• Nenhum resultado encontrado

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde deve ser atualizado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde deve ser atualizado"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ano 7 Nº 140 – 26/06 a 31/07/10

PARCERIA APROVADA

Associados aprovam a parceria

entre a Aheg e o Crer

A parceria firmada entre a Aheg e o Centro de Reabilitação e

Readaptação Dr.

Henri-que Santillo (Crer) foi

aprovada por

unanimi-dade pelo segundo

gru-po de associados que

visitou a instituição. A

visita, realizada no dia

15 de julho, visou

pro-porcionar aos

associa-dos a ampliação de se

conhecimentos sobre

gestão hospitalar e a

troca de informações

com a instituição, que é

uma referência na área da saúde em Goiás. P

us

ágina 5

Cadastro Nacional de Estabelecimentos

de Saúde deve ser atualizado

O presidente da Aheg, Adelvânio Francisco Morato, orienta os as-sociados sobre a necessidade de manterem seus registros no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) sempre atualizados.

Página 3

Ainda nesta edição...

(2)

26/06 a 31/07/10 Saúde em Foco 2

CURTAS

Délio Senna

é homenageado no RS

O ex-presidente da Aheg, Dé-lio Menezes Senna foi homenageado pelo Instituto Giuseppe e Anita Gari-baldi, de Porto Alegre (RS).

Ele recebeu o troféu Anita Ga-ribaldi pelos relevantes serviços prestados à sociedade brasileira. A homenagem foi entregue em maio. Aheg parabeniza seu ex-presidente pelo merecido reconhecimento.

A

Ipasgo: restrição proibida -

O Ipasgo não pode restringir, sob o pretexto de priorizar as urgências e emergências, o número de guias de atendimento eletivo recebido mensalmente pelos prestadores de serviço do plano de saúde. A decisão é do juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, Eduardo Pio Mascarenhas da Sil-va, que declarou nulo o item 5 do Ofício Circular 006-2008/DIASS, por considera a cláusula abusiva.

Laboratórios: pesquisa

– O Procon Estadual fez uma pesquisa de preços em 11 laboratórios de Goiânia. A pesquisa, realizada entre os dias 19 e 26 de julho, encontrou variações de preços em 32 tipos de exames. A maior variação foi no exame de parasitologia, cujos preços oscilaram entre R$ 4,50 e R$ 18,00, uma diferença de 300%. A pesqu sa também encontrou redução dos preços em 15 exa-mes em comparação ao resultado do levantamento feito pelo Procon em setembro de 2009. O exame de glice mia, por exemplo, teve redução de -13,8

i -9%.

FBH: reunião:

A Aheg vai sediar, no dia 13 de agosto, a partir das 10h30, a reunião da diretoria da Federação Brasileira de Hospitais (FBH).

Saúde em Foco Ano 6 Nº 140 26/06 a 31/07/10

Publicação da Casa dos Hospitais (AHEG, FEHOESG, IFL e SINDHOESG) Presidentes: Adelvânio Francisco Morato/AHEG – (62) 3093 4307

Carlos Alberto Ximenes/ FEHOESG – (62) 3093 4309 Aristóteles de Castro Barros/ IFL – (62) 3093 4310

José Silvério Peixoto Guimarães/SINDHOESG – (62) 3093 4309 Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764/JP

(3)

26/06 a 31/07/10 Saúde em Foco 3

Prestadores de serviços devem manter

CNES sempre atualizado

O presidente da Aheg alerta os associados sobre a importância de man-terem seus registros no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saú-de atualizados

A Resolução Normativa nú-mero 85, de 7 de dezembro de 2004, da Agência Nacional de Sa-úde Suplementar (ANS), que dis-põe sobre a autorização de fun-cionamento das operadoras de planos de assistência à saúde, exige que essas operadoras apre-sentem regularmente as informa-ções de seus prestadores de ser-viços de saúde cadastradas no CNES (Cadastro Nacional de Es-tabelecimentos de Saúde).

Mas, a Aheg tem recebido queixas de operadoras de planos de saúde sobre divergências entre as informações recebidas de seus prestadores de serviços de saúde e aquelas registradas por esses estabelecimentos no CNES, sen-do que tais divergências têm

re-sultado na rejeição de arquivos enviados pelos planos à ANS.

Para evitar esses e outros problemas relacionados a falhas no cadastro dos serviços presta-dos pelos hospitais goianos, a A-heg solicita a todos os associados que mantenham seus registros no CNES sempre atualizados, infor-mando, por exemplo, alterações na disponibilidade de leitos e ou-tras particularidades referentes à prestação de serviço.

O presidente da Aheg, A-delvânio Francisco Morato, alerta que é muito importante também que no cadastro do estabeleci-mento constem as especialidades médicas oferecidas pela unidade e não o registro como hospital geral.

Edital de Convocação – AGE/ Ipasgo

O Presidente da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, no uso de suas atribuições legais, convoca todos os associados desta entidade para Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 2 de agosto de 2010, às 18 horas em primeira convocação e às 18h30 em segunda e última convocação, na sua sede, localizada na Alameda do Botafogo nº 101, Centro,

para tratar sobre:

- Ipasgo

Goiânia, 26 de julho de 2010.

(4)

26/06 a 31/07/10 Saúde em Foco 4

CASA DOS HOSPITAIS

SERVIÇOS

Educação Continuada

Aheg vai promover cursos sobre controle

de infecção hospitalar

Ciente da importância e da necessidade da prevenção de in-fecções nos estabelecimentos de serviços de saúde e com objetivo de orientar os hospitais goianos sobre o controle dessas infec-ções, a Aheg, através de seus Departamentos de Consultoria em CCIH e de Classificação dos Hos-pitais, vai implantar um projeto de educação continuada voltado para a rede hospitalar.

O projeto, que tem o apoio do Instituto Francisco Ludovico (IFL) e será coordenado pela mé-dica infectologista da Aheg, Sheila de Almeida, visa a promoção de cursos, seminários e treinamentos

ao longo do ano, além de reuni-ões mensais para a discussão do assunto e a atualização periódica dos nossos associados sobre a prevenção e controle das infec-ções hospitalares.

Nas próximas edições do Boletim Eletrônico da Casa dos Hospitais e do informativo Saúde em Foco, divulgaremos mais in-formações sobre o projeto e o ca-lendário das reuniões e cursos. Fiquem atentos.

Anvisa quer tornar obrigatório

o uso de álcool para higienização em hospitais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer transformar em regra a recomendação do uso de produtos à base de álcool, seja na forma líquida, gel ou espuma, para a higienização das mãos dos profissionais de saúde em hospitais e clínicas. De acordo com o órgão, apenas 40% dos profissionais de saúde brasileiros usam es-ses produtos, que, segundo a Anvisa, reduzem signi-ficativamente o risco de contaminação de um paciente para outro. Profissionais de saúde e a sociedade em geral têm até o dia 2 de setembro de 2010 para opinar sobre o assunto, participando da Consulta Públi-ca número 68/2010, disponível no site www.anvisa.gov.br.

(5)

26/06 a 31/07/10 Saúde em Foco 5

VISITA

Associados visitam o Crer

e aprovam parceria com a Aheg

No dia 15 de julho, um grupo de técnicos de hospitais associados visitou o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e aprovou a parceria firmada entre a unidade e a Aheg

“O projeto do Crer é um exemplo a ser seguido, passa muito conheci-mento, principalmente no que se diz respeito ao atendimento humanizado e ao trabalho de equipe multidisciplinar”. Foi o que declarou um dos integrantes do segundo grupo de associa-dos da Aheg ao visitar o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). A visita, que reuniu gerentes e superviso-res das áreas de atendimen-to, administração, finanças e do setor de enfermagem de sete hospitais da capital e do interior, aconteceu no dia 15 de julho e foi possível graças à parceria firmada entre a Aheg e o Crer.

Os participantes conheceram as instalações do Crer e conversaram com gestores da unidade, que explicaram o funcionamento do centro, que é uma referência na área da saúde não só em Goiás, mas em todo o Centro-Oeste. Ao final, eles avaliaram a visita técnica e foram unânimes ao aprovar a parceria firmada pela Aheg.

“Conhecer novas formas e processos de trabalhos nos agrega muito nas tarefas do dia-a-dia”, declarou um participante. “Essa troca de conhecimentos é muito interessante e produtiva”, avaliou outro.

A aprovação dos associados mostra que a Aheg acertou ao firmar essa parceria, que visa proporcionar aos hospitais a ampliação dos conhecimentos sobre gestão e a troca de informações com essa unidade de referência no a-tendimento médico-hospitalar em Goiás.

A parceria com o Crer é a segunda firmada pela Aheg dentro do projeto iniciado em 2009 com a parceria com o Instituto de Neurologia de Goiânia. A próxima visita ao Crer está agenda para 19 de agosto, das 15 às 19 horas.

Os interessados em se inscrever ou obter mais informações sobre essa parceria com o Crer podem entrar em contato com

(6)

26/06 a 31/07/10 Saúde em Foco 6

Novo sistema de ponto eletrônico

começa a ser fiscalizado em agosto

Foi publicada no dia 27 de ju-lho, no Diário Oficial da União, a Ins-trução Normativa (IN) nº 85, que dis-ciplina a fiscalização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (S-REP), regulamentado pela Portaria nº 1.510. O documento estabelece os procedimentos que devem ser observados pelos Auditores Fiscais do Trabalho (AFTs) durante a fiscali-zação das empresas que adotam o Ponto Eletrônico.

A IN mantém o prazo para a entrada da portaria em vigor em 26 de agosto, estabelecendo os critérios da dupla visita dos auditores. O do-cumento prevê que, no caso da fis-calização do Registrador Eletrônico de Ponto (REP), a dupla visita será formalizada em notificação que fixará prazo de 30 a 90 dias, definido pelo

auditor fiscal do trabalho, que deverá apresentar um relato da situação encontrada na empresa.

Não havendo a regularização do registrador no prazo determinado pelo AFT, o empregador será autua-do e os autos de infração enviaautua-dos para o Ministério Público do Traba-lho. As demais regras da portaria, que não dizem respeito ao equipa-mento (hardware), não exigem a du-pla visita, pois completam 12 meses em agosto.

A IN 85 ainda define o que deve ser verificado no SRPE pelos auditores fiscais do trabalho durante as visitas, os documentos que de-vem ser recolhidos e as funcionali-dades dos equipamentos. (Fonte: MTE)

Confira os principais pontos da Portaria 1.510/2009

Proíbe todo tipo de restrição à marcação de ponto, marcações automáti-cas e alteração dos dados registrados;

Estabelece requisitos para o equipamento de registro de ponto, identifi-cado pela sigla REP (Registrador Eletrônico de Ponto);

Obriga a emissão de comprovante da marcação a cada registro efetua-do no REP;

Estabelece os requisitos para os programas que farão o tratamento dos dados oriundos do REP;

Estabelece os formatos de relatórios e arquivos digitais de registros de ponto que o empregador deverá manter e apresentar à fiscalização do trabalho;

O uso de registro eletrônico de ponto não é obrigatório. O artigo 74 da CLT faculta também o uso de registro de ponto manual ou mecânico. Porém, se o meio eletrônico for adotado, deverão ser seguidas as instruções da Porta-ria MTE nº 1.510/2009;

Não há um modelo de referência de REP. Cada fabricante de equipa-mentos deverá desenvolver seu equipamento. O MTE estabeleceu regras que devem ser seguidas, mas não especifica tecnologias para a implementação do REP;

Não será permitido o registro de ponto em terminal de computador. O registro de ponto de forma eletrônica deverá ser feito obrigatoriamente por meio do REP (Fonte: SRTE)

(7)

26/06 a 31/07/10 Saúde em Foco 7

Eleições 2010

Íris vai se reunir com representantes

dos médicos e estabelecimentos de saúde

O candidato do PMDB ao governo de Goiás, Íris Rezende Machado, vai se reunir com os presidentes da Aheg, Sindhoesg, Fehoesg e de outras enti-dades representativas da classe médica e dos prestadores de serviços de saúde goianos

Dando sequência às reuniões com candidatos ao governo de Goiás, iniciadas em maio com a visita do então pré-candidato Marconi Perillo (PSDB) à Casa dos Hospitais, os presidentes da Aheg, do Sindhoesg e da Fehoesg vão se reunir no dia 17 de agosto com o candidato do PMDB Íris Rezende Machado. O encontro será às 20 horas, na sede do Conselho Re-gional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e vai contar também com as presenças de representantes do Cremego e do Sindicato dos Médi-cos do Estado de Goiás (Simego).

Durante o encontro, aberto a todos os prestadores de serviços de sa-úde, os presidentes das entidades vão entregar ao candidato uma pauta de reivindicações da área da saúde. O documento incluirá também sugestões do setor de saúde para o plano de governo de Íris Rezende.

Todos os filiados e associados da Aheg, Sindhoesg e Fehoesg estão convidados para o encontro. O Cremego fica na Rua T-27, quadra 24, lotes 12 e 13, Setor Bueno (entrada de eventos do Conselho).

Livro sobre os 40 anos da Aheg

será lançado no dia 12 de agosto

O livro comemorativo dos 40

anos da Aheg, celebrados em 2008, será lançado no próximo dia 12 de agosto, às 20 horas, na Casa dos Hospitais. O livro, do escritor Ubiraja-ra Galli, tUbiraja-raz um relato da tUbiraja-rajetória da Associação, desde a sua criação em 1968 até os dias atuais.

Através dos depoimentos dos ex-presidentes da Aheg, os leitores poderão conhecer mais sobre a his-tória da entidade, que ao longo

des-sas quatro décadas se consolidou como uma referência de organiza-ção, representatividade e defesa dos interesses da rede hospitalar goiana.

O presidente da Aheg, Adel-vânio Francisco Morato, convida to-dos os diretores para a solenidade de lançamento da obra, idealizada pelo ex-presidente Robson Azevedo e recém-concluída após um amplo trabalho de pesquisa.

(8)

26/06 a 31/07/10 Saúde em Foco 8

PORTARIAS

Instrução Normativa nº 84 da Secretaria de Inspeção do Trabalho -

publi-cada no dia 15 de julho, no Diário Oficial da União (DOU), dispõe sobre a fisca-lização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS e das contribuições sociais instituídas pela lei complementar n.º 110, de 29 de junho de 2001

Instrução Normativa nº 15 da Secretaria de Relações do Trabalho -

publi-cada no dia 15 de julho no Diário Oficial da União, estabelece procedimentos para assistência e homologação na rescisão de contrato de trabalho

Portaria MS/ SAS Nº 346 de 20 de julho de 2010 - publicada no DOU Nº 138

de 21 de julho de 2010, seção 1, páginas 109/119, redefine as compatibilidades entre procedimentos da Assistência Cardiovascular e as Órteses, Próteses e Materiais Especiais de Acordo com o Anexo desta Portaria.

Portaria MS/ SAS Nº 347 de 20 de julho de 2010 - publicada no DOU Nº 138

de 21 de julho de 2010, seção 1, página 119, inclui na Tabela de Estabeleci-mentos do SCNES, o tipo de estabelecimento 73 – Pronto atendimento.

Portaria MS/ GM Nº 1935 de 19 de julho de 2010 - publicada no DOU Nº 138

de 21 de julho de 2010, seção 2, página 32, institui Comissão de Monitoramen-to e Avaliação do conjunMonitoramen-to de ações que compõem o Sistema Nacional de Vigi-lância em Saúde - SNVS, com a finalidade de contribuir para o permanente aperfeiçoamento do sistema, sua sustentabilidade e institucionalização dos a-vanços obtidos no âmbito da Vigilância em Saúde.

Portaria MS/ GM Nº 1919 de 15 de julho de 2010 - publicada no DOU Nº 135

de 16 de julho de 2010, seção 1, páginas 36/37, redefine, no âmbito do Siste-ma Único de Saúde - SUS, a prestação de Procedimentos Cirúrgicos Eletivos.

Portaria MS/ GM Nº 1920 de 15 de julho de 2010 - publicada no DOU Nº 135

de 16 de julho de 2010, seção 1, página 37, aprova recursos para Estados e Distrito Federal, a título de financiamento, referente ao pagamento no mês de julho de 2010, para aquisição de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, conforme Tabela de Procedimentos, Medicamen-tos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais - OPM do Sistema Único de Saú-de.

Portaria S/ SAS Nº 341 de 15 de julho de 2010 - publicada no DOU Nº 135

de 16 de julho de 2010, seção 1, página 41, adequa a descrição dos atributos gerais e dos complementares que caracterizam os procedimentos no Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses e Pró-teses e Materiais Especiais do SUS (SIGTAP), na forma do Anexo I desta Por-taria.

Referências

Documentos relacionados

Derivaram de ações capazes de interferir no dimensionamento desta unidade, especialmente que atuassem sobre as vazões e qualidades de água a demandar e

Se pensarmos nesse compromisso de engajamento como fator primordial para o exercício de ativismo pelas narrativas artísticas, a proposta de divisão dos conceitos

Justificativa: Como resultado da realização da pesquisa de Mestrado da aluna foram encontradas inconsistências na informação sobre o uso de Fitoterápicos pelos

• Age para expandir o negócio em novas áreas, produtos ou serviços; Age para expandir o negócio em novas áreas, produtos ou serviços; • Aproveita oportunidades fora do comum

O PROCESSO ESTRATÉGICO DE O PROCESSO ESTRATÉGICO DE MARKETING MARKETING Finalidade do negócio Finalidade do negócio Estragégia central Estragégia central Posicionamento

1- A partir de observações e avaliações realizadas no segmento de transportes verificou-se a dificuldade de apropriação dos custos efetivos aos serviços

Jorge, Madalena, Maria, Miranda e Manuel de Sousa, entrando com vários Criados que o seguem, alguns com brandões acesos. Já, sem mais detença! Não apaguem esses brandões;

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de