• Nenhum resultado encontrado

Dia 8 de Setembro 2020 (terça-feira)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dia 8 de Setembro 2020 (terça-feira)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Horário: 15:30

Compreendendo a motivação em liderança social

Resumo: Apresentar a importância do líder social e compreender a motivação como uma importante ferramenta para a gestão de associações comunitárias e organizações não governamentais. A motivação não é um ato isolado, mas um processo que requer esforços continuados, o líder precisa conhecer e identificar as necessidades, prioridades e desejos dos voluntários que trabalham com ele. O que motiva uns não é válido para outros. Ao líder, cabe criar as condições para que a motivação inerente aos colaboradores possa ser canalizada para resultados atingíveis.

Nanci Rajão. Mestre em Filosofia pela UFMG. Psicóloga com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho. Professora da PUC Minas. Coordenadora do Projeto de Extensão Gestão com Pessoas da PUC Minas São Gabriel.

Transmissão ao vivo no canal da PUC Minas no YouTube.

Horário: 19h

Conferência Magna

Ailton Krenak. Líder indígena, escritor e ambientalista.

Mediação: Mozahir Salomão Bruck.

Transmissão ao vivo no canal da PUC Minas no YouTube.

(2)

Horário: 9h

Fortalecendo negócios na pandemia: A experiência da gestão solidária da PUC Minas

Resumo: Apresentar a atuação da Gestão Solidária - uma iniciativa do ICEG com o propósito de auxiliar empreendedores e empresários em dificuldade na gestão de seus negócios em meio à crise da pandemia.

Osvaldo Mauricio de Oliveira. Mestre em Administração, com especialização em gestão estratégica e financeira de negócios. Coordenador do curso de Administração e da Incubadora de negócios inovadores – IDEIAS da PUC Minas. Coordenador e professor do curso de Pós-graduação em Gestão de Negócios IEC. Consultor de negócios e Coaching empresarial da Oritus Consulting. Coordenador da Gestão Solidária da PUC Minas.

Bruna Silva. Empresária, Proprietária da empresa mineira RB Semijóias.

Mediação: Soraya Cardoso Pongelupe.

Transmissão ao vivo no canal da PUC Minas no YouTube.

Horário: 11h

O Engenheiro Civil e a Gestão Ambiental

Resumo: Devido a interdisciplinaridade inerente à dinâmica do Meio Ambiente e com base nas experiências adquiridas nos mais de trinta anos de atuação, a Geógrafa Sônia Santos Baungratz abordará temas tais como o desenvolvimento, a análise e a prevenção/controle dos impactos ambientais decorrentes da

(3)

implantação e da operação de empreendimentos envolvendo a atuação do engenheiro civil. Além disso, serão discutidas as experiências na gestão ambiental de uma usina hidrelétrica (UHE Guilman-Amorim) e as experiências na educação ambiental de comunidades.

Sônia Santos Baungratz: Geógrafa pelo IGC/UFMG e licenciada em Letras UFMG, possui diversos cursos nacionais e internacionais tais como: Aperfeiçoamento em Geomorfologia, Cartografia Geotécnica, Erosão dos solos: causa e controle (ênfase em assoreamento de barragens) e Sistema Geográfico de Informação. É Diretora Técnica da Ecodinâmica Consultores Associados Ltda desde 1989, tendo atuado como geógrafa na ENGEVIX Engenharia e como pesquisadora no CETEC.

Mediação: Márcio Ferreira de Araújo Mendes.

Transmissão ao vivo no canal da PUC Minas no YouTube.

Horário: 13h30

Educação Patrimonial: a

importância da preservação do

patrimônio histórico.

Resumo: Conhecer o passado para construir o futuro. Através do patrimônio histórico compreendemos a arte, as tradições, os saberes e a cultura de um povo.

Cynara Fiedler Bremer. Pós-doutora pela Universidade de Granada, Espanha e pela Universität des Saarlandes, Alemanha. Professora da Faculdade de Arquitetura da UFMG.

Gláucia Nolasco. Doutora em Engenharia de Estruturas pela UFMG. Estágio de Pós-doutorado no Secretariado de Recursos Audiovisuales y Nuevas Tecnologías da Universidad de Sevilha. Professora da PUC Minas. Coordenadora do Projeto de Extensão Avaliação das Manifestações Patológicas nas Igrejas dos Séculos XVII e XVIII da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PUC Minas São Gabriel).

(4)

Horário: 19h

A democracia e a limitação dos Direitos Fundamentais em tempos de pandemia

Resumo: Reflexão sobre as possibilidades de atuação do Estado para controle da pandemia confrontando-as com os limites impostos pelo Estado Democrático de Direito.

Bruno Wanderley. Doutor em Direito pela UFMG. Coordenador do Laboratório de Direito e Inovação Tecnológica da UFMG.

José Adércio Leite Sampaio. Doutor em Direito pela UFMG. Procurador da República do Ministério Público Federal.

Mediação: Rodrigo Almeida Magalhães.

Transmissão ao vivo no canal da PUC Minas no YouTube.

Horário: 21h

Geotecnia Aplicada a Barragens

Resumo: Reflexões sobre as boas práticas aplicadas a engenharia geotécnica para assegurar a estabilidade de barragens.

Fernanda Yamaguchi Matarazo. Engenheira Civil pela Universidade Federal de Viçosa (CRP), Engenheira Geotécnica pela PUC Minas e Pós-graduada em Engenharia de Segurança no Trabalho pela PUC Minas.

Carolina Naves Ribeiro. Engenheira Civil pela Universidade Federal de Viçosa (CRP), Engenheira Geotécnica pela PUC Minas e Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos.

(5)

Thiago Borges Gomes Moreira. Engenheiro Civil pela UFMG e Mestre em Geotecnia (UFMG) com larga experiência na área de Geotecnia.

Mediação: Josias Eduardo Rossi Ladeira.

Transmissão ao vivo no canal da PUC Minas no YouTube.

Horário: 9h

Modelagem da Informação da Construção

Resumo: Metodologia BIM para empreendimentos construtivos em várias de suas fases. Apresentação da técnica de levantamento de nuvem de pontos para volumetria de espaços físicos através de um scanner e drone.

Manfredo Frederico Hoppe. Arquiteto e Urbanista, Mestre em Engenharia Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Mediação: Paulo Henrique Maciel Barbosa.

Transmissão ao vivo no canal da PUC Minas no YouTube.

Horário: 11h

Mercado de trabalho pós-Covid 19: o que esperar e o que fazer para ter esperança

Resumo: Apresentar o panorama do mercado de trabalho que se está desenhando no cenário pós-Covid. A pandemia do coronavírus acelerou

(6)

diversas tendências que já estavam previstas ou em curso, trazendo o futuro para mais perto de nós.

Raquel Furtado. Mestre em Administração pela PUC Minas/Fundação Dom Cabral e Doutora em Administração pela UFMG, na área de Estudos Organizacionais/Recursos Humanos.

Mediação: Rosely Campos.

Transmissão ao vivo no canal da PUC Minas no YouTube.

Horário: 17h

Fake News: O inverno rigoroso da desinformação em tempos de pandemia

Resumo: A pandemia causada pela desinformação e as consequências sociais e jurídicas de divulgações falsas, buscando viabilizar soluções.

Eliara Santana. Jornalista e Cientista Social. Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. É colunista do portal de notícias Viomundo.

Lucas Laire. Mestre em Direito Penal pela PUC Minas. Advogado Criminalista. Autor de livro e artigos sobre Direito Penal e Processo Penal.

Mediação: Jaques Rezende e Robson Figueiredo Brito.

Transmissão ao vivo no canal da PUC Minas no YouTube.

Horário: 19h

Assombros e sonhos: pandemia, oligopólios internacionais e novos arranjos comunicacionais

(7)

Resumo: Roseli Figaro acaba de lançar o Relatório Como trabalham os comunicadores em tempos da pandemia da Covid-19. A pesquisa apresenta dados sobre as condições de trabalho em home office, o estresse, a saúde, o aumento das jornadas de trabalho e as condições de gestão da vida doméstica de profissionais da comunicação.

Roseli Figaro. Graduada em Jornalismo é professora livre docente na ECA/USP e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (USP) e do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho.

Mediação: Pedro Vaz Perez.

Transmissão ao vivo no canal da PUC Minas no YouTube.

Horário: 21h

Marketing de Relacionamento para empresas em tempos de Covid-19

Resumo: Diante da pandemia do novo Coronavirus as empresas precisam se adaptar, pois as relações com os clientes mudaram e assim as ações de marketing de relacionamento precisam ser revistas. Logo, a inovação e tecnologia serão impactadas sobremaneira para dar suporte aos novos negócios, aos negócios reinventados, e aos negócios de Tecnologia da Informação dentro do universo do distanciamento físico.

Rafael Tunes. Mestre em Administração e Marketing. Especialista em Marketing Digital com curso na Columbia University. Experiência nacional e internacional em gestão e coordenação de equipes de marketing, projetos de marketing digital, desenvolvimento de produtos, branding, projetos educacionais, Design Thinking e Métodos Ágeis, Empreendedorismo e Marketing Estratégico.

Mediação: Michelle Nery.

(8)

Horário: 9h

Enfrentamento ao Racismo

Resumo: Discutir estratégias para o enfrentamento do racismo, este último concebido sempre como fenômeno com raízes históricas, culturais e psicopolíticas que não podem ser negligenciadas ou subtraídas em sua compreensão. Abordaremos as tentativas de negação desse fenômeno e silenciamento das manifestações antirracistas, bem como caminhos que se apresentam no horizonte atual para o enfrentamento do racismo.

Rodrigo Ednilson de Jesus. Mestre em Sociologia e Doutor em Educação (UFMG). Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Mediação: Rubens Ferreira do Nascimento.

Transmissão ao vivo no canal da PUC Minas no YouTube.

Horário: 11h

Pesquisa Científica em Informática e suas Possibilidades

Resumo: Apresentação das linhas de pesquisa e temas de projetos abordados nos Programas de Pós-graduação stricto sensu em Informática da PUC Minas.

Zenilton Kleber do Patrocínio. Doutor em Ciências da Computação pela UFMG. Professor do Programa de Pós-graduação em Informática da PUC Minas.

(9)

Mediação: Michelle Nery.

Transmissão ao vivo no canal da PUC Minas no YouTube.

Horário: 13h30

PUC Mais Idade: os smartphones e suas janelas abertas para o (des)conhecido

Resumo: O uso dos smartphones por usuários com mais de 60 anos e as "janelas" presentes nesse dispositivo cheio de possibilidades e que faz parte frequentemente do dia a dia do projeto de extensão PUC Mais Idade da Unidade São Gabriel.

Simone Nogueira. Mestre em Design for Interaction pela University of Westminster, Londres. Professora da PUC Minas. Coordenadora do Projeto de Extensão PUC Mais Idade no São Gabriel.

Transmissão ao vivo no canal da PUC Minas no YouTube.

Horário: 19h

Desafios da Indústria Aeronáutica: uma discussão sobre as operações aéreas durante a pandemia

Resumo: Discussão sobre as ações que a indústria aeronáutica tem adotado para que a utilização do modal aéreo seja segura. Modificações estão sendo feitas nas aeronaves no âmbito do projeto? Quais ações as empresas aéreas mundiais estão implementando para reduzir os riscos de contaminação? Como usuários e profissionais da aviação devem se comportar para reduzir os riscos da COVID-19? O tema abordará a busca por estas e outras respostas sobre questões relacionadas às operações aéreas diante da pandemia mundial.

Matheus Eduardo Titarelli. Possui graduação em Engenharia Mecânica e Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto

(10)

Tecnológico de Aeronáutica - ITA. Atualmente é engenheiro da Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A - EMBRAER.

Kerley Alberto Pereira de Oliveira. Graduado em Física pela UFMG (2005). Pós-Graduado em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, 2012). Credenciado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA, 2012). Membro da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB.

Mediação: Luís Henrique Santos e Jaqueline Mendes Queiroz.

Transmissão ao vivo no canal da PUC Minas no YouTube.

Horário: 21h

Como retornar às atividades empresariais?

Resumo: Reflexão sobre o retorno às atividades empresariais preservando a saúde e segurança das pessoas no contexto da COVID-19.

Altamiro Dionízio. Contador e sócio da Solucionares Gestão e Segurança em Saúde Ocupacional.

Mediação: Marcelo Prímola.

Referências

Documentos relacionados

FIAÇÃO DE ENERGIA FIAÇÃO DE CONTROLE FIAÇÃO FORNECIDA SOMENTE QUANDO A OPÇÃO ASSOCIADA É FORNECIDA. CIRCUITO DE CLASSE 1 KW G C F1 F2 C1 C2 W1 W2 G G L1 L2 L3

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduando em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), e pesquisador

As empresas brasileiras estão demonstrando recordes de resultados em diversos setores, como VALE que teve lucros de R$ 10,2 bilhões no segundo trimestre de 2011 acumulando R$ 21,5

Uma pesquisa realizada por SILVA (2002) revela que, nos últimos 30 anos ocorreu um aumento no número de publicações abordando custo na área de saúde, em especial em hospitais,

7 - O declarante tem ainda pleno conhecimento de que a não apresentação dos documentos solicitados nos termos do número anterior, por motivo que lhe seja imputável, determina

 Carmen Celeste Badenes Portas - Engenheira Civil, graduada em 1986 pela Faculdade de Engenharia da Universidade Veiga de Almeida, possuindo 20 anos de

• O objetivo do curso é apresentar uma forma de ensino aos discentes, futuros professores, em que vamos resolver uma situação cotidiana da corporação de bombeiros, situação

A atividade, desenvolvida por ocasião do Dia das Hepatites Virais, visava à democratização de informações a respeito das hepatites virais perante a