• Nenhum resultado encontrado

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

FESPSP

PLANO DE ENSINO

I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais CARGA HORÁRIA 72

CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

PROFESSOR Rodrigo Estramanho

de Almeida TITULAÇÃO Doutor

CÓDIGO DA DISCIPLINA

II. OBJETIVOS A – Do semestre

Analisar as características do processo de urbanização e globalização, bem como a atuação e funcionamento do Estado contemporâneo e suas conexões com a ciência diante da desigualdade e dos novos desafios de governança.

B – Geral

Proporcionar aos alunos o aprendizado de métodos e técnicas de pesquisa em Ciências Sociais.

C – Específico

Fazer refletir sobre a epistemologia das ciências sociais por meio do debate de itens da produção clássica e contemporânea, bem como apresentar os principais recursos e métodos para o levantamento, coleta, sistematização e análise de dados, revisando as noções de elaboração e desenvolvimento das etapas de um projeto pesquisa. O curso também visa fornecer as principais ferramentas teóricas, conceituais e tecnológicas que instrumentalizam a pesquisa social com ênfase na técnica de survey.

III. EMENTA

O curso abordará algumas questões sobre epistemologia das ciências sociais, bem como os principais tópicos concernentes à elaboração e o desenvolvimento técnico e metodológico de pesquisas em Ciências Sociais, tais como organização e análise de bancos de dados, metodologia da pesquisa de survey, formulação e aplicação de questionários e a construção de tipologias que permitam a ligação entre teoria e empiria na pesquisa social.

IV. CONTEÚDO SELECIONADO

O conteúdo selecionado está organizado nas seguintes unidades: I - Teoria e pesquisa em Ciências Sociais; II - Objetividade do conhecimento em Ciências Sociais; III - A realidade nas Ciências Sociais; IV - Questões contemporâneas de epistemologia; V - A pesquisa survey; VI - Revisando as etapas de um projeto de pesquisa; VII - Métodos e técnicas da pesquisa de survey; VIII - Uso de recursos tecnológicos na análise dos dados e; IX - Orientações aos grupos.

V. METODOLOGIA A – Métodos

O curso será desenvolvido por meio de aulas expositivas, leituras de textos selecionados, análises de bancos de dados e pesquisas, bem como pela prática de elaboração, aplicação e sistematização de questionários de pesquisa social no ambiente urbano. A segunda parte de algumas aulas serão destinadas à orientação dos grupos de pesquisa e aulas específicas serão realizadas no laboratório de informática.

(2)

B – Recursos

Lousa, recursos audiovisuais, aulas em laboratório de informática. Utilização de internet e dos softwares Microsoft Word, Microsoft Excel, PSPP e/ou IBM SPSS.

VI. AVALIAÇÃO

A avaliação consistirá na realização de Trabalho Temático sobre Políticas Públicas na cidade de São Paulo a ser desenvolvido conjuntamente às disciplinas de Sociologia Urbana e Análise de Políticas Públicas I. O objetivo é integrar o conteúdo teórico das disciplinas aos métodos e à aplicação da pesquisa de survey no contexto urbano, especificamente no levantamento de dados sobre políticas públicas no município de São Paulo.

Nesse sentido espera-se que os discentes criem os instrumentos de pesquisa; os aplique e os aperfeiçoe; os sistematize e analise; os interprete e os relacione ao conteúdo teórico e metodológico das Ciências Sociais por meio do desenvolvimento de técnicas quantitativas. Ao final deve-se ter um relatório consistente de uma pesquisa de opinião sobre políticas públicas na cidade de São Paulo sejam elas de educação, lazer, saúde, habitação, trabalho, assistência social, etc. Pode-se avaliar, por meio da opinião dos usuários, um programa ou política específica, bem como realizar levantamentos mais amplos. Isso dependerá da criatividade do grupo, bem como da articulação teórica às disciplinas eixo do Trabalho Temático: Sociologia Urbana; Análise de Políticas Públicas. A articulação teórica deve ser estabelecida com o uso de pelo menos um conceito estudado nas referidas disciplinas.

O Trabalho Temático será realizado por meio de pesquisa de campo desenvolvida por grupos de no mínimo 5 e no máximo 7 discentes. Cada grupo deverá desenvolver, ao longo da disciplina, 4 produtos/ etapas cujas datas de entrega estão definidas no cronograma deste plano de ensino. Apenas o produto 4 (relatório final de pesquisa) deverá ser entregue às disciplinas tronco do trabalho temático na mesma semana da data prevista no cronograma deste plano de ensino. Trabalhos entregues fora do prazo não serão considerados para efeito de avaliação. São etapas/ produtos da avaliação:

1 – Elaboração de projeto base da pesquisa (0 a 1,5 pontos)

Texto dissertativo de no mínimo 5 e no máximo 10 páginas elaborado dentro dos parâmetros definidos nos itens 1.1 a 1.1.5 do Manual de Trabalhos Acadêmicos da FESPSP. O não atendimento aos requisitos mínimos exigidos quanto aos itens do projeto, bem como à disposição e formatação do texto (itens 2.1 a 2.3.5 do referido manual) anularão o trabalho para efeito de avaliação. Como a disciplina exige o desenvolvimento de uma pesquisa de survey, então não serão aceitos projetos que anunciem procedimentos de pesquisa qualitativos, com ressalva ao uso desses para efeito de preparação do instrumento de pesquisa quantitativo. O Manual de Trabalhos Acadêmicos da FESPSP está disponível em <<http://www.fespsp.org.br/uploads/documentos/arq_07082013_052705.pdf>>

2 - Elaboração do questionário base (0 a 1,5 pontos)

Trata-se de modelo inicial do questionário a ser pré-testado na próxima etapa de avaliação. As questões serão elaboradas com orientação do docente e deverão estabelecer diálogo com termos e conceitos tipo das ciências sociais a fim de que, mais tarde, se possa relacionar teoria e empiria. Os questionários deverão agrupar questões filtro; socioeconômicas, atitudinais; comportamentais; de contexto e de checagem. Cada questionário será realizado em concordância problema definido pelo grupo dentro do tema 'política pública na cidade de São Paulo'. Não obstante, todos os grupos deverão apresentar bateria socioeconômica para a coleta de dados sobre a) sexo; b) cor; c) escolaridade e; d) renda dos entrevistados. Ademais, como se trata de pesquisa sobre políticas públicas na cidade de São Paulo, todos os questionários deverão prever questão filtro de forma que sejam entrevistados apenas habitantes do município. Além da bateria socioeconômica cada grupo deve apresentar no mínimo 10 questões originais.

3 – Realização de teste e relatório de aperfeiçoamento do projeto e do questionário pré-codificado de survey (0 a 2 pontos)

Nessa etapa o projeto e o questionário base devem ser aperfeiçoados a partir dos comentários das orientações, dos debates em aula, bem como pela experiência de campo. À título de pré-testagem cada integrante do grupo deverá aplicar no mínimo 2 questionários. As instruções quanto à formatação e preparação do questionário, bem como a técnica de abordagem e aplicação dos instrumentos de pesquisa serão tratadas em sala de aula.

(3)

4 – Relatório final de pesquisa que relacione os resultados coletados em campo com o arcabouço teórico das disciplinas eixo do trabalho temático: Sociologia Urbana e; Análise de Políticas Públicas I. (0 a 5 pontos)

Deverá ser entregue em formato dissertativo com descrição dos dados em tabelas, quadros e gráficos seguidas de análises lastreadas em ao menos um conceito estudado em cada uma das disciplinas relacionadas ao trabalho temático. Como se trata de uma atividade didática não será preciso aplicar um número de questionários correspondentes a uma amostra válida. No entanto, cada grupo deverá aplicar uma amostra mínima de 30 questionários. O texto final deve ter entre 7 e 14 páginas seguindo os parâmetros 1.3 ou 1.4 do Manual de Trabalhos Acadêmicos da FESPSP. O não atendimento aos requisitos mínimos exigidos quanto ao desenvolvimento do relatório, bem como à disposição e formatação do texto (itens 2.1 a 2.3.5 do referido manual) anularão o trabalho para efeito de avaliação. O Manual de Trabalhos

Acadêmicos da FESPSP está disponível em

<<http://www.fespsp.org.br/uploads/documentos/arq_07082013_052705.pdf>> À guisa de exemplo de relatórios de pesquisa os alunos podem consultar: <<http://www.fespsp.org.br/upload/documentos/arq_08042014_042204.pdf>>

<<http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/relatorio_pnera_sul_sud este_web.pdf>>

A nota final mínima para aprovação é 6 pontos e a máxima 10 pontos. Alunos com nota final entre 4 e 5,99 serão encaminhados a exame. Alunos com nota final menor que 4 serão reprovados. São reprovados, mesmo que tenham notas finais superiores a 6, os alunos com frequência menor que 75% do total de aulas previstas. O abono de faltas só ocorrerá mediante apresentação de documentação que comprove força maior. Nas avaliações qualquer citação direta ou indireta apresentada sem referência será considerada plágio e a avaliação será anulada sem que o grupo possa recorrer a substituição ou recuperação da nota.

VII. BIBLIOGRAFIA Básica

BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BAQUERO, Marcello. Pesquisa quantitativa nas Ciências Sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

HIRANO, Sedi. (org.). Pesquisa social: projeto e planejamento. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979 Complementar

ADORNO, Theodor W. Introdução à sociologia. São Paulo: Editora Unesp, 2008.

ALMEIDA, Rodrigo Estramanho de; DIEGUEZ, Carla Regina Mota Alonso. Fundamentos metodológicos qualitativos e conceituais na elaboração do questionário, 09/2013, XVI Congresso Brasileiro de Sociologia: a sociologia como artesanato intelectual, Vol. único, pp.1-19, Salvador, BA, Brasil, 2013.

BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada às Ciências Sociais. Florianópolis: Editora da UFSC, 2005.

BECKER, Howard. Falando da sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

BONI, Valdete. QUARESMA, Sílvia J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n1 (3), jan/jul. 2005, p. 68-80.

BOBBIO, N. Dicionário de Ciência Política. Brasília: Editora da UNB, várias edições.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

(4)

DORTIER, Jean-François. Dicionário de Ciências Humanas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

ECO, Humberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2005.

FERNANDES, Florestan. As perspectivas fundamentais da explicação sociológica. In: ______. Elementos de sociologia teórica. São Paulo: Editora Nacional, 1974, p.57-74.

______. Os problemas da indução na sociologia. In:______ Fundamentos empíricos da explicação sociológica. Rio de Janeiro/São Paulo: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1978, p.139-159.

______. A reconstrução da realidade nas ciências sociais. In: ______. Sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1986, p. 76 -108.

GIDDENS, Anthony. TURNER, Jonathan. (orgs.). Teoria social hoje. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.

______; SUTTON, P. Conceitos essenciais de sociologia. São Paulo: Editora Unesp, 2016. GONDIM, Linda M. P.; LIMA, Jacob Carlos. A pesquisa como artesanato intelectual: considerações sobre o método e o bom senso. São Carlos: EdUFSCAR, 2010.

LAVILLE, Christian.; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas.; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LEVIN, Jack. FOX, James Alan. Estatística para Ciências Humanas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

MAGALHÃES, Gildo. Introdução à metodologia da pesquisa: caminhos da ciência e da tecnologia. São Paulo: Editora Ática, 2005.

MANN, Peter H. Métodos de investigação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. MAY, Tim. Pesquisa Social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004. MENESES, Maria Paula; SANTOS, Boaventura Souza (Org.). Epistemologias do sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.

RAMOS, Guerreiro. A redução sociológica: introdução ao estudo da razão sociológica. Rio de Janeiro: ISEB, 1958.

SIMÕES, Solange. PEREIRA, Maria Aparecida Machado. A arte e a ciência de fazer perguntas: aspectos cognitivos da metodologia de survey e a construção do questionário. In: AGUIAR, Neuma. (coord.). Desigualdades sociais, redes de sociabilidade e participação política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007, p. 249 -69.

TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

WEBER, Max. A “objetividade” do conhecimento na ciência social e na ciência política. In: Metodologia das Ciências Sociais. Parte 1. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Unicamp, 2001, p. 107-154.

(5)

VIII. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

2/8

Aula I - Apresentação do plano de ensino e aula inicial Teoria e pesquisa em Ciências Sociais Texto 1: NOGUEIRA, Oracy. O objeto das ciências humanas. IN: HIRANO, Sedi. (org.). Pesquisa Social: projeto e planejamento. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979, p.1-20.

9/8

Aula II - Objetividade do conhecimento nas ciências sociais

Texto 2: WEBER, Max. A objetividade do conhecimento na ciência social e na ciência política. In: Metodologia das Ciências Sociais. Parte 1. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Unicamp, 2001, p. 107-154.

Texto 3: ADORNO, Theodor W. 9ª aula: a crítica da separação entre método e tema; etc. In:______. Introdução à sociologia. São Paulo: Editora Unesp, 2008, p.181-223.

16/8

Aula III - A realidade nas ciências sociais

Texto 4: FERNANDES, Florestan. A reconstrução da realidade nas ciências sociais. In: ______. Sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1986, p. 76 -108.

23/8

Aula IV - Questões contemporâneas de epistemologia

Texto 5: SANTOS, Boaventura Souza. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: ______.; MENESES, Maria Paula. (Org.). Epistemologias do sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.

Texto 6: RAMOS, Guerreiro. Capítulos I, III e IV. In:______. A redução sociológica: introdução ao estudo da razão sociológica. Rio de Janeiro: ISEB, 1958, p.19-26; 42 - 47.

Segunda parte da aula destinada à definição dos grupos, temas e organização dos trabalhos temáticos

30/8

Aula V - A pesquisa survey

Texto 7: BABBIE, Earl. Pesquisa de Survey como método das Ciências Sociais. ______. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, p.77-91.

Texto 8: ALMEIDA, Alberto Carlos de. As sondagens de opinião. In: AVELAR, Lúcia.; CINTRA, Antonio Octávio. Sistema político brasileiro: uma introdução. Rio de Janeiro: Konrad Adenaur Stiftung; São Paulo: Editora Unesp, 2007, p.417-430.

6/9

Aula VI - Revisando as etapas de um projeto de pesquisa

Texto 9: GONDIM, Linda M. P.; LIMA, Jacob Carlos. A pesquisa como artesanato intelectual: considerações sobre o método e o bom senso. São Carlos: EdUFSCAR, 2010.

Texto 10: BAQUERO, Marcello. A formulação do problema. In: ______. Pesquisa quantitativa nas Ciências Sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p.39-48.

13/9

Aula VII - Métodos e técnicas da pesquisa de survey

Texto 11: BAQUERO, Marcello. Tipos de variáveis. In: ______. Pesquisa quantitativa nas Ciências Sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p.59-64.

Texto 12: MANN, Peter H. O questionário fechado. In:______. Métodos de investigação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975, p.139-50.

Texto 13: BABBIE, Earl. Construção de índices e escalas. In: _______. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, p.213-244.

AVALIAÇÃO ETAPA 1 – ENTREGA DO PROJETO BASE DE PESQUISA DE SURVEY

20/9 Semana de orientações

27/9

Aula VIII - Métodos e técnicas da pesquisa de survey

Texto 14: SIMÕES, Solange. PEREIRA, Maria Aparecida Machado. A arte e a ciência de fazer perguntas: aspectos cognitivos da metodologia de survey e a construção do questionário. In: AGUIAR, Neuma. (coord.). Desigualdades sociais, redes de sociabilidade e participação política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007, p. 249 -69.

Texto 15: BABBIE, Earl. Pré-testes e estudos pilotos. In: _______. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, p.303-322.

(6)

AVALIAÇÃO ETAPA 2 - ENTREGA DO QUESTIONÁRIO BASE DA PESQUISA

4/10 Seminário Integrado de Pesquisa da FESPSP

11/10 Aula IX - Uso de recursos tecnológicos na análise dos dados

Aula no laboratório de informática

18/10

Aula X - Uso de recursos tecnológicos na análise dos dados

Aula no laboratório de informática

Construindo e interpretando bancos de dados e tabulações no SPSS e no Microsoft Excel

AVALIAÇÃO ETAPA 3 - ENTREGA DO RELATÓRIO DO PRÉ-TESTE + QUESTIONÁRIO FINAL

25/10

Aula XI - Uso de recursos tecnológicos na análise dos dados

Aula no laboratório de informática

Construindo e interpretando bancos de dados e tabulações no SPSS e no Microsoft Excel

Texto 16: BARBETTA, Pedro Alberto. Técnicas de amostragem. In: _______. Estatística aplicada às Ciências Sociais. Florianópolis: Editora da UFSC, 2005, p. 41-62.

1/11 Aula XII - Orientações aos grupos - integrantes e/ou todo grupo serão atendidos por ordem de chegada

8/11 Aula XIII - Orientações aos grupos - integrantes e/ou todo grupo serão atendidos por ordem de chegada

22/11 Aula XIV - Orientações aos grupos - integrantes e/ou todo grupo serão atendidos por ordem de chegada

29/11

Aula XV

AVALIAÇÃO ETAPA 4 - ENTREGA DO RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA (Deve ser entregue na mesma semana aos docentes das disciplinas de Sociologia Urbana e Análise de Políticas Públicas I.)

6/12 DEVOLUÇÃO DOS RELATÓRIOS DE PESQUISA E VISTA DE NOTAS 20/12 EXAME

Referências

Documentos relacionados

As células de defesa como células dendríticas, monócitos/macrófagos, leucócitos polimorfonucleares, linfócitos, também foram descritas para os peixes teleósteos e participam

Quando analisamos qualitativamente e consideramos os dados demográficos e o resultado da pesquisa, percebe-se que a situação do Município esta trágica e é preciso

Conclui-se, portanto, que o processo de implementação da nova organização curricular, que traz o Trabalho de Conclusão de Curso como requisito obrigatório para obtenção do

No Brasil, as prefeituras possuem oportunidades de captação de recursos nas mais diversas áreas de governo, federal, estadual e inclusive internacional.

Este Instrumento é parte integrante do Contrato de Prestação de Serviços de Ensino convencionado entre a FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO – FESPSP e

Númer­o de adultos (média ± er­r­o padr­ão) de difer­entes espécies de per­cevejo pr­agas da soja (Heter­opter­a: Pentatomidae), coletados em ar­madilhas,

Restando vagas, após as matrículas dos primeiros candidatos classificados, serão convocados, no dia 14 de dezembro de 2017, em segunda chamada para efetuar matrícula, os

Aborda questões relativas ao estudo do usuário, o planejamento de uma política de desenvolvimento de coleções, os processos de seleção e aquisição nas suas mais variadas