• Nenhum resultado encontrado

Encontro. Junioristas. Núcleo de Religiosos de Erexim

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Encontro. Junioristas. Núcleo de Religiosos de Erexim"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CRB – Rio Grande do Sul / Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98 – Porto Alegre Página - 1 -

Encontro

Junioristas

Nos dias 03 e 04 de setembro, aconteceu, no Monte Alverne, em São Leopoldo, RS, o segundo encontro de formação Intercongregacional do Juninter, em 2016. Trabalhamos em 3 oficinas: Vida Fraterna

em comunidade e relações de poder, com enfoque nos votos, com assessoria

do Frei Arno Frelich, OFM; Mística e

Profecia da Vida Religiosa Consagrada nos tempos atuais, com assessoria de Ir.

Kátia Sassi, CISJ, e análise crítica da

realidade, leitura da conjuntura eclesial-social-política, na perspectiva bíblica,

com assessoria do José Edmilson Schinelo. Foi um final de semana cheio de aprendizados, partilhas de vida, de sonhos e desafios da conjuntura nacional, caminhada e missão.

Para um momento de integração coletivo as Irmãs e os Irmãos foram desafiados em equipe para disputarem as Olimpíadas Vocacionais, revelando o sinal de trabalho em equipe e não competição, além de revelar e partilhar seus dons esportivos com todos os membros.

No final da Olimpíada, todos os participantes receberam a representação de uma medalha de ouro, sinal de unidade e igualdade entre todos.

Núcleo de Religiosos de Erexim

Os Religiosos do Núcleo da Diocese de Erexim reuniram-se no dia 18 de setembro, nas dependências do Seminário Nossa Senhora de Fátima, para a assembleia eletiva. A participação na santa missa no Santuário da Mãe Maria foi a oração de início e a grande motivação para a reflexão que se seguiu, bem como para a avaliação das atividades dos dois anos de trabalho da coordenação do Núcleo. Também abordamos a vivência do Ano da Vida Consagrada e a realização da eleição da nova equipe de coordenação. Ir.Paula Schneider, coordenadora da CRB Regional RS, marcou significativa presença. Aprofundou aspectos importantes do Ano da Misericórdia e partilhou alguns tópicos da assembleia da CRB Nacional ocorrida em julho do corrente ano.

“Eis que estou fazendo uma coisa nova”! CRBCRB

CRB RSRS

(2)

CRB – Rio Grande do Sul / Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98 – Porto Alegre Página - 2 -

Ela está brotando agora, e vocês não percebem?

Elegemos a nova equipe de coordenação do Núcleo para a gestão 2017-2019. Ficou assim constituída: Coordenadora: Ir. Idelise Selski, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria (reeleita); Ir. Ivaldina Basso, da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora; secretária: Ir. Marta Inês Vigne, da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora (reeleita); tesoureira: Ir. Luisa Wastovski, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria (reeleita). Houve ainda a indicação do Ir. Tiago, da Congregação dos Missionários Saletinos para a função de 2º secretário. Na pauta do dia também constou a programação das atividades do Núcleo para o próximo ano. A assembleia foi encerrada com a celebração de envio e a confraternização final de partilha de vida e experiência.

Núcleo de Religiosos de Caxias

No dia 14 de agosto de 2016, o Núcleo de Religiosos da Diocese de Caxias do Sul, celebrou o Ano Santo da Misericórdia, na Catedral diocesana, com momentos de oração, celebração do sacramento da reconciliação, reflexão sobre a temática da misericórdia, passagem pela Porta Santa e celebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni. Estiveram presentes mais de 140 religiosas e religiosos. Ir. Ivoni Heck – Coordenadora do Núcleo.

PROVÍNCIA FPCC - Porto Alegre

Durante a realização do Capítulo Provincial de 21 a 28 de agosto, foram eleitas as seguintes Irmãs que compõem o Conselho Provincial: Irmã Mônica de Azevedo – Ministra Provincial; Irmã Inga Bernardete Neumann – 1ª Assistente Provincial e outras assistentes: Irmã Ângela Maria Piassini, Irmã Teresia Sonia Steffen, Irmã Vera Lúcia Konzen.

“Vamos servir juntas ao Bom Deus” e continuar a “Viver a alegria do Evangelho, testemunhando a esperança e a misericórdia”.

(3)

CRB – Rio Grande do Sul / Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98 – Porto Alegre Página - 3 -

III Seminário Estadual sobre

tráfico de pessoas.

No dia 16 de setembro, aconteceu o

Seminário Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no auditório da Livraria Paulus, com o objetivo de Sensibilizar e compartilhar informações sobre o tráfico de pessoas; motivando ações de prevenção e enfrentamento.

Foi um dia de reflexão e debate sobre essa chaga social que ceifa a dignidade e a vida de tantos irmãos e irmãs nossos no mundo, no Brasil e de modo particular no RS. Estiveram conosco para nos ajudar na reflexão a Dra. Marilene Maia - UNISINOS, que, ao fazer a Análise de Conjuntura falou sobre a importância e necessidade em perceber de que lugar falamos, que elemento da realidade social levamos em consideração para nossos posicionamentos e ações. O Grito pela Vida se coloca na contramão da realidade vigente. Para entender a realidade é preciso perceber os interesses em jogo. Reconhecer os cenários de forma coletiva: analisar e agir. Análise da conjuntura é uma ação profética.

Pe. Claudio Ambrósio representante da Região Sul da Rede um Grito pela Vida, da CRB de Curitiba, refletiu sobre os Cenários do Tráfico de Pessoas. Muitas são as artimanhas que o aliciador utiliza para conquistar suas vítimas. São ágeis em: forjar uma dívida, reter documentos da vítima e fazer ameaças.

Ir. Edi Eidt falou sobre o Tráfico de Pessoas e Migração. Realidade que se presencia assustadoramente no Brasil e no mundo. O Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, necessita de ações concretas. Ir. Salete Araci, membro do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas,

do Paraná, e articuladora da Rede um Grito pela Vida da Região Sul, provocou o grupo a pensar propostas concretas e possíveis de serem realizadas para levar adiante a missão Rede “Um grito pela Vida”, no Núcleo de Porto Alegre. Foram definidas algumas prioridades: articular as atividades da Rede “Um Grito pela Vida” com a rede de proteção social local e outras parcerias; desenvolver pesquisa sobre o Tráfico na localidade onde estamos; maior divulgação dos materiais impressos e on line; consolidação e articulação da CBJP (Comissão Brasileira de Justiça e Paz) – CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) – CRB junto com a Rede “Um grito pela Vida”. Compete a cada um/a de nós, lutar pelo fim da mercantilização da pessoa. Juntos queremos erradicar esse crime avassalador que mata a vida, destrói sonhos de milhões de pessoas.

“O tráfico de pessoas é uma atividade ignóbil, uma vergonha para nossa sociedade que afirma ser civilizada. A escravatura mais extensa neste século XXI. Esta realidade impõe um grito, um apelo, uma provocação à indignação e profecia para a Igreja e a sociedade”. (Papa Francisco) Ir. Bernardete Macarini

NOTA para agenda - 2017

Por gentileza, reservem as seguintes datas para evitar coincidências de eventos:

Em vista de nosso Ano Jubilar - 60 Anos de fundação da CRB/RS- já agendamos as

seguintes datas:

- 19 de agosto- Encontro dos religiosos(as) da Regional com o Cardeal João Braz de Aviz- Prefeito da Sagrada Congregação dos Institutos

de VC e Sociedades Apostólicas. 18 de agosto, à tarde -Encontro dos(as) Provinciais, Coordenadores(as) de Núcleos e Grupos de Reflexão - assessoria de Irmã Maria

(4)

CRB – Rio Grande do Sul / Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98 – Porto Alegre Página - 4 -

As Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, Província Imaculado Coração de Maria, com sede em Santa Maria, RS, na celebração de seu XV Capítulo Provincial, elegeram o novo Conselho Provincial:

Ministra Provincial: Ir. Nilvete Soares Gomes; Vice Provincial: Ir. Maria Ladi Ely. Conselheiras: Ir. Valderesa Moro; Ir. Terezinha Kunz Lauer; Ir.Dirce Stein Backes.

Encontro dos Religiosos - Núcleo

de Novo Hamburgo

“Eis que estou fazendo uma coisa nova”! (Is 49,19)

No dia 17 de setembro, na casa Provincial das Irmãs de Santa Catarina, o Núcleo de religiosas/os de N.H realizou seu encontro. Estiveram presentes 61 religiosas e 01 religioso. Às 8h30, após uma calorosa

acolhida, houve um momento de oração e reflexão, conduzido pelas Irmãs Camilianas sobre o novo que vem surgindo. A parábola do semeador (Lc 8,4-15), nos ajudou a perceber, onde lançamos, hoje nossas sementes. Cada pessoa recebeu um broto de uma planta para cultivar e trazer os frutos para o próximo encontro. Motivadas por esta profunda reflexão, passamos para o repasse da 24ª AGE da CRB, realizada em julho 2016 e do Seminário da Regional ocorrido em agosto de 2016

Na Eucaristia, presidida pelo Pe. João Quirino Weber, rendemos graças por todas as bênçãos e o novo que somos chamados a acolher em nossa caminhada como Vida Religiosa Consagrada. Embasados no Horizonte e Prioridades do Triênio 2016 a 2019, nos projetamos para o próximo ano. Vivemos um dia alegre de partilhas e convívio fraterno.

“Sejam ousados e criativos para

repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos evangelizadores das suas comunidades” (EG 33).

Pela Coordenação: Ir. Ivoni F. dos Passos, Ir. M. Luiza de Souza, ISC

Gratidão e Alerta

Gratidão às Províncias que já fizeram a sua Contribuição de Associados/as da CRB/RS

Um alerta às Províncias que ainda não fizeram a sua Contribuição de 2016 e, talvez, de anos anteriores.

Contamos com a sua generosidade para a

manutenção de nossa Sede.

Observação: Precisamos do comprovante de depósito feito no dia 05/09/2016, sem identificação, para

fazermos o recibo. O comprovante de depósito e os

dados para o recibo são sempre necessários.

Nosso fax não está funcionando.

(5)

CRB – Rio Grande do Sul / Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98 – Porto Alegre Página - 5 - ENCONTRO: FONTE DE VIDA E LUZ NA MISSÃO.

É com alegria e gratidão que partilhamos o profundo e significativo encontro anual de religiosos e religiosas que viveram a experiência do CERNE. Encontro de graças e bênçãos que se realizou nos dias 09 a 11 de setembro, no paraíso de Monte Alverne, São Leopoldo. Grande alegria foi encontrar colegas do mesmo grupo do CERNE, bem como a troca de experiências vividas e celebradas na caminhada de cada grupo.

CERNE, evento que transforma pessoas e projetos de vida. Com coragem e ousadia podemos definir o CERNE

como KAIRÓS para aquele/a que tem a graça e oportunidade de fazer a experiência do mesmo.

1º Tema do encontro: Resiliência e Espiritualidade

trabalhado com muita sabedoria por Irmã. Lourdes Mantovani, CIFA. “A resiliência é a capacidade de recuperar de situações crise e aprender com ela. Nos torna pessoas alegres, leves, livres e comprometidas pelo Reino de justiça e paz.

Na alegria do encontro, Ir. Paula Schneider, coordenadora da CRB do RS nos presenteou com a partilha da caminhada da CRB Nacional e Regional. “Eis que estou fazendo uma coisa nova! Vocês não estão vendo?” Frase que nos apela a olhar a realidade de mundo e de sociedade com novo olhar. Um olhar atento e contemplativo, capaz de ver o novo que está diante de nós.

2º Tema: Fidelidade Criativa, esteve a cargo da Ir.

Ineida Dalmaso, ND. Muitos aspectos foram refletidos alusivos ao tema: Criar modos diferentes é a maneira de conceber a Vida Religiosa mais flexível e menos estruturada. Não podemos ser criativos se não formos fiéis. Fidelidade a quem? A Jesus Cristo, à sua Palavra. O Papa Francisco não introduziu uma nova teologia ou uma nova eclesiologia na Igreja, ele promoveu um estilo novo, uma nova sensibilidade pastoral, uma volta ao Evangelho, nova eclesialidade.

Para o próximo ano temos a grande alegria de anunciar um Ano Jubilar: 60 anos de CRB/RS e os 40 anos da existência do CERNE. Jubileus que serão celebrados ao longo do ano de 2017, com programação especial na caminhada. Um grande evento será dia 17 de agosto: Jornada Jubilar do CERNE, RS. Desde já nos alegramos

e priorizamos os eventos que envolvem nossa opção de vida e missão. A todos que caminharam conosco, nossa gratidão. Com carinho e prece, em nome do grupo CERNISTAS: Irmã Celéria Gabriel - IDP

Núcleo de Religiosos de Santa CRUZ

Nós nos reunimos com de pessoas que amam a Vida Consagrada, a Irmã Márcia Regina de Oliveira, representante da CRB Regional, Dom Aloisio Alberto Dilli, Bispo Diocesano.

Fizeram-se presentes um significativo grupo de Irmãs de diversas congregações e Irmãos Maristas, rezando e refletindo sobre os temas abordados pela Ir. Marcia. Ela descreveu a logomarca da 24ª Assembleia Geral e seu significado, seguindo com o pensamento que norteia a caminhada da Vida Religiosa Consagrada: “Eis que estou fazendo uma coisa nova” (Is, 43, 19). Isaías apresenta Deus falando com seu povo,

exilado, desanimado, aparentemente sem

perspectivas e faz uma recomendação. “Não fiquem lembrando o passado…vejam que eu estou fazendo uma coisa nova: ela está brotando agora e vocês não percebem”? (Is, 43,19).

Houve reflexão sobre os caminhos da Vida Consagrada com a pergunta: “que caminhos construímos”?

Curtimos momentos de partilha de alimentos e de vivências na missão e nas comunidades.

À tarde foi realizada a escolha da nova coordenação que animará nosso Núcleo nos próximos dois anos, e sentimos que as Irmãs que assumiram esse compromisso foi com alegria e espírito decidido. O encontro encerrou com a celebração Eucarística, presidida pelo bispo Dom Aloisio e vários padres. Foi

um momento de gratidão pelo dia vivido. Ir. Dolores Weber

Referências

Documentos relacionados

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Combinaram encontrar-se às 21h

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente