• Nenhum resultado encontrado

Rua Antônio Cândido Lima, 130, Cabula - CEP Salvador - Bahia Tel.: (71)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Rua Antônio Cândido Lima, 130, Cabula - CEP Salvador - Bahia Tel.: (71)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

2 19

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

A avaliação é um processo dinâmico, contínuo e constante, tendo como objetivo a verificação do aproveitamento e do desenvolvimento do educando, sendo observados os progressos e as necessidades por ele vivenciadas nas diferentes situações de aprendizagem.

Em cada trimestre haverá uma Avaliação integrada (A.V.I), Avaliações diversificadas (A.V.D), uma Avaliação objetiva (A.V.O), e (A.V.Q) Avaliação Qualitativa.

Os valores e a quantidade das avaliações poderão sofrer alterações, atendendo à necessidade da turma ou da escola. As datas das A.V.O (Avaliação objetiva) encontram-se no informativo.

De acordo com o Manual da Família, essas avaliações deverão abranger os assuntos da matéria lecionada, sendo aplicadas ao longo dos trimestres, de forma processual, no horário da aula do professor.

As avaliações terão valores e formas diferenciadas, perfazendo o total de 10,0 (dez pontos). O professor poderá aplicar tais avaliações com ou sem aviso prévio para alunos e família, de acordo com o planejamento do trimestre. Objetivamos com isso, construir o hábito de estudo sistemático, pois entendemos a avaliação da aprendizagem como um processo contínuo que visa ao desenvolvimento integral do aluno, bem como a seu sucesso escolar.

Complementando o processo de avaliação, ao se aproximar do final do trimestre, o (a) aluno (a) submeter-se-á à Avaliação objetiva (A.V.O), na qual constarão assuntos trabalhados no trimestre por disciplina.

2ª chamada da Avaliação Objetiva (A.V.O)

Toda e qualquer falta do (a) aluno (a) deverá ser comunicada e justificada imediatamente à Gerência Pedagógica para efeito de 2ª chamada.

É concedida 2ª chamada ao aluno que apresentar à Direção Pedagógica um documento comprobatório de doenças, luto ou motivo de força maior, no prazo de 48 horas, além do pagamento da taxa de 5% da mensalidade por disciplina na tesouraria. Os casos omissos deverão ser esclarecidos pessoalmente com a Direção Pedagógica.

A 2ª chamada acontecerá no turno oposto em calendário pré-definido pela Direção Pedagógica e informado a cada início de trimestre.

Observação importante:

I. Caso o (a) aluno (a) falte na data prevista para a aplicação da 2ª chamada de A.V.O, perderá a oportunidade de realizar a avaliação.

II. No III trimestre não haverá calendário de 2ª chamada, devendo os casos necessários ser informados e acordados com a Direção Pedagógica.

Avaliação Qualitativa (A.V.Q)

O aluno também será avaliado quanto ao aspecto qualitativo 1,0

(um ponto) a cada trimestre, em cada disciplina, considerando todo

o seu desenvolvimento a partir das observações feitas no diário, na

pasta de acompanhamento do aluno, comportamento, cumprimento

das tarefas, atrasos, faltas na disciplina, participação e

envolvimento na rotina da escola. Sendo desse 1,0 (um ponto), 0,5

(meio ponto) será computado pelo professor de Ed. Física,

atendendo aos critérios de participação e postura nas aulas.

(3)

Salvador, 15 de março de 2019.

"Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas

realizações."

(Vincent Van Gogh) Prezado (a) Pai, Mãe, Responsável,

Nossas realizações nos impulsionam para irmos em busca de novos desafios. O acreditar e o agir fazem toda diferença!

Convidamos para mais uma etapa de realizações.

Salientamos que é preciso disposição para fazer sempre o melhor, indo além do que imagina. Para isso é preciso planejamento, daí a importância desse material.

Com já é do seu conhecimento, esse é o conteúdo anual, o qual contém as habilidades e os objetos de conhecimento de cada disciplina por trimestre. Além desse material, temos também o informativo contendo informações detalhadas do trimestre, tais como: tipos de avaliações de cada disciplina, projetos, cronogramas de avaliações e de 2ª chamada.

Somaremos esforços para a concretização dos nossos objetivos. Contamos com a sua parceria!

Desejamos que nossas ações nos conduzam à grandes realizações, para que possamos colher “bons frutos” ao fim do ano letivo.

Com carinho,

Equipe do ensino fundamental.

E-mail para contato:

 alice@vitoriaregia.net

 barbara@vitoriaregia.net TECNOLOGIA EDUCACIONAL

O uso desta ferramenta se dá de forma integrada às disciplinas curriculares nos diversos ambientes tecnológicos da escola, seja no laboratório de informática seja nas salas multimídia, alternativas, de vídeo, dentre outros.

Projetos desenvolvidos nesses ambientes visam ampliar a construção do conhecimento do nosso educando através de atividades colaborativas, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a criatividade e autonomia.

PROJETOS – 2019

O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo de ensino e aprendizagem, pois os projetos possibilitam uma prática diferenciada em sala de aula, desde sua construção até a sua concretização, já que favorecem o desenvolvimento dos talentos individuais e coletivas.

Tema: Rotas empreendedoras Disciplinas envolvidas: Todas

Objetivo geral: Estimular a criatividade, organização, iniciativa, planejamento e autodesenvolvimento da educação infantil ao ensino médio, possibilitando que os alunos, tornem-se seres humanos mais sensíveis às questões globais emergentes em nosso planeta (sustentabilidade, respeito a diversidade, equilíbrio socioeconômico, etc.) fomentando ideias simples, porém transformadoras que priorizem a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento humano, social, ambiental e econômico do nosso planeta.

Atividades: Aulas teóricas e práticas, montagem de maquetes, aulas virtuais, trabalhos de pesquisas em equipe e individual, debates, entrevistas, concursos para redação, peça de teatro, apresentações musicais, projetos de pesquisas cientificas ou comportamentais, criação de letras para músicas ou releituras, trabalhos em multimídias, aulas de campo.

Tema: Saúde é o que interessa, o corpo tem pressa Disciplinas envolvidas: Todas

Habilidades: Adotar hábitos de vida saudáveis; Discutir a influência da mídia no consumo alimentar; Conhecer os hábitos alimentares de outros países.

Atividades: Pesquisas e debates/ Coleta de dados/ Definição e cálculo do IMC/ Criação de Paródias.

Tema: Caixa Mágica - Leitura

Disciplina envolvida: Língua Portuguesa

Objetivo geral: Estimular o hábito e aprimorar o gosto pela leitura.

Atividades: Leitura de livros de literatura (roda literária), histórias em quadrinhos, notícias, reportagens, propagandas, reconto oral, dramatização, ficha de leitura, reconto ilustrado, registro escrito, entre outros.

Tema: Era uma vez... revivendo emoções e aprendizagens

Disciplinas envolvidas: Matemática, Português, Ciências, Geografia, História, Artes, Educação Financeira, Educação Alimentar.

Objetivo Geral: Reviver as experiências vividas nos projetos das séries anteriores, resgatando os temas trabalhados de forma interdisciplinar.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Sumário

Apresentação... 4 Equipe Pedagógica... 4

Bárbara Adjane Gerência de

Orientação Alice Ramos

Direção

Pedagógica.

(4)

XIXIIIII –– MMúússiiccaa

Competências:

Marcar pulsação ao andar ou bater palmas. Criar e/ou reproduzir ritmos em pequenas melodias. Diferenciar altura das notas a partir da audição. Reconhecer o papel da música no Brasil e sua contribuição cultural e política. Diferenciar os diversos estilos e gêneros musicais brasileiros. Criar trechos rítmicos.

Habilidades:

Perceber a pulsação na música

Identificar os ritmos estabelecidos na melodia.

Distinguir a duração dos sons (longo/curto)

Distinguir a altura dos sons

Tocar sons graves e agudos com consciência

Executar músicas em grupo

Distinguir a altura dos sons

Tocar sons graves e agudos com consciência

Executar músicas em grupo e individualmente Objeto do conhecimento - Conteúdos:

Apreciação musical

Pulsação

Ritmo

Duração

Notas

Execução instrumental

Escrita musical

Elementos da música

Execução musical

Repertório

Figuras musicais

Altura

Intensidade

Andamento

Estudo de repertório

Apresentação

“Sou eu que vou seguir você Do primeiro rabisco

Até o be-a-bá.

Em todos os desenhos Coloridos vou estar.

A casa, a montanha, Duas nuvens no céu E um sol a sorrir no papel...”

“Só peço a você Um favor, se puder.

Não me esqueça Num canto qualquer...”

Toquinho – O caderno – adaptação

Queridos alunos,

Mais um ano letivo que se inicia, e que com certeza, muito acrescentará na caminhada da construção do seu conhecimento. Empenho, esforço e dedicação serão peças fundamentais para que os resultados sejam os mais satisfatórios possíveis.

E, como forma de demonstrar nosso zelo, elaboramos o programa anual a fim de orientá-los nesta caminhada.

Neste material constam as informações pedagógicas que nortearão nosso trabalho durante o ano.

Informamos que os conteúdos estão organizados numa sequência trimestral, porém, essa ordem poderá ser alterada desde que necessário ao processo de ensino e aprendizagem.

Um abraço.

A equipe pedagógica.

EQUIPE PEDAGÓGICA

Direção Pedagógica – Alice Ramos Gerência de Orientação – Bárbara Adjane

PROFESSORAS/DISCIPLINAS

Maria Auxiliadora – Português/ Leitura Cecília – Matemática/Ed. Financeira Cristiane Monteiro – História/Geografia Daniela Bená – Ciências/Ed.Alimentar

PROFESSORES DE ÁREAS COMPLEMENTARES

Inglês – Maria de Fátima Artes - Nilma Dantas / Karla

Educação Física - Washington / Anderson Redação - Marisélia Almeida

Filosofia (Empreendedorismo e Ética) - Rosana Prado Música - Antônio Sérgio Brito

4 17

(5)

I I –– LLíínngguuaa PPoorrttuugguueessaa

Competências: Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio de leitura e da produção de textos, ampliar as habilidades linguísticas, partindo da reflexão sistemática sobre os recursos disponíveis na língua e reconhecer e expressão oral como veículo para troca de ideias.

Habilidades:

 Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

 Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.

 Identificar a expressão de presente, passada e futuro em tempos verbais do modo indicativo.

 Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

 Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa condição, finalidade.

 Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).

 Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.

 Analisar o padrão entonacional, a expressão facial e corporal e as escolhas de variedade e registro linguísticos de vloggers de vlogs opinativos ou argumentativos.

 Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais.

Objeto do conhecimento - Conteúdos:

 Conhecimento do alfabeto do português do Brasil/Ordem alfabética/Polissemia.

 Conhecimento das diversas grafias do alfabeto.

 Pontuação

 Morfologia

 Forma de composição do texto.

 Adequação do texto às normas de escrita.

 Coesão e articuladores.

 Forma de composição de textos poéticos visuais

 CAPÍTULO 4: Novas experiências...

 Acentuação. (Tonicidade)

 Pronomes de tratamento.

 Ortografia: Palavras com Ç, C, X, SS e S.

 Relato de viagem.

 Cartão-postal.

 CAPÍTULO 5: Eles fizeram suas escolhas...

 Pronomes possessivos.

 Ortografia: Palavras com XC e SC.

 Entrevista.

 Entrevista e Narrativa.

 CAPÍTULO 6: O que as pessoas fazem?

 Pronomes oblíquos.

 Ortografia: Palavras terminadas em – SSÃO, -ÇÃO, -SÃO.

 Conto

 Texto instrucional e folheto Diário

 CAPÍTULO 7: Onde estão as diferenças?

 Verbo (flexão em tempo)

 Crônica

 Cartaz

 Entrevista.

 Texto livre.

 Ortografia: Palavras terminadas em –ICE e –ISSE.

 HQ

 Biografia

 CAPÍTULO 9: A primeira vez...

 Concordância verbal.

XI X II I - - E Ed du uc ca çã ão o F ís si ic ca a

Competências: Ser criativo na construção de novas regras; ter noção do seu corpo em relação ao espaço e lateralidade; respeitar as regras;

respeitar o outro; saber construir uma sequência de movimentos de forma criativa; dominar o esquema corporal em relação ao espaço;

dominar a coordenação motora ampla e o ritmo; realizar os elementos ginásticos; diferenciar os elementos ginásticos e saber nomeá-los; saber apresentar em público com segurança; respeitar os outros; dominar os fundamentos dos esportes coletivos; saber diferenciar os fundamentos em suas modalidades coletivas; dominar o meio líquido.

Habilidades:

Reconhecer a cultura enquanto elemento de produção humana, valorizando a produção cultural do mundo da criança, através dos jogos populares, transformando e criando novas possibilidades que priorizem a coletividade, estratégia, participação e colaboração, a partir das brincadeiras apresentadas, como também, vivenciar jogos e brincadeiras esquecidas com o passar do tempo

Execução dos fundamentos básicos dos esportes proposto de forma adaptada.

Apropriar-se dos elementos técnicos, históricos e sociais da ginástica, superando e encontrando os limites do próprio corpo, aprimorando a coordenação motora, o ritmo valorizando o trabalho em equipe, de cooperação exercitar a auto-avaliação e a criatividade.

Apresentar uma coreografia com apropriação do tempo/espaço;

Vivenciar as práticas corporais do vôlei, handebol, atletismo, e futsal, reconstruindo suas regras, valorizando aspectos lúdicos e criativos, identificando elementos comuns entre eles, possibilitando o reconhecimento de cada uma dessas atividades.

Vivenciar atividades aquáticas adaptação aquática ao nado livre.

Objeto do conhecimento - Conteúdos:

Exame biométrico;

Jogos populares e brincadeiras (cooperativos e antigos)

Dança

Dança (Apresentação)

Jogos derivados do esporte (valorizando a ludicidade): raquetes, handebol, vôlei, futsal atletismo (corrida com obstáculo e de revezamento)

Atividades aquáticas.

Ginástica: vela, avião, rolamento para frente e para trás, parada

de mão, ponte, equilíbrio, salto grupado e esticado, 1º e 2º

saltitos e sequência.

(6)

IIII –– LLiitteerraattuurraa

Habilidades:



Estimular o hábito e aprimorar o gosto pela leitura.



Possibilitar a ampliação da leitura e análise crítica.

Á

Árrvvoorree ddee LLiivvrrooss

 A vizinha antipática que sabia Matemática – Matemática, Redação e Português.

 Como construir seu país... – Projeto Macro ( Todas disciplinas)

 A lenda de Su – Português, História, Geografia e Redação.

 O que eu como vira o quê? – Ciências /Português/ Redação/Ed. Alimentar .

 Flora Hen – Português e Redação.

6 15

X X -- AArrttee

Competências: Explorar, conhecer, fluir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, africanos, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como fenômeno histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

Habilidades:

 Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 Explorar e reconhecer elementos construtivos das artes visuais (ponto, linhas, forma, cores, espaço, movimento, etc...)

 Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

 Experimentar diferentes formas de expressão artísticas (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, etc...), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

 Dialogar sobre a sua criação e a doas colegas, para alcançar sentidos plurais.

 Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

Objeto do conhecimento - Conteúdos:

 Contextos e práticas.

 Elementos da linguagem.

 Matrizes estéticas e culturais.

 Materialidades.

 Processos de criação.

 Sistemas de linguagem.

XIXI -- FFiilloossooffiiaa

Competências: Despertar capacidade de realizar projetos para gerar riqueza humana e material de forma ética. Construir uma imagem positiva de si, reconhecendo sua capacidade de definir e realizar um projeto de vida significativo, fundamentado na ética do respeito mútuo, com vistas a uma sociedade sustentável.

Habilidades:

 Reconhecer a importância da atitude ética em toda ação empreendedora.

 Valorizar as raízes culturais: histórias de diferentes famílias e do local onde vivem.

 Assumir posições seguindo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação.

 Descobrir e discutir as formas de participação possíveis com o objetivo de melhorar a escola e a comunidade que se tem.

Objeto do conhecimento - Conteúdos:

A arte de empreender com ética.

A persistência superando obstáculos.

Esforço e sucesso.

O sucesso é garantido.

A escalada do sucesso.

Características empreendedoras pessoais.

O rico patrimônio cultural brasileiro.

Diversidade como valor agregado.

Segregação e preconceito.

O modelo da dignidade humana.

Declaração dos Direitos Humanos.

Progresso e desenvolvimento.

Dinheiro não se ganha, se conquista.

Educação econômico-financeira.

Elementos do mercado financeiro.

Danos aos bens públicos, prejuízo para todos.

Prejuízos com a depredação.

Espaço público X espaço privado.

Cuidar das amizades também é empreender.

Tolerância e amizade.

Ampliando relações.

Consciência social.

Pequenas atitudes que refletem no todo.

Iniciativa e ação social.

(7)

IIIIII -- RReeddaaççããoo

Competências: Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos.

Habilidades:

 Redigir textos coesos e coerentes, considerando o destinatário e a função;

 Elaborar entrevistas;

 Organizar ideias por escrito e de forma legível;

 Reconhecer as características dos gêneros textuais;

 Produzir biografias e autobiografias;

 Diferenciar poema de poesia;

 Conhecer a vida e obra de poetas e escritores consagrados;

 Analisar o conteúdo dos textos lidos;

 Perceber os aspectos formais da língua escrita;

 Produzir contos;

 Elaborar notícias;

 Produzir gêneros variados.

Objeto do conhecimento - Conteúdos:

 Entrevista;

 Texto de opinião;

 Crônica;

 Poema/ Ciberpoema;

 Receita.

 Biografia

 Autobiografia/Draw my life

 Autorretrato/Selfie

 Tirinha X Histórias em quadrinhos/Fanzine

 Paródia/Pastiche.

 Notícias

 Tipos de discursos

 Conto

 Narração a partir de imagens

 Leitura fílmica / Trailer honesto

 Capa de livro

IIVV -- IInnggllêêss

Competências: Perceber o inglês no mundo; Compreender comandos;

Praticar diálogos curtos; Reconhecer, representar e escrever;

Vocabulário específico de cada módulo.

Habilidades:

Praticar a oralidade, leitura e escrita

Usar linguagem corporal

Reconhecer, nomear e escrever o vocabulário estudado Objeto do conhecimento - Conteúdos:

Months of the year

Holidays

Numbers

Countries

How much x How many

Math

Illness x solutions

Verbs

IXIX -- GGeeooggrraaffiiaa

Competências: Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

Habilidades:

 Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.

 Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.

 Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.

 Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.

Objeto do conhecimento - Conteúdos:

Nosso Endereço no Planeta Terra

 Representação e localização no Planeta Terra.

 Os continentes e Oceanos.

 As diferentes formas de representar a Terra

 A localização na Terra.

O Brasil no Mundo

 O continente americano.

 As paisagens da América do Sul.

 O Brasil é um país sul – americano.

 O Brasil no mundo globalizado.

 Integração regional: o MERCOSUL.

Território brasileiro.

 Fronteira e limite.

 Brasil: fronteiras terrestre e marítima.

 As dimensões do Brasil.

 Brasil: divisão do Território.

 A regionalização do Brasil.

Regiões Centro - Oeste, Nordeste e Norte.

 Paisagens naturais e culturais.

 Aspectos econômicos e sociais.

 Turismo regional.

Regiões Sudeste e Sul.

 Paisagens naturais e culturais.

 Aspectos econômicos e sociais.

 Turismo regional.

(8)

V V -- MMaatteemmááttiiccaa ee EEdduuccaaççããoo FFiinnaanncceeiirraa

Competências: Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

Habilidades:

 Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

 Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

 Resolver e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.

 Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.

 Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.

 Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

 Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

 Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.

 Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.

 Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100%

respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Financeira

 Resolver e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.

 Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.

VIVIIIII -- HHiissttóórriiaa

Competências: Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo. Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

Habilidades:

 Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.

 Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

 Analisar o papel das culturas e das religiões na composição indenitária dos povos antigos.

Objeto do conhecimento - Conteúdos:

O processo de formação do Estado brasileiro:

 A independência política do Brasil e os movimentos que antecederam (das primeiras reações às conjurações coloniais).

 A construção do mito de Tiradentes.

 O processo de emancipação do Brasil: a mudança da Corte portuguesa para o Brasil e as transformações sócio culturais e econômicas consequentes.

 A tentativa de recolonização do Brasil.

 O rompimento com Portugal e a busca da independência econômica.

A formação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras:

 Tratado de Tordesilhas.

 A conquista do litoral.

 Movimentos rumo ao interior (sertão): As bandeiras.

 Atividades econômicas desenvolvidas no interior da colônia: exploração econômica do território.

 Expansão territorial a América Portuguesa.

 Estabelecimento de novos limites e fronteiras: Tratado de Madri.

 Ocupação do território brasileiro.

Mudanças políticas: da Monarquia à República.

 O período Monárquico no Brasil: Primeiro Reinado; Período Regencial;

Segundo Reinado.

 Período Republicano: República Velha; República Populista; Era Vargas;

Ditadura Civil Militar; Nova República; Dias atuais.

 Movimento de Contestação do Brasil República.

Transformações socioeconômicas do Brasil Império:

 O café como riqueza nacional.

 Novos produtos agrícolas para exportação.

 Origem e a Rota do café no Brasil.

 O café no Vale do Paraíba e o processo de produção.

 O café do chamado Oeste paulista e o início do processo de modernização do Brasil Império.

Mudanças nas relações de trabalho: a imigração e o trabalho livre/

assalariado x trabalho escravo.

 O estímulo à indústria e à urbanização.

 O crescimento das cidades e as mudanças sociais.

A diversificação econômica no Brasil Rep

 A importância das atividades agrícolas para a economia brasileira: das riquezas tradicionais ao cacau e à borracha.

 Sociedade cacaueira.

 Do látex à borracha: trabalho nas áreas de extração da borracha.

 Atividades de desenvolvimento industrial: de Getúlio Vargas, passando pela política de industrialização acelerada de Juscelino Kubitscheck a uma nova etapa de industrialização, na Ditadura Civil Militar.

As migrações internas no Brasil:

 Movimentos migratórios: Fluxos do Sudeste, da Amazônia e do Centro- Oeste.

 Novas tendências Migratórias.

Em busca da igualdade no Brasil:

 Trajetória dos Índios no Brasil: Mudanças e permanências do período colonial aos dias de hoje.

 A trajetória de luta dos negros no Brasil: formas de resistência à escravidão.

 O movimento abolicionista: movimento negro.

 A trajetória das mulheres no Brasil: lutas pela emancipação feminina.

 Conquistas e desafios de grupos sujeitos à discriminação e ao preconceito.

8 13

(9)

Objeto do conhecimento - Conteúdos:

MaMatteemmááttiiccaa

Números Naturais em tabela e gráficos

 Números até 10 dígitos: leitura e escrita, comparação e ordenação, composição e decomposição

 Organização do sistema de numeração decimal

 Arredondamento de números naturais

 Números e tabelas e gráficos

Figuras espaciais e planos

 Figuras geométricas e figuras geométricas espaciais

 Corpos redondos

 Poliedros

 Poliedros e suas planificações

 Pirâmides

 Prismas

 Cubos

 Vistas: frontal, superior e lateral

 Noções de volume

 Polígonos

 Simetria em polígonos

 Perímetro de figuras planas

 Área de figuras planas

Problemas e cálculos

 Adição e subtração

 Adição e subtração ( operações inversas)

 Expressões numéricas

 Fatos fundamentais da multiplicação

 Diferentes estratégias para dividir

Matemática Financeira

 Todo dia a gente aprende

 Os caminhos do dinheiro

 Pequena história dos bancos

 Como funcionam?

 Novidades eletrônicas

 Escolhas cuidadosas

 De onde vem e para onde vai?

 Ginastica para o cérebro

 Prazer em conhece-lo

 De onde vem o dinheiro?

 Rendas e despesas da família Moura

Conhecendo mais frações

 Frações

 Representando frações de modos diferentes

 Comparação de frações

 Equivalência

 Fração de uma quantidade

 Medidas de tempo e frações

 Adição e subtração com frações de mesmo denominador

 Mais operações com frações;

Representações: Mapas e figuras

 Coordenadas de localização

 Localização e movimentação espacial

 Ruas paralelas e transversais

 Noção de escala

 A circunferência e o círculo

 Giros e frações de giros

Números decimais em medidas

 Representação decimal de frações

 Décimos, centésimos e milésimos

 Números decimais na reta numérica

 Mais números decimais na reta numérica

 Adição e subtração com números decimais

 Estimativas com números decimais

 Cálculos estimados com números decimais

O uso de porcentagens

 Diferentes representações de um número racional

 Porcentagens

 Porcentagens em gráficos de barras de linhas e de setores

 Frações e decimais para representar probabilidades

Matemática Financeira

 Planejar é o que interessa

 Para aprender a lidar com o dinheiro

 Beto precisa de sua ajuda

V VI II I - - E Ed du uc ca çã ão o A Al li im me en nt ta ar r

Competências: Entender o direito humano à alimentação como prerrogativa do direito civil do cidadão; construir o comportamento de utilização racional dos alimentos, evitando o desperdício e promovendo a mudança da sociedade onde se insere; construir conhecimento que propicie escolher uma alimentação saudável, desenvolvendo a integração com a família na mudança dos hábitos alimentares, com fins de promoção à saúde; construir o conhecimento da importância da higiene, tanto pessoal, quanto no que se refere ao ambiente e aos alimentos.

Habilidades:

Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).

Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).

Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).

Objeto do conhecimento - Conteúdos:

A importância dos alimentos

Os grupos de alimentos

A porção dos alimentos

Proteínas, carboidratos e gorduras

As vitaminas

Os minerais

A pirâmide de alimentos e os nutrientes

A função dos nutrientes

Frituras, doces, sorvetes e biscoitos

O que comer em festas

O esporte e a saúde

Escolhendo uma merenda saudável

O alimento estragado

O alimento contaminado

Alimentos perecíveis

Rótulo dos alimentos – leitura minuciosa das informações

Higiene em lanchonetes e na alimentação fora de casa.

Direito a uma alimentação adequada

O custo dos alimentos

O desperdício dos alimentos

Reduzindo o desperdício dos alimentos

Protegendo o nosso planeta

Encerrando o ano (reflexão)

(10)

Arte e Geometria

 Rotações

 Padrões geométricos

 Giros ou rotações em graus

 Ângulos

 Triângulos

 Composição e decomposição de figuras

 Quadriláteros

 Ampliação e redução de figuras planas: proporcionalidade

Multiplicação e divisão: aprofundando conceitos

 Cálculos com porcentagens

Números decimais em medidas: Ampliando conhecimentos

 Sistema métrico decimal

Medida de comprimento:

Medidas de massa:

 O grama como milésima parte do quilograma

Matemática Financeira

 Eu vi na TV

 Ração, tênis e achocolatado

 Contanto o tempo

 Publicidade em debate

 Saúde na tela

 O que eu farei por você

 Dilemas éticos

 O que é Educação Financeira?

VIVI -- CCiiêênncciiaass

Competências: Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.

Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

Habilidades:

 Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.

 Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.

 Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

 Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.

 Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

 Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

 Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

Objeto do conhecimento - Conteúdos:

Conhecendo o Universo e sua origem

Explicações sobre a origem do Universo;

Surgimento do Universo;

 Gravidade: a atração dos corpos;

 Via Láctea e seus astros

Um universo de muitos astros;

O Sistema Solar; origem e constituição;

Conhecendo o Universo e sua origem;

 Fenômeno dos mares;

 Surgimentos dos elementos químicos

 E se... a Terra estivesse na rota de um asteróide?

 A origem da vida e sua presença na Terra

Explicação sobre a existência de vida na Terra;

 A origem da vida na Terra.

 Explicação sobre a origem dos seres vivos;

 A história da vida na Terra;

Os fósseis revelam os seres vivos de tempos remotos.

 Os seres vivem em deferentes ambientes da Terra.

 Corpo Humano׃ coordenação e movimento

Os ossos: constituição e funções;

 As cartilagens e suas funções.

 As articulações;

 Os músculos;

 Origem da energia para os movimentos;

 Sistema nervoso humano;

Corpo humano: coordenação e movimento

 Corpo humano: coordenação e movimento;

 Biomecânica do corpo humano tipos de pisadas;

 Biomecânica do corpo humano: postura do se sentar;

 Tecnologias aplicadas à vida do ser humano

 A tecnologia e a saúde dos seres humanos;

 A medicina através dos tempos;

 A prevenção de doenças é importante

 A tecnologia e as consultas clínicas;

 A tecnologia e os diagnósticos médicos;

 A tecnologia e a superação de dificuldades funcionais;

 A tecnologia e a prevenção de acidentes.

 O corpo humano: matéria, energia e funções vitais

O corpo humano;

Níveis de organização do ser humano;

 Células: estruturas organizadas;

 Tecidos: conjunto de células;

 Órgãos, sistemas e suas integrações.

Alimentação: fonte de matéria e energia;

 Digestão dos alimentos;

Circulando e integrando;

Reprodução uma questão de continuidade.

Ser humano: origem e evolução

Origem da espécie humana;

 Teorias evolutivas;

 Seleção artificial.

 Distribuição da biodiversidade na Terra

Os ambientes da Terra e os seres vivos;

Observando as mudanças da natureza;

 As ações humanas e o aquecimento global.

 A biodiversidade: existência de diferentes seres vivos;

A geração de energia

 De onde vem a energia;

 As diferentes fontes de energia através dos tempos;

 Energia renovável e não renovável;

 Energia de combustíveis fósseis;

 A energia hidrelétrica;

 Energia eólica: a força do vento;

 A energia solar;

 A energia termelétrica;

 A energia nuclear;

 A energia de biomassa;

 Segurança no uso da eletricidade;

 Os carros híbridos;

 A força dos oceanos.

10 11

Referências

Documentos relacionados

1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia, nº 150, CAB, Salvador-BA, CEP 41.745-901 Tel.: (71) 3373-7342 / e-mail: seaqui@tre-ba.jus.br. NOTA DE EMPENHO FORNECEDOR CNPJ ou CPF

Mostrei que a existência de uma integração fraca entre os dois tipos diferentes de predicados e suas orações encaixadas é comprovada por recurso aos seguintes critérios:

Usar adequadamente a linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar vivências, expressar desejos, necessidades e sentimentos nas diversas situações do

Como método de desenvolvimento do processo participativo foi considerado como pressuposto fundamental a necessidade de envolvimento dos diversos atores sociais ao longo

do exército e fuga desordenada dos miguelistas 207 O cerco de Lisboa 212 O amanhecer da nova era 215 Alterações no espaço político, cultural e físico de Lisboa 216 A afirmação

Nesse mesmo ano foi nomeado Diretor Geral do Patrimônio do Estado no Ministerio de Economía y Hacienda, e posteriormente foi nomeado, no ano 1998, Secretário Geral do Banco

O intemperismo físico pode causar a quebra das rochas, devido 1 press$o que as raí%es fa%em nas fissuras das rochas. ' intensidade do intemperismo químico aumenta com a

A partir da análise do referencial sobre o processo de ensino e aprendizagem utilizado em El Sistema, é possível considerar que o este favorece o aumento das crenças de