• Nenhum resultado encontrado

M ESTRADOI NTEGRADO EMM EDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "M ESTRADOI NTEGRADO EMM EDICINA"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

R

R

E

E

L

L

A

A

T

T

Ó

Ó

R

R

I

I

O

O

F

F

I

I

N

N

A

A

L

L

E

E

S

S

T

T

Á

Á

G

G

I

I

O

O

P

P

R

R

O

O

F

F

I

I

S

S

S

S

I

I

O

O

N

N

A

A

L

L

I

I

Z

Z

A

A

N

N

T

T

E

E

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

M

ARTA

F

ILIPA

L

EMOS

M

ENDES

-

N

º

2010119

A

NO

C

URRICULAR

:

2015/2016

(2)

i

Í

ÍN

N

D

D

I

I

C

C

E

E

Introdução ... 1

Estágios Parcelares ... 2

Medicina Interna ... 2

Cirurgia ... 3

Medicina Geral e Familiar ... 3

Pediatria ... 4

Ginecologia e Obstetrícia ... 5

Saúde Mental ... 6

Estágio Clínico Opcional ... 6

Reflexão Crítica ... 7

Anexos ... 9

(3)

1

I

IN

N

T

T

R

R

O

O

D

D

U

U

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

O Estágio Profissionalizante (EP) está enquadrado no plano de estudos do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) pela Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) da Universidade Nova de Lisboa. Este compreende o exercício orientado e programado da Medicina, por diversas áreas médicas e cirúrgicas, tendo como principal objectivo a integração do aluno na vivência prática do exercício de cada uma das especialidades, possibilitando a aplicação de conhecimentos e o treino de perícias práticas que optimizem as competências para o exercício futuro, enriquecendo assim a formação médica.

(4)

2

E

ES

S

T

T

Á

Á

G

G

I

I

O

O

S

S

PA

P

A

R

R

C

C

E

E

L

L

A

A

R

R

E

E

S

S

O ano profissionalizante decorreu no período de 14 de Setembro de 2015 a 3 de Junho de 2016, integrando seis estágios parcelares - Medicina Interna, Cirurgia, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental - aos quais acresce uma unidade opcional, que no meu caso concreto foi o Estágio Clínico de Cardiologia.

Medicina Interna

(Período do Estágio: 14-09-2015 a 06-11-2015)

O estágio decorreu sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco, na Unidade Funcional de Medicina 1.2 do Hospital S. José, tutorado pela Dr.ª Alexandra Raposo. Este estágio tinha como objectivos gerais: o desenvolvimento do raciocínio clínico e da abordagem diagnóstica e terapêutica das patologias mais comuns, incluindo a prática de procedimentos técnicos comuns; participar na actividade diária da equipa médica e melhorar a comunicação com os profissionais de saúde, os doentes e suas famílias.

(5)

3

decorridos na NMS|FCM e apresentei, juntamente com os meus colegas, um trabalho de

revisão teórica intitulado “Abordagem ao Doente com Diarreia Crónica”.

Cirurgia

(Período do Estágio: 09-11-2015 a 15-01-2016)

O estágio, sob a regência do Professor Doutor Rui Maio, decorreu na Cuf Infante Santo Hospital (HCIS), tutelado pelo Dr. Ricardo Girão. Os objectivos do estágio consistiam em reconhecer as principais patologias cirúrgicas e respectivas abordagens terapêuticas, realizar/observar diversos procedimentos técnicos, acompanhar o doente no peri-operatório, bem como desenvolver as competências de comunicação interpessoal e trabalho de equipa. As actividades diárias compreenderam a observação de doentes na enfermaria, consultas externas, observação de cirurgias eletivas e urgentes no bloco operatório, assim como de pequenas cirurgias; participei, como 2ª ajudante, em várias cirurgias, por laparotomia e por via laparoscópica, o que me permitiu observar mais detalhadamente os procedimentos na cirurgia e a execução de técnicas cirúrgicas. Durante o referido estágio, tive ainda a oportunidade de realizar procedimentos técnicos fora do âmbito da cirurgia geral, nomeadamente, a colocação de sonda nasogástrica e entubação de doentes, tanto por laringoscopia directa como por máscara laríngea, com a devida supervisão da equipa de anestesiologia do HCIS. Participei num mini congresso, onde foram apresentados casos clínicos que se destacaram durante o estágio; o meu grupo elaborou o trabalho intitulado

“Metástases Hepáticas: uma questão de timing”, tendo sido uma das oradoras.

(6)

4

de prevenção, diagnóstico e tratamento adequados ao contexto da Medicina Geral e Familiar e reconhecimento da importância do impacto biopsicossocial, inclusive relações com familiares, na manutenção da saúde e na prevenção e tratamento da doença.

Participei activamente nas consultas de Saúde do Adulto – entre as quais consultas de vigilância da Diabetes Mellitus e de Hipertensão Arterial, Planeamento Familiar, Saúde Materna, Saúde Infanto-Juvenil e Consulta Aberta, tendo-me sido dada autonomia para as conduzir e discutir o plano de actuação mais adequado. Durante o estágio tive, ainda, um contacto mais próximo com a comunidade através de domicílios médicos e de enfermagem, bem como a oportunidade de adquirir novas competências técnicas, nomeadamente no que diz respeito à administração de injectáveis. Realizei o Diário do Exercício Orientado que descreve e reflecte com mais detalhe as atividades desenvolvidas.

Pediatria

(Período do Estágio: 22-02 a 18-03-2016)

O estágio decorreu sob a regência do Professor Doutor Luís Varandas, na Unidade de Cuidados Especiais Respiratórios e Nutricionais (UCERN) do Hospital Dona Estefânia, tutorado pelo Dr.º António Pedro Campos. Os principais objectivos consistiram em dominar o exame objectivo cuidado e adaptado às várias idades pediátricas; reconhecer e aplicar o Programa Nacional de Vacinação; reconhecer e avaliar a semiologia pediátrica; aplicar a marcha de diagnóstico e terapêutica mais adequada nas principais patologias pediátricas e estabelecer a comunicação adequada, quer com a criança/jovem doente, quer com pais.

(7)

5

testes de sensibilidade cutânea. Apresentei com três colegas, um caso clínico intitulado por

“Atrésia do Esófago”, tendo sido oradora do mesmo.

Ginecologia e Obstetrícia

(Período do Estágio: 28-03 a 22-04-2016) O estágio decorreu sob a regência da Dr.ª Teresa Ventura, na Maternidade Dr. Alfredo da Costa (MAC), tutelado pela Dr.ª Celina Ferreira e pela Dr.ª Filipa Alpendre. Os principais objectivos deste estágio constituíram-se por adquirir autonomia na avaliação semiológica e aplicação de marcha diagnóstica e terapêutica de patologia ginecológica e obstétrica; avaliar a grávida nos vários trimestres de gestação; intervir em contexto cirúrgico quer em partos, quer em cirurgia ginecológica e melhorar a capacidade de comunicação quer interpares, quer com a doente e sua família.

No âmbito da Ginecologia, as actividades em que estive envolvida decorreram na maioria em contexto de Consulta Externa, nas quais pude ter um papel activo e participativo, através da execução do exame ginecológico, mais concretamente do exame ao espéculo, palpação bimanual e realização de colpocitologias; tendo participado também no Internamento de Ginecologia, Bloco Operatório, Consulta de Patologia do Colo e Histeroscopia. Na valência de Obstetrícia, tive a oportunidade de frequentar as consultas de Alto Risco, as consultas de GEMF (Grupo de estudo de morte fetal), o bloco operatório e o Serviço de Medicina Materno Fetal; aqui tive igualmente possibilidade de ter um papel activo e de puder treinar as técnicas do exame objectivo na grávida (medição de altura uterina, avaliação do colo uterino e auscultação cardíaca fetal), efetuar a colheita de exsudado vaginal e anal, interpretar cardiotocogramas e participar numa cesariana electiva como 2ª ajudante. Frequentei o SU da MAC, onde observei as patologias mais frequentes neste contexto. Apresentei um trabalho de revisão teórica intitulado “Prolapso de Órgãos

Pélvicos”, tendo este sido seleccionado para apresentação nas 1as Jornadas Académicas de

(8)

6

Saúde Mental

(Período do Estágio: 26-04-2016 a 20-05-2016)

No âmbito de Saúde Mental, tive a oportunidade de estagiar no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência (SPSMIA), sob a regência do Prof. Doutor Miguel Xavier e orientação do Dr.º Volker Dieudonné. Propunham-se como objectivos gerais: desenvolver conhecimentos e capacidades de diagnóstico e intervenção clínica em Psiquiatria e Saúde Mental, melhorar a comunicação interpares, com os doentes e suas famílias, bem como o contacto com a investigação clínica. Nos primeiros dois dias, assisti aos seminários, apresentados pelo Prof. Doutor Miguel Xavier, acerca da abordagem a algumas situações frequentes no Serviço de Urgência (SU). Nos restantes dias de estágio, a componente prática decorreu no Hospital S. Francisco Xavier, onde assisti a consultas de Pedopsiquiatria, às reuniões semanais e sessões clínicas do SPSMIA, realizei uma história clínica e pude, ainda, frequentar o SU de Psiquiatria de adultos, onde observei doentes com patologia psiquiátrica em fase de descompensação. Paralelamente, realizei um trabalho de Investigação no âmbito de uma pesquisa a realizar pelo Departamento de Saúde Mental da NMS|FCM, que consistiu numa revisão sistemática e construção de tabela relativa à Prevalência da Depressão.

Estágio Clínico Opcional

(Período do Estágio: 23-05 a 03-06-2016)

(9)

7

R

RE

E

F

F

L

L

E

E

X

X

Ã

Ã

O

O

C

C

R

R

Í

Í

T

T

I

I

C

C

A

A

Sendo o 6º ano do MIM o ano, por excelência, da profissionalização do estudante de Medicina, é por conseguinte, o ano em que melhor se aplicam os conhecimentos e técnicas aprendidos previamente e ao longo do ano, com o objectivo de se adquirir autonomia e preparar para o exercício da Medicina. Parti para este ano com objectivos transversais a todos os estágios, nomeadamente, de adquirir novos conhecimentos e consolidar saber prévio; aperfeiçoar técnicas de colheita de história clínica e exame objectivo; adquirir competências práticas, no que concerne à tomada de decisões e execução de procedimentos técnicos e, acima de tudo, ganhar autonomia. Após o término do ano curricular e da reflexão inerente à execução do presente relatório, considero o 6º ano como aquele que mais me marcou, pois penso que adquiri vivências pessoais e competências fundamentais para a minha formação como aluna de Medicina, e que me irão ser extremamente úteis ao longo da minha prática clínica, independentemente da especialidade que vier a escolher.

(10)

8

Obstetrícia como um estágio fértil em novas aprendizagens, ganho de aptidões práticas importantes e exercício das mesmas; a existência de um aluno por tutor foi, a meu ver, determinante para esse fim. Saúde Mental, apesar de ser um estágio observacional, superou as minhas expetativas, foi sem dúvida importante conhecer a realidade da Pedopsiquiatria e perceber a influência que a família tem na saúde mental das crianças, constatando que a maior parte das patologias que estas desenvolvem são resultado da sua desorganização perante o meio social adverso em que vivem. O estágio de Cirurgia correspondeu plenamente às minhas expectativas, no entanto, tenho a assinalar, como crítica menos positiva à organização do estágio, o facto de haver uma diferenciação na formação entre hospitais, uma vez que em determinados hospitais não existem duas semanas dedicadas a outra especialidade. Pessoalmente preferi a totalidade do estágio mais dedicada à Cirurgia Geral; são apenas 7 semanas, e todas elas indispensáveis, a meu ver, na aprendizagem e compreensão das patologias, e na oportunidade de ver mais e diferentes casos, contudo penso que as oportunidades deveriam ser uniformizadas a todos os alunos, podendo ou não explorar essa divisão.

(11)

9

A

AN

N

E

E

X

X

O

O

S

S

C

ERTIFICADO DE

P

ARTICIPAÇÃO NO

S

IMPÓSIO

“H

IPERTENSÃO

A

RTERIAL E

(12)

10

(13)

11

C

ERTIFICADO DE

P

RESENÇA NAS

1

AS

J

ORNADAS

A

CADÉMICAS DE

G

INECOLOGIA E

(14)

12

C

ERTIFICADO DE

P

ARTICIPAÇÃO COMO

P

ALESTRANTE NAS

1

AS

J

ORNADAS

A

CADÉMICAS DE

G

INECOLOGIA E

O

BSTETRÍCIA DO

C

ENTRO

H

OSPITALAR DE

L

ISBOA

C

ENTRAL

(15)

13

C

ERTIFICADO DE

P

ARTICIPAÇÃO NA

M

ESA

R

EDONDA

“C

HOQUE

F

RONTAL

(16)

14

C

ERTIFICADO DE

P

ARTICIPAÇÃO

“O

STEOGÉNESE

(I

M

)P

ERFEITA

:

A

TREVE

-

TE A

(17)

15

C

ERTIFICADO DE

P

ARTICIPAÇÃO

“NEURO

DAY

(18)

E digo-vos que a vida é de facto obscuridade

excepto onde há arrebatamento,

E todo o arrebatamento é cego excepto onde há saber,

E todo o saber é vão excepto onde há trabalho

E todo o trabalho é vazio excepto onde há amor.

E o que é trabalhar com amor?

É pôr em todas as coisas que fazeis

Um sopro do vosso espírito.

(19)

Referências

Documentos relacionados

Durante o período de estágio, assisti às reuniões de serviço onde apresentava os doentes. por

Nas duas semanas de Obstetrícia, frequentei a área do Diagnóstico Pré-Natal onde assisti à. realização de ecografias e técnicas invasivas, como amniocentese e biópsia das

O estágio parcelar de Cirurgia está organizado de modo a que 6 semanas decorram na especialidade de Cirurgia Geral e 2 semanas numa área opcional, tendo, neste caso particular,

importância como parte integrante da minha formação médica e a sua contribuição para o meu.. desenvolvimento e crescimento

O ano profissionalizante decorreu entre 15 de Setembro de 2014 e 5 de Junho de 2015, distribuído, por ordem de actividades, por quatro semanas de Saúde Mental, quatro semanas

O estágio de Medicina decorreu no Serviço de Medicina 1A do Hospital Curry Cabral durante 8 semanas sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco e sob orientação da

Hematologia, passando pelas actividades diárias de enfermaria, assim como consulta externa. Durante a permanência na enfermaria, tive oportunidade de auxiliar na

Enfermaria, Serviço de Urgência, Consulta Externa e Hospital de Dia. Obtive