• Nenhum resultado encontrado

Marcelino garante que atuação do colegiado foi positiva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Marcelino garante que atuação do colegiado foi positiva"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

LEGISLATIVO

EXEMPLAR DE ASSINANTE - VENDA PROIBIDA

DIÁRIO OFICIAL

República Federativa do Brasil - Estado da Bahia

Salvador, SEXTA-FEIRA, 15 dE JaNEIro dE 2016 - aNo C - No 21.856

Marcelino garante que atuação

do colegiado foi positiva

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legisla-tiva da Bahia, deputado Marce-lino Galo (PT), avaliou como po-sitivos e “bastante produtivo” os trabalhos à frente do colegiado em 2015. De acordo com o parla-mentar, além das reuniões e au-diências internas realizadas pela comissão, na Assembleia Legis-lativa, durante o ano foram visi-tados cinco presídios no estado, entre eles a Lemos de Brito, em Salvador, e os regionais de Feira de Santana, Eunápolis e Teixeira de Freitas, e realizadas audiên-cias itinerantes nas cidades de

Jequié, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Con-quista, que discutiram problemas relacionados à segurança pública e direitos humanos. Em Euná-polis e Ilhéus, durante audiência pública, foram discutidos conflitos agrários e a reforma agrária.

“Foi um ano bastante produtivo. A comissão e os deputados traba-lharam de maneira muito intensa, debatendo questões estruturan-tes e importanestruturan-tes para a seguran-ça pública, como o ciclo completo de polícias, a audiência de cus-tódia, desconstruindo, aliás, a di-cotomia entre direitos humanos e segurança pública, haja vista que

os elementos se complementam”, enfatizou o parlamentar.

Um grupo de trabalho - lem-bra Galo – também foi instituído para discutir segurança pública na Bahia. Outro ponto destaca-do pelo deputadestaca-do foi a participa-ção dos agentes que operam a segurança pública nos debates e trabalhos conduzidos pela co-missão. “Entendemos a segu-rança pública como um sistema completo que envolve diversos atores, além da própria socieda-de e o meio acadêmico, sendo, portanto, a participação de todos de fundamental importância para que desses encontros e debates

resultasse em propostas que con-tribuíssem com a garantia dos di-reitos humanos e fortalecimento da segurança pública na Bahia. Um desses aspectos importantes foi o debate sobre a audiência de custódia, que já foi implementada na Bahia pelo presidente do Su-premo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, cuja participação e esforço do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública, tendo a comissão como parceira, foi fun-damental”, destacou Galo, autor do indicativo de lei ao governo do estado e ao Poder Judiciário para que a audiência de custódia fosse implementada na Bahia.

Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública realizou muitas reuniões e audiências

(2)

 LEGISLATIVO

DIÁRIO OFICIAL

República Federativa do Brasil - Estado da Bahia

Salvador, SEXTA-FEIRA, 15 dE JaNEIro dE 2016 - aNo C - No 21.856

Preocupado com a melhoria das condições físicas nos esta-belecimentos de ensino público oferecido pelo Estado aos mora-dores do município de Eunápo-lis, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) apresentou, na Assembleia Legislativa, indica-ção endereçada ao governador Rui Costa, pedindo a reforma do prédio onde funciona o Centro Territorial de Educação Profissio-nal da Costa do Descobrimento (Cepet). “Inaugurado em maio de 2002 como Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, o prédio en-contra-se em mau estado de con-servação e precisa de uma refor-ma geral”, afirmou o deputado.

Sidelvan Nóbrega afirmou que, há 13 anos, não é feita nenhuma manutenção ou pintura no pré-dio do Cetep, que atende mais de 900 estudantes, colocando em risco a segurança de quem o frequenta. “O Centro já contribuiu para a qualificação profissional de muitas pessoas na Bahia e, hoje, a estrutura física ruim do imóvel desmotiva alunos e professores”, completou o deputado.

O aniversário de 125 anos de autonomia política e administra-tiva do município de Palmeiras, comemorado no dia 15 de janei-ro, foi celebrado na Assembleia Legislativa, através de moção de congratulações apresentada pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD). “Parabenizamos a popu-lação de Palmeiras pela sua data festiva, desejando votos de desen-volvimento social e econômico”, afirmou a deputada.

Localizado na Chapada Dia-mantina, em um lugar de rara beleza denominado de Vale do Capão, o município de Palmeiras começou a surgir no século XVII, quando a já habitada região de Lençóis, por conta do garimpo, co-meçou a atrair mais famílias, que se espalharam pela região. Além da produção de pedras preciosas, o município foi um dos principais produtores brasileiros de café, chegando a produzir 100 mil arro-bas do produto, sendo exportado para os Estados Unidos e Europa, pela boa qualidade de seus grãos. Segundo Ivana Bastos, atu-almente Palmeiras tem alguns cafezais, mas a maioria da sua agricultura é familiar e o que era inicialmente uma alternativa econô-mica, o turismo, vem se tornando um dos principais motores econô-micos do município “As belezas do Capão, com seus paraísos ecológi-cos, como o silêncio dos Gerais, a correnteza do Rio Preto, o Morrão e o abismo onde caem às águas da Cachoeira da Fumaça, vêm trans-formando diversão em dividendos”, completou Ivana Bastos.

O peemedebista Pedro Tavares encaminhou indicação para que o governador Rui Costa “determine junto à Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), a perfuração e insta-lação de poços artesianos nas co-munidades de Mandaçaia, Fazenda São Bernardo e Rumo, em Iaçu”, município com 26,2 mil habitantes que fica às margens do Rio Para-guaçu, “onde ainda é possível a pesca, em especial de tucunarés”. Os moradores destas comunidades “vêm sofrendo com a falta de água apropriada para o consumo, o que pode acarretar danos à saúde”

Ainda de acordo com Pedro Ta-vares, “inúmeras propriedades de pequenos produtores rurais serão beneficiadas com a execução des-sas obras, visto que a sua cultura é predominantemente agrícola. Es-tima-se que, aproximadamente, 70 moradores das comunidades des-frutarão da instalação dos poços”,

informa o parlamentar, para quem esta obra é uma necessidade.

JEREMOABO

O deputado Pedro Tavares so-licitou também a perfuração e ins-talação de um poço artesiano na comunidade de Icozeira”, em Je-remoabo. Ele frisou, em seu do-cumento, que “os moradores da comunidade também vêm sofren-do com a falta de água apropriada para o consumo, o que pode acar-retar danos à saúde”.

Segundo o parlamentar, “inú-meras propriedades de pequenos produtores rurais serão benefi-ciadas com a execução dessas obras, visto a sua cultura predo-minantemente agrícola. Estima--se que, aproximadamente, 400 moradores da comunidade des-frutarão da instalação do poço”. Jeremoabo tem população esti-mada em 41 mil habitantes.

Nóbrega luta em prol da

educação em Eunápolis

Pedro Tavares solicita poços

artesianos em Iaçu

Sidelvan pediu reforma do prédio onde funciona o Cepet

Deputada elogiou trajetória da localidade

Peemedebista apresentou indicação na AL

Ivana Bastos

se congratula

com povo de

(3)

LEGISLATIVO 

República Federativa do Brasil - Estado da Bahia

DIÁRIO OFICIAL

Salvador, SEXTA-FEIRA, 15 dE JaNEIro dE 2016 - aNo C - No 21.856

Petista afirma que homenageado contribuiu muito para o desenvolvimento do esporte na Bahia

Parlamentar apresentou moção na Assembleia Legislativa

Del Carmem propõe Título de

Cidadão Baiano a João Alfredo

A Assembleia Legislativa da Bahia vai entregar o Título Hono-rífico de Cidadão Baiano a João Alfredo Soares de Quadros, mara-nhense que dedicou sua carreira no desenvolvimento do esporte baia-no. A homenagem tem dedicatória da deputada Maria del Carmem (PT) e será entregue com sessão especial na Casa Legislativa.

“É possível concluir que João Al-fredo Soares de Quadros mostrou, ao longo de sua vida, contribuir de forma notável para o esporte baia-no”, ressalta a parlamentar.

João Alfredo Soares de Quadros já morava em Salvador desde 1942, quando concluiu o ensino médio no Colégio Sophia Costa Pinto, e formou-se na cidade do Rio de Ja-neiro, no curso de Estatísticas, pela Universidade Federal Gama Filho, e começou atuar profissionalmente como estatístico, técnico de bas-quete, técnico de voleibol, radialis-ta e gestor esportivo.

TRAJETÓRIA

A trajetória na Bahia teve des-taque como presidente da Fe-deração Bahiana de Basketball, presidente da Federação Bahiana de Atletismo, presidente da Asso-ciação Cristã dos Moços – Setor Bahia, superintendente

estudan-til da Universidade Federal da Bahia – Ufba, chefe do Serviço de Recreação e Esportes (SER) da Ufba, chefe do Setor de Esta-tística do INPS, diretor do Depar-tamento de Educação Física do Estado da Bahia (Defeba) e che-fe do Setor Esportivo do Serviço Social da Indústria (Sesi). Outras atribuições e cargos contempla-ram sua carreira, assim como sua participação no início da cons-trução da Praça de Esportes da Ufba, em Ondina, e a conquista do abatimento de 50% para estu-dantes secundaristas em jogos de futebol no campo da Graça. Ativo e dinâmico, João Alfredo Qua-dros foi abrilhantado com muitas premiações e homenagens, com destaque para a 1ª Copa do Nor-deste de Clubes Campeões de Basquetebol Adulto, masculino, em 1993, onde teve seu nome nos troféus das competições: a Copa de Judô, feminino e masculino, da Federação Bahiana de Judô, em 1998; e o Campeonato Bahiano Adulto de Atletismo, “o nome dos troféus era Troféu João Alfredo”.

“Na certeza do pronto atendi-mento, considerando a relevância social da presente indicação para a comunidade baiana, esta deputada subscreve, cordialmente, o presen-te ato legislativo”, conclui.

“O fim dos autos de resistência é uma reivindicação histórica do movimento negro e de grupos de defesa dos direitos humanos, vis-to que as principais vítimas dessas mortes são jovens negros, mora-dores de bairros periféricos, dos grandes centros urbanos”, ressal-tou o deputado estadual Bira Co-rôa (PT) na moção de congratula-ções apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia e endereçada ao Conselho Superior de Polícia e ao Conselho Nacional dos Chefes da Polícia Civil pela resolução con-junta que aboliu o uso dos termos “auto de resistência” e “resistência seguida de morte” nos boletins de ocorrência e inquéritos policiais em todo o território nacional.

Para Bira Corôa, a resolução re-presenta, sem dúvida, um avanço,

Bira comemora fim dos “autos de resistência”

pois derruba o pretexto para a ca-muflagem de milhares de mortes causadas pelo braço armado do Estado e permite a aferição e/ou contestação da palavra do policial, além de promover a uniformização dos procedimentos internos das polícias judiciárias federal e civis dos estados, nos casos de lesão corporal ou morte, decorrentes de resistência a ações policiais. “Reconhecemos através dessa moção, a importância da decisão, mas destacamos a necessidade de uma mudança ainda mais es-trutural, como a aprovação da PL 4471, que prevê a investigação das mortes e lesões corporais cometidas por policiais durante o trabalho, além de estabelecer as regras para as investigações”, completou o deputado petista.

(4)

 LEGISLATIVO

DIÁRIO OFICIAL

República Federativa do Brasil - Estado da Bahia

(5)

LEGISLATIVO 

República Federativa do Brasil - Estado da Bahia

DIÁRIO OFICIAL

(6)

 LEGISLATIVO

DIÁRIO OFICIAL

República Federativa do Brasil - Estado da Bahia

(7)

LEGISLATIVO 

República Federativa do Brasil - Estado da Bahia

DIÁRIO OFICIAL

(8)

 LEGISLATIVO

DIÁRIO OFICIAL

República Federativa do Brasil - Estado da Bahia

Referências

Documentos relacionados

Assim sendo, com vista à redução dos esforços físicos das mulheres na cozinha das zonas do projecto e nas escolas situadas nas mesmas comunidades, a preservação dos

cordões’ espalhadas por toda a fazenda. As matas ciliares situam-se ao longo dos rios Miranda e Abobral, e também ao longo de seus corixos. Interessante salientar que essas áreas

Essas variações encontradas para os fatores de correção de alface e tomate podem ser mais bem visualizadas no Gráfico 1 exposto abaixo, que seguiu os dados de referência de Ornellas

membros da banca examinadora: Prof. Alexandre Roberto Lunsqui, Profª

segundos para dar partida novamente (operação contínua do motor por um longo período de tempo, causará um enorme consumo de energia da bateria e há possibilidade de queimar

Sanctum et terríbile nomen iustítia eius manet in sæculum eius: * inítium sapiéntiæ timor sæculi: * cornu eius

Codificação semelhante a essa pode ser observada no fenô- meno conhecido como new journalism, que teve nos Estados Unidos o ponto inicial de sua elaboração: um estilo de reportar

(1997, apud BERNARDO, 2011) definiram sete etapas principais para um estudo de evento: a) definição do evento. Nesta etapa é preciso definir qual evento será estudado, bem como