• Nenhum resultado encontrado

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA CENIBRA LOGÍSTICA LTDA. Belo Oriente, 8 de maio de 2014.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA CENIBRA LOGÍSTICA LTDA. Belo Oriente, 8 de maio de 2014."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

CENIBRA LOGÍSTICA LTDA.

(2)

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

2/12

A todos os empregados e parceiros,

Ao elaborar este Código de Conduta Ética, a CENIBRA LOGÍSTICA reafirma o seu compromisso público com os comportamentos que considera corretos para a condução de seu negócio e principalmente de seus profissionais.

Isto porque a empresa é, acima de tudo, uma reunião de pessoas com valores, esforços e competências distintas, buscando atingir um único objetivo, que é a excelência empresarial. Entendemos que a credibilidade de uma empresa é o reflexo da conduta ética de seus profissionais, por meio da prática efetiva de valores como integridade, honestidade, transparência, qualidade e respeito.

Assim, queremos reforçar a importância deste Código de Conduta Ética e da necessidade de sua observância, que além de gerar maior valor à empresa e aos seus profissionais, confirma a posição da CENIBRA LOGÍSTICA como empresa que zela por relações de conduta condizentes com seu negócio.

Acreditamos que o seu entendimento e reflexão, são fundamentais para todos aqueles que valorizam os princípios éticos em todos os relacionamentos, permitindo que alcancemos padrões morais cada vez mais elevados.

(3)

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

3/12

1. INTRODUÇÃO 5

2. OBJETIVOS 5

3. RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO 5

4. RELAÇÕES COM CLIENTES E FORNECEDORES 6

5. RELAÇÕES COM SÓCIOS 6

6. RELAÇÕES COM CONCORRENTES 7

7. RELAÇÕES COM COMUNIDADES 7

8. RELAÇÕES COM ENTIDADES 7

9. CONFLITOS DE INTERESSES 7

10. ATIVIDADES PARALELAS 8

11. RESPONSABILIDADES COM O MEIO AMBIENTE 8

12. INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS E PRIVILEGIADAS 8

13. RECURSOS CORPORATIVOS 8

14. CUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE ÉTICA 9

15. RESPONSABILIDADES 9

16. PENALIDADES 10

17. CANAIS DE COMUNICAÇÃO PARA CRÍTICAS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS 10

18. ABRANGÊNCIA 11

19. CASOS NÃO PREVISTOS 11

ÍNDICE

(4)

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

4/12

PRINCÍPIOS ÉTICOS DA CENIBRA LOGÍSTICA

 Praticar a verdade e o respeito ao ser humano em todos os relacionamentos;  Valorizar a inovação, a competência e o comprometimento dos profissionais;  Empenhar em trabalhar com qualidade, confiabilidade e competitividade;  Preservar as estratégias e as informações sigilosas da empresa;  Preservar o meio ambiente como base do desenvolvimento;  Respeitar as leis e os regulamentos;

 Respeitar e cumprir acordos firmados;  Agir no presente com visão de futuro.

(5)

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

5/12

1. INTRODUÇÃO

Moral e ética dizem respeito à forma como devemos nos conduzir perante os outros e perante nós mesmos, isto é, referem-se aos valores que elegemos para pautar nossa vida em sociedade.

Moral é um conjunto de regras precisas. Ética é um conjunto de princípios norteadores de conduta, de onde se deduzem as regras.

A CENIBRA LOGÍSTICA é uma empresa que preza pelos princípios éticos e morais em suas relações de trabalho e na condução de seu negócio. Sua cultura é resultado da ação conjunta do comportamento de seus empregados, por meio da prática de valores fundamentais de:  verdade;  transparência;  justiça;  lealdade;  valorização;  responsabilidade;  integridade;  participação.

É a busca pela excelência que se espera nas atitudes de cada um, para que se consiga encontrar as melhores soluções para os assuntos da empresa.

2. OBJETIVOS

 Ser uma referência formal e institucional para orientar as ações dos empregados e parceiros do negócio, quanto à coerência de sua conduta pessoal e profissional, tanto interna quanto externa;

 Tornar claro e público o que a empresa entende por conduta ética e auxiliar na definição de parâmetros de atuação;

 Viabilizar um comportamento ético pautado em valores justos, pertinentes e incorporados por todos;

 Reduzir a subjetividade das interpretações pessoais sobre princípios morais e éticos.

(6)

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

6/12

As relações no ambiente de trabalho devem pautar-se pela cortesia, diálogo e respeito, independente do cargo ou da posição ocupada.

O princípio básico de valorização das pessoas na CENIBRA LOGÍSTICA torna inaceitável qualquer atitude de discriminação, desqualificação, intimidação e constrangimentos em função de raça, cor, sexo, religião, classe social, estado civil e nível hierárquico.

No enfoque ético, os gerentes devem utilizar adequadamente mecanismos de reconhecimento e punição, acatar críticas, esclarecer dúvidas e evitar preferências pessoais e emocionais em suas decisões.

A transparência é outro aspecto que deve estar sempre presente nas relações. Tal postura implica em agir com objetividade, clareza e franqueza.

4. RELAÇÕES COM CLIENTES E FORNECEDORES

Os clientes devem ser atendidos com cortesia e eficiência e as informações repassadas de forma precisa, clara e transparente, respeitando sempre o acordado e buscando constante aprimoramento na qualidade do serviço, com identificação e implantação das melhorias tecnológicas dos procedimentos e padrões utilizados.

A seleção de fornecedores deve ser orientada pelo desenvolvimento do espírito de parceria e assentada em processos de contratação claros e inequívocos, privilegiando a competência técnica e ética do fornecedor, baseada em critérios estritamente profissionais.

A negociação com fornecedores e clientes deve ser pautada pela honestidade e justiça, voltada para os interesses da empresa. Os empregados não devem utilizar de sua posição para obter junto a fornecedores, vantagens pessoais, presentes e futuras.

Exceto brindes publicitários, o recebimento de presentes, pagamentos, favores, serviços, considerações especiais, descontos, entretenimentos e outros oferecidos direta ou indiretamente aos empregados, serão permitidos somente quando passíveis de concessão a todo e qualquer empregado da CENIBRA LOGÍSTICA.

5. RELAÇÕES COM SÓCIOS

A relação dos empregados e sócios deve ser de modo igualitário, sem privilégios de qualquer parte, respeitando os determinantes legais e sempre mantendo como base, a transparência e o comprometimento, buscando atingir níveis crescentes de competitividade e rentabilidade.

(7)

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

7/12

6. RELAÇÕES COM CONCORRENTES

A concorrência e a competitividade serão exercidas com base no princípio da lealdade, que deve sempre reger as relações com as empresas concorrentes, onde o respeito e todos os valores éticos são praticados.

7. RELAÇÕES COM COMUNIDADES

Nas comunidades, a CENIBRA LOGÍSTICA praticará o respeito à cultura local, buscando minimizar os impactos decorrentes de suas atividades.

8. RELAÇÕES COM ENTIDADES

A CENIBRA LOGÍSTICA tem como princípio o respeito às leis e aos regulamentos. No contato com entidades públicas ou privadas do país e do exterior é proibido o pagamento de propinas a quaisquer pessoas, visando contornar irregularidades que venham a ser cometidas pela empresa.

Da mesma forma, é proibido ao empregado oferecer, direta ou indiretamente, comissões ou benefícios às autoridades governamentais ou não governamentais do país e exterior, com o objetivo de influenciar decisões ou obter vantagens, bem como praticar quaisquer atos considerados lesivos à Administração Pública Nacional ou Estrangeira.

9. CONFLITOS DE INTERESSES

As atividades externas e os deveres funcionais dos empregados devem estar perfeitamente harmonizados, evitando conflitos de tempo, de modo a não refletir na sua relação profissional com a empresa.

Configuram-se situações de conflitos de interesse, que devem ser evitadas pelos empregados e seus familiares:

 Deter direta ou indiretamente participações e/ou interesses de qualquer natureza em sociedades, empresas ou organizações que possam ser beneficiadas na medida em que estejam ou pretendam colocar-se em relações comerciais e financeiras com a CENIBRA LOGÍSTICA.

 Utilizar a posição na empresa a fim de influenciar decisões que venham a favorecer interesses próprios ou de terceiros, em detrimento aos interesses da empresa.

(8)

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

8/12 

 Realizar atividades externas no horário de trabalho, como prestar consultoria ou ocupar cargo em organizações com interesses conflitantes ou que façam ou desejem fazer negócios com a CENIBRA LOGÍSTICA.

 Comercializar produtos de qualquer natureza nas dependências da empresa.

10. ATIVIDADES PARALELAS

A CENIBRA LOGÍSTICA não se opõe à participação dos empregados em organizações cívicas, religiosas, filosóficas, políticas e sociais, desde que não afetem suas responsabilidades na empresa, ficando, porém, vedado aos mesmos, desenvolver campanhas de convencimento, reunir ou mobilizar colegas no recinto da CENIBRA LOGÍSTICA, para fins particulares não autorizados, não previstos em lei e alheios aos interesses da empresa.

11. RESPONSABILIDADES COM O MEIO AMBIENTE

A CENIBRA LOGÍSTICA contribuirá para a preservação do meio ambiente, conforme determinações legais, por entender a importância do tema para o desenvolvimento do seu negócio, com base no conceito de crescimento sustentável.

12. INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS E PRIVILEGIADAS

Os assuntos da empresa devem ser tratados com discrição pelos empregados.

A utilização e divulgação externa ou por meio da imprensa, de qualquer informação ou documento da CENIBRA LOGÍSTICA, somente poderão se efetivar por empregado autorizado, considerando os dados confidenciais internos que requerem tratamento reservado, restrito às áreas envolvidas.

O registro honesto e preciso de dados e informações é fundamental para relatórios confiáveis e decisões acertadas.

Todas as informações armazenadas em bancos de dados deverão ser acessadas somente por pessoas autorizadas para tal.

Ao tomar posse ou conhecimento de informações indevidas, o empregado deve comunicar ou encaminhar à área de origem ou responsável pela informação.

13. RECURSOS CORPORATIVOS

São considerados recursos pertencentes à empresa as instalações, veículos, equipamentos, valores, marcas, patentes, maquinário, tecnologia, conceitos, metodologias, know-how,

(9)

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

9/12

materiais de escritório, mobiliários, estratégias de negócio, pesquisas, sistemas, invenções e inovações.

Todos os recursos devem ser utilizados com zelo e para os fins a que se destinam na empresa e quando do uso para fins particulares, espera-se discernimento e prévia autorização.

14. CUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

Espera-se que todos os empregados tenham uma conduta íntegra compatível com os valores e objetivos da empresa, sendo responsáveis pelo cumprimento do Código de Conduta Ética. Assim sendo:

 É inadmissível a disseminação de boatos e o fornecimento de informações falsas ou adulteradas, bem como sua propagação;

 É inaceitável a participação em atos que violem o Código de Conduta Ética, bem como sua conivência, autorização e omissão de fatos relacionados;

 É inadmissível a execução de pagamentos e emissão de Notas Fiscais/Faturas em desacordo com as condições pactuadas em instrumentos contratuais, caracterizando atos de desídia no cumprimento das obrigações do contrato de trabalho;

 Os erros eventualmente cometidos devem ser reconhecidos honestamente e comunicados imediatamente à gerência responsável.

15. RESPONSABILIDADES

Gerentes

 Ser exemplo de Conduta Ética;

 Divulgar, orientar e garantir que o conteúdo do Código de Conduta Ética seja compreendido e seguido pelos empregados;

 Assumir interna e externamente as posições oficiais da empresa;

 Manifestar posições pessoais diferentes ou contrárias às decisões da empresa apenas nos fóruns apropriados;

 Comunicar à Coordenação do Comitê de Conduta Ética os atos de violação ao Código.

Empregados

 Compreender e seguir os princípios do Código de Conduta Ética;

 Comunicar à gerência quando tomar conhecimento da ocorrência de condutas ilegais, duvidosas ou não éticas;

 Discutir com a gerência os casos de dúvida envolvendo questões éticas.

Área Jurídica da Controladora

 Coordenar a elaboração, divulgação e revisão do conteúdo do Código de Conduta Ética;  Auxiliar as gerências e empregados no esclarecimento de dúvidas;

 Garantir a confidencialidade das informações recebidas;  Emitir pareceres sobre as infrações ao Código de Conduta Ética;

(10)

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

10/12 Comitê de Conduta Ética;

 Conduzir Processo Civil e/ou Criminal.

Comitê de Conduta Ética

Constituído por meio de Decisão da Diretoria colegiada, o Comitê de Conduta Ética é formado por dois supervisores, tendo ainda a participação do supervisor do empregado infrator. Representantes das áreas Jurídica e de Recursos Humanos da Controladora também poderão ser convocados em situações específicas.

São atribuições do Comitê:

 Analisar as ocorrências recebidas, traçar as ações pertinentes e submetê-las à apreciação e aprovação do Gerente de Operação e do Gerente Financeiro e Administrativo.

 Encaminhar as ocorrências envolvendo Supervisão ou nível hierárquico acima à avaliação do Conselho de Execução – CONEX, responsável por submetê-las à apreciação da Diretoria colegiada, quando necessário.

 Propor as penalidades cabíveis.

Área de Controle, Administração e Finanças

 Manter histórico de ocorrências e disponibilizar os documentos cabíveis;

 Aplicar as penalidades propostas pelo Comitê de Conduta Ética e aprovadas pelo nível hierárquico competente.

Diretoria colegiada

 Aprovar a elaboração, divulgação e revisão do Código de Conduta Ética;

 Decidir sobre a penalidade cabível em quaisquer casos submetidos pelo Conselho de Execução – CONEX.

16. PENALIDADES

As ações contrárias ao Código de Conduta Ética estão sujeitas às seguintes penalidades: 16.1 Advertência verbal

16.2 Advertência escrita 16.3 Suspensão de 1 a 5 dias 16.4 Demissão

16.5 Processo civil e/ou criminal

17. CANAIS DE COMUNICAÇÃO PARA CRÍTICAS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS

A CENIBRA LOGÍSTICA acatará críticas, sugestões e denúncias a ela dirigidas, quando provenientes dos seguintes canais:

 Pessoalmente, via gerência ou Comitê de Conduta Ética  Via telefone por meio do nº (0XX31) 3829-5441  Através do e-mail: etica.cnblog@cenibra.com.br

(11)

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

11/12

Em todos os casos, a confidencialidade do contato será mantida.

18. ABRANGÊNCIA

O presente Código de Conduta Ética se aplica a todos os empregados e parceiros, passando o seu Termo de Compromisso a integrar os Contratos de Trabalho dos empregados, havendo também, em todos os Contratos com os parceiros, uma Cláusula contendo declaração de ciência e de compromisso com os princípios de conduta ética e moral, que regem todas as relações de trabalho e condução dos negócios por parte da CENIBRA LOGÍSTICA.

19. CASOS NÃO PREVISTOS

Os casos excepcionais e os não previstos neste Código de Conduta de Ética deverão ser submetidos à apreciação e avaliação do Comitê de Conduta Ética, responsável por julgar e propor as ações e penalidades cabíveis.

Código de Conduta Ética Revisão 2 – 08/05/2014 Aprovado na 108ª Reunião de Diretoria

(12)

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

12/12

TERMO DE COMPROMISSO

Pelo presente Termo, declaro estar ciente dos princípios de conduta ética e moral que regem todas as relações de trabalho e condução dos negócios por parte da CENIBRA LOGÍSTICA. Comprometo-me ainda, a agir de forma virtuosa, correta e íntegra, respeitando os preceitos fundamentais que pautam a missão, a visão e os valores da empresa.

Diante disto, afirmo que os princípios éticos e os demais parâmetros de conduta orientarão o meu comportamento em todas as iniciativas e decisões, enquanto empregado ou parceiro desta empresa.

Local e data

Assinatura

Nome Completo

Referências

Documentos relacionados

Todos os colaboradores da HORMIGON e pessoas físicas que atuam diretamente como parceiros de negócio, no processo de admissão, contratação ou durante a execução de

É expressamente proibido a qualquer colaborador e parceiro de negócio oferecer, prometer ou autorizar, diretamente ou por meio de terceiros, qualquer vantagem indevida de

• Pautar pela cortesia e pelo respeito, colaborando para que pre- dominem o espírito de equipe, a lealdade, a confiança, a conduta compatível com os valores do IEL e a busca

Art. 31 – Poderão ser admitidos no Programa candidatos que tenham graduação em Ciência da Computação ou em áreas afins, a critério da CPG. O ingresso como aluno

partidas, nas datas, locais e horários afixados nas tabelas, que serão elaboradas e publicadas pelo Departamento Técnico da FSF - Federação Sergipana de Futebol. §

Esta ação de auditoria inseriu-se no Plano de Atividades para 2012 da IGSJ, e teve como principal objetivo avaliar os processos de aquisição de bens para os serviços clínicos do

Ao oferecer a oficina como território de existência, campo de experiência estética e enlace social, a proposta aproxima práticas artísticas e práticas clínicas, contemplando o

Não trabalhamos com intermedíarios de matéria prima. Os nossos fornecedores são todos diretos, eles tem area de extração florestal e fornecem para a Tradelink. Quantos dos