• Nenhum resultado encontrado

R E F. E D I T A L N º 0 1 / C O N C U R S O P Ú B L I C O INSTRUÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "R E F. E D I T A L N º 0 1 / C O N C U R S O P Ú B L I C O INSTRUÇÕES"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DO CABO DE SANTO AGOSTINHO SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO PÚBLICA

SECRETARIA EXECUTIVA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS ESTADO DE PERNAMBUCO

R E F . E D I T A L N º 0 1 / 2 0 1 0 - C O N C U R S O P Ú B L I C O

INSTRUÇÕES

Você está recebendo do fiscal um Caderno de Questões com 40 (quarenta) questões numeradas sequencialmente que compõem a prova objetiva.

● Composição da Prova:

QUANTIDADE DE QUESTÕES MATÉRIA

01 a 10 Língua Portuguesa

11 a 15 Informática

16 a 20 Conhecimentos Gerais 21 a 40 Legislação e Conhecimentos

Específicos

● Você receberá, também, a Folha de Respostas personalizada para transcrever as respostas das questões da prova objetiva.

ATENÇÃO

1. É proibido folhear o Caderno de Questões antes da autorização do fiscal.

2. Após autorização, verifique se o Caderno de Questões está completo, sem falhas de impressão e se a numeração está correta. Confira também se sua prova corresponde ao cargo para o qual você se inscreveu. Caso haja qualquer divergência, comunique o fato ao fiscal imediatamente.

3. Confira seu nome completo, o número de seu documento e o número de sua inscrição na Folha de Respostas. Caso encontre alguma divergência, comunique o fato ao fiscal para as devidas providências. 4. Você deverá transcrever as respostas das questões objetivas para a Folha de Respostas definitiva, que será o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento da Folha de Respostas é de inteira responsabilidade do candidato.

5. Para realização da prova o candidato deverá utilizar caneta esferográfica transparente, com tinta de cor azul ou preta.

6. Leia atentamente cada questão da prova e assinale, na Folha de Respostas, a opção que a responda corretamente. Exemplo correto da marcação da Folha de Respostas:

7. A Folha de Respostas não poderá ser dobrada, amassada, rasurada ou conter qualquer marcação fora dos campos destinados às respostas.

8. Na correção da Folha de Respostas, será atribuída nota 0 (zero) às questões não assinaladas, que contiverem mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura, ainda que legível.

controle seu tempo.

10. Você somente poderá deixar definitivamente a sala de prova após 60 (sessenta) minutos de seu início. Caso queira levar o caderno de questões, só poderá levá-lo após 4h (quatro horas) decorridas do início da prova, devendo, obrigatoriamente, devolver ao fiscal a Folha de Respostas assinada. As provas estarão disponibilizadas no site da AOCP (www.aocp.com.br), a partir da divulgação do Gabarito Oficial. O candidato poderá anotar o gabarito no verso da capa da prova e levar consigo.

11. Os 03 (três) últimos candidatos da sala só poderão sair juntos e após a conferência de todos os documentos da sala e assinatura do termo de fechamento.

12. Durante a prova, não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, calculadoras, relógios, agendas eletrônicas, pagers, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletrônico. A utilização desses objetos causará eliminação imediata do candidato.

13. Os objetos de uso pessoal, incluindo telefones celulares, deverão ser desligados e mantidos dessa forma até o término da prova e entrega da Folha de Respostas ao fiscal.

14. Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicará em imediata denúncia à autoridade competente, que tomará as medidas cabíveis, inclusive com prisão em flagrante dos envolvidos.

(2)

FOLHA PARA ANOTAÇÃO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO

QUESTÃO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

RESP.

QUESTÃO 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

(3)

LÍNGUA PORTUGUESA

'Umidificador pode ser tão prejudicial à saúde quanto o ar seco', diz médico.

Aparelho ligado durante toda a noite pode provocar excesso de umidade.

Rede varejista registrou aumento de 561% na venda de aparelho.

O uso excessivo de umidificadores de ar pode ser tão prejudicial à saúde quanto o ar seco, segundo o médico Clystenes Odyr Soares Silva, pneumologista da Escola Paulista de Medicina. Desde o início do inverno, esse recurso vem sempre cada vez mais procurado no comércio para amenizar os efeitos do ar seco.

Dados de uma rede varejista, com 597 lojas no país, registraram aumento significativo na venda de umidificadores de ar desde junho. Se comparado com o mesmo período do ano passado, o mês de junho teve aumento de 561% na venda dos aparelhos. Em julho, o aumento foi de 528% com relação ao mesmo mês de 2009. A primeira quinzena de agosto registrou 129% de aumento em relação à primeira quinzena de agosto de 2009. O pneumologista explica que só existe uma maneira de melhorar o ar seco, que é umidificá-lo. “Por princípio, qualquer método que melhore a umidade do ar é recomendado, seja ele, por exemplo, com balde de água ou umidificador de ar”, diz o especialista.

Mas ele explica que os umidificadores de ar requerem atenção, porque podem provocar excesso de umidificação do ambiente. Segundo ele, um quarto com umidificador ligado 24 horas, por vários dias, pode levar a um excesso de umidade nas paredes e provocar o aparecimento de mofo e bolor. “Isso para quem tem problema respiratório é tão ruim quanto o ar seco”, explica.

Por isso, ele não recomenda dormir com o aparelho ligado durante toda a noite e afirma que o ideal seria ligá-lo com antecedência de três a quatro horas, e desligá-lo ao deitar-se. “Quando a pessoa for para o quarto, já estará uma situação boa de umidade”, diz. Mas, segundo ele, quem tem o aparelho mais sofisticado, com o timer, pode programar esse mesmo tempo durante o sono, já que o aparelho desliga sozinho.

O ar seco, segundo ele, desidrata as mucosas do nariz, garganta e faringe, e pode levar à inflamação. “Por isso para pessoas com renite, faringite, sinusite e asma, o ar seco também piora a situação”, explica.

Ele diz que medidas mais simples podem ser usadas para hidratar o ar, sem preocupação. Um balde com água ou uma toalha molhada podem ficar no quarto durante toda a noite. Ele lembra também a importância da hidratação do corpo. “Beber água e hidratar o nariz com soro também são formas de combater o tempo seco”, alerta o especialista. O tempo seco atinge regiões de várias partes do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região central do Brasil é a que mais sofre nesta época. Há 110 dias não chove no Distrito Federal e a umidade relativa do ar chegou a 12% no dia 4 de setembro. Quando o índice fica abaixo dos 30%, a defesa civil decreta estado de atenção, abaixo dos 20%, é decretado estado de alerta. Segundo o Inmet, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, oeste de São Paulo, Minas Gerais, Piauí,

Tocantins, oeste da Bahia e sul do Pará são os mais afetados pelo inverno seco. O motivo, segundo o instituto, é que, como essas áreas são afastadas do litoral, o clima é seco e isso favorece a baixa umidade. O bloqueio de massa de ar quente e seco nessas regiões impede a chegada de chuva, que traria umidade.

http://g1.globo.com QUESTÃO 01

“O motivo, segundo o instituto, é que [...] o clima é seco...”

A oração destacada é

(A) subordinada substantiva predicativa.

(B) subordinada substantiva completiva nominal.

(C) subordinada substantiva subjetiva.

(D) subordinada substantiva objetiva indireta.

(E) subordinada substantiva objetiva direta.

QUESTÃO 02

“O uso excessivo de umidificadores de ar pode ser tão prejudicial à saúde quanto o ar seco...”

As expressões destacadas desempenham, respectivamente, as funções de

(A) complemento nominal e objeto indireto.

(B) objeto indireto e objeto indireto.

(C) complemento nominal e complemento nominal.

(D) objeto indireto e agente da passiva.

(E) adjunto adnominal e complemento nominal.

QUESTÃO 03

“O uso excessivo de umidificadores de ar pode ser tão prejudicial à saúde quanto o ar seco...”

As expressões destacadas estabelecem, no texto, uma relação lógico-semântica de

(A) conformidade. (B) condição. (C) concessão. (D) causa. (E) comparação. QUESTÃO 04

“O motivo, segundo o instituto, é que, como essas áreas são afastadas do litoral, o clima é seco e isso favorece a baixa umidade.”

A oração destacada é subordinada adverbial

(A) comparativa. (B) causal. (C) concessiva. (D) consecutiva. (E) conformativa. QUESTÃO 05

“Há 110 dias não chove no Distrito Federal e a umidade relativa do ar chegou a 12% no dia 4 de setembro.”

O sujeito da forma verbal há é

(A) desinencial.

(B) composto.

(C) simples.

(D) inexistente.

(4)

QUESTÃO 06

Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma.

(A) A forma verbal hidratar apresenta correspondência

entre letras e fonemas, assim como o nome horas.

(B) A vírgula em “...impede a chegada de chuva, que traria

umidade.”, é facultativa, pois se trata de oração adjetiva.

(C) Em chuva, massa e tempo, temos, respectivamente,

encontro consonantal, dígrafo consonantal e dígrafo vocálico.

(D) O sinal indicativo de crase em “em relação à primeira

quinzena” é facultativa, pois se trata de palavra feminina.

(E) A expressão segundo, em “O ar seco, segundo ele,

desidrata”, pode ser substituída pela expressão consoante.

QUESTÃO 07

Assinale a alternativa(s) correta(s) quanto à concordância verbal.

I. “Um balde com água ou uma toalha molhada pode ficar no quarto durante toda a noite.”

II. “‘Beber água e hidratar o nariz com soro também é forma de combater o tempo seco...’”

III. “O ar seco, segundo ele, desidrata as mucosas do nariz, garganta e faringe, e podem levar à inflamação.”

IV. “O bloqueio de massa de ar quente e seco nessas regiões impedem a chegada de chuva, que traria umidade.”

V. Dados de uma rede varejista [...] registrou aumento significativo na venda de umidificadores de ar desde junho.

Está(ão) correta(s)

(A) apenas I.

(B) apenas I e II.

(C) apenas III e IV.

(D) apenas IV e V.

(E) apenas II, III e V.

QUESTÃO 08

Assinale a alternativa correta quanto ao sentido apresentado pelas preposições no texto.

(A) “‘Beber água e hidratar o nariz com soro também são

formas de combater o tempo seco’” (referência)

(B) “‘Quando a pessoa for para o quarto, já estará uma

situação boa de umidade...’” (finalidade)

(C) “Ele diz que medidas mais simples podem ser usadas

para hidratar o ar, sem preocupação.” (instrumento)

(D) “Desde o início do inverno, esse recurso vem sempre

cada vez mais procurado no comércio...” (tempo)

(E) “Um balde com água ou uma toalha molhada podem

ficar no quarto durante toda a noite.” (companhia)

QUESTÃO 09

Assinale a expressão que NÃO apresenta um adjunto adverbial destacado.

(A) “Aparelho ligado durante toda a noite pode provocar

excesso...”

(B) “...o clima é seco e isso favorece a baixa umidade.”

(C) “...pode levar a um excesso de umidade nas paredes...”

(D) “...podem ficar no quarto durante toda a noite.”

(E) “O bloqueio de massa de ar quente e seco nessas

regiões.”

QUESTÃO 10

“Mas, segundo ele, quem tem o aparelho mais sofisticado, com o timer, pode programar esse mesmo tempo durante o sono, já que o aparelho desliga sozinho.”

A locução conjuntiva destacada acima pode, na posição em que se encontra, ser substituída por todas as locuções abaixo, EXCETO por

(A) dado que.

(B) visto que.

(C) como.

(D) porquanto.

(E) uma vez que.

INFORMÁTICA

QUESTÃO 11

Qual dos itens abaixo NÃO é um barramento de um computador? (A) PCI (B) PCI Express (C) ISA (D) AGP (E) CPU QUESTÃO 12

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O cooler é um componente importante e essencial para o funcionamento adequado do processador.

( ) O processador é o componente mais importante da placa-mãe.

( ) A memória RAM é responsável pelo armazenamento permanente dos dados. ( ) Pen drives são conectados na porta PS2. ( ) BIOS é um chip acoplado à placa-mãe.

(A) V – F – F – F – V. (B) F – V – V – V – F. (C) F – F – F – F – F. (D) V – V – V – V – V. (E) V – V – F – F – V. QUESTÃO 13

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.

"O ____________________ analisa volumes locais (disco rídigo) e consolida (agrupa) arquivos e pastas fragmentados (separados)..."

(A) Limpador de Disco

(B) Registro de Windows

(C) Antivírus

(D) Defragmentador de disco

(5)

QUESTÃO 14

Quais as taxas de transmissão utilizadas pelas placas de rede atualmente?

(A) 10 Mbps (megabits por segundo), 100 Mbps e 1Gbps

(gigabit por segundo).

(B) 10 MBps (megabytes por segundo), 100 MBps e 1GBps

(gigabyte por segundo).

(C) 10 GBps (gigabytes por segundo), 100 GBps e 1TBps

(terabyte por segundo).

(D) 10 bps (bits por segundo), 100 bps e 1Kbps (kilobyte

por segundo).

(E) 10 Bps (bytes por segundo), 100 Bps e 1MBps

(megabyte por segundo).

QUESTÃO 15

O endereço IP que começar com 127.x.y.z (não importa o valor de x.y.z) é conhecido como

(A) Loopback (B) Server (C) Home (D) Starter (E) Protocolo IP

CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTÃO 16

Leia o trecho da matéria: “O presidente de Cuba, Raúl Castro, se reuniu neste sábado (18:09:2010) com o chanceler brasileiro, Celso Amorim, que realiza uma visita à ilha, em outro sinal de sintonia política entre os dois países. A televisão estatal mostrou imagens do encontro, em que Amorim entregou a Raúl uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo conteúdo não foi revelado. ‘No encontro foi abordado o estado atual das relações bilaterais, que ambas as partes qualificaram de excelentes, assim como temas regionais e internacionais’, informou uma nota oficial lida na TV estatal”.

Fonte: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/801150-brasil-e-cuba-dizem-que-relacao-bilateral-e-excelente.shtml.> Assinale a alternativa correta.

(A) Nos últimos três anos o presidente brasileiro Luiz Inácio

Lula da Silva não tem viajado a Cuba.

(B) O Brasil não tem ajudado Cuba financeiramente, pois

nossa economia ainda não está sólida.

(C) A Petrobrás contratou um bloco para a exploração

petrolífera na região cubana do golfo do México.

(D) O Brasil tem apoiado os dissidentes cubanos

solicitando a compreensão do governo cubano para esta questão.

(E) Durante o regime militar brasileiro as relações entre

Cuba e Brasil eram mais sólidas do que são hoje.

QUESTÃO 17

Nos primeiros dias do regime militar no Brasil, mais de 1.400 funcionários públicos foram afastados de seus cargos, diversos professores universitários foram aposentados compulsoriamente, sindicatos foram fechados e a União Nacional dos Estudantes foi declarada ilegal. Sobre esse contexto histórico, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) No regime militar a vida política é regida por

dispositivos autoritários que cerceiam a liberdade.

(B) Emílio Garrastazu Médici foi um presidente da “linha

moderada” e deu início à abertura política.

(C) Um dos dispositivos utilizados pela política no Brasil, no

regime militar, foi o Ato Institucional.

(D) A “Lei de Imprensa” e a “Lei de Segurança Nacional”

foram medidas para cercear a liberdade.

(E) Foram governos militares: Castelo Branco, Costa e

Silva, Ernesto Geisel, Garrastazu Médici.

QUESTÃO 18

Leia o texto a seguir e responda: “Da cunhã é que nos veio o melhor da cultura indígena. O asseio pessoal. A higiene do corpo. O milho. O caju. O mingau. O brasileiro de hoje, amante do banho e sempre de pente e espelhinho no bolso, o cabelo brilhante de loção ou de óleo de coco, reflete a influência de tão remotas avós”. A frase faz parte do pensamento do ilustre sociólogo recifense Gilberto Freyre. Assinale a alternativa correta a respeito da vida e a obra deste autor.

(A) São obras de Gilberto Freyre: Casa Grande & Senzala;

Iracema; Sobrados e Mucambos.

(B) Viveu na Inglaterra onde conheceu seu mestre Franz

Boas e desenvolveu seus estudos.

(C) A obra “Casa Grande & Senzala” conta a historia de

amor entre uma escrava e seu senhor.

(D) Gilberto Freyre foi o criador do controverso conceito da

“Democracia Racial” brasileira.

(E) A obra de Freyre foi bem aceita no mundo intelectual

brasileiro sem haver contestações.

QUESTÃO 19

Leia o texto a seguir e responda:

“A região do Vale do Catimbau se estende entre os municípios de Buíque, Tupanatinga, Inajá e Ibimirim, no Sertão do Moxotó, tem 90 mil hectares e está em processo de transformação, por parte do governo federal, em Unidade de Conservação de Proteção Integral. Será o segundo maior parque arqueológico do Brasil, ficando atrás apenas da Serra do Capivara, no Piauí.

O Vale abriga 23 sítios arqueológicos com grafismos rupestres já catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, de acordo com pesquisas realizadas pelo arqueólogo Marcos Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco, a presença humana na região é datada de seis mil anos”.

Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=573838 . Assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Nos estudos arqueológicos do território brasileiro

algumas regiões foram ocupadas por grupos de caçadores e coletores, contudo os vestígios deixados por eles não são aceitos oficialmente pela História.

(B) A região brasileira além da amplitude do tempo e do

espaço possui enormes modificações climáticas que ocorreram ao longo dos milênios e pouquíssimas pesquisas foram feitas no Brasil antes de 1965.

(C) Na teoria oficialmente aceita, o homem está na América

há cerca de doze mil anos, tendo vindo através de migrações pelo estreito de Bering (ponte de gelo que no período glacial uniu a Ásia ao Alasca).

(D) Por volta de doze mil A. P. (antes do Presente) na

transição do Pleistoceno para o Holoceno, boa parte do território, hoje brasileiro, já estava ocupado por grupos caçadores e coletores pré-históricos.

(E) Os “Paleoíndios” são considerados os mais antigos

habitantes do território brasileiro. Viviam da caça e da pesca, realizada pelos homens, e da coleta de frutas, folhas e raízes, feita pelas mulheres e crianças.

(6)

QUESTÃO 20

Leia o trecho da matéria (veiculada em 02 de setembro de 2009) e responda: “O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, defendeu nesta quarta-feira um debate amplo sobre a divisão dos royalties do petróleo explorado no pré-sal. Campos disse que, se a discussão se resumir ao "velho regionalismo", os Estados não produtores ganharão facilmente no Congresso Nacional, já que a manutenção das atuais regras são defendidas apenas por três estados --São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo”.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u618452.shtm

l. Assinale a alternativa correta a respeito do pré-sal.

(A) O petróleo atualmente está com preços em queda e

representa o combustível do futuro.

(B) O pré-sal é uma camada da superfície do subsolo

oceânico, próxima às águas salgadas.

(C) Na camada do pré-sal serão extraídos cerca de 80 mil

barris/ano de biodiesel.

(D) O estado de Pernambuco possui reservas do Pré-Sal e

defende a divisão dos royalties.

(E) Localiza-se na região litorânea, aproximadamente,

entre o Espírito Santo a Santa Catarina.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 21

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete definir e coordenar os sistemas

I. de redes integradas de assistência de baixa complexidade.

II. de rede de laboratórios de saúde pública.

III. de vigilância epidemiológica.

IV. vigilância sanitária.

(A) Apenas I.

(B) Apenas II e III.

(C) Apenas I e IV.

(D) Apenas II, III e IV.

(E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 22

De acordo com a Lei Federal nº 8.080/90, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) A saúde é um direito fundamental do ser humano,

devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

(B) O dever do Estado de garantir a saúde consiste na

formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

(C) Entende-se por saúde do trabalhador um conjunto de

ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

(D) O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados

por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

(E) A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único

de Saúde (SUS), em caráter complementar.

QUESTÃO 23

Quanto aos hormônios envolvidos na resposta endócrina e metabólica do paciente cirúrgico podemos afirmar que

(A) a glicose exerce papel preponderante sobre o sistema

renal.

(B) as catecolaminas estarão diminuídas, produzindo redução

do cronotropismo.

(C) no processo de resposta metabólica ao trauma cirúrgico a

função do cortisol é de glicogenólise, gliconeogenese e hiperglicemia.

(D) o glucagon estará diminuído e atua diretamente sobre o

metabolismo do cálcio iônico.

(E) os hormônios tireoidianos atuam sobre os neutrófilos

causando leucopenia.

QUESTÃO 24

A reposição volêmica é uma conduta importante no paciente que apresenta em choque por perda de volume. Qual das alternativas indica a solução a ser infundida para resolver este problema?

(A) Soro fisiológico 0,9%.

(B) Soro Glicosado 5%.

(C) Ringer Lactato com Cálcio a 10%.

(D) Solução iônica de sódio 20% e cálcio a 10%.

(E) Soro Glicosado 10%.

QUESTÃO 25

Os agentes etiológicos envolvidos nas infecções da parede abdominal após apendicectomia são

(A) gram positivos oriundos da região pélvica.

(B) gram negativos e anaeróbios entéricos.

(C) micobacterias.

(D) restringe-se ao Staphylococcus aureus.

(E) vibrio colarae.

QUESTÃO 26

Nos últimos cinco dias um paciente do sexo masculino, com doze anos de idade, apresenta adenomegalias cervicais com comprometimento de vários gânglios, com febre e queda do estado geral. Há evidência de faringite com secreção muco purulenta e língua avermelhada, com aumento do fígado e do baço. O hemograma revela linfocitose. Quanto a este caso podemos afirmar que

(A) a biopsia dos gânglios é imprescindível para o diagnóstico.

(B) as infecção da orofaringe podem cursar com esta

evolução e o ultra-som dos gânglios locais provavelmente mostrará cistos com nível hídrico.

(C) não deve ser descartada a imunodeficiência pela evolução

clínica.

(D) a hipótese de mononucleose deve ser analisada pelo

tempo de evolução e características clínicas. Assim, não há necessidade de biopsia ganglionar no momento.

(E) trata-se de tuberculose ganglionar e após exame

radiológico de tórax, deverá se instituir o tratamento específico.

(7)

QUESTÃO 27

Sobre a hérnia inguinal infantil, é correto afirmar que

(A) a frequência nas meninas é três vezes maior que nos

meninos.

(B) a incidência da hérnia bilateral é em torno de 50%.

(C) o diagnóstico clínico decorre da constatação de

abaulamento inguinal ou espessamento do cordão espermático (sinal da seda).

(D) na criança o tempo de permanência do encarceramento

pode ser maior que no adulto, pela capacidade de recuperação do intestino, não sendo a cirurgia um procedimento de urgência.

(E) nas hérnias encarceradas a conduta será sempre de

enterectomia seguida de anastomose primária.

QUESTÃO 28

Lactente de nove meses de idade, é trazido à consulta por apresentar alguns episódios de vômito, sonolência, prostração, sem febre, que se iniciaram há aproximadamente 6 horas. A mãe refere que na semana anterior o menor apresentou quadro gripal leve, que evoluiu com melhora. Ao exame está hidratado, corado, sem sinais de toxemia. O abdome apresenta-se levemente distendido e a criança refere dor à compressão, sem piora à descompressão. Ao toque retal foi observado fezes gelatinosas com sangue e muco. O diagnóstico será

(A) Apendicite aguda.

(B) Polipose intestinal crônica.

(C) Diverticulite.

(D) Estenose hipertrófica do piloro.

(E) Intussuscepção intestinal.

QUESTÃO 29

O tratamento do caso apresentado na questão 28 será

(A) iniciar antibióticos e Hidratação venosa.

(B) tentar redução hidrostática com enema opaco.

(C) laparotomia exploradora imediata.

(D) sondagem vesical e coleta de urina.

(E) reposição volêmica generosa e antibióticos por via venosa.

QUESTÃO 30

Um menino de 10 anos de idade sofreu queda de uma árvore de 2 metros de altura, caindo com o flanco abdominal direito sobre uma pedra. Levado ao hospital da pequena cidade em que mora (onde não existe ultra-som) foi examinado pelo pediatra que solicitou a orientação do cirurgião pediátrico via telefone (por estar em cidade diferente). Para avaliar as condições clínicas ou a necessidade de cirurgia, quais seriam suas orientações?

(A) Solicitaria um leucograma, íons e VHS.

(B) Como prioridade medir a pressão arterial e evitar o choque

hipovolêmico. Colher hematócrito e avaliar o estado de consciência do paciente.

(C) Avaliar o possível choque hipovolêmico, por gasometria

arterial.

(D) Avaliar se o paciente tem outro local afetado, dosar sódio e

potássio, pois ambos devem estar baixos.

(E) Orientar que o pediatra “não perca tempo” com qualquer

conduta e transfira o paciente para um hospital com mais recursos técnicos.

QUESTÃO 31

Quanto à torção de testículo é INCORRETO afirmar que

(A) sinais locais são: dor súbita, aumento do volume e

hiperemia da bolsa escrotal.

(B) embora os exames como cintigrafia e ultra-som com

Doppler avaliem o fluxo sanguíneo testicular, eles não apresentam sensibilidade suficiente para diferenciar uma torção testicular de outras afecções escrotais agudas.

(C) a hérnia inguinal encarcerada deve ser considerada no

diagnóstico diferencial.

(D) a conduta cirúrgica inclui a orquidopexia dos testículos

viáveis e orquiectomia dos testículos sem vitalidade.

(E) devemos aguardar pelo menos 12 horas na expectativa de

resolução espontânea do quadro.

QUESTÃO 32

Nos pacientes com fimose, a indicação cirúrgica (excetuando-se as causas religiosas) deve ser considerada quando

(A) existe hidrocele associada.

(B) o prepúcio é não retrátil ao nascimento.

(C) existe balanopostite de repetição.

(D) pacientes com testículo atópico.

(E) associado à hérnia umbilical.

QUESTÃO 33

A esplectomia estará indicada no caso de Doença Falciforme

(A) após a primeira crise de sequestro esplênico.

(B) aos seis meses de idade quando o paciente apresenta

Síndrome Mão-Pé.

(C) sempre que a dosagem de hemoglobina estiver abaixo de

10 g/dl.

(D) quando ocorrer sintomas respiratórios de repetição, pelo

risco da baixa imunidade.

(E) não existe indicação de esplenectomia em nenhum caso

de anemia falciforme.

QUESTÃO 34

Quanto aos acessos venosos profundos em pacientes pediátricos é correto afirmar que

(A) está indicada nos casos de reposição volêmica rápida

mesmo com possibilidade de acesso periférico.

(B) a via da veia subclávia, nunca deve ser utilizada em

pediatria pelos riscos de perfuração pleural.

(C) as punções profundas estão indicadas nos pacientes com

discrasias sanguíneas.

(D) a veia jugular interna pode ser puncionada através de três

vias em relação ao músculo esternocleidomastóideo: lateral, anterior e posterior.

(E) os cateteres de duas vias devem ser evitados em pediatria

pela maior tendência à colonização e infecção local.

QUESTÃO 35

Um menino de dois anos de idade apresenta pneumonia com derrame pleural e foi indicada uma toracocentese. Quanto a este procedimento podemos afirmar que

(A) este procedimento nunca deve ser realizado visando a

instilação de substâncias no espaço pleural (pleurodese).

(B) sempre devemos retirar uma pequena quantidade de

líquido, evitando a descompressão intratorácica.

(C) quando o derrame for à direita, devemos ter o cuidado

para não atingir o fígado no momento da punção.

(D) o pneumotórax hipertensivo é uma urgência relativa em

pediatria.

(E) a drenagem de líquido avermelhado à punção,indica um

(8)

QUESTÃO 36

Entre as possíveis indicações primárias de traqueostomia em crianças, podemos citar, EXCETO

(A) estenose severa de laringe.

(B) micrognatia com macroglossia.

(C) trauma facial ou cervical obstrutivo.

(D) tumor de traqueia.

(E) atresia de coanas.

QUESTÃO 37

Uma paciente de cinco anos de idade apresenta problemas pulmonares há algum tempo. Após várias consultas com pediatras e alergistas, mantém as queixas de tosse crônica com secreção mucoide, sibilância, eventuais crises de dispneia. O pneumologista pediátrico solicitou o parecer do cirurgião pediátrico para avaliar um possível Enfisema Lobar Congênito. Qual a alteração radiológica esperada e sua localização?

(A) Área de hipotransparência em base direita.

(B) Hiperinsuflação bilateral.

(C) Área hipertransparente em terço superior esquerdo.

(D) Broncogramas aéreos próximos ao hilo pulmonar.

(E) Cardiomegalia associada à eventração do diafragma.

QUESTÃO 38

As hérnias diafragmáticas devem ser diagnosticas no período intra uterino e a estrutura de atendimento adequada associada a fatores do próprio paciente são importantes para o prognóstico do paciente. Em relação ao assunto qual das alternativas abaixo é correta?

(A) Os recursos como a utilização de óxido nítrico inalatório e

ventilação oscilatória de alta frequência poderão ser utilizados nestes pacientes.

(B) O binômio hipoplasia pulmonar-hipertensão pulmonar não

tem valor prognóstico nestes pacientes.

(C) O período de comprometimento do desenvolvimento

pulmonar será após a 35ª semana de gestação.

(D) O uso de vasodilatadores sistêmicos são parte primordial

na terapêutica.

(E) Em mais de 90 % dos casos estes recém nascidos

evoluem com insuficiência renal associada.

QUESTÃO 39

Um menino de duas semanas de vida é trazido ao pronto atendimento em precárias condições clínicas. Hipotérmico, desidratado, perfusão periférica lentificada e taquipneico. Após as medidas de reposição volêmica e oxigenoterapia, a gasometria ainda apresentava elevado consumo de bicarbonato. Observou-se então que não havia diurese e quando a mãe da criança foi questionada sobre a eliminação de urina, a mesma relatou que a criança “sempre urinou pouco e em gotinhas”. O diagnóstico mais provável será

(A) Válvula de uretra posterior.

(B) Polinefron.

(C) Tumor de adrenal.

(D) Refluxo vesico ureteral.

(E) Duplicação de ureter.

QUESTÃO 40

Quanto às definições das anomalias congênitas relacionadas à região cervical, podemos afirmar que

(A) Fístulas: trato de fundo cego que se abre externamente

para a pele ou internamente para uma cavidade.

(B) Cistos: pequena via de drenagem do epitélio.

(C) Trajetos: estruturas circundadas por epitélio sem

abertura externa.

(D) Fístulas: é um trato que comunica uma cavidade

internamente à pele externamente.

(9)

Referências

Documentos relacionados

Tendo em vista as importantes revisões a respeito da eficiência das macroalgas como biofiltros no tratamento de efluentes aquícolas, o presente estudo fez uma avaliação do

Segundo o ARTIGO 4, a entidade patronal tem de informar os respectivos funcionários dos riscos existentes no local de trabalho, fornecer Equipamentos de Protecção Individual

20h – Espetáculo Teatral Vivendo Paranaguá Cia Quiproquo Local: Cine Teatro Rachel Costa.. 20h30 – Espetáculo Teatral A Diretoria

No que concerne ao diagnóstico da DPOC a nível dos cuidados de saúde primários, uma alternativa para facilitar a acessibilidade dos doentes à espirometria,

Os argumentos teóricos desenvolvidos ao longo do trabalho sustentam que o processo de internacionalização influencia no desenvolvimento de novos recursos estratégicos da firma

D urante o 87º ENIC, de 23 a 25 de setembro, especialistas e representantes da indústria da construção civil buscaram debater soluções para minimizar os efeitos decorrentes

(Amerc Construções Civis Ltda.) 2° Vice - presidente Administrativo Mayra Andrea Doria Mattana (Doria Construções Civis Ltda.) 1° Vice - presidente Financeiro Sérgio Gugelmin

Com a parceria de cooperação técnica entre Cosmob, Sebrae/PR e Sinduscon-PR, esse mesmo modelo de estudo e metodologia foi iniciado em Curitiba, com a realização de uma