• Nenhum resultado encontrado

IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA BOLETIM INFORMATIVO ANO X Nº DE NOVEMBRO DE 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA BOLETIM INFORMATIVO ANO X Nº DE NOVEMBRO DE 2013"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Dando valor ao que tem valor

V

ocê já parou para analisar quanto tempo gastamos valorizando o que

não tem valor? Sim, é isso mesmo. Pare pra pensar quanto do seu tem-po você já perdeu se preocupando com coisas, lugares, pessoas e situ-ações que nem têm tanto valor pra você. Nós atribuímos diferentes escalas de valor para muitas coisas com as quais interagimos e isso pode variar de pes-soa para pespes-soa. Há quem não passe sem seu carro; já outro não fi ca sem seu animal de estimação; e quase todos valorizam muito aqueles com quem convivem de perto, como seus familiares e amigos. É natural que valorizemos mais certas coisas do que outras e por isso dedicamos nosso tempo e cuida-do àquilo que tem valor para nós.

Todos vivemos num mundo muito agitado, cheio de compromissos e exigên-cias. Para nós, que moramos numa metrópole, o tempo é algo muito precio-so, principalmente aquele que dedicamos às coisas que valorizamos. E, por gostarmos de cuidar daquilo que tem valor para nós, esse tempo parece ca-da vez mais curto e, por isso, tão precioso. Assim, uma atitude sábia é gastar o pouco tempo que temos com aquilo que realmente amamos e valorizamos. Contudo, muitas vezes nos pegamos tendo uma atitude imatura e até pecami-nosa quando nos permitimos ser acometidos por um comportamento “mur-muratório”, rabugento e mal-humorado de falta de gratidão. Por vezes, damos muito mais valor àquilo que não tem valor para nós do que para o que real-mente importa. Por exemplo, não é incomum encontrarmos pessoas recla-mando de alguém com quem nem têm tanto contato e que não é tão impor-tante para elas. Mas a reclamação é tão grande, tão persistente e tão despro-porcional que nos faz pensar e questionar: será que esse reclamante gasta tanto tempo assim

fa-lando sobre quem ele ama de verdade? Somos convidados a dar valor àquilo que realmente tem valor e aprender a relevar mais as coisas, pesso-as e situações que de-safi am nossa

(2)

cia e nosso domínio próprio. Um ótimo exercício que pode ser prático quan-do acontece algo que nos desagrada é imediatamente passarmos a pensar, falar e, se possível, estar com quem valorizamos, nos lugares de que gosta-mos e fazendo o que nos dá prazer. É claro que podegosta-mos nos chatear e até dar uma reclamadinha de vez em quando, mas não podemos nos tornar pes-soas míopes e amarguradas diante da vida. Há muita coisa boa acontecen-do à nossa volta, muitas coisas às quais damos valor e que de fato são im-portantes para nós. Vamos investir nosso tempo e dedicação em quem ama-mos, em coisas saudáveis, fazendo coisas agradáveis para nós e para quem também nos valoriza.

Ao falar das coisas que realmente têm valor para Deus, Jesus disse a seus discípulos, conforme Mateus 6:25-34, que o Pai cuida das aves do céu, dos lírios e das ervas dos campos, mas muito mais de Seus fi -lhos e fi lhas, criados à sua imagem e semelhança. Deus ama toda a criação, mas dá muito mais valor àqueles que pos-suem o fôlego de vida dado pelo Seu Espírito.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

A inteligência do coração é aquela faculdade do ser humano que, quando é despertada, compreende o lugar e o bem de

todas as coisas.

Jacob Needleman, fi lósofo americano Mensagem

Os hábitos da felicidade

Pastor Rick Warren afi rma em prega-ção que a felicidade pode ser apren-dida por meio de quatro hábitos bí-blicos.

O pastor norte-americano Rick War-ren, da Igreja Saddleback, no sul da Califórnia, afi rmou durante uma pre-gação no mês passado que acredita que a felicidade é algo que pode ser

aprendido e que para isso o indivíduo deve desenvolver “quatro hábitos bí-blicos”.

No sermão, intitulado “Os hábitos da felicidade”, o pastor compartilhou com os fi éis de sua congregação quatro qualidades que os cristãos precisam pa-ra construir suas vidas e ser felizes. O sermão teve como base o texto de Fi-lipenses 2:19-30, em que o apóstolo Paulo fala sobre o envio de Timóteo e Epafrodito à igreja de Filipos.

De acordo com Warren, o ponto de partida para a felicidade é aprender a desviar a atenção para longe de si mesmo. Segundo o pastor, esse

(3)

lho é baseado nos versículos 20 e 21 do texto citado por ele: “Não tenho nin-guém que, como ele [Timóteo], tenha interesse sincero pelo bem-estar de vo-cês, pois todos buscam os seus próprios interesses, e não os de Jesus Cris-to” (Fp 2:20-21).

“Eu tenho que cuidar muito de mim, mas tenho que cuidar também das ne-cessidades das pessoas ao meu redor”, afirmou o pastor. “Nós não olhamos naturalmente para as necessidades dos outros, o que é algo que você tem que aprender a fazer”, continuou.

Como segundo conselho, o pastor cita o versículo 22 da carta escrita por Paulo, afirmando que os cristãos precisam aprender a ser confiáveis. Segun-do Warren, a Bíblia mostra duas maneiras de construir uma reputação de con-fiabilidade: viver com integridade e manter suas promessas. “Mas vocês sa-bem que Timóteo foi aprovado porque serviu comigo no trabalho do evange-lho como um fievange-lho ao lado de seu pai” (Fp 2:22).

O terceiro hábito citado durante o sermão foi “aprender a trabalhar bem com os outros”. O pastor afirma, porém, que “isso não é algo que é feito automa-ticamente” e que os pais devem ensinar seus filhos a compartilhar seus brin-quedos e a cooperar com as pessoas que são diferentes. “Eu estou falan-do sobre como desenvolver em um indivíduo a capacidade de trabalhar em equipe, a capacidade de colaborar”, ressaltou o pastor. Ele afirma ainda que Epafrodito é um exemplo dessa qualidade, citando Filipenses 2:25: “Contudo, penso que será necessário enviar de volta a vocês Epafrodito, meu irmão, co-operador e companheiro de lutas, mensageiro que vocês enviaram para aten-der às minhas necessidades” (Fp 2:25).

Por último, Warren afirma que o que temos de fazer para ter uma vida feliz é viver para algo que vale a pena morrer, observando que “até que você tenha isso, você não terá a felicidade suprema em sua vida”. Warren ressaltou à igre-ja que Epafrodito andou cerca de 1.300 quilômetros para entregar as ofertas de Paulo aos filipenses. “Ele ficou doente, chegando à beira da morte, e arris-cou sua vida, mas completou sua missão”, disse o pastor.

Nos versículos 27 a 30, Paulo escreve: “De fato, [Epafrodito] ficou doente e quase morreu. Mas Deus teve misericórdia dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso, lo-go o enviarei, para que, quando o virem novamente, fiquem alegres e eu te-nha menos tristeza. E peço que vocês o recebam no Senhor com grande ale-gria e honrem homens como este, porque ele quase morreu por amor à cau-sa de Cristo, arriscando a vida para suprir a ajuda que vocês não me podiam dar” (Fp 2:27-30).

“A maioria das pessoas vai ficar feliz em seguir a Cristo desde que seja con-veniente e confortável. Mas a verdadeira felicidade vem de colocar o serviço antes da segurança”, finalizou o pastor.

(4)

O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.

Mario Quintana, poeta e jornalista gaúcho (1906-1994) Reflexão

Minha casa

Imagino sempre uma casa numa montanha, distante e isolada, na qual eu sou a convida-da especial. Faça sol ou faça chuva, Ele es-tá ali me esperando. A casa parece ser feita só para mim, com as mi-nhas cores preferidas, com as canções que

me emocionam, com cheiros distintos que me remetem a memórias precio-sas. Essa casa existe não só na minha imaginação, mas é muito real – é o lu-gar da Sua presença.

Muitos querem os benefícios da casa, querem sentir o cheiro, ouvir as can-ções, experimentar as sensacan-ções, mas vivem longe dali. Outros visitam a ca-sa uma vez ou outra, quando dá tempo, quando a ca-saudade bate forte ou em tempos de desespero.

Faz alguns anos que determinei em meu coração morar nessa casa na mon-tanha. Há dias em que é muito difícil, as vozes externas me chamam para lon-ge, a pressão me derruba para fora; outras vezes a tempestade me impe-de impe-de chegar ali. Mas sei que, se chegar antes do pé d’água, estarei segu-ra ali dentro. Os melhores dias são aqueles em que acordo lá dentro, no meu quarto especial. Não existe lugar em que me sinta mais em casa do que ali. Muitos visitam a presença de Deus aos finais de semana, por causa de seus benefícios. Mas poucos escolhem morar ali. Existe um preço para habitar ali, embaixo das asas do Altíssimo, mas nada se compara ao sentimento de es-tar ali. Seguro. Em paz. Completo. Satisfeito.

Não importa o quanto você escorregue no seu caminhar para habitar ali, não importa quantas horas você falhe em permanecer ali, não importa o que os outros falem ou tentem te convencer, determine-se a nunca desistir. O Pai, em Sua grande bondade, te aguarda diariamente. Nada chega-rá perto de quem Ele Se torna ali para você e de quem vo-cê se torna diante d’Ele. Isso para mim é perfeição: eu e Ele juntos sempre.

(5)

Avisos

Reunião da CLAM

Dia 23 de novembro (sábado), a partir das 9h00, realizaremos no nosso templo a última reunião da CLAM do ano. Toda a liderança da igreja está convocada.

Culto da Colheita

Dia 24 de novembro, vamos realizar o nosso segundo Culto da Colheita, den-tro da dinâmica do discipulado. Esse culto será evangelístico e, portanto, uma ótima oportunidade para trazer amigos, vizinhos, parentes e, principalmente, aquelas pessoas que já estão frequentando os pequenos grupos. A proposta do culto é ser o mais acessível possível a quem estiver nos visitando. Assim, vamos adaptar a linguagem e o modelo do culto, para torná-lo ainda mais le-ve e direto para quem estile-ver conosco pela primeira le-vez. Esteja em oração e não deixe de trazer alguém para ouvir sobre o quanto Deus é maravilhoso!

Festa de Natal em Santana

Tradicionalmente, todo Natal presenteamos nossas crianças de Santana de Parnaíba. A campanha de apadrinhamento deste ano já está em andamento. Nossa irmã Mariana Carneiro está encarregada de distribuir os cartões com os dados das crianças. Caso você ainda não tenha escolhido o seu, faça isso o mais rápido possível e participe dessa bonita festa.

Aniversariantes

11/11 Maércio Fogaça de Oliveira e Mariana Wada de Oliveira;

13/11 Carolina Fernanda Teotônio;

15/11 Rafael Dias Fogaça de Oliveira e

Sebastiana Aparecida de Assis Garcia (D. Cida);

16/11 Nanci Lakatos

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diver-sos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio

(ir-mão da Rosa), do Antônio Rocha (tio da Pra. Laura), do Sr. Davi, da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. Joa-quim (pai da Thaís), da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lourdes de Brito, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da D. Maria da Penha, da Marilene, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Sílvia, da D. Tereza (sogra da Maria José) e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba e pelos seminaristas Edmilson e Michelly;

• Pelos Pequenos Grupos e seus líderes; • Pelos alvos dos PGs;

(6)

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/ igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja; • Pelos pastores da nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja; • Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;

• Pelo 41º. Concílio Regional, que vai acontecer entre os dias 15 e 17 de novembro de 2013.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (10/10) PRÓX. DOMINGO (17/11)

FECHAMENTO DA IGREJA Beth Zé

INTERCESSÃO Tiago/Edward Edward/Emerson

GUARDADOR DOS CARROS Toninho Tuca

MINISTÉRIO INFANTIL Jonathan/Edna Não haverá atividade

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Marco

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Marcel Pr. Tiago/Marilene

PREGADOR Pra. Laura Sem. Edmilson

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou www.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA

Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves

Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin

Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

3ª FEIRA 3ª, 4ª e 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração 16h30 Encontros dos Pgs Culto de Libertação 20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h00 – 12h

Tiago - - Laura e Tiago9h

Tarde 14h – 17h30Tiago 14h – 17h30Tiago 14h – 17h30Tiago 14h – 17h30Tiago Laura e Tiago14h -Noite Tiago20h Laura e Tiago20h Laura e Tiago20h Laura e Tiago20h Tiago20h Laura e Tiago19h

Referências

Documentos relacionados

Nes- tas igrejas você não irá ouvir mais do que uma frase na hora da entrega dos dízimos, mais ou menos assim: “Neste momento nós vamos dedicar a Deus os nossos dízimos e

Foi ao ouvir a leitura do comentário de Mar- tinho Lutero sobre o livro de Romanos, capítulo 1, exata- mente quando se liam os ver- sos 16 e 17: “Pois não me envergonho

Por vezes, damos muito mais valor àquilo que não tem valor para nós do que ao que realmente nos importa.. Por exemplo, não é incomum encontrarmos pessoas reclamando de alguém com

Quando você ouvir alguém dizer que “os metodistas não têm identidade”, reafi rme o que você já sa- be sobre este ramo da videira verdadeira, que nasceu com o propósito

O único ser capaz de fazer isso é o próprio Deus e Ele tem nos sinalizado que, mesmo sendo um bom time, uma boa igreja, temos de estar atentos à verdadeira motivação que deve

Podemos chorar – e isso em hipótese nenhuma deve ser interpretado como falta de fé –, mas não podemos nunca nos entregar à dor e às de- cepções, que são inerentes à vida,

Deus tem demons- trado o Seu amor para comigo e também para com o Seu corpo presente na Igreja Metodista em Itaberaba.. Amo ao Senhor e agradeço por cuidar

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não