9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II EMENTA DE CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS I TRIMESTRE DE 2020 ANTES E DURANTE ENSINO REMOTO

10 

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)

Educação Infantil – Ensino Fundamental – Ensino Médio

Rua Antônio Cândido Lima, 130, Cabula - Salvador – BA, CEP 41.150-500 | 71 3257-8282 | www.vitoriaregia.net | fale@vitoriaregia.net

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

EMENTA DE CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS

I TRIMESTRE DE 2020 – ANTES E DURANTE ENSINO REMOTO

Prezadas Famílias,

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular propõe que os alunos sejam capazes de utilizar os saberes que adquirirem para dar conta do seu dia a dia, sempre respeitando princípios universais, como a ética, os direitos humanos, a justiça social e a sustentabilidade ambiental. Desta forma, as escolas devem promover não apenas o desenvolvimento intelectual, mas também o social, o físico, o emocional e o cultural, compreendidos como dimensões fundamentais para a perspectiva de uma educação integral.

O Vitória-Régia tem como referência em sua proposta curricular, os objetivos de aprendizagem constantes na BNCC. Nosso propósito é proporcionar condições para que o aluno desenvolva suas capacidades, autonomia, construção da sua própria identidade e criticidade para compreender e participar ativamente da vida social, de maneira solidária e consciente do seu papel de cidadão transformador de um mundo melhor e mais humano.

Durante o Ensino Remoto na pandemia do coronavírus, em observância às orientações dadas pelo CNE - Conselho de Educação Nacional e do Conselho de Educação da Bahia, bem como às mudanças de rotina das famílias, adequações se fizeram necessárias para que estas mediassem os estudos do aluno em casa. Buscamos dar foco às habilidades essenciais e intermediárias para estes primeiro e segundo trimestres, de modo a garantir o ritmo de compreensão, cadência e evolução do aprendizado dos nossos estudantes para as próximas etapas que virão, conforme Sistema de Avaliação Trimestral aderido pela instituição.

Adotamos neste período do ensino remoto, a PDA - Plataforma Digital de Aprendizagem - www.pdaredepitagoras.com.br -, que em parceria com a Google For Education – Classroom, constituiu-se como meio digital de difusão do planejamento escolar realizado pelos nossos professores para as famílias, bem como instrumento de comunicação diária através das suas salas virtuais de aprendizagem. Essa utilização deu-se mediante diversas ferramentas virtuais - videoaulas, videoconferências, listas de exercícios e atividades complementares (virtuais e impressas), sequências didáticas, trilhas, jogos que reforçam a aprendizagem, avaliações parciais, sugestões de leituras e guias de orientações para o uso da plataforma e dos estudos em casa para as famílias.

Além desta ferramenta virtual de aprendizado, são periodicamente distribuídos pela escola materiais físicos impressos intitulados “Atividades de fixação”, que têm por finalidade reunir os principais conteúdos trabalhados no período, para que as famílias em casa possam realizar junto aos alunos, contando com o suporte on-line do professor para dúvidas que porventura ocorrerem.

O material didático da Rede Pitágoras adotado pela instituição também constitui recurso de grande importância neste cenário, haja vista a sua composição já alinhada à proposta da BNCC e que traz em seu bojo, o plano anual de ensino em consonância com a proposta pedagógica da escola. Suas versões estão sendo disponibilizadas às famílias de forma on-line na PDA – Plataforma Digital de Aprendizagem e livro físico.

(2)

Educação Infantil – Ensino Fundamental – Ensino Médio

Rua Antônio Cândido Lima, 130, Cabula - Salvador – BA, CEP 41.150-500 | 71 3257-8282 | www.vitoriaregia.net | fale@vitoriaregia.net

Como requisito indispensável, priorizamos formas de comunicação diversificadas com as famílias através dos canais de comunicação adotados pela instituição, são eles: PDA www.pdaredepitagoras.com.br no Mural do Aluno, site www.vitoriaregia.net , telefone 71-3257-8282 (central telefônica), número whatsapp geral para informações 71 98177-2072 e 71 98113-8197, grupos de transmissão de whatsapp para pais, email fale@vitoriaregia.net, redes sociais (@instavitoriaregia e @vitoriaregiacentroeducacional) e aplicativo de gestão escolar Iscool App. Todos eles constituem meios para envios diários de comunicações, cujo objetivo é informar as diretrizes pedagógicas e administrativas da instituição e, principalmente, os cronogramas de aulas remotas por turma. É importante salientar que criamos em nosso site uma seção especial “Pandemia Covid-19: E agora? Como fica a Educação do meu filho?” em nosso site www.vitoriaregia.net de fácil acesso, na qual as famílias e alunos podem encontrar de forma clara e direta os esclarecimentos das principais dúvidas, comunicações e orientações para este período.

O monitoramento pedagógico consiste no acompanhamento das estratégias de ensino, através do planejamento anual adaptado pelos professores para o ensino remoto, priorizando os conteúdos relevantes e possíveis para o ambiente virtual, bem como da aprendizagem demonstrada pelo aluno através das interações no ambiente virtual durante as videoconferências, cumprimento de atividades programadas na plataforma, atividades parciais avaliativas (formulários on-line no Google Forms) que têm por objetivo o diagnóstico das dificuldades para a proposição de novos encaminhamentos no planejamento e redistribuição da estratégia pedagógica para o fluxo das atividades. Catalisamos também os feedbacks constantes trazidos pelas famílias por meio de e-mails, ligações telefônicas, reuniões de pais (videoconferências) e ofertamos materiais individualizados adequados às especificidades, quando estes se fizeram necessários.

Através de cursos de formações e treinamentos – palestras virtuais, webinar, lives, etc... - promovidos pelo Vitória-Régia e por diversas entidades educacionais parceiras especializadas, nossos professores e lideranças pedagógicas buscaram desenvolver estratégias adequadas à realidade do seu alunado e disciplina, levando em conta a realidade das famílias que muitas vezes dispõem de poucos recursos em casa, dada a situação emergencial de pandemia e isolamento social. Em todo este período, nosso objetivo tem sido não interromper o fluxo de aprendizagem dos nossos alunos, diminuir possíveis prejuízos na aprendizagem, garantir o trabalho pedagógico focado nas habilidades básicas para o período e, por fim, acompanhar e avaliar o que precisa ser ajustado.

Estamos passando por muitas mudanças que têm acontecido nas escolas e no mundo virtual. O isolamento social vai passar, mas não podemos desperdiçar a oportunidade de mudar a educação para sempre. Sabemos que depois de grandes crises globais, tivemos grandes invenções. Em cenários privilegiados ou nos lugares de profundas desigualdades, a pandemia do coronavírus transformou a relação d e ensino e aprendizagem em todo o mundo. Essa transformação provocada pela pandemia do coronavírus servirá de aprendizado para professores, alunos e suas futuras gerações. Um dos maiores legados certamente será o aumento considerável da participação das fa mílias na aprendizagem de crianças e também adolescentes. Este fato permitiu a pais e filhos mais conhecimento entre ambos sobre como cada indivíduo lida com o “aprender e ensinar” e, por conseguinte, maior estreitamento dos laços de parceria entre família e escola. O que há de concreto é que temos uma grande oportunidade de construir novos caminhos para a Educação das nossas crianças e jovens.

(3)

Educação Infantil – Ensino Fundamental – Ensino Médio

Rua Antônio Cândido Lima, 130, Cabula - Salvador – BA, CEP 41.150-500 | 71 3257-8282 | www.vitoriaregia.net | fale@vitoriaregia.net

(4)

Educação Infantil – Ensino Fundamental – Ensino Médio

Rua Antônio Cândido Lima, 130, Cabula - Salvador – BA, CEP 41.150-500 | 71 3257-8282 | www.vitoriaregia.net | fale@vitoriaregia.net

LINGUAGENS - DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA

LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO

EIXOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA BNCC CONTEÚDOS TRABALHADOS HABILIDADES TRABALHADAS DA BNCC LEITURA PRODUÇÃO DE TEXTOS ORALIDADE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTI CA (GRAMÁTICA). GÊNEROS NARRATIVOS FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO PERÍODO SIMPLES E COMPOSTO VOZES NO TEXTO ORAÇÕES COORDENADAS ROMANCE

(EF09LP09) Identificar efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto. (EF06LP08) Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas em torno de um núcleo verbal e períodos como conjunto de orações conectadas. (EF06LP09) Classificar, em texto ou sequência textual, os períodos simples compostos.

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender –

selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(5)

Educação Infantil – Ensino Fundamental – Ensino Médio

Rua Antônio Cândido Lima, 130, Cabula - Salvador – BA, CEP 41.150-500 | 71 3257-8282 | www.vitoriaregia.net | fale@vitoriaregia.net

ARTE

EIXOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA

BNCC

CONTEÚDOS TRABALHADOS HABILIDADES TRABALHADAS DA BNCC

ARTES VISUAIS DANÇA MÚSICA, TEATRO ARTES INTEGRADAS DADAÍSMO, SURREALISMO ARTE E SOCIEDADE: EVOLUÇÃO HISTÓRICA

ATITUDE POLÍTICA ARTE E IDEOLOGIA

ARTE, CENSURA E RESISTÊNCIA

(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.

(EF09HI20) Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira.

EDUCAÇÃO FÍSICA

EIXOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA

BNCC

CONTEÚDOS TRABALHADOS HABILIDADES TRABALHADAS DA BNCC

BRINCADEIRAS JOGOS ESPORTES GINÁSTICAS DANÇAS LUTAS

AVALIAÇÃO FÍSICA (IMC) ESPORTE ADAPTADO (BASQUETE)

ERA DIGITAL (MALEFÍCIOS X BENEFÍCIOS)

HISTÓRIA DA PETECA (BATE PAPO)

BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO PARA O AUMENTO DA CAPACIDADE

CARDIORRESPIRATÓRIA.

EF67EF01 Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.

LÍNGUA INGLESA

EIXOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA

BNCC

CONTEÚDOS TRABALHADOS HABILIDADES TRABALHADAS DA BNCC

ORALIDADE LEITURA, ESCRITA CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS DIMENSÃO INTERCULTURAL

REVISAO: SIMPLE PRESENT,

SIMPLE PAST, PRESENT

CONTINUOUS, PAST

CONTINUOUS.

PRESENT PERFECT

PRESENT PERFECT X SIMPLE

PAST

PRESENT PERFECT

CONTINUOUS

PAST PERFECT

PAST PERFECT CONTINUOUS

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

(EF06LI20) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

(6)

Educação Infantil – Ensino Fundamental – Ensino Médio

Rua Antônio Cândido Lima, 130, Cabula - Salvador – BA, CEP 41.150-500 | 71 3257-8282 | www.vitoriaregia.net | fale@vitoriaregia.net MATEMÁTICA EIXOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA BNCC CONTEÚDOS TRABALHADOS HABILIDADES TRABALHADAS DA BNCC NÚMEROS, ÁLGEBRA, GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS,  PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. CONJUNTOS NUMÉRICOS DIZIMAS NOTAÇÃO CIENTÍFICA OPERAÇÕES COM RADICAIS EQUAÇÃO DO 2° GRAU RAÍZES DA EQUAÇÃO DO 2° GRAU FUNÇÃO DO 1° GRAU FUNÇÃO DO 2° GRAU

(EF09MA01) Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).

(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.

(EF09MA03) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

(7)

Educação Infantil – Ensino Fundamental – Ensino Médio

Rua Antônio Cândido Lima, 130, Cabula - Salvador – BA, CEP 41.150-500 | 71 3257-8282 | www.vitoriaregia.net | fale@vitoriaregia.net BIOLOGIA EIXOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA BNCC CONTEÚDOS TRABALHADOS HABILIDADES TRABALHADAS DA BNCC MATÉRIA E ENERGIA VIDA E EVOLUÇÃO TERRA E UNIVERSO AÇÕES ANTRÓPICAS SOBRE OS ECOSSISTEMAS NATURAIS AÇÕES MITIGADORAS E COMPENSATÓRIAS DE IMPACTOS AMBIENTAIS EFEITOS DA PANDEMIA DO COVID 19 NA RECUPERAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE GENÉTICA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GENÉTICA 1ª LEI DE MENDEL HEREDOGRAMAS A PROBABILIDADE APLICADA À GENÉTICA PROJETO GENOMA HUMANO BIOTECNOLOGIA: O USO DO DNA NA IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS SELEÇÃO ARTIFICIAL TRANSGÊNICOS CLONAGEM VACINAS GÊNICAS CÉLULAS – TRONCO TERAPIA GÊNICA CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: CICLO DA ÁGUA CICLO DO OXIGÊNIO CICLO DO CARBONO CICLO DO NITROGÊNIO CICLO DO FÓSFORO. ECOLOGIA: CONCEITOS ECOLÓGICOS CADEIA ALIMENTAR TEIA ALIMENTAR PIRÂMIDES ALIMENTARES FATORES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DA CADEIA ALIMENTAR.

(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

(EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

(EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.

(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.

(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características

hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e

descendentes.

(EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade

(fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação),

considerando-as para resolver problemas envolvendo a

transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.

(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.

(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

(8)

Educação Infantil – Ensino Fundamental – Ensino Médio

Rua Antônio Cândido Lima, 130, Cabula - Salvador – BA, CEP 41.150-500 | 71 3257-8282 | www.vitoriaregia.net | fale@vitoriaregia.net QUIMICA EIXOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA BNCC CONTEÚDOS TRABALHADOS HABILIDADES TRABALHADAS DA BNCC MATÉRIA E ENERGIA VIDA E EVOLUÇÃO TERRA E UNIVERSO SUBSTANCIAS, MISTURAS E ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA MODELOS ATÔMICOS ESTRUTURA ATÔMICA

(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.

(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

FÍSICA EIXOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA BNCC CONTEÚDOS TRABALHADOS HABILIDADES TRABALHADAS DA BNCC MATÉRIA E ENERGIA VIDA E EVOLUÇÃO TERRA E UNIVERSO MOVIMENTO UNIFORME, MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO LEIS DE NEWTON

(EM13CNT204) Elaborar explicações e previsões a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais.

GEOGRAFIA EIXOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA BNCC CONTEÚDOS TRABALHADOS HABILIDADES TRABALHADAS DA BNCC

O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO CONEXÕES E ESCALAS MUNDO DO TRABALHO FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA SOCIALISMO CAPITALISMO GLOBALIZAÇÃO UNIÃO EUROPÉIA POPULAÇÃO ECONOMIA E GLOBALIZAÇÃO / A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO

(EF09HI11) Identificar as especificidades e os

desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações

internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.

(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(9)

Educação Infantil – Ensino Fundamental – Ensino Médio

Rua Antônio Cândido Lima, 130, Cabula - Salvador – BA, CEP 41.150-500 | 71 3257-8282 | www.vitoriaregia.net | fale@vitoriaregia.net

HISTORIA

EIXOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA BNCC

CONTEÚDOS TRABALHADOS

HABILIDADES TRABALHADAS DA BNCC

MUNDO PESSOAL: MEU LUGAR NO MUNDO

EU, MEU GRUPO SOCIAL E MEU TEMPO

A COMUNIDADE E SEUS REGISTROS AS FORMAS DE REGISTRAR AS EXPERIÊNCIAS DA COMUNIDADE O TRABALHO E A SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE

AS PESSOAS E OS GRUPOS QUE COMPÕEM A CIDADE E O MUNICÍPIO O LUGAR EM QUE VIVE

A NOÇÃO DE ESPAÇO PÚBLICO E PRIVADO

TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS NAS TRAJETÓRIAS DOS GRUPOS HUMANOS

CIRCULAÇÃO DE PESSOAS, PRODUTOS E CULTURAS AS QUESTÕES HISTÓRICAS RELATIVAS ÀS MIGRAÇÕES

POVOS E CULTURAS: MEU LUGAR NO MUNDO E MEU GRUPO SOCIAL REGISTROS DA HISTÓRIA: LINGUAGENS E CULTURAS FASCISMO, NAZISMO E TOTALITARISMO. PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL CRISE DE 1929

(EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).

(EF09HI02) Caracterizar e compreender

os ciclos da história republicana,

identificando particularidades da história local e regional até 1954.

(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

(EF09HI12) Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.

FILOSOFIA

EIXOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA BNCC CONTEÚDOS TRABALHADOS HABILIDADES TRABALHADAS DA BNCC MITO E FILOSOFIA TEORIA DO CONHECIMENTO ÉTICA FILOSOFIA POLÍTICA FILOSOFIA DA CIÊNCIA ESTÉTICA HISTÓRIA DA FILOSOFIA ALÉM DA RAZÃO KIERKEGAARD E SCHOPENHAUER: O SENTIMENTO E A VONTADE NIETZSCHE: A TRANSFORMAÇÃO DE TODOS OS VALORES REFLETINDO SOBRE O CAPITALISMO / POSITIVISMO E MATERIALISMO A TEORIA CRÍTICA A CONSCIÊNCIA E A EXISTÊNCIA A FENOMENOLOGIA OLHAR FILOSÓFICO HUSSERL: A CONSCIÊNCIA E AS ESSÊNCIAS

H1. Relacionar as reflexões, as situações do cotidiano, sintetizando as contribuições da Filosofia para o desenvolvimento pessoal e articular as considerações ao conteúdo de um texto filosófico sobre a temática.

H2. Justificar se a mesma noção de verdade é necessária para todas as ciências e, também, para a vida cotidiana, discutindo questões dela emergentes.

(10)

Educação Infantil – Ensino Fundamental – Ensino Médio

Rua Antônio Cândido Lima, 130, Cabula - Salvador – BA, CEP 41.150-500 | 71 3257-8282 | www.vitoriaregia.net | fale@vitoriaregia.net O JEITO DE AGIR DA CONSCIÊNCIA: A INTENCIONALIDADE O PROPÓSITO DE HUSSERL E DA FENOMENOLOGIA A INVESTIGAÇÃO DAS ESSÊNCIAS O EXISTENCIALISMO OLHAR FILOSÓFICO O INDIVÍDUO É UM PROJETO EXISTÊNCIA INAUTÊNTICA ANGÚSTIA E EXISTÊNCIA AUTÊNTICA SARTRE: O SER HUMANO É LIBERDADE

Imagem

temas relacionados :