• Nenhum resultado encontrado

Podemos não ser capazes de alcançar os níveis de crescimento esperados.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Podemos não ser capazes de alcançar os níveis de crescimento esperados."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

a. Ao emissor

Possuímos exclusividade para comercialização de determinados produtos de seguros da Caixa Seguradora, que por sua vez, possui exclusividade para venda de seguros nos canais de distribuição da Caixa, nos termos dos acordos celebrados. Alterações relevantes em tais exclusividades, incluindo a não renovação dessas exclusividades, podem impactar adversamente nossas operações e resultados futuros. A Caixa Seguradora S.A. (“Caixa Seguradora”) mantém um relacionamento comercial junto à Caixa Econômica Federal (“Caixa”), por meio do qual possui exclusividade para venda de produtos de seguros, previdência, consórcio e capitalização nos canais de distribuição da Caixa (agências, postos de atendimento bancários e postos de atendimento eletrônicos). Este relacionamento é regido por um contrato, celebrado em 2 de outubro de 2006, com vigência até 14 de fevereiro de 2021 e renovável automaticamente por mais 20 (vinte) anos, salvo notificação em contrário de qualquer das partes com, no mínimo, 2 (dois) anos de antecedência do final do prazo de vigência. Este contrato poderá ser rescindido sem qualquer penalidade, em caso de (a) decretação de falência, insolvência ou se qualquer das partes sofrer intervenção ou requerer composição de credores, ou (b) mútuo acordo entre as partes com antecedência mínima de 6 (seis) meses da rescisão.

Adicionalmente, nos termos do nosso acordo de acionistas, datado de 3 outubro de 2014, possuímos exclusividade para intermediação dos produtos da Caixa Seguradora referidos acima nos canais de distribuição da Caixa. A referida exclusividade não se aplica aos casos em que (i) a lei expressamente proibi-la; e (ii) o consumidor do produto de seguro determinar o seu próprio corretor. Nosso acordo de acionistas possui prazo de 25 (vinte e cinco) anos a contar de 3 de outubro de 2014, sendo renovado automaticamente por iguais períodos, salvo manifestação em contrário. A manutenção da nossa exclusividade pelo prazo do acordo de acionistas está sujeita à manutenção do relacionamento comercial entre Caixa e Caixa Seguradora descrito acima, dentre outras condições descritas detalhadamente no item 7.1 deste Formulário de Referência. No exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2015, 93,5% de nossa receita bruta da prestação de serviços foi proveniente da corretagem de produtos de seguros, previdência, capitalização e consórcio oferecidas pela Caixa Seguradora (93,8% no exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2014).

Alterações relevantes ou o término da nossa exclusividade ou da exclusividade entre Caixa e Caixa Seguradora podem impactar adversamente nossas operações e resultados futuros. Além disso, a exclusividade entre a Caixa Seguradora e a Caixa decorre de um contrato celebrado entre a Caixa e Caixa Seguradora sobre o qual não temos controle. Alterações relevantes ou o término deste contrato também podem impactar adversamente nossas operações e resultados.

Podemos não ser capazes de alcançar os níveis de crescimento esperados.

Nossa habilidade em alcançar os principais objetivos de crescimento que fazem parte de nossa estratégia de negócios depende de uma série de fatores, dentre os quais:

• o aumento da demanda por produtos de seguros no Brasil que é influenciada pelas condições políticas e econômicas;

• a competitividade e crescimento da Caixa, incluindo a sua estratégia de expansão de crédito e de agências bancárias da Caixa, e da Caixa Seguradora;

• a capacidade da Caixa Seguradora de desenvolver e estruturar novos produtos de seguros; e • nossa capacidade de acessar novos canais de distribuição, aumentar a penetração das vendas de seguros na rede de distribuição da Caixa e realizar a venda (cross-selling) dos produtos que comercializamos.

(2)

Não podemos assegurar que quaisquer desses objetivos serão realizados com êxito e por completo. Impactos significativos nos principais fatores relacionados à implantação da nossa estratégia poderão causar um efeito adverso relevante nas nossas atividades, situação financeira e resultados operacionais.

Nosso sucesso depende de nossa habilidade de recrutar e reter profissionais capacitados.

Nosso sucesso está baseado na capacidade profissional de nossos colaboradores, inclusive alta administração, gestores e profissionais operacionais e, assim, depende da manutenção de nossa alta administração, bem como de nossa habilidade em recrutar e reter profissionais capacitados para a condução de nossos negócios. Não podemos garantir que não incorreremos em custos substanciais para contratar e manter pessoal qualificado.

Nossos negócios são dependentes dos nossos altos executivos, os quais, ao longo de nossa história, têm desempenhado papel fundamental para sua construção. Caso algum dos membros de nossa alta administração ou outro profissional-chave deixe de integrar nosso quadro executivo, poderemos ter dificuldades para substituí-los, o que poderá prejudicar nossos negócios e resultados operacionais. Mudanças no cenário político-econômico do País, incluindo eventual majoração de tributos incidentes sobre nossas operações podem impactar adversamente a performance de vendas de seguros e, consequentemente, nossas receitas e resultados.

Parte relevante do nosso faturamento está relacionada à venda de seguros atrelados a operações financeiras e oferta de produtos bancários nos canais de distribuição da Caixa. Os recentes eventos ocorridos no cenário político-econômico brasileiro poderão impactar diretamente a Caixa, sujeitando-a a alterações nas diretrizes estratégicas da instituição e em mudanças de sua Diretoria Executiva. Referidos exemplos poderão impactar ainda as estratégias e nas políticas governamentais relativas ao mercado bancário, creditício e de seguros em geral, com potenciais efeitos adversos às operações e perspectivas para os negócios do mercado bancário em geral, da Caixa e da Caixa Seguradora e, consequentemente, as nossas receitas.

Na esteira das recentes alterações do cenário político-economico brasileiro, a eventual majoração de tributos incidentes sobre nossas operações poderá impactar diretamente nossas receitas, a exemplo do ocorrido no primeiro trimestre de 2016, quando em função de uma alteração na legislação fiscal vigente, fomos submetidos a uma majoração da alíquota combinada das contribuições de PIS / COFINS, passando dos 4,65% então vigentes para os atuais 9,25% a que estamos sujeitos.

Poderemos ter nosso resultado afetado por movimentos grevistas que impeçam a distribuição dos produtos que agenciamos.

O principal canal de distribuição dos produtos que comercializamos consiste nas agências bancárias da Caixa. Movimentos grevistas que impeçam a abertura de agências da Caixa poderão impactar adversamente a distribuição dos produtos que agenciamos por meio do canal bancário, afetando adversamente nosso resultado.

Decisões contrárias em uma ou mais ações judiciais ou procedimentos administrativos nos quais somos ou viermos a ser parte podem afetar de maneira adversa nosso resultado.

Somos parte em processos judiciais e procedimentos administrativos de natureza cível, trabalhista e tributária, decorrentes do curso regular de nossos negócios. Com relação a tais contingências, efetuamos provisões para as demandas cuja probabilidade de perda foi considerada pela nossa administração como provável, conforme a opinião de assessores jurídicos externos. Não temos como garantir que os valores provisionados serão suficientes para cobrir as despesas envolvidas nas ações judiciais ou procedimentos administrativos dos quais somos parte. Adicionalmente, podemos vir a ser parte em processos judiciais e administrativos que podem nos afetar adversamente. Se ocorrerem decisões adversas em processos ou

(3)

procedimentos em que somos ou viermos a ser parte e sejamos condenados a pagar um montante superior às respectivas provisões estabelecidas, ou ocorrer situações em que nenhuma provisão tenha sido feita, o resultado de nossas operações e nosso desempenho financeiro poderão ser negativamente afetados. Para mais informações sobre nossos processos judiciais e administrativos, vide itens 4.3 a 4.7 deste Formulário de Referência.

Falhas, interrupções ou violações de segurança em nossos sistemas de tecnologia da informação poderão impactar adversamente nossas atividades.

A comercialização de nossos produtos e serviços depende em grande parte de nossos sistemas de tecnologia da informação. Falhas em manter e melhorar a eficiência, confiabilidade e integridade de nossos sistemas de tecnologia da informação poderão levar a interrupções, suspensões, atrasos ou deteriorações no sistema. Qualquer suspensão, interrupção ou atraso em nossos sistemas, ou deterioração em seu desempenho poderá prejudicar nossa capacidade de processar operações e diminuir a qualidade de nossos serviços para nossos clientes. Se as falhas no sistema forem frequentes e persistentes, nossa marca e reputação poderão ser adversamente afetadas.

Os titulares de ações de nossa emissão poderão não receber dividendos.

De acordo com a Lei de Sociedades por Ações e com nosso Estatuto Social, precisamos pagar dividendos aos nossos acionistas no valor de pelo menos 50% de seu lucro líquido anual apurado de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, conforme determinado e ajustado. Esses ajustes do lucro líquido para os fins de cálculo da base dos dividendos incluem a compensação de prejuízos acumulados de exercícios anteriores e contribuições a diversas reservas que efetivamente reduzem o valor disponível para o pagamento de dividendos. A despeito da exigência do dividendo obrigatório, o acionista não terá direito a receber dividendos no exercício social em que for apurado prejuízo ou caso optemos por não pagar dividendos aos nossos acionistas em qualquer exercício social, se o nosso Conselho de Administração determinar que essas distribuições não sejam aconselháveis em vista de nossa condição financeira. A relativa volatilidade do mercado de capitais brasileiro poderá restringir consideravelmente a capacidade dos investidores de vender nossas ações pelo preço desejado e no momento desejado. Investimentos em valores mobiliários no Brasil, como nas ações de nossa emissão, envolvem um grau de risco maior que investimentos em valores mobiliários de emitentes de países cujos cenários políticos e econômicos são mais estáveis, e, adicionalmente, tais investimentos são considerados mais especulativos por natureza. Esses investimentos estão sujeitos a riscos econômicos e políticos, tais como, dentre outros:

• alterações no cenário regulatório, tributário, econômico e político que possam afetar a capacidade dos investidores de obter retorno, no todo ou em parte, relativo a seus investimentos; e

• restrições ao investimento estrangeiro e à repatriação do capital investido.

O mercado brasileiro de valores mobiliários é consideravelmente menor, menos líquido, mais volátil e mais concentrado do que outros mercados de valores mobiliários internacionais, como o dos Estados Unidos. A BM&FBOVESPA apresentou um valor de mercado (capitalização bursátil) de aproximadamente R$1,91 trilhão em 31 de dezembro de 2015 (R$2,24 trilhões em 31 de dezembro de 2014), e um volume médio diário de negociação de R$ 6,79 bilhões no ano de 2015 (R$7,29 bilhões no ano de 2014). Adicionalmente, ao final de dezembro de 2015, as 181 empresas listadas nos níveis diferenciados de governança corporativa representavam 66,47% do valor de mercado, 77,56% do volume financeiro e 83,44% dos negócios realizados no mercado a vista. Essas características de mercado podem restringir consideravelmente a capacidade dos titulares de nossas ações de vendê-las pelo preço e na data que desejarem, afetando de modo desfavorável os preços de comercialização de nossas ações.

(4)

Poderemos, no futuro, vir a obter capital adicional por meio da emissão de ações, o que poderá resultar numa diluição da participação dos nossos acionistas atuais.

Poderemos precisar captar recursos adicionais no futuro por meio de emissões públicas ou privadas de ações ou valores mobiliários conversíveis em ações para financiar nossas iniciativas de crescimento. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, mediante o atendimento a determinados requisitos, a captação de recursos por meio da distribuição pública de ações ou valores mobiliários conversíveis em ações pode ser realizada com exclusão do direito de preferência dos nossos acionistas, o que pode, consequentemente, resultar na diluição da participação destes investidores no nosso capital social.

b. A seu controlador, direto ou indireto, ou grupo de controle

Somos controlados por um bloco de controle articulado por meio de um acordo de acionistas, cujos interesses poderão diferir daqueles de outros acionistas.

Somos controlados por um grupo de acionistas articulados por meio de um acordo de acionistas, que detém, em conjunto, a maioria do capital social votante. Isso faz com que, independentemente do consentimento dos outros acionistas, este grupo possa:

• eleger a maioria do nosso Conselho de Administração e destituir conselheiros;

• controlar a nossa administração e nossas políticas, inclusive a de distribuição de dividendos; • determinar o resultado da maioria das operações corporativas ou outros assuntos submetidos à aprovação dos acionistas, inclusive incorporações, fusões e a venda de todos ou substancialmente todos os nossos ativos; e

• agir de modo que o interesse do bloco de controle não coincida com o dos outros acionistas.

Além disso, realizamos e pretendemos continuar a realizar operações comerciais e financeiras com membros deste bloco de controle ou com empresas a eles relacionados, pela própria natureza de nossas atividades operacionais. Essas operações resultam ou podem resultar em situações de interesse colidente com o dos nossos demais acionistas.

Dependemos da Caixa para a comercialização de seguros junto à sua rede e os interesses da Caixa podem ser conflitantes com os interesses dos nossos demais acionistas.

A distribuição dos produtos que comercializamos concorre com a distribuição dos demais produtos e serviços oferecidos nos canais de distribuição da Caixa aos seus clientes. Assim, não podemos garantir que a Caixa não decida, futuramente, privilegiar a distribuição de outros produtos que não os que oferecemos junto à sua base de clientes, ou, ainda, alterar o modelo de distribuição dos produtos da Caixa Seguradora, o que pode afetar adversamente os nossos negócios e resultados. Adicionalmente, estamos sujeitos a eventuais alterações nas diretrizes estratégicas da Caixa, resultantes dos desdobramentos ocorridos em nosso cenário político atual, incluindo, sem limitação, eventual alteração da composição de sua Diretoria Executiva. Sobre nosso relacionamento com a Caixa Seguradora e com a Caixa, vide também item 7.1 deste Formulário de Referência e o primeiro fator de risco acima.

c. A seus acionistas

Não aplicável, uma vez que não identificamos fatores de risco relevantes oriundos diretamente de nossos acionistas, ou seja, aqueles em que a fonte de risco é o acionista e que não estejam dispostos nos demais

(5)

itens desta seção 4.1 deste Formulário de Referência. d. As suas controladas e coligadas

Nossas controladas possuem estrutura gerencial, comercial e executiva próprias, tendo a Caixa e a Caixa Seguros como importantes parceiros de negócios. Falhas na prestação dos respectivos serviços ou inobservância da legislação em vigor por parte dos colaboradores, prepostos ou representantes de nossas controladas poderão resultar em prejuízo para nossa marca e reputação, ocasionando efeitos adversos às nossas atividades.

e. A seus fornecedores

Podemos ter nosso resultado afetado por falhas e interrupções nos processos operacionais da Caixa e Caixa Seguradora, na qualidade de nossas fornecedoras de serviços, balcão e tecnologia.

A Caixa e a Caixa Seguradora estão sujeitas à interrupção de atividades que envolvem serviços de caráter acessório ou complementar ao seu funcionamento regular. Neste sentido, a realização de negócios na Caixa e na Caixa Seguradora está sujeita a eventuais interrupções de certas atividades, principalmente aquelas relacionadas à tecnologia, o que pode interferir na realização dos negócios relacionados aos produtos comercializados por nós e impactar de forma adversa nossos negócios e resultados.

No âmbito dos serviços assessórios por nós prestados à Caixa Seguradora, previstos em nosso Convênio de Parceria Operacional, somos responsáveis por realizar repasses de recursos destinados ao pagamento de premiações, campanhas comerciais e ações de incentivo voltadas aos funcionários da Caixa, para incremento da venda de produtos de seguros da Caixa Seguradora. Em alguns casos, para concretização destes repasses, subcontratamos empresas especializadas. A eventual inconformidade nos processos internos das empresas subcontratadas, bem como a própria natureza dos repasses de recursos na cadeia acima descrita poderá ser questionada pelas autoridades governamentais, podendo gerar efeitos adversos a nossa Companhia.

Sobre nosso relacionamento com a Caixa Seguradora, vide item 7.1 deste Formulário de Referência e o primeiro fator de risco acima.

f. A seus clientes

Podemos não ser capazes de manter as taxas de renovação das apólices que comercializamos, o que pode afetar adversamente nossos negócios e resultados.

Nossos clientes escolhem renovar ou cancelar os seus contratos de seguro antes ou no prazo do seu vencimento. Caso o índice de cancelamento de contratos de seguro aumente de forma significativa, os nossos negócios e resultados podem ser afetados adversamente. Além disso, se as renovações efetivamente observadas não atenderem às nossas expectativas, os prêmios de seguros no futuro podem diminuir e, por consequência, diminuir a receita de corretagem, o que pode impactar adversamente os nossos negócios e resultados.

g. Aos setores da economia nos quais o emissor atue

Enfrentamos concorrência em nossos negócios, o que pode afetar nossa participação de mercado e rentabilidade.

Com relação aos produtos bancassurance, nosso negócio é influenciado pela concorrência a que está sujeita a Caixa Seguradora no setor de seguros e também pela concorrência a que está sujeita a Caixa no setor bancário, na medida em que a venda de seguros apresenta alta correlação com a expansão da demanda pelos

(6)

produtos bancários, inclusive o crédito.

Já com relação aos produtos tradicionais de seguros (Auto, Multi-Risco Empresarial e Riscos Especiais), dissociados das transações bancárias, operamos em um setor muito fragmentado, composto por mais de 100 mil corretores de seguros, conforme dados da SUSEP de dezembro de 2015.

Devido à concorrência no setor de seguros, não podemos garantir que seremos capazes de manter ou expandir nossa posição de mercado. Adicionalmente, na medida em que a concorrência por clientes passa a ser mais intensa e a demanda por uma adequada prestação de serviços ao cliente aumenta, podemos incorrer em maiores despesas para conquistar e reter clientes, o que poderia ter um efeito adverso material em nossos negócios e resultados.

h. À regulação dos setores em que o emissor atue

O setor de seguros está sujeito de forma extensiva e contínua a diversas revisões na regulamentação por parte de seus órgãos reguladores, as quais podem ter um efeito adverso relevante sobre os nossos negócios e resultados.

A estrutura regulatória brasileira que rege as sociedades seguradoras, resseguradoras e corretoras de seguros está em contínua evolução em decorrência da interpretação e aplicação de tratados e acordos internacionais, além de turbulências e volatilidades de mercado e da busca pela solidez do Sistema Nacional de Seguros Privados, bem como da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Esses elementos são fatores de motivação para que o governo brasileiro possa criar ou alterar leis e regulamentações existentes, cujas mudanças podem afetar de forma adversa as nossas operações e nossos resultados. Atuando como corretora de seguros, nossos negócios podem ser adversamente impactados em caso de mudanças na regulamentação aplicável às seguradoras e aos corretores de seguros.

Adicionalmente, a SUSEP possui competência de fiscalizar seguradoras e os corretores de seguros, e impor multas, suspender o exercício da atividade de corretor e, inclusive, cancelar o nosso registro de funcionamento. Parcela significativa de nossas receitas está atrelada às apólices oferecidas pela Caixa Seguradora e, caso tais apólices ou a própria Caixa Seguradora sejam adversamente impactadas por mudanças na regulamentação, ou caso a nossa atuação ou a atuação da Caixa Seguradora seja afetada pela ação fiscalizadora da SUSEP, nossos negócios e resultados podem ser adversamente afetados.

Por atuarmos como corretores de seguros, estamos sujeitos a leis e regulamentações governamentais que se aplicam às nossas atividades. Para maiores informações sobre os impactos e restrições impostas pela legislação/regulamentação aplicável, vide item 7.5 deste Formulário de Referência.

Alterações na legislação referente à contratação obrigatória de seguro para determinados produtos e atividades podem ter efeito adverso em nossos resultados.

No Brasil, alguns setores da economia possuem como obrigação legal a celebração de seguros em certas atividades e produtos, conforme disposto no Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, regulamentado pelo o Decreto nº 61.867, de 11 de dezembro de 1967. Caso a legislação venha a ser alterada para eliminar ou reduzir os montantes de seguro obrigatório para tais atividades e produtos e caso nossos clientes não venham a contratar voluntariamente esses seguros, o volume de contratações nos mercados em que atuam poderá ser reduzido, acarretando um efeito adverso em nossos resultados.

Alterações na legislação aplicável à distribuição de produtos de seguridade podem acarretar em efeito adverso relevante sobre nós.

Atualmente, o canal bancário é a mais importante alternativa de distribuição utilizado por nós, responsável por 81,6% de nossa receita operacional bruta no exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2015

(7)

(78,5% no exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2014). A distribuição de produtos na rede de agências da Caixa é viabilizada por meio de instrumentos contratuais firmados por nós, a Caixa e a Caixa Seguradora.

Nos termos destes contratos, possuímos prepostos e representantes próprios que se responsabilizam pelo início do processo de comercialização dos produtos de seguridade da Caixa Seguros dentro de agências bancárias da Caixa, por meio da formulação da proposta de seguros e eventual emissão da apólice em caso de contratação. Eventuais restrições à atuação desses prepostos ou representantes (exigências para qualificação e certificação, limite de prepostos por corretora, entre outros) é definida pela SUSEP. Caso o regulador altere ou limite significativamente o escopo de atuação destes prepostos ou representantes, poderá haver impacto no nosso modelo de negócios, o que pode impactar adversamente o nosso resultado. O governo brasileiro regula as operações das instituições financeiras e das seguradoras brasileiras, e alterações nas leis e nos regulamentos existentes ou a imposição de novas leis e regulamentos podem afetar, indiretamente, de modo adverso nossas operações e nossas receitas.

Atuando no setor de produtos de seguros de bancassurance, nossos negócios são influenciados, indiretamente, pela extensa e contínua fiscalização regulamentar por parte do governo brasileiro a que estão sujeitos os bancos e as seguradoras. Não temos controle sobre a regulamentação governamental, a qual impacta indiretamente todos os aspectos das nossas operações com produtos de seguros, inclusive a imposição às companhias seguradoras de:

 necessidades de capital mínimo;

 necessidades de depósitos compulsórios/reservas;  requisitos de investimento em ativos fixos;

 limites de empréstimo e outras restrições de crédito;  requisitos contábeis e estatísticos;

 cobertura mínima; e

 políticas obrigatórias de provisionamento.

Esses regulamentos visam controlar a disponibilidade de crédito e reduzir ou aumentar o consumo no Brasil. As leis e os regulamentos existentes podem ser alterados, a forma pela qual as leis e regulamentos são executados ou interpretados poderia mudar e novas leis e novos regulamentos poderiam ser adotados. Essas alterações podem afetar negativamente nossas operações e receitas.

Os regulamentos emitidos pelo Banco Central não passam pelo processo legislativo, de forma que sua promulgação e implementação pode ocorrer em um espaço muito curto de tempo, afetando a expansão do crédito e a oferta de produtos bancários e de seguros e, consequentemente, afetando nossas atividades de maneira imprevista e repentina.

A eventual conduta ilícita de prepostos pode ocasionar a nossa responsabilidade civil por atos de terceiros e empregados, gerar danos à nossa imagem, bem como afetar adversamente nossos negócios e resultados.

Nossos prepostos e representantes podem eventualmente atuar de forma não condizente com os padrões por nós estabelecidos ou em desacordo com a legislação e com a regulamentação aplicável. Esse fato é um risco inerente aos nossos negócios e não podemos assegurar que nossas políticas e procedimentos serão bem sucedidos em prevenir e/ou detectar tais condutas. Constitui prática ilegal prestar informações falsas acerca da obrigatoriedade de contratação de seguros, bem como compelir a contratação de seguros, obrigatórios ou não, com a seguradora indicada pelo agente distribuidor, ou a contratação deliberada, sem consentimento do cliente, de qualquer produto ou serviço. Tais condutas poderão prejudicar a nossa imagem e reputação no mercado e gerar responsabilidade pelos atos praticados pelos nossos corretores, o que pode

(8)

afetar adversamente os nossos negócios e resultados. i. Aos países estrangeiros onde o emissor atue

Não aplicável, uma vez que a não atuamos em países estrangeiros. j. A questões socioambientais

Não aplicável, uma vez que não identificamos fatores de risco oriundos de questões socioambientais.

Referências

Documentos relacionados

Por isso , qualquer pessoa é uma redatora, no entanto, para ser um bom redator e até mesmo um escritor profissional, devemos saber o que podemos ou não fazer nas situações

Evidenciou-se que a maioria das mães considera o leite materno um importante alimento; destacaram a importância das informações e do apoio recebido de familiares e

Trataremos inicialmente de situar o romance na linha do tempo das obras que após o golpe de 1964 se incumbiram de ficcionalizar o período militar para, em seguida,

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, disse ontem que o atual cenário de turbulências no setor elétrico “está caminhando para

P artiremos da idéia de que a imagem não é um duplo, que não representa, mas que inventa a vida: compõe a matéria em suas tantas velocidades de transformação. Através destes

Marta tem o objetivo transformar a criação, desenvolvimento e comercialização de empreendimentos imobiliários em em uma experiência de sucesso para clientes,

penta deriva da palavra grega 'pente' que significa 'cinco' tera do grego 'téras' que significa 'monstro'.. giga do grego 'gígas' que

Não foram muitos os escritores a intuir que não se estava precisamente ante uma revolução, mas ante uma nova religião... Para ele, todos os apóstolos