• Nenhum resultado encontrado

ffi ffi ffi tãi t7-l ü $ _$ffi_ ?flïr lf"l / r,4'2d 4 o t' ' *í$/$l.s{ Exmo. Senhor Director da Faculdade de Ciências Pono lr^p,l

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ffi ffi ffi tãi t7-l ü $ _$ffi_ ?flïr lf"l / r,4'2d 4 o t' ' *í$/$l.s{ Exmo. Senhor Director da Faculdade de Ciências Pono lr^p,l"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

j - , Ì ! t i í . | . i / r . ü I : . r . - ; I . i i1 ,,: l .r. ' ' - - a ; t i : : Exmo. Senhor Director da Faculdade de Ciências Pono

ffi

ffi

t7-l

1 \ . / I

lF"l

lr^P,l

t ã i

t v l l a l l s l

ffi

Esd ã õ x N K r f : \ -; s ; ; a l 9 o Z t Õ { ^ o * ã . , 1 l l P - ' ^ l + Y ë " ; ' + < X S o X Ì 3 U L U u . ^ ^ < ü : v r . Q -Ë L J q t! - "^' > , ; + z Í -- ^ * l !

/

r , 4 ' 2 d

4

o t'

' *í$/$l.s{

Proposta de Regulamento do 2o ciclo de estudos em Matemática e do 2" ciclo de estudos em Ciência de Computadores

Na sequência dos Vs. ofícios, os quais rnereceram a nossa melhor atenção, informamos V. Exa. que, por despacho reitoral de 5 de Agosto do corrente, foram aprovadas as supra citadas propostas.

Mais se informa que se remete em anexo os Regulamentos aprovados, devendo os mesmos serem publicitados no sI dessa u.o..

Com os melhores cumprimentos

A Responsável dos Serviços Académicos,

(Mónica Pissarra)

Anexo: O indicado. PP/

ü $ _$ffi_

?flïr

(2)

UPoRro

Fn lï:Vll$Bi3:S5ï3'#"

lu

Departamento de Ciência de Computadores

V/Ref.: N/Ref.: FCUP10-13781

c c 1 0 - s 1 4 2

Assunto: Regulamento

Mestrado em Ciência de Computadores

Junto se envia a V. Exa. o Mestrado em ciência de computadores.

Com os melhores cumprimentos,

I I O Presidente do Departamento

4ért

Porto, 15 de Dezembro de 2010

l t i J â _ t l d _ _

: . . r . , l i , : i : i . , : ; { : { " , i I i . i ï [ i : : l - c * E x m o . s e n h o r p r e s i d e n t e í.'' _ - i , :',r r )-?""í "O-,!^"- I ?p_! '{ Conselho Científico \

,',.:. {.'1:', ;, ; i. "; ir,:,.,.,,,1.j,,:,:i* ËÍ3f â cÍçr

Unívgrsidade porto _ Faculdadg Ciências

/Lt-\-lç,

(Antonio Porto) , ,,., Í. I {*r;;,ú ,^r,&.**""^t <cc{ ú,

'k^.-';''$1.ï.' JÃl,t 't';l Ci t ' ) t; i /

{üt"ru,q,ryr

I Rua do Campo Alegre, 1021t1OSs | 4 1 6 9 - 0 0 7 P O R T O

' f

(3)

RnCULAMENTO DE

MnsrRADo EM CÉxcrA DE ConnpurADoRns

Comissão Científica: Alípio Jorge (Diretor) Rogério Reis

Ricardo Rocha

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

(4)

Regulamento do

Mestrado em Ciência de Computadores

23 de Setembro de 2010

1 0

Concessão do grau de Mestre

A Universidade do Porto, através da Faculdade de Ciências, confere o grau de mestre em Ciência de Computadores aos que tenham obtido aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de esfudos do curso de mestrado e aprovaçã,o no ato público de defesa de uma dissertação ou de um relatório de estágio também conforme defïnido neste regulamento.

20

Enquadramento j urídico

O presente regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituído pelo Decreto-Lei no 7412006 de 24 de Março e restante legislação aplicánel, no que diz respeito aos cursos de segundo ciclo, bem como o "Regulamento geral dos cursos de segundo ciclo da Universidade do Porto".

3 0 Obj etivos

1. São objetivos gerais do Mestrado em Ciência de Computadores proporcionar as seguintes competências fundamentais :

a. Possuir conhecimentos aprofundados na ârea científica de Ciência de Computadores, com recurso à atividade de investigação, de inovação, ou de aprofundamento de competências profissionais;

b. Capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares, seja para a prâtica da investigação, seja para o exercício de uma atividade profissional especializada;

c. Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;

d. Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma

clara e correta;

e. Competências que lhes permitam uma aprendtzagem autónoma ao longo da vida.

2. São objetivos específicos do Mestrado em Ciência de Computadores proporcionar as seguintes competências :

a. Conhecimento aprofundado dos fundamentos de Ciência de Computadores e de áreas de aplicação optadas, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;

(5)

l .

2 .

b. Capacidade de compreensão e de resolução de problemas informáticos em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares, seja para o exercício de uma atividade profissional especrabzada, seja para a prática de investigação.

4 0

Gestão do curso de mestrado

O mestrado em Ciência de Computadores tem um diretor, é coordenado por uma comissão científica e é acompanhado por uma comissão de acompanhamento. O diretor é um professor catedrâtico, um professor associado ou, excecionalmente, um professor auxiliar, indicado paru nomeação ao diretor pelo conselho científïco, sob proposta da comissão científïca do Departamento de Ciência de Computadores, cle acordo corì o artigo 39 dos estatutos da Faculdade de Ciências.

A comissão cientifica do mestrado é constituída pelo seu diretor e por mais dois professores ou investigadores doutorados, por si designados, sendo as designações homologadas pelo diretor da Faculdade de Ciências, de acordo com o artigo 41 dos estatutos da Faculdade de Ciências.

A comissão de acompanhamento é constituída por dois docentes ou investigadores e por dois alunos do curso, de acordo como defïnido no artigo 43 dos estatutos da Faculdade de Ciências.

As competências do diretor, da comissão científïca e da comissão de acompanhamento são as definidas nos artigos 40 e 42 dos estatutos da Faculdade de Ciências.

5 0

Regras sobre a admissão ao mestrado

As regras sobre a admissão ao mestrado, effi especial as condições de natureza académica e curricular, as condições de candidatura, os critérios de selecção e seriação, bem como o processo de fixação e divulgação das vagas e dos prazos de candidatura são da responsabilidade da sua comissão científica e devem ser conhecidas com, pelo menos, seis meses de antecedência relativamente à data de abertura das candidaturas à frequência do ciclo de estudos.

6"

Duração e estrutura do mestrado

1. O mestrado tem I20 creditos, uma estrutura semestral e tem uma duração normal de quatro semestres curriculares de trabalho dos alunos, quando em regime de tempo integral.

2. O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre integra:

a. um curso de especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares def,rnidas no plano de estudos anexo a este regulamento, denominado curso de mestrado, a que coÍrespondem 70 créditos;

b. Uma dissertação de natureza científica, original e especialmente reahzada para este fim ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final, a que correspondem 50 creditos.

3 .

4 .

(6)

1 .

2 .

70

Regime de frequência e de avaliação

O regime de frequência e de avaliação de cada unidade curricular será definido na respetiva ficha de disciplina e obedecerá às normas gerais em vigor. O resultado da

avaliação será expresso na escala numérica de zerc a vinte.

Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno cuja nota final de avaliação seja igual ou superior a dez valores.

80

Regime de prescrições

1. Aplica-se o Regime de prescrições paÍa os cursos da Universidade do Porto de 13 clc Junho de 2A07 e demais legislação aplicável.

9 0

Funcionamento da dissertação / estágio

As regras de funcionamento da dissertação e do estágio devem ser publicadas nas respetivas fichas de unidade curricular e devem respeitar o regulamento deste mestrado.

1 0 0

Orientação da dissertação ou do estágio

A elaboração da dissertação ou a realização do estágio deve ser orientada por professor ou investigador da Universidade do Porto ou por doutor ou especialista de mérito. No caso de não ser professor ou investigador da Universidade do Porto o seu mérito deve ser explicitamente reconhecido pela comissão científica do mestrado. Sempre que o orientador seja exterior ao Departamento de Ciência de Cornputadores, e sobretudo quando este não tenha pendor académico, a comissão científïca do mestrado poderá propor ou exigir uma co-orientação interna.

A nomeação do orientador e do co-orientador, caso exista, será feita pelo diretor do Departamento, sob proposta da comissão científica do curso, depois de ouvidos o aluno e o orientador/orientadores a nomear.

A nomeação referida no número anterior tem de ser concretizada ate trinta dias após terminado o processo de atribuição de temas aos alunos no âmbito das unidades curriculares de dissertacão e estásio.

1 1 '

Submissão da dissertação ou do estágio

Dentro do prazo fixado no Regulamento geral dos cursos de segundo ciclo da Universidade do Porto deverá dar entrada no Gabinete de Pós-Graduação da Faculdade um exemplar da dissertação ou do relatório de estágio, em forma provisória, e o requerimento de submissão às provas.

No prazo de dez dias úteis após a data do envio da informação do despacho de nomeação clo júri das provas deverá o aluno entregar no Gabinete de Pós-Graduação os exemplares da dissertação ou relatório para os membros do júri.

3 . 4 . 1 . ) 1 .

2 .

(7)

2 .

3 .

3. Apos realização das provas os candidatos aprovados deverão entregar no Gabinete de Pos-Graduação três exemplares, na forma definitiva, da dissertação ou relatorio, devidamente certifïcadas pelo presidente do juri.

L20 Provas públicas

A composição, nomeação e funcionamento do júri, bem como os prazos e regras para a reahzação das provas públicas regem-se pelo Regulamento geral dos cursos de segundo ciclo da Universidade do Porto.

1 .

13"

Processo de atribuição da classificação final

Ao grau académico de mestre é atribuída uma classificação final, expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20, com o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações, incluindo o percentil relativo aos últimos três anos.

A classificação final é calculada pela média ponderada das classificações obtidas nas unidades curriculares que constituem o plano de estudos e no ato público de def'esa da dissertação, do trabalho de projeto ou do relatório de estágio, sendo os coeficientes de ponderação a aplicar os créditos das unidades cumiculares.

As classificações quantitativas finais são acompanhadas de menções qualitativas, conforme previsto no arto 17o do Dec.-Lei n" 4212005, de 22 de Fevereiro.

140

Diploma de curso de especializaçio

É atribuído um Diploma de Espec ialízação em Ciência de Computadores (DECC), emitido pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, após a obtenção de um mínimo de 60 créditos em unidades curriculares do curso de mestrado.

A emissão do diploma a que se refere o número anterior é acompanhada do respetivo suplemento ao diploma nos termos do Decreto-Lei no 4212005, de 22 de Fevereiro e dos artigos 39o e 40' do Decreto-Lei no 7412006, de 24 de Março.

O diploma e respetivo suplemento ao diploma deve ser emitido no prazo máximo de 30 dias após ser pedido no Gabinete de Pós-Graduação.

1 5 u Propinas

O valor das propinas será fixado pelo Senado da Universidade do Porto com base em proposta do Conselho Diretivo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, de acordo com o artigo 27o do Decreto-Lei no 7412006, de 24 de Março.

1 6 0

Casos Omissos

As situações não contempladas neste Regulamento seguem o preceituado no Regulamento geral dos cursos de segundo ciclo da Universidade do Porto e no

Decreto-1 .

2 .

.,

(8)

Lei no 7412006, de 24 de Março, e demais legislação aplicável, sendo os casos omissos decididos por despacho do Reitor, sob proposta da comissão cientifica do curso.

17"

Entrada em vigor

O presente Regulamento entra em vigor logo que aprovado e publicitado nos termos legais.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo propor um planejamento para a estruturação da Gestão da Qualidade em uma determinada organização para que esta se

O mecanismo de avaliação da conformidade definido para os serviços de aplicação, reparo e reforma do revestimento interno de tanque de carga rodoviário destinado

Isso acontece, quando os folhetos são lidos nas tradicionalmente rodas de famílias onde essa literatura é passada oralmente, inclusive para àqueles que não foram

c) Os chineses ocuparam a Coreia do Norte e os Estados Unidos fizeram o mesmo na Coreia do Sul, por decisão do armistício de 1953. d) O armistício que pôs fim à guerra manteve

Sant'Ivo alla Sapienza é uma igreja de Roma, considerada como uma obra-prima da arquitetura barroca, erigida em 1642-1660 pelo arquiteto Francesco Borromini... Cúpula em

After switching from Ethernet to Wifi Client mode, the mixer should connect to the selected wireless network automatically, and will be displayed by remote applications on

Resumo: Ações provindas da execução do projeto de extensão universitária “Laboratório de Matemática”, associado ao Curso de Licenciatura em Matemática da

Se você quer ganhar 10 mil reais, você também pode ganhar, você só tem que trabalhar em linha reta, você apenas tem que sair do círculo onde você está e buscar enxergar mais