• Nenhum resultado encontrado

Transformado para transformar. Agostinho Dembi Buanga Baza

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Transformado para transformar. Agostinho Dembi Buanga Baza"

Copied!
118
0
0

Texto

(1)

Transformado para transformar

(2)

2

Transformado

para

transformar

Esta obra começa chamando atenção a todo o homem, quer cristão como ímpio, homem ou mulher, idoso ou jovem, rico ou pobre, a respeito do assunto da cruz como o ponto de partida. Com escreve o autor, “tudo começou exactamente na cruz, onde Deus fez a profunda declaração do Seu amor para com a humanidade: ‘porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigénito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas que tenha a vida eterna’ (João 3:16)”.

Agostinho Dembi Buanga Baza

é um jovem cristão angolano, nascido em Cabinda, em 1990. Actualmente, reside no Cunene, onde além de trabalhar no ramo da medicina, está servindo ao Senhor.

É membro e cooperador do Centro Siloé, Ministério Cazenga, Igreja Assembleia de Deus Pentescoal. Baza é palestrante motivacional e em ciência do saber.

É Licenciado em Medicina e Pós-graduado em Epidemiologia e Vigilância em Saúde.

(3)

Transformado

para

transformar

(4)

4

Transformado para transformar

Por Agostinho Dembi Buanga Baza

Copyright © Agostinho Dembi Buanga Baza & Editora Missio Dei 2021 Primeira Edição em Português: 2021

EDITOR I I. A. B. Quissindo “Josué”

REVISÃO I Elisio Neves I Osvaldo Panzo I Sérgio Fernando DIAGRAMAÇÃO I Equipa Editora Missio Dei

CAPA I Sérgio Fernando

Todas as citações bíblicas são da Bíblia Almeida Corrigida e Fiel - palavras de Jesus em vermelho e da Nova Versão Internaciona, salvo indicações feitas no próprio texto.

TRANSFORMADO PARA TRANSFORMAR / Agostinho Dembi Buanga Baza / Huambo, Angola: Missio Dei, 2021 pdf I e-Book

ISBN: 978-989-54906-6-0

1. Cristologia I Exegese Bíblica I Vida cristã I Soteriologia.

EDITORA MISSIO DEI

SEDE | Centralidade da Caála (Huambo, Angola), Quadra 16, Prédio 11, 3º Andar, Porta 1

Email | contacto.editoramissiodei@gmail.com | contacto@editoramissiodei.com TEL. | (+244) 943 87 64 54

SITE | www.editoramissiodei.com

Nossos e-Books são disponibilizados gratuitamente, com a única finalidade de fomentar a cultura de leitura cristã em Angola e não só e oferecer oportunidade de leitura edificante a

todos aqueles que não têm condições financeiras para comprar.

Entretanto, se o caro leitor é uma pessoa com condição financeira estável, continue utilizando nosso acervo e, se o Senhor lhe tocar, abençoe nossos autores ou nossa editora adquirindo os

(5)

5

DEDICATÓRIA

Eu dedico este livro aos meus amores eternos, os meus pais que eu sempre amarei. E agradeço á Deus por eles terem sido um exemplo de vida e uma bênção para nós. Sou um exemplo vivo daquilo que eles semearam em mim para que hoje eu me

(6)

6

AGRADECIMENTO

Agradeço a Deus pela sua graça infinita, em que mesmo sendo pecador ele sofreu e morreu por mim. E por essa graça, hoje faço parte do seu Reino como filhos, por meio da reconciliação através de Cristo Jesus.

Ao meu pastor Felipe Forquilha, por ser um servo inspirador, incansável e exemplar na ceara do Senhor, que desde muito cedo mostrou-nos a visão, que é fazer mais discípulos por meio da evangelização.

Ao pastor Lourenço Yala, grande visionário e servo que com a sua vida devota marcou a nossa geração como jovens e líderes bem como perpetuador da palavras de fé e do Auto desafio na peregrinação cristã.

Os Evangelistas José Ramos, Marcelino Kissingue e a Ir. Lina que muito contribuíram para o meu crescimento espiritual, ensinando-me sempre que precisava. muito obrigado.

O Casal Nelito e Olga Miranda do corpo Diaconal, por sua presença e disposição em ensinar, aconselhar e repreender naquilo que necessário para que eu pudesse caminhar conforme a palavra. Meu muito obrigado de coração.

(7)

7

Aos meus irmãos que eu tanto amo e amarei, Romualdo Baza, Joana Baza, Silvana Baza, Sónia Baza, Sidónia Baza, Juliana Baza, Regina Eduardo e a toda família Siloé.

(8)

8

SUMÁRIO

PREFÁCIO ... 9

Capítulo 1 - A obra da cruz ... 12

Capítulo 2 - A razão de sermos transformados ... 23

Capítulo 3 - Rejeição e aceitação ... 31

Capítulo 4 - Cristão em transformação ... 39

Capítulo 5 - Transformado para transformar ... 49

Capítulo 6 - O que dizem de ti? ... 58

Capítulo 7 - Pense como Cristo ... 69

Capítulo 8 - O céu é o nosso limite ... 78

Guia do Leitor ... 100

Capítulo 1 - A obra da Cruz ... 103

Capítulo 2 - A razão de sermos transformados ... 105

Capítulo 3 - A rejeição e aceitação ... 107

Capítulo 4 - Cristão em transformação ... 109

Capítulo 5 - Transformado para transformar ... 111

Capítulo 6 - O que dizem de ti? ... 113

Capítulo 7 - Pense como Cristo... 115

(9)

9

PREFÁCIO

Conheci o irmão Agostinho Baza em Luanda no ano 2015, a quando da realização de uma cerimónia de entrega de prémios de excelência de Estudantes do Ano a nível das Instituições de Ensino Superior de Angola promovido pelo Jornal Nova Gazeta. Nesta altura, poucos foram os jovens estudantes que durante a sua estadia em Luanda manteram-se fiéis ao Senhor de tudo e de todos e santificaram suas vidas. Mas, neste momento, Baza foi um José no Egipto, um Daniel no palácio real, um cristão no mundo em que muitos eram desviados e influenciados por prazeres carnais e pela jactância do saber e do ter.

Desde então, as grandes marcas de um verdadeiro cristão que tenho presenciado na vida de Baza são: as jornadas de oração marcadas por períodos longos de clamor (que presenciei durante uma de minhas estadias em sua terra natal) e a eloquência na exposição da Palavra.

Por isso, ao receber o convite para prefaciar esta obra, senti-me não apenas honrado, mas mui edificado! Ao lê-la, deparei-me com a maior mensagem que o mundo já recebeu e receberá, a mensagem da salvação, a mensagem da cruz; não da nossa cruz, mas da cruz do nosso Salvador. Este é, verdadeiramentente, um livro abençoado e abençoador!

A sua mensagem atravessa todas as fronteiras da vida, pois que é e será sempre actual no tempo e no espaço. Como as Escrituras,

(10)

10

lendo ela tornar-nos-á sábios e praticando os seus conselhos, levar-nos-á a tão grande salvação, que o autor proclama com a escrita. Ela começa chamando atenção a todo o homem, quer cristão como ímpio, homem ou mulher, idoso ou jovem, rico ou pobre, a respeito do assunto da cruz como o ponto de partida. Como escreve o autor, tudo começou exactamente na cruz, onde Deus fez a profunda declaração do Seu amor para com a humanidade: “porque

Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigénito para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas que tenha a vida eterna” - João 3:16.

Nesta obra, o autor apresenta, entre outros, a razão da nossa transformação, que a vida cristã é um processo em que nos encontramos em transformação. A seu estilo, Baza mostra que quem foi ajudado ontem, deve ajudar hoje; quem foi salvo ontem, deve pregar a salvação hoje. Esta é a mensagem passada pelo autor ao declarar "transformado para transformar".

Deus ao chamar homens, chama-os para os salvar; ao salvá-los, salva-os para os separar ao serviço na Sua ceara.

Além da mensagem bíblica transmitida nas 118 páginas deste livro, o leitor encontrará testemunho das viviências do autor, como um homem que manteve e mantem seu foco na cruz de Cristo durante sua juventude.

O autor exorta a renovação da nossa mente e a pensarmos na eternidade.

(11)

11

Finalmente, no seu estilo como os de “Bereia”, deixa auxílio aos seus leitores para uma meditação mais profunda das Escrituras. Pela sua mensagem redentora, “Transformado para transformar” de Agostinho Baza é uma obra que todos nós deveriamos ler ainda hoje.

I. A. B. Quissindo “Josué”

Cooperador do Reino de Deus na Subcongregação Betesda, Ministério Maranata (Huambo), Igreja Assembleia de Deus Pentecostal (Angola) e Pioneiro e Editor da Editora Cristã Angolana Missio Dei Huambo-Angola, Junho de 2021

(12)

12

(13)

13

Capítulo 1 - A obra da cruz

Tudo começou exactamente na cruz onde Deus faz a profunda declaração do seu amor para com a humanidade ‘porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigénito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas que tenha a vida eterna’ (João 3:16). Tudo isso porque Deus olha para homem que ele tivera criado com um propósito eterno, mas por causa da desobediência ‘esse propósito foi comprometido. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal’ (Géneses 3:4-5). Porquanto Deus tinha dito que não deveriam comer dela “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Géneses 2:17), e quando isso aconteceu eles deram conta do seu estado físico de que estavam nus (Géneses 3:7), algo que nunca antes tinha acontecido porquanto obedecessem á Deus, isso demostra a consequência do pecado ou o que o pecado faz na vida de um homem (Géneses 3:9-10).

E isso desagradou a Deus, mexeu com o seu coração ‘E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore,

(14)

14

e comi. E disse o senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi’ (Géneses 3:11-13). Por causa disso Deus amaldiçoou, a terra (Géneses 3:14-24.

Mesmo por tudo que tinha sucedido, Deus ainda faz a promessa daquele que viria e que esmagaria a serpente (Satanás), o grande opositor do homem (Géneses 3:15).

Imagina que a reconciliação de Deus, para si mesmo está virada em ti. Você é muito importante para Deus, de toda criação você é a que Ele próprio teve de pegar no barro para formá-lo e deixando assim a sua marca ou impressão digital, oh! Que maravilha (Géneses 2:7). Enquanto satanás pensava que quebrou a comunhão para sempre de Adão e Eva contra o seu Deus, o criador já estava a projectar a reconciliação com o próprio homem.

Daí é que todo o homem que nasce, nasce sobre o pecado, o pecado tornou a fazer parte de toda geração homana. Depois do pecado ter entrado no mundo, o homem perdeu a sua verdadeira essência, o verdadeiro propósito de vida pelo qual foi criado, procurando justificar-se pelas suas próprias conquistas, e mesmo até negar a existência de Deus devido das suas auto-realizações, tudo isso é a influência do pecado.

Quantas vezes como ímpios em algum momento ao contemplarmos a natureza, os rios, os mares, as florestas,

(15)

15

concluímos sem darmos conta que Deus é grande e existe. Eu sei que em algum momento você sente um vazio na sua vida e respiras fundo e dizes alguma coisa falta na minha vida. Eu te digo que sim, é Deus e não resista a voz do Espírito Santo, diga estou aqui Senhor faça a sua morada em mim e ele fará trazendo mudanças na sua vida. Eu também sentia esse vazio, mas no dia que eu decidi entregar a minha vida a Ele, completou-me e jamais sinto o mesmo porque Deus habita em mim (I Coríntios 6:19). Os cristãos têm esse testemunho porque é algo extraordinário que acontece, de modo diferente e inigualável, quem experimenta jamais quer abandonar a sua presença.

Mas é preciso antes entenderes que precisas da ajuda de Deus para que Ele te ajude. Compreender, que todos pecaram e destituídos estamos da glória de Deus (Romanos 3:23). Mesmo que não demostres esse interesse ou mostrar antes o estado da sua vida á Deus para que ele te ajude, o amor Dele já foi declarado. Veja onde veio a inspiração de Adão quando disse a Eva… esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Sem dúvida veio de Deus. Deus não só declarou o seu amor por ti, como deu-te a prova do seu amor por intermédio de Jesus Cristo (Romanos 5:8).

Toda vida de fracasso, de pecado que vives, de escolhas erradas que tomas, do que as pessoas dizem ao seu respeito, que você

(16)

16

não vai a lado nenhum, nasceste para ser perdedor, para acompanhar os outros, todas essas vozes têm como influenciador satanás. Ele é o acusador desde do princípio, pai da mentira, o Diabo encarnado em forma de serpente que influenciou Adão e Eva a desobedecerem á Deus. E quando olhas para essas palavras acaba selar na sua vida dizendo é verdade que a minha família é mesma assim, de pessoas fracassadas, derrotados, que não evoluíram em alguma coisa e quem sou eu? Também sou desta família, não sou diferente deles. É verdade, mas o acusador vai usando essas palavras para aprisionar-te ainda mais, de modo que você não enxergue a solução que é Deus.

Satanás conhece o caminho da perdição do homem. Porquanto está escrito: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 6:26). Assim como ele sabe pecando o homem morre,, também sabe que basta que o homem clame a Deus pela salvação, Deus o salvará e lhe dará a vida eterna.

Também aconteceu comigo na Cidade de Cabinda concretamente no Bairro 1º de Maio, isso em 2010, no mês de Novembro. Era um jovem que não bebia, nem fazia parte de nenhuma gangue na altura e nem consumia drogas, porém, tinha uma família voltada aos costumes que violavam a lei da herança, falando do lado paterno. Era alguém com projectos, sonhos e objectivos bem definidos, porque o meu pai querido

(17)

17

estava por perto e levava-nos nesta direcção, o seu foco era a nossa formação e muito mais.

E quando falece neste mesmo ano, é como se eu estivesse no cinema e na parte mais expectante do filme e corrente eléctrica vai… imagina a ansiedade e a perturbação que causará aos presentes, perguntando-se se a corrente voltará ou não e no final de tudo dirão que não te como continuar. Pois é! O meu choque foi maior, porque me faltava um ano de estudo para posteriormente ir fora continuar a minha formação e não só, alguns projectos não tinham sido concluídos, a minha alma estava a desmoronar, fiquei desorientado no momento, não sabia onde recorrer e o que fazer. Depois de ter passado o momento todo, duas semanas depois, estava sozinho pensando no ocorrido, dos tios que disputavam a nossa herança, e ouvia uma voz que dizia foram eles os culpados, faça uma revolta. E decidi que devo começar a beber e entrar numa gangue para fazer justiça por mão própria, tudo isso era o fruto da raiva, da tristeza e do vazio que eu sentia naquele momento da voz que eu ouvia. Repito do vazio que eu sentia. É aí que satanás entra na cena para influenciar e ocupar no total a sua vida, ele é oportunista, entra sem ser convidado, mostra soluções que são correntes para aprisionamento, caminho que no princípio parece belo mas no final é uma forca. Ele não merece a sua vida, nem merecia a minha, porque quem nos gerou tem planos maravilhosos para as nossas vidas (I Timóteo 1:3-4). Está

(18)

18

curioso (a) como terminou naquela época nê! Pois é, não foi fácil, mas por estar rodeado por pessoas que já estavam transformados por Deus, decidi começar a frequentar Igreja Pentecostal Siloé que distava poucos minutos de casa, e no ano seguinte decidi entregar a minha vida a Cristo, e foi o que eu precisava para acabar com o vazio. E a minha vida nunca mais foi a mesma, Deus pode também fazer na sua vida, basta marcar passos em direcção á Ele, e Ele virá ao seu encontro. Ninguém te ama mais do que Jesus, o amor Dele é incondicional e eterno. Disse que homem dentre vós, tendo Cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso; e, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida (Lucas 15:3-7). Ele está dizendo para você, que aqueles que já fazem parte do reino do reino Dele, não lhe limita, nem é suficiente e nunca será suficiente para não ir a sua trás ou a sua busca, com o desejo de coloca-lo no seu ombro e dizer mais um filho perdido foi achado hoje e está de volta a casa do seu pai, sim do seu pai, ele é o nosso pai eterno. O mais engraçado o céu estará reunido em festa por sua causa, que maravilha! Não rejeita essa oportunidade de fazeres parte da família de Deus. Venha e verás, o quão maravilhoso é.

(19)

19

Toda iniciativa entre Deus e você, sempre foi Deus quem deu o primeiro passo em direcção a a ti. Veja, enviou Jesus por você, o seu amigo, colega, familiar falam Dele a si , e eu? O mesmo que eles fazem, não achas que és mesmo especial amigo! Valorize a obra da cruz, com a sua vida em Cristo.

A cruz trouxe para nós esse caminho de volta para Deus, o que parecia impossível ao homem tornou-se possível. O que você acha impossível para Deus é possível, deia um passo em direcção a Ele porque ele quer receber-te como filho. Enquanto você olha para si como um caso perdido, Deus te olha como um caso achado.

Se lembra o que aconteceu na cruz, pois é! Jesus estava crucificado com dois malfeitores, lado á lado. E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino (Lucas 23:39-42).

Dois malfeitores com mesmos crimes, mas com atitudes diferentes, um deles não creu que era o prometido de Deus que ali estava com eles. Quando usas a expressão se tu… tentando

(20)

20

perceber é como se dissesse que você não passa de um nós também, se queres provar que não és, salva a ti primeiro depois a nós. Essa é a atitude de quem é orgulhoso, quem não reconhece que merecia ser responsabilizado pelo seu erro, nem pensou em algum momento que era a oportunidade que ele tinha de redimir-se diante de Cristo Jesus. Será que é assim que você também está se comportando? Dizendo ao seu amigo cristão eu aceitarei á Jesus Cristo ou o servirei quando você levantar um paralítico? E se ele não levantar, continuarás no pecado? Se ele levantar glórias á Deus, caso não Deus continuará a ser Deus, e ele filho de Deus. Muda de pensamento, você não imagina porquanto Deus quer reunir todas as nações para com Ele estarmos eternamente.

E outro malfeitor olhando para ele dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? Ou seja, não veja que estamos crucificados no mesmo lugar, nem tens compaixão de nós mesmos? E ele disse, nós na verdade merecemos, porque essa é a consequência dos nossos actos, mas este nenhum mal fez. Porque ele disse nenhum mal fez? Porque ele crê que era o prometido de Deus pela forma que corria de cidade em cidade do que ele ensinava e realizava, porque a acusação que era feita perante a cruz sobre eles, o único que não era verdade era de Jesus, mas deles sim. E olha para Jesus como a única luz no túnel para algo novo acontecer na sua vida e disse: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares

(21)

21

no teu reino (Lucas 23:42). Veja que ele não via Jesus como um Malfeitor naquela Cruz, mas sim um rei, oh! Glórias á Deus, que visão tão bela de se ver num momento difícil de vida. Ele não precisou que Jesus se salvasse primeiro e depois salvá-los, mais sim o que ele ouvia de Jesus sobre a sua autoridade, milagres e o seu evangelho, foi suficiente para crer que estava na presença de um Rei e que tinha a oportunidade de ter um final feliz. Foi isso que aconteceu, Jesus lhe disse, em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso (Lucas 23:42). Que final feliz para este, meu Deus! Esse é o desejo, e a esperança de todo cristão, estar com ele eternamente. Ele reconheceu que era ladrão, malfeitor e abriu o seu coração para Jesus, que atitude vitoriosa. É isso que você precisa fazer, reconhecer que a sua vida está de mal a pior, que precisas daquele que te amou primeiro para que o amasse, daquele que acredita em você, mesmo quando muitos desacreditam, daquele que não te condena, mesmo quando uma multidão te condena, antes a cada dia a sua misericórdia se renova na sua vida. Faça essa oração bem baixinho, Deus eu preciso de ti, não posso continuar a fingir que está tudo bem enquanto sei que não estou, vem e faça uma morada em mim e eu decido caminhar com o Senhor desde de agora até a sua segunda vinda, amém. Lembra-te que a cruz de Jesus trouxe:

1. Paz e reconciliação entre homens e Deus (Colossenses 1:20);

(22)

22

2. Desfez a inimizade que havia (Efésios 2:16); 3. A misericórdia (I Pedro 2:9);

4. Uma nova era (I Pedro 2:25).

Olha para essa obra da cruz e quem lá esteve e declara a sua gratidão profunda a Deus, porque nada merecíamos, mas Ele nos tornou merecedores, eras tido como maldito e tornou-te bendito, no teu lugar Ele fez Dele, nas suas culpas Ele se declarou culpado. O amor Dele é maior do que qualquer acusação. Podes dizer Pai obrigado por seu amor?

(23)

23

Capítulo 2 - A razão de sermos

transformados

(24)

24

Capítulo 2 - A razão de sermos transformados

Numa sociedade com homens dotados de conhecimentos, status social de renome, príncipes que podem dominar os outros e que não se deixam dominar por outros, Reis que ditam os demais, presidentes que governam, muitas das vezes não cumprindo com o prometido, que não olham em quem lhes depositou confiança para ali estar… homens que muitas das vezes em momento nenhum param para pensar que a vida não só apenas se resume em hoje, mas sim também no amanhã. E quem assim pensa, sempre vai querer entender o mistério da vida. Quem eu sou, de onde vim e para onde vou!

E a bíblia diz, Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23). O que leva perceber que homem natural está afastado de Deus por causa do pecado que tomou conta da sua natureza carnal, e se esse mesmo homem não se converter não poderá ver a glória de Deus.

O nascer de novo começa quando compreendemos que nascemos pecadores, que somos pecadores, que estamos rodeados de portas de pecados e que isso não nos leva em direcção a vida eterna. Quando percebemos isso, tarde ou cedo acabaremos por perguntar, se vale apena viver sem Deus, e esse entendimento confronta-nos dia pós dia, e ao sermos sensíveis aí sim dará origem ao arrependimento, e

(25)

25

arrependimento á conversão, que é a nova convicção, saída de um lugar para o outro, que é abrir mão do errado para o certo. A transformação é o caminho no qual se dará origem á uma nova forma, ou deixar atitudes antigas para novas atitudes, deixar o modo antigo de pensar e passar a pensar de maneira diferente (Provérbios 23:7). É você experimentar uma nova vida que vale apena, não somente nesta terra, mas para toda eternidade que é a nossa razão maior. Um homem não convertido não poderá passar no processo da transformação e não passando, não alcançará a promessa da vida eterna. E o caminho da transformação chama-se Jesus.

Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Jesus estava a dizer a Tomé, quem me acha, achou também o Pai porque eu sou o caminho.

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabe que és mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele (João 3:1-2).

Vejo um Rabino com entendimento diferente de outros, porque não só ficava atento naquilo que os outros julgavam de Jesus, como também começou a compreender que nele havia

(26)

26

algo eterno, que muitos já tinham encontrado e que também precisava. Teve cuidado de ir ter de noite com Jesus, isso por se tratar de ser um professor conceituado e respeitado na época. Mas, com a mesma determinação foi ao encontro de Jesus.

Dá-nos exemplo de que quando alguém deseja algo novo na sua vida, deve ir ao encontro da mudança ou de algo que realmente importa, mesmo que perca o lugar de conforto, desde que não viole os princípios fundamentais de vida; era Rabino que tinha crédito, conhecimento e princípios a cumprir e a não ser violado, mesmo assim estava disposto a quebrar por algo maior (a salvação).

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (João 3:3). Jesus tinha olhado para Nicodemos, sondando-o e percebendo que ele se tinha apresentado de forma irónica, cujo propósito principal era saber como nascer de novo!

Jesus deixou bem claro a Nicodemos que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo. Ou seja, para nascer de novo é preciso deixarmos a vida de pecado como adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices etc. E ao deixarmos

(27)

27

essa vida dia pós dia, significa que está acontecendo algo em nós chamado *transformação*. II Coríntios 5:17.

Ele não sabia como poderia acontecer esse novo nascimento, e Jesus lhe respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito (João 3:5-6).

Jesus estava a dizer a Nicodemos que o nascer de novo não significa que alguém sendo adulto deve voltar no ventre de sua mãe e viver a experiência de um novo nascimento biológico, mas sim do espírito que estava desligado do criador tornar-se a religar ao seu criador. E uma vez voltado terá o poder de influenciar alma e esta produzir mudanças em nós interior e exteriormente.

Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 6:22-23).

Lembra-te que pecado gera morte e morte exclui-nos da vida eterna, e a conversão gera transformação e a transformação vida eterna.

Você acredita que existe um Deus, um reino, um caminho a ser seguido porque não tomas uma decisão? Aqui é onde está o

(28)

28

problema de você, talvez de muitos. Queres alcançar o Reino de Deus sem antes passar pelo caminho indicado, porque você sabe que terá que obedecer os requisitos que é pedido para deixar antes de passar por ela. O problema de muitos é que querem alcançar o reino estando no pecado, isso não é possível, senão Jesus não teria morrido por nós. Será que você também está nesta condição? Espero que não estejas. Porque deste mundo pode ocultar o amor de Deus em nós e o seu desejo de reunir a sua criação.

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me? (Lucas 9:23). Jesus foi bem claro para com os seus discípulos:

1. Negar-se a si mesmo: é você abandonar as suas convicções, o prazer as coisas mundanas, desejo forte ao pecado que lhe impeça de alcançar a salvação.

2. Tomar cada dia sua cruz e seguir-lhe: é você entender a cada luta tem o seu nível, cada dia tem a sua luta, mas o que deves fazer é permanecer firme e seguir em frente onde Ele está.

Você começa a dizer vou abandonar a bebedeira, a prostituição, a bruxaria, avareza, os meus negócios escuros e os caminhos que me alegram através da palavra de Deus. Qual seria a sua resposta? Se dizeres que sim, você entendeu o propósito de Deus na sua vida, o plano não se resume em seres só

(29)

bem-29

sucedido na terra de forma justa, como fazer parte da família eterna, esse é o plano. Se dizeres que não, te quero dizer por amor de Cristo reconsideres, porque esse é o plano de satanás, aprisionar almas nas coisas terrenas ao ponto de não se preocuparem com as coisas divinas ou eternas. Você precisa entender que és passageiro assim como todos somos, mas a palavra nos ensina que após morte há vida (Lucas 9:24-25). Queres alcançar a vida eterna, comece hoje a pensar seriamente nisso, Cristo te aceita chegar até Ele como estás, mas não te deixará permanecer como chegaste. Porque são os princípios Dele não os seus. Porquanto a bíblia declara, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:32). A palavra de Deus é única verdade que pode libertar você do pecado para uma vida que agrade á Deus, e a mesma te levará para o seu reino.

Talvez seu maior medo é: o que dirão os meus amigos, colegas de escolas, meus irmãos, vizinhos? Que eu agora sou pastor, vão chamar-me de boelo, panco. Então deixa ainda essa cena para depois. A questão não se trata deles, mas sim de você e Deus, do que eles vão dizer, mas sim da sua salvação. Se fosse assim, muitos de nós seríamos fracassados na vida pensando sempre no que outros vão dizer. Realmente essa pergunta deve ser em relação algo negativo e não positivo. E o mais engraçado quando tomas decisões de outras coisas nunca disseste o que vão dizer mesmo se houver êxito ou não, mas quando é situação

(30)

30

que determinará o caminho a seguir e sua eternidade, pensas nos outros, não achas que diabo está a influenciar você? Eu acho que sim, porque quando depois deres conta que os seus amigos que estavas a pensar, o que vão dizer já se converteram ao senhor e você mais no pecado do que nunca. Livra-te deste pensamento e marca dois passos em direcção ao Senhor, não tenha medo de começar algo novo na sua vida que vale apena. Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte (Romanos 8:1-2). Saia da condenação e venha para vida, da injustiça para justiça, da servidão ao serviço do Senhor, da tristeza para felicidade, da mentira para a verdade, da morte para vida. Lembra-te que você é tão importante para Deus, que Ele teve que se manifestar por sua causa (Romanos 5:8).

(31)

31

(32)

32

Capítulo 3 - Rejeição e aceitação

No ano de 2009 quando tinha 19 anos de idade, naquele momento fazia o meu ensino médio e falar antes deste período seria um desastre maior prefiro não falar por enquanto. No ensino médio eu era um jovem estudioso, empenhado, dedicado aos meus estudos, porém, era mais indisciplinado de todo colégio, que não temia qualquer pessoa dentro da instituição a não ser o Director do mesmo. Tinha uma fama comportamental altamente negativo aponto de influenciar alguns pelo mesmo comportamento, que quando estivesse dentro da sala de aula os professores não davam aulas em condições por causa das minhas desordens. Era ano pós anos, que no final de cada ano era considerado o mais indisciplinado e destacado na tabela do aluno com melhor nota.

Mas tinha um professor que se chamava José Faustino Matombe, que era o meu professor desde do ensino de base até ao ensino médio, que era e é um professor excelente, rígido exigente na qual eu olhava como alguém exemplar que eu queria ser em termos de saber, era o único que realmente mostrava-me quem eu era e quem eu me tornaria se me concentrasse. Esse era eu antes da minha conversão dando trabalho aos meus professores e toda instituição e a minha família.

(33)

33

E já ao começar a fechar o meu ensino médio no ano 2010, comecei a frequentar na altura uma igreja, que se encontrava concretamente no Bairro onde morava chamada Siloé. Eu ia mas não me interessava realmente pelo que se pregava, e as coisas que começou a tornar-se complicado porque foi na altura que eu perdi a minha querida mãe. E neste período foi difícil para mim e queria compreender porque tinha que acontecer aquilo e fazia muitas questões a Deus e isto levou-me mais próximo Dele. E no ano 2011 após a morte do meu querido pai, eu decidi entregar a minha vida a Cristo, não foi fácil antes e durante aquele momento, mas foi a melhor decisão que tive de tomar na vida.

E depois da minha conversão, a minha vida já não era a mesma porque comecei a notar mudanças ou transformações em mim, e era o meu último ano de formação média. E quando ia a escola o meu comportamento era totalmente diferente, as pessoas olhavam-me diferente, perguntando se alguma coisa tinha acontecido em mim, realmente tinha era uma questão de tempo. O meu professor que já tinha dito que eu respeitava, via-me todo tranquilo durante as aulas e perguntou-me o que se passava comigo? E a sua esposa como colega de sala já sabia da minha nova mudança, respondeu a ele agora já é cristão! O professou respondeu, eu não acredito neste malandro e ainda perplexo disse: Saulo se transformou em Paulo?

(34)

34

É aí onde tudo começa as pessoas vão duvidar da nossa conversão, nos primeiros anos, pelo que nós eramos, pelo que nós fazíamos e pelo que eramos conhecido. E neste período muitos de nós ainda estamos susceptíveis as recaídas e desistências, mas eu te digo não pare e nem mude de ideia e não desiste desta decisão. E ainda as pessoas dirão é uma questão de tempo para ele tornar na sua vida antiga. Assim esperavam que acontecesse comigo e era o período da rejeição, mas tive de manter-me convicto e firme no que passei a crer. Mais te digo quanto mais forte permanecermos na decisão, Deus vai começar com processo da transformação interna em nós, que subsequentemente trará frutos externos em nós. Assim foi com a minha vida em que muitos se renderam dizendo que verdadeiramente é uma nova pessoa ou alguém convertido.

E assim também a Bíblia nos conta a história de um homem chamado Saulo que era Judeu, homem letrado, culto, mas que perseguia a Igreja de Cristo.

E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo-sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o

(35)

35

cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atónito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu (Atos 9:1-9).

Em todas essas passagens mostra o encontro de Saulo com Cristo, o dono da Igreja em que perseguia ele entende que não tinha saída e pergunta o que faria! E Cristo lhe orientou, e é isso que acontece realmente na vida de quem perdeu esperança, rumo e direcção e quando Cristo aparece não precisamos fazer perguntas voltada aos nossos fracassos nem ao nosso ego, mas sim pergunta que nos levaria a um novo propósito ou lugar. Aí começa a conversão de Saulo; conduzido até Ananias servo do Senhor que lhe daria instruções. E foi baptizado como testemunho da sua conversão (Atos 9:17-19).

Vemos que Saulo decide deixar uma realidade ou vida que se traduzia em perseguições e mortes, para aceitar uma nova vida

(36)

36

que era levar o evangelho aos gentios (Atos 9:15). Uma vida que seria dura para ele e os demais.

E posteriormente começou a pregar nas sinagogas e a Bíblia diz, e todos os que o ouviam estavam surpreendidos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes? (V-21).

As pessoas estavam espantadas, duvidosas, com medo e procurando-se distanciar do mesmo, porque quem estava a pregar era um sanguinário que perseguia as Igrejas de cidade á cidade para massacrá-los. Não é inevitável isso acontecer porque de alguma forma ou outra as pessoas estavam traumatizadas pelo que ele fazia antes e que levou-os a estarem incrédulos ao presente, era o momento da rejeição.

Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo. E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar. Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida, tomando-o de noite os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro. E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. Então Barnabé, tomando-o

(37)

37

consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele virá ao Senhor e lhe falará, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.

Quanto mais falava, mais deixava as pessoas confusas e em choque, mesmo até alguns discípulos e principalmente a comunidade da Judeia. Mesmo assim o apóstolo Paulo queria provar que era uma nova pessoa transformado por Cristo pelo facto da sua insistência (Atos 9:22).

Levou o tempo que era necessário, mas as pessoas acabaram por aceitar a sua nova realidade, de Saulo á Paulo, de que Jesus verdadeiramente o transformou. Uma coisa é certa que nosso passado jamais importará para Deus quando o aceitamos, porque dele jamais se lembrará e cuidará do nosso presente testemunhando nos corações dos homens, que somos agora pessoas geradas pela sua palavra (Efésios 2:1).

A rejeição faz parte do processo da transformação e aceitação do testemunho de quem hoje somos.

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas 2:20).

Testemunho genuíno de que já não somos mais nós, mais Cristo em nós, e que a nossa vida agora obedeça padrões do reino de Deus. Seja forte neste processo porque depois passar

(38)

38

da rejeição para aceitação muitas vidas terão a ti como exemplo para se achegarem a Deus por intermédio de Cristo na sua vida.

(39)

39

Capítulo 4 - Cristão em

transformação

(40)

40

Capítulo 4 - Cristão em transformação

Conta-se a história de dois vizinhos, um era Cristão e outro não. E o que era Cristão convidava sempre o outro para que fossem a Igreja cultuar, mas o outro negava e dizia não adiantar porque cada um é livre de decidir o quer na vida. E num belo dia o Cristão estava em troca de palavras com o seu irmão mais velho a porta de casa, e o seu vizinho observava. E no dia seguinte o vizinho comentava com o outro dizendo: até ele que vai cultuar disparata, não adianta ir na Igreja porque somos todos pecadores e farinha do mesmo saco, se ele ir no Céu eu também irei, ou então Deus é injusto.

Vejo uma visão errada deste homem, pelo facto de dizer que somos todos pecadores e farinha do mesmo saco, porque uma coisa é viver no pecado e outra é pecar em algum momento. Quem vive no pecado aceita a sua condição implícita, mas o que não vive no pecado não o aceite porque não é seu estilo de vida. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus (Romanos 8:5-8).

(41)

41

A mente do cristão está ciente de que, ele está separado das coisas da carne que rompem a sua intimidade com Deus, que compromete o seu crescimento espiritual e o seu crédito dentro da comunidade cristã. Mas a mente do ímpio não, porque para ele, tudo é normal ferindo princípios ou não, agradando á Deus ou não, o foco é ele mesmo não se importando com Deus. Essa é a diferença entre ambos, que um vive no pecado e outro peca quando há um desequilíbrio na sua alma.

Para o mundo o cristão não pode pecar ou não deve pecar, eu diria que sim! Eu também diria que o Cristão seria perfeito e, portanto, a terra já não seria o nosso lugar, como não é.

Apóstolo João escreve dizendo: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo (João 2:1-2).

O apóstolo João demostra o desejo de ninguém pecar mais, e acredito que lembrou-se que estamos num mundo de pecado, em que há uma grande luta entre a carne e o espírito (Mateus 26:41), e que em algum momento pode haver desequilíbrio da alma em pecar, daí declara se alguém pecar volte para Jesus o único para nos defender do Pai e perdoar o nosso pecado.

Não estou a dizer-te que somos livres para pecar, porque um cristão que provou o amor verdadeiro de Cristo já não tem

(42)

42

prazer pelo pecado (I João 2:15), mas sim estou a dizer entre permanecer no pecado e recomeçar, vale apena recomeçar porque ainda nos encontramos em transformação e o reino nos espera.

O cristão deve perceber que nós estamos em constante transformação em Deus, por meio do ensino da palavra, pregações, meditação e leitura da palavra.

Apóstolo Paulo escreve dizendo, e não vos conformeis com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2).

Essa palavra não foi dita para os descrentes, mas sim para os cristãos romanos daquela época, vejo apóstolo Paulo preocupado com o povo, querendo dizer que quem rejeitar o processo da transformação que é por meio da renovação do entendimento da palavra, esse crente poderá facilmente se conformar com o mundo ou mesmo envolver-se com o mundo. Ou seja, para viver do melhor de Deus teríamos que renovar a cada dia nossa maneira de pensar e confrontar-nos com as nossas atitudes ou acções.

Conta-nos a Bíblia, e disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um era fariseu e o outro publicano. O fariseu, estando em

(43)

43

pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim porque sou pecador! (Lucas 18:9-13). Uma parábola interessante e contada por mestre, eu vejo dois homens que conheciam a Deus, porém com posições diferentes na presença de Deus, um como um cristão perfeito ou acabado e outro como um cristão em transformação. O publicano como cristão em transformação saiu justificado em relação o outro, porque a obra é contínua. E a justificação vem de Deus para o homem e não de nós mesmos.

Por isso apóstolo João disse: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado`` se em algum momento não pecamos`` fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós (I João 2:10).

Quando nos esquecemos que estamos em constante transformação em Deus, corremos riscos de nos colocarmos no lugar de Fariseu, como cristão perfeito e quando isso acontece nós só conseguimos ver os erros dos outros, aponto de

(44)

julgá-44

los e não abrir as mãos para ajudá-los como cristo nos orienta, que nos amemos uns ao outro e quem ama não deseja o mal como não desejaria o mesmo para ele ou ela, mas sim ajudaria como desejaria que o ajudassem.

Para de ser um cristão perfeito! Estamos sim todos em direcção ao varão perfeito. Olhemos para os nossos irmãos como pessoas que estão em transformação e que nos precisamos uns aos outros, o mais forte deve suportar o mais fraco e não tendo como motivo para desprezá-lo (Romanos 15:1).

Isso não nos tira o direito como igreja que quando um irmão cometeu de não ser repreendido, porque a repreensão nos encaminha para Cristo, de volta para verdade (Pv 19:25; 311-12; 15:32; Gálatas 6:1). Seria um desastre se a Igreja não tivesse esse dever, porque individualmente somos Dele como em comunidade tendo delegado um Anjo para dirigir as suas ovelhas sobre base da verdade (I Pedro 5:1-5).

Precisamos compreender sobre essa verdade, que entender que nos encontramos ainda em transformação nos levará a compreender, que a cada dia Deus nos dá oportunidade de corrigirmos o que está de errado em nós e abrirmos o coração para a mudança.

Apóstolo Paulo aos Filipenses vai dizendo: Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo (Filipenses 1:6).

(45)

45

Apóstolo Paulo estava a dizer que aquele que veio e Dele mesmo ouviste o evangelho e dos seus discípulos, Ele se encarregará de tornar-vos perfeito até que Ele venha de novo! Como? Por meio da ministração da palavra, meditação e Leitura da mesma (II Timóteo 3:16-17).

E esse processo não só depende de Deus mas sim, muito mais de nós, porque existem cristãos depois de terem falhado quando são repreendidos mesmo com espírito de mansidão ainda dizem eu sou mesmo assim e não vai mudar em nada, o que acha dessa atitude? Será que você também é assim? Conheces um irmão em cristo assim? É lógico que é errado, porque quando declaramos assim, você fecha a porta para mudança ou transformação, e quando Deus realmente habita em ti Ele mesmo te mostrará que estás errado ou vai usar alguém para te reprender e que precisa de mudar e que está contigo para te ajudar, portanto deixa o orgulho, porque para nada te valerá para tua vida cristã. E o nosso alvo é como disse apóstolo Paulo que já não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim (Gálatas 2:20).

Atitudes de Cristão que se encontra em transformação: 1. Reconhece sempre quando peca (I João 1:8). 2. Confessa os seus pecados (Provérbios 28:13). 3. Abandona os seus pecados. (Provérbios 28:13). 4. Procura ter paz com todos (Hebreus. 12:14).

(46)

46

5. Disposto em ajudar os outros (Romanos 15:1). 6. É humilde em aprender (I Pedro. 5:5).

Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação (Salmos 24:3-5).

Queres subir ao monte ou entrar no lugar Santo onde Deus está? Deves desviar a sua mão de praticar a maldade, roubo, homicídio, derramar sangue do outro; deves desviar o teu coração á inveja, ódio, orgulho, mentira, falso testemunho e que a tua alma tenha prazer na palavra do Senhor. Isso é cristianismo. Como é possível desejar ver a Deus, mas não estar disposto a aceita-lo como Senhor de sua vida e obedecer a sua palavra?? O cristianismo não é como você quer, mas sim como Deus quer. Você precisa entenderes que quem se encontra com Cristo não permanece mesma pessoa, alguma coisa acontece e continuará acontecendo. Olha para tua vida, e faça uma análise de quem eras antes e quem você é agora e o que tens lutado para superar ainda! Se vires uma diferença, graças á Deus, mas senão veres alguma coisa não está bem e precisas rever a sua caminhada com Cristo. Ora o importante de tudo é quando há uma diferença e tens lutado a superar cada vez mais.

(47)

47

É engraçado que esse desejo de superar cada vez mais a sua vida crist, não surge direitamente de ti, mas é a consequência da palavra pregada e meditada. A nossa vida cristã ela é comparada quando você vai ao espelho e consegues dar conta que o cabelo já não está bom, a roupa que usei não está engomada e preciso mudar para ter uma boa imagem, assim também o cristão na medida que a pregação vai decorrendo Deus vai falando usando o Ministrante da palavra e você vai dar conta, onde tens falhado e corrigir as falhas continuamente! Quando você decide corrigir-se, estás no caminho da transformação e, mas quando ignoramos, fechamos a porta da possibilidade de ser transformado a imagem e semelhança de Cristo. Ainda estamos em edificação por Cristo (I Pedro 2:5). Todo cristão em transformação, entende que é chamado a vivermos em santidade, porquanto o nosso Deus o é (I Pedro 1:15). A santidade é nós nos separarmos do pecado e aproximarmos de Deus. A santidade é um estilo de vida, onde somos chamados todos os dias a dizer não ao pecado.

Quem deseja ver Deus tem esse desafio diário, de saber quem agora ele é, o tipo de vida que agora tem e o Deus que ele serve. E quando tornarmos a perceber o que realmente somos e a palavra que vem é a santidade, porque sem a santidade ninguém o verá. E essa é a vida do cristão em transformação. E fica bem patente em nossos corações que:

(48)

48

• O cristão em transformação não tem prazer do pecado;

• O cristão em transformação não condena o outro, mas sim o ajuda;

• O Cristão em transformação percebe quando peca e pede perdão;

• O Cristão em transformação, não é auto-suficiente; • O cristão em transformação está sujeito ao espírito Santo;

• O cristão em transformação anda em santidade;

• O cristão em transformação quando peca, reconhece e volta-se de novo para Deus.

Na oração sacerdotal de Jesus, Ele disse: Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou (João 17:15-16).

Lembra-te que Deus nos livrará do mal, quando nós desejarmos nos livrar do mal, e que não somos deste mundo, mas sim peregrinos. Deus é contigo, comigo e com todos que desejam caminhar com Ele. Deus abençoe você!

(49)

49

Capítulo 5 - Transformado para

transformar

(50)

50

Capítulo 5 - Transformado para transformar

Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho (Salmos 119:104-105).

Ninguém poderá dar o que não tem, ninguém poderá ser exemplo dos outros se não for de si mesmo. Ninguém poderá dizer que Cristo morreu pelo mundo, sem antes dizer que morreu por mim. Ninguém poderá amar, se não amar-se a si memso; Ninguém poderá dizer que sejas livre, se antes não for livre; Ninguém poderá ensinar ao outro o certo, se não saber antes o certo e o errado; Ninguém poderá entender com exactidão a dor do outro, se não passar na mesma dor ou por dor semelhante. Somos transformados para transformar, mudados para mudar, renascido para ajudar a renascer.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (II Coríntios 5:17). Uma palavra de transição e posição, que o transformado deixou a criatura antiga para nova criatura pelo facto de entregar a sua vida á Cristo. Ou seja, quem se encontra verdadeiramente com Jesus Cristo não permaneça a mesma pessoa (Conduta/atitudes). Ou seja, alguém transformado é porque alguma coisa aconteceu, e isto chama-se Cristo. Isto acontece

(51)

51

porque Deus tem um propósito eterno para o homem. E o propósito foi revelado pelo seu filho amado á humanidade. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele (João 3:16).

Deus escolheu o povo Israelita para ser modelo para todas as nações, exemplos aos gentios que somos nós. E Deus se revela ao povo como João Baptista profetizou, mas o povo o rejeitou como sendo luz das nações, como o prometido para a salvação da humanidade. Nascido duma mulher agraciada por Deus, visto por todos, crescendo no meio deles, mostrando que era diferente e que tinha um propósito para cumprir e nações para alumiar. Mesmo assim o povo o rejeitou.

Mas declara São João: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (João 1:12-13).

O autor está a declarar que Deus não só indicou o caminho para os Israelitas, como abriu caminho para os gentios que somos nós. E tudo passava-se em crer que era e é Ele o filho prometido para a salvação de toda a humanidade. Jesus sabia que a

(52)

52

jornada seria de grandes desafios e que os primeiros a serem alcançados teriam uma missão nobre junto Dele e do Pai. Eu acredito que foi ou continua a ser uma grande luta para muitos de nós, porque toda uma família tem uma história e essa mesma história pode ser boa ou ruim. Se for boa, será preciso preservá-la para gerações futuras como testemunho ou pilar ou fonte de inspiração.

E para manter viva essa mesma história será preciso não deixar ser influenciado pelos fundamentos ou princípios que não se espelham nela. Não estou a falar de costumes ou tradições que violam princípios da palavra de Deus, como se uma menina casar sem antes entrar na casa de tinta, deverá morrer; como quando pai de uma família morre, a sua família leva tudo sem nada deixar aos filhos nem a viúva. Mas estou a falar de famílias que compreenderam que o único que deve ser adorado é Deus, que todos juntos são mais fortes, que o sucesso de um é alegria de todos…

Tudo começa quando a família tem uma história ruim, a luta será grande, mas não impossível de ser mudado ou recomeçada porque é do agrado de Deus. Neste a família encontraremos pessoas idólatras, tradicionais pela negativa, pessoas cépticas, duvidosas e indecisas. É engraçado que é nesta família onde Deus decide levantar alguém como você e eu para sermos transformados e que o nosso testemunho sirva de meio de

(53)

53

transformação deles por meio do Espírito Santo, não será fácil, mas o próprio Deus nos guiará.

Quando me converti ao Senhor não foi fácil para mim, porque a minha família era desse tipo. Nos primeiros anos eu ouvia linguagem como nós também oramos á Deus, mas não podemos deixar o que nossos antepassados nos deixaram… não é você que vai mudar a nossa família, os costumes e tradições… uns estavam dispostos para abandonarem e morreram quem é você? Fica calado e deixa as coisas para os mais velhos. Atitude como essas só mostrava-me que estavam conformados com o problema que a nossa família passava. Posso crer que muitos também estão nesta situação, mas deixa que te diga que Deus precisa simplesmente é de pessoas com atitudes ou dispostas a correrem riscos se o risco for para agradar-lhe. (Géneses 43:8-9).

E isso criava-me confusão e confundia a minha fé, porque eu estava diante da geração dos tios conformados, minha geração voltada ao alcoolismo, prostituição e incredulidade. E perguntava à Deus: porque escolheste-me para te servir, porquanto sou e faço parte desta família? Foi ali que compreendi pala sua graça, que Deus sempre buscou há muito tempo alguém para que ficasse na brecha como sacerdote ou intercessor para que mudasse o curso da nossa história.

(54)

54

Abrão teve também essa missão diante de Deus como patriarca, negociando com Deus sobre Sodoma e Gomorra, achando ele que ainda mereciam a misericórdia, porque havia pessoas justas, ainda que fossem poucas. Por um momento Deus ouviu-o (Géneses 18:23-33).

Quem um dia foi escravo do pecado, conhece a miséria, o engano que há. Daí que a compaixão por quem está distante de Deus será maior, porque um dia estava também naquele lado. E pelo facto de sentirmos isso nos chamará a oração por eles para que a misericórdia de Deus os alcança por intermédio de Jesus Cristo.

Decidi caminhar nesse desafio que eu tinha certeza que Deus iria rescrever a história da minha família por meio da sua transformação em mim. No princípio vão desprezar-te, o que você não vai perceber naquele momento, é que mesmo assim estarão atentos pela sua nova vida e crença em Deus, indirectamente dizendo vamos ver se realmente vai levar sério ou se virá algo de bom naquilo que ele defende ou cré. É aqui que eu te digo que precisas perseverar e permanecer firme, que Deus se manifesta trazendo transformação na sua família por meio do seu testemunho.

A sua vida foi regenerada para gerar, foi impactado para impactar, foi iluminado para iluminar. Deus acredita em você. A sua vida pode transformar vidas sem saberes, em cada rua

(55)

55

que entras a sempre alguém que te olha, em cada bairro, na escola, pessoas que dizem eu admiro-te a forma dele de ser, agir e de lidar com as pessoas. Achas que vem ti mesmo? Não, é o testemunho da transformação de Deus na sua vida. Nem sempre quando não somos aplaudidos porque estamos errados, as vezes a mensagem foi bem compreendida do muitas das vezes aplaudidos. A tua vida é uma influência mesmo não sabendo, para que continues, deves manter-te firme diante de Deus (I João 2:6).

Depois de cumprir o dito pelo profeta Isaías, donde seria, como nasceria e como se chamaria. Foi Ele Baptizado aos 30 anos, entra ao templo e foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor (Lucas 4:17-19).

Jesus deixa bem claro a sua missão e mostra o estado do homem que precisava ganhar, ou trazer de volta ao Pai:

1. Pobre (alguém de pouco valor aos seus próprios olhos como do seus inimigos);

2. Corações feridos;

(56)

56

4. Cegos (quanto assi mesmo e em relação á Deus);

5. Oprimidos (Pessoas sofrendo a opressão do Diabo para ignorar a palavra de Deus).

Daí andava de cidade em cidade, anunciando a palavra ou abrindo caminho para aqueles fariam parte da sua missão inicial. Chama Pedro …A chamado dos discípulos?

E todos os seus discípulos foram transformados, ganharam nova vida em Jesus Cristo, Deus fez obra de renascimento neles. E veja que Jesus tinha ganha pessoas que tinham suas crenças, seus costumes, tradições e seus estilos de vida, mas os transforma em homens com mesmas Crenças, propósitos, com mesmo estilos de vida e é isso que fazia e faz a diferença. Amados Jesus pega o desprezado, o faz valorizado, alguém sem história e lhe dá uma história, sem sonho e lhe faz sonhar, sem vida e torna a ter vida, sem direcção com nova direcção.

Jesus cumpre o seu ministério na terra como descrito, anunciando o ano aceitável do Senhor na cruz. O véu se tinha rasgado de cima para baixo, trazendo a Graça do homem voltar para Deus sem nenhum sacerdote como no passado, mas conhecendo o caminho que é Jesus. E eu creio que Jesus estava regozijado do cumprimento da sua missão, com um olhar de que o mundo já não seria o mesmo tendo ganho homens que oram, já transformados pela palavra, para darem continuidade da obra evangelística que é de transformarem os outros por

(57)

57

meio da mesma palavra, vivendo assim como falando. Estes cumpriram os seus chamados ou propósito pelos quais foram chamados. E hoje somos frutos de muitos deles, e pode crer que não cessa, a responsabilidade agora é tua e minha. Que Deus nos conduza nessa missão de participarmos no processo da transformação de vidas por meio do Espírito Santo.

(58)

58

(59)

59

Capítulo 6 - O que dizem de ti?

Lembra da palavra que Jesus disse aos seus discípulos? Acho que sim! O que dizem os homens quem eu sou? Mateus 16:13. No meu primeiro ano da faculdade 2012, foram seleccionados alguns estudantes para fazerem apresentação de temas relacionados a cadeira de bioquímica. No dia da apresentação fizemo-lo com uma colega a quem tenho grande estima e é minha Irmã em Cristo, e à apresentação foi excelente e compreensivo pelos colegas porque estávamos calmos e tranquilos durante a mesma . No final da apresentação, os colegas disseram-nos: pela forma como vocês apresentaram o tema, só podem ser cristãos, porque do modo como falavam era como se estivessem a pregar ou ensinar a Palavra. Isso mexeu connosco porque foi a nossa primeira aparição como estudantes.

Pela segunda vez estávamos numa reunião todos do 2º ano com alguns estudantes dos anos avançados que faziam parte da Associação da Faculdade de Medicina. E no final da reunião pediram que um dos estudantes orasse e orei. E quando saímos da reunião, um dos colegas veio e perguntou-me você é Cristão? E eu disse por que essa pergunta? E ele disse-me que depois de teres orado sobre os estudantes senti uma paz e

(60)

60

presença de Deus em mim, algo que nunca mais sentia porque a minha vida já não é mesma como cristão.

Se você perceber, eles conseguiram observar a nossa identidade como cristão por base da nossa posição e pela maneira de interagirmos com os outros, não tinha como escondermos quem nós somos , mesmo não falando a nossa vida se encarregava de anunciar quem somos . E quando você tem intimidade com Deus, a tua oração impactará vidas porque você tem a presença do Espírito Santo.

O que você diz de ti mesmo? E o que os outros dizem de ti? É muito importante saber, porque pode ser que a referência que o mundo tem de ti não é verdade e como pode ser também verdade. Porque a tua transformação ou mudança passa por essas questões.

Ignorar o que dizem de ti, é não dar oportunidade de Deus agir na sua vida e de se autoconhecer. Você não precisa dizer que eu não importo o que o mundo diz de mim, o mais importante é o que Deus diz de mim. Em que circunstancia você diz? Quando pecas ou quando por causa da nova vida em Cristo Jesus? Se você diz isso quando pecas, o importante é o que Deus diz de mim! Estás engano, se arrependa do seu pecado e tenha vergonha na cara de dizer isso. Porque aí é que está o mistério de Deus, usando pessoas que não conheces e que não têm

(61)

61

compromisso com Deus e muitas vezes têm para trazerem uma palavra que precisas para se orientares.

Quando Jesus pergunta para os discípulos o que dizem os homens ser o filho de homem? Jesus sabia o que diziam ao seu favor, antes queria ouvir dos seus discípulos, porque ainda que andassem com Jesus isso perturbaria a fé deles ou o relacionamento deles com Cristo. Você precisa se auto-avaliar sempre, porque se o mundo te julga com padrões que somos julgados em Deus não pensas que estás bem com Deus.

A tua vida tem muito para informar ao mundo. Precisas entender que estás num mundo que precisamos influenciar e que muitos que nele se encontram, muitos deles estão escravizados no pecado mas, clamando pelo socorro, querendo ver a luz para ele se erguer e enxergar o outro lado da vida que é Deus, e a luz é você, somos nós (Mateus 5:14). Precisas perceber que onde passas o que faz ou deixas de fazer, existem pessoas a serem influenciados. Daí que é importante prestar atenção sobre o que dizem de ti, ela servirá como ponto de avaliação ou de encorajamento, isso traz em ti crescimento espiritual e maturidade na palavra.

E lá na escola o que dizem de ti? E no trabalho? Quando Jesus disse que eles não são desse mundo assim como eu não sou, Jesus estava dizer que teu comportamento, atitudes e acções

(62)

62

não pertencem deste mundo ou são influenciados pelo reino de Deus.

Já se perguntou se teus colegas, têm você como referência? Ou que eles dizem de ti? Dizem que você é diferente deles? Você precisa entender a maneira como se apresentas a eles será a mesma que se a chegarão a ti. Se mostras temor a Deus, eles mostrarão temor a ti, caso não, também não terão.

Deves perceber como está a sua vida com Deus, porque quem ressuscitou com Cristo deve pensar e buscar as coisas do reino (Colossenses 3:1-2). E quando você perde essa visão, tornas-te parecido com eles por isso não vêem Deus em suas vidas, não porque você não é cristão mas sim porque a sua vida de intimidade com Deus, não está fluir mais (Romanos 8:13). Jesus usou 12 discípulos naquela era para serem pescadores de homens andando de cidade em cidade, e estes foram usados e conseguiram impactar suas gerações. E Deus continua contar contigo para onde estiveres e com quem estiveres (Mateus 5:16). É muito importante manteres o seu perfil como cristão, porque pessoas que convivem contigo querem encontrar algo novo para puderem sonhar ou acreditar, isto chama uma nova vida em Cristo Jesus.

É verdade que você está ou estarás em lugares onde há pessoas com grandes influências, uns pela negativa e outros pela positiva. Porém, lembra-te que somos chamados a sermos

Referências

Documentos relacionados

MATEUS VALÉRIO DA COSTA JOÃO PAULO SOUZA MADEIROS DANIEL DE SOUZA MEDEIROS RITA DE CÁSSIA SILVA OLIVEIRA DANIELA YASMIM MORAIS COSTA DALIELMA VANESSA DA SILVA JOÃO VITOR

No mesmo sentido se pronuncia Menezes Leitão, Arrendamento Urbano, Almedina, 2017, 8.ª Edição, pág.67, referindo: “No caso de ser celebrado um arrendamento por

Dos 123 indivíduos, do sexo masculino, que faleceram com 50 ou mais anos na zona urbana de Guimarães na última década do século XIX e que não foram identificados como naturais

Os transistores BJT possuem baixo ganho, portanto necessitam de alta corrente de base para serem chaveados, uma das formas de minimizar o problema é utilizar a configuração

(a) documento escrito (b) em linguagem geral e abstrata (c) criado por meio de uma decisão de autoridades estatais com o objetivo de regular a organização da sociedade (d) de

O estudo de caso em questão tem como campo de pesquisa uma escola da rede municipal de Arraial do Cabo, cidade localizada na Região dos Lagos- Rio de Janeiro, devido a fatores

a instituição, à qual estamos vinculados, bem como os fundos, carteiras e clubes d e investimentos em valores mobiliários administrados por ela, não possuem participação

O objetivo do estudo foi analisar o efeito da ingestão de cafeína sobre a modulação autonômica cardíaca e da pressão arterial pós-exercício aeróbio em mulheres