• Nenhum resultado encontrado

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

APROVADO EM 14-02-2017 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si.

Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Ver secção 4.

.

Olanzapina ratiopharm 2,5 mg comprimidos Olanzapina ratiopharm 5 mg comprimidos

Olanzapina ratiopharm 7,5 mg comprimidos Olanzapina ratiopharm 10 mg comprimidos Olanzapina ratiopharm 15 mg comprimidos Olanzapina

Neste folheto:

1. O que é Olanzapina ratiopharm comprimidos para que é utilizado

2. O que precisa de saber antes de tomar Olanzapina ratiopharm comprimidos 3. Como tomar Olanzapina ratiopharm comprimidos

4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Olanzapina ratiopharm comprimidos 6. Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O QUE É OLANZAPINA RATIOPHARM COMPRIMIDOS E PARA QUE É UTILIZADO Olanzapina ratiopharm contém a substância activa Olanzapina. Olanzapina ratiopharm comprimidos pertence a um grupo de medicamentos denominados antipsicóticos e pode ser utilizado para tratar:

Esquizofrenia, uma doença com sintomas tais como ouvir, ver ou sentir coisas que não existem, ilusões, suspeitas invulgares e retraimento emocional e social. As pessoas com esta doença podem também sentir-se deprimidas, ansiosas ou tensas. Episódios maníacos, moderados a graves, uma doença com sintomas de excitação ou euforia.

Olanzapina ratiopharm comprimidos mostrou prevenir a recorrência destes sintomas em doentes com distúrbios bipolares, cujos episódios maníacos responderam ao tratamento com olanzapina

2. ANTES DE TOMAR OLANZAPINA RATIOPHARM COMPRIMIDOS Não tome Olanzapina ratiopharm comprimidos

se tem alergia (hipersensibilidade) à olanzapina ou a qualquer outro componente de Olanzapina ratiopharm comprimidos. Uma reação alérgica pode ser reconhecida como um exantema, comichão, inchaço da face, inchaço dos lábios ou falta de ar. Se isto acontecer consigo, informe o seu médico.

- se lhe tiver sido previamente diagnosticado problemas oculares tais como determinados tipos de glaucoma (aumento da pressão no interior do olho).

.

(2)

APROVADO EM 14-02-2017 INFARMED - A toma de Olanzapina ratiopharm comprimidos em doentes idosos com demência não é recomendada, dado que pode provocar efeitos secundários graves.

- Este tipo de medicamentos pode provocar movimentos invulgares, principalmente da face ou da língua. Se isto acontecer após lhe ter sido administrado Olanzapina ratiopharm comprimidos, informe o seu médico.

- Muito raramente, os medicamentos deste tipo provocam uma combinação de febre, respiração ofegante, sudação, rigidez muscular e entorpecimento ou sonolência. No caso de isso acontecer, contacte o médico imediatamente.

- Observou-se um aumento de peso em doentes a tomar Olanzapina ratiopharm comprimidos. Você e o seu médico devem verificar o seu peso com regularidade. Consulte um nutricionaista ou ajuda com um regime de dieta, se necessária.

- Observaram-se elevados níveis de açúcar e de gordura no sangue (triglicéridos e colesterol) em doentes a tomar Olanzapina ratiopharm. Antes de começar a tomar Olanzapina ratiopharm comprimidos e regularmente e durante o tratamento, o seu médico deve mandar fazer análises ao sangue para verificar os níveis de açúcar e certos níveis de gordura no sangue.

- Se tem ou alguém da sua família tem, antecedentes de coágulos no sangue, dado que os medicamentos deste tipo têm sido associados à formação de coágulos no sangue.

Caso sofra de qualquer das doenças que se seguem, informe o seu médico o mais rapidamente possível:

AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou AIT (sintomas temporários de AVC) Doença de Parkinson

Problemas da próstata

Obstrução intestinal (Íleo Paralítico) Doenças do fígado ou rim

Alterações sanguíneas Doença cardíaca Diabetes

Convulsões

Caso o doente sofra de demência, o médico deverá ser informado por um cuidador/familiar, se aquele alguma vez sofreu um AVC ou um AIT.

Como precaução de rotina, caso tenha uma idade superior a 65 anos a sua tensão arterial deverá monitorizada pelo seu médico.

Crianças e adolescentes

Olanzapina ratiopharm comprimidos não é indicado para doentes com idade inferior a 18 anos.

Outros medicamentos e Olanzapina ratiopharm comprimidos orodispersíveis

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Só tome apenas outros medicamentos enquanto estiver a tomar Olanzapina ratiopharm comprimidos, se o seu médico lhe disser que o pode fazer. Pode sentir-se sonolento se Olanzapina ratiopharm for tomado em combinação com antidepressivos ou medicamentos para a ansiedade ou para o ajudar a dormir (tranquilizantes).

(3)

APROVADO EM 14-02-2017 INFARMED Em particular informe o seu médico se está a tomar:

• medicamentos para a doença de Parkinson

• carbamazepina (um antiepilético e estabilizador do humor), fluvoxamina (um antidepressivo) ou ciprofloxacina (um antibiótico) - pode ser necessário alterar a sua dose de Olanzapina ratiopharm comprimidos.

Olanzapina ratiopharm comprimidos com álcool

Pode tomar Olanzapina ratiopharm comprimidos independentemente da ingestão de alimentos.

Não tome qualquer bebida com álcool enquanto estiver a tomar Olanzapina ratiopharm comprimidos, visto que Olanzapina ratiopharm comprimidos e álcool em simultâneo podem fazer com que se sinta sonolento.

Gravidez e aleitamento

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico antes de tomar este medicamento. Não deve tomar este medicamento se estiver a amamentar, dado que pequenas quantidades de Olanzapina podem passar para o leite materno.

Em recém-nascidos cujas mães utilizaram Olanzapina ratiopharm comprimidos no último trimestre de gravidez (últimos três meses) podem ocorrer os seguintes sintomas: tremor, rigidez e/ou fraqueza muscular, sonolência, agitação, problemas respiratórios e dificuldades na alimentação. Se o seu bebé desenvolver algum destes sintomas pode ser necessário contactar o seu médico.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Existe um risco de se sentir sonolento quando tomar Olanzapina ratiopharm comprimidos. Se isto se verificar, não conduza nem utilize quaisquer ferramentas ou máquinas. Informe o seu médico.

Informações importantes sobre alguns componentes de Olanzapina ratiopharm comprimidos

Este medicamento contém lactose. Caso tenha sido informado pelo seu médico de que tem intolerância a alguns tipos de açúcar, contacte o seu médico antes de tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR Olanzapina ratiopharm comprimidos

Tomar Olanzapina ratiopharm comprimidos sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

O seu médico irá informá-lo da quantidade de comprimidos que deve tomar e durante quanto tempo os deve continuar a tomar. A dose diária de Olanzapina ratiopharm comprimidos situa-se entre 5mg e 20 mg. Consulte o seu médico se os seus sintomas voltarem, mas não pare de tomar Olanzapina ratiopharm comprimidos a não ser que o seu médico lhe diga que o pode fazer.

Deve tomar os seus comprimidos uma vez por dia, seguindo as indicações do seu médico. Tente tomar os seus comprimidos à mesma hora todos os dias. Não interessa se os toma com ou sem alimentos. Os comprimidos são para administração oral.

Deve engolir os comprimidos inteiros com água.

(4)

APROVADO EM 14-02-2017 INFARMED Os doentes que tomaram mais comprimidos do que deveriam apresentaram os seguintes sintomas: batimentos rápidos do coração, agitação/agressividade, problemas na fala, movimentos invulgares (especialmente da face ou da língua) e redução do nível de consciência. Outros sintomas podem ser: confusão aguda, convulsões (epilepsia), coma, uma combinação de febre, respiração rápida, suores, rigidez muscular e entorpecimento ou sonolência, diminuição da frequência respiratória, aspiração, tensão arterial alta ou baixa, alterações anormais do ritmo cardíaco. Contacte o seu médico ou o hospital imediatamente. Mostre ao médico a sua embalagem de comprimidos.

Caso se tenha esquecido de tomar Olanzapina ratiopharm comprimidos Tome os comprimidos assim que se lembrar. Não tome duas doses num dia Se parar de tomar Olanzapina ratiopharm comprimidos

Não pare de tomar os seus comprimidos apenas porque se sente melhor. É importante que continue a tomar Olanzapina ratiopharm comprimidos enquanto o seu médico o indicar Caso pare subitamente de tomar Olanzapina ratiopharm comprimidos, podem ocorrer sintomas tais como sudação, incapacidade de dormir, tremor, ansiedade, náusea e vómitos. O seu médico poderá indicar para reduzir gradualmente a dose antes de parar o tratamento.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Olanzapina ratiopharm comprimidos s pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Informe o seu médico imediatamente se tiver;

• movimentos involuntários (um efeito indesejável frequente que pode afetar 1 em cada 10 pessoas) especialmente da face ou da língua;

• coágulos de sangue nas veias, (um efeito indesejável pouco frequente que pode afetar 1 em cada 100 pessoas) especialmente nas pernas (os sintomas incluem inchaço, dor e vermelhidão nas pernas), os quais podem circular através dos vasos sanguíneos até aos pulmões causando dores no peito e dificuldade em respirar. Se notar alguns destes sintomas, procure aconselhamento médico imediatamente.

• uma combinação de febre, respiração acelerada, sudação, rigidez muscular e sonolência ou tonturas (a frequência deste efeito indesejável não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis).

Efeitos secundários frequentes (podem afetar 1 em cada 10 pessoas)

Alterações dos níveis de algumas células sanguíneas e gorduras em circulação e no início do tratamento. Aumento temporário das enzimas hepáticas

Aumento do nivel de açúcar no sangue e na urina

Aumento dos níveis de ácido úrico e da creatina fosfoquinase no sangue Aumento do apetite

Tonturas Agitação Tremores

Movimentos musculares anormais (disquinésia) Prisão de ventre

Boca seca Erupção cutânea

(5)

APROVADO EM 14-02-2017 INFARMED Falta de forças

Fadiga extrema

Retenção de água que leva ao inchaço das mãos, tornozelos e pés. Febre

Dores nas articulações

disfunções sexuais tais como diminuição da libido em homens e mulheres ou disfunção eréctil nos homens.

Efeitos secundários pouco frequentes (podem afetar 1 em cada 100 pessoas)

Hipersensibilidade p.ex. inchaço da boca e da garganta, comichão,vermelhidão na pele.

Início ou agravamento da diabetes, ocasionalmente associado com cetoacidose (cetonas no sangue e na urina) ou coma

Convulsões, geralmente associadas a uma história de convulsões (epilepsia). Rigidez muscular ou espamos (incluindo movimentos dos olhos).

Sindroma das pernas inquietas Alterações do discurso.

Diminuição do ritmo cardíaco. Sensibilidade à luz solar. Hemorragias do nariz Distensão abdominal.

Perda de memória ou esquecimento.

Incontinência urinária; dificuldade em urinar. Queda de cabelo.

Ausência ou diminuição dos períodos menstruais.

Alterações mamárias em homens e mulheres, tais como produção anormal de leite ou crescimento anormal.

Efeitos secundários raros (podem afetar 1 em cada 1.000 pessoas) Diminuição da temperatura normal do corpo.

Ritmo cardíaco anormal. Morte súbita e inexplicável.

Inflamação do pâncreas, provocando uma forte dor de estômago, febre e náusea. Doença do fígado, visível sob a forma de amarelecimento da pele e dos olhos. Doença muscular que se apresenta sob a forma de dores fortes inexplicáveis. Ereção prolongada e/ou dolorosa

Efeitos secundários muito raros (podem afetar 1 em cada 10.000 pessoas)

Efeitos secundários muito raros incluem reações alérgicas graves, tais como Reação a fármaco com eosinofilia e sintomas sistémicos (DRESS). A DRESS manifesta-se inicialmente como sintomas gripais com uma erupção cutânea no rosto e, posteriormente erupção cutânea alargada, temperatura alta, gânglios linfáticos aumentados de volume, aumento dos níveis das enzimas hepáticas nas análises de sangue e aumento de um tipo de glóbulos brancos (eosinofilia).

Enquanto estiverem a tomar Olanzapina ratiopharm comprimidos , os doentes idosos com demência podem apresentar AVC, pneumonia, incontinência urinária, quedas, cansaço extremo, alucinações visuais, aumento da temperatura corporal, vermelhidão da pele e dificuldades em caminhar. Foram notificados alguns casos fatais neste grupo específico de doentes.

(6)

APROVADO EM 14-02-2017 INFARMED Comunicação de efeitos secundários

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico,farmacêutico ou enfermeiro. Também poderá

comunicar efeitos secundários directamente através dos contactos abaixo.

Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a

segurança deste medicamento: INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa

Tel: +351 21 798 73 73

Linha do Medicamento: 800222444 (gratuita) Fax: + 351 21 798 73 97

Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/ page.seram.frontoffi ce.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

5. COMO CONSERVAR Olanzapina comprimidos Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Olanzapina ratiopharm comprimidos após o prazo de validade impresso na embalagem exterior ou na embalagem “blister”. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Conserve na embalagem original para proteger de humidade e da luz.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Olanzapina ratiopharm comprimidos A substância ativa é a olanzapina.

Cada comprimido contém 2,5 mg, 5 mg, 7,5 mg, 10 mg, ou 15 mg de olanzapina. A dosagem exata está indicada na embalagem.

Os outros componentes são cellactose (composta por lactose monohidratada e pó de celulose), amido pregelatinizado (milho), amido de milho, sílica (coloidal anidra), estearato de magnésio.

Qual o aspeto de Olanzapina ratiopharm comprimidos e conteúdo da embalagem Todos os comprimidos são redondos, ligeiramente biconvexos, amarelados com possíveis pontos individuais amarelos.

As diferenças são:

Olanzapina ratiopharm 2,5 mgcomprimidos diâmetro de 5,5 mm

Olanzapina ratiopharm 5 mg comprimidos diâmetro de 7 mm e inscrição “5” Olanzapina ratiopharm 7,5 mg comprimidos diâmetro 8 mm e inscrição “7,5” Olanzapina ratiopharm 10 mg comprimidos diâmetro de 9 mm e inscrição “10” Olanzapina ratiopharm 15 mg comprimidos diâmetro de 11 mm e inscrição “15”

(7)

APROVADO EM 14-02-2017 INFARMED Estão disponíveis em embalagens “blister” contendo 10, 14, 20, 28, 30, 35, 56, 60 e 70 comprimidos

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado

ratiopharm - Comércio e Indústria de Produtos Farmacêuticos, Lda. Lagoas Park, Edifício 5A, piso 2

2740-245 Porto Salvo Portugal

Fabricantes Merckle GmbH,

Ludwig-Merckle-Strasse 3, D-89143 Blaubeuren, Alemanha KRKA, d.d.,

Šmarješka cesta 6, 8501 Novo mesto, Eslovénia Krka Polska Sp. Z.o.o.

Ul. Równolegla 5, 02-235 Warszawa, Polónia Etnovia Oy

Teollisuustie 16-18, 60100 Seinäjoki, Finlândia Este folheto foi aprovado pela última vez em

Referências

Documentos relacionados

Estudos comparativos que avaliam atributos de qualidade pós-colheita do morango com relação ao sistema de produção adotado são limitados, porém há relatos de

Objetivo Obter, caracterizar e estudar os efeitos da compensação de cargas nos parâmetros de luminescência utilizando radiações eletromagnéticas na região ultravioleta UV e na

Considerando que a sociedade, segundo Baudrillard, não consome apenas o próprio produto, sua utilidade, mas também seu valor simbólico é sobre ele que a comunicação publicitária

Orientadora educacional e pedagógica do Ensino Fundamental e assessora de Língua Portuguesa na rede pública e particular do estado de São Paulo.

No case iremos estudar como a revista “Cool” (revista fictícia, criada para os propósitos desse case), uma publicação voltada para um público adolescente feminino,deseja

Vantagem competitiva, por sua vez, de acordo com Michael Hitt (2002) é quando uma empresa é capaz de implementar uma estratégia que gere valor, considerando o uso

Como aponta Maurício Mota no vídeo visto por vocês, George Lucas, após lançar Star Wars, lançou um livro falando só sobre uma das espécies que aparecem no filme (os Ewoks), ou

Porém, em junho de 2012, o educandário identificou uma oportunidade de mercado através do posicionamento de pais das instituições concorrentes acerca da qualidade do ensino no 1º