• Nenhum resultado encontrado

Baseado no formato de prova aplicado pela banca FGV

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Baseado no formato de prova aplicado pela banca FGV"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

SUA PROVA

TEMPO

NÃO SERÁ PERMITIDO

4 horas e 30 minutos é o período

disponí-vel para a realização da prova, já incluído o tempo para a marcação da folha de respostas da prova objetiva

3 horas após o início da prova é possível

retirar se da sala, sem levar o caderno de provas • 30 minutos antes do término do período de

prova é possível retirar-se da sala levando o caderno de provas

• Qualquer tipo de comunicação entre os can-didatos durante a aplicação da prova

• Levantar da cadeira sem autorização do fiscal de sala

• Usar o sanitário ao término da prova, após deixar a sala

INFORMAÇÕES GERAIS

• As questões objetivas têm cinco alternativas de resposta (A, B, C, D, E) e somente uma delas está correta

• Verifique se seu caderno está completo, sem repe-tição de questões ou falhas. Caso contrário, notifi-que imediatamente o fiscal da sala, para notifi-que sejam tomadas as devidas providências

• Confira seus dados pessoais, especialmente nome, número de inscrição e documento de identidade, e leia atentamente as instruções para preencher a folha de respostas

• Use somente caneta esferográfica, fabricada em material transparente, com tinta preta ou azul • Assine seu nome apenas no(s) espaço(s) reservado( s) • Confira seu cargo, cor e tipo do caderno de provas.

Caso tenha recebido caderno de cargo, cor ou tipo diferente do impresso em sua folha de respostas, o fiscal deve ser obrigatoriamente informado para o devido registro na ata da sala

• O preenchimento das respostas da prova objetiva é de sua responsabilidade e não será permitida a troca da folha de respostas em caso de erro

• Reserve tempo suficiente para o preenchimento de suas respostas. Para fins de avaliação, serão levadas em consideração apenas as marcações realizadas na folha de respostas da prova objetiva, não sendo permitido anotar informações relativas às respostas em qualquer outro meio que não seja o caderno de provas

• A FGV coletará as impressões digitais dos candida-tos na lista de presença

• Os candidatos serão submetidos ao sistema de detecção de metais quando do ingresso e da saída de sanitários durante a realização das provas

Boa sorte!

• uma folha de respostas das questões objetivas Além deste caderno de provas, contendo oitenta questões objetivas, você receberá do fiscal de sala:

Prova Escrita Objetiva

 Baseado no formato de pro

va

 aplicado pela banca FGV

Ordem dos Advogados do Brasil

SIMULADO PREPARATÓRIO

ORDEM DO GRANCURSOS

ONLINE

XXXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

 Baseado no formato de pro

va

(2)

ÉTICA PROFISSIONAL (MARIA CHRISTINA)

1

Maria, desde a infância, nunca se reconheceu como uma mulher. Sua mãe, percebendo o desconforto de sua filha, sempre tentou compreendê-la. Na adolescência, Maria começou a usar vestimentas masculinas e, aos poucos, foi realizando sua transição. Aos 18 anos, ingressou no curso de Direito e passou a se apresentar socialmente como João. No nono semestre, já estava aprovado no exame de ordem. Após a colação de grau, requereu o ingresso nos quadros da OAB, solicitando que fosse in-cluído o seu nome social. A OAB negou o pedido, alegan-do que ainda não havia a modificação de seu registro. Diante dos fatos, assinale a alternativa correta.

A) O transexual somente poderá ter incluído seu nome no registro da OAB após a modificação de seu regis-tro civil.

B) O transexual poderá, mediante simples requerimen-to, requerer a inclusão de seu nome no registro da OAB, mas somente após a modificação de seu regis-tro civil.

C) O transexual poderá, mediante simples requerimen-to, requerer a inclusão de seu nome no registro da OAB, mesmo que ainda não tenho ocorrido a modifi-cação de seu registro civil.

D) O transexual somente poderá ter incluído seu nome no registro da OAB após decisão do conselho pleno de sua seccional.

2

Marta Livina e Marcelo Ribeiro constituíram a sociedade “Ribeiro e Livina Advogados Associados” com sede na seccional do estado do Rio Grande do Norte. Após al-guns anos de trabalho, resolveram expandir os negócios e abriram uma filial do escritório na seccional do Ceará, onde não possuem nenhuma causa até o presente mo-mento. Diante dos fatos expostos, assinale a alternati-va correta.

A) Todos os sócios deverão requerer a inscrição suple-mentar na seccional do estado do Ceará, indepen-dentemente do número de causas.

B) Não há necessidade de se requerer inscrição suple-mentar tendo em vista que não há habitualidade no exercício da profissão em outra seccional.

C) Os sócios somente deverão requerer a inscrição su-plementar quando obtiverem mais de cinco causas judiciais ao ano na seccional do estado do Ceará. D) Todos os sócios deverão requerer a inscrição

suple-mentar desde que tenham mais de cinco causas ju-diciais ao ano em outra seccional diversa do local da inscrição principal.

3

Carol Carvalhal contratou Eugênio Brugger, como ad-vogado, para realizar a dissolução extrajudicial de sua empresa. Foi pactuada, para tanto, a quantia de R$ 50.000,00 a título de honorários advocatícios que deve-riam ser quitados até a data do último ato para o qual foi contratado. Diante do caso exposto, caso seja necessário ajuizar ação de cobrança de honorários advocatícios de quando será contado o prazo para cobrança:

A) Será cobrada no prazo de 5 anos da data do trânsito em julgado da decisão.

B) Será cobrada no prazo de 5 anos da data da renúncia ou revogação do mandato.

C) Será cobrada no prazo de 5 anos da data da desistên-cia ou transação.

D) Será cobrada no prazo de 5 anos da data da ultima-ção do serviço extrajudicial.

4

João praticou infração disciplinar passível de punição com censura no ano de 2014. Em 2017, foi ajuizado pro-cesso administrativo disciplinar para apuração da infra-ção, que restou paralisado por 4 anos. Diante da situa-ção, assinale a alternativa correta.

A) A pretensão à punibilidade de infração cometida por João encontra-se prescrita por terem passado mais de três anos da data do fato para o ajuizamento do processo.

B) Será decretada a prescrição do processo adminis-trativo disciplinar que restar paralisado por mais de quatro anos.

C) O processo foi ajuizado dentro do prazo previsto em lei, mas encontra-se prescrito por estar paralisado por mais de três anos.

D) O processo encontra-se prescrito por ter sido ajuiza-do fora ajuiza-do prazo previsto em lei, mas só haverá pres-crição do processo por paralização por prazo superior a 5 anos.

5

João teve sua candidatura ao cargo de Conselheiro da seccional do Rio de Janeiro impugnada. A comissão elei-toral decidiu pela procedência da impugnação. Por tal motivo, João interpôs recurso requerendo a atribuição de efeito suspensivo. Diante do caso, assinale a alterna-tiva correta.

A) Todos os recursos em processos administrativos pe-rante a OAB terão efeito suspensivo.

B) Todos os recursos em processos administrativos pe-rante a OAB não terão efeito suspensivo.

C) Os recursos em processo eleitoral, suspensão pre-ventiva do advogado e cancelamento da inscrição por apresentação de falsa prova à OAB terão efeito suspensivo.

(3)

D) Os recursos em processo eleitoral, suspensão pre-ventiva do advogado e cancelamento da inscrição por apresentação de falsa prova à OAB não terão efeito suspensivo.

6

O Conselho da Seccional do estado da Bahia pretende alienar um carro e um prédio de sua propriedade. Para tanto, dependerá de:

A) Decisão do pleno do Conselho Seccional para aliena-ção do bem móvel e decisão da diretoria do Conse-lho para alienação do bem imóvel.

B) Decisão do pleno do Conselho Seccional para aliena-ção do bem imóvel e decisão da diretoria do Conse-lho para alienação do bem móvel.

C) Decisão do pleno do Conselho Seccional tanto para alienação do bem móvel quanto do imóvel.

D) Decisão da diretoria do Conselho tanto para aliena-ção do bem móvel quanto do imóvel.

7

Os advogados inscritos na OAB deverão efetuar o pa-gamento das anuidades que serão fixadas anualmente. Desse modo, em 2020, ano eleitoral, a Seccional do es-tado do Maranhão fixou o valor de sua anuidade para o exercício de 2021 em janeiro do ano da posse. Sobre tal tema, assinale a alternativa correta.

A) As anuidades deverão ser fixadas pelo Conselho Fe-deral da OAB até o dia 30 de novembro de cada ano. B) As anuidades serão fixadas por cada Seccional, de-vendo seus valores serem comunicados ao Conselho Federal da OAB até o dia 30 de novembro de cada ano, salvo em ano eleitoral.

C) As anuidades serão fixadas por cada Seccional, de-vendo seus valores serem comunicados ao Conselho Federal da OAB até o dia 30 de novembro de cada ano, inclusive em ano eleitoral.

D) As anuidades deverão ser fixadas pelo Conselho Fe-deral da OAB até o dia 30 de novembro de cada ano, salvo em ano eleitoral.

8

Sobre as receitas brutas mensais das anuidades, serão incluídas as eventuais atualizações monetárias e os ju-ros, sendo ambos deduzidos em 60% para a seguinte destinação:

A) 10% para o Conselho Federal; 3% para o Fundo Cul-tural; 2% para o Fundo de Integração e Desenvolvi-mento Assistencial dos Advogados – FIDA, regula-mentado em Provimento do Conselho Federal; e 45% para as despesas administrativas e a manutenção do Conselho Seccional.

B) 45% para o Conselho Federal; 2% para o Fundo Cul-tural; 3% para o Fundo de Integração e Desenvolvi-mento Assistencial dos Advogados – FIDA, regula-mentado em Provimento do Conselho Federal; e 10%

para as despesas administrativas e a manutenção do Conselho Seccional.

C) 10% para o Conselho Federal; 2% para o Fundo Cul-tural; 3% para o Fundo de Integração e Desenvolvi-mento Assistencial dos Advogados – FIDA, regula-mentado em Provimento do Conselho Federal; e 45% para as despesas administrativas e a manutenção do Conselho Seccional.

D) 45% para o Conselho Federal; 3% para o Fundo Cul-tural; 2% para o Fundo de Integração e Desenvolvi-mento Assistencial dos Advogados – FIDA, regula-mentado em Provimento do Conselho Federal; e 10% para as despesas administrativas e a manutenção do Conselho Seccional.

FILOSOFIA DO DIREITO (ODAIR JOSÉ)

9

Bobbio entende por lacunas a ausência de critério váli-do para decidir qual norma a ser aplicada ou a falta de norma a ser aplicada. O jurisfilósofo italiano analisou di-versas hipóteses nas quais as lacunas poderiam se mani-festar. Uma dessas hipóteses é o que Bobbio chamou de “lacunas objetivas”.

Assinale a alternativa que que se refere à lacuna objetiva. A) São lacunas produzidas pelo legislador e podem ser

voluntárias ou involuntárias.

B) São a ausência de normas resultantes da ausência de critérios para a solução do conflito, situação na qual o intérprete é abandonado a si mesmo.

C) Ocorrem quando as regras são muito gerais e não conseguem abarcar casos específicos.

D) Ocorrem em razão do desenvolvimento das relações sociais, o legislador não tem como prever todas as situações possíveis.

10

“A consideração igualitária é a virtude soberana da

co-munidade política – sem ela o governo não passa de ti-rania – e, quando as riquezas da nação são distribuídas de maneira muito desigual, como o são as riquezas de nações muito prósperas, então sua igual consideração é suspeita, pois a distribuição das riquezas é produto de uma ordem jurídica.”

(Ronald Dworkin).

O pensamento de Ronald Dworkin está inserido no que se convencionou denominar de Liberalismo igualitá-rio. Sob o prisma dessa perspectiva filosófica, é correto afirmar que:

A) Liberdade e igualdade são incompatíveis, razão pela qual os governos devem optar por uma ou outra for-ma a fim de se realizar a justiça social.

B) A riqueza do cidadão depende muito das leis promul-gadas em sua comunidade, tais como as leis fiscais, de previdência social, de direitos políticos e de regu-lamentação ambiental.

(4)

C) Nenhum governo é legítimo a menos que garanta o máximo de liberdades individuais, ainda que em de-trimento da promoção da igualdade.

D) A riqueza do cidadão depende tão somente de suas habilidades e capacidades; as leis e os Estados ten-dem, quase sempre, a inibir as potencialidades em-preendedoras do indivíduo.

DIREITO CONSTITUCIONAL

(ANA PAULA BLAZUTE)

11

Ana, Eugênio e Roberta, estudantes do 9º período de Direito, estavam discutindo sobre o Poder Executivo. Ana disse aos seus colegas que, em caso de impedi-mento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chama-dos ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. Eugênio afirmou que o Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a dez dias, sob pena de perda do cargo. Por sua vez, Roberta afirmou que o Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções. Consi-derando o caso concreto, marque a alternativa correta, que esteja de acordo com a Constituição Federal. A) Ana e Eugênio estão corretos em suas afirmações. B) Ana e Roberta estão corretas em suas afirmações. C) Somente Ana está correta em sua afirmação. D) Roberta e Eugênio estão corretos em suas

afirma-ções.

12

A Constituição da República Federativa do Brasil dedicou uma seção específica à educação, tendo estabelecido, em seu Art. 205, que ela “é direito de todos e dever do Estado e da família”. Considerando a funcionalidade da Constituição e a natureza das normas constitucionais afetas a essa temática, assinale a afirmativa incorreta. A) É facultado às universidades admitir professores,

técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. B) O ensino religioso, de matrícula facultativa,

constitui-rá disciplina dos hoconstitui-rários normais das escolas públi-cas de ensino fundamental.

C) As atividades de pesquisa, de extensão e de estímulo e fomento à inovação realizadas por universidades e/ou por instituições de educação profissional e tec-nológica poderão receber apoio financeiro do Poder Público.

D) O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças de até 6 anos de idade.

13

Compete ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o con-trole da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos Juízes. Sobre o Conselho Nacional de Justiça, mar-que a alternativa mar-que esteja de acordo com a Constitui-ção Federal.

A) O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 10 (dez) membros com mandato de 2 (dois) anos, admi-tida 1 (uma) recondução.

B) Se as indicações de membros para compor o CNJ não forem feitas no prazo legal pelos seus respectivos ór-gãos, a escolha caberá ao Presidente da República. C) O CNJ será presidido pelo Presidente do Tribunal

Su-perior Eleitoral e, nas suas ausências e impedimen-tos, pelo Vice-Presidente do Tribunal Superior Elei-toral.

D) Dos 15 membros que integram o órgão, dois deles serão advogados indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

14

A Lei Municipal n. 1234 (hipotética) autorizou o Poder Executivo Municipal a conceder a exploração do Servi-ço de Radiodifusão Comunitária no âmbito do território do município. O Presidente da República tomou conhe-cimento dessa lei e deseja arguir a sua inconstitucio-nalidade no STF. Diante do caso em análise, responda de acordo com a Constituição Federal e a jurisprudên-cia do STF:

A) O Presidente da República poderá ajuizar uma ação direta de inconstitucionalidade, pois compete priva-tivamente à União legislar sobre radiodifusão, ha-vendo uma inconstitucionalidade formal.

B) O instrumento processual que deverá ser utilizado pelo Presidente da República é a arguição de des-cumprimento de preceito fundamental, pois com-pete privativamente à União legislar sobre radiodifu-são, havendo uma inconstitucionalidade formal. C) É constitucional lei municipal que preveja que o

Po-der Executivo poPo-derá concePo-der autorização para que sejam explorados serviços de radiodifusão no muni-cípio.

D) O Presidente da República é legitimado especial, logo deve demonstrar pertinência temática para a propositura da ação direta de inconstitucionalidade.

15

Paola e Paulina travaram ampla discussão a respeito dos direitos e garantias fundamentais consagrados na Cons-tituição da República Federativa do Brasil. Sobre os direi-tos fundamentais, é correto afirmar que:

A) A prisão de qualquer pessoa e o local onde se en-contre serão comunicados em 24 horas ao juiz com-petente e à família do preso ou à pessoa por ele in-dicada.

(5)

B) São admissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos.

C) A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilíci-to de enilíci-torpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respon-dendo os mandantes, os executores e os que, poden-do evitá-los, se omitirem.

D) É reconhecida a instituição do júri, com a organiza-ção que lhe der a lei, assegurada a competência para o julgamento dos crimes culposos contra a vida.

16

Mévio e de Tício foram eleitos, em 2018, respectiva-mente, Presidente e Vice-Presidente da República. Ocor-re que, em outubro de 2021, ambos vêm a falecer em trágico acidente aéreo. Marque a alternativa correta de acordo com a Constituição Federal:

A) Far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a úl-tima vaga.

B) Deve ser realizada eleição, pelo Congresso Nacional, em trinta dias.

C) Deve ser realizada eleição, pelo Congresso Nacional, em noventa dias.

D) Assume a Presidência da República o Presidente do Senado Federal, até completar o período de seus an-tecessores.

17

O Deputado Federal Mévio encaminhou projeto de lei ordinária à Câmara dos Deputados dispondo sobre o aumento de remuneração dos servidores públicos. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, sendo sancionado e promulgado pelo Presidente da República. Ao fim desse processo legislati-vo, foi publicada a Lei n. XXX.

Considerando a sistemática constitucional, a narrativa acima descrita:

A) Não apresenta qualquer irregularidade.

B) Apresenta irregularidade consistente no vício de ini-ciativa.

C) Apresenta irregularidade consistente na Casa Legis-lativa iniciadora, pois o projeto deveria ter início no Senado Federal.

D) Apresenta irregularidade, pois quem promulga pro-jeto de lei é a mesa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

DIREITOS HUMANOS (ALICE ROCHA)

18

O STJ decidiu, no dia 10/12/2014, que uma causa relati-va à violação de Direitos Humanos deve passar da Justiça Estadual para a Justiça Federal, configurando o chamado Incidente de Deslocamento de Competência. No diário oficial de 7 de agosto de 2017, foi publicado o Inciden-te de Deslocamento de Competência n. 14, objetivando transferir para a Justiça Militar da União, ou, alternativa-mente, para a Justiça Federal, a apuração de condutas e eventual responsabilização de Oficiais da Polícia envolvi-dos em movimento paredista.

De acordo com o que está expressamente previsto na Constituição Federal, esse incidente pode ser suscitado nas hipóteses de:

A) Grave violação de direitos humanos e para assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de trata-dos internacionais de direitos humanos trata-dos quais o Brasil seja parte.

B) Grave violação de direitos humanos e para evitar a impunidade de agentes do Estado.

C) Grave violação de direitos humanos e para combater a morosidade de órgãos da Administração Pública e do Poder Judiciário Estadual.

D) Grave violação do direito de acesso à Justiça e para assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos.

19

O Tratado de Marraqueche, para facilitar o acesso a obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para aceder ao texto impresso, foi firmado em 2013 e aprovado pelo Congresso Nacional brasileiro em 2015, em quórum de emenda constitucional. A respeito desse documento, assinale a alternativa incorreta.

A) A proposta do texto foi de autoria do Brasil, em par-ceria com Paraguai e Equador, tendo como objetivo combater a escassez de obras publicadas em forma-tos adequados ao uso de pessoas com deficiência visual, promovendo, assim, igualdade de oportuni-dades.

B) Mesmo com a assinatura de 51 Estados, o tratado só entrou em vigor após o depósito da vigésima ratifi-cação.

C) Esse tratado possui hierarquia constitucional, pas-sando a integrar nosso ordenamento por decreto do Poder Executivo de janeiro de 2017.

D) Entre os beneficiários do Tratado, estão os que es-tejam impossibilitados, de qualquer outra maneira, devido a uma deficiência física, de sustentar ou ma-nipular um livro ou focar ou mover os olhos da forma que normalmente seria apropriado para a leitura.

(6)

DIREITO INTERNACIONAL (ALICE ROCHA)

20

Lionel é um francês que veio conhecer o Carnaval bra-sileiro em fevereiro de 2009. Encantou-se pelo Brasil e nunca mais retornou à França, envolvendo-se em um es-quema de fraude para obter permanência no Brasil. Em 2010, o esquema foi descoberto e Lionel recebeu uma notificação sobre a abertura de um inquérito para sua expulsão. Na espera pelo avanço do inquérito, Lionel co-nheceu Alice, chilena, com quem teve um filho, Miguel, em 2015. Lionel está arrependido e procura você, como advogado, para saber o que fazer para impedir a execu-ção da medida de expulsão.

Nessa situação, você deverá orientá-lo que:

A) Pelo fato de Miguel ter nascido depois do fato mo-tivador da expulsão, ele não poderia constituir um impeditivo para a execução da expulsão de Lionel. B) Como o inquérito de expulsão foi aberto sob a

vigên-cia do Estatuto do Estrangeiro, o processo de expul-são seguirá o rito e as condições definidos neste ato normativo.

C) Independentemente de o momento do nascimen-to de Miguel ter ocorrido após o fanascimen-to motivador da expulsão, deve ser verificada a dependência econô-mica e/ou socioafetiva entre ele e Lionel, a fim de impedir o ato de expulsão.

D) O Estatuto do Estrangeiro (Lei n. 6.815/1980) foi com-pletamente recepcionado pela Constituição Federal de 1988, tendo sido modificado tão somente pelo advento da Lei da Migração (Lei n. 13.445/2017).

21

O Controle de Convencionalidade é utilizado para a compatibilização vertical das normas domésticas com os compromissos assumidos pelo Estado em tratados ou convenções internacionais de Direitos Humanos. A res-peito desse controle, podemos afirmar que:

A) Pode ser efetuado internamente, na forma concen-trada pelo STF, independentemente do rito de inter-nalização dos tratados a serem compatibilizados. B) Não pode ser realizado no Brasil, porque tratados

internacionais têm a mesma hierarquia que as leis ordinárias ou que as leis complementares, depen-dendo da matéria.

C) O controle de convencionalidade de lei federal ou estadual que, embora compatível com a Constitui-ção Federal, viole disposiConstitui-ção de tratado em direitos humanos internalizado com status de emenda cons-titucional pode ser feito por Ação Direta de Inconsti-tucionalidade ou por Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental.

D) Pode ser exercido somente no plano interno dos Es-tados, em que se comprometeram a executar os tra-tados e convenções internacionais.

DIREITO TRIBUTÁRIO (MARIA CHRISTINA)

22

João ingressou no Judiciário com uma ação anulatória de débito fiscal com pedido de tutela provisória de ur-gência antecipada. Posteriormente, tomou ciência do arquivamento sumário de seu processo administrativo. Diante dos fatos apresentados, assinale a opção correta. A) O processo administrativo fiscal e o processo judicial

não poderão tramitar de forma concomitante. B) O processo administrativo fiscal e o processo judicial

poderão tramitar de forma concomitante.

C) Somente poderá ser instaurado o processo judicial após o término do processo administrativo fiscal. D) O processo administrativo fiscal e o processo judicial

poderão tramitar de forma concomitante desde que não haja integral identidade de pedidos.

23

Determinada pessoa jurídica possui isenção de IPI sobre os insumos adquiridos para o processo de industrializa-ção. Diante de tal situação, assinale a alternativa correta. A) Inexiste direito a crédito presumido de IPI relativa-mente à entrada de insumos isentos, sujeitos à alí-quota zero ou não tributáveis, o que não contraria o princípio da não cumulatividade.

B) Existe direito a crédito presumido de IPI relativamen-te à entrada de insumos isentos, sujeitos à alíquota zero ou não tributáveis, o que não contraria o princí-pio da não cumulatividade.

C) Inexiste direito a crédito presumido de IPI relativa-mente à entrada de insumos isentos, sujeitos à alí-quota zero ou não tributáveis, o que contraria o prin-cípio da não cumulatividade.

D) Existe direito a crédito presumido de IPI relativamen-te à entrada de insumos isentos, sujeitos à alíquota zero ou não tributáveis, o que contraria o princípio da não cumulatividade.

24

João é proprietário de um imóvel localizado no Muni-cípio do Morro Alto. Resolveu alugá-lo para Maria das Dores pelo período consecutivo de dois anos. Nesse período, a locatária efetuou o pagamento do IPTU em duplicidade do exercício fiscal de 2020. Por tal motivo, a locatária ingressou em juízo com ação de repetição de indébito. Diante disso, assinale a alternativa correta. A) A locatária possui legitimidade ativa para discutir a

relação jurídico-tributária de IPTU e de taxas referen-tes ao imóvel alugado, inclusive para ajuizar ação de repetição de indébito, mas não poderá requerer o direito de compensação.

B) A locatária possui legitimidade ativa para discutir a relação jurídico-tributária de IPTU e de taxas referen-tes ao imóvel alugado, inclusive para ajuizar ação de repetição de indébito e requerer o direito de com-pensação.

C) A locatária não possui legitimidade ativa para dis-cutir a relação jurídico-tributária de IPTU e de taxas

(7)

referentes ao imóvel alugado, não podendo ajuizar ação de repetição de indébito e muito menos reque-rer o direito de compensação.

D) A locatária não possui legitimidade ativa para dis-cutir a relação jurídico-tributária de IPTU e de taxas referentes ao imóvel alugado, não podendo ajuizar ação de repetição de indébito. No entanto, poderá requerer a compensação.

25

Determinada mercadoria foi incluída por convênio den-tro do regime de substituição tributária. Após o paga-mento integral do ICMS pelo contribuinte substituto, foi averiguado pelo contribuinte substituído que a base de cálculo efetiva da mercadoria é inferior à base de cál-culo presumida. Diante da situação, assinale a alterna-tiva correta.

A) É assegurado ao contribuinte substituído o direito à restituição do valor do imposto pago por força da substituição tributária, quando a base de cálculo efe-tiva for inferior à presumida.

B) É assegurado ao contribuinte substituto o direito à restituição do valor do imposto pago por força da substituição tributária, quando a base de cálculo efe-tiva for inferior à presumida.

C) É assegurado ao contribuinte substituído ou substi-tuto o direito à restituição do valor do imposto pago por força da substituição tributária, quando a base de cálculo efetiva for inferior à presumida.

D) É assegurado ao contribuinte substituído o direito à restituição do valor do imposto pago por força da substituição tributária, apenas quando o fato gera-dor presumido que não se realizar.

26

Marcela requereu o parcelamento de sua dívida em 36 parcelas, conforme disposição legal, e Mário requereu o reconhecimento da decadência do crédito tributário, conforme previsto no artigo 173 I do CTN. Tais situações configuram-se, respectivamente, como causa de: A) Exclusão e extinção do crédito tributário. B) Extinção e exclusão do crédito tributário. C) Suspensão e extinção do crédito tributário. D) Suspensão e exclusão do crédito tributário.

DIREITO ADMINISTRATIVO (NILTON

COUTINHO)

27

Roberta, em viagem pela África, apaixona-se por uma cobra naja. Não querendo se afastar do bichinho, guar-da a cobra em sua mala e a traz para o Brasil. No mo-mento em que chega no aeroporto de Brasília, Raquel, sua amiga de infância e Policial Federal responsável pela checagem da bagagem percebe que a amiga havia tra-zido a cobra, mas, por amizade, não impede a passa-gem de ambas.

Chegando no saguão do aeroporto, a cobra foge da mala e pica Rogério, que estava aguardando a chegada de sua amiga Roberta e acaba falecendo no local.

Com base nas regras sobre responsabilidade civil, assi-nale a alternativa correta.

A) Raquel responde na esfera cível pela morte de Rogé-rio, em razão de sua omissão

B) A União pode ser acionada pela família de Rogério para indenizar os danos causados pela cobra. C) Roberta será a única responsável pela morte de

Ro-gerio, na medida em que sabia dos riscos inerentes ao transporte de tal animal.

D) A União e Roberta respondem objetivamente pela morte de Rogério, enquanto que Raquel responde apenas em ação de regresso.

28

Carol, chefe do setor de RH, pratica um ato administra-tivo viciado. Contudo, ao verificar o erro, entende que a referida decisão não acarreta lesão ao interesse públi-co nem prejuízo a terceiros, de tal forma que o defeito apresentado pode ser sanado. Nesse caso, pode ela A) convalidar o ato administrativo.

B) revogar o ato administrativo praticado. C) refazer o ato administrativo praticado. D) cassar o ato administrativo praticado.

29

O governador do estado X, no exercício regular de sua competência, editou decreto proibindo a abertura de bares após as 22:00 horas. Porém, em razão do aumento do número de casos de coronavírus, editou novo decre-to proibindo a abertura de bares após as 20:00 horas. Eugênio, cidadão brasiliense, indignado com a medida, procura você para, na qualidade de advogado, dar-lhe a orientação jurídica adequada.

Sobre o tema, é correto afirmar que:

A) Eugênio pode ajuizar ação civil pública em face do Govenador, a fim de tutelar o interesse da coletivida-de, com vistas ao aumento do horário de funciona-mento dos bares.

B) O Poder Judiciário pode revogar o ato praticado pelo Governador, caso entenda que os índices de conta-minação têm diminuído.

(8)

C) O Governador pode anular o ato por ele praticado após o fim da pandemia.

D) A teoria dos motivos determinantes estabelece que, caso o Governador fundamente o novo horário dos bares em razão da pandemia do COVID-19, tais mo-tivos passam a fazer parte do ato por ele praticado.

30

Durante um procedimento de licitação para contratação de uma concessão de serviço público, um dos licitantes, pessoa jurídica, foi inabilitado pela comissão de licita-ção. Indignada, a referida pessoa jurídica procura você para adotar as medidas cabíveis. Sobre o tema, é correto afirmar que:

A) Mesmo que tenha sido interposto recurso adminis-trativo, é plenamente possível a impetração de man-dado de segurança contra a decisão que a inabilitou para o procedimento de licitação.

B) Pode impetrar mandado de segurança em nome de um dos representantes da pessoa jurídica, uma vez que não é possível a impetração de mandado de se-gurança individual por pessoa jurídica.

C) Deverá interpor recurso administrativo, após cuja decisão, estará apta a verificar se ainda há interesse na impetração de mandado de segurança contra o suposto ato coator, ficando suspenso o prazo deca-dencial até essa data.

D) No caso em análise, é possível a interposição de re-curso, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata

31

Ana Paula ficou fascinada com as consequências que um fato da natureza ou mesmo uma conduta humana podem acarretar no mundo jurídico. Querendo saber mais sobre o tema, procura um advogado especialista na área, o qual lhe esclarece que:

A) Ato administrativo é o meio pelo qual a Administra-ção Pública exprime uma declaraAdministra-ção de natureza constitutiva, declaratória, modificativa ou extintiva. B) Ato administrativo é um ato jurídico, uma declaração

de vontade do Estado destinada a produzir efeitos jurídicos.

C) O ato jurídico não faz parte do gênero fato jurídico. D) Fato jurídico é qualquer acontecimento a que o

Di-reito atribui efeitos jurídicos. Logo, fato jurídico pode ser um evento material ou uma conduta humana.

32

Odair José, Prefeito de Miracema do Norte, foi conde-nado pela prática de ato de improbidade administrati-va, em razão de ter utilizado máquinas, equipamentos e materiais pertencentes à prefeitura para construir um barracão de festas em sua fazenda.

Preocupado com as sanções às quais estaria sujeito, procurou um advogado, especialista na área, o qual lhe informou que:

A) Odair José pode ser condenado à perda da função pública e à suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, além do pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial, entre outras sanções.

B) Odair José pode ser condenado ao ressarcimento in-tegral do dano, se houver, à perda da função públi-ca, à suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, ao pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e à proibição de contratar com o Poder Público ou rece-ber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, di-reta ou indidi-retamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

C) Odair José pode ser condenado ao ressarcimento integral do dano, à perda dos bens ou valores acres-cidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer essa circunstância, à perda da função pública, à suspen-são dos direitos políticos de três a cinco anos, ao pa-gamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou credití-cios, direta ou indiretamente, ainda que por intermé-dio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

D) Odair José pode ser condenado à perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ao ressarcimento integral do dano, quando houver, à perda da função pública, à suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, ao pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimo-nial e à proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de dez anos.

DIREITO AMBIENTAL (NILTON COUTINHO)

33

Maria Christina, empresária de sucesso, gera, em sua atividade, grande quantidade de resíduos sólidos. Querendo saber um pouco mais sobre a denominada “logística reversa”, procura um advogado especialista na área, o qual lhe informa que:

A) “Logística reversa” é uma das diretrizes na gestão e no gerenciamento de resíduos sólidos.

B) Os fabricantes, os importadores, os distribuidores, os comerciantes e os consumidores de pilhas, baterias e pneus estão obrigados a estruturar e implementar sistemas de “logística reversa”.

C) A “logística reversa” caracteriza-se por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabi-lizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra desti-nação final ambientalmente adequada.

D) Os participantes dos sistemas de “logística reversa” manterão atualizadas e disponíveis ao órgão estadual competente e a outras autoridades informações completas sobre a realização das ações sob sua responsabilidade.

(9)

34

Patrícia, fazendeira bilionária, resolve adquirir uma fa-zenda na Amazônia Legal. Um vizinho pede a ela que verifique a situação da área de Reserva Legal da referida fazenda antes de concluir a negociação.

Com dúvidas a respeito do tema, Patrícia procura um advogado especialista na área, o qual a informa de que: A) Todo imóvel rural deve manter área com cobertura

de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente, sendo certo que todo imó-vel rural localizado na Amazônia Legal deve possuir uma área mínima de 80% (oitenta por cento) a título de Reserva Legal.

B) Não será exigida a Reserva Legal relativa às áreas adquiridas ou desapropriadas por detentor de con-cessão, permissão ou autorização para exploração de potencial de energia hidráulica, nas quais funcionem empreendimentos de geração de energia elétrica, subestações ou sejam instaladas linhas de transmis-são e de distribuição de energia elétrica.

C) Reserva Legal constitui-se como um área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisa-gem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, fa-cilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. D) A Reserva Legal deve ser conservada com cobertura

de vegetação nativa pelo proprietário do imóvel ru-ral, possuidor ou ocupante a qualquer título, pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, sen-do certo que não será admitida, em nenhuma hipó-tese, a exploração econômica da Reserva Legal.

DIREITO CIVIL (ROBERTA QUEIROZ)

35

Rogério resolveu vender seu apartamento de 120 me-tros quadrados no condomínio MaraDreams. Na opor-tunidade, Rogério anunciou o imóvel e Eugênio resolveu visitar o imóvel. Na visita, Eugênio ficou encantado com a decoração do apartamento e com os móveis de Ro-gério. Achando tudo muito bonito, Eugênio comprou o apartamento, mediante escritura pública, por R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). Ao imitir-se na posse do bem, após mudança de Rogério, encontrou o imóvel vazio, sem os móveis. Indignado, Eugênio quer a entrega dos bens móveis ou desfazimento do contrato e, para tanto, procura advogado, que lhe aconselha, correta-mente, da seguinte forma:

A) Não é possível que Eugênio exija a entrega dos bens móveis, pois, mesmo sendo acessórios, trata-se de pertenças e estas não acompanham o imóvel. B) Eugênio poderá exigir a entrega dos móveis, pois

compõem o contrato de compra e venda.

C) O juiz poderá compelir que Rogério entregue os bens móveis sob pena de astreintes, pois, em sendo aces-sórios, acompanham o principal.

D) Os móveis de Rogério, que estavam no apartamen-to, são classificados como bens imóveis por acessão física.

36

Nilton, menor púbere, tem como representante sua genitora Maria Christina, já que seu pai faleceu há alguns anos. Nilton herdou um vasto patrimônio quando do falecimento de seu pai. Agora, com receio por ter contraído uma doença devastadora, deseja confeccionar seu testamento. Para tanto, consulta um advogado, que lhe presta a seguinte e correta informação:

A) Nilton, por ser incapaz, não pode fazer seu testamento. B) Nilton poderá redigir seu testamento mediante a

re-presentação de sua genitora.

C) Nilton, caso confeccione seu testamento, por não ter filhos, poderá dispor livremente de seus bens. D) Nilton poderá testar seus bens, sozinho, sem

repre-sentação, desde que respeite a legítima.

37

Carol deve a quantia de R$ 5.000,00 para Roberta. Na data destinada ao pagamento, Carol procura Roberta para realizar o pagamento e esta, sem justa causa, recu-sa receber o pagamento e dar quitação na devida forma. Carol, temendo ser demanda em uma ação de cobrança, procura uma advogada para tomar providência cabível. Considerando as disposições sobre o tema, marque al-ternativa correta.

A) A ação a ser proposta envolve imputação do paga-mento.

B) Trata-se de consignação em pagamento.

C) Carol poderá valer-se da forma especial de pagamen-to denominada novação.

D) Não é possível que Carol, em sede ação de consigna-ção, faça pedido de revisão de cláusula contratual.

38

Raquel resolve deixar a totalidade de seus bens para Patrícia, sua amiga de escola, já que a mãe de Raquel é falecida e ela não possui filhos, tampouco notícias de seu pai. Feito o testamento, Raquel falece em virtude de um acidente de carro. Ocorre que, no dia do enterro de Raquel, apareceu uma prima, Ana Paula. Considerando a situação, marque alternativa correta.

A) Patrícia tem direito à totalidade dos bens de Raquel. B) O testamento está rompido somente em parte, po-dendo Patrícia pleitear metade dos bens testados, a título de legítima, sendo a outra metade do pai de Raquel.

C) Raquel não poderia fazer testamento, visto a existên-cia do pai e da prima.

D) O testamento é válido, mas deve sofrer uma redução testamentária.

(10)

39

Nilton e Alice passaram a noite jogando pôquer com vá-rios amigos. Na oportunidade, sabendo que os amigos somente jogam com apostas em dinheiro, Nilton pede dez mil reais emprestados de Rogério, que, por sua vez, sabe que o valor é para jogo, mas empresta a quantia. Nilton perde o jogo em favor de Alice e termina a noite devendo a ela a quantia de 30 mil reais.

Alice procura advogado para solicitar informações. Con-siderando os fatos narrados, marque alternativa que melhor se ajusta ao caso.

A) Nilton poderá ser executado pela dívida de jogo, pois o pôquer, especificamente, não é considerado con-travenção penal.

B) Rogério poderá ajuizar ação contra Nilton para co-brar a quantia emprestada, pois esta não tem relação jurídica com o jogo.

C) Alice não poderá cobrar o valor ganho, mas poderá reter o pagamento caso seja feito pelo devedor. D) Alice não poderá cobrar a dívida, tampouco reter o

pagamento.

40

Carol, Roberta e Raquel adquirem um imóvel de herança do falecimento do pai, João. As três tiveram, mediante formal de partilha, o reconhecimento de que cada uma tem a propriedade de um terço do imóvel. Raquel ma-nifesta vontade em alienar o bem, mas Carol sempre se mostrou resistente, pois era o imóvel onde o pai viveu a vida toda, havendo ali uma carga emocional muito grande. Raquel, então, aliena sua quota para Roberta. Carol, indignada, procura informações com um advoga-do. Marque alternativa que corresponda à explicação de acordo com a lei civil.

A) Antes de alienar a cota, Raquel deveria ter oferecido o bem para Carol.

B) Não é possível alienar bem que esteja em condomí-nio.

C) Carol poderá tomar o bem para si depositando o va-lor correspondente à cota.

D) Raquel não tinha obrigação de oferecer a alienação de sua cota para Carol.

41

Rogério estava passando na rua quando uma panela de pressão caiu na sua cabeça causando-lhe traumatismo craniano. A referida panela foi arremessada de edifício residencial, não sendo possível precisar o apartamento de onde o bem fora arremessado. Diante de tais consi-derações, marque alternativa correta.

A) É possível que Rogério ajuíze ação cobrando indeni-zação pelo ocorrido em face do condomínio residen-cial.

B) Como não é possível precisar de onde a panela foi arremessada, por ausência de nexo de causalidade, Rogério não poderá demandar o condomínio. C) Rogério poderá cobrar o dano moral, mas não o dano

estético, caso contrário, estaria recebendo o mesmo valor.

D) Rogério somente pode ajuizar ação em face de quem realmente arremessou a panela.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

(PATRÍCIA DREYER)

42

Ana Paula, dependente química, teve dois filhos, Ma-teus e Matias, com 2 e 4 anos de idade respectivamente. Todavia, diante da sua conduta de desídia e abandono emocional e material de seus filhos, o Ministério Públi-co resolveu ajuizar ação de destituição do poder familiar de Ana Paula, tendo sido o pleito do MP julgado proce-dente, com posterior trânsito em julgado. Além disso, o casal Roberta e Raquel resolveu ajuizar ação de guarda, cuja sentença também julgou procedente o pedido. A despeito de já ter perdido o poder familiar, por meio de sentença transitada em julgado, Ana Paula procura você, como advogado(a), que, corretamente, a orienta no sen-tido de que:

A) Ana Paula não tem nem legitimidade nem interesse para recorrer da sentença que julgou procedente o pedido de guarda formulado por Roberta e Raquel, pois já está destituída do poder familiar com senten-ça transitada em julgado.

B) Ana Paula poderá oferecer oposição, alegando que Mateus e Matias não devem ficar nem com Roberta nem com Raquel.

C) Ana Paula tem legitimidade para recorrer da senten-ça que julgou procedente o pedido de guarda formu-lado por Roberta e Raquel, mesmo já destituída do poder familiar com sentença transitada em julgado. D) Ana Paula pode agravar da sentença, pois

faticamen-te subsisfaticamen-te seu laço sanguíneo, que confere a ela le-gitimidade e interesse próprio para, em prol da pro-teção e melhor interesse da menor, discutir o destino da criança, seus cuidados e sua criação.

(11)

43

Nilton e Carolina são um casal absolutamente desajusta-do e que deixa seus filhos Rogério e Maria Christina, de 11 e 9 anos de idade respectivamente, à míngua, pas-sando necessidades de toda ordem, material, emocio-nal, educacional etc. Diante disso, pelo descumprimen-to dos deveres inerentes ao poder familiar, o casal foi condenado à multa prevista no artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente, à proporção de 14 salários mínimos, ao todo (Art. 249 ECA: Descumprir, dolosa ou culposamente, os deveres inerentes ao poder familiar ou decorrente de tutela ou guarda, bem assim determi-nação da autoridade judiciária ou Conselho Tutelar. Pena – multa de três a vinte salários de referência, aplicando--se o dobro em caso de reincidência). O casal resolve recorrer dessa multa afirmando ser hipossuficiente eco-nômico e não ter condições de arcar com o montante determinado. Diante do caso concreto, assinale a afir-mativa correta.

A) O Juiz se equivocou ao aplicar a multa prevista no artigo 249 do ECA, visto que é incabível ao caso con-creto.

B) A hipossuficiência financeira de Nilton e Carolina não é suficiente para afastar a multa pecuniária determi-nada pelo juiz.

C) A situação econômica do casal deve servir de parâ-metro para adequar a providência determinada, de sorte que tal multa deve ser afastada.

D) A multa prevista no artigo 249 do ECA não guarda qualquer relação com as medidas que devem ser aplicadas quando pais ou responsáveis não cum-prem com seus deveres inerentes ao poder familiar, à guarda ou à tutela.

DIREITO DO CONSUMIDOR

(PATRÍCIA DREYER)

44

Eugênio e Alice, ambos já divorciados, resolvem na-morar e, em um mês de relacionamento, resolvem se casar. Alice deseja muito ter mais um filho e Eugênio, todavia, já havia feito cirurgia de vasectomia, pois não pretendia mais ter filhos, haja vista os seus 6 filhos ge-rados em 6 relacionamentos diferentes. Mesmo assim, o casal resolve fazer mais uma tentativa, que, em razão da vasectomia de Eugênio, teria que ser realizada ou por meio da adoção, ou por meio das técnicas de reprodu-ção assistida. Assim sendo, o casal resolve contratar um plano de saúde, com contratação expressa dos referidos procedimentos de reprodução assistida. Passado o pra-zo de carência, o casal resolve buscar o tratamento de fertilização com a cobertura do plano de saúde e é sur-preendido com a resposta de que isso não seria possível, pois, para a operadora, "a inseminação artificial não é

procedimento de cobertura obrigatória”. Eugênio e Alice procuram você, como advogado(a), que acertadamente responde que:

A) É abusiva a negativa de custeio, pela operadora do plano de saúde, do tratamento de fertilização in

vitro, pois há previsão contratual expressa.

B) Os procedimentos médicos de inseminação artificial ou fertilização in vitro, que têm características dis-tintas, são de cobertura obrigatória, independente-mente de previsão expressa no contrato.

C) Não é abusiva a negativa de cobertura, pela operado-ra do plano de saúde, do toperado-ratamento de fertilização

in vitro, mesmo com a previsão contratual expressa.

D) Somente se a operadora de plano de saúde negar ao casal a opção de reembolso da quantia paga para a tentativa de reprodução assistida é que se encontra-ria abusividade no contrato.

45

Os amigos Rogério, Odair e João resolvem fazer uma viagem internacional pela Europa, por 45 dias, a fim de conhecer vários países. Contrataram os múltiplos desti-nos com uma mesma companhia aérea brasileira e suas respectivas parceiras, e fizeram um roteiro bastante de-talhado para que pudessem aproveitar ao máximo os dias dedicados a essa experiência. Todavia, no decorrer dessa “aventura”, vários episódios ruins se sucederam. A bagagem de João foi extraviada logo na primeira cone-xão e ele teve que usar roupas de Rogério e Odair duran-te toda a viagem. Na segunda conexão, o atraso do voo se deu por mais de 18 horas e eles perderam, inclusive, uma das diárias pagas no único hotel 5 estrelas da via-gem. No terceiro destino, também a bagagem de Odair foi extraviada e isso fez com que os três amigos usassem as roupas de Rogério nos últimos 35 dias, já que não tinham dinheiro para gastar com essa necessidade. No voo de volta para casa, o trio de amigos ficou 28 horas no aeroporto, sem qualquer assistência da companhia aérea, passando frio, fome e sede. Chegando ao Brasil, os amigos resolvem ajuizar ação de reparação civil por danos materiais e morais, e são surpreendidos com a sentença que dizia que cada um dos amigos só teria di-reito à indenização de R$ 300,00 (trezentos reais) por todo o infortúnio, a título de danos materiais e morais, visto que, nos casos de viagens internacionais, não se aplica o princípio da reparação integral. Diante do caso concreto, assinale a única alternativa correta.

A) A sentença não merece qualquer reparo, visto que o Supremo Tribunal Federal fixou a tese de que as normas e os tratados internacionais limitadores da responsabilidade das transportadoras aéreas de pas-sageiros, especialmente as Convenções de Varsóvia e Montreal, têm prevalência em relação ao Código de Defesa do Consumidor e nelas está posto que não há reparação integral.

(12)

B) Os danos materiais devidos a João, Rogério e Odair devem ser aumentados e quantificados de acordo com a extensão do dano, haja vista que os prejuízos de ordem material não admitem tabelamento prévio ou tarifação.

C) A sentença merece reforma, ao menos em parte, pois as indenizações por danos morais decorrentes de extravio de bagagem dos três amigos e de atraso de voo internacional devem buscar a efetiva repara-ção do consumidor preceituada pelo Código de De-fesa do Consumidor.

D) Apenas o Ministério Público poderia propor uma ação civil pública contra a companhia aérea a fim de que essa indenize os prejuízos sofridos pelos amigos, visto que se trata de direito difuso.

DIREITO EMPRESARIAL (EUGÊNIO BRÜGGER)

46

Maria Christina, Roberta, Carol e Raquel decidiram se unir para a constituição de uma sociedade limitada que tinha como objeto a venda de cosméticos na cidade de Formosa/GO. O contrato social foi elaborado e foi es-colhida Raquel como administradora. O contrato social foi firmado por todas as sócias em 17/01/2020. Raquel se comprometeu, juntamente com o contador, a provi-denciar o registro da sociedade na Junta Comercial do Estado de Goiás.

Ocorre que, até a presente data, não foi registrado o ins-trumento de constituição da sociedade, e esta iniciou as atividades no mesmo dia em que as sócias assinaram o contrato (17/01/2020) com Raquel, que contratou pela sociedade.

Diante do caso, assinale a alternativa incorreta.

A) Diante da ausência do registro, a sociedade é consi-derada sociedade em comum.

B) O contrato social deve ser apresentado a arquiva-mento na junta, dentro de 30 (trinta) dias, contados de sua assinatura, a cuja data retroagirão os efeitos do arquivamento; fora desse prazo, o arquivamento só terá eficácia a partir do despacho que o conceder. C) As sócias, nas relações entre si ou com terceiros,

somente por escrito podem provar a existência da sociedade, mas os terceiros podem prová-la de qual-quer modo.

D) Todas as sócias respondem solidária e ilimitadamen-te pelas obrigações sociais; contudo, todas ilimitadamen-terão benefício de ordem, inclusive Raquel, que contratou pela sociedade.

47

As Sociedades Anônimas podem se utilizar da emissão das debêntures para captar recursos no mercado. A captação por meio de debêntures pode ser feita pela companhia de capital aberto ou de capital fechado, porém somente as companhias de capital aberto com registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) podem efetuar emissões públicas de debêntures. A Lei n. 6.404/1976 das Sociedades Anônimas. regula-mentou também, entre outras medidas, limites para as emissões de debêntures, disciplinou os registros de escritura e formalizou a emissão do certificado de de-bênture. Dessa forma, as debêntures começaram a ser instrumento de captação no Brasil. Contudo, foi altera-da pelas Leis n. 9.457/1997 e n. 10.303/2001, que são também consideradas principais fontes normativas re-ferentes às emissões de debêntures, bem como alguns normativos do Banco Central e instruções da CVM com-plementam essa regulamentação.

FONTE: PUCMINAS, Ewerton Wander e Marianna Fávero (com alterações).

Sobre as debêntures, assinale a alternativa correta. A) É defeso à companhia adquirir debêntures de sua

emissão.

B) A debênture poderá assegurar ao seu titular juros, fi-xos ou variáveis, participação no lucro da companhia e prêmio de reembolso.

C) A debênture não poderá ser conversível em ações. D) A debênture somente poderá ter garantia real.

48

Sobre o contrato de franquia, assinale a alternativa

incorreta.

A) O sistema de franquia empresarial é aquele pelo qual um franqueador autoriza, por meio de contra-to, um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao di-reito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar re-lação de consumo ou vínculo empregatício em rela-ção ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento.

B) Para a implantação da franquia, o franqueador de-verá fornecer ao interessado Circular de Oferta de Franquia, escrita em língua portuguesa, de forma ob-jetiva e acessível, que deverá conter, dentre outros requisitos, informações sobre a situação da marca franqueada e outros direitos de propriedade intelec-tual relacionados à franquia, cujo uso será autoriza-do em contrato pelo franqueaautoriza-dor, incluinautoriza-do a carac-terização completa, com o número do registro ou do

(13)

pedido protocolizado, com a classe e subclasse, nos órgãos competentes, e, no caso de cultivares, infor-mações sobre a situação perante o Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC).

C) A Circular de Oferta de Franquia deverá ser entregue ao candidato a franqueado, no mínimo, 5 (cinco) dias antes da assinatura do contrato ou pré-contrato de franquia ou, ainda, do pagamento de qualquer tipo de taxa pelo franqueado ao franqueador ou à empre-sa ou, ainda, à pessoa ligada a este, empre-salvo no caso de licitação ou pré-qualificação promovida por órgão ou entidade pública, caso em que a Circular de Oferta de Franquia será divulgada logo no início do processo de seleção.

D) Contrato internacional de franquia é aquele que, pe-los atos concernentes à sua conclusão ou execução, à situação das partes quanto a nacionalidade ou domi-cílio, ou à localização de seu objeto, tem liames com mais de um sistema jurídico.

49

"Nos termos da jurisprudência desta Corte, admite-se o aval nas cédulas de crédito rural, pois a vedação contida no § 3º do art. 60 do Decreto-lei n. 167/1967 não alcan-ça o referido título, sendo aplicável apenas às notas pro-missórias e duplicatas rurais" (AgInt no REsp 1.351.296/ MG, Rel. Ministro Marco Buzzi, Quarta Turma, DJede 12/09/2019).

Em relação ao instituto das duplicatas e das notas pro-missórias, assinale a alternativa correta:

A) Em relação à nota promissória, o prazo prescricional para o exercício do direito de ação em desfavor do devedor cambial direto e dos avalistas deste é de 3 (três) anos, contados do vencimento.

B) Em relação à nota promissória, o prazo prescricional para o exercício do direito de ação em desfavor de devedor cambial indireto e dos avalistas deste é de 3 (três) anos, contados do vencimento.

C) Em relação à duplicata, o prazo prescricional para o exercício do direito de ação em desfavor do devedor cambial direto e dos avalistas deste é de 6 (seis) me-ses, contados do vencimento.

D) Em relação à duplicata, o prazo prescricional para o exercício do direito de ação em desfavor do devedor cambial indireto e dos avalistas deste é de 6 (seis) meses, contados do vencimento.

50

Nilton, Rogério, Patrícia e Blazute decidiram constituir a Companhia Brasília de Alimentos e buscaram assessoria advocatícia da advogada Meviana para saberem da pos-sibilidade de a sociedade ser enquadrada como micro-empresa ou micro-empresa de pequeno porte.

A advogada respondeu corretamente que:

A) A sociedade poderá ser enquadrada como microem-presa, caso aufira, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).

B) A sociedade poderá ser enquadrada como empresa de pequeno porte, caso aufira, em cada ano-calen-dário, receita bruta superior a R$ 360.000,00 (tre-zentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais). C) A sociedade poderá ser enquadrada como empresa

de pequeno porte, caso aufira, em cada ano-calen-dário, receita bruta superior a R$ 300.000,00 (trezen-tos mil reais) e igual ou inferior a R$ 4.200.000,00 (quatro milhões e duzentos mil reais).

D) A sociedade jamais poderá ser enquadrada como mi-croempresa ou empresa de pequeno porte.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

(RAQUEL BUENO)

51

Considerando a urgência contemporânea ao ajuizamen-to da ação, Joana, por meio de seu advogado Rui, re-quereu uma tutela provisória de urgência, em petição simplificada e restrita ao pedido de tutela provisória de urgência antecipada. Presentes os requisitos, o Juiz con-cedeu liminar inaudita altera pars, que foi prontamente efetivada. Nesse contexto, assinale a alternativa correta. A) O caso contempla hipótese de tutela provisória de

urgência antecipada incidental.

B) Caso o réu não interponha agravo de instrumento contra a decisão concessiva da liminar, haverá o fe-nômeno da estabilização.

C) Após a efetivação da liminar, a autora será intimada para efetuar o aditamento da petição inicial necessa-riamente no prazo de 15 (quinze) dias.

D) No momento do aditamento da petição inicial, não se admite a juntada de novos documentos em virtu-de da preclusão.

52

Margareth promoveu ação indenizatória em face de Mi-guel, por rompimento de noivado, tendo o ex-noivo tra-ído a ex-noiva, com exposição em redes sociais, além de tê-la contaminado com doença sexualmente transmissí-vel. A demanda tramitou na Vara Cível de Brasília, tendo Miguel sido condenado ao pagamento de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Na fase de cumprimento de sentença, Margareth encontrou dificuldades de encontrar patri-mônio em nome do executado, mas, com o passar do tempo, encontrou R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) na caderneta de poupança do devedor, razão pela qual re-quereu a penhora do aludido valor. Além disso, desco-briu que o pai de Miguel faleceu e que havia inventário em curso, sendo o executado um dos herdeiros. Por fim, Margareth soube que Miguel assumiu um cargo público comissionado, com remuneração de R$ 8.000,00. A par-tir dessa realidade, assinale a alternativa correta.

(14)

A) A caderneta de poupança até quarenta salários míni-mos não pode ser penhorada, com uma única exce-ção: obrigação alimentar decorrente do Direito das Famílias.

B) Miguel tem direito ao parcelamento ou moratória legal, com o pagamento de 30% de todo valor exe-quendo, pagando o restante em até 06 (seis) vezes. C) Segundo o ordenamento jurídico, é possível a

pe-nhora parcial da remuneração do devedor, além das hipóteses de débito alimentar, desde que não exista violação do princípio da menor onerosidade ao de-vedor, nem do mínimo existencial, sob a perspectiva da razoabilidade.

D) Em relação ao processo de inventário no qual Miguel é herdeiro, nada pode ser feito, uma vez que o CPC não admite penhora de créditos futuros ou no rosto de outros autos, quando os processos tramitarem perante juízos diferentes.

53

Sônia adquiriu um imóvel em Pirenópolis/GO, mediante escritura pública de compra e venda, todavia, não levada a registro no Cartório de Imóveis. O alienante é Eugênio, que, meses depois, foi citado acerca de uma execução de título executivo extrajudicial promovida pelo Banco “Crédito Sem Limites”. Diante da ausência de pagamento voluntário do débito no prazo legal, o Banco exequente, após buscas em Cartório de Imóveis, descobriu o imóvel de Pirenópolis, ainda em nome de Eugênio, indicando-o à penhora, que foi determinada pelo juízo da Vara Cível de Goiânia. Nessa hipótese, na condição de advogado de Sônia, assinale a opção correta.

A) Sônia deverá promover ação de oposição para des-constituir a penhora sobre o imóvel de Pirenópolis. B) A venda do bem de Eugênio para Sônia é

considera-da automaticamente fraude à execução, e, portanto, ineficaz, cabendo a Sônia apenas o direito de regres-so contra Eugênio, por meio de ação própria. C) Caberá ao advogado de Sônia promover ação de

em-bargos de terceiro preventivos, em face do Banco “Crédito Sem Limites” e de Eugênio, a ser distribuída por dependência ao juízo da execução.

D) Nesse caso, só será possível opor embargos de ter-ceiro depois que a penhora for efetivada, uma vez que o CPC não admite embargos de terceiro preven-tivos.

54

Lindaura e Afrânio são autor e réu, respectivamente, em uma ação indenizatória que tramita sob o procedimen-to comum. Após a audiência de conciliação e mediação sem êxito, iniciou-se o prazo de resposta de Afrânio, pa-trocinado pela Defensoria Pública, sendo que este não concorda com o valor dado à causa pela autora, muito

menos com o ajuizamento da ação perante o Judiciário, uma vez que há cláusula de convenção de arbitragem no contrato entabulado entre as partes. Soma-se a isso o fato de Afrânio descobrir que Lindaura é sogra do Juiz que está conduzindo o processo. A partir dessa realida-de, assinale a alternativa correta.

A) Afrânio deverá questionar todas as defesas acima na peça contestatória, no prazo de 15 dias.

B) Afrânio deverá impugnar o valor da causa e invocar a convenção de arbitragem em preliminar de contes-tação; já a arguição de impedimento do juiz deve ser apresentada em petição própria.

C) Afrânio deverá impugnar o valor da causa e invocar a convenção de arbitragem em preliminar de con-testação; já a arguição de suspeição do juiz deve ser apresentada em petição própria.

D) Afrânio deverá questionar todas as defesas acima na peça contestatória, no prazo de 30 dias.

55

Paty, Alice e Ana Blazute assumem uma obrigação soli-dária com a credora Roberta, na condição de fiadoras de Rogério, devedor originário. Diante do inadimplemen-to da obrigação por Rogério, Roberta promove ação de cobrança somente contra Ana Blazute. Ocorre que Ana deseja inserir as outras fiadoras no processo, a fim de resguardar o direito de cobrar a cota parte delas propor-cional posteriormente, razão pela qual o caminho pro-cessual mais indicado e mais econômico é a(o):

A) Denunciação da lide. B) Assistência litisconsorcial C) Chamamento ao processo.

D) Aguardar o desfecho da demanda e depois promover nova ação em face de Alice e Paty, em litisconsórcio necessário.

56

Nilton promove ação de rescisão contratual em face de Carolina, sob o procedimento comum. Ressalte-se que Carolina foi citada/intimada por edital. Designada audi-ência de conciliação e mediação, autor e ré não com-pareceram, não havendo apresentação de justificativa, sendo aplicada multa apenas ao autor, por ato atenta-tório à dignidade da justiça. Após tramitação regular do feito, com a revelia da ré, esta foi condenada por senten-ça, sendo acolhidos todos os pedidos do autor. A respei-to dessa situação, assinale a alternativa correta.

A) Nilton deveria ter interposto agravo de instrumento contra a decisão interlocutória que aplicou a aludida multa.

B) Nilton poderá apelar da sentença para questionar a multa que lhe foi aplicada e que não foi aplicada à ré. C) Carolina está impedida de recorrer da sentença em

virtude da revelia.

D) Nilton pode apelar da sentença para questionar a multa que lhe foi aplicada, mas não cabe o

(15)

questio-namento sobre a multa não aplicada à ré, uma vez que citada por edital, sendo acertada a posição do Juiz quanto à fixação da multa apenas em relação ao autor.

57

Íris, advogando em causa própria, recebeu uma sen-tença desfavorável, razão pela qual interpôs recurso de apelação. Durante a tramitação do recurso, percebeu que havia vários outros casos no mesmo tribunal e na primeira instância local que envolviam a mesma matéria de direito material, com soluções jurídicas radicalmente diferentes. Assim, na busca de obter um entendimento uniforme, mesmo que no âmbito local, recomenda-se a Íris que:

A) Instaure um incidente de assunção de competência. B) Instaure um incidente de resolução de demandas

repetitivas, cuja admissibilidade é feita pelo relator. C) Instaure um incidente de resolução de demandas

repetitivas, independentemente do pagamento de custas, desde que a matéria não tenha sido afetada para julgamento pela técnica repetitiva, pelos tribu-nais superiores.

D) Requeira sua atuação como amicus curiae em um dos outros processos sobre mesma matéria que es-tejam pendentes no tribunal local.

DIREITO PENAL (CAROLINA CARVALHAL)

58

Patrícia foi condenada pelo crime de roubo a uma pena de reclusão de 5 anos em regime semiaberto, bem como à pena de multa de 10 dias-multa, à fração de ½ salário--mínimo vigente à época dos fatos. Quanto à execução da pena de multa, a família de Patrícia procura você para esclarecer sobre quem tem legitimidade para executá--la, uma vez que já transcorreu lapso superior a 180 dias sem que houvesse execução da pena de multa.

A) O Ministério Público possui legitimidade para propor a cobrança de multa decorrente de sentença penal condenatória transitada em julgado, com a possibi-lidade subsidiária de cobrança pela Fazenda Pública, caso MP se mantenha inerte por mais de 90 dias após ser devidamente intimado.

B) O Ministério Público é o único que possui legitimida-de para propor a cobrança legitimida-de multa legitimida-decorrente legitimida-de sentença penal condenatória transitada em julgado. C) O Ministério Público possui legitimidade para propor

a cobrança de multa decorrente de sentença penal condenatória transitada em julgado, com a possibili-dade concorrente de cobrança pela Fazenda Pública, caso MP se mantenha inerte por mais de 360 dias após ser devidamente intimado.

D) O Ministério Público possui legitimidade para propor a cobrança de multa decorrente de sentença penal

condenatória transitada em julgado, com a possibi-lidade subsidiária de cobrança pela Fazenda Pública, caso MP se mantenha inerte por mais de 360 dias após ser devidamente intimado.

59

Eugênio foi preso quando tentava entrar no Brasil trans-portando 4 kg de cocaína trazidos da Bolívia. O agente estava trazendo a droga escondida em um comparti-mento costurado dentro da bagagem em um táxi bolivia-no. Ele não possuía antecedentes criminais. O Ministério Público pediu que fosse afastado o benefício do § 4º do art. 33 da lei de drogas em razão de se tratar de tráfico transnacional (“internacional”) de drogas e sob o argu-mento de que a forma como a droga foi acondicionada sugerir que ele já era experiente nesse tipo de transpor-te. É possível a aplicação do benefício do § 4º do art. 33 da Lei n. 11.343/2006 para um indivíduo condenado por tráfico transnacional (“internacional”) de drogas? Nesse caso concreto, Eugênio poderia receber essa causa de diminuição de pena?

A) Sim. A habitualidade e o pertencimento a organiza-ções criminosas deverão ser comprovados pela acu-sação, não sendo possível que o benefício seja afas-tado por simples presunção. Assim, se não houver prova nesse sentido, o condenado fará jus à redução da pena.

B) Não. A quantidade e a natureza são circunstâncias que, por si sós, são aptas a comprovar o envolvimen-to com o crime organizado ou a dedicação a ativida-des criminosas, logo Eugênio não poderá ser agracia-do com essa causa especial de diminuição de pena. C) Não. A habitualidade e o pertencimento a

organiza-ções criminosas deverão ser comprovados pela acu-sação, sendo possível que o benefício seja afastado por simples presunção.

D) Não. A habitualidade e o pertencimento a organiza-ções criminosas deverão ser comprovados pela acu-sação, sendo possível que o benefício seja afastado por simples presunção cumulado com o fato de que o tráfico era transnacional.

60

A Procuradora-Geral da República ofereceu denúncia contra Deputado Federal Rogério pela suposta prática do crime de corrupção passiva, previsto no art. 317 do Código Penal (Art. 317. Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, van-tagem indevida, ou aceitar promessa de tal vanvan-tagem: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa). Segundo narrou a denúncia, o parlamentar Rogério, na condição de líder de partido, teria recebido, por inter-médio de assessor, vantagem indevida visando obter

Referências

Documentos relacionados

modelo de trabalho; delineamento; planejamento; alívio ou bloqueio dos ângulos mortos; duplicação do modelo de trabalho em modelo de revestimento; tratamento da

coloque o leite condensado, o creme de leite, o cream cheese e a Cobertura Branca, leve ao fogo, mexendo sempre até ficar cremoso. Retire do fogo, acrescente o Pó de Limão, misture

Para o cálculo da velocidade dos elos de um manipulador robótico será sempre usado o sistema de coordenadas zero como referência, ou seja, a velocidade sempre será calculada

(C) Permitirá transferências e pagamentos somente entre empresas e governo, a qualquer hora do dia, inclusive no fim de semana e em feriados, com recebimento em poucos

Todavia, se na sua localidade não há órgão operacional com envolvimento com tráfego aéreo internacional, pode haver a necessidade de o candidato deslocar-se para

Logo no início do primeiro volume Meili apresenta, em ordem cronológica, uma relação dos principais eventos relativos ao meio circulante da Colônia do Brasil, de grande interesse

53 Quanto à aplicação da lei penal militar no tempo e no espaço, assinale a alternativa correta:.. (A) No tocante ao lugar do crime, o CPM aplica a teoria da ubiquidade para os

Além do uso caseiro e industrial, o etanol tornou-se uma molécula estratégica para a economia brasileira, pois é uma alternativa energética viável, uma vez que o Brasil