• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Gliclazida Ciclum 30 mg Comprimidos de libertação modificada Gliclazida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Gliclazida Ciclum 30 mg Comprimidos de libertação modificada Gliclazida"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Gliclazida Ciclum 30 mg Comprimidos de libertação modificada

Gliclazida

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O que é Gliclazida Ciclum e para que é utilizado 2. Antes de tomar Gliclazida Ciclum

3. Como tomar Gliclazida Ciclum 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Gliclazida Ciclum 6. Outras informações

1. O QUE É GLICLAZIDA CICLUM E PARA QUE É UTILIZADO

Gliclazida Ciclum 30 mg é um medicamento que reduz os níveis de açúcar no sangue (medicamento antidiabético oral que pertence ao grupo das sulfonilureias).

Gliclazida Ciclum 30 mg é usado num certo tipo de diabetes (diabetes mellitus tipo 2) em adultos, quando a dieta, exercício físico e perda de peso por si só não tiveram um efeito adequado na manutenção do nível correcto de açúcar no sangue.

2. ANTES DE TOMAR GLICLAZIDA CICLUM Não tome Gliclazida Ciclum

- se for alérgico (hipersensibilidade) à gliclazida ou a qualquer outro componente de Gliclazida Ciclum 30 mg, ou a outros medicamentos do mesmo grupo (sulfonilureias), ou a outros medicamentos semelhantes (sulfonamidas hipoglicémicas);

-se tem diabetes insulino-dependente (tipo 1);

-se tem corpos cetónicos e açúcar na sua urina (quer dizer que tem diabetes ceto-acidose), pré-coma ou coma diabético;

-se tem doença renal ou hepática grave;

-se está a tomar medicamentos para tratar infecções por fungos (miconazol, ver Secção “Tomar outros medicamentos”);

-se está a amamentar (ver Secção “Gravidez e aleitamento”). Tome especial cuidado com Gliclazida Ciclum

(2)

Deve cumprir o plano de tratamento prescrito pelo seu médico a fim de obter níveis de açúcar no sangue adequados. Isto quer dizer que, além da toma regular dos seus comprimidos, deve cumprir um regime alimentar, fazer exercício físico e, quando necessário, perder peso.

Durante o tratamento com gliclazida é necessário fazer uma monitorização regular do açúcar no seu sangue (e possivelmente na urina) e também da hemoglobina glicosilada (HbA1c).

Nas primeiras semanas de tratamento o risco de redução dos níveis de açúcar no sangue pode aumentar, por isso é particularmente necessário uma monitorização médica rigorosa.

Um baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicémia) pode ocorrer: - se toma as refeições de modo irregular ou se salta refeições, - se está em jejum,

- se está mal alimentado, - se alterou a dieta,

- se aumentou a actividade física e a ingestão de hidratos de carbono não acompanhou este aumento,

- se bebe álcool, particularmente em combinação com a falta de alimentos, - se toma outros medicamentos ou remédios naturais ao mesmo tempo, - se toma altas doses de gliclazida,

- se sofre de alguma doença particular induzida por alteração hormonal (alterações funcionais da tiroide, da glândula pituitária ou do cortéx adrenal),

- se a sua função renal ou hepática estiver gravemente diminuída.

Se o açúcar no sangue estiver baixo pode sentir os seguintes sintomas: dor de cabeça, fome intensa, náuseas, vómitos, fadiga, alterações do sono, agitação, agressividade, falta de concentração, diminuição da vigilância e do tempo de reacção, depressão, confusão, pertubações visuais ou da fala, tremor, distúrbios sensoriais, tonturas e sensação de abandono.

Os sintomas também podem ocorrer: transpiração, pele húmida, ansiedade, batimentos cardíacos irregulares ou acelerados, tensão arterial alta, súbita dor forte no peito que pode irradiar para zonas próximas (angina de peito).

Se os níveis de açúcar continuarem a diminuir podem ter confusão considerável (delírio), desenvolver convulsões, perda de autocontrolo, respiração fraca e batimentos cardíacos fracos, pode ficar inconsciente.

Na maioria dos casos os sintomas de baixo açúcar no sangue desaparecem muito rapidamente se consumir qualquer forma de açúcar, por ex.: comprimidos de glucose, cubos de açúcar, sumos e chá açucarados.

Deve portanto ter sempre consigo qualquer forma de açúcar (comprimidos de glucose, cubos de açúcar). Lembre-se que adoçantes artificiais não são efectivos. Contacte o seu

(3)

médico ou o hospital mais próximo se a ingestão de açúcar não ajudar ou se os sintomas reaparecerem.

Os sintomas de baixo açúcar no sangue podem estar ausentes, menos óbvios ou desenvolverem-se muito lentamente ou não está informado a tempo que o seu nível de açúcar no sangue desceu. Isto pode acontecer se for um doente idoso a tomar certos medicamentos (ex.: os que actuam no sistema nervoso central e bloquedores beta).

Se estiver numa situação de stress (ex.: acidentes, operações cirúrgicas, febre, etc) o seu médico pode temporariamente passar-lhe para um tratamento com insulina.

Podem aparecer sintomas de níveis altos de açúcar no sangue (hiperglicémia) quando a gliclazida ainda não reduziu suficientemente o açúcar sanguíneo, quando não cumpriu o plano de tratamento prescrito pelo seu médico ou em situações especiais de stress. Os sintomas podem incluir sede, micção frequente, boca seca, pele seca e com comichão, infecções da pele e desempenho reduzido.

Se estes sintomas aparecerem deve contactar o seu médico ou farmacêutico.

Se tem história familiar ou se tem deficiência hereditária em glucose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) (alterações nos glóbulos vermelhos), pode ocorrer diminuição do nível de hemoglobina e colapso dos glóbulos vermelhos (anemia hemolítica). Contacte o seu médico antes de tomar este medicamento.

Gliclazida 30 mg não é recomendado em crianças devido à falta de dados. Ao tomar Gliclazida Ciclum com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica, uma vez que podem interagir com Gliclazida Ciclum.

O efeito da gliclazida de diminuir o açúcar no sangue pode ser aumentado e podem aparecer sintomas de níveis baixos de açúcar no sangue, quando da toma:

- outros medicamentos usados para tratar o açucar elevado no sangue (antidiabéticos orais ou insulina),

- antibióticos (ex: sulfamidas),

- medicamentos para tratar a tensão arterial alta ou a insuficiência cardíaca (bloqueadores beta, inibidores ECA como o captopril ou enalapril),

- medicamentos para tratar infecções por fungos (miconazol, fluconazol),

- medicamentos para tratar úlceras no estômago ou duodeno (antantagonistas dos receptores H2),

- medicamentos para tratar a depressão (inibidores da monoaminooxidase), - analgésicos ou antireumatismais (fenilbutazona, ibuprofeno),

- medicamentos que contêm álcool.

O efeito da gliclazida de diminuir o açúcar no sangue pode ser enfraquecido e os níveis de açúcar no sangue podem ser aumentados se tomar um dos seguintes medicamentos: - medicamentos para tratar doenças do sistema nervoso central (cloropromazina),

(4)

- medicamentos que reduzem inflamações (corticosteróides),

- medicamentos para tratar a asma ou usados no trabalho de parto (salbutamol intravenoso, ritodrina e terbutalina),

- medicamentos para tratar doenças do peito, fortes hemorragias menstruais e endometriose (danazol).

Gliclazida Ciclum 30 mg pode aumentar os efeitos de medicamentos que reduzem a coagulação do sangue (ex: varfarina).

Fale com o seu médico antes de começara a tomar outro medicamento. Se for a um hospital diga aos médicos que está a tomar Gliclazida Ciclum 30 mg.

Ao tomar Gliclazida Ciclum com alimentos e bebidas

Gliclazida Ciclum 30 mg pode ser tomado com alimentos e com bebidas não alcoólicas. A ingestão de bebidas alcoólicas não é recomendada pois pode alterar o controlo da sua diabetes de maneira imprevisível.

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Gravidez

Gliclazida Ciclum 30 mg não é recomendado durante a gravidez. Se está a planear uma gravidez, ou ficou grávida, informe o seu médico para que ele possa prescrever um tratamento mais adequado para si.

Aleitamento

Não deve tomar Gliclazida Ciclum 30 mg enquanto está a amamentar. Condução de veículos e utilização de máquinas

A sua capacidade de concentração ou reacção pode ser diminuida se o seu açúcar no sangue for muito baixo (hipoglicémia) ou muito alto (hiperglicémia) ou se desenvolver problemas visuais como resultado dessas condições. Tenha em conta que pode ser perigoso para si ou para os outros (ex.: quando conduz um carro ou usa máquinas).

Fale com o seu médico se pode conduzir um carro se:

- tem episódios frequentes de baixo açúcar no sangue (hipoglicémia),

- se tem poucos ou não tem sinais de aviso de açúcar baixo no sangue (hipoglicémia).

3. COMO TOMAR GLICLAZIDA CICLUM Posologia

Tomar Gliclazida Ciclum 30 mg sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose é determinada pelo seu médico, dependendo dos níveis de açúcar no sangue e possivelmente na urina.

(5)

Alterações de factores externos (ex.: diminuição de peso, alterações no estilo de vida, stress) ou melhoria no controlo do açúcar no sangue, podem requerer alteração das doses de gliclazida.

A dose inicial recomendada é 1 comprimido diário (30 mg). A dose habitual é um a quatro comprimidos (máximo 120 mg) numa toma única ao pequeno almoço. Isto depende da resposta ao tratamento.

Gliclazida Ciclum 30 mg pode ser usada para substituir outros antidiabéticos orais, consulte o seu médico. Se iniciou uma terapêutica de combinação de Gliclazida Ciclum 30 mg com metformina, um inibidor alfa glucosidase ou insulina, o seu médico determinará a dose apropriada de cada medicamento individualmente para si.

Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver a impressão que Gliclazida Ciclum 30 mg é muito forte ou não é suficientemente forte.

Modo e via de administração Via oral.

Os comprimidos devem ser engulidos inteiros sem mastigar nem esmagar os comprimidos.

Tome o(s) comprimido(s) com um copo de água ao pequeno almoço (de preferência todos os dias à mesma hora).

Deve sempre comer após a toma do(s) comprimido(s). Se tomar mais Gliclazida Ciclum do que deveria

Se tomou muitos comprimidos contacte o seu médico ou o Serviço de urgência do hospital mais próximo imediatamente. Os sinais de sobredosagem são os de baixo açúcar no sangue (hipoglicémia) descritos na Secção 2. Os sintomas podem ser aliviados com a ingestão de açúcar (4 a 6 bocados) ou bebidas açucaradas seguidas dum lanche substancial ou duma refeição. Se o doente estiver inconsciente informar imediatamente um médico e chamar os serviços de emergência. O mesmo deve ser feito se alguém, ex.: uma criança, tomou o medicamento acidentalmente.

Aos doentes inconscientes não deve ser dada comida ou bebida.

Deve assegurar-se que há sempre uma pessoa pré-informada que, em caso de emergência, pode chamar o médico.

Caso se tenha esquecido de tomar Gliclazida Ciclum

É importante tomar o seu medicamento diariamente pois o tratamento regular melhora o resultado.

Contudo se se esqueceu de tomar uma dose de Gliclazida Ciclum 30 mg, tome a próxima dose à hora habitual. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Se parar de tomar Gliclazida Ciclum

Como o tratamento para a diabetes é normalmente um tratamento prolongado, deve falar com o seu médico antes de parar este medicamento. A paragem pode provocar aumento do açúcar no sangue (hiperglicémia).

(6)

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Gliclazida Ciclum 30 mg pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os seguintes efeitos secundários foram reportados com as seguintes frequências: Frequentes (ocorrem em 1 e 10 doentes entre 100 tratados):

O efeito mais frequentemente observado é a diminuição do açúcar no sangue (hipoglicémia). Para sintomas e sinais ver a Secção “Tome especial cuidado” na “Secção 2 ANTES DE TOMAR”.

Se não tratar estes sintomas podem progredir para sonolência, perda de consciência ou possível coma. Se um episódio de baixa de açúcar no sangue é grave ou prolongado, mesmo se for temporariamente controlado pela ingestão de açúcar, deve procurar intervenção médica imediata.

Pouco frequentes (ocorrem em 1 e 10 doentes entre 1000 tratados):

Dor de estômago ou disconforto, náuseas, vómitos, indigestão, diarreia e prisão de ventre. Estes efeitos são reduzidos quando Gliclazida Ciclum é tomada com uma refeição como recomendado, ver secção 3 “COMO TOMAR”.

Frequência desconhecida:

Alterações do sangue: Foram reportados diminuição do número das células sanguíneas (ex.: plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos). Pode causar: palidez, hemorragias prolongadas, hematomas, inflamação da garganta e febre. Estes sintomas desaparecem normalmente quando o tratamento é descontinuado.

Alterações do fígado: Existem notificações isoladas de função hepática anormal, que pode causar coloração amarela da pele e olhos. Se tiver este sintoma consulte imediatamente o seu médico. Os sintomas geralmente desaparecem se parar o medicamento. O seu médico decidará se deve parar o tratamento.

Alterações da pele: Foram notificadas reacções cutâneas tais como erupções cutâneas, vermelhidão, comichão e urticária. Também podem aparecer reacções cutâneas graves. Alterações visuais: A sua visão pode ser afectada por um pequeno período de tempo especialmente no início do tratamento. Este efeito é devido às alterações nos níveis de açúcar no sangue.

Foram descritos com sulfonilureias, casos de alterações graves no número das células sanguíneas e inflamações alérgicas nas paredes dos vasos sanguíneos. Foram observados sintomas de insuficiência hepática (ex: ictericia) que na maioria dos casos desapareceram

(7)

após a suspensão das sulfonilureias, mas que em casos isolados podem levar a risco de vida por falência hepática.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR GLICLAZIDA CICLUM Manter fora do alcance e da vista das crianças. Blister Alu/PVC-PVDC:

Não conservar acima de 25°C.

Conservar na embalagem de origem para proteger da humidade. Recipiente de HDPE.

Não conservar acima de 25°C.

Conservar na embalagem de origem para proteger da humidade.

Não utilize Gliclazida Ciclum 30 mg após o prazo de validade impresso no recipiente para comprimidos, cartonagem e blister, após “VAL.:”. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Gliclazida Ciclum

- A substância activa é a gliclazida. Um comprimido contém 30 mg de gliclazida, numa formulação de libertação modificada.

- Os outros componentes são hidrogenocarbonato de sódio, manitol (E421), hidrogenofosfato de cálcio, hipromelose, sílcia coloidal anidra, estearato de magnésio. Qual o aspecto de Gliclazida Ciclum e conteúdo da embalagem

Comprimido de libertação modificada.

Comprimidos brancos, ovais, biconvexos 4,5 x 10,1 mm, com a marca “G” de um dos lados

Dimensão das embalagens:

Blisters: 10, 20, 28, 30, 56, 60, 90, 98, 100, 120, 180 comprimidos. Recipientes para comprimidos: 30, 100 e 180 comprimidos.

(8)

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular

Ciclum Farma Unipessoal, Lda. Quinta da Fonte

Edifício D. Amélia – Piso 1, Ala B 2770-229 Paço de Arcos Fabricante Actavis hf Reykjavikurvegi 78 IS-220 Hafnarfjordur Iceland STADA Arzneimittel AG

Stadastrasse 2-18, 61118 Bad Vilbel Germany

STADA Arzneimittel GmbH Muthgasse 36, 1190 Wien Austria

Centrafarm Services BV

Nieuwee Donk 9, NL-4879 AC Etten-Leur The Netherlands

Eurogenerics NV

Address: Heizel Esplanade B22, 1020 Brussels Belgium

Clonmel Heathcare Ltd.

Waterford Road, Clonmel, Co. Tipperary Irlanda

Lamp Sanprospero S.p.A.

Via della Pace, 25/A, 41030 San Prospero (Modena) Italy

PharmacCoDane ApS

Address: Marielundvej 46 A, 2750 Herlev Denmark

(9)

Industriezone, Veedijk 59, 2300 Turnhout Belgium

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

DK: Gliclazid STADA

ÁT: Gliclazid STADA 30 mg – Tabletten mit veraenderter Wirkstofffreisetzung

BE: Gliclazide Eurogenerics 30mg tabletten met gereguleerde afgifte BG: Madras

ES: Gliclazida STADA STADA30 comprimidos de liberacion modificada EFG

IE: Diaclon MR 30 mg Modified-release Tablets IT: GLYZID 30 mg compresse a rilascio modificato

LU: Gliclazide Eurogenerics 30mg comprimes a liberation modifiee NL: Gliclazide retard CF 30 mg, tabletten met gereguleerde afgifte PL: Clazistada

PT: Gliclazida Ciclum

RO: Gliclazidă Mithridatum 30 mg comprimate cu eliberare modificată SI: Gliklazid STADA HEMOFARM 30 mg tablete s prirejenim

sproščanjem

UK: Mithrile XL 30mg Prolonged-release Tablets Este folheto foi aprovado pela última vez em

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, objetivou-se caracterizar as alterações anatômicas, cardiovasculares e hemogasométricas em animais braquicefálicos, utilizando-se de pressão arterial

I) Prestar os serviços de suporte técnico do software objeto deste contrato, por meio de telefone, ou suporte online disponível na área de clientes, em sua sede ou em suas filiais

Diante do exposto, propôs-se o presente estudo, com o objetivo geral de identificar conhecimento, atitude e prática sobre a prevenção do câncer de colo uterino e infecção pelo HPV

Pressione o botão MODE/  para selecionar o modo de exibição desejado: Lâmpada úmida de índice de temperatura de globo (WBGT), Temperatura do Ar (TA), Temperatura de Globo

• Deverá ser colocado exaustor nos bancos de baterias que forem instalados em salas especiais (isoladas e com ventilação externa). O exaustor será acionado por

• Dois slots para placa de PC que aceitam placas de memória e comunicação • Seleção de formato de vídeo NTSC/PAL configurável pelo usuário Sondas QuickChange ™ Com

Um dos ambientes que mais chamaram a atenção da equipe do GEATEC foi à feira, visto que as pessoas realizavam suas atividades (compra, venda de produtos, etc.)

Este artigo apresenta uma metodologia para o desenvolvimento de um software com capacidade de análise de tráfego de rede em camada de