num bulbo de vidro preenchido com um gás rarefeito. A colisão dos elétrons com os átomos do gás torna a trajetória do feixe visível através da luz que emitem. Um campo magnético uniforme B é estabelecido perpendicularmente à trajetória do feixe de elétrons por bobinas de Helmholtz de tal forma que o feixe de elétrons é observado descrevendo uma circunferência de raio R. Duas das medidas tomadas durante a realização do experimento estão mostradas na tabela:

(Adaptado de Teacher´s Guide to the PSSC Film.) Considerando as medidas realizadas, o melhor resultado encontrado para a massa do elétron é:

a) 9,0 x 10-31 kg. b) 9,1 x 10-31 kg. c) 8,3 x 10-31 kg. d) 7,9 x 10-31 kg. e) 1,0 x 10-31 kg. V (volts) (BR)2 (10-9 T2m2) V (10 6 m/s) 150 1,66 8 200 2,31 9

(13)

40 No início do século XIX, o físico francês Étienne Malus observou, através de um cristal de calcita, a luz refletida pelas janelas do Palácio de Luxemburgo e, surpreendentemente, verificou que uma das imagens desapareceu quando o cristal era girado o que pôde também constatar para a luz refletida na superfície da água e do vidro. A extinção da luz refletida ao atravessar o cristal de calcita consiste no fenômeno da polarização da luz e seria explicado convenientemente várias décadas mais tarde a partir das contribuições da teoria eletromagnética. Baseado nessas contribuições, a respeito das observações de Malus, é INCORRETO afirmar que o fenômeno da polarização da luz

a) É um resultado da interação de ondas eletromagnéticas com meios dielétricos. b) Consiste na extinção dos campos elétricos associados às ondas eletromagnéticas.

c) Indica que o ângulo entre o raio refletido e o refratado na superfície é de 90º, extinguindo-se o raio refletido.

d) Será observado para um ângulo de incidência particular, o ângulo de Brewster que depende do índice de refração do meio que reflete a luz.

e) Garante que a luz que atravessa o cristal de calcita refletido pelas janelas do palácio é constituída por ondas transversais. 41 Em Duas Novas Ciências, o personagem de Galileu Galilei, Salviati, relata o seguinte experimento:

“Imaginem que esta folha de papel é um muro vertical e que de um prego fixado nele pende uma bola de chumbo de uma ou duas onças, suspensa de um fio muito fino AB, com duas ou três braças de comprimento, perpendicular ao horizonte, e desenhem na parede uma linha horizontal DC que corte em ângulo reto a perpendicular AB, que estará separada da parede aproximadamente dois dedos. Conduzindo posteriormente o fio AB com a bola até AC, soltem essa bola: num primeiro momento veremos que ela desce descrevendo o arco CBD e ultrapassa o ponto B tanto que, percorrendo o arco BD, chegará quase à paralela traçada CD, não chegando a tocá-la por um pequeno intervalo, o que é causado pela resistência que opõe o ar e o fio. Disto podemos perfeitamente concluir que o ímpeto adquirido pela bola no ponto B, ao transpor o arco CD, foi suficiente para elevá-la segundo um arco similar BD à mesma altura. Após efetuar e repetir muitas vezes esta experiência, fixemos no muro, próximo à perpendicular AB, como, por exemplo, em E ou F,um prego que sobressaia da parede cinco ou seis dedos, a fim de que o fio AC, voltando a conduzir como antes a bola C pelo arco CB, encontre, quando chegar a B, o prego E, sendo a bola obrigada a descrever a circunferência BG com centro em E.”

GALILEI, Galileu. Duas Novas Ciências. 2. ed. São Paulo: Nova Stella, 1988, p.167-168. Em relação ao experimento descrito por Galileu, pode-se afirmar que

a) A energia mecânica total da bola de chumbo em C é igual a sua energia mecânica total em D.

b) O ímpeto adquirido pela bola no ponto B ao qual Galileu se refere deve ser entendido como a sua energia cinética.

c) O movimento da bola através do arco BG revela que a sua energia mecânica conservou-se nos limites impostos por Galileu. d) A descrição do experimento deixa explícito que Galileu conhecia o Princípio da Conservação da Energia.

e) Caso a resistência ao movimento da bola, apontada por Galileu, fosse nula, ela ultrapassaria DC ao percorrer o arco BG. 42 Um calorímetro de capacidade térmica desconhecida foi utilizado para realizar o seguinte experimento:

(1) 200g de água a 80ºC foram colocados no calorímetro. Adotou-se o calor específico da água constante e igual a 1,0 cal/gºC. (2) Fechado o calorímetro, um termômetro em contato com a água registrou a temperatura do conjunto (água +calorímetro) de 3 em 3 minutos, durante 45 minutos.

(3) Aberto o calorímetro, adicionaram-se 130g de gelo à água. Essas operações foram realizadas o mais rápido possível. Registrou-se a temperatura da mistura de 30 em 30 segundos.

(4) Quando a temperatura da mistura no interior do calorímetro começou a subir, mediu-se a temperatura do conjunto até que a temperatura começou a se estabilizar. O valor da temperatura final obtida, após a completa fusão do gelo, foi de 9,5ºC.

Como resultado desse experimento, e adotando-se o calor latente de fusão do gelo igual a 80 cal/g, pode-se concluir que a capacidade térmica do calorímetro vale:

a) 71 cal/ºC. b) 52 cal/ºC. c) 35 cal/ºC. d) 20 cal/ºC. e) 18 cal/ºC.

(14)

43 Utilizando-se analogia eletrônica que modele o comportamento de sistemas físicos, é possível, dentro de uma grande variedade de casos, melhorar o tratamento desses modelos no que diz respeito ao seu ensino mesmo reconhecendo suas limitações. Nesses projetos, o principal componente utilizado é o amplificador operacional. A figura mostra o circuito genérico com amplificadores desse tipo.

Em relação às características do amplificador operacional e ao funcionamento do circuito genérico mostrado, é INCORRETO afirmar que

a) O amplificador operacional tem ganho muito elevado.

b) O amplificador operacional tem valores altos de impedância de entrada e baixos para a impedância de saída. c) Se as impedâncias Zi e Zf forem resistências puras, Vo∝ (Vi+ - Vi-).

d) Como Vd≈ 0, há circulação de correntes altas nas entradas do amplificador. e) Caso a entrada Vi+ seja aterrada, o amplificador é inversor.

44 Em 1965, Arno Penzias e Robert Wilson, anunciaram a detecção da hoje conhecida radiação cósmica de fundo. São microondas cujo valor máximo de intensidade ocorre para uma frequência em torno de 160 GHz. A intensidade da radiação é da ordem de 10-5J/ m3. Com essas informações, pode-se afirmar que as ordens de grandeza do comprimento de onda da radiação (λ) e do valor da amplitude de seu campo magnético (Bmax) valem, respectivamente,

a) 10 m e 10 Wb/m2. b) 10-2 m e 10-5Wb/m2. c) 10-3 m e 10-20Wb/m2. d) 10-1 m e 10-10Wb/m2. e) 10-3 m e 10-10Wb/m2.

45 Acompanhe a descrição da construção de um manômetro simples e seu uso:

Faça um furo no centro de uma tampa pequena e rasa como as de alguns cosméticos. O furo deve ter o diâmetro para que passe por ele um tubo de caneta. Encaixe o tubo e cole bem as beiradas. Corte um pedaço de balão de borracha e estique-o bem sobre o outro lado da tampa, passando um barbante ao redor para deixá-lo bem firme. Essa borracha vai se comportar como uma membrana. Esse conjunto é a cápsula manométrica, a qual está representada na FIGURA A. Prenda um tubo de vidro ou manguinha transparente em U no suporte, de modo a deixá-lo na vertical e encha-o com cerca de metade de água. A seguir conecte um tubo em látex numa das extremidades do tubo em forma de U e no tubo da cápsula manométrica. Um esquema da constituição do manômetro está na FIGURA B. Introduza a cápsula dentro do líquido contido no recipiente e observe o desnível causado na água no interior do tubo em U.

PERUZZO, Jucimar. Experimentos de Física Básica: Mecânica. São Paulo: Livraria da Física, 2012, p.272-3. Em relação ao desnível da água no tubo em U indicado na FIGURA B, pode-se afirmar que

a) depende da forma do recipiente para o mesmo nível do líquido.

b) será menor caso o líquido no recipiente seja substituído por outro de maior densidade. c) será alterado caso o experimento indicado seja realizado na Lua.

d) tanto maior será o seu valor quanto maior for a profundidade da cápsula manométrica. e) terá um valor um pouco menor caso o recipiente seja esvaziado.

(15)

46 Na década de 1950 uma técnica inovadora de cinema permitia que cenas fossem gravadas como a mostrada na FIGURA 1 do primeiro filme assim produzido, O Manto Sagrado. Quando projetadas na tela apareciam como na FIGURA 2.

TwentiethCentury Fox — Divulgação O sistema óptico utilizado para produzir o efeito descrito, provavelmente deve ser composto por

a) Lentes esféricas. b) Espelhos esféricos. c) Lentes cilíndricas. d) Espelhos parabólicos.

e) Lentes esféricas acopladas a polaróides.

47 A figura mostra o esquema de uma máquina que consta de duas polias instaladas na parte superior e inferior de uma torre de altura H e área da base A cheia de água (densidade r). Pelas polias estende-se um cabo estende-sem fim que estão unidos com certo intervalo, por caixas leves vazias de massa M e volume V. Como se pode ver na figura, em cada intervalo de tempo que se considere, parte das caixas está submersa na água enquanto que outra parte encontra-se no ar. As caixas do lado direito ao emergirem sob a ação do empuxo E (Princípio de Arquimedes) obrigarão as polias a girarem. Ao mesmo tempo em que as caixas emergem, outras submergem do outro lado. As polias em rotação podem acionar geradores elétricos. Adotando-se a aceleração local da gravidade igual a g, o rendimento h dessa máquina vale;

a) η= M/ρV. b) η=1 – M/ρV. c) η=ρV/M. d) η=ρAH/M. e) η=0.

48 Considere o circuito elétrico mostrado na figura.

Um voltímetro de resistência interna 500Ω é utilizado para medir a diferença de potencial entre os pontos a e b do circuito. A variação percentual do valor da corrente que circula na bateria devido à inserção do instrumento de medida é cerca de a) 10%. b) 6,3%. c) 5%. d) 3,8%. e) 1,2%. FIGURA 1 FIGURA 2

(16)

49 A FIGURA 1 mostra o esquema de um alternador em operação. A bobina abcd gira no interior de um campo magnético estático e está conectada através de dois anéis condutores A e B ao circuito externo. A FIGURA 2 mostra a variação da força eletromotriz (fem) gerada em função do tempo. A FIGURA 3 representa esquematicamente um dínamo. Essa máquina elétrica possui um dispositivo denominado comutador. Os terminais da bobina abcd estão conectados ao circuito exterior através de segmentos condutores — as barras do comutador — isoladas uma da outra. As escovas condutoras coletoras A e B conectam o circuito externo às barras. Diferentemente do caso dos anéis na FIGURA 1, a posição das escovas coletoras, aqui, é muito importante.

(Figuras de KOSTENKO, M. et al. Elecrical Machines. Moscow: MIR, 1977.)

Considerando as informações do texto, pode-se afirmar que

a) A fem induzida na bobina não é alternada permitindo que correntes contínuas possam percorrer o circuito externo. b) A posição da bobina, na FIGURA 1, quando perpendicular ao campo magnético, corresponde a 1/4 do período da função mostrada na FIGURA 2.

c) Ao girarem as barras do comutador, as escovas coletoras do dínamo permitirão que apenas valores negativos da fem induzida sejam aplicados ao circuito externo.

d) A posição das escovas coletoras permite que a fem induzida, durante uma rotação da bobina, seja nula quando estiverem sobre qualquer uma das barras.

e) Quando a bobina, na FIGURA 3, ocupar uma posição em que tenha girado de 180º, em relação à posição atual, a corrente circulará por ela no sentido abcd.

50 Um tipo de aprelho para medir a viscosidade de um líquido é constituído por um cilindro articulado entre rolamentos quase sem atrito, de modo a girar coaxialmente dentro de um vaso também cilíndrico de raio R0. Coloca-se o líquido, cuja viscosidade (η) se deseja medir,no espaço anelar entre os cilindros e, por meio de um sitema de pesos e roldanas, exerce-se um toque (τ) sobre o cilindro interno. Quando o peso é liberado,o cilindro interno (de raio R) gira acelerando momentaneamente, mas atinge logo uma velocidade angular constante (ω), que se mantém enquanto o torque atua. Conhecido o torque, as dimensões do aparelho (R0, R e o comprimento efetivo L do cilindro interno) e a velocidade angular, pode-se calcular a viscosidade do líquido:

(Adaptado de SEARS/ZEMANSKY. Física: Mecânica — Hidrodinâmica. Brasília: UnB, 1977.) Considere que dois experimentos sejam realizados no mesmo viscosímetro e que o torque exercido sobre o cilindro interno também tenha se mantido o mesmo. No primeiro experimento o espaço anelar foi preenchido com água e no segundo com óleo de Rícino ambos os líquidos à temperatura ambiente. Nessas condições, a razão entre as velocidades angulares do cilindro interno para o caso da água (ωA) e para o caso do óleo (ωR) será:

a) ωAR = 1. b) ωA/ωR < 1. c) ωAR > 1. d) ωAR0.

e) ωAR é indeterminada neste caso.

Figura 1 Figura 2 Figura 3

0 3 0

(

)

2

R

R

R L

τ

η

π

ω

=

(17)

R

A

SC

U

N

H

(18)

R

A

SC

U

N

H

Referências

Documentos relacionados

a) As pessoas não estão apenas trocando um emprego por outro. Muitas estão saindo para empreender. Outras apenas pedindo demissão para depois ver o que fazer da vida – essa

Nota: Pelo menos 30 minutos antes da lavagem, aqueça a solução de lavado 1 para 71°C (+/-1ºC).Com um termômetro calibrado confira a temperatura dentro do coplin. •

(Com apenas duas bagas na sua bebida obterá uma complexidade de aromas, doce, picante, hortelã-pimenta, eucalipto, limão. Ideal para qualquer LONDON DRY

RNA viral foi de- tectado no teste RT-PCR para BVDV nos cinco animais ne- cropsiados e os produtos de amplificação obtidos de três deles, Bovino 1, Bovino 3 e Bovino 4

a) As pessoas não estão apenas trocando um emprego por outro. Muitas estão saindo para empreender. Outras apenas pedindo demissão para depois ver o que fazer da vida – essa

(Uema 2015) A bactéria anaeróbia Clostridium botulinum é um habitante natural do solo que se introduz nos alimentos enlatados mal preparados e provoca o botulismo. Ela é absorvida

Da mesma forma, O Filho de Deus teve uma existência com Deus, interagiu com Deus, porem como eu e você Ele não tinha um corpo como o temos hoje, mas quando chegou o momento do Filho

Algodão: 1 Ano Papel: 2 Anos Couro: 3 Anos Madeira: 5 Anos Lã: 6 Anos Estanho: 10 Anos Seda: 12 Anos Cristal: 15 Anos Porcelana: 20 Anos Prata: 25 Anos Pérola: 30 Anos Coral: 35