• Nenhum resultado encontrado

Estudo sobre habilidades cognitivas e socioemocionais rede municipal de Santo André

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Estudo sobre habilidades cognitivas e socioemocionais rede municipal de Santo André"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Estudo sobre Habilidades Cognitivas e Socioemocionais

Rede Municipal de Santo André

Escola:

Sobre a Pesquisa

Em 2015, a Secretaria de Educação de Santo André, em parceria com a Fundação Getulio Vargas, realizou uma pesquisa em 10 escolas da rede municipal. Nos meses de abril e de novembro, os alunos de 3º ano das escolas selecionadas responderam a instrumentos de avaliação de habilidades cognitivas e socioemocionais. A aplicação dos instrumentos foi realizada pelos dos Monitores de Inclusão Digital (MID) das escolas, sem os quais essa pesquisa não seria possível. Agradecemos aos MIDs Adilson Rodrigues Da Silva, Cleber Garcia, Eduardo Tirapani, Gilson Brandão Bello, José Sinotti, Juliana Prudêncio Moreira, Marcos Oliveira, Maurício Henrique De Moura Silva Arcanjo, Rodrigo Henrique Machado Da Silva e William Cordeiro Campos pelo apoio e dedicação.

Este documento tem como objetivo apresentar a essas 10 escolas os principais resultados dessa pesquisa. Nas páginas seguintes, será informado o desempenho médio dos alunos desta escola em relação aos alunos das demais escolas contempladas pela pesquisa. Também serão apresentados gráficos das correlações das habilidades cognitivas com as habilidades socioemocionais medidas, bem como gráficos de correlações de ambos os tipos de habilidades com práticas adotadas pelos professores.

Desempenho na Prova Brasil

É possível comparar a proficiência de alunos em diferentes escolas utilizando a Prova Brasil, que é aplicada apenas para os alunos no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A Tabela 1 apresenta o desempenho médio dos alunos do 5º ano em Matemática e Língua Portuguesa segundo dados da Prova Brasil de 2013 (INEP/MEC). Nas colunas, estão disponíveis informações sobre: (i) a escola; (ii) as 10 escolas contempladas na pesquisa; (iii) todas as escolas municipais de Santo André; e (iv) todas as escolas municipais do estado de São Paulo.

Tabela 1 – Desempenho na Prova Brasil 2013 (5º ano Ensino Fundamental)

Disciplina Escola Escolas pesquisadas Escolas municipais de Santo André

Escolas municipais do Estado de SP

Matemática 216.05 224.57

Língua Portuguesa 203.68 205.77

(2)

A Pesquisa e Descrição dos Construtos Medidos

Com o intuito de acessar o aprendizado dos alunos de outras maneiras para além de testes de conteúdo curricular, propusemos alguns testes para mensurar dois grupos de habilidades: cognitivas e socioemocionais. Os construtos avaliados em cada um desses grupos são:

Habilidades Cognitivas

o Raciocínio Lógico-Verbal: extensão e profundidade do conhecimento verbal vocabular e capacidade de raciocinar utilizando conceitos previamente aprendidos.

o Raciocínio Numérico: compreensão de conceitos quantitativos básicos, como soma, subtração, multiplicação e divisão e manipulação de símbolos numéricos.


Habilidades Socioemocionais1

o Abertura a experiências: tendência a ser aberto a experiências estéticas, culturais e intelectuais. Indivíduos com essa característica tendem a ser imaginativos e curiosos.

o Conscienciosidade: tendência a ser organizado, esforçado e responsável. Indivíduos com essa característica tendem a ser concentrados, a controlar seus impulsos e a postergar recompensas.

o Extroversão: orientação de interesses e energia em direção ao mundo externo e pessoas e coisas (ao invés do mundo interno da experiência subjetiva). Indivíduos com essa característica tendem a ser comunicativos e sociáveis.

o Amabilidade: tendência a agir de modo cooperativo e não egoisticamente. Indivíduos com essa característica tendem a ter boa vontade e empatia.

o Estabilidade emocional: previsibilidade e consistência de reações emocionais, sem mudanças bruscas de humor. Indivíduos com essa característica tendem a ser mais calmos e menos vulneráveis ao estresse e à raiva.

o Lócus de controle externo: reflete em que medida os indivíduos atribuem situações correntemente vividas ao acaso, sorte ou ações e decisões tomadas por terceiros, em oposição a decisões e atitudes tomadas por eles no passado (lócus interno).

Os testes foram realizados pelos alunos de 3º Ano em dois momentos: abril e novembro de 2015.

1 Referências: HECKMAN, J; KAUTZ, T. Fostering and measuring skills: Interventions that improve character and cognition. NBER

Working Paper Series, Working Paper 19656. November 2013.

SANTOS, D; PRIMI, R. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. São Paulo, 2014

(3)

Resultados da Escola

Os Gráficos 1 e 2 apresentam a distribuição do desempenho obtido pelos alunos em cada um dos construtos avaliados em dois momentos do ano: abril de 2015 (Gráfico 1) e novembro de 2015(Gráfico 2). Em cada gráfico, são apresentados: (i) o desempenho médio das escolas participantes da pesquisa (linha verde); e (ii) o desempenho médio da escola (linha vermelha).

Gráfico 1 – Desempenho Relativo da Escola em Abril de 2015

Fonte: Elaboração própria a partir de dados coletados na pesquisa.

Gráfico 2 – Desempenho Relativo da Escola em Novembro de 2015

Fonte: Elaboração própria a partir de dados coletados na pesquisa.

-5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 R ac io cí nio Ve rb al R ac io cí nio N umé ric o Con sc ie nc io si da de Extr ove rs ão Es ta bil ida de Emo cio na l A ma bil ida de A be rtura Lóc us de C on tr ol e -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 R ac io cí nio Ve rb al R ac io cí nio N umé ric o Con sc ie nc io si da de Extr ove rs ão Es ta bil ida de Emo cio na l A ma bil ida de A be rtura Lóc us de C on tr ol e

(4)

A Tabela 2 apresenta o desempenho médio obtido pelos alunos nos construtos do grupo de habilidades cognitivas em abril e em novembro de 2015. São apresentadas informações por turma da escola, além do desempenho médio da escola como um todo e das escolas participantes da pesquisa.

Tabela 2 – Desempenho por Turma: Habilidades Cognitivas

Média do Grupo Raciocínio Lógico-Verbal Raciocínio Numérico

Abr/2015 Nov/2015 Abr/2015 Nov/2015

3º A 3º B 3º C 3º D Escola Todas

Fonte: Elaboração própria a partir de dados coletados na pesquisa.

A Tabela 3 apresenta o desempenho médio obtido pelos alunos nos construtos do grupo de habilidades socioemocionais em abril e em novembro de 2015. São apresentadas informações por turma da escola, além do desempenho médio da escola como um todo e das escolas participantes da pesquisa.

Tabela 3 – Desempenho por Turma: Habilidades Socioemocionais

Média do Grupo

Conscienciosidade Extroversão Estabilidade Emocional Abr/2015 Nov/2015 Abr/2015 Nov/2015 Abr/2015 Nov/2015 3º A 3º B 3º C 3º D Escola Todas Média do Grupo

Amabilidade Abertura Lócus de Controle

Abr/2015 Nov/2015 Abr/2015 Nov/2015 Abr/2015 Nov/2015 3º A 3º B 3º C 3º D Escola Todas

(5)

Os Gráficos 3 e 4 apresentam as evoluções das habilidades cognitivas e das habilidades socioemocionais, respectivamente, ao longo do ano letivo. Em cada gráfico, é possível comparar a evolução desta escola com a evolução das 10 escolas participantes da pesquisa.

Gráfico 3 – Evolução das Habilidades Cognitivas

Fonte: Elaboração própria a partir de dados coletados na pesquisa.

Gráfico 4 – Evolução das Habilidades Socioemocionais

Fonte: Elaboração própria a partir de dados coletados na pesquisa. 0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 deltaRV deltaRN

EMEIEF ARQUITETO ESTEVÃO DE FARI Todas

-0,1 -0,05 0 0,05 0,1 0,15 0,2 0,25

deltaF1 deltaF2 deltaF3 deltaF4 deltaF5 deltaF6

(6)

Correlações

A correlação é uma medida do tamanho e da direção da relação entre duas variáveis. Essa medida pode assumir valores entre -1 e 1. Valores próximos de 1 indicam que as duas variáveis se movem na mesma direção. Valores próximos de -1 indicam que as duas variáveis se movem em direções opostas. Por fim, valores próximos de 0 indicam que não há relação entre as variáveis.

O Gráfico 5 apresenta correlações entre as habilidades cognitivas e as habilidades socioemocionais, considerando as informações coletadas em abril e em novembro nas 10 escolas contempladas pela pesquisa. O Gráfico 6 apresenta as mesmas informações, mas considerando apenas esta escola.

Gráfico 5 – Correlações entre as Habilidades Cognitivas e Socioemocionais (Todas as Escolas)

Fonte: Elaboração própria a partir de dados coletados na pesquisa.

Gráfico 6 – Correlações entre as Habilidades Cognitivas e Socioemocionais (Esta Escola)

Fonte: Elaboração própria a partir de dados coletados na pesquisa. -0,2 0 0,2 0,4 Conscienciosidade Extroversão Estabilidade Emocional Amabilidade Abertura a experiências Lócus de controle Raciocínio Lógico-Verbal Raciocínio Numérico -0,4 -0,2 0 0,2 0,4 Conscienciosidade Extroversão Estabilidade Emocional Amabilidade Abertura a experiências Lócus de controle Raciocínio Lógico-Verbal Raciocínio Numérico

(7)

Os Gráficos 7, 8 e 9 ilustram as correlações entre as habilidades, tanto cognitivas quanto socioemocionais, e algumas práticas adotadas ou características dos professores. As informações desses gráficos abrangem as 10 escolas pesquisadas nas duas coletas de dados (abril e novembro de 2015).

Gráfico 7 – Correlações entre as Habilidades e Lição de Casa (Todas as Escolas)

Fonte: Elaboração própria a partir de dados coletados na pesquisa.

Gráfico 8 – Correlações entre as Habilidades e Tempo de Organização da Sala (Todas as Escolas)

Fonte: Elaboração própria a partir de dados coletados na pesquisa.

Gráfico 9 – Correlações entre as Habilidades e Experiência do Professor (Todas as Escolas)

Fonte: Elaboração própria a partir de dados coletados na pesquisa. -0,2 0 0,2 Raciocínio Verbal Raciocínio Numérico Conscienciosidade Extroversão Estabilidade… Amabilidade Abertura a… Lócus de controle

Passa lição de casa diariamente Corrige lição de casa diariamente -0,2 0 0,2 Raciocínio Verbal Raciocínio Numérico Conscienciosidade Extroversão Estabilidade… Amabilidade Abertura a… Lócus de controle Usa menos de 10 minutos do tempo de aula para organizar a sala -0,2 0 0,2 Raciocínio Verbal Raciocínio Numérico Conscienciosidade Extroversão Estabilidade… Amabilidade Abertura a… Lócus de controle

Tem pelo menos 5 anos de experiência

Imagem

Tabela 1 – Desempenho na Prova Brasil 2013 (5º ano Ensino Fundamental)
Gráfico 1 – Desempenho Relativo da Escola em Abril de 2015
Tabela 2 – Desempenho por Turma: Habilidades Cognitivas
Gráfico 3 – Evolução das Habilidades Cognitivas
+3

Referências

Documentos relacionados

Quando, geralmente no "Velho Mundo", se fala em cidade a tendência é fixar uma origem histórica que a interliga geneticamente ao Estado. O percurso que desde a

A dimensão contextualizadora foi, este ano, mais observada que a dimensão mais apelativa do conteúdo combinada com uma atitude do professor de maior controle.. Tendências que

O artigo 2, intitulado “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Estar fora da família, estando dentro de casa”, foi resultado da realização de uma pesquisa de

• compare seus resultados com os de outros alunos; • valide seus procedimentos. Resolver um problema não se resume em compreender o que foi proposto e em dar respostas

Neste trabalho foi usado um resíduo de rocha ornamental em substituição do feldspato sódico na formulação de uma massa cerâmica para fabricação de porcelana elétrica

São as contribuições previdenciárias e fiscais das sentenças trabalhistas e serão executadas nos próprios autos pela Justiça do Trabalho. 114, IX, CF - outras

O secretario municipal de Saúde de Goiânia, Paulo Rassi, gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiânia, está convocando todos os prestadores de serviços da área de saúde

De acordo com as curvas de sobrevivência das operárias de Apis mellifera que foram alimentadas com as concentrações de 25 %, 50 % e 100 % de macerado de flores de Solanum albidum