• Nenhum resultado encontrado

Percepção de produtores de leite com sistema Voisin em relação à implantação de Sistemas Silvipastoris

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Percepção de produtores de leite com sistema Voisin em relação à implantação de Sistemas Silvipastoris"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Percepção de produtores de leite com sistema Voisin em relação à implantação de Sistemas Silvipastoris

Milk producers perception with Voisin system in relation to the implementation of silvipastoral systems

JOSEPH, Lunel1,3; SCHMITT FILHO, Abdon L1,3,4; ZAMBIAZI, Daisy C2,3; FANTINI, Alfredo C2,3; CAZELLA, Ademir A1,3

(1)Laboratório de Sistemas Silvipastoris – LASS/UFSC; (2)Laboratório de Ecologia e Manejo de Ecossistemas Florestais – LEMEF/UFSC; (3)Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PPGA), Centro de Ciências Agrárias (CCA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rod. Admar Gonzaga, 1346, CEP 88034-000, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. joseph.lunel@yahoo.fr; abdonfilho@hotmail.com; (4) Gund Institute for Ecological Economics, University of Vermont USA.

Resumo: Os Sistemas Silvipastoris (SSP) utilizam técnicas de produção que integram árvores, pastagens e animais, numa mesma área. A interação desses componentes e práticas de manejo promovem uma serie de serviços ecossistêmicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o posicionamento de produtores que fizeram a transição do sistema Voisin quanto à adoção de práticas silvipastoris. A coleta de dados foi realizada com entrevista estruturada em 60 propriedades agrícolas familiares, na região das Encostas da Serra Geral, Santa Catarina. A implantação de SSP, aliada ao sistema Voisin, proporcionaria ganhos sociais, produtivos, econômicos e ambientais, de acordo com os produtores entrevistados. Para 97% dos produtores, árvores nos piquetes poderiam aumentar o bem-estar animal, e 83% afirmam que aumentaria a fertilidade do solo, além da quantidade e qualidade de pasto produzido. Os produtores relatam ainda que aumentaria a produtividade de leite e as árvores poderiam fornecer madeiras e frutos, gerando renda e agregando valor à propriedade. Quanto aos benefícios ambientais, para os voisinistas, o SSP poderia diminuir a erosão do solo, proteger o pasto, minimizando os efeitos da seca em épocas de estiagem, e aumentar a diversidade biológica. No entanto, 75% responderam que as vacas seriam os principais obstáculos para o plantio de árvores, e que se as mudas fossem doadas ou produzidas nas propriedades, eles plantariam. Com a Análise de Correspondência Múltipla, pode-se concluir que os produtores de leite com sistema Voisin aceitam e veem no SSP uma alternativa para a melhora das pastagens e produtividade de leite, além de prestarem serviços ecossistêmicos.

Palavras-chave: manejo sustentável, manejo ecológico, serviços ecossistêmicos

Abstract: The silvipastoral systems (SSP) using production techniques that integrate trees, pastures and animals, in the same area, and the interaction of these components and sustainable and ecological management practices, promote ecosystem services. The objective of this study was to evaluate the position of milk producers under Voisin system and the adoption of silvipastoral practices. Data collection was performed using structured interviews in 60 family farms in the region of the slopes of the Serra Geral, Santa Catarina. The implementation of SSP, together with the Voisin system, provide social, productive, economic and environmental gains, according to the producers interviewed. For 97% of the

(2)

farmers, trees in paddocks could increase animal welfare, and 83% said it would increase soil fertility, in addition to the quantity and quality of produced pasture. Producers also report that increase milk productivity and trees could provide wood and fruit, generating income and adding value to the property. As for the environmental benefits, for voisinistas, the SSP could reduce soil erosion, protect the pasture, minimizing the effects of drought in dry seasons, and enhance biological diversity. However, 75% answered that the cows are the main obstacles for the planting of trees, and that the seedlings were donated or produced in the properties, they would plant. With multiple correspondence analysis, it can be concluded that dairy farmers with Voisin system accept and see the SSP an alternative to the improvement of pastures and milk productivity, and provide ecosystem services.

Keys-word: sustainable management, ecological management, ecosystem services

Introdução

A produção intensiva de leite à base de pasto em sistema Voisin se apresenta como um sistema agroecológico de produção animal em que o agricultor controla a frequência e a intensidade de pastoreio, aumentando substancialmente a produção forrageira e a produção animal (SCHMITT FILHO, 2013). Na região sul do estado de Santa Catarina, no Brasil, a produção de leite passou de 2.188.000 litros em 2002, para 3.940.000 litros em 2010, um aumento de 80% (IBGE, 2016) em virtude inclusive da produção de leite à base de pasto em sistema Voisin (EPAGRI, 2015). Os autores consideram que a produção de leite em sistema Voisin é o único sistema agroecológico viável para a produção de leite na agricultura familiar no estado de Santa Catarina. Atualmente, o sistema é utilizado amplamente na encosta da Serra Catarinense e Litoral (EPAGRI, 2015).

Os produtores de leite vêm enfrentando o problema da falta de sombra nas pastagens, o que tem se mostrado como fator de impacto sobre a produtividade e qualidade do leite (PORFÍRIO-DA-SILVA, 2003). Este fato pode ter gerado, entre os produtores, uma nova demanda por elementos florestais nos piquetes. Ainda, pode ser a causa da mudança de percepção dos produtores com relação às práticas silvipastoris (EPPING, 2003).

A vegetação arbórea é um “complemento necessário” do Pastoreio Voisin, pelos benefícios que traz para os animais, para os pastos e para o solo (MACHADO, 2004). Diferentes serviços ecossistêmicos são viabilizados através da adoção dos Sistemas Silvipastoris (SSP) (SCHMITT FILHO et al., 2013). Deve ser dada ênfase ao incremento de produtividade, ao bem-estar dos animais, a melhoria da ciclagem de nutrientes e biocenose, a conservação e aproveitamento da água, habitat além da melhoria das condições ambientais de produção e a qualidade de vida dos produtores (FARLEY et al., 2010).

Para que se possa sugerir melhorias no sistema de produção é condição entendermos as aspirações e posicionamentos dos protagonistas de qualquer mudança, os agricultores familiares produtores de leite. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o posicionamento dos produtores que vivenciaram a transição do semi-confinamento para o Sistema Voisin com relação à possibilidade de adoção do Sistema Silvipastoril.

(3)

O estudo foi realizado em 60 propriedades agrícolas familiares, na região das Encostas da Serra Geral de Santa Catarina, onde foram implantados os projetos de Pastoreio Voisin de produção de leite. A coleta de dados foi realizada na forma de entrevista estruturada e com base na entrevista foram elaboradas planilhas de dados factuais e perceptivos analisados estatisticamente.

A análise de dados foi realizada por meio de análise exploratória, que consistiu em resumir e organizar os dados coletados e, a partir dos dados resumidos, encontrar regularidades ou padrões. A ferramenta de análise estatística utilizada foi a Análise de Correspondência Múltipla (MCA), a fim de verificar a correlação entre diferentes variáveis, em que todas as associações entre pares são analisadas, bem como a associação de uma variável com ela mesma. Para as análises foi utilizado o software RStudio e os pacotes MASS e ggplot2 (R CORE TEAM, 2015; VENABLES E RIPLEY, 2002; WICKHAM, 2009).

Resultados e discussão

O Sistema Silvipastoril (SSP) é uma técnica que a maioria dos entrevistados adotantes do sistema Voisin informou que já ouviu falar, porém não conseguiu definir corretamente o termo técnico. Contudo, uma vez explicada a técnica, muitos produtores conseguiram associar com observações já realizadas a campo. Grande parte dos produtores desconhece alguma propriedade com SSP, tem vontade de conhecer e tem clareza dos benefícios do sistema.

A implantação de SSP, nos seus projetos já implantados de produção de leite sob Pastoreio Voisin, proporcionaria ganhos sociais, produtivos, econômicos e produtividade e ambientais na região das Encostas da Serra Geral Catarinense, de acordo com os agricultores entrevistados (Figuras 1a e 1b).

Figura 1 – Representação gráfica da Análise Correspondente Múltipla (MCA): 1a) variáveis silvipastoril e econômicas com variação de 53,1 % para o 1° eixo e 47,6 % para o 2° eixo; e 1b) variáveis produtividade e ambiental com variação de 53,9 % para o 1° eixo e 43,1 % para o 2° eixo

Quase a totalidade dos produtores familiares (97%) afirmaram que árvores nos piquetes poderiam aumentar o bem-estar das vacas. O principal benefício de SSP é o fornecimento de sombra para os animais, com substancial melhoria do bem-estar do rebanho. As

(4)

melhores sombras que podem ser oferecidas aos animais são naturais, proveniente de árvores, devido aos vários efeitos bioclimáticos exercidos por estas no ambiente (PORFÍRIO-DA-SILVA, 2001).

Os produtores entendem que o respeito das condições ideais para que os animais manifestem seu comportamento natural reflete em ganhos produtivos. De acordo com 83% dos agricultores, árvores nos piquetes poderiam aumentar a fertilidade do solo. Para FERREIRA (2010), o tempo em que as vacas ficam pastoreando é maior para aquelas submetidas à oferta de sombra na pastagem, além disto, a sombra abundante e bem distribuída no piquete induz a uma maior homogeneidade na distribuição das vacas e das bostas na pastagem, o que pode ter efeito a médio e longo prazo na fertilidade do solo. Quando perguntados sobre melhorias para as pastagens, os voisinistas entrevistados afirmaram que árvores nos piquetes poderiam aumentar a quantidade e melhorar a qualidade de pasto produzido. Em pastagens arborizadas, sombra e biomassa de árvores têm o potencial para melhorar a fertilidade do solo, aumentar a disponibilidade de nitrogênio para as forrageiras herbáceas e melhorar a qualidade da pastagem, aumentando também a produção de forragens (CARVALHO et al. 2001).

De acordo com 88% dos produtores as práticas silvipastoris aumentariam a quantidade de leite produzido pelas vacas. De acordo com MELADO (2002), para os animais de produção a proteção contra extremos de temperatura e radiação gerada pela sombra fornecida influência no melhor conforto térmico, principalmente se tratando de raças europeias, o que leva ao aumento de produtividade. Isto se dá, pois, a energia despendida antes para a mantença dos animais em situação de estresse pode ser direcionada a produção quando o animal está na chamada zona de conforto (MELADO, 2002).

Os produtores também acreditam que a presença de árvores nas pastagens possui o potencial de gerar outra fonte de renda para a propriedade. A provisão de frutos, madeira e lenha, além de gerar renda, foram destacados pelos produtores e estes atributos tem um efeito positivo na implantação do SSP (Figura 1b).

Para 63% dos voisinistas, o SSP poderia diminuir a erosão do solo. A interceptação da água das chuvas pelas copas arbóreas, combinada com a direção predominante dos ventos durante as chuvas contribuem para modificar a distribuição da umidade no solo (PORFÍRIO-DA-SILVA, 1998). Os produtores afirmaram que com o SSP, árvores poderiam proteger o pasto diminuindo a seca em épocas de estiagem. O aumento da umidade do solo também é esperado num SSP, pois as raízes absorvem água das camadas do subsolo, fato que auxilia na redução do déficit hídrico, favorecendo a biocenose do solo e o desenvolvimento das pastagens (PACIULLO et al. 2006).

Os produtores reconheceram a importância da presença de árvores nas pastagens para o aumento da biodiversidade e afirmaram que árvores poderiam aumentar a fauna e a flora nativa. Árvores se tornam abrigo, pousio e fonte de alimento para as aves, e estas favorecem a dispersão de sementes e facilitam o aumento da biodiversidade funcional no sistema. O aumento da presença de mamíferos silvestres também é esperado, pois estes encontram abrigo e proteção contra predadores, além de alimentos no ambiente sombreado. Estes sistemas são atrativos para insetos benéficos, como as abelhas polinizadoras e produtoras de mel e os predadores naturais de pragas e patógenos (PORFÍRIO-DA-SILVA, 2009).

(5)

No entanto, mesmo com muitos benefícios, os produtores de leite em sistema Voisin afirmaram que a implantação de SSP pode gerar empecilho, em que as vacas seriam os principais obstáculos para o plantio de árvores nos piquetes, mas, caso as mudas fossem doadas ou produzidas na propriedade dos voisinistas as plantariam nos piquetes.

Conclusão

As percepções sobre os benefícios sociais, produtivos, econômicos e ambientais que a adoção de um Sistema Silvipastoril (SSP) poderia proporcionar foram conhecidas entre os produtores de leite adotantes do sistema Voisin na Região das Encostas da Serra Geral Catarinense. Os produtores julgaram importante a presença de árvores para a produção de leite, onde sombra para os animais é relatada como principal benefício de um SSP, pois poderia aumentar o bem-estar animal. Os produtores entendem que os SSPs são capazes de gerar diferentes bens e serviços a produção pecuária.

Referências Bibliográficas

EPAGRI/CEPA. Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina 2013-2014.

EPPING, Jailso. Grupo de Pastoreio Voisin: análise da metodologia empregada na implantação dos projetos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

FARLEY, J; SCHMITT F, A; ALVES J.P.; REBOLA, B.M. The farmer’s viewpoint: Payment for ecosystem services and agroecologic pasture based dairy production. Advances in Animal Biosciences. v.1, 2010, p.490-491.

MACHADO, L. C. P. Pastoreio Racional Voisin: tecnologia agroecológica para o terceiro milênio. Porto Alegre: Cinco Continentes, 2004, 314p.

PORFÍRIO-DA-SILVA, V. Sistemas silvipastoris em Mato Grosso do Sul. Para quê adota-los? In: SEMINÁRIOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 2003, Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte. 2003.

R DEVELOPMENT CORE TEAM, 2009. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. ISBN 3-900051-07-0, URL http://www.R-project.org.

SCHMITT FILHO, A. L. et al. Integrating Agroecology with Payments for Ecosystem Services in Santa Catarina’s Atlantic Forest. Governing the Provision of Ecosystem Services. Studies in Ecological Economics. v. 4, p. 333-335. 2013.

VENABLES, W.N.; RIPLEY B.D. Modern Applied Statistics with S: MASS. Fourth Edition. Springer, New York, 2002.

WICKHAM, H. ggplot2: Elegant Graphics for Data Analysis. Springer-Verlang, New York, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Em todas as vezes, nossos olhos devem ser fixados, não em uma promessa apenas, mas sobre Ele, o único fundamento da nossa esperança, e em e através de quem sozinho todas as

No segundo capítulo será discutida a importância econômica do petróleo em São Tomé e Príncipe, as legislações nacionais e o advento da Lei complementar nº n.º

A mesma encontra-se vinculada à linha de pesquisa “Avaliação de Políticas de Seguridade Social”, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Os autores relatam a primeira ocorrência de Lymnaea columella (Say, 1817) no Estado de Goiás, ressaltando a importância da espécie como hospedeiro intermediário de vários parasitos

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

et al., (2012), nos estudos realizados sobre o PCK, são propostas algumas estratégias para reconhecê-lo, como entrevistas, observações de aulas, análise de planejamentos de ensino

Em estudo de hipertensão arterial moderada (PADSe entre 90 e 110 mmHg) os tipos e a incidência de reações adversas reportadas pelos pacientes tratados com Bart H (irbesartana