• Nenhum resultado encontrado

EFEITO FISIOLÓGICO DA CORRENTE ELÉTRICA PROTEÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EFEITO FISIOLÓGICO DA CORRENTE ELÉTRICA PROTEÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EFEITO FISIOLÓGICO DA CORRENTE ELÉTRICA

PROTEÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Os cabos elétricos da rede pública de energia que "transportam" a corrente elétrica até nossas casas são constituídos por três condutores (fios), cada um deles com uma função diferente.

Fase (F) – ligado ao potencial mais elevado. É neste fio que habitualmente se ligam os interruptores.

Neutro (N) – ligado ao potencial mais baixo.

(2)

Proteção (P) (ou fio de terra) – Faz a ligação à terra e só é percorrido por corrente elétrica no caso de o aparelho avariar.

Ocorrência de Curto-Circuitos

Os curto-circuitos ocorrem geralmente devido à falta de isolamento dos fios de Fase e Neutro que entram em contacto um com o outro. Desta forma, a corrente atravessa um circuito que não oferece resistência (ou oferece uma resistência muito reduzida) à sua passagem. Nesse caso, e uma vez que a resistência é muito baixa, a Intensidade de Corrente atinge valores muito elevados, podendo provocar um sobreaquecimento dos fios elétricos e, consequentemente, dar origem a um incêndio.

Outros Equipamentos de Proteção das Instalações Elétricas

Para além do fio de proteção, há outros equipamentos utilizados para proteger as nossas instalações elétricas. São eles o Corta-circuitos fusível e o Disjuntor.

O Corta-circuitos fusível existe nos equipamentos elétricos que utilizamos diariamente. É constituído por um fio muito fino, que se funde e quebra quando atravessado por Intensidades de Corrente excessivas, abrindo o circuito e impedindo assim que a corrente elétrica danifique a máquina e provoque sobreaquecimento dos fios. Caso tal se verifique, o corta-circuitos fusível deve ser substituído.

Os disjuntores são interruptores eletromagnéticos que se desligam automaticamente em caso de sobrecarga do circuito. Caso tal se verifique, não é necessário substituir o disjuntor, mas é necessário rearmá-lo.

ÍMANES

Um íman atrai objetos que tenham ferro na sua constituição e por isso diz-se que tem propriedades magnéticas.

Um íman altera a zona do espaço que o envolve, criando à sua volta um campo magnético.

Este campo magnético é mais intenso junto às extremidades do íman.

Um íman apresenta dois polos, o Pólo Norte (N) e o Pólo Sul (S). Ao aproximar dois ímanes, estes podem sofrer atração ou repulsão, consoante a orientação dos seus polos. Assim, ao aproximar dois ímanes opostos, estes atraem-se. Caso contrário, eles repelem-se.

(3)

ELETROMAGNETISMO

Em 1820 um cientista de nome Oersted descobre, por acaso, que um fio quando percorrido por corrente elétrica exerce um efeito, semelhante ao de um íman, sobre uma agulha magnética.

Estabelece-se assim a ligação entre Eletricidade e Magnetismo.

O efeito descoberto por Oersted permite explicar o funcionamento de uma bobina, de um eletroíman e de uma campainha elétrica.

Em 1831, o físico e químico britânico Michael Faraday fez uma descoberta muito importante, a qual ainda hoje é posta em prática para produzir corrente elétrica.

(4)

Descobriu que era possível produzir corrente elétrica movendo um íman no interior de um fio enrolado. Chamou-lhe corrente induzida.

Produz-se uma corrente induzida quando um íman se aproxima ou se afasta de uma bobina fixa, ou então, uma bobina se aproxima ou afasta de um íman fixo. O sentido da corrente depende do sentido do movimento do íman (ou da bobina). Se o movimento for feito ora num sentido ora noutro, a corrente muda periodicamente de sentido – gerar-se-á corrente alternada.

ELETROÍMAN

Um eletroíman é um conjunto formado por uma barra de ferro e uma bobina, capaz de adquirir propriedades magnéticas quando percorrido por uma corrente elétrica.

A figura seguinte mostra um eletroíman a atrair limalha de ferro:

Se a bobina for desligada da pilha, a barra de ferro deixa de estar magnetizada.

(5)

PRODUÇÃO E TRANSPORTE DE ELETRICIDADE

A produção da corrente elétrica para alimentar habitações e indústrias baseia-se na indução eletromagnética.

A figura que se segue ilustra como se processa o transporte da eletricidade.

TRANSFORMADORES DE CORRENTE

Para aumentar ou baixar a tensão (diferença de potencial) são utilizados transformadores – constituídos por um núcleo de ferro envolvido por dois enrolamentos com diferente número de espiras, designados por primário e secundário (ver figura).

A relação entre a tensão elétrica no primário e no secundário está relacionada com o número de espiras no primário e no secundário, através da expressão:

(6)

s p s p

n n U U

Sendo:

Up – tensão elétrica no enrolamento primário Us – tensão elétrica no enrolamento secundário np – número de espiras no enrolamento primário ns – número de espiras no enrolamento secundário

Referências

Documentos relacionados

2.6 No que respeita aos trabalhadores referidos na alínea d) do n.º 2 do artigo 156.º do OE para 2021 (“trabalhadores em situação de desproteção económica e social

‰ Fornecimento e montagem das Instalações eléctricas da Nova Aciaria eléctrica, nomeadamente rede média tensão, iluminação e tomadas, quadros de distribuição e Sistema

O objetivo desta revisão da literatura é avaliar os conceitos e critérios de resistência e refratariedade ao tratamento, abordar os aspectos intrínsecos e extrínsecos à

O INE realizou, de 3 a 5 de dezembro de 2019, a primeira reunião com os coordenadores municipais do RGPH 2020, selecionados re- centemente, através do concurso público. A

Para o enfrentamento do câncer, são necessárias ações que incluam: educação em saúde em todos os níveis da sociedade; promoção e prevenção orientadas

Uma simples espira em um campo magnético uniforme... Intensidade do campo magnético do

MIT com rotor bobinado Manutenção Manutenção Tamanho e calor gerado pelo reostato Tamanho e calor gerado pelo reostato... Motores

Neste sentido, a gestão dos processos começaria desde a fase de projeto e, inevitavelmente, a produção absorveria os conceitos e práticas da filosofia, culminando com a