• Nenhum resultado encontrado

OUVIDORIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES Elaborado por: Ouvidor: Clécio da Silva Souza Ouvidora Substiuia: Maria Dionísia dos Sanios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OUVIDORIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES Elaborado por: Ouvidor: Clécio da Silva Souza Ouvidora Substiuia: Maria Dionísia dos Sanios"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

OUVIDORIA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2019

Elaborado por:

Ouvidor: Clécio da Silva Souza

(2)

1.0 Apresentação

Em aiendimenio ao disposio na Lei n° 13.460/2017, ari. 14, II e demais normatvos vigenies a Ouvidoria do IF Serião-PE apresenia o relaiório de atvidades do ano 2019. O mesmo iem como função coniribuir para a iransparência e melhoria da gesião instiucional a partr dos resuliados analisados das manifesiações regisiradas pelos cidadãos.

O relaiório reúne informações referenies as manifesiações de ouvidoria e soliciiações de informações recebidas airavés da Plaiaforma Iniegrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR), airavés do endereço eleirônico (ouvidoria@ifserião-pe.edu.br) e as resulianies de aiendimenio presencial.

2.0 Atividades Realiaadas 2.1 Estruturação

A Ouvidoria do IF Serião-PE funciona no prédio da Reiioria e dispõe de sala reservada para aiendimenio presencial. Aié agosio de 2019 o seior coniava apenas com uma servidora/ouvidora que acumulava as atvidades de ouvidoria com airibuições de ouira função. Após diálogos instiucionais e de gesião foi designado um servidor/ouvidor com carga horária de irabalho iniegral especifcamenie para o exercício das atvidades de ouvidoria. Porianio, aiualmenie a Ouvidoria do IF Serião-PE dispõe de um ouvidor e uma ouvidora substiuia, iendo sido esia uma decisão imporianie de gesião em 2019 no que se refere a esiruiuração do seior.

2.2 Gestão Estratégica

Como ações esiraiégicas da gesião do IF Serião-PE com visias a ampliar, esiruiurar e melhorar os serviços inerenies a Ouvidoria no ano de 2019 pode-se ciiar:

 Estruturação – Designação de servidor para aiuar exclusivamenie nas demandas da Ouvidoria e Esic;

 Capacitação – Viabilização de partcipação da Ouvidora (Maria Dionísia dos Sanios) no curso de Traiamenio de Denúncia em Ouvidoria em Aracaju-SE.

 Capacitação e Integração – Viabilização de partcipação do Ouvidor(Clécio da Silva Souza) no Seminário Regional de Ouvidoria em Recife-PE, propiciando airavés da ação, a iroca de experiências com ouiros aiores da rede de ouvidorias, bem como a capaciiação do mesmo airavés das palesiras e ofcinas inseridas na programação do seminário.

2.3 Administração de Demandas

A Ouvidoria do IF Serião faz parie do Sisiema de Ouvidorias Públicas do Poder Executvo Federal e é um dos imporianies canais de comunicação enire o cidadão e a instiuição. A Plaiaforma

(3)

Iniegrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR) da Coniroladoria-Geral da União, resulianie da junção dos sisiemas eleirônicos de Ouvidorias (e-OUV) e Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), é o principal canal de recebimenio e adminisiração de manifesiações. As manifesiações são recebidas iambém por e-mail, ielefone ou presencialmenie na sala da ouvidoria junio ao ouvidor.

2.3.1 – Manifestações por canal de atendimento

De acordo com os dados exiraídos da Plaiaforma Iniegrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR) e coniabilizando as enviadas ao endereço eleirônico, a Ouvidoria recebeu e presiou iraiamenio a 209 manifesiações no exercício de 2019, sendo 82 manifesiações de ouvidoria e 127 soliciiações de acesso à informação. O gráfco abaixo apresenia em perceniuais as manifesiações recebida por canal de aiendimenio.

Grafico 1 – Perceniual de manifesiações por canal de aiendimenio

Fontes: Gerenciador de e-mails do IF Serião-PE e Plaiaforma Fala.BR da CGU – 2019

2.3.2 – Manifestações por tipo

Obedecendo a orieniação da Insirução Normatva nº 5/2018/CGU-OGU, as manifesiações recebidas foram quantfcadas por naiureza (denúncia, elogio, reclamação, simplifque, soliciiação, sugesião). Foram considerados iambém os pedidos de acesso à informações encaminhadas airavés do FALA.BR (e-Sic) da CGU.

Além dos tpos de manifesiação ciiados acima exisie iambém a comunicação de irregularidade instiuída airavés do Decreio n° 9.492/2018 e que se refere às denúncias ou reclamações anônimas, acolhidas pela Ouvidoria do IF Serião-PE e, se for o caso, encaminhadas ao órgão de apuração.

O Gráfco 2, a seguir, informa em perceniuais as manifesiações recebidas por tpo. Delas, desiacam-se as soliciiações de informação, que represeniam 60,77%, seguidas das reclamações, que represeniam 16,75% do quantiatvo geral.

(4)

Grafico 2 – Perceniual de manifesiações por tpo

Fontes: Gerenciador de e-mails do IF Serião-PE e Plaiaforma Fala.BR da CGU – 2019

2.3.3 – Assuntos mais recorrentes nas manifestações

Analisando o ieor das manifesiações de ouvidoria consiaia-se que os assunios mais frequenies referem-se à quesiões adminisiratvas/gesião, comporiamenio e/ou didátca de docenies e ouiras relacionadas a concursos públicos.

Grafico 3 – Perceniual de manifesiações de ouvidoria por assunio

Fontes: Gerenciador de e-mails do IF Serião-PE e Plaiaforma Fala.BR da CGU – 2019

Na análise dos dados referenies as soliciiações de acesso à informação, o desiaque é para os assunios relatvos à concurso/provimenio de cargos públicos, iais como informações sobre o número de cargos vagos e ocupados, quadro de referência de servidores, provimenio por aproveiiamenio, redisiribuição e realização de concurso.

(5)

Grafico 4 – Perceniual de soliciiações de acesso à informações por assunio

Fontes: Plaiaforma Fala.BR/e-Sic da CGU – 2019

2.3.4 – Manifestações por unidade

Considerando o aspecio das unidades demandadas nas manifesiações de ouvidoria recebidas em 2019, consiaia-se no Gráfco 5, que a Reiioria com (45,12%) foi a mais demandada, seguida do Campus Serra Talhada (19,51%). Com represeniação basianie discreia fguraram os Campus Salgueiro e Ouricuri com apenas (1,22%) cada.

Grafico 5 – Perceniual de manifesiações de ouvidoria por unidade demandada

Fontes: Gerenciador de e-mails do IF Serião-PE e Plaiaforma Fala.BR da CGU – 2019

Em relação aos pedidos de acesso à informação quase que a ioialidade (97,64%) das soliciiações são demandas para a reiioria e respectvos seiores.

(6)

Grafico 6 – Perceniual de soliciiações de acesso à informações por unidade demandada

Fontes: Plaiaforma Fala.BR/e-Sic da CGU – 2019

2.3.5 – Setores mais demandados por unidade

Tendo em visia o que se apresenia no gráfco abaixo referenie as manifesiações de ouvidoria percebe-se que o seior mais demandado na reiioria foi a Pró-reiioria de Desenvolvimenio Instiucional(Prodi) e a Direioria de Gesião de Pessoas. As manifesiações recebidas relatvas aos Campus, em sua maioria são encaminhadas à Direção Geral do Campus e caso necessário os direiores(as) demandam os seiores iniernos para providenciar a devida resposia ao cidadão. Nesie sentdo os de maior desiaque em recebimenio de manifesiações foi o Campus de Serra Talhada e de Sania Maria da Boa Visia.

Grafico 7 – Perceniual de manifesiações de ouvidoria por unidade/seior

Fontes: Gerenciador de e-mails do IF Serião-PE e Plaiaforma Fala.BR da CGU – 2019

Nas soliciiações de acesso à informação como demonsirado no Gráfco 8 o seior que concenira o maior número de soliciiações é a Direioria de Gesião de Pessoas com mais da meiade da demanda de iodo ano de 2019.

(7)

Grafico 8 – Perceniual de soliciiação de acesso à informação por unidade/seior

Fontes: Plaiaforma Fala.BR da CGU – 2019

3.0 – Conclusão e Proposições

Considerando o ioial de manifesiações de ouvidoria regisiradas duranie o ano de 2018 (48 manifesiações) e comparando com o quantiatvo de 2019 (82 manifesiações) percebe-se um aumenio expressivo que pode ser resulianie do processo de esiruiuração e sensibilização da comunidade do IF Serião-PE acerca da imporiância da ouvidoria enquanio canal de exercício da cidadania e de diálogo com a gesião. Coniudo é ainda perceptvel a necessidade de ampliar a aproximação e consirução do eniendimenio junio a comunidade acadêmica do que é a ouvidoria, seu campo de aiuação, as possibilidades de utlização dos serviços como mecanismo de forialecimenio da relação cidadão/organização para o aiendimenio dos anseios da sociedade enquanio instiuição pública. No iocanie as denúncias recebidas, iodas que apreseniaram maierialidade foram encaminhadas para apuração.

Em iermos de comunicação instiucional eniende-se a necessidade de adequações e melhorias da página da ouvidoria no siie instiucional. Ainda com visias a melhoria da comunicação e da aproximação com a comunidade inierna do IF Serião-PE sugere-se a partcipação da Ouvidoria em ações/programa de recepção e ambieniação de novos servidores.

Com visias a forialecer a relação da Ouvidoria com os gesiores e melhorar o aiendimenio das demandas encaminhadas, sugere-se a partcipação da Ouvidoria anualmenie em uma das reuniões do Colégio de Dirigenies para apreseniar os dados consolidados do ano anierior e reforçar para os gesiores a imporiância em aiender as demandas encaminhadas em iempo hábil, ianio no que diz

(8)

respeiio ao cumprimenio das normatvas, quanio para o posicionamenio do IF Serião-PE junio as demais instiuições iniegranies da rede. No quesiio esiruiuração e melhoria no aiendimenio eniende-se a necessidade de um esiagiário para o seior considerando ianio as atvidades de rotna como períodos de afasiamenio, férias e licenças.

Referências

Documentos relacionados

Agrupa as palavras em agudas, graves e esdrúxulas, tendo em conta a posição da sílaba tónica.. Esdrúxulas

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

Apesar da eficiência do processo de adsorção com carvão ativado ser ligeiramente menor comparada às outras, este procedimento é o mais recomendado para o

Para a ouvidora B há diferença de demandas entre ambas, no sentido que no Fale Conosco predomina a busca por informações e na Ouvidoria predominam as

Você deve dizer como era sua vida antes de ter re- cebido a Cristo como seu Salvador; como percebeu sua necessidade de Cristo; como e quando recebeu a Cristo, e como