• Nenhum resultado encontrado

Passos Simples. para um. Templo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Passos Simples. para um. Templo"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

Passos Simples

para um

Templo

Simples

(2)

Passos Simples

para um Templo Simples

Dedicado a:

Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Fundador-Acharya da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna

(3)

Passos Simples para um Templo Simples é baseado em conversas

proferidas por Sua Santidade Radhanath Swami

Editor: Radha Vallabha Layout e Design: Caitanya Daya

Editores Contribuintes:

Dattatreya Dasa, Amrita Mody, Phani Bhusan Dasa Transcritor: Jvala Mukhi

Tradução em língua portuguesa: Vyasa Dasa Diretor de arte: Gaura Vani

Diretor técnico: Radha Madhava

Avatar Studios, uma equipe internacional de artistas talentosos, cria mídia transformacional relevante para inspirar a vivência holística e a consciência espiritual.

Avatar Studios

P.O. Box 4565 Silver Spring, MD 20914 USA

1-888-5-AVATAR • (301) 421-1775 • info@avatarstudios.org www.avatarstudios.org

©2004 Avatar Studios. All Rights Reserved. Printed in USA.

(4)

Ín Í nd di ic ce e: :

Os Princípios Básicos do Templo de Sri Sri Radha Gopinatha ... 6

Organização de Acordo com os Ashramas Ensinamentos do Senhor Caitanya ...8

Ashrama de Brahmacaris - História e Descrição ... 10

O Ashrama de Grhasthas - Sistema de Conselheiros ...19

Comitês para o Bem-estar dos Devotos ...27

Duas Histórias ...30

Conclusão ...31

(5)
(6)

O O s s P Pr ri in nc cí íp pi io os s B B ás á si ic co os s d do o T Te e mp m pl lo o d de e S Sr ri i Sr S ri i R Ra ad dh ha a Go G op pi in na at th ha a

EU QUERIDO IRMÃO ESPIRITUAL, DHANANJAYA PRABHU, me contou uma história do primeiro festival de Gaura Purnima em Mayapur. O prédio em que os devotos ficaram hospedados ainda era um local em construção. Srila Prabhupada estava muito preocupado para que os devotos recebessem prasadam apropriada e para que eles não ficassem doentes. Quando adoeciam, ele tinha a atenção para que recebessem o medicamento adequado. Enquanto descansavam à noite, Prabhupada caminhava em volta e olhava em cada quarto para ter certeza de que todos estavam bem. Ele ficava muito preocupado para que cada devoto tivesse um mosquiteiro, assim seus corpos não seriam picados.

M

Servir um Vaishnava significa servir seu corpo, sua mente, e sua alma. O corpo de todo devoto é um templo de Deus; é adorável. Nós devemos ver os corpos dos Vaishnavas como sagrados, e devemos tentar ajudá-los, de forma que seus corpos estejam em boa forma para que eles se ocupem em serviço devocional.

Podemos mostrar nosso amor por um devoto, ajudando sua condição corpórea.

Servimos a mente do devoto por meio de encorajamento, elogio, e sendo um bem- querente, em quem se pode confiar.

Inspirar os outros a tomarem abrigo no ouvir e no cantar, através de nossas palavras e exemplo, é o melhor serviço que podemos oferecer à alma do devoto. Se os líderes se reunirem e decidirem que isto é o que é muito importante, poderemos desenvolver programas que cumprirão aquele propósito de acordo com o tempo, lugar, e situação

(7)

particulares. Se vivermos de acordo com os princípios que Prabhupada ensinou, os devotos ficarão satisfeitos e estarão protegidos em consciência de Krishna.

Em todo o mundo, muitos devotos têm pouquíssima fé em resoluções, propostas e documentos de autoridade; eles querem ver algo que funcione. Assim, nossa humilde tentativa de servir a sociedade de devotos no mundo é tentar criar um modelo que de fato funcione.

Certa vez, os líderes de nosso ashrama de brahmacaris e os líderes de nossa congregação pensavam que todo membro de nossa comunidade estava bem cuidado.

Então, de fato, empreendemos uma investigação, pedindo aos devotos individualmente que fossem completamente honestos, e descobrimos que muitas pessoas estavam pensando, “Ninguém se preocupa comigo nesse movimento.” Os líderes ficaram chocados.

Sentimos que era importante desenvolver um sistema para certificar que cada devoto seja educado, treinado, e sinta o apoio dos Vaishnavas. Este princípio básico é simples, mas poderoso. Se uma pessoa sincera se sente cuidada, ela reciprocará. Ela quererá servir e fazer sacrifícios em prol de outros devotos e de Krishna. Quando os devotos estão inspirados, eles se rendem alegremente. Por intermédio de tal rendição, a pessoa faz grande progresso espiritual.

As pessoas são nutridas por amor. Nós temos que ensinar os devotos como amar e servir uns aos outros com pureza espiritual. Para que os devotos continuem a cantar os santos nomes durante suas vidas, devemos lhes dar o apoio de uma família espiritual forte. Isto ajudará a manter seu entusiasmo para purificar seus corações através do ouvir, cantar, e pregar a mensagem de Srila Prabhupada. É muito importante sentir a reciprocação amorosa dos devotos, especialmente até que nos tornemos tão puros que possamos experimentar uma reciprocação amorosa diretamente com Krishna.

Às vezes vemos devotos mais antigos que, depois de muitos anos, não estão entusiasmados com o serviço devocional. Devemos criar uma sociedade na qual os devotos estejam apoiando, encorajando, e inspirando uns aos outros, de certo modo que eles se entusiasmem em todas fases de suas vidas.

A estratégia que nossos pregadores e administradores tentam seguir é fixar como a principal prioridade o futuro da consciência de Krishna de cada devoto. É nossa responsabilidade ter certeza de que os devotos permaneçam dentro de nosso movimento pelo resto de suas vidas. Isto deve ter prioridade sobre o que tem que ser feito hoje. O que tem que ser feito hoje é uma preocupação séria, mas até mesmo mais sério é pensar, “o que eu tenho que fazer para manter este devoto inspirado, estimulado, e espiritualmente forte para os próximos trinta anos?”

É muito importante sentir a reciprocação amorosa dos devotos, especialmente até que nos tornemos tão puros que possamos experimentar uma reciprocação amorosa

diretamente com Krishna.

No nosso templo, nos esforçamos para assegurar que os devotos que venham aqui nunca se sintam negligenciados. Todo homem, mulher, e criança deve se sentir protegido e completamente cuidado, e deve adquirir cada vez mais educação, conhecimento, e inspiração em consciência de Krishna, ano após ano. Quando os devotos estão felizes, estimulados e cooperativos, eles podem fazer qualquer coisa.

Temos visto muito descontentamento em nossa sociedade por causa de relações impessoais. De fato, a razão comum, devido à qual, muitos deixam este movimento, é que eles se sentem negligenciados. Eles não têm relações espiritualmente satisfatórias com os devotos. Qualquer devoto no mundo que seja bem cuidado e protegido, que sinta relações

(8)

amorosas, talvez jamais deixe nosso movimento. Este é o princípio de nossos esforços em Bombaim — ajudar os devotos a encontrar felicidade na consciência de Krishna durante suas vidas inteiras com relações Vaishnavas baseadas nos nove processos do serviço devocional.

O O rg r ga an n iz i za aç çã ão o de d e Ac A co or rd do o c co om m o os s A As sh hr ra am ma as s En E ns si in na am me e nt n to os s d do o Se S en n ho h or r C Ca ai it ta an ny y a a

hota Haridas estava na ordem renunciada de vida, mas não praticava seus deveres cuidadosamente. Ele agiu inadequadamente com uma mulher, e então o Senhor Caitanya o castigou e o rejeitou. Todavia, o Senhor Caitanya ficava feliz quando ouvia que Seus casais de grhasthas tinham filhos. Quando a boa esposa de Sivananda Sena deu à luz a Puri dasa, ela e seu marido trouxeram o bebê até ao Senhor Caitanya. O Senhor colocou o dedo do Seu pé de lótus na boca de Puri dasa, e o pequeno bebê teve a boa fortuna de chupar o dedo do pé do Senhor. O Senhor Caitanya amava Sivananda Sena e sua família por causa da sua sincera consciência de Krishna. O Senhor nos ensinou a seguir nossos deveres prescritos cuidadosamente de acordo com nossa particular posição na sociedade. Executando nossos deveres prescritos corretamente, fazemos o melhor progresso espiritual.

C

A etiqueta Vaishnava é a ciência de servir os devotos lidando com eles de acordo com seu status particular em relação ao nosso próprio. O Senhor Caitanya contou para Sanatana Goswami que a observância da etiqueta Vaishnava é o ornamento que torna um devoto belo aos olhos de Krishna. É o cumprimento da etiqueta Vaishnava que dá um amoroso e doce humor à sociedade dos devotos. Contudo, a etiqueta Vaishnava não é algo que entendamos automaticamente. É algo que devemos aprender. Requer educação de como viver em nossa posição particular na sociedade e de como se relacionar com os outros em um espírito de serviço para Krishna.

Caitanya Mahaprabhu explicou que a essência da etiqueta Vaishnava está no simples verso, gopi padakamalayor, dasa dasa anudasa. “Eu não sou um brahmana, ksatriya, vaishya, ou sudra. Eu não sou um brahmacari, grhastha, vanaprasta, ou sannyasi. Quem sou eu? Qual é a minha identidade eterna? Eu sou o servo do servo do servo do servo do Senhor das gopis, Sri Krishna, e essa é a minha única verdadeira aspiração.”

R

Re el la ac ci io on n am a m en e nt t os o s en e nt tr re e Br B ra ah hm ma ac ca ar ri is s e e G G rh r ha as st t ha h as s

INFELIZMENTE, TEM-SE NOTADO dentro de nossa sociedade que grhasthas, sannyasis e brahmacaris não respeitam uns aos outros. Às vezes, os brahmacaris pensam dos grhasthas, “Desfrutadores dos sentidos! Viciados em vida sexual! Vivendo dentro de um fundo e escuro poço! Mas eu sou um brahmacari, sou avançado!” Os grhasthas podem olhar para os brahmacaris e pensar, “Eles são uns parasitas inúteis! Eles não sabem fazer coisa alguma, assim estão vivendo no ashrama. Eu tenho êxito. Eu estou ganhando

(9)

dinheiro. Eles estão dependendo de mim porque estou dando dinheiro!” Isto não é consciência de Krishna — é consciência do ego. Nós devemos todos nos sentir o servo do servo, e devemos aprender a respeitar e a honrar o serviço uns dos outros.

É muito importante — realmente, essencial — para o progresso de nosso movimento que os grhasthas genuinamente honrem e respeitem as ordens renunciadas, e que as ordens renunciadas honrem e respeitem os grhasthas. Aquele respeito se torna natural quando ambos os brahmacaris e os grhasthas são exemplares. Nós nos esforçamos para treinar nossos brahmacaris a pensar, “Como deve ser difícil ter uma esposa e crianças e permanecer consciente de Krishna. Sou tão caído. Ofereço meu amor e respeito a esses grhasthas que estão se esforçando no caminho de bhakti”. E treinamos os grhasthas a pensar, “Sou tão apegado (a) a esse (a) marido ou esposa e aos filhos e à casa, mas esses brahmacaris são tão simples e renunciados. Eu devo oferecer todo respeito amoroso a eles e os servir bem.”

Pela misericórdia de Srila Prabhupada há respeito e cooperação entre grhasthas e brahmacaris em nossa comunidade. Os grhasthas querem vir ao templo principalmente para adquirir a associação dos brahmacaris santificados, e os brahmacaris se sentem endividados pelo serviço dos grhasthas — todos se esforçam para serem humildes servos de todos os Vaishnavas.

Di D is st tr ri ib bu ui iç çã ão o de d e Li L iv v ro r os s – –

Um U m E Ex x em e m pl p lo o Pr P rá át ti ic co o d de e C Co oo op pe e ra r aç çã ão o e en nt tr re e o os s A As sh h ra r am ma as s

AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS, durante a maratona do livro no mês de dezembro, os grhasthas se encarregam do templo inteiro. Eles fazem todas as preparações, a adoração de Deidades, a limpeza e a administração. Metade dos brahmacaris sai em sankirtana viajante, e a outra metade sai para distribuir livros logo depois do programa matutino.

Centenas de membros da congregação também distribuem livros. Num ano, distribuímos 60.000 livros durante a Maratona de dezembro. O maior distribuidor foi uma senhora que tem dois filhos e marido. Ela ia de casa em casa, por várias horas, distribuindo milhares de Gitas diariamente. Outras senhoras da congregação se sentam às mesas de livros em grupos de quatro ou cinco. Elas assumem turnos de babás e cozinham umas para as outras, de forma que possam todas distribuir livros. Algumas das jovens meninas solteiras da congregação saem o dia inteiro e distribuem livros. Os homens grhasthas também estão envolvidos na distribuição de livros. A congregação fica tão feliz fazendo isto que eles se desapontam quando chega o dia primeiro de janeiro. Todo o sucesso que temos tido na distribuição de livros tem sido devido à cooperação entre os grhasthas e os brahmacaris. Quando a congregação e os devotos do templo trabalham juntos há um tremendo poder.

S

S ob o br re e o os s V V ar a rn n as a s e e o os s A As sh hr ra am ma as s

OS ESFORÇOS DE NOSSO TEMPLO PARA IMPLEMENTAR DE FORMA PRÁTICA o sistema de daivi varnashrama tem sido tentar ensinar às pessoas a se tornarem Vaishnavas de primeira classe. É muito importante que os devotos sejam treinados corretamente dentro

(10)

dos seus ashramas respectivos. Freqüentemente, os devotos não entendem as responsabilidades e as qualidades espirituais que eles devem estar cultivando. Brahmacari não quer dizer apenas não ter uma esposa e usar açafrão. É um estado de consciência aplicado ao estilo de vida da pessoa. Grhastha não significa somente ser um devoto e ter uma esposa ou um marido. É uma ciência de como viver com Krishna no centro. Se os devotos nunca aprenderem os reais significados dos ashramas, depois de alguns anos, eles se sentirão frustrados. A família estará se desintegrando, ou o brahmacari estará envelhecendo e não sabendo o que ele está fazendo como um brahmacari. Assim há uma grande necessidade de treinamento e educação.

O O A A sh s hr ra am ma a d de e B Br ra ah hm m ac a ca ar ri is s Hi H is st tó ór ri ia a e e D De es sc cr ri iç çã ão o

NICIALMENTE, NOSSO ASHRAMA DE BRAHMACARIS CONSISTIA de cinco brahmacaris que brigavam como cães e gatos. Se você perguntasse a um brahmacari, “Prabhu, você pode fazer isso?” Ele diria, “Faça você!” Eles sempre estavam discutindo. Às vezes eles lutavam fisicamente. Pegamos brahmacaris até mesmo roubando no templo no meio da noite — eles enviavam para casa os artigos roubados para suas famílias, que vendiam os artigos e enviavam para os brahmacaris o dinheiro.

I

Nós elevamos gradualmente o padrão do ashrama de forma que apenas as pessoas sérias e rendidas pudessem ficar. Qualquer um que deseje ser um devoto pode viver na congregação, mas aqueles que querem viver dentro do templo devem ser muito sérios e submissos. Os brahmacaris devem ser verdadeiros sadhus, não pessoas preguiçosas; eles devem ser mais trabalhadores do que qualquer um.

No Templo de Sri Sri Radha-Gopinatha, o padrão é que se deve cantar dezesseis voltas, seguir os princípios, e seriamente se dedicar ao processo da consciência de Krishna por pelo menos um ano antes que ela possa se candidatar a entrar no ashrama de brahmacaris. No ano seguinte, eles são colocados na Academia de Treinamento Vaishnava do templo. Depois do treinamento, se os líderes vêem que um candidato é rígido no sadhana, submisso e sinceramente desejoso de ser educado nos princípios do Gaudiya Vaishnavismo, ele pode entrar no ashrama de brahmacaris.

Antes de os candidatos bem-sucedidos se mudarem, dizemos a eles que se algum um dia eles forem solicitados a fazer um serviço e disserem não, esse é o dia em que eles devem deixar o ashrama. E se alguma vez fofocarem ou se envolverem em qualquer nível de política, eles devem deixar o ashrama.

Cada brahmacari recebe um armário para todos os seus pertences. Não há nenhum quarto privado para os brahmacaris — todos dormem no chão do salão do templo. É uma vida simples. Eles realmente têm que querer estar lá para continuar. Dessa forma, eles ficam muito felizes.

Porém, quer grandes, quer pequenos possamos estar em posição, no final das contas, somos todos

criados servis.

Todos eles fazem tarefas servis. Todo mundo, desde o presidente do templo até o bhakta novo, tem que limpar os

(11)

banheiros e fazer outras tarefas servis. Todo brahmacari tem a sua vez de varrer e lavar o chão do salão do templo antes do mangal-aratik. Porém, quer grandes, quer pequenos possamos estar em posição, no final das contas, somos todos criados servis. Um brahmacari em nosso templo dá bhagavat-kathas, nas quais ele fala dos livros de Prabhupada para milhares de pessoas. Ele é honrado e adorado nesses encontros, mas quando volta para o templo: “Limpe o banheiro, Prabhu. Limpe o chão, Prabhu”. Todos os brahmacaris são ensinados a ser tão entusiasmados para fazer aquilo quanto para falar sobre o Bhagavatam.

Os brahmacaris têm que assistir ao programa matutino inteiro todos os dias. Desde antes do mangal-aratik até depois das aulas, eles não devem deixar a sala do templo.

Durante a japa, ninguém é permitido falar com o outro, esta regra é seguida mui estritamente. Só a japa é permitida naquele momento. Se alguém começa a dormir, imediatamente, as pessoas dirão, “Prabhu!” Os brahmacaris cantam japa em grupos pequenos e se certificam de que todo mundo esteja atento.

[Um brahmacari] deve sentir que pelo seu desapego e renúncia, ele

está recebendo o presente inigualável de

nosso parampara.

Cada brahmacari é ensinado a se esforçar por um sadhana mais profundo, pregar entusiasticamente para o público, e servir a congregação. Portanto, nós temos outra regra no ashrama: Se um brahmacari alguma vez desrespeitar uma mulher ou um grhastha, ele deve deixar o ashrama imediatamente. O propósito da vida é ser o servo do servo. Ensinamos nossos brahmacaris a respeitar toda mulher como a mãe deles. Eles não devem

pensar, “Esta é Maya-devi.” Ela é uma Vaishnavi. Se você desrespeitar uma devota, você estará cometendo aparadha Vaishnava e cairá, quem quer que você seja. Os brahmacaris não podem se misturar livremente com mulheres, mas devem honrá-las e respeitá-las – adorar seus pés à distância. Isto é Vaishnavismo. Você pode pensar, quem quereria fazer parte de tal ashrama? De fato, há muitas pessoas sérias que procuram uma experiência devocional genuína. Se observarem baixos padrões nos ashramas, elas pensarão, “Eu não quero isso”. Agora temos aproximadamente setenta brahmacaris que estão muito felizes, e há uma fila de pessoas que querem participar.

Se alguém vai fazer o sacrifício de ser um brahmacari, é muito importante que ele sinta que está adquirindo algo especial sendo parte do

ashrama. Ele deve receber educação e treinamento muito sérios em todos os aspectos da consciência de Krishna.

Isso pode ser usado pelo resto de sua vida. Ele deve se sentir bem cuidado. Ano após ano, ele sente que está conseguindo cada vez mais. Deve sentir que pelo seu desapego e renúncia, ele está recebendo o presente inigualável de nosso parampara.

(12)

Pr P ri i nc n cí íp pi i os o s d do o A As sh hr ra am ma a d de e B Br ra ah h ma m ac ca ar ri i s s

Os brahmacaris devem ser treinados a valorizar profundamente a importância de um sadhana estrito.

Eles devem ser humildes, criados servis de coração, nada esperando, mas prontos para oferecer suas vidas em serviço dos vaishnavas.

Eles devem aprender as virtudes essenciais da castidade e fidelidade ao nosso guru parampara, jamais procurando em qualquer outro lugar.

Eles devem estudar e compreender minuciosamente os livros de Srila Prabhupada, e ser entusiasmados em distribui-los.

Eles devem ser treinados a pregar destemidamente a filosofia consciente de Krishna para as pessoas em geral, e a defender os princípios da bhakti pura.

Eles devem aprender os padrões bramínicos de limpeza e sempre manter o ashrama limpo.

Eles devem ser treinados a oferecer puja às Deidades e a cozinhar para Elas com pontualidade, limpeza e cuidado de acordo com o processo autorizado.

Os kirtanas devem ser executados com grande sentimento, entusiasmo e muita graça para o prazer das Deidades. Todos devem aprender a tocar bem os instrumentos.

Os brahmacaris devem estar ávidos por servir humildemente à comunidade de grhasthas, e a ter muito respeito pelos serviços prestados pelos grhasthas. Eles devem respeitar todas as mulheres como mães honradas. Contudo, eles podem se associar com mulheres apenas para o serviço essencial, e não para a satisfação dos sentidos.

O mais importante é que os brahmacaris desenvolvam um grande amor, confiança, e amizades pessoais uns com os outros – de forma que se tornem servos dos servos dos servos.

(13)

S

Si is st te e ma m a d de e C Co on ns se el lh he ei ir ro os s pa p ar ra a o os s B Br ra ah h ma m ac ca ar ri is s

EXISTE UM SISTEMA DE CONSELHEIROS PARA OS BRAHMACARIS, no qual os brahmacaris seniores servem como conselheiros para os brahmacaris juniores. Neste sistema, cada brahmacari conselheiro tem cerca de seis brahmacaris sob seu cuidado. O sistema de conselheiros deve criar um humor amável, em que os irmãos mais velhos dêem ajuda e encorajamento. A meta é possibilitar que cada brahmacari esteja completamente satisfeito em seu serviço, se sinta inteiramente bem cuidado, e jamais se sinta sozinho ou isolado.

Todos os dias os conselheiros falam com seus aconselhados para compreender seu estado de consciência e suas necessidades. Uma vez por semana, os conselheiros e os aconselhados se reúnem num grupo para revelar suas mentes mutuamente e discutir diversos assuntos. Estas reuniões em grupo não têm uma estrutura autoritária. Ao contrário, elas são caracterizadas por uma boa-vontade amigável por parte dos conselheiros no sentido de auxiliar espiritualmente seus aconselhados. Cada brahmacari deve desenvolver fortes e amorosos relacionamentos conscientes de Krishna com outros brahmacaris. Isso ajuda a criar uma atmosfera espiritual unificada entre os brahmacaris, e ajuda a mantê-los satisfeitos e a seguir estritamente os princípios reguladores. Eles ficam entusiasmados para servir uns aos outros, distribuir livros e pregar. Quando surgem os problemas e as ansiedades, ou quando maya ataca, os devotos sentem que há uma forma fácil de comunicação e buscam auxílio para superar os problemas.

Este sistema cria uma atmosfera maravilhosa que atrai a congregação para o templo.

A congregação de grhasthas aprecia muito vir ao templo para desfrutar da atmosfera de tal associação espiritual. Além disso, a administração se torna muito simples quando os devotos estão felizes.

Au A ul la as s E Es sp pe e ci c ia ai is s p pa ar ra a os o s Br B ra ah hm ma ac ca ar ri is s

TODAS OS BRAHMACARIS FREQÜENTAM AS AULAS DIÁRIAS PARA BRAHMACARIS. O objetivo dessas aulas é treiná-los a estudar minuciosamente os livros de Srila Prabhupada e a ser pregadores de primeira classe. Eles também são sistematicamente educados nos princípios da etiqueta vaishnava, e como viver através desses princípios. As aulas criam um ambiente em que os brahmacaris desenvolvem relacionamentos íntimos com base na discussão dos tópicos de Krishna.

A aula começa todas as manhãs às 11:15 com um kirtana. Às 11:30, os brahmacaris cantam todas as orações para os acaryas anteriores, e em seguida memorizam slokas do Bhagavad-gita e do Srimad-Bhagavatam. Eles recitam os mesmos cincos slokas diariamente, durante quinze dias, e depois mudam para outros cinco, assim todo brahmacari aprende cinco slokas a cada quinze dias. Progressivamente, eles estudam os livros de Srila Prabhupada, do começo ao fim. Um brahmacari sênior relata uma análise preparada sobre assuntos contidos nas leituras do dia, e os outros brahmacaris fazem anotações. Depois, há uma discussão aberta com questões e respostas. São realizados exames regulares sobre o conteúdo dessas aulas.

Como parte de cada aula, um devoto faz uma apresentação de dez minutos sobre um assunto particular. Cada devoto tem uma semana para pesquisar intensivamente o assunto

(14)

nos livros de Srila Prabhupada, ouvir fitas e preparar anotações. Depois da apresentação, os brahmacaris seniores fazem perguntas minuciosas para assegurar que o palestrante realmente conhece o tópico sobre o qual está falando. Todos os brahmacaris participam desse programa – desde o mais novo devoto até o mais antigo. Esse sistema os treina para ser pregadores. A aula termina a tempo da prasadam do almoço à 1:00 da tarde.

Há dois grupos viajantes de distribuição de livros que, na estrada, têm exatamente as mesmas aulas. Existe a coordenação de forma que quando os devotos regressem depois da viagem, eles estejam no mesmo assunto das aulas como todos os outros.

Quando há um festival, a aula é dedicada à discussão dos passatempos e ensinamentos relativos àquele dia auspicioso. Os brahmacaris recebem sua tarefa adiantadamente para pesquisar e preparar. Também, uma vez por mês, eles realizam um festival para brahmacaris em homenagem a um determinado dia auspicioso. Eles preparam um grande banquete para as Deidades, têm aula, e executam um grande kirtana no templo. Eles realizam debates regulares sobre tópicos como filosofia Mayavada, adoração aos semideuses, a mentalidade sahajiya e a ciência ateísta. A cada duas semanas, é realizado um istha-gosthi durante a segunda metade da aula, onde os brahmacaris discutem os assuntos relacionados ao ashrama e a vários problemas práticos.

Como resultado desse programa, alguns dos mais jovens brahmacaris se habilitam para proferir palestras muito autorizadas com grande devoção, fazendo citações a partir dos shastras. Eles aprendem a defender os princípios de bhakti contras os vários desvios.

Pr P re e ga g aç çã ão o U Un ni iv ve er rs si it tá ár ri ia a

OS RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO DO ASHRAMA DE BRAHMACARIS de uma forma tão estruturada podem ser vistos na pregação. Existem diversos brahmacaris cujo serviço de tempo integral é a pregação universitária. Desde após a prasadam do almoço até à noite, esses devotos participam de programas universitários. Nós mantemos programas semanais regulares em trinta faculdades e universidades, e há muitas outras faculdades onde os programas de pregação são realizados numa base menos regular. A maioria de nossos brahmacaris chegou à consciência de Krishna por intermédio desses programas acadêmicos. Eles permaneceram na faculdade para auxiliar com a pregação, e depois que se graduaram muitos deles se filiaram ao ashrama.

A pregação acadêmica é extremamente importante; o futuro da liderança do país reside nas mãos dessas pessoas. Antes que um brahmacari receba permissão para pregar nas faculdades, primeiramente ele deve provar que é versado em nossa filosofia. Criamos uma série de palestras sobre os tópicos básicos da consciência de Krishna. Um pregador acadêmico em potencial é testado nessas palestras; em seguida, ele precisa auxiliar um pregador acadêmico sênior. Quando se tornar experiente, ele poderá começar a conduzir seus próprios programas. Primeiro, em pequenos grupos, depois evoluindo para grupos maiores.

(15)
(16)
(17)

O O ut u tr ro os s P Pr ro og gr ra am ma as s d de e Pr P re eg ga aç çã ão o

Cada brahmacari deve desenvolver fortes e amorosos relacionamentos

conscientes de Krishna com outros brahmacaris.

Isso ajuda a criar uma atmosfera espiritual

unificada entre os brahmacaris.

OS BRAHMACARIS MANTÊM PROGRAMAS DE PREGAÇÃO semanais em diferentes vizinhanças de Bombaim. Esses programas são elaborados para desenvolver a congregação naquelas áreas da cidade. Os grhasthas que moram nas vizinhanças fazem a divulgação, organizam o lugar, cozinham a prasadam e dão o apoio financeiro. Dessa forma, os brahmacaris e os grhasthas trabalham em

conjunto para desenvolver cada vizinhança. No presente momento, existem cerca de vinte desses programas semanais na área de Bombaim.

Nós temos um grupo de brahmacaris cujo serviço principal é receber os convidados que chegam ao templo.

Eles são auxiliados por uma equipe da congregação. Todo convidado ao chegar é cumprimentado de uma maneira cordial, recebe um panfleto sobre o nosso templo, Srila Prabhupada, a filosofia e nosso movimento. Em seguida, recebe prasadam, darshan das Deidades, e tem suas

perguntas respondidas. Assim, cada convidado faz amizade com um devoto na primeira visita. Muitas pessoas voltam porque elas sentem que têm um amigo maravilhoso no templo Hare Krishna.

Ro R ot ta at ti iv vi id da ad de e de d e Pr P re e si s id de en nt te es s n no o T Te em mp pl lo o

DESCOBRIMOS QUE SE UM BRAHMACARI SE TORNA PRESIDENTE DO TEMPLO, ele às vezes começa a se identificar com aquela posição, no lugar de ver a si mesmo como o servo do servo do servo. Por outro lado, a administração é tão assoberbada que o presidente não tem muito tempo para pregar. Portanto, temos quatro presidentes de templo, os quais se revezam em períodos de três meses. Caso uma decisão a ser tomada possa afetar o templo por um período de tempo superior ao mandato do presidente em exercício, todos os quatro presidentes decidem em conjunto sobre aquela política. Para outros assuntos, o presidente atuante tem a autoridade para tomar todas as decisões.

Pelo que sei, somos o único templo que utiliza este sistema. Não recomendo necessariamente este sistema para outros templos, mas em nossa situação, ele funciona adequadamente, e ninguém fica sobrecarregado com excesso de responsabilidades administrativas.

Na forma tradicional de administração do templo, na qual existe um presidente, o melhor presidente é aquela pessoa que é capaz de desenvolver uma equipe de administradores sérios e responsáveis. O presidente faz a supervisão e a coordenação da equipe e toma as principais decisões. Um bom administrador é aquele que inspira outros a assumir sérias responsabilidades, ajuda a desenvolver novos projetos, e tem tempo livre para se certificar de que tudo esteja correndo bem.

Mu M ud da an nç ça a d de e A As sh hr ra am ma a

SE UM BRAHMACARI ESTIVER TENDO DIFICULDADES ou tiver uma forte tendência para o ashrama de grhastha, ele não deve ser desencorajado a isso. Ao contrário, ele deve receber o estímulo para ser um forte e maravilhoso grhastha. Será de grande valor

(18)

qualquer tempo que tenha passado no ashrama de brahmacaris. Ele recebeu precioso treinamento que será de imensa ajuda para o resto da vida. Apenas os devotos que realmente desejam ser brahmacaris devem permanecer no ashrama. Aqueles que são por natureza determinados e felizes na ordem renunciada são estimulados a continuar.

Se um brahmacari deseja entrar no ashrama de grhastha, evitamos qualquer tipo de pressão para que ele permaneça como um brahmacari. Quando um brahmacari decide-se casar, há um procedimento especial no ashrama para expressar a gratidão àquele devoto por seus anos de serviço sincero no ashrama. Todos os brahmacaris oferecem suas orações para seu sucesso contínuo no serviço a Srila Prabhupada.

Qualquer pessoa que seja sincera em seguir os ensinamentos dos acaryas é um devoto. Viver na congregação é um privilégio especial e honrado. Todo aquele que deseja seguir estritamente os padrões é bem-vindo a viver no ashrama de brahmacaris. Todos os outros devem viver como respeitáveis devotos na congregação. O ponto central desse ideal é estimular, animar e inspirar os devotos na consciência de Krishna. Os devotos devem receber a oportunidade de usar seu livre-arbítrio para realizar o maior progresso espiritual possível.

(19)

O O S Si is st te e ma m a d de e C Co on ns se el lh he ei ir ro os s d do o A As sh h ra r am m a a de d e Gr G rh ha as st th ha as s

QUANDO O HOMEM E A MULHER SE ENCONTRAM ANTES DO CASAMENTO, eles freqüentemente sentem que seu casamento foi feito no céu. O homem pode pensar, “O Senhor Brahma, com suas próprias mãos, criou esta mulher para mim.” E a mulher talvez reflita, “Maha Visnu colocou esta alma espiritual neste corpo particular unicamente para mim. Viveremos juntos e felizes para sempre. Quando estivermos na mesma casa, quanta alegria iremos sentir. Adoraremos as Deidades juntos.” O esposo pensa, “Ela irá preparar a prasadam, e a servirá a mim de forma maravilhosa. Iremos ler o Livro de Krishna juntos enquanto estivermos bebendo leite quente antes de descansar.” A esposa julga, “Meu marido será como Narayana, e eu serei como Sua consorte Laksmi. Juntos transformaremos nosso lar em Vaikuntha. Haverá tanto amor e afeição. Todos os outros devotos pensarão, ‘Oh, quão maravilhoso é este casal de grhasthas.’”

Depois, eles se casam e no começo cada um pensa, “Sim, o meu sonho está se tornando realidade.” Contudo, depois de algum tempo, eles começam a ver faltas um no outro. Eles percebem que seu cônjuge tem um falso ego. Eles pensam, “Seu falso ego é diferente do meu, e eu estou certo e ele (ela) errado (a).” As faltas que vêem no outro se tornam insuportáveis, intoleráveis. Começam a ficar com raiva um do outro. O marido começa a criticar a esposa, e a esposa começa a brigar com o marido. Vaikuntha se torna um planeta infernal. Depois, escutam rumores circulando na nossa sociedade. “Ouvi dizer que as esposas são como os tambores e devem ser batidas.” Aí, tantas aparadhas são cometidas.

R

Ra az zõ õe es s p pa ar ra a o o P Pr ro og gr ra am m a a de d e Co C on ns se e lh l ho os s

A MAIORIA DOS DIVÓRCIOS OCORRE NO NOSSO MOVIMENTO simplesmente porque os maridos e as esposas não sabem o que fazer. Eles cometem todos os erros devido a conceitos errôneos. Gradualmente, seus relacionamentos ficam cada vez piores. Não há pessoa alguma para orientá-los em como se respeitarem mutuamente e viverem juntos em consciência de Krishna.

Se soubermos como lidar com obstáculos e conflitos de uma forma

consciente de Krishna, aqueles obstáculos serão

um auxílio no

desenvolvimento de uma unidade e realização

superiores.

Deve haver a presença de um grhastha sênior que possa ajudá-los a crescer espiritualmente através da solução de seus problemas. É muito importante que os casais casados recebam treinamento e orientação de devotos experientes. Quase todo mundo tem problemas similares no ashrama de grhastha. Um

casal de grhastha sênior experiente que tenha permanecido junto e superado aqueles problemas por intermédio de uma compreensão consciente de Krishna pode aconselhar o casal mais jovem. Não há razão para divórcio. Quando o marido e a esposa aprendem como lidar com aqueles problemas sob uma orientação em consciência de Krishna, eles crescem juntos em suas vidas espirituais e atingem um relacionamento espiritual

(20)

muito mais elevado entre si. Se soubermos como lidar com obstáculos e conflitos de uma forma consciente de Krishna, aqueles obstáculos serão um auxílio no desenvolvimento de uma unidade e realização superiores.

Os casais não devem ficar confusos quanto à forma de honrar seu cônjuge em nenhuma situação. Eles devem aprender a se ajustarem mutuamente num espírito de serviço altruísta para Krishna. Quando as pessoas têm interesse em ajudar os devotos dessa forma, seus casamentos se tornam tão satisfatórios e espiritualmente fortes que uniões que de certa forma teriam terminado em divórcio na verdade florescem.

No templo de Ratha-Gopinatha, estabelecemos um sistema, no qual os grhasthas seniores servem não apenas como guias espirituais, mas também como orientadores em vários níveis da vida. Eles ajudam a educar os grhasthas mais jovens em como viver apropriadamente no ashrama de grhastha, e como equilibrar o sadhana e o serviço com as obrigações ocupacionais e domésticas.

Esse sistema proporciona uma estrutura onde se pode estender cuidado pessoal e atenção a todos os devotos. Ele deve estimular um espírito de amor e confiança com base nos princípios da consciência de Krishna. Também constitui um fórum, através do qual os serviços e os principais eventos são organizados e a decisões facilitadas.

No começo, havia quatro casais grhasthas no nosso sistema de conselheiros.

Tentamos dar a eles a compreensão básica de como educar os outros grhasthas. Em seguida, estimulamos outros grhasthas a aceitar voluntariamente um desses casais como seus conselheiros ou guias. Naquela ocasião, as pessoas estavam pensando, “Por que alguém deve me guiar?” Todavia, algumas pessoas aceitaram, e ficaram muito satisfeitas e exemplares. Ao se colocarem como uma equipe para auxiliar os grhasthas juniores a serem mais conscientes de Krishna, os conselheiros se tornaram eles próprios gradualmente mais avançados em consciência de

Krishna. Ficaram tão motivados e satisfeitos que cada vez mais pessoas desejaram ser treinadas por eles.

O Os s B B en e ne ef fí íc ci io os s d de e S Se e r r u um m C Co on ns se el lh he e ir i ro o

Com o passar do tempo, diversos aconselhados passaram a ser conselheiros assistentes. À medida que esses casais se tornaram mais educados, altamente realizados e desejosos de cuidar de outras pessoas, eles passaram a ser conselheiros. No momento, há cerca de cinqüenta

conselheiros e conselheiros assistentes entre os grhasthas. Todos os aconselhados e os conselheiros se encontram regularmente. Eles se revezam através da realização de um programa a cada duas semanas na casa de um aconselhado diferente. Existem aproximadamente 750 famílias que estão sendo educadas e treinadas com eles em consciência de Krishna

Se compreendermos a importância de se sacrificar tempo pelo bem-estar de outras pessoas, poderemos encontrar tempo para fazê-lo. Não é necessário ser um pregador

(21)

erudito, ou um grande líder de kirtana. Deve-se apenas ser exemplar, entender nossa filosofia, e ter boa-vontade para ajudar aos outros.

Para ser um conselheiro para os outros, deve-se ser um exemplo na própria vida pessoal. Um bom exemplo é necessário para a eficácia de nossa pregação. Se você diz,

“Por favor, respeite sua esposa. Por favor, honre seu marido”, você também deve agir dessa forma. Caso contrário, as pessoas não serão inspiradas pelo que você diz.

Temos visto que uma das melhores formas para os grhasthas experimentarem o néctar da consciência de Krishna é assumirem responsabilidade de ajudar outras pessoas.

Se você diz, “Por favor, respeite sua

esposa. Por favor, honre seu marido”,

você também deve agir dessa forma. Caso

contrário, as pessoas não serão inspiradas

pelo que você diz.

Com freqüência, os grhasthas estão tão preocupados com seus assuntos familiares e de finanças pessoais que progressivamente seu tempo é gasto com empreendimentos materiais.

Eles começam a secar espiritualmente. Quando um grhastha conselheiro é capaz de inspirar seus aconselhados, ele também sente a misericórdia de Sri Guru e Gauranga.

O O C Co on ns se el lh he e ir i ro o co c om m o o A Am m ig i go o Pe P e ss s so oa al l

A RELAÇÃO ENTRE O CONSELHEIRO E O ACONSELHADO não é administrativa. É de nível pessoal. O conselheiro não deve interferir com a administração do templo. Ele juntamente com a administração do templo deve trabalhar de forma cooperativa para ajudar os devotos. Se os conselheiros e os administradores forem unidos no espírito de ajudar os devotos, a fé será aumentada para todos.

O conselheiro não exige a observância de quaisquer regras por parte de seus aconselhados; e é apenas o amigo e orientador amoroso das pessoas que desejam fazer o melhor progresso espiritual possível. As regras são apresentadas às almas sinceras que querem fazer o melhor na consciência de Krishna. O espírito do sistema de conselheiros não é levar as pessoas a fazerem coisas no nível administrativo, mas alimentar a vida espiritual do aconselhado, e cuidar pessoalmente da consciência de Krishna daquela pessoa e de sua família.

Li L id da an nd do o co c om m o os s P Pr ro ob bl le e ma m as s P Pe es ss so oa ai is s do d o A Ac co on ns se e lh l h ad a do o

UM CONSELHEIRO NÃO É UMA LATA DE LIXO. Nem é ele um psiquiatra, a quem o aconselhado conta todas as coisas ruins que acontecem em sua vida. Quando buscamos orientação espiritual, devemos revelar nossas mentes honestamente, porém devemos ter a sensibilidade para não sobrecarregarmos o conselheiro com nossos problemas materiais.

(22)

O O Qu Q ua ad dr ro o d de e C Co on ns se el lh he e ir i ro os s

UMA DAS PARTES MAIS IMPORTANTES DE NOSSO SISTEMA é o quadro de conselheiros e conselheiros assistentes, o qual se reúne no templo uma vez por mês. Os presidentes de templo e líderes dos brahmacaris também estão presentes, por sua vez criando um espírito apropriado, no qual os devotos em ambos os ashramas podem trabalhar juntos para servir ao restante da comunidade.

Depois de começar um kirtana, cinco assuntos são discutidos durante 10 minutos cada um. Um conselheiro é designado para cada um dos assuntos, e aquele conselheiro tem um mês para pesquisar o tópico. Os resultados da pesquisa são compartilhados com os outros conselheiros, que, por sua vez, apresentam as informações aos seus aconselhados. Cada conselheiro faz anotações, porque todo mês ele participa de duas reuniões com os aconselhados, onde ele apresenta os assuntos daquela reunião do quadro.

Os conselheiros se aprofundam no assunto de sadhana. Eles podem discutir extensivamente os pontos mais refinados da japa, adoração das Deidades no lar, o servir de prasadam aos vaishnavas, o despertar cedo, e a leitura adequada dos livros de Prabhupada. Depois, é conduzida uma discussão de dez minutos sobre comportamento exemplar, durante a qual as vinte e seis qualidades de um devoto são discutidas em detalhes. A seguir, há uma discussão sobre os cuidados com os devotos. Se algum conselheiro ou aconselhado estiver passando por um problema sério e precisar de ajuda dos outros conselheiros, eles o discutem em conjunto. A reunião termina com um outro kirtana, e depois os devotos tomam prasadam juntos.

Há três formas diferentes, nas quais os próprios conselheiros são aconselhados. A primeira é por meio da eleição de um conselheiro chefe que age como um coordenador para todo o sistema. Esse mesmo grhastha sênior atua como o conselheiro dos conselheiros. O coordenador pode ser o presidente do templo ou o secretário regional. Ele pode ser um devoto muito sênior que seja grandemente respeitado por todos devido a sua consciência de Krishna e antiguidade. Os outros conselheiros aceitam seus esforços para coordenar a todos. A segunda forma pela qual os conselheiros são aconselhados é pela aceitação de um de seus colegas conselheiros como seu próprio conselheiro, num ato de humildade natural. A terceira forma é por intermédio do quadro de conselheiros em reunião própria, que fornece aconselhamento para todos os participantes. Os conselheiros recebem os conselhos, e depois compartilham com seus aconselhados. Neste sistema ninguém é rei. Todo mundo é servo.

Mo M od de el lo o d da a R Re eu u ni n iã ão o d do os s Ac A co on ns se el lh ha ad do os s

OS CONSELHEIROS SE REÚNEM COM SEUS ACONSELHADOS a cada duas semanas para uma reunião conjunta. Eles cantam bhajanas vaishnavas e lêem e discutem diversas páginas dos livros de Prabhupada. Um dos aconselhados faz uma apresentação do que ele/ela preparou durante as duas últimas semanas, e eles discutem aquele assunto em conjunto. Eles compartilham suas realizações do que estão vivenciando em suas vidas familiares num espírito de consciência de Krishna. Há discussões sobre etiqueta vaishnava e sobre como melhorar o sadhana dentro do ambiente do lar. Existe também uma discussão geral sobre os problemas que as pessoas possam ter que não sejam particulares.

São realizados exames regulares para aqueles que desejarem.

(23)

A A Es E sc co ol lh ha a do d os s C Co on ns se e lh l he ei ir ro os s

AOS DOMINGOS, NÓS ANUNCIAMOS que os novos devotos interessados em aceitar um conselheiro podem ingressar no programa. Os devotos se inscrevem e escolhem quem eles desejarem para serem seu conselheiro. Ocasionalmente, solicitamos que as pessoas se inscrevam para dois ou três conselheiros, pois caso todo mundo deseje ser aconselhado por uma determinada pessoa, nós possamos então delegar sua segunda ou terceira escolha. Isso se faz necessário devido ao limite de pessoas que um conselheiro pode cuidar. Geralmente, um conselheiro não tem mais que vinte famílias como aconselhadas.

Quando um devoto está servindo como conselheiro para mais de dez famílias, um conselheiro assistente ajuda a tomar conta dos devotos.

Não há qualquer problema, caso, em algum momento, a pessoa deseje escolher um conselheiro diferente. No início, é uma boa idéia que os devotos mantenham seus conselheiros por pelo menos seis meses, a menos que haja um problema sério.

Co C om m o o I In ni ic ci ia ar r u um m Pr P ro og gr ra am ma a d de e C Co on n se s el lh he e ir i ro os s

INICIALMENTE, O PROGRAMA DE CONSELHEIROS PODE COMEÇAR de uma forma modesta, mas não se deve desistir, pois com o tempo ele crescerá. Haverá transtornos no começo do programa. Krishna sempre testa qualquer bom empreendimento para ver se somos sérios a respeito dele. Ele o fará muito difícil, e se pode pensar, “Qual é a utilidade?” Todavia, se você não desistir, Krishna concederá Sua misericórdia. Uma vez que o programa tenha iniciado, ele deve continuar, não importam os resultados. Gradualmente, os devotos ficarão muito satisfeitos, e o programa se expandirá. No nosso caso, não tínhamos qualquer modelo para seguir – levou cerca de dois anos para que o programa se fortalecesse.

Mesmo que apenas um ou dois membros da congregação concordem em participar, com o tempo, eles dirão às outras pessoas que é espiritualmente estimulante ser um conselheiro.

Eu não daria a sugestão de que a participação no programa de conselheiros deva ser obrigatória. A oportunidade deve estar disponível para aqueles que desejam o melhor cuidado e treinamento em consciência de Krishna.

(24)

Im I m po p or rt t an a n te t es s Qu Q ua al li if fi ic ca aç çõ õe e s s pa p ar ra a o os s C Co on ns se e lh l he ei ir ro os s

Os conselheiros devem ter um bom entendimento da filosofia e da prática da consciência de Krishna.

Eles devem ser capazes de dar conselhos equilibrados de acordo com tempo, lugar e circunstância.

Eles não devem ter tendência de assumirem posições extremas e controvertidas sobre quaisquer questões.

Eles devem estar dispostos a se superar e a ter um espírito de sacrifício a fim de ajudar outras pessoas.

Os conselheiros devem ser compassivos e ter uma preocupação genuína pelo bem-estar dos devotos.

Os conselheiros devem ser bons ouvintes. Eles devem ser capazes de ouvir as pessoas que estão tentando servir.

Os conselheiros devem ser maduros e reservados.

Eles devem estar ativos na ISKCON por um período de tempo razoável.

Os conselheiros devem demonstrar um bom padrão de sadhana, etiqueta, comportamento e compromisso ao serviço da missão de Srila Prabhupada.

Os conselheiros devem estar estavelmente situados em seu próprio ashrama.

(25)

R R e e s s p p o o n n s s a a b b i i l l i i d d a a d d e e s s d d o o s s C C o o n n s s e e l l h h e e i i r r o o s s

Os conselheiros devem ser amigos e orientadores conscientes de Krishna.

Eles devem ser um irmão ou irmã espiritual mais velho (a) e devem cuidar pessoalmente dos devotos de seu grupo.

Eles devem encorajar e inspirar seus aconselhados em consciência de Krishna e monitorar seu progresso.

Eles devem proporcionar aos seus aconselhados treinamento consciente de Krishna.

Eles devem aconselhar seus pupilos não apenas sobre assuntos espirituais, mas também sobre assuntos pessoais e domésticos sempre que for necessário.

Eles devem se preocupar com o bem-estar geral de seus aconselhados.

(26)

Pr P ri i n n cí c íp pi i os o s de d e Tr T re ei i na n am m en e nt to o Bá B ás si i co c o s s D D ad a d o o s s a ao os s Ac A co on n se s el lh h ad a do o s s

Os aconselhados devem ser grhasthas ideais mantendo Krishna no centro.

Eles devem manter padrões devocionais apropriados no lar, na cozinha e no altar.

Eles devem ser um pai/mãe, esposa ou marido exemplar.

As crianças que estejam recebendo aconselhamento devem se comportar de acordo com os ensinamentos de nossas escrituras.

Os aconselhados devem equilibrar as responsabilidades econômicas e sociais com os votos espirituais.

Os homens devem saber como lidar com suas esposas, as esposas de outros homens e as mulheres solteiras.

As mulheres devem saber como lidar com brahmacaris, sannyasis, seus maridos e os maridos de outras mulheres.

Os aconselhados devem ter uma atitude apropriada em relação aos outros ashramas e compreender a forma adequada pela qual os grhasthas tratam os brahmacaris, sannyasis e vanaprasthas.

Os aconselhados devem saber como se relacionar com pessoas materialistas.

(27)

C

Co om mi it tê ê s s p pa ar ra a o o B Be em m- -e es st t ar a r d do os s De D ev v ot o to os s

EPOIS QUE O CUIDADO PELO BEM-ESTAR DOS DEVOTOS se tornou uma prioridade no templo de Radha-Gopinatha, os conselheiros desenvolveram formas mais novas de servir aos devotos em diferentes aspectos de suas vidas. Comitês foram estabelecidos para enfocar um tipo particular de cuidado que os devotos necessitavam. Quanto mais se ajuda os devotos dessa maneira, mais a pessoa deseja servi-los e pensa em se esforçar para ajudar em todos os aspectos de suas vidas.

D

Co C om mi it tê ê p pa ar ra a M Ma at t ri r im m ôn ô ni io o

O COMITÊ PARA MATRIMÔNIO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS. No Ocidente, as pessoas que querem se casar agem como caçadores que entram na floresta munidos de várias armas, que incluem olhares, palavras doces e o estilo de moda. Na cultura védica, os casamentos são realizados com a ajuda de pessoas mais velhas e experientes. O comitê para matrimônio jamais faz arranjos para um casamento; no lugar disso, ele simplesmente ajuda os homens e as mulheres jovens a encontrar um cônjuge adequado de uma forma respeitável. Há muitos benefícios maravilhosos para este procedimento. Mesmo antes de o casamento começar, o casal é treinado em como respeitar e honrar um ao outro de uma forma consciente de Krishna. Esse sistema também protege os brahmacaris que desejam permanecer nessa ordem.

Aqueles que desejam se casar dão seus nomes para o comitê, que depois se reúne para determinar quais candidatos são os mais compatíveis. Os membros do comitê devem ter a sensibilidade e a inteligência para discriminar o que faz um casamento dar certo. Eles consideram o compromisso com o serviço devocional, as personalidades, os antecedentes, as profissões e a astrologia. Se acreditam que encontraram uma boa combinação, eles perguntam ao rapaz e à moça se estão interessados. Caso os dois sejam favoráveis, o comitê faz um arranjo para que se encontrem num ambiente onde um membro do comitê para o matrimônio também está presente. Os membros do comitê sugerem perguntas importantes a serem feitas mutuamente pelo casal, e também dão a sugestão de importantes assuntos a serem discutidos. Eles providenciam tantas reuniões quantas forem necessárias para decidir se o casal é compatível. Se um dos dois diz não, o comitê tenta encontrar uma outra pessoa. Se os dois devotos concordam, então o comitê procura os pais para conversar. Caso todo mundo seja favorável, o comitê pode ajudar (se for solicitado) a organizar a cerimônia.

Co C om mi it tê ê d da as s M Mu ul lh he er re e s s

(28)

CERTA VEZ, UMA MULHER DE NOSSA CONGREGAÇÃO ME CONTOU que ela percebia que as mulheres estavam com freqüência entrando em desacordo. Portanto, providenciamos para que três de nossas senhoras conscientes de Krishna mais velhas conduzissem uma reunião para as outras mulheres uma vez a cada duas semanas. Elas discutem as vidas e as características exaltadas de mulheres santas, tais como Kunti, Jahnava, Draupadi e Gandhari. Elas têm desenvolvido

excelentes formas de ajudar as mulheres a superarem as dificuldades em consciência de Krishna. Elas compartilham as realizações de como ser uma mãe, uma esposa e uma filha, e se tornam boas amigas. Há mulheres na congregação que anteriormente não tinham amigas, mas devido a esse programa, agora têm ótimos relacionamentos.

Não temos ashrama para matajis no templo de Radha-Gopinatha. Srila Prabhupada aprovou que mulheres solteiras morassem em templos fora da Índia, porém freqüentemente desencorajou que elas vivessem em templos naquele país. Por outro lado, temos uma equipe de mulheres solteiras que realizam serviço e mantêm dinâmicos programas de pregação, e elas estão obtendo resultados fabulosos.

Co C om mi it tê ê p pa ar ra a as a s Cr C ri ia an nç ça as s

NO PRIMEIRO SÁBADO DE CADA MÊS, realizamos no templo um festival infantil popular.

As crianças entre as idades de 4 e 16 anos fazem tudo. As crianças lideram o Gaura-aratik e tocam mrdanga e karatalas. Elas se sentam numa asana para contar os passatempos de Krishna e do Senhor Caitanya. Encenam dramas que são escritos, produzidos e dirigidos por crianças, bem como dão aulas do Bhagavad-gita. Apresentam shows de marionetes que elas mesmas confeccionam. Os adultos cozinham a prasadam.

Este programa de festival tem desenvolvido bastante a consciência de Krishna das crianças, e as tem ajudado sentir que estão fazendo uma contribuição séria para o movimento do Senhor Caitanya. Elas têm a oportunidade de desenvolver o espírito de pregador. A percepção por parte dos pais de que seus filhos são conscientes de Krishna faz com que sua própria consciência de Krishna cresça. As crianças dizem a seus parentes que são desfavoráveis à consciência de Krishna, “Venham me ver hoje à noite. Vou contar uma estória.” E eles vêm. As crianças podem ser excelentes pregadores; elas podem tocar certas pessoas que os adultos não conseguem.

(29)

Aj A ju ud da a E Ec co on nô ôm mi ic ca a

DEVEMOS TENTAR FAZER TUDO QUE ESTIVER AO NOSSO ALCANCE para ajudar as pessoas a avançar em consciência de Krishna e sentir que estão sendo cuidadas. Uma vez que este espírito estiver instalado, de forma gradual, a sociedade virá em auxílio dos devotos. Isso pode incluir a ajuda financeira. As pessoas não devem se filiar ao nosso movimento porque elas desejam benefício material. Não deve haver qualquer expectativa de ajuda econômica entre os conselheiros e os aconselhados. Caso contrário, as pessoas virão em busca de auxílio material. Essa não é a nossa missão. Podemos oferecer ajuda econômica àqueles que estejam sinceramente tentando se tornar conscientes de Krishna e estejam enfrentando sérias dificuldades.

Ho H os sp pi it ta al l B Bh h ak a k ti t iv ve e da d an n ta t a e e C Co om m it i t ês ê s d de e N Ne e gó g óc ci io os s e e E Em mp pr re eg go o

MUITOS GRHASTHAS TÊM PROBLEMAS FINANCEIROS, assim eles se reuniram para discutir como se ajudarem mutuamente. É inacreditável o número de maneiras que eles estão tentando para gerar lakshmi para o templo e para suas famílias. Eles também procuram encontrar emprego para aqueles que necessitam. A congregação iniciou o Hospital Bhaktivedanta, onde cento e cinqüenta de nossos devotos estão empregados. Cerca de vinte e cinco devotos iniciados são médicos especialistas. Devotos que anteriormente trabalhavam em seus próprios negócios, agora estão trabalhando em tempo integral com outros devotos. Eles assumiram diversas ocupações dentro do hospital: cozinheiros, encanadores, eletricistas, gerentes, contadores, carpinteiros, garis e enfermeiras.

A atmosfera do hospital é bem consciente de Krishna. Na entrada, há um belo vyasasana com uma murti de Srila Prabhupada em tamanho natural. Muitos médicos, enfermeiras e trabalhadores usam tilaka. A alimentação de todos os pacientes é preparada pelos devotos e oferecida às Deidades na sala do templo do hospital. Há um alto-falante em cada quarto, e os pacientes têm acesso a dois canais: um com Prabhupada cantando bhajanas e o outro com ele dando palestras. Essas palestras e bhajanas são apresentadas durante vinte e quatro horas em todo quarto, em todos os corredores, no elevador, e até mesmo na sala de cirurgia. Todo mundo escuta Prabhupada. Tem um Bhagavad-gita de Srila Prabhupada próximo a toda cama, e em todos os quartos existem quadros de Krishna.

Existe também um departamento para cuidados espirituais dedicado ao cultivo da semente de bhakti em todos os pacientes. Todos os dias um devoto leva uma pequena quadriga com Jagannatha, Baladeva e Subhadra para todos os quartos para dar darshana, caranamrita e prasadam.

Por natureza, quando as pessoas estão doentes elas ficam muito submissas a seus médicos. Nossos médicos freqüentemente dizem aos seus pacientes, “Estou lhe dando o remédio, mas ele não pode funcionar sem a graça de Deus. Se deseja a graça de Deus, você deve cantar o maha-mantra.” Através dessa pregação muitos pacientes se tornaram devotos. Alguns são iniciados e passaram a ser conselheiros. Muitos membros do staff também se tornaram devotos.

(30)

As A ss si is st tê ê nc n ci ia a Fi F in na an nc ce ei ir ra a e e Co C om m it i t ês ê s p pa ar ra a R Re es si id dê ê nc n ci ia as s

ALGUNS DE NOSSOS BRAHMACARIS QUE INGRESSARAM NO ASHRAMA DE GRHASTHA TÊM RECEBIDO ASSISTÊNCIA de nossa congregação para suas necessidades residenciais e ocupacionais. Se alguma tragédia ou crise financeira acometer algum membro da congregação, todos os outros membros da comunidade ajudam.

Os devotos devem ver que se eles dedicarem suas vidas a este movimento, este movimento irá florescer. Eles não devem pensar, “Darei os melhores anos da minha vida em servir, e quando ficar mais velho não terei nada.” Se um brahmacari quer se casar, a sociedade deve ajudar aquela pessoa a estabelecer uma família. Dessa forma, os devotos auxiliam e servem uns aos outros em todos os níveis possíveis.

DDuuaass HHiissttóórriiaass

UM DEVOTO NA NOSSA CONGREGAÇÃO, com cerca de sessenta anos de idade, descobriu que tinha um problema cardíaco. Os médicos disseram que se ele não fosse submetido a uma cirurgia do coração dentro de uma semana, ele morreria ou sofreria sérios problemas de saúde pelo resto de sua vida. Todavia, todas as salas de cirurgia em Bombaim estavam ocupadas, e o devoto teria que esperar pelo menos um mês para fazer a operação. Além disso, esse homem não tinha dinheiro para a cirurgia. Ele é apenas uma pessoa esforçada e simples que mora num apartamento fora do templo. Para um indiano de classe média, levaria anos para levantar dinheiro suficiente para tal operação.

Os devotos se reuniram e decidiram ajudar aquela pessoa. Todos os devotos que tinham algum tipo de ligação se aproximaram das autoridades administrativas do hospital e, de uma forma ou de outra, conseguiram uma sala de cirurgia para o homem em três dias. Num dia, os devotos doaram dinheiro suficiente para a operação, sem qualquer consideração de que ele teria de pagá-los.

A operação era perigosa, e sua esposa estava em grande ansiedade. Os devotos foram até sua casa e cozinharam, limparam e realizaram kirtana com a esposa dia e noite.

Eles estavam no hospital durante todo o tempo, lendo, cantando e tentando encorajá-lo.

Havia rodízios para cuidar dele e de toda a família. Ninguém em sua família teve que fazer coisa alguma durante o período problemático, exceto ouvir e cantar.

Eu estava na América quando isso aconteceu. Recebi uma carta de seu filho, que era um aluno universitário de vinte anos de idade. Ele escreveu páginas e páginas de elogios aos devotos, dizendo, “Nunca vi tal amor entre as pessoas em parte alguma do planeta. Os devotos doaram dinheiro, passaram toda noite conosco, cozinharam para nós, fizeram a limpeza e compraram coisas.” Não acredito que essa família irá jamais considerar a possibilidade de deixar o movimento para a consciência de Krishna. Todas as famílias na congregação viram que se a comunidade agiu daquela forma com ele e sua família, ela faria o mesmo para eles caso houvesse alguma emergência.

(31)

O PAI DE UM DE NOSSOS DEVOTOS ERA UM JANAÍSTA. Ele odiava os devotos de Krishna.

Quando seu filho se tornou um devoto, ele ficou furioso. Ele teve tanta raiva que não fazia coisa alguma exceto blasfemar. Ele pensava que seu filho estava desnecessariamente desonrando sua família e desperdiçando sua vida. Ele achava que o movimento para a consciência de Krishna era um culto terrível e perigoso.

Certo dia, ele teve um ataque cardíaco. Porque ele era pai de um devoto, os devotos ficaram no hospital com ele vinte e quatro horas por dia, ajudando-o no hospital de todas as formas possíveis. Quando deixou o hospital, ele disse, “Os devotos são as maiores pessoas do mundo. Nenhum dos meus familiares ou parentes iria cuidar de mim tanto quanto os devotos fizeram.” Ele afirmou, “Respeito os devotos mais do que quaisquer outras pessoas no mundo.”

Logo depois que saiu do hospital, ele convidou todos seus sócios, amigos e parentes para se reunirem em sua casa para me ouvirem dar uma aula e realizar um kirtana.

Naquele momento, disse para todo mundo, “Quando eu estava necessitado, nenhum de vocês me ajudou! Não como estas pessoas fizeram! Havia pessoas ao lado da minha cama durante toda a noite, as quais eu jamais havia conhecido em toda minha vida. Apenas porque meu filho é um devoto, eles fizeram tudo aquilo para mim. Tal amor e atenção não são encontrados no mundo.” O coração dele havia mudado completamente. Agora ele está muito feliz com o fato de seu filho ser um devoto.

Estes tipos de atividades estimulam os devotos. A consciência de Krishna não é apenas uma filosofia – é uma forma de vida. Devemos expressar a compaixão e amor que aprendemos da filosofia em nossas relações com as outras pessoas.

Co C on n cl c lu u sã s ão o

O QUE TEMOS COMPARTILHADO COM VOCÊ é como nosso templo tem tentado estabelecer um ideal de acordo com nosso tempo, lugar e pessoas. O ideal é essencial, e ele pode ser aplicado de diferentes formas de acordo com as circunstâncias.

Se os devotos estiverem interessados nessas idéias, por favor, ponderem como podem atuar nessa direção. Os sistemas de educação, treinamento e cuidado podem começar praticamente em qualquer lugar de uma maneira simples. Tendo começado, não há limite para as maravilhosas oportunidades que existem para se criar uma estável e feliz comunidade de vaishnavas.

Se os líderes estiverem inspirados com essa idéia, e a tornarem uma prioridade, ela certamente será um sucesso – porém não sem trabalho árduo. As boas coisas não acontecem automaticamente; elas vêm através do sacrifício. Mesmo no nosso templo, quando iniciamos o programa de conselheiros, os devotos desistiram por duas vezes. Os brahmacaris estavam pensando, “Tenho tanto serviço”, e os grhasthas ponderavam,

“Tenho tantas responsabilidades econômicas e familiares mais meu sadhana e meu serviço para o templo. Não sabemos sequer se vai funcionar.” Agora, eles jamais irão desistir por coisa alguma.

(32)

A única forma para tal sistema ser um sucesso verdadeiro é se os líderes do templo estiverem comprometidos com o bem-estar dos devotos como a prioridade máxima. Essa é a preocupação principal de todo projeto. Devemos nos esforçar por cuidarmos dos devotos e cultivarmos em seus corações um forte apego ao ouvir e ao cantar os nomes e as glórias do Senhor. Se essa for a prioridade, então a distribuição de livros, a construção de templos, o levantamento de fundos, Alimentos para a Vida, a adoração às Deidades – tudo será um sucesso.

Os devotos devem ser inspirados; eles devem estar satisfeitos. Eles precisam ter desejo de ficar e realizar serviço à missão de Srila Prabhupada. Para manter os devotos nesse humor, devemos investir energia na vida de cada devoto. Devemos tornar isso a prioridade máxima de toda nossa sociedade. Ouvir e cantar os nomes e as glórias de Sri Radha-Madhava em associação com os devotos é nossa única esperança. É nossa própria vida e alma. Vamos criar tal sat-sanga maravilhoso de devotos e jamais abandonaremos a pregação das glórias do santo nome.

Quando os devotos de todas as diferentes categorias puderem compartilhar amor e confiança, buscando pureza, teremos uma sociedade espiritualmente satisfeita. Poucos desejarão sair. Quando nos reunirmos para cantar os santos nomes em tal espírito de devoção, o mundo espiritual descenderá. Esse kirtana atrairá o mundo todo. Essa será uma maravilhosa oferenda aos pés de lótus de Srila Prabhupada.

(33)

Também Disponível da Avatar Studios

Áudio

As Kindred Spirits - Nectar of Devotion

Ramya Devi Dasi - Beloved of Krishna

Divine Classics II - Cultural Conquest

Ví V íd de eo o

• The Simple Temple -

Chowpatty

• Burnt Ladhu -

Life After Gurukula

• Innertain.TV:

Television for the Soul - Happiest Place on Earth

- 21st Century Hare Krishna Man

• Hare Krishna Today:

Spiritual Perspectives - Jesus was a Vegetarian

- Deva Dasi: Dance in Devotion

- Glory of India

- National Cathedral Interfaith Concert - Polish Woodstock Festival

No N ov vo os s L La an nç ça am m en e n to t os s

• Little Vaishanva Songs -

Vol.1 (Áudio)

• The Inactivist -

A Documentary (Vídeo)

• Garuda’s Quest

www.avatarstudios.org

(34)

“Grande ênfase deve ser dada à etiqueta vaishnava, relacionamentos amorosos e serviço humilde aos vaishnavas. Esse tipo de apoio dará aos devotos a força para seguir os princípios reguladores e para cantar diariamente os Santos Nomes de acordo com seus votos.”

- Radhanath Swami

Referências

Documentos relacionados

Não apenas se constata a redução do número de filhos, como também já não mais é incomum que os filhos sejam percebidos como obstáculo ou até mesmo estorvo para a realização

Considerando que está fora do escopo dos estudos antropológicos a descrição sobre como o jeitinho é cons- truído na fala-em-interação pelos participantes e também que a

A exposição ao subprime e o agudizar da crise de liquidez e de crédito reflectiu-se de forma extrema em muitas instituições financeiras que, ou foram nacionalizadas

— Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados... — Também os batedores vão adiante do imperador. Estavam nisto, quando a

comemorativos são tradicionais desde a inauguração do restaurante, há 15 anos Opção com estadia no Hotel Mercure Lourdes Belo Horizonte tem preço especial - Fotos: Paulo Cunha /

O processo de transformação bacteriana utilizada na Biologia Molecular ocorre in vitro, e pode ser afetado pelo tamanho e conformação da molécula de DNA a ser introduzida na

VIANNA, Glória. Revendo a Biblioteca Machado de Assis. A Biblioteca de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras; Topbooks, 2001, p.. A ordem dos livros e

Seus filhos não apenas deveriam ouvir, mas contar e recontar o que Deus tinha feito por eles, de modo que não se esquecessem.. Haveria melhor maneira de preservar o conhecimento do