• Nenhum resultado encontrado

PALAVRAS CHAVE: interdisciplinar; ética; diálogo; educação ambiental; cidadania.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PALAVRAS CHAVE: interdisciplinar; ética; diálogo; educação ambiental; cidadania."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROJETO “ÉTICA E PLURALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA CIDADÃ.”

AUTORES: Alessandra de Sousa Lima Sueli Duarte da Costa Moraes Isylla Mônica Alves Nunes

Belarmino Ferreira de Albuquerque Marcos Caetano França

INSTITUIÇÃO DE ENSINO: EEFM Presidente Vargas- Crato –CE

RESUMO

O projeto interdisciplinar “ Ética e pluralidade na construção de uma escola cidadã”, desenvolvido por professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Educação Física e Geografia, destinado aos alunos do ensino fundamental e médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Presidente Vargas, tem como principal objetivo, o desenvolvimento de ações pedagógicas que contemplem valores morais e éticos; e que respeitem as diferenças culturais e étnicas da comunidade escolar.

Destacamos também a importância de reconhecer o diálogo como fonte transformadora da sociedade; e a busca da solidariedade nas relações interpessoais.

E, através dos trabalhos desenvolvidos durante o projeto, pudemos observar a participação efetiva dos alunos em atividades trabalhadas no âmbito da escola e fora dela; e que contemplam a educação ambiental, experiências de sustentabilidade; e a prática de atividades esportivas, visando promover a integração do aluno dentro da comunidade escolar e o exercício da cidadania.

(2)

BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Presidente Vargas teve seu início com o nome de Escolas Reunidas da união dos Trabalhadores do Cariri, situada à Rua Nelson Alencar,250. Em 28 de abril de 1956, por ato do Poder Executivo, publicado no D.O de 05/05/1956 foi elevado a categoria de Escola Presidente Vargas, em homenagem ao Exmo Sr Presidente da República Getúlio Vargas; continuando a funcionar no mesmo endereço até setembro de 1973.

Com a ampliação da lei 5.692/71 de 11 de agosto, o então governador do Estado usa de suas atribuições no tocante aos problemas educacionais da época e decreta: ficam retificados todos os atos de criação dos grupos escolares da capital, do interior e da então delegacia da educação. Desde já ficam transformadas em escolas de 1º grau, na forma da legislação em vigor, e de acordo com o decreto lei 11.493 de 17/10/1975 e publicado no D.O de 31/10/1975.

Com o crescente aumento do número de matrículas e as condições precárias do prédio de origem, a direção empenhou-se em conseguir uma nova sede para a escola que reunisse condições melhores para a comunidade escolar como um todo. A solicitação foi atendida por sua Exmª , o coronel Murilo Serpa, então secretário da educação do Estado do Ceará, que autorizou que a escola passasse a ocupar um novo prédio, que ficava localizado à Rua Vicente Tavares Bezerra, 429 no Bairro Pinto Madeira, porém com o avultado número de evasão ocorrido na escola em função da localização, foi solicitado ao Exmº Sr governador do Estado, o Cel. Engº Virgílio Távora, uma sede própria para a escola com condições de atendimento para a clientela. A solicitação foi atendida pelo então Sr. Capitão Ariovaldo Carvalho, que doou o terreno em que hoje funciona a escola À Av. Chagas Bezerra,S/N no Bairro São Miguel, hoje Bairro Mirandão.

O prédio foi construído, amplo e arejado, funcionando com 10 salas de aula, cantina, 3 banheiros, sala para professores, secretaria, bica para banho, quadra polivalente, pátio de recreação, biblioteca, amplo e moderno Centro de Multimeios.

Devido a inúmeras solicitações da comunidade, em 08/01/2004, recebemos autorização para funcionamento do Ensino Médio regular. No decreto nº 27.500 de

(3)

12/07/2004, D.O 15/07/2004, o governador Dr. Lúcio Gonçalo de Alcântara, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 88, inciso IV e VI da Constituição do Estado do Ceará, determina que fica implantado, em observância ao disposto na lei federal nº 9394/96, o ensino médio na Escola de ensino Fundamental Presidente Vargas, passando-se a partir de 12/07/2004 através do parecer de reconhecimento 0059/2006 do CEE a denominar-se EEFM Presidente Vargas. Todas as modalidades de ensino oferecidas estão reconhecidas pelo CEE, bem como o nosso regimento interno, composto de normas que regem os direitos e deveres dos docentes e discentes.

(4)

OBJETIVO GERAL

Desenvolver ações didático-pedagógicas que contemplem valores morais e éticos; e que respeitem as diferenças culturais e étnicas na comunidade escolar; bem como ações que visem promover a educação ambiental e experiências que promovam a sustentabilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Incentivar o respeito mútuo dentro da comunidade escolar como um todo.

 Capacitar o aluno para desenvolver a consciência da importância de sua participação social para o exercício pleno da cidadania.

 Reconhecer o diálogo como fonte transformadora da sociedade.  Promover a solidariedade nas relações interpessoais.

 Desenvolver ações que contemplem a educação ambiental e o desenvolvimento da consciência ecológica.

 Colocar em prática experiências que promovam a sustentabilidade.  Reconhecer a sabedoria do idoso, promovendo momentos de interação e

valorização de sua experiência de vida.

 Dinamizar trabalhos de pesquisa nas ruas e bairros da comunidade escolar para o mapeamento dos grupos étnicos e observação das manifestações religiosas e culturais; bem como as suas heranças históricas.

CONTEÚDOS CURRICULARES

Na disciplina de Língua Portuguesa foi trabalhado os gêneros literários e textuais através da leitura e releitura de contos e poesias da Literatura Brasileira.

Em Geografia, a produção da horta escolar e do minhocário, possibilita a produção de pesquisas, debates, e atividades sobre as questões relativas ao meio ambiente, estimulando o trabalho pedagógico, interdisciplinar e a integração de toda a

(5)

comunidade escolar; bem como a abordagem de conteúdos da Matemática e da Geometria Espacial.

Na disciplina de Educação Física, os alunos foram estimulados a exercerem a sua cidadania através da aquisição de documentos que foram imprescindíveis para a participação em competições municipais e interestaduais, e no processo seletivo do ENEM.

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS

 Escolha de líderes de sala para dar suporte ao projeto;

 Realização de eventos culturais e esportivos na escola, como centro de lazer da comunidade;

 Participação nos Jogos Estudantis Escolares Cratenses; Copa SESC e Olimpíada Estadual do Ceará;

 Realização de Oficinas de Leitura e Gincana Literária promovida pelo Centro de Multimeios da Escola;

 Construção de uma horta escolar e de um minhocário;

 Realização de um curso de técnicas agrícolas, promovido por técnicos da Ematerce;

 Encaminhamento dos alunos para a aquisição de documentos necessários para o exercício da cidadania ( Cédula de Identidade, CPF e Titulo de Eleitor);

 Realização de visitas a abrigos de idosos e ONGS;

 Realização de palestra sobre alimentos orgânicos com a participação de um especialista da área;

 Apresentação de peças e esquetes teatrais de Contos e Romances da Literatura Brasileira;

AVALIAÇÃO

Ao longo das atividades interdisciplinares que vêm sendo desenvolvidas através deste projeto, pudemos observar uma promoção de mudança nas atitudes relativas à tomada de consciência de uma maior participação social e política dos

(6)

alunos; e a aquisição de um novo olhar para a questão ambiental adotando práticas que levem à sustentabilidade e à preservação.

Na promoção de atitudes éticas, solidárias e de respeito mútuo, foi muito positivo o contato da comunidade escolar com as ONGS e lares de idosos, o que despertou a consciência de valorizar e participar de projetos sociais e de o jovem respeitar o idoso e incentivar as próximas gerações para a prática de atitudes que gerem satisfação e qualidade de vida.

Nosso trabalho pedagógico no sentido de desenvolver o gosto pela leitura, em parceria com a Biblioteca e o Centro de Multimeios, promoveu um maior interesse pelo universo literário e o encanto das riquezas da Literatura Brasileira.

E, no intento de dar continuidade a este trabalho, prosseguimos num esforço intensivo para articular o diálogo e ações que promovam sempre a participação ativa na construção de uma comunidade escolar consciente de seus direitos e deveres, e de uma sociedade mais solidária e que promova a inclusão social.

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS SETE SABERES

As atividades trabalhadas durante a execução do nosso projeto interdisciplinar relativas a produção de um minhocário e de uma horta escolar, abarcam os temas pertinentes ao SABER IV, que engloba a habilidade de ensinar a identidade terrena, através da educação ambiental, da consciência ecológica e da educação para sustentabilidade.

A nossa comunidade escolar tem desenvolvido ainda o SABER VII, criando ambientes de aprendizagem que produzam espaço de convivência e transformação; através de ações que levem o aluno a exercer com plenitude a sua cidadania e participação social na construção de uma sociedade mais solidária e democrática, e ainda, promovendo momentos de integração com a comunidade e ações de cidadania.

(7)

CRONOGRAMA

Início do projeto: 01 de fevereiro de 2010. Término do projeto: 31 de dezembro de 2010.

Referências

Documentos relacionados

OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INFORMÁTICA E BIOLOGIA APRESENTARÃO AOS ALUNOS O PROJETO INTERDISCIPLINAR “O USO DE DROGAS NAS TELAS DO CINEMA”,

O Projeto Interdisciplinar do POE, cujo título é “O Campo Interdisciplinar entre Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais na Educação Básica, no 9º ano, em

Na presença destes sintomas, procure seu médico imediatamente, pois ele poderá interromper o tratamento com Halo ® e precisará monitorá-lo cuidadosamente;.. - discinesia tardia,

velocidade em todos os arcos se degrada de acordo com a seguinte expressão:.. Sess ão Prá tica 12 : Modelo s de dist ribuição e afectação de tráfeg o Exercício 12.2

No Ensino Fundamental, além das disciplinas curriculares regulares, ter-se-ia as disciplinas de contra turno (Teatro, Ética e Cidadania, Informática, Educação Ambiental,

Formulário 3-A: indicar o peso total em quilogramas recebido deste operador designado para o tipo C – Correio de superfície não prioritário. Formulário 3-B:

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Física e Desportos Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde A Comissão Examinadora abaixo, APROVA

Uma das ferramentas mais conhecidas na área de matemática é o Geogebra que segundo Andrade (2012, p.13), é um software livre que em 2001 foi lançado como um projeto para