• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE DO SUL CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2019 JULGAMENTO DOS RECURSOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE DO SUL CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2019 JULGAMENTO DOS RECURSOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

--- Rua: Carlos Trecenti, nº 340 – Sala 01 – Vila Santa Cecília – CEP 18683-214 Lençóis Paulista – SP

Fone/Fax: (14) 3264-1113

E-mail: contato@conscamweb.com.br | site: www.conscamweb.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE DO SUL CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2019

JULGAMENTO DOS RECURSOS

PORTUGUÊS

Assistente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médicos (todos), Psicopedagogo e Professor de Educação Física.

- Questão 07

Houve falha na elaboração da questão.

Recurso deferido, a questão será anulada.

- Questão 08

A referência geral para os conteúdos de estudo e análise da Língua Portuguesa deste Processo Seletivo é a gramática normativa, uma vez que se exige do/a candidato/a conhecimentos da língua padrão (salvo em questões que solicitem, especificamente, conhecimentos de outras variantes). A forma “octogésimo” consta dessa gramática, inclusive de obras direcionadas ao ensino de português na educação básica (distribuídas às bibliotecas municipais e escolares e aos alunos), como a dos autores Domingos Paschoal Cegalla, Evanildo Bechara, Rocha Lima, Maria Cecília Garcia, Douglas Tufano, entre outros. A forma “octagésimo” não é mencionada. A forma culta é considerada, assim, “octogésimo”.

A título de conferência, seguem as referências das obras de alguns dos autores supracitados; o ordinal “octogésimo” é apresentado nas mesmas, com grafia única, nas páginas 172, 121, 126 e 154, respectivamente.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEGALLA, D.P. Nova minigramática da língua portuguesa – Novo Acordo Ortográfico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

GARCIA, M.C. e REIS, B.A.C. dos. Minimanual compacto de gramática. Língua portuguesa:

teoria e prática. São Paulo: Rideel, 2003.

ROCHA LIMA. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

Recurso indeferido.

MATEMÁTICA Pintor

- Questão 14

O presente recurso contesta a resposta do gabarito oficial, alegando que a resposta seria a alternativa B) 35% e não, 38% (A). Analisando a presente questão, temos:

Se Rogério (R) ganha 20% a mais que Luís e supondo que Luís ganhe x reais de salário, a expressão matemática que indica isso seria R = 1,2.x. Pois bem, se Rogério após isso teve um aumento de 15% sobre seu salário, então R = 1,2.x.1,15 = 1,38.x, ou seja, Rogério passará a ganhar 38% a mais que Luís. Sendo assim, INDEFIRO o presente recurso.

- Questão 16

O presente recurso alega que a resposta correta seria que Roberto gastaria 10h40min dentro do trem durante uma semana. Analisando a questão temos o seguinte: Diariamente, Roberto

(2)

--- Rua: Carlos Trecenti, nº 340 – Sala 01 – Vila Santa Cecília – CEP 18683-214 Lençóis Paulista – SP

Fone/Fax: (14) 3264-1113

E-mail: contato@conscamweb.com.br | site: www.conscamweb.com.br

gasta 110 min, ou seja, 1h50min. Como ele trabalha os sete dias da semana, então 1h50min x 7 = 7h350min. Convertendo os minutos em horas, temos 350:60 = 5h50min. Logo, 7h + 5h50min, vamos ter 12h50min, alternativa D, condizente com o gabarito oficial. Sendo assim, INDEFIRO o presente recurso.

- Questão 17

O presente recurso contesta a resposta constante no gabarito oficial. Em análise a presente questão, para calcularmos a vazão média de água neste caso, temos que efetuar a divisão de 300 m³ por 2 h, resultando em 150 m³/h. Como as alternativas estão em litros e na forma de notação científica, então teríamos, primeiramente, 150 x 10³ L/h = 15,0 x 104 L/h = 1,50 x 105 L/h = 1,5 x 105 L/h. Sendo assim, não há o que se falar em divergência de respostas. Portanto,

INDEFIRO o presente recurso.

Assistente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médicos (todos), Psicopedagogo e Professor de Educação Física.

- Questão 11

O presente recurso solicita uma revisão da questão, uma vez que não há concordância com a resposta correta que consta no gabarito oficial. Pois bem, em análise a questão, temos:

(1 2)

-32

= (2)32 = √23= √22.2 = 2.√2

Logo, nota-se que a resposta do problema é condizente com o gabarito oficial, portanto INDEFIRO o presente recurso.

- Questão 12

Em análise ao presente recurso, notamos que o enunciado está ambíguo e incompleto, pois não menciona o regime de juros (simples ou composto). Por um erro de digitação, a resposta correta também não aparece entre as alternativas. Sendo assim, DEFIRO o presente recurso, a questão será anulada.

- Questão 16

Em análise aos presentes recursos, por um erro de digitação, foi colocada como resposta no Gabarito oficial a alternativa C) 18 meses, sendo que a resposta correta seria a alternativa A) 13 meses. DEFIRO todos os recursos referentes a esta questão. Sendo assim, a resposta correta será alterada da letra C para a letra A.

- Questão 17

Em análise ao presente recurso, o candidato alega divergência de sua resposta com o gabarito oficial. Observando a questão temos uma raiz quadrada de uma dízima periódica, logo desenvolvemos da seguinte forma:

√5,4444…= √5+ 4 9= √ 49 9 = √49 √9 = 7 3

Chegando na resposta, a única alternativa cabível é a letra E) 2,333..., pois dividindo-se 7 por 3, obtemos 2,333.... Sendo assim, INDEFIRO o presente recurso.

(3)

--- Rua: Carlos Trecenti, nº 340 – Sala 01 – Vila Santa Cecília – CEP 18683-214 Lençóis Paulista – SP

Fone/Fax: (14) 3264-1113

E-mail: contato@conscamweb.com.br | site: www.conscamweb.com.br

Em análise aos recursos interpostos, notamos que houve um erro de digitação onde aparece 3.(2x + 3), na verdade seria 3.(2x – 3). Sendo assim, DEFIRO todos os recursos. A questão será anulada.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Assistente Administrativo

- Questão 31

As opções de calculadoras que temos a nossa disposição são as que seguem:

Recurso indeferido. Cirurgião Dentista - Questão 34

Podemos citar como contra - indicações para a intervenção exodôntica tanto aspectos com relação ao estado geral do paciente como em relação ao estado local. Se o paciente apresentar algum estado patológico ou mesmo fisiológico que possa agir como contra – indicação, tais como diabetes, enfermidades hemorrágicas, transtornos cardíacos, entre outros, o procedimento cirúrgico deve ser adiado, para uma situação em que a complicação sistêmica esteja solucionada. Os processos inflamatórios agudos de origem dentária têm sido citados erroneamente como contra- indicações para realização de exodôntia. Esse estado, no entanto, coincide justamente com o período de coleção purulenta, no qual a dor é mais intensa, sendo o período em que o paciente mais se beneficiaria com a extração do dente causador. Com a remoção do dente obtém-se em muitos casos a drenagem do pus através do alvéolo, ou mesmo quando já houver evidente flutuação, podemos realizar paralelamente à exodôntia uma abertura da coleção purulenta por via mucosa ou cutânea. Nos estados inflamatórios agudos, com edema e flutuação, devemos observar apenas aspectos relativos à técnica anestésica empregada, pois é imprudente e perigoso proceder-se à injeção em zonas inflamadas ou infectadas, sendo recomendada a realização de técnicas de bloqueio troncular, ou ainda anestesia geral.

Referência: Cirurgia bucomaxilofacial – Mario Graziani – p. 144

(4)

--- Rua: Carlos Trecenti, nº 340 – Sala 01 – Vila Santa Cecília – CEP 18683-214 Lençóis Paulista – SP

Fone/Fax: (14) 3264-1113

E-mail: contato@conscamweb.com.br | site: www.conscamweb.com.br

- Questão 37

A glossite migratória benigna ou língua geográfica consiste em múltiplas áreas de descamação nas papilas filiformes. As papilas fungiformes persistem nas áreas descamadas como pequenos pontos vermelhos elevados. As áreas de descamação cicatrizam e aparecem em outro ponto, dando a ideia de migração.

A língua pilosa é um quadro de hipertrofia das papilas filiformes.

A língua fendida ou língua bífida é uma entidade diferente de língua fissurada. Língua fissurada tem como características o aparecimento de numerosas ranhuras ou sulcos na superfície dorsal da língua.

Referência: Tratado de patologia – Shafer – p. 25

Recurso indeferido.

- Questão 40

A periodontite pré-puberal pode ter seu início no momento da erupção da dentição decídua. Pode ocorrer tanto como uma forma generalizada da doença como localizada. A forma generalizada pode levar a uma perda precoce do dente decíduo, podendo se propagar também para a dentição permanente. A pré – puberal generalizada é um quadro onde podemos observar: uma inflamação grave, proliferação do tecido gengival e retração gengival. Na periodontite pré-puberal localizada, bolsas periodontais profundas e perda óssea localizada são características dominantes da doença.

Referência: Tratado de periodontologia clínica – Lindhe – p.136

Recurso indeferido.

Enfermeiro - Questão 34

A resposta correta é a letra “A” e não a “B” conforme divulgado no gabarito.

Recurso deferido, a resposta correta será alterada para a alternativa “A”.

Médico Pediatra - Questão 26

Houve atualização. De acordo com o Ministério da Saúde 2019, crianças que não apresentam cicatriz vacinal após receberem a dose contra a tuberculose – BCG – não precisam ser revacinadas. A recomendação foi divulgada pelo Ministério da Saúde e está alinhada com a Organização Mundial da Saúde e o Comitê Técnico Assessor de Imunizações.

Quanto à composição da vacina, foi descrito o que consta na referência utilizada, a qual está no edital: Imunização: tudo o que você sempre quis saber. 2017. Sociedade Brasileira de Imunização.

Recurso indeferido.

Psicopedagogo - Questão 26

Candidato alega que faltou a palavra “próprio” antes de “professor”, contudo, é notório que não há alteração nenhuma no sentido da frase, uma vez que “o trabalho do professor”, é dele próprio.

Quanto ao item II, a frase não foi colocada por completo, pois se o professor usa da avaliação para tomar decisões sobre o andamento do seu trabalho, subentende-se que ele deve

(5)

--- Rua: Carlos Trecenti, nº 340 – Sala 01 – Vila Santa Cecília – CEP 18683-214 Lençóis Paulista – SP

Fone/Fax: (14) 3264-1113

E-mail: contato@conscamweb.com.br | site: www.conscamweb.com.br

reformulá-lo quando o resultado não for satisfatório ou manter sua forma de trabalhar quando os resultados forem positivos.

Recurso indeferido.

- Questão 33

Segundo as autoras do livro referenciado na questão, fazem parte do movimento estereotipado e repetitivo autista o constante na alternativa D. Consultar página 120.

Quanto à alternativa E, ela está errada, pois os tiques múltiplos, motores e vocais são característicos da Síndrome de Tourette e não do autismo.

Recurso indeferido.

- Questão 34

O primeiro item está errado, pois, conforme as autoras do livro referenciado na questão, especificamente na página 63, apesar do espectro se manifestar nas pessoas de diversas formas, todas elas terão alguns traços similares. Quando ao último item, também está errado, pois as variações do autismo transitam por uma tríade de deficiências, e não uma dupla. Essa tríade manifestam nas áreas social, de comunicação e de comportamento, e não motoras.

Recurso indeferido.

Técnico em Enfermagem - Questão 26

Foi solicitada a opção incorreta. A letra “C” se refere ao pacto pela vida – são suas prioridades. As demais alternativas se referem aos valores do HumanizaSUS.

Recurso indeferido.

- Questão 39

Há divergência entre algumas referências, algumas mostram a leucopenia como presente e outras como ausentes.

Quanto à artralgia é comum nas três patologias, sendo menos comum, porém presente no Zika vírus.

Recurso deferido, a questão será anulada.

Lençóis Paulista, 19 de março de 2.019

Banca Examinadora do Concurso Público nº 01/2019 da Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul

Referências

Documentos relacionados

Como resultado da avaliação, identificou-se que a utilização de rendas do petróleo no custeio de despesas de pessoal e encargos tem o aval do Tribunal de Contas do Estado

Prandtl, em 1904, propôs dividir o escoamento em duas regiões: uma região afetada pela viscosidade próxima a superfície sólida e outra região onde os efeitos viscosos

de Cerveira seguir na rotunda indicação VALENÇA / ESPANHA para após cerca de 1 quilómetro seguir pela direita indicações Paredes de Coura, Candemil, Vila Nova de Cerveira

a) de mais fibras musculares, caracterizando-se por perda notável da força, edema, espasmo e equimose, instabilidade articular, hipersensibilidade. c) completa, com

16) Motivação e liderança são conceitos interligados e estudados na escola de relações humanas. Líder de um time é aquele capaz de coordenar esforços para a obtenção

Indukcijas bāze: Ja tikai vienam skolēnam būtu netīra seja, tad pēc pirmā sitiena viņš pieceltos kājās, zinot, ka vismaz vienam skolēnam ir netīra seja.. Induktīvais

lhe o raciocínio, fazê-lo perceber as várias facetas de um problema, é ensiná-lo a con- siderar as coisas de outros pontos de vista, a levar em conta os argumentos alheios. A

Legenda: LQ - Limite de Quantificação; UFC – Unidades Formadoras de colónias; ND – Não Detectado; VP – Valor Paramétrico; VR – Valor Recomendado; VMA