• Nenhum resultado encontrado

Í N D I C E 2 R&C II COMPOSIÇÃO DOS ÓRGÃOS SOCIAIS A 30 DE JUNHO DE III GRUPO SPORT LISBOA E BENFICA A 30 DE JUNHO DE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Í N D I C E 2 R&C II COMPOSIÇÃO DOS ÓRGÃOS SOCIAIS A 30 DE JUNHO DE III GRUPO SPORT LISBOA E BENFICA A 30 DE JUNHO DE"

Copied!
67
0
0

Texto

(1)
(2)

I CONVOCATÓRIA DA ASSEMBLEIA GERAL

5

II COMPOSIÇÃO DOS ÓRGÃOS SOCIAIS A 30 DE JUNHO DE 2018

7

III GRUPO SPORT LISBOA E BENFICA A 30 DE JUNHO DE 2018

7

IV MENSAGEM DO PRESIDENTE

8

V RELATÓRIO DE GESTÃO

12

V.I ANÁLISE DA ENVOLVENTE EXTERNA

12

V.II ASPETOS RELEVANTES DA ATIVIDADE

13

V.III ANÁLISE ECONÓMICA E FINANCEIRA

51

V.IV FACTOS OCORRIDOS APÓS O TERMO DO PERÍODO

65

V.V PERSPETIVAS FUTURAS

66

V.VI PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE RESULTADOS

67

V.VII NOTAS FINAIS

67

VI DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

69

VII PARECER DO CONSELHO FISCAL

123

VIII CERTIFICAÇÃO LEGAL DAS CONTAS

126

ÍNDICE

NÚMERO DE MATRÍCULA E IDENTIFICAÇÃO DE PESSOA COLETIVA: 500 276 722

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS: AVENIDA EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA ESTÁDIO DO SPORT LISBOA E BENFICA 1500-313 LISBOA - PORTUGAL

TELEFONE: (+351) 21 721 95 00 FAX: (+351) 21 721 95 46

(3)

CONVOCATÓRIA

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Nos termos da lei e dos Estatutos, são convocados os senhores associados para reunirem em Assembleia Geral Ordinária no próximo dia 28 de setembro de 2018, pelas 20.30 horas, Pavilhão nº 2 do Parque Desportivo do Clube, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto Único: Apreciar e votar o relatório de gestão e as contas do exercício de 2017/2018, bem como o parecer do Conselho Fiscal.

Nos termos do disposto no nº 1 artigo 37º dos Estatutos, informam-se os senhores associados que o Relatório estará disponível para consulta no site do Clube www.slbenfica.pt e na Secretaria Geral, durante as horas de expediente (9.30-12.30 e 14.30-17.30), a partir do dia 20 do corrente mês.

Dado que, nos termos do nº 3 do artigo 56º dos Estatutos, a Assembleia Geral só pode funcionar em primeira convocação, com a presença da maioria dos associados e, em segunda convocação, com qualquer número deles, fica desde já convocada a Assembleia Geral para, se for o caso, reunir em Segunda Convocação meia hora mais tarde, isto é, às 21 horas, no mesmo local e com a mesma Ordem de Trabalhos.

A participação e o exercício do direito de voto na Assembleia Geral deverão observar os requisitos estabelecidos na lei e nos Estatutos, sendo admitidos a presenciar os trabalhos todos aqueles que tenham sido admitidos como associados até à data da publicação desta convocatória, mesmo os que não tenham direito de voto, devendo todos os associados apresentar o cartão de sócio, devidamente atualizado, com o comprovativo do pagamento da quota de, pelo menos, o mês de julho de 2018.

Lisboa, 14 de setembro de 2018

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Luís Filipe Nunes Coimbra Nazaré

CONVOCATÓRIA DA

ASSEMBLEIA GERAL

I

(4)

Presidente: Luís Filipe Nunes Coimbra Nazaré Vice-presidente: Virgílio Duque Vieira

1.º Secretário: Jorge Ascensão de Mendonça Arrais 2.º Secretário: Bernardo Soares de Albergaria e Sousa Secretário (suplente): Ricardo Fortuny Martorell Presidente: Nuno Afonso Henriques dos Santos

Vice-presidente: Rui António Gomes do Nascimento Barreira Vogal: Gualter das Neves Godinho

Vogal: Rui Manuel Frazão Henriques da Cunha Vogal: José Manuel da Silva Appleton

Vogal (suplente): João Carlos Lopes Simões do Paço Presidente: Luís Filipe Ferreira Vieira

Vice-presidente: Domingos José Soares d’Almeida Lima Vice-presidente: José Eduardo Soares Moniz

Vice-presidente: Nuno Ricardo Gaioso Jorge Ribeiro Vice-presidente: João Manuel Varandas Fernandes Vice-presidente: João Castro e Quadros da Costa Quinta

Vice-presidente: Fernando Manuel da Silva Costa Pagamim Tavares Vice-presidente (suplente): Alcino Morgado António

Vice-presidente (suplente): Sílvio Rui Neves Correia Gonçalves Cervan ASSEMBLEIA

GERAL

CONSELHO FISCAL

DIREÇÃO

III GRUPO SPORT LISBOA E BENFICA A 30 DE JUNHO DE 2018

BENFICA SAD 40% 100% 100% 50,05% 23,65% 100% 100% 100% BENFICA SGPS BENFICA BENFICA SEGUROS BENFICA

MULTIMÉDIA BENFICACLÍNICA

BENFICA BENFICA PARQUE IDENTIPERÍMETRO 100% BENFICA FM SPORTSRED UP 75% 100% 100%

(5)

Caros Consócios, Reconquista!

Foi esta a palavra escolhida na reunião de Quadros de junho de 2018 por todos os que trabalham no Benfica. Atletas, Equipas Técnicas, Colaboradores, Diretores e Órgãos Sociais uniram-se na definição de um estado de espírito que nos junta e que traduz a nossa ambição, o nosso pensamento e o nosso sonho.

Depois de uma época em que interrompemos um longo ciclo de vitórias, torna-se imperioso reafirmar a nossa Missão e a nossa Visão.

A nossa Missão é simples: Ganhar!

A nossa Visão é de que deveremos continuar a ser os líderes nacionais, mas cada vez mais com uma Projeção Mundial.

No plano desportivo, teremos, ao longo dos próximos anos, uma aposta cada vez maior na retenção do talento e no incremento do conhecimento.

M E N S A G E M D O P R E S I D E N T E

A retenção do talento está naturalmente associada à elevada capacidade financeira do Grupo Benfica - consolidada ao longo dos últimos 5 anos - que nos permite resistir às ofertas dos clubes mais poderosos e compensar adequadamente os nossos atletas mais talentosos.

O incremento do conhecimento passa pelo maior investimento em investigação, pela maior especialização dos nossos recursos, pela aposta cada vez maior na formação e finalmente pelo desenvolvimento dos mecanismos adequados à partilha desse conhecimento.

Depois de mais de uma década a criar as bases mais sólidas do futebol juvenil nacional, a formação do Benfica é hoje a principal fonte de reforço das nossas equipas seniores.

Este facto tem naturalmente consequências ao nível do investimento, com menores necessidades de tesouraria, cuja expressão será cada vez mais evidente.

Apesar dos bons resultados alcançados, ou até por isso mesmo, a aposta que fizemos na formação terá de continuar. Por isso, o Futebol Formação do Benfica tem de se reinventar, o que será mais fácil com um conjunto de quadros internacionais que durante os últimos meses vieram reforçar a nossa vertente técnica.

(6)

Luís Filipe Vieira

Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Nas Modalidades, iremos observar situações diferentes para cada caso. Haverá práticas que implicarão um novo ciclo, outras que deverão ser objeto de uma melhoria cirúrgica relativamente à época transata.

Em todos os casos, há denominadores comuns. Queremos conquistar títulos, individuais e coletivos, mantendo-nos como uma referência nacional do ecletismo, queremos continuar a apostar na formação, queremos aumentar a prática desportiva feminina e queremos ser uma referência na preparação olímpica.

Na vertente do associativismo, iremos continuar a privilegiar, não apenas o aumento do número de sócios, mas sobretudo a relação com os mesmos, gerando assim uma cada vez maior militância benfiquista.

O forte investimento tecnológico levado a cabo nos últimos dois anos potenciou o novo site e a nova app que, semana após semana, conquistam mais adesões por parte dos benfiquistas.

É assim, mais que expectável, que estas ferramentas se venham a tornar num veículo cada vez mais estratégico, tanto ao nível da comunicação com Sócios e adeptos, mas também no incremento de vendas dos vários produtos do Benfica.

Ainda na vertente de incremento de receitas, importa desde já destacar a manutenção da política de abertura de novos espaços comerciais. Cada novo ponto de venda permite ao Benfica expandir a sua marca e os resultados alcançados são suficientemente elucidativos.

Mas o maior incremento de receitas estará associado ao aumento do valor dos prémios relacionados com a Liga dos Campeões. É por isso fundamental que o Benfica continue a participar na mais prestigiada prova do futebol de clubes, o que só será possível pela via do sucesso desportivo a nível nacional.

Ao nível de resultados económicos, a estratégia continua a ser de manter uma situação equilibrada, com um reforço permanente dos capitais próprios da SAD e dos fundos patrimoniais do Sport Lisboa e Benfica.

A redução da dívida sujeita a encargos, que colocou a dívida bancária num patamar residual, permitirá reduzir de forma significativa os juros pagos pela Benfica SAD.

Conforme também já anteriormente expresso pelos responsáveis do Clube e da SAD, qualquer incremento expressivo do endividamento só será possível se estiverem em causa investimentos estratégicos a nível patrimonial.

Finalmente, continuaremos a apostar no papel relevantíssimo das Casas do Benfica e da Fundação Benfica. As Casas do Benfica devem continuar a ser apoiadas no incremento geracional do Benfiquismo. O seu papel ao longo de décadas, a sua dispersão geográfica e o empenho e compromisso dos seus responsáveis, permitem-nos acreditar que a permitem-nossa expressão como maior clube de Portugal nunca deixará de ser verdade.

A Fundação do Benfica deverá continuar a desempenhar a sua missão de apoiar os jovens mais necessitados, tanto na vertente alimentar como na escolar, e ainda no saber dizer não à violência.

A Reconquista começa nas nossas mentes. Acreditar é o primeiro passo para o sucesso do Benfica. E Pluribus Unum

RELATÓRIO DE

GESTÃO

(7)

O Sport Lisboa e Benfica, nos termos das disposições legais e estatutárias, submete à apreciação dos prezados Sócios o Relatório de Gestão e as Demonstrações Financeiras Individuais, que compreendem o Balanço, a Demonstração de Resultados, a Demonstração das Alterações dos Fundos Patrimoniais, a Demonstração dos Fluxos de Caixa e respetivas notas explicativas reportados ao exercício findo a 30 de junho de 2018, bem como comparativos referentes ao exercício findo a 30 de junho de 2017.

V.I ANÁLISE DA ENVOLVENTE EXTERNA

O ano de 2017 foi muito positivo em termos financeiros, tendo sido registados recordes históricos em várias bolsas, nomeadamente nas principais praças dos EUA. Segundo a estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), ocorreu um crescimento da economia mundial, tendo o Produto Interno Bruto (PIB) global aumentado 3,7% em comparação aos 3,2% registados em 2016. Observando as suas projeções mais recentes, a mesma entidade prevê para 2018 um crescimento de 3,9%.

Em 2017, o ritmo de crescimento da economia norte-americana permitiu atingir os 2,3%, sendo revisto em alta com 2,7% para 2018. Encontrando-se na mais longa expansão desde 1850 e existindo a expetativa que possa continuar a crescer até ao final de 2018, o facto do mercado de trabalho se encontrar muito próximo do pleno emprego (3,8% a maio de 2018) e a aprovação de um novo plano fiscal irão proporcionar um impulso adicional às empresas e ao consumo interno. Por sua vez, a China, enquanto economia emergente, apresentou um crescimento de 6,8% em 2017, sendo o investimento público o principal agente mobilizador. Contudo, a restrição ao crédito bancário e as disputas comerciais com os EUA poderão influenciar esta tendência. Neste sentido, o Governo chinês está a preparar uma transição no modelo económico com o objetivo de transformar o consumo interno no principal motor de crescimento, em detrimento das exportações e do investimento.

De acordo com o Eurostat, o PIB da economia europeia atingiu os 2,5% em 2017, bastante acima dos 1,8% registados em 2016. A grande exceção foi o Reino Unido, dado que a sua economia se encontra influenciada pelos receios e incertezas fruto da saída da União Europeia. A atividade económica da Zona Euro fez transparecer os resultados de algumas políticas estruturais recentemente adotadas, bem como a expansão da procura interna. Estes fatores permitiram a melhoria das condições financeiras e a recuperação gradual do mercado laboral. Em Portugal, a economia demonstrou sinais da correção de alguns desequilíbrios, nomeadamente a redução do desequilíbrio orçamental e do rácio de dívida pública, que permitiu o retorno de Portugal ao grupo de países classificados no nível de investment grade. A OCDE estima uma variação anual do PIB de 2,2% para 2018. No que respeita ao mercado de trabalho, a taxa de desemprego desceu para 7,3% a maio de 2018 face aos 8,9% registados no final de 2017. Relativamente à inflação, esta manteve-se em linha com a média da Zona Euro, fixando-se em 1,6% (junho de 2018). A economia portuguesa continua a beneficiar de um contexto favorável, com a procura externa de bens e serviços a fomentar o crescimento.

V.II ASPETOS RELEVANTES DA ATIVIDADE

No final de mais uma época desportiva, apresenta-se o balanço do compromisso assumido em transformar o Sport Lisboa e Benfica na organização desportiva de maior sucesso em Portugal. Numa temporada em que a conquista de títulos desportivos não atingiu os números dos últimos anos, foram alcançados vários resultados positivos e foram identificados vários pontos que podem ser melhorados na época de 2018/2019.

ATIVIDADES DESPORTIVAS Andebol

Na época 2017/2018, o Andebol manteve o projeto de construção de bases sólidas que permitirá alcançar um patamar de vitórias consecutivas e de afirmação no panorama nacional.

O momento mais alto foi a conquista da Taça de Portugal, recuperando o troféu que tinha vencido na época 2015/2016 e que corresponde à 6.ª taça no palmarés do Benfica. No Campeonato Nacional, o Benfica sagrou-se vice-campeão, encontrando-se cada vez mais perto do topo do andebol nacional.

No que respeita à formação, foi alcançado o tricampeonato nacional de juniores, o que permite confiança na qualidade dos jogadores que apresentam condições para se candidatarem à inclusão no plantel de seniores. A contínua presença de jogadores internacionais (dos seniores aos juniores C) é a confirmação da estabilidade qualitativa que se pretende manter sem descurar a humildade, a ambição e muito trabalho.

bAsquetebol

Na época 2017/2018, a equipa sénior masculina venceu a Supertaça e a Taça da Liga (Taça Hugo dos Santos), conquistando mais dois troféus para o palmarés do Clube. Já na parte final da temporada, o Benfica foi finalista vencido da Taça de Portugal e foi eliminado no 5.º jogo das meias finais do play-off do Campeonato Nacional. A equipa sénior feminina atingiu as meias finais dos play-offs, o que ocorreu pela primeira vez desde que foi criada. Nas restantes competições, a equipa foi eliminada nos oitavos de final da Taça de Portugal, frente ao campeão nacional União Sportiva (após prolongamento), alcançou a meia final da Taça Federação e atingiu o 7.º lugar da classificação na Taça Vitor Hugo.

No que respeita à formação, e sendo esta uma parte muito importante do projeto desportivo do Clube, destacou-se a equipa de sub-16 femininos com a conquista da Taça Nacional.

De referir ainda que nas seleções nacionais dos vários escalões etários (masculino e feminino) estiveram envolvidos 6 jogadores da equipa sénior masculina e 1 jogadora da equipa sénior feminina, bem como 8 jogadores/as da formação de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica.

(8)

FutsAl

A equipa sénior masculina conquistou pela primeira vez a Taça da Liga de Futsal (3.ª edição da prova), tendo vencido o Sporting no jogo da final por 5-2. No Campeonato Nacional (Liga SportZone), o Benfica sagrou-se vice-campeão, tendo disputado a final de play-off onde imperou um enorme equilíbrio, dado que o título foi decidido através dos penalties no 5.º jogo. Nas restantes provas, o Benfica foi o finalista vencido da Supertaça e foi eliminado nas meias-finais da Taça de Portugal.

A equipa sénior feminina venceu todas as provas em que estava inserida (pela segunda vez consecutiva), designadamente e por ordem de conquista: Taça Honra AFL, Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato Nacional. Desta forma, o Benfica continua a dominar o panorama nacional do futsal feminino.

No que respeita à formação, a equipa de juniores (sub-20) sagrou-se bicampeã nacional, os iniciados conquistaram o título de campeões nacionais e a equipa de juvenis tornou-se vice-campeã nacional. Na vertente feminina, a equipa de juvenis sagrou-se bicampeã distrital, a equipa de juniores venceu a Taça Nacional e a equipa B subiu à Divisão de Honra. Nos restantes escalões, cumpre destacar a vitória da equipa de iniciados masculinos a nível distrital.

O Benfica continua a fornecer vários(as) atletas para a seleção nacional de futsal, nomeadamente para a seleção A masculina, seleção feminina e seleção sub-21. De realçar a presença dos jogadores André Coelho, Bruno Coelho, Tiago Brito e Fábio Cecílio na seleção A masculina, que juntamente com Portugal se sagraram pela primeira vez campeões da europa. Na seleção feminina, o Benfica tem 7 atletas a representar Portugal.

HÓqueIem PAtIns

A equipa sénior masculina do Sport Lisboa e Benfica conquistou a Taça Intercontinental pela segunda vez na sua história, ao bater na final a formação do Reus Deportivo, campeão europeu em 2016/2017 e anfitrião da prova realizada na Catalunha. Esta edição foi disputada num formato de final four pelos campeões europeus e sul-americanos das duas últimas épocas desportiva. Nas restantes competições, o Benfica sagrou-se vice-campeão nacional e atingiu os quartos-de-final da Liga Europeia e da Taça de Portugal.

A equipa sénior feminina conquistou o hexacampeonato, bem como o Torneio de Abertura, a Supertaça e a Taça de Portugal, mantendo um registo de total hegemonia em Portugal, não tendo sofrido uma única derrota em território nacional pelo 4.º ano consecutivo.

Importa também destacar que na area de formação, a equipa sénior B masculina sagrou-se, pela primeira vez, campeã nacional da 2.ª divisão. Nos escalões inferiores, o Benfica foi campeão regional em sub-15, sub-17 e sub-20, colocou as equipas de sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20 nas respetivas final four nacionais e conquistou os títulos de campeão nacional de sub-15 e sub-20.

De realçar que este ano a seleção nacional A convocou para o Campeonato da Europa os hoquistas João Rodrigues, Diogo Rafael e Pedro Henriques, onde também esteve presente o hoquista Jordi Adroher a representar a seleção espanhola, tendo-se sagrado campeão europeu.

VoleIbol

A equipa sénior do Sport Lisboa e Benfica conquistou a sua 17.ª Taça de Portugal frente ao Castelo da Maia, tendo vencido esta prova por cinco ocasiões nos últimos dez anos. Nas competições europeias chegou aos quartos de final da Challenge Cup, onde foi eliminada pela formação italiana do Ravenna, que viria a vencer a prova.

No Campeonato Nacional, o Benfica disputou o título até ao último ponto, que foi decidido no 5.º set do 5.º jogo pela diferença mínima de pontos, tendo-se sagrado vice-campeão numa final emocionante que valorizou a modalidade. Por último, a equipa disputou a Supertaça mas não consegiu superar o SC Espinho. No que concerne à formação, destaque para a conquista do título de campeão nacional pela equipa masculina de juniores. O Benfica foi campeão regional nos escalões de infantis, iniciados, cadetes e juniores, atingido o pleno em presenças nas fases finais dos respetivos campeonatos nacionais masculinos. O voleibol feminino continua em crescimento com a presença da equipa de iniciados na final 8 nacional. Tratou-se da melhor época de formação para o voleibol do Sport Lisboa e Benfica.

benFIcA olímPIco

O Benfica Olímpico tem diferentes níveis de integração, designadamente os atletas masculinos e femininos do escalão sénior, medalhados, finalistas e/ou semi-finalistas em Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e/ou Europeus, abrangendo também a Academia Olímpica que integra jovens atletas dos 15 aos 19 anos.

Atualmente, este projeto inclui atletas de seis modalidades individuais de alta competição/elite, designamente atletismo, canoagem, judo, triatlo, taekwondo e natação.

AtletIsmo

Baseado numa história individual e coletiva centenária no Sport Lisboa e Benfica, sem interrupção ao nível da construção das bases através da formação e do desenvolvimento na gestão e progressão da carreira dos atletas e equipas, o atletismo tem sido ao longo dos anos um modelo de referência transversal a nível interno, nacional e internacional.

Com o foco nos Jogos Olímpicos em Tóquio 2020 e apostando cada vez mais na excelência do resultado, com a mesma ambição, mas outra experiência e maturidade nos processos e na competição, foram reformulados os objetivos a alcançar e traçados novos caminhos a seguir.

A nova estratégia é mais direcionada para a competição neste ciclo olímpico e com maior enfoque na pista e nos escalões sénior para o atletismo masculino, fruto também de circunstâncias do sistema desportivo e panorama nacional.

(9)

O atletismo do Clube continuou a sua forte aposta na formação, diferenciando o conceito de escola e academia, com vista à iniciação e fixação de jovens na modalidade, criando a possibilidade eclética de prática mais diferenciada num atletismo total, cada vez mais qualificado e direcionado para Academia Olímpica.

Na época 2017/2018, o atletismo do Benfica continuou com um registo de vitórias em Portugal (com a conquista de 16 títulos nacionais) e cada vez mais presente e com afirmação nos pódios coletivos internacionais (3 pódios e 3 medalhas na 1.ª Liga Europeia – prata e bronze nos juniores masculinos e prata nos seniores masculinos). Escalão seniores (5 títulos nacionais e vice-campeões europeus 2018):

Nos seniores masculinos, uma equipa jovem com uma média de idades aproximada de 25 anos, num projeto de continuação e sustentabilidade muito baseado na formação (apesar de alguns reforços cirúrgicos), com um objetivo coletivo em termos competitivos não exclusivo, mas mais direcionado para a pista, foram obtidos os seguintes resultados:

• Campeões nacionais masculinos absolutos em pista ao ar livre (heptacampeonato nacional) - julho de 2017; • Campeões nacionais masculinos de marcha em estrada (35 km) - janeiro de 2018;

• Campeões nacionais masculinos de marcha em estrada (20 km) e de cross curto - fevereiro de 2018; • Campeões nacionais masculinos absolutos em pista coberta - março de 2018;

• Medalha de prata e vice-campeões europeus masculinos em pista ao ar livre na 1.ª Liga Europeia - maio de 2018. Em termos individuais, o Benfica continua a ser o Clube mais representativo em termos de recordes nacionais obtidos na época 2017/2018 e também de presenças nas seleções nacionais seniores em masculinos.

De realçar o atleta de origem cubana Pedro Pablo Pichardo, contratado pelo Sport Lisboa e Benfica em 2017 e naturalizado português em novembro desse mesmo ano, que após um período longo de paragem por lesão (2015 - 2017), realizou na Liga Diamante em Doha no Qatar em maio de 2018, a melhor marca mundial do ano na disciplina do triplo salto e ainda lidera o ranking mundial na especialidade, com a marca de 17,95m, confirmando assim o seu estatuto de um dos melhores atletas do mundo na atualidade do atletismo.

Escalão sub-23 (2 títulos nacionais):

No escalão sub-23 (escalão de transição da formação para os escalões e equipas seniores), o atletismo do Clube solidificou esta época a já tradicional cultura de vitória:

• Campeões nacionais masculinos sub-23 em pista ao ar livre (nono campeonato consecutivo) - julho de 2017; • Campeões nacionais masculinos sub-23 em pista coberta (o 14.º título nacional de 14 possíveis em pista

coberta) - março de 2018.

No que respeita aos escalões de formação (juniores e juvenis), o Benfica conquistou os seguintes títulos durante a época 2017/2018:

Escalão juniores (7 títulos nacionais e 2 medalhas em competições internacionais):

• Campeões nacionais juniores masculinos em pista ao ar livre (octacampeonato) - julho de 2017;

• Campeões nacionais juniores masculinos em pista coberta (octacampeonato, o nono em dez anos) e de Estrada (pentacampeonato) - janeiro de 2018;

• Campeões nacionais juniores femininos em pista coberta - janeiro de 2018;

• Campeões nacionais juniores masculinos e femininos em corta-mato - março de 2018;

• Campeões nacionais juniores masculinos em pista ao ar livre (nono campeonato) - junho de 2018;

• Medalha de bronze na Taça dos Clubes Campeões Europeus de clubes em pista ao ar livre - 1.ª Liga Europeia, realizado na República Checa (primeiro pódio nacional de um clube português nesta competição) - setembro de 2017;

• Medalha de prata e vice-campeões europeus na Taça dos Clubes Campeões Europeus de clubes em corta- -mato - 1.ª Liga Europeia, realizado em Portugal - janeiro de 2018.

Escalão juvenis (2 títulos nacionais):

• Campeões nacionais juvenis masculinos e femininos em corta-mato - março de 2018;

Num processo continuado e sustentado na formação em termos coletivos, para além dos muitos títulos regionais em infantis, iniciados e juvenis e em ambos os géneros, os escalões juniores (principalmente a equipa júnior masculina) continuam a destacar-se pelo excelente trabalho realizado ao longo dos anos e a obtenção de alguns recordes, títulos nacionais e presenças internacionais nas seleções nacionais. Os escalões juniores têm também tido presença assídua na conquista dos pódios e medalhas internacionais nas competições coletivas de clubes na primeira liga europeia.

cAnoAGem

Os canoístas João Ribeiro, Teresa Portela e Joana Vasconcelos participaram no Campeonato da Europa de Velocidade em Plovdiv (Bulgária), realizado em julho de 2017, e no Campeonato do Mundo em Raccice (República Checa), que decorreu em agosto do mesmo ano, tendo no primeiro a canoísta Joana Vasconcelos, numa dupla com a atleta Francisca Laia, conquistado a medalha de prata em K2 200m.

(10)

Em 2018, Fernando Pimenta foi contratado pelo Sport Lisboa e Benfica, sendo um importante reforço para a canoagem do Clube e o projeto Benfica Olímpico.

Depois de um início de ano dominado pela equipa olímpica de canoagem do Benfica no Campeonato Nacional de Fundo e na Taça de Portugal, sendo esta última seletiva para o Campeonato da Europa de Velocidade de 2018, os quatro canoístas do Benfica Olímpico, Joana Vasconcelos, Teresa Portela, João Ribeiro e Fernando Pimenta, foram convocados e participaram nesse europeu, que decorreu em junho de 2018 na Bulgária.

Na melhor participação de sempre num Campeonato da Europa de Velocidade, o Benfica Olímpico conquistou na Bulgária quatro medalhas para Portugal. O canoísta Fernando Pimenta destacou-se pela excelência da conquista de três medalhas nas suas três participações, a saber: a medalha de ouro em K1 1.000m (tricampeão europeu), a medalha de prata em K1 5.000m e a medalha de bronze em K1 500m. Adicionalmente, a dupla benfiquista Teresa Portela e Joana Vasconcelos conquistou a medalha de ouro e sagrou-se campeã europeia de 2018 em K2 200m. Nos Jogos do Mediterrâneo de 2018, realizados em Tarragona, a canoagem conquistou para Portugal mais três medalhas. Desta vez, a dupla prata para Joana Vasconcelos e Fernando Pimenta em K1 500m e a medalha de bronze para Teresa Portela em K1 1.000m.

Judo

Em julho de 2017, e após um período de paragem por lesão, Telma Monteiro regressou à competição no Open Europeu de Minsk, tendo conquistado a medalha de ouro. Ainda na mesma prova, o jovem João Martinho conquistou uma medalha de bronze.

Destaque para as participações do jovem da Academia Olímpica Daniel Santos (-55 kg) em julho de 2017 no Campeonato da Europa de Cadetes em Kaunas na Lituânia e nas Jornadas Olímpicas da Juventude Europeia realizadas em Goyor na Hungria, assim como no Campeonato do Mundo de Cadetes, que decorreu em Santiago do Chile no mês de agosto de 2017.

Em agosto e setembro de 2017, o Benfica Olímpico participou no Campeonato do Mundo de Judo em Budapeste na categoria de seniores com cinco atletas: Telma Monteiro (-57 kg), Gonçalo Mansinho (-60 kg), Nuno Saraiva (-73 kg), João Martinho (-81 kg) e Célio Dias (-90 kg). Neste mundial, destaque para o quinto lugar de Telma Monteiro e para os nonos lugares obtidos por Gonçalo Mansinho e Célio Dias.

Em abril de 2018, três atletas do Benfica Olímpico foram convocados e participaram no Campeonato da Europa Absoluto de Judo em Israel, sendo de realçar a conquista da medalha de bronze, aos 32 anos, por Telma Monteiro, acumulando a sua 12.ª medalha em 12 participações internacionais.

tRIAtlo

A 23 de julho de 2017, a equipa de estafetas mista do Sport Lisboa e Benfica, composta por Melanie Santos, Miguel Arraiolos, Vanessa Fernandes e João Pereira, conquistou o título europeu no Campeonato da Europa de Clubes de Triatlo realizado em Banyoles, Espanha.

Com a conquista deste título europeu, que corresponde ao 11.º na história do Clube, o Benfica reforçou o seu estatuto como uma das maiores potências desportivas da Europa, dado que é um dos clubes que conquistou títulos de campeão europeu em 5 modalidades diferentes, designadamente: Futebol (1960/1961 e 1961/1962), Futsal (2009/2010), Hóquei em Patins (2012/2013 e 2015/2016), Atletismo (1988, 1989, 1990, 1991 e 1992) e Triatlo (2017). Desta forma, o Sport Lisboa e Benfica solidifica a posição como uma instituição eclética, de vanguarda e desportivamente forte em todas as modalidades dentro e fora de Portugal.

Em fevereiro de 2018, o mérito da equipa de triatlo do Benfica voltou a ser reconhecido, conquistando o galardão de Equipa do Ano na 22.ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Em termos individuais, destaque para o regresso de Vanessa Fernandes aos grandes palcos e feitos internacionais, com a conquista da medalha de ouro no Ironman 70.3 de Cascais em setembro de 2017.

Em Roterdão, na Finalíssima do Campeonato do Mundo, João Pereira (campeão europeu de 2017 na distância olímpica e na distância sprint) terminou a época em 8.º lugar e no top-10 nesta etapa final do Mundial. Ainda nesta prova, Melanie Santos conquistou a medalha de prata, sagrando-se vice-campeã mundial de triatlo no escalão sub-23, e Vasco Vilaça (campeão europeu júnior de 2017) conquistou a medalha de prata, tornando-se vice-campeão mundial de triatlo no seu escalão.

Por fim, importa fazer referência ao duplo ouro conquistado por Melanie Santos e João Pereira para o triatlo benfiquista e para Portugal nos Jogos do Mediterrâneo de 2018, e à destinção de João Pereira como Atleta do Ano 2017 na Gala da European Triatlhon Union (ETU), realizada a 10 de março de 2018 em Moscovo.

tAekwondo

O atleta olímpico Rui Bragança é o único atleta de alta competição que integra o Benfica Olímpico nesta modalidade. Em julho de 2017, o atleta Rui Bragança conquistou o título de campeão europeu universitário na cidade de Coimbra e, em agosto de 2017, conquistou a medalha de prata nas Universíadas em Taipé, repetindo o resultado alcançado dois anos antes em Gwangju na Coreia do Sul.

Apesar do seu palmarés internacional, o atleta encontra-se ainda numa fase de construção da sua carreira, tendo optado esta época pela integração num novo grupo de treino em Madrid.

Em junho de 2018, o atleta Rui Bragança voltou a conquistar uma medalha internacional (prata) nos Jogos do Mediterrâneo, disputados em Tarragona, Espanha.

(11)

nAtAçÃo

A integração em 2017 dos nadadores Miguel Nascimento e Diana Durães e, mais recentemente, em maio de 2018, da nadadora Victoria Kaminskaya no Benfica Olímpico, potenciou de forma significativa o ecletismo do Sport Lisboa e Benfica na dimensão da alta competição e, em especial, a ambição olímpica do projeto para Tóquio 2020. A ascensão na carreira destes atletas tem sido muito significativa e muitos têm sido os recordes nacionais obtidos pelos mesmos, com principal destaque neste capítulo para Diana Durães.

Os nadadores Diana Durães e Miguel Nascimento integraram a comitiva portuguesa que disputou o Europeu de Piscina Curta, entre 13 a 17 de dezembro de 2017, em Copenhaga, onde a jovem atleta do Benfica obteve a proeza de participar em duas finais. Diana Durães classificou-se no sétimo lugar da final dos 800m livres e obteve o quinto lugar europeu nos 400m livres, o que, neste último caso, representou um record nacional.

Em junho de 2018, a nadadora Diana Durães conquistou a medalha de bronze na distância de 400m livres, que corresponde à primeira medalha internacional da sua carreira, alcançada nos Jogos do Mediterrâneo.

A equipa de competição de natação conquistou um conjunto de títulos em todas as competições regionais e nacionais, tendo também no plano internacional conquistado resultados relevantes. A equipa absoluta arrecadou 49 títulos nacionais com 7 recordes nacionais, sagrou-se vice-campeã nacional de clubes e conquistou 12 títulos em meetings internacionais.

Na formação, os cadetes conquistaram 14 títulos, tendo-se sagrado vice-campeões regionais de clubes e 6 atletas foram integrados em estágios nacionais. Na categoria de infantis, foram alcançados 30 títulos nacionais, com 4 atletas a participar em estágios nacionais.

No Pólo Aquático a equipa absoluta conquistou o campeonato regional, foi vice-campeã nacional e conquistou a Taça de Portugal. A equipa júnior conquistou o título de campeã nacional e a equipa sub-18 conquistou o título regional e nacional.

Por último, de referir que o Complexo de Piscinas do Sport Lisboa e Benfica deu continuidade à missão e metodologia de trabalho que têm vindo a ser seguidas, tendo sempre presente o principal valor do Clube: os seus Sócios.

RuGby

Após vencer o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão na época 2016/2017, a equipa sénior masculina do Sport Lisboa e Benfica participou no Campeonato da Divisão de Honra (agora denominado CN1), com 12 equipas (mais 2 do que na época de 2016/2017), tendo ficado classificado em 10.º lugar. Face à redução para 8 equipas do CN1, o Benfica irá voltar a disputar o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão na época 2018/2019. Em Sevens,

a equipa sénior masculina venceu o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, ascendendo ao escalão principal nesta variante.

A equipa sénior feminina venceu a Supertaça, o Circuito Nacional de Tens, os Torneios de Abertura de Sevens e Tens, o Torneio Internacional da Flandres em Tens e o Torneio Internacional da Figueira da Foz em Beach Rugby. Do ponto de vista da formação, o Rugby participou em todas as competições, facto que já não se verificava há alguns anos (Campeonato Nacional nos escalões de 18 e 16, Torneio Nacional no escalão de sub-14, tendo participado nos demais escalões sub-8, sub-10 e sub-12 em variados torneios nacionais e no torneio internacional em Badajoz).

GInástIcAe ARtes mARcIAIs

A época 2017/2018 apresenta-se com um percurso repleto de atividade e de conquista de títulos. De realçar a participação no Open AGL com os 2 títulos regionais por equipas e individual alcançados na especialidade de Trampolins e os 3 títulos arrecadados no Tumbling.

Para além do pódio em Viana do Castelo com o bronze no nacional por equipas seniores femininos no Tumbling, na especialidade de Trampolins foram alcançados cinco primeiros lugares.

Em termos internacionais, o Sport Lisboa e Benfica participou no Torneio Internacional de Trampolins Scalabis CUP. Ainda na vertente competição, o Taekwondo obteve um título de campeão distrital em cadetes, um título no Open Internacional de Gaia e dois títulos nos Opens de Sintra e Seixal.

Na vertente de representação, a Ginástica estabeleceu um novo recorde com cerca de 70 convites, referência importante em termos de preferência pela participação do Benfica nos vários acontecimentos desportivos espalhados pelo país, com 13 Classes em representação, 73 exibições concretizadas e 38 locais visitados em Portugal e no estrangeiro. De realçar a presença no Portugalgym em Braga, com 145 atletas, e no Eurogym 2018 em Liège, Bélgica, com 60 atletas.

Em 2017/2018 foi também alcançado um novo máximo de atletas inscritos durante a época, com 553 praticantes, divididos por 29 grupos de 10 diferentes especialidades, com o acompanhamento de 28 treinadores.

A modalidade organizou a 36.ª Edição da Gimnáguia, evento que este ano reuniu 750 participantes do Clube e de seis clubes convidados, esgotando a capacidade do pavilhão com 1.500 espetadores, para além dos Saraus de Natal, que reuniram 400 praticantes, e a concretização do Dia do Karaté que reuniu 150 atletas.

Por último, foram ainda obtidos os seguintes resultados na avaliação da Federação de Ginástica de Portugal no Gymforlife 2018, com 2 menções de ouro nas Silhuetas e Mixstica, 3 menções prata nas Mixteens, Matryoshkas e Babushkas e 2 menções bronze nas Acroáguias e Acroteens.

(12)

Futebolde InIcIAçÃoe escolAsde Futebol

O Futebol de Iniciação do Sport Lisboa e Benfica manteve a sua atividade no Pólo dos Pupilos do Exército e nos cinco Centros de Formação e Treino que tem espalhados no país. Neste sector desenvolveram a sua atividade 234 atletas e cerca de 18 equipas, entre futebol de 11, de 9 e de 7. Estes atletas participaram em 127 torneios, sendo que 24 se realizaram fora de Portugal. Nas competições destes escalões o Benfica venceu 6 campeonatos distritais e 25 torneios.

No que toca às Escolas de Futebol, a época 2017/2018 terminou com a reestruturação do projeto associado às mesmas, tendo em vista um enquadramento mais sinérgico de todos os serviços que o Sport Lisboa e Benfica já disponibiliza aos milhares de jovens que o procuram, tanto dentro como fora de Portugal. Com esta nova realidade, o Clube encontra-se melhor preparado para os novos desafios que se prevêem, tanto a nível nacional como internacional.

Paralelamente a esta reestruturação, durante 2017/2018 foi feita uma forte aposta na continuidade do trabalho realizado, nomeadamente nas dimensões ligadas às áreas que suportam o trabalho desenvolvido junto dos jovens benfiquistas. Áreas como a supervisão pedagógica e a formação dos recursos humanos foram reforçadas e continuam a merecer especial atenção.

Atualmente o Sport Lisboa e Benfica conta com 43 escolas em Portugal, representando, assim, a maior rede de Escolas de Futebol do país. Este facto deve-se a diversos fatores, como a singularidade do seu projeto, o apoio permanente e efetivo à gestão de todas as escolas, a colaboração com a área de prospeção, a formação permanente de treinadores, as visitas de avaliação e as experiências Benfica que são proporcionadas aos alunos, nomeadamente o Encontro Nacional que envolve mais de 4.500 jovens. Isto tudo tendo sempre por base o objetivo de levar o Sport Lisboa e Benfica a todos os jovens e encontrar talentos que possam consubstanciar a visão de ter um “Benfica made in Benfica”.

No âmbito da internacionalização, foi mantida a diversificação dos serviços oferecidos e com o compromisso em levar a Marca Benfica cada vez mais longe. O projeto internacional contou na época 2017/2018 com 11 Benfica Soccer School: 2 em Angola, 2 em Cabo Verde, 1 na China, 3 em Espanha, 1 no Canada, 1 em Moçambique e 1 na Escócia (a iniciar em setembro de 2018). O Sport Lisboa e Benfica está ainda presente em mais 4 países através dos Benfica Soccer Camps, envolvendo mais de 1.200 participantes nos 20 campos realizados: 6 na Suíça, 8 em Itália, 4 em França e 2 nos EUA.

Ainda no que respeita aos programas internacionais, foram organizados os Benfica Elite e Team Training Camps, bem como os Benfica Coach Education Programs, tendo sido realizados 53 programas que envolveram, entre jogadores, treinadores e staff, 1.559 participantes.

Especialmente importante foi o arranque do Curso de Treinadores, que irá permitir formar um corpo técnico cada vez mais habilitado para acompanhar o projeto de internacionalização.

Na próxima época será cimentado o processo de reestruturação das escolas e, simultaneamente, será dada continuidade ao crescimento da rede de escolas nacional e internacional, bem como de todos os projetos em que são recebidos grupos, nunca perdendo o foco de continuar a projetar todas as atividades como espaços de formação global que têm por base os valores do Sport Lisboa e Benfica, contribuindo assim para a afirmação

ténIsde mesA

A equipa sénior do Benfica participa todos os anos no Campeonato Nacional, tendo nesta temporada obtido o 7.º lugar da classificação na primeira divisão.

A época 2017/2018 fica ainda marcada pela conquista do título de campeão nacional de juniores. Ainda no setor da formação, a equipa de juniores arrecadou os títulos de campeão nacional de singulares júnior, campeão nacional de pares mistos júnior e vencedor do Top-12 júnior.

PescA desPoRtIVA

A equipa de Pesca Desportiva sagrou-se campeã nacional de clubes, tendo ainda sido conquistados 2 títulos de vice-campeão no Nacional em individuais. No início da época foi obtido o título de campeão regional de veteranos por parte do atleta octogenário Vieira Ferreira e a temporada fica ainda marcada pela entrada do atleta José Calado na equipa, um dos mais medalhados a nível nacional.

Em 2018, cumpre referir as participações internacionais de 5 atletas em representação da seleção nacional, nos respetivos escalões seniores, senhoras, esperanças e veteranos.

bIlHAR

Na época 2017/2018, o Bilhar Carambola (3 tabelas) ao nível coletivo (equipas) alcançou o 3.º lugar do pódio no Campeonato Nacional, que garante a presença na Taça dos Campeões Europeus da próxima época, sendo de realçar que a equipa do Benfica integra dois jovens atletas que estão a alcançar resultados ao nível dos melhores jogadores nacionais. Ainda nesta temporada, o Benfica foi eliminado nos oitavos-de-final da Taça do Campeões Europeus, tendo sido uma das melhores prestações de sempre. No Campeonato Regional de Carambola, o Benfica venceu o Sporting na meia-final e o CB Amadora na final, conquistando mais um título para o seu palmarés.

Na categoria do Bilhar Pool por equipas, o Sport Lisboa e Benfica foi vice-campeão nacional e campeão distrital. Já na categoria de Bilhar Snooker, as duas equipas do Benfica ficaram em 2.º e 3.º lugar no Campeonato Nacional, registando a participação de dois atletas da formação nas equipas principais.

A nível individual, na categoria Carambola o atleta Vasco Gomes foi o vencedor da Taça de Portugal e sagrou-se vice-campeão regional e vice-campeão nacional. Na categoria de Pool, os atleta Pedro Vitorino e António Neves foram campeões distritais e o atleta Lucas Barros foi vice-campeão distrital, sendo ainda de realçar os 4 títulos arrecadados pelo atleta António Neves nos respetivos Opens.

(13)

ATIVIDADES NÃO DESPORTIVAS sÓcIos

A 30 de junho de 2018, o Sport Lisboa e Benfica tinha 211.344 Sócios ativos, o que significa um acréscimo de 14.582 Sócios ativos face à época anterior. De salientar que 48% destes novos Sócios foram inscritos através do Site Oficial do Clube e que, num esforço de descentralização, também as Benfica Official Store Estádio, Baixa e Strada já aceitaram inscrições de novos sócios nesta temporada.

De referir que no decorrer de época se manteve o número de aproximadamente 95 mil Sócios a pagar quotas por débito direto, um sinal de que foram fortalecidos os parâmetros essenciais da relação do Clube com os seus Sócios. Foram distinguidos 30 associados com o anel de platina de dedicação (75 anos de filiação), 181 com o emblema de ouro (50 anos de filiação) e 742 com o emblema de prata (25 anos de filiação).

A entrada de novos Sócios e campanhas bem-sucedidas de promoção de Red Pass possibilitaram um record de vendas nesta área, tendo sido vendidos mais de 38 mil lugares no Estádio.

FIdelIzAçÃo & PARceRIAs

No decurso da época 2017/2018 o Sport Lisboa e Benfica dedicou especial atenção em torno da retenção e satisfação dos Sócios.

Tendo como objetivo criar real valor acrescentado aos Sócios, foi revisto o modelo de Parcerias que vinha a ser seguido nos últimos anos, de forma a poder retribuir o reconhecido esforço financeiro na relação dos Sócios com o Clube.

Neste contexto, foi identificado que o reforço da rede de parceiros é uma peça-chave para o sucesso do Red Power junto dos Sócios. Deste modo, nesta época foram encetados esforços no sentido da revisão estratégica do modelo de parcerias, o qual compreendeu, nomeadamente, a revisão das condições com parceiros atuais e a expansão da rede de parceiros.

Na época 2017/2018 são de destacar os seguintes marcos:

• Foram alcançados perto de 3 milhões de euros em descontos em mais de 600.000 transações dos Sócios junto de parceiros;

• A Repsol atingiu a marca de mais de 500 milhões de litros de combustível e 30 milhões de euros de descontos a Sócios, evidenciando de forma clara o sucesso desta parceria;

• Comparativamente à época anterior, os seguintes parceiros registaram um aumento significativo em performance de descontos atribuídos: Vila Galé (+241%), EDP (+61%) e Easyparking (+38%);

• Já os parceiros exclusivamente digitais registaram aumentos de descontos atribuídos entre 80% e 110%, o que confirma o sucesso da aposta nos canais digitais e constitui um incentivo a que no futuro sejam adicionados mais parceiros de modo a diversificar a oferta.

cAsAsdo benFIcA

Em 2017/2018 teve início a conceção do Projeto Casa 20-20 que mudará o atual paradigma das Casas do Benfica, estando prevista a abertura desta primeira Casa em meados da época 2018/2019. Este novo modelo permitirá uma forte aproximação às crianças na vertente desportiva, social e cultural, dotando as localidades onde será instalado de uma forte presença do Sport Lisboa e Benfica, bem como de serviços de qualidade bastante diferenciados.

Atualmente, a face mais visível deste projeto consiste na uniformização da imagem das Casas do Benfica, abrangendo já 88 Casas, com um número crescente fora do território nacional. A reformulação do conceito das Casas do Benfica permite que os Sócios e adeptos usufruam de um espaço de qualidade e conforto, onde a marca Benfica e o património do Clube estão bem presentes.

Esta época foi também marcada pelo arranque da ligação em rede das Casas, com maior enfoque naquelas que atualmente já possuem sistema de bilhética. Desta forma estão criadas as bases para que todos os serviços que até aqui apenas eram prestados no Estádio possam ser disponibilizados aos sócios e adeptos nas Casas do Benfica em Portugal e no estrangeiro.

A ligação em rede das Casas do Benfica constitui uma importante aposta do Clube, sendo de realçar que os números destes serviços têm crescido de forma considerável. A rede de bilhética continuou a ser ampliada, tendo representando cerca de 23% da venda anual nos jogos realizados em casa nesta época, e as vendas de merchandising cresceram.

O Comboio Benfica foi realizado em 90% dos jogos que tiveram lugar no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, mas apenas na Linha do Norte, dadas as enormes dificuldades da CP em disponibilizar meios para a sua realização nas condições idênticas às épocas anteriores.

O apoio a todas as Modalidades continua a afirmar-se com o aumento da capacidade das Casas do Benfica em assumir todas as despesas inerentes aos estágios de pré-época, bem como a realização de jogos quando os respetivos calendários desportivos impõem paragens, e ainda na logística inerente à permanência e apoio às equipas do Benfica nas suas deslocações.

(14)

PAtRocínIos

Os contratos de naming do Pavilhão Fidelidade e das Piscinas EDP, ambos celebrados em épocas anteriores, mas com continuidade na época 2017/2018, contribuíram fortemente para os resultados da presente época.

É de destacar a aposta da Auto Kuatrus, Velux e Ramirez na continuidade enquanto patrocinadores principais das modalidades de Futsal, Hóquei em Patins e Basquetebol (variante masculina).

Marcas como a Servilusa, Europcar e Azemad mantiveram a sua estratégia de patrocínio, permanecendo também associadas às modalidades de Futsal, Basquetebol e Hóquei em Patins (variante masculina), sendo também de realçar o investimento em patrocínios para a formação das diferentes modalidades, como são os exemplos da Prosegur Alarmes e Corine de Farme.

No que concerne às variantes femininas das modalidades, cumpre salientar a aposta de marcas como a Strada e a Prosegur Alarmes e a nova entrada da eResolux como patrocinador principal da equipa feminina de Futsal.

eVentos

Na época 2017/2018 foram organizados diversos eventos, designadamente apresentações de produto, ações de team building, sessões plenárias, reuniões, experiências desportivas com grupos turísticos, jantares de gala, congressos, fóruns, torneios, jantares de empresa e de Natal.

Adicionalmente, foram e continuam a ser exploradas com grande êxito novas tipologias de eventos, das quais se destacam a Europa Cup, a 3.ª Edição do Secthon da Multicert, Meetings BNP Paribas Cardif, Fórum RH, Festival da Francesinha, Roadshow da Huawei e sessões fotográficas de noivos, entre muitos outros.

O Sport Lisboa e Benfica considera que deverá continuar a alargar o campo de ação da área de organização de eventos, nomeadamente através de novas tipologias de eventos, sendo esta uma área atrativa com potencial de crescimento de receitas. Neste contexto, o Benfica apresentou em 2017/2018 diversas propostas nacionais e internacionais que posicionam o Estádio na mira de grandes organizadores de eventos desportivos, de congressos internacionais e de outros eventos que implicam espaços de grande lotação.

Em termos comerciais e de comunicação, foi reforçado o trabalho junto de empresas externas referenciadas como pertencentes a um mercado potencial, a nível nacional e internacional. Este reforço tem continuamente demonstrado resultados muito positivos, nomeadamente no mercado internacional.

Foi mantido o foco na indústria dos MICE – Meetings, Incentives, Congress and Exhibitions e dada continuidade à melhoria na exploração de vários protocolos estabelecidos em anos anteriores. Foram estabelecidas novas parcerias e sinergias com empresas de organização de eventos, empresas que operam o mercado do turismo

de negócios e foi dada continuidade à presença nas mais importantes edições dos principais meios de comunicação da área, como é o caso da Event Point, Ambitur, Turisver e Briefing, e no maior diretório de Espanha: Eventoplus.

A relação com a Associação Turismo de Lisboa, Lisboa Convention Bureau, Estoril Convention Bureau e com o Turismo de Portugal foi reforçada, no sentido de melhor conhecer o mercado de turismo e de negócios realizado em Portugal e, em particular, na cidade de Lisboa.

À semelhança do que já tinha acontecido em anos anteriores, o Benfica esteve representado em feiras nacionais (caso da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa) e internacionais (casos da IBTM - Incentives Business and Travel Meeting Exhibition, em Barcelona, e da IMEX Worldwide Exhibition for Incentive Travel, Meetings and Events, em Frankfurt), numa estratégia clara de incremento de exposição global. Cumpre ainda referir a presença no Congresso Anual da APVT em Macau, iniciativa que permitiu reforçar o posicionamento nacional do Sport Lisboa e Benfica junto das principais agências de viagens nacionais, muitas delas DMCs, e ainda dar início a um estudo de prospeção do mercado chinês.

Adicionalmente, o Benfica tem reforçado o trabalho desenvolvido ao nível de festas de aniversário, estendendo este ano o público alvo a adultos.

Por fim, importa referir que, por forma a incentivar as visitas ao Estádio e ao Museu Benfica - Cosme Damião, foi reforçada a comunicação em hotéis e postos de turismo, bem como em fóruns e eventos de promoção das visitas, tendo sido criadas novas parcerias com vista à venda de bilhética no mundo digital com a Viator/Trip Advisor, Tiqets e Booking.com.

meRcHAndIsInG & lIcencIAmento

No decorrer da época 2017/2018, o Sport Lisboa e Benfica implementou e ativou um conjunto de iniciativas comerciais nas suas 5 áreas de negócio: retalho próprio, distribuição, licenciamento, loja online e ações de marketing promocional.

No âmbito do plano de aumento e reformulação da rede de lojas próprias e de quiosques de venda permanentes importa destacar:

• A abertura e inauguração da Official Store Aeroporto de Lisboa a 3 de abril de 2018;

• A manutenção de quiosques no piso 0 do corredor central do Centro Comercial Vasco da Gama e no piso 0 do corredor central do Centro Comercial Colombo;

• A conclusão e aprovação dos projetos relativos à Loja do Centro Comercial Colombo, Loja da Rua do Jardim do Regedor e Loja do Mar Shopping em Matosinhos, cuja abertura decorrerá na época 2018/2019. Na época 2017/2018 foram efetuadas diversas campanhas temáticas de produto, nomeadamente: “Equipa-te a Rigor” no início do campeonato, “Regresso às Aulas”, “Red Weekend”, Natal, “Especial Eusébio”, Dia dos Namorados, Dia do Pai, Dia da Mãe, Tetra-campeonato e especial Dia da Criança, entre outras.

(15)

Nos lineares foi reformulada a estrutura de exposição do produto, passando a ser organizado por tipologia de “cliente” e por marcas nas seguintes categorias e famílias de produto decorrente do peso das vendas, nomeadamente: Linha Réplicas, Linha Classic, Linha Museu e Vintage, Linha Eusébio, Linha SLB Badge, Linha Since 1904, Linha Bebé e Linha Lisboa.

Em termos de ações de venda de merchandising em períodos “curtos” de permanência em distintas superfícies comerciais, eventos e feiras, foram colocadas estruturas de venda em 72 localizações diferentes.

Os quiosques localizados nos circuitos de entrada do Estádio, nomeadamente os localizados na entrada do Alto dos Moinhos e o espaço de merchandising na entrada do Centro Comercial Colombo (reformulado no decorrer da época desportiva), funcionaram em todos os jogos realizados no Estádio, potenciando a venda de produtos oficiais. Da mesma forma, importa ainda mencionar que todas as estruturas de venda “volantes“ para a área corporate, pisos interiores e pontos de venda exteriores foram requalificados e melhorados.

Na atividade comercial integrada na área da distribuição, registou-se um aumento das vendas adstritas aos contratos de distribuição estabelecidos para o território nacional nas categorias de réplicas camisolas, cachecóis acrílicos, bolas e bonés.

No decorrer da época foi dada continuidade ao processo de vendas nas insígnias de retalho especializado e nas cadeias de distribuição moderna, tais como Modelo, Continente e Jumbo, e teve início a venda na rede Intermarché e E.Lecrerc, com personalização de topos e lineares com a linha réplicas em cerca de 150 lojas. Relativamente às Casas do Benfica, deu-se continuidade à alteração efetuada das condições de compra com o objetivo de potenciar os resultados e a importância estratégica na venda de merchandising oficial do Clube. O processo relativo à nova imagem nas Casas do Benfica, com a venda do merchandising em geral e da linha específica das Casas em particular, permitiu potenciar a utilização da plataforma online Casas, levando a melhorias significativas na faturação junto das Casas do Benfica e no processamento e reserva de encomendas de produtos de merchandising.

A nível internacional foi dada continuidade às vendas resultantes dos acordos de distribuição relativos à 2.ª linha têxtil nos seguintes territórios e regiões: Luxemburgo, Suíça, Canadá, EUA, Bélgica, Holanda, Alemanha, Cabo Verde e África do Sul. Relativamente aos territórios de Angola e Moçambique, devido às enormes contingências cambiais e financeiras, verificou-se uma paragem das vendas efetuadas.

No âmbito da atividade comercial de licenciamento de marca, no final da época desportiva 2017/2018 estavam ativos 148 contratos de licenciamento, 3.908 produtos oficiais licenciados objeto de contratos estabelecidos com entidades terceiras.

Relativamente à Loja Online foram efetuadas duas alterações de lay-out e de utilização no decorrer da época desportiva, sendo que, com tais ações e com todas as campanhas efetuadas na Loja Online, foram potenciadas as vendas através deste canal, resultante de constante pró-atividade comercial e promocional específica para esse meio de venda. Foram também celebrados acordos com diversos sites de vendas digitais, os quais promoveram múltiplos packs e campanhas de produto Benfica, sendo que se verificou um abrandamento das vendas nos sites de compras coletivas, decorrente da diminuição dos rácios de conversão do mercado em geral e de reestruturações verificadas em diversas empresas nesse sector.

Relativamente a ações de marketing promocional com produtos Benfica, destacam-se algumas empresas que adquiriram artigos, nomeadamente a Cofina, BetCLIC, Central de Cervejas, BPI, Repsol, Encostas do Alqueva, Vinícola Castelar e Carmin.

Sobre o desenvolvimento de produto, destaca-se o lançamento de mais produtos réplicas oficias “non branded” da Linha Tetracampeonato, Linha Vintage e Linhas Outono/Inverno e Primavera/Verão, com a manutenção dos pressupostos assentes na qualidade, design e inovação.

comunIcAçÃo

O universo de Comunicação do Benfica continua o alargamento da aposta em multiplataformas com especial incidencia para o digital e na criação de conteúdos inovadores e agregadores, reforçando as equipas dedicadas aos vários canais: site oficial, app, Jornal e redes sociais.

Ao nível do site oficial www.slbenfica.pt manter-se-á a dinâmica da criação de mais e melhores conteúdos e uma maior interação com o público, ao mesmo tempo que existe um reforço de toda a estratégia de internacionalização da marca junto dos principais mercados alvo.

Destaca-se o reforço da BTV, site oficial e da nova fase de desenvolvimento do jornal O Benfica com uma periodicidade semanal (sai à 6ª feira), que passará a contar com uma edição diária digital, com presença nas plataformas iOS e android, através das lojas da Apple e Google Play, respetivamente.

O projeto da revista Mística será descontinuado para dar espaço a um novo projeto editorial totalmente digital e integrado com os restantes meios de comunicação do Clube, a ser lançado brevemente.

O Clube marca também uma forte presença nas redes sociais nas plataformas facebook, twitter, instagram, linkedin e snapchat, onde conheceu este ano um crescimento sem paralelo, conforme se poderá constatar de seguida.

dIGItAl

A época 2017/2018 fica marcada pela continuidade do projeto de restruturação digital do Sport Lisboa e Benfica. Depois do lançamento no início da época da versão Fan Engagement, que tem como objetivo chegar facilmente aos milhões de Benfiquistas espalhados pelo mundo através de um novo website e aplicação (App), criando conteúdos adequados a cada perfil e estabelecendo uma relação ativa e constante entre o Clube e os seus

(16)

adeptos, foram já implementadas algumas melhorias no sentido de aumentar a performance do site, proporcionar uma melhor experiência ao utilizador e melhorar a avaliação de SEO (Search Engine Optimization) junto do Google, de forma a garantir um maior número de visitas ao site.

Com as melhorias implementadas foi registado um aumento de 6% de utilizadores, o que se traduz na passagem de 3,9 milhões na época 2016/2017 para 4,1 milhões utilizadores na época 2017/2018, e num aumento de 29,5% nas sessões (número de vezes que os utilizadores visitaram o site), passando assim dos 9,1 milhões na época 2016/2017 para os 11,8 milhões de sessões na época 2017/2018.

O aumento do número de utilizadores e de sessões mostra que, não só foi possível alcançar um maior número de Benfiquistas, como foi possível captar o interesse, confiança e fidelização do utilizador no novo site. Em termos de sessões internacionais foi também registado um crescimento de 33%, dado que se passou de 1,8 milhões de utilizadores na época 2016/2017 para os 2,4 milhões na época 2017/2018.

Das medidas que contribuíram para o crescimento assinalado, destacam-se a implementação de um serviço que disponibiliza aos utilizadores os vídeos dos golos e o resumo dos jogos no site. Como consequência, a página de vídeos e galerias em 2017/2018 contou com aproximadamente 100.000 page views, sendo a 12.ª página mais vista no site. De realçar que a disponibilização de conteúdos exclusivos e em primeira mão é um fator com grande impacto nas visitas.

Em termos de angariação de utilizadores, foram implementadas as notificações de App e Web, que permitem receber em qualquer momento alertas dos conteúdos mais relevantes e em tempo real e aceder aos conteúdos em apenas um click.

Não obstante, a medida que mais impacto surtiu foi a estratégia de capture nas redes sociais, levando os utilizadores das diferentes redes sociais ao site do Benfica para poderem consultar o respetivo conteúdo.

Em termos de fonte de tráfego, as redes sociais passaram de uma representação de 8,5% de utilizadores do site para 23,6%, o que se traduz num aumento de 776.000 sessões para 2,8 milhões de sessões, com maior destaque para o Facebook que representa 2 milhões de sessões.

Já no final da época, foi lançada a 2.ª fase do projeto, a vertente e-commerce. Uma loja única, com uma vertente simples e inovadora, focada na conversão e no cross-selling entre todos os produtos e serviços do Universo Benfica, o que potenciou bastante as vendas.

No âmbito do processo de internacionalização da marca Benfica, e de forma a proporcionar um melhor serviço aos sócios e adeptos espalhados pelo mundo, foi incluída uma gateway de pagamentos internacional, que disponibiliza mais opções de pagamento.

Relativamente à presença nas diferentes redes sociais, além dos conteúdos live e resumos dos jogos, foram realizadas campanhas inovadoras como a referente à consignação do IRS à Fundação Benfica, que alcançou 3 milhões de visualizações. As redes sociais registaram, assim, um crescimento de 0,9% no Facebook, 16% no Twitter e 25,5% no Instagram.

PAtRImÓnIo cultuRAl

O Sport Lisboa e Benfica deu continuidade à missão de preservar, valorizar e comunicar a memória e o património histórico e cultural do Clube, através de um conjunto de iniciativas que valorizam a sua identidade e valores, e promovem uma relação próxima e participativa com a comunidade.

De uma forma integrada, foram desenvolvidos os seguintes projetos:

• Exposição temporária “Jornal O Benfica - 75 Anos de Missão”, em parceria com o jornal O Benfica, patente no Museu Benfica - Cosme Damião desde 28 de novembro de 2017;

• Desenvolvimento da face de conceito e do projeto da remodelação de algumas áreas da exposição permanente do Museu;

• Manutenção da exposição permanente do Museu, com um total de 39 intervenções, entre atualizações periódicas e operações de conservação;

• Consolidação da presença nas redes sociais, com a publicação de 622 publicações na página de Facebook do Museu. A página foi, em diversos períodos do ano, a melhor página cultural do mundo e globalmente a melhor página do país, sendo de salientar que todo o crescimento é orgânico, sem recurso a publicidade paga;

• Presença em todas as edições do jornal O Benfica e da revista Mística com uma secção dedicada ao Património Cultural;

• Presença semanal no jornal A Bola, entre julho e setembro de 2017, no âmbito da exposição temporária Lisboa e Benfica – 20 Clubes, 20 Histórias, com textos da autoria de Mafalda Esturrenho;

• Desenvolvimento de 23 edições do projeto “Património em Campo”, com a apresentação multiplataforma – ao vivo, na BTV e no Facebook do Museu – de objetos do acervo, em dia de jogo: 20 de futebol, no Estádio; 2 de modalidades (hóquei em patins e futsal), no Pavilhão; e 1 em parceria com o Atlético Clube de Portugal, no Troféu Germano de Figueiredo, no Estádio da Tapadinha; • Início do projeto de conservação do acervo fotográfico de Roland Oliveira;

• Inauguração da pop up store Lisboa e Benfica – 20 Clubes, 20 Histórias by CARMIM, na Rua das Portas de Santo Antão, associada à exposição homónima;

• Dinamização de visitas especializadas associadas ao calendário museológico: Jornadas Europeias do Património, Dia Internacional de Monumentos e Sítios, Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus, tendo este último evento contado com 1.100 visitantes;

(17)

• Organização de um workshop sobre a conceção da exposição Lisboa e Benfica – 20 Clubes, 20 Histórias, para estudantes da Academia Politécnico Lx, do Instituto Politécnico de Lisboa;

• Participação no 1.º Congresso Internacional de Esportes de Pernambuco (Recife, Brasil), em dezembro de 2017. No que especificamente diz respeito à reserva, conservação e restauro do acervo de bens culturais do Sport Lisboa e Benfica, são ainda de destacar as seguintes ações:

• Incorporação na coleção, por conquista desportiva e oferta, de 382 bens culturais das diversas modalidades; • Desenvolvimento de 362 intervenções de conservação e restauro em peças consideradas prioritárias; • Acolhimento de 4 estágios académicos ao abrigo da colaboração com a Faculdade de Ciências e Tecnologia

da Universidade Nova de Lisboa;

• Colaboração e empréstimo de um troféu para a exposição organizada pelo Manchester United para celebrar os 50 anos da conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Quanto ao Centro de Documentação e Informação, que assegura a gestão e divulgação do acervo documental, salientam-se ainda as seguintes iniciativas:

• Incorporação, por doação, de 7 coleções documentais de particulares; • Continuação do projeto de digitalização do jornal A Bola;

• Conceção e implementação de sessões de formação interna: Formação Human Performance Department, módulo História do Departamento Médico do Sport Lisboa e Benfica; e Formação de Treinadores, módulo Breve História do Sport Lisboa e Benfica;

• Resposta a pedidos de documentação e investigação histórica, num total de 31 pedidos externos e 139 pedidos internos;

• Participação no IV Encontro de Centros de Documentação de Museus, subordinado ao tema Os Museus e a Valorização do seu Património Documental, organizado pela Câmara Municipal de Loures, em outubro de 2017.

Neste contexto, cumpre também referir que na época 2017/2018 o Museu Benfica – Cosme Damião acolheu 104.167 visitantes, tendo sido realizadas 42 iniciativas de programação, com enfoque em três tipos de públicos: crianças, adultos e famílias.

No que respeita às iniciativas vocacionadas para crianças e famílias, foram realizados campos de férias da Páscoa e 20 festas de aniversário no âmbito da parceria com a Science4you, com impacto em mais de 3.000 pessoas, tendo, no geral, sido acolhidos mais de 15.000 alunos no âmbito de visitas escolares.

O projeto educativo para o triénio 2018-21 foi renovado em parceria com o Ministério da Educação, abarcando todos os ciclos de ensino.

Foi também celebrado um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), no âmbito do projeto Passaporte Escolar, que permite o transporte gratuito Escola – Museu – Escola a todos os alunos dos agrupamentos escolares da cidade.

Em parceria com a CML, ACP e Leya Conceção foi ainda desenvolvido um projeto (sucessor da atividade “A Magia da Palavra”), a implementar no ano letivo 2018/2019, que permitirá visitas isentas de custos a mais de 5.000 alunos.

No que respeita ao público adulto, foram reativados (i) o protocolo com a Associação Portuguesa de Surdos, que prevê a realização de visitas guiadas em Língua Gestual Portuguesa, com periodicidade trimestral e (ii) o protocolo com a ACAPO, direcionado para a formação de acolhimento a público cego.

No decurso da época 2017/2018 foram criados 30 estágios curriculares e formalizados ou renovados 17 protolocos de estágio com diversas universidades e polos de formação.

Foram ainda realizadas oito visitas especializadas para público universitário, associadas à exposição temporária “Jornal O Benfica – 75 Anos de Missão”, que incluíram visita à redação do jornal e à exposição.

Por fim, o Sport Lisboa e Benfica participou no Congresso Internacional TANDEM, organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em maio de 2018.

O trabalho desenvolvido pelo Benfica na área do Património Cultural voltou a ser reconhecido, com a atribuição, durante a época 2017/2018, das seguintes distinções:

• Certificado de Excelência TripAdvisor para o Museu Benfica - Cosme Damião, pelo terceiro ano consecutivo; • Pumpkin Awards, categorias de Melhor Serviço Educativo e Melhor Saída Pedagógica;

• Prémios TimeOut Lisboa, categoria Melhor Museu em Lisboa;

• Prémios APOM, categoria Parceria – Menção Honrosa, premiando a exposição temporária Lisboa e Benfica – 20 Clubes, 20 Histórias.

InFRAestRutuRAs

Estádio

No decorrer da época 2017/2018 foram desenvolvidos vários projetos, com especial enfoque na criação de infraestruturas modernas e funcionais que permitam dotar o Estádio do Sport Lisboa e Benfica das melhores condições possíveis para todos os seus utilizadores.

De entre os projetos desenvolvidos, destacam-se os seguintes:

• Reformulação completa da antiga “Sala UEFA” e de vários espaços adjacentes para criar um espaço de trabalho renovado destinado à Direção Financeira, Recursos Humanos e Secretaria Geral, num total de 920m2 de área de intervenção;

• Remodelação da zona da BTV, num total de 90m2 de área de intervenção;

• Reformulação completa de uma área adminstrativa e de vários espaços adjacentes para a criação da sala Marquês de Pombal Lounge, uma nova zona de apoio aos executive seats em dias de jogo, num total de 780m2 de área de intervenção;

• Criação de um espaço de raiz, destinado a team managers das modalidades, num total de 125m2 de área

de intervenção;

• Remodelação de acabamentos e mobiliário em vários espaços sequenciais associados às Modalidades e ao Benfica Olímpico e modalidades, num total de 215m2 de área de intervenção;

Referências

Documentos relacionados

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e