• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 027/2009 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS SUPERIORES PRESENCIAIS DE TECNOLOGIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, PARA O 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 027/2009 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS SUPERIORES PRESENCIAIS DE TECNOLOGIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, PARA O 2"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 027/2009

PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS SUPERIORES PRESENCIAIS DE TECNOLOGIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS,

PARA O 2.O SEMESTRE DE 2009, E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS NELE CLASSIFICADOS

Nos termos do art. 44, inciso IV, do Estatuto da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC Minas), faço saber aos interessados, de ordem do Magnífico Reitor, que estarão abertas, do dia 18 de maio até as 20 horas do dia 16 de junho de 2009, período que poderá ser ampliado pela Universidade, as inscrições, somente pela internet (www.pucminas.br), para o processo seletivo a ser realizado no dia 28 de junho de 2009, para preenchimento de vagas oferecidas nos Cursos Superiores de Tecnologia, presenciais, no 2.º semestre de 2009, obedecendo aos seguintes critérios:

1. CURSOS, ÁREAS PROFISSIONAIS RESPECTIVAS, TURNOS, VAGAS, ATOS DE CRIAÇÃO E LOCAIS DE REALIZAÇÃO

1.1. Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva (Libras e Braille), área de Comunicação, aprovado pela Resolução n.o 10/2006, de 12 de julho de 2006, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão: 60 (sessenta) vagas no turno da tarde, a ser ministrado na PUC Minas no bairro Coração Eucarístico (PUC Minas no Coração Eucarístico), Av. Dom José Gaspar, 500, em Belo Horizonte.

1.2. Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, área de Informática, aprovado pela Resolução n.o 10/2006, de 12 de julho de 2006, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão: 60 (sessenta) vagas no turno da manhã, a ser ministrado na PUC Minas no bairro São Gabriel (PUC Minas no São Gabriel), Rua Walter Ianni, 255.

1.3. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, área de Gestão, aprovado pela Resolução n.o 10/2006, de 12 de julho de 2006, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão: 60 (sessenta) vagas no turno da noite, a ser ministrado na PUC Minas no bairro Barreiro de Baixo (PUC Minas no Barreiro), Av. Afonso Vaz de Melo, 1.200.

1.4. Curso Superior de Tecnologia em Logística, área de Gestão, aprovado pela Resolução n.o 10/2006, de 12 de julho de 2006, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão: 60 (sessenta) vagas no turno da noite, a ser ministrado na PUC Minas no bairro Barreiro de Baixo (PUC Minas no Barreiro), Av. Afonso Vaz de Melo, 1.200.

2. Todos os quatro cursos tiveram sua denominação alterada pela Resolução n.o 009/2007, de 05 de julho de 2007, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

3. O número de alunos por turma será o mesmo das vagas iniciais, não computados os alunos repetentes.

4. A Universidade se reserva o direito de oferecer disciplinas na modalidade a distância, em seus cursos Superiores de Tecnologia presenciais, nos termos da

(2)

legislação vigente, ou seja, o disposto no art. 1.o, § 2.o, da Portaria MEC n.o 4.059, de 13 de dezembro de 2004.

5. Nas vagas de todos os cursos já estão incluídas aquelas destinadas aos estudantes vinculados ao PROUNI.

6. INSCRIÇÕES

6.1 As inscrições para o Processo Seletivo deverão ser feitas somente via internet, do dia 18 de maio até às 20 horas do dia 16 de junho de 2009, horário de Brasília, no endereço www.pucminas.br, período que poderá ser prorrogado a critério da Universidade.

6.2. Para inscrição no Processo Seletivo a que se refere este Edital, o candidato deverá preencher requerimento em modelo oficial da PUC Minas, disponível no site

www.pucminas.br.

6.3. Valor da taxa de inscrição: R$40,00 (quarenta reais), não havendo devolução da taxa em nenhuma hipótese, a não ser no caso previsto no item 7 deste Edital. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito por intermédio de boleto bancário, emitido via internet, imediatamente após o processamento da inscrição.

6.4. A PUC Minas e a Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) não se responsabilizam por inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados. Em caso de dúvida, entrar em contacto com a FUMARC, Rua Dom Lúcio Antunes, 256, Coração Eucarístico, telefone (31) 3319 – 6100.

6.5. O candidato que ainda não tiver concluído o Ensino Médio nem tiver condições de vir a concluí-lo até a data da matrícula deverá preencher o campo próprio do requerimento de inscrição, na qualidade de candidato que não concorre a vaga.

6.5.1. O resultado do Processo Seletivo do candidato que não tiver comprovado a conclusão do Ensino Médio ou equivalente até a data da matrícula não terá validade para efeito desta, ainda que tenha se classificado no limite das vagas em oferta para o curso em que se inscreveu.

6.5.2. Todos os candidatos declararão atender ao disposto no art. 3.o da Portaria MEC n.o 2.941, de 17/12/2001, sobre a escolaridade mínima exigida para inscrição em processo seletivo, ou seja, ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.

6.6. A ausência de dados e/ou o preenchimento incorreto e/ou parcial da ficha de inscrição são de responsabilidade do candidato e poderão acarretar o indeferimento do pedido de inscrição ou de matrícula.

7. DA NÃO REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

A PUC Minas reserva-se o direito de não realizar o Processo Seletivo a que se refere este Edital, se o número de candidatos inscritos for inferior ao número de vagas em oferta, em cada curso, ou tornar-se inviável o oferecimento do curso, a critério da Universidade.

Caso a Universidade, depois de terminado o período de inscrições, opte pela não realização do processo seletivo para qualquer dos cursos, os candidatos nele inscritos poderão, assim que comunicados:

a) fazer reopção por outro curso;

(3)

8. PROVAS

8.1. O número de inscrição, local e horário das provas, a serem realizadas no dia 28 de junho de 2009, das 14 às 18 horas, constarão do Cartão de Informação, o qual será encaminhado pelos Correios para o endereço indicado pelo candidato, até o dia 25 de junho de 2009. Caso o candidato não o receba até essa data, ou dele constem divergências, deverá entrar em contato com a FUMARC, pelo telefone (31) 3319 6100.

8.2. As provas serão realizadas no dia 28 de junho de 2009, no local e horário indicados, não se admitindo, em nenhuma hipótese, sua realização em outro dia, local e horário.

8.3. O candidato com necessidades especiais que precise realizar as provas em condições apropriadas deverá requerê-las à Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC), Rua Dom Lúcio Antunes, 256, bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, telefone (31) 3319 – 6100, esclarecendo o atendimento pretendido, para as providências possíveis, entre os dias 17 e 19 de junho de 2009.

8.4. Todos os candidatos inscritos serão submetidos a uma prova de Língua Portuguesa, com 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, e a uma prova de Produção de Texto, com valor equivalente ao de 10 (dez) questões de múltipla escolha da prova de Língua Portuguesa, sobre tema a ser indicado durante a realização da prova.

8.4.1. A prova de Produção de Texto tem caráter eliminatório para aqueles candidatos que não obtiverem nela, no mínimo, 10% (dez por cento) de seu valor total.

8.5. Será considerado eliminado o candidato que não comparecer ao local determinado para a realização das provas, não se submeter a qualquer das provas, tiver resultado 0 (zero) na prova de múltipla escolha ou não obtiver, no mínimo, 10% (dez por cento) do valor total da Prova de Produção de Texto.

9. DO PROCESSO SELETIVO

9.1. Data e horário das provas: dia 28 de junho de 2009, das 14 às 18 horas. 9.2. Documentação necessária: documento oficial de identidade.

9.3. Material necessário: caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto n.o 2 e borracha.

Observações:

a) O candidato deverá apresentar-se no local de realização da prova com 30 minutos de antecedência.

b) O tempo mínimo para realização da prova é de 60 (sessenta) minutos.

c) Decorrido o tempo mínimo para a realização da prova, não será permitido o acesso de candidatos às salas de exame.

d) Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos de audição ou comunicação durante a realização do exame, inclusive telefone celular.

e) A PUC Minas e a FUMARC não se responsabilizam por extravio de material de propriedade dos candidatos.

10. CLASSIFICAÇÃO

10.1. Todos os candidatos inscritos regularmente serão submetidos ao processo seletivo.

(4)

10.2. A classificação dos candidatos far-se-á por ordem decrescente dos pontos obtidos, tendo em vista o somatório das notas obtidas em cada uma das provas.

10.3. Critérios de desempate: no caso de empate no processo de classificação, o desempate será feito considerando-se:

a) o maior número de pontos obtidos na prova de Língua Portuguesa; b) o maior número de pontos obtidos na prova de Produção de Texto; c) o candidato de maior idade.

11. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

O resultado do Processo Seletivo será divulgado até o dia 9 de julho de 2009, encontrando-se a lista dos aprovados à disposição dos interessados e disponibilizada também por intermédio do site www.pucminas.br .

12. DA CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA

12.1. Obedecido o disposto no item anterior, o critério de convocação para a matrícula é o seguinte: seguir-se-á a ordem decrescente do número de pontos obtidos nos termos descritos no item 10.2., convocando-se, para a matrícula, os candidatos classificados para cada curso, até que seja atingido o limite das vagas oferecidas.

12.2. O não comparecimento do candidato para a matrícula implica a desistência de seu direito à matrícula.

12.3. Data, local e horário de matrícula:

Primeira chamada: dia 13 de julho de 2009, das 9 às 19 horas; dia 14 de julho de 2009, das 9 às 16 horas. Segunda chamada: dia 15 de julho de 2009, das 9 às 19 horas; dia 16 de julho de 2009, das 9 às 16 horas.

12.3.1. A matrícula será realizada no local em que o candidato fará o curso para o qual foi classificado, cujo endereço está indicado no item 1 deste Edital.

12.3.2. A partir do dia 17 de julho de 2009, serão realizadas as chamadas subseqüentes, se necessário. A matrícula será feita no mesmo local, das 9 às 16, até o preenchimento total das vagas oferecidas.

12.4. A matrícula somente poderá ser aceita mediante a apresentação dos seguintes documentos:

a) Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente. A equivalência de cursos, para efeito de ser suprida a prova de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, deverá ser declarada pelo Conselho de Educação competente, nos termos do art. 5.o da Resolução n.o 9, de 24/11/1978, do Conselho Federal de Educação. Serão nulas de pleno direito tanto a classificação no processo seletivo como a matrícula efetuada sem observância do disposto no referido artigo;

b) Comprovante do pagamento da 1ª parcela da semestralidade, que poderá ser feito em qualquer agência bancária ou nos postos bancários situados nos locais de matrícula.

c) Carteira de identidade ou documento equivalente, expedido por repartição oficial;

d) Documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares; e) Documento comprobatório de estar em dia com as obrigações eleitorais;

(5)

f) Foto 3x4 recente, colorida, exceto para os candidatos que fizerem a matrícula pessoalmente;

g) CPF do candidato ou do responsável.

Não será aceita a matrícula de aluno, nem de ex-aluno que esteja em débito com a Universidade.

12.4.1. Em nenhuma hipótese será aceita a matrícula sem a apresentação de todos os documentos exigidos, sendo que para a matrícula semestral, durante a realização do curso, a Universidade poderá exigir outros documentos, além daqueles apresentados para a matrícula inicial.

12.4.2. Não será aceita a matrícula de ex-alunos que estejam em débito com a Universidade ou que dela tenham sido excluídos por razões disciplinares.

Observações:

a) A PUC Minas faz parte do programa do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES;

b) A PUC Minas mantém, na Unidade Coração Eucarístico, Av. Dom José Gaspar, n.o 500, bairro Coração Eucarístico, Belo Horizonte, Núcleo de Atendimento a Aluno Portador de Necessidades Especiais.

13. DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. A inscrição no processo seletivo implica aceitação plena das normas do presente Edital, dos Estatutos e do Regimento Geral da PUC Minas, e ainda das Resoluções de seus Conselhos Superiores e Portarias do Reitor.

13.2. A Universidade reserva-se o direito de:

a) estabelecer o horário que julgar conveniente para as aulas, bem como os locais e salas onde serão ministradas;

b) transferir os alunos de um turno para outro, quando necessário ou conveniente, a critério da Universidade;

c) colocar as aulas teóricas e as aulas práticas, inclusive estágio, em turnos diferentes daquele em que o curso será ministrado.

13.3. A Universidade reserva-se ainda o direito de decidir sobre a instalação ou não de turma, tendo em vista o número de candidatos classificados no processo seletivo, e também o de colocar disciplinas, especialmente aquelas que exigem estágio, em turno diferente daquele em que será ministrado o curso.

13.4. O candidato que não proceder à respectiva matrícula nos dias e horários indicados ou não tiver apresentado todos os documentos exigidos para a matrícula será considerado desistente, sendo convocado para sua vaga, por ordem de classificação, o candidato subsequente, o qual deverá efetuar sua matrícula nas datas e horários divulgados no presente Edital.

14. VALIDADE

Os resultados do processo seletivo a que se refere este Edital terão validade para os cursos e período letivo nele expressamente indicados.

15. NORMAS DISCIPLINARES

15.1. A Comissão Técnica do Processo Seletivo orientará a realização e fiscalização dos trabalhos.

(6)

15.2. Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão Técnica do Processo Seletivo.

Para conhecimento de todos, o presente Edital será afixado em local próprio, nas unidades situadas nos bairros Coração Eucarístico, São Gabriel e Barreiro de Baixo, nos Núcleos Universitários de Betim e de Contagem e nos campi de Arcos, Poços de Caldas, Guanhães e Serro.

Registre-se, divulgue-se, cumpra-se.

Belo Horizonte, 28 de abril de 2009.

Professor Flávio Augusto Barros Secretário Geral

Referências

Documentos relacionados

FIAÇÃO DE ENERGIA FIAÇÃO DE CONTROLE FIAÇÃO FORNECIDA SOMENTE QUANDO A OPÇÃO ASSOCIADA É FORNECIDA. CIRCUITO DE CLASSE 1 KW G C F1 F2 C1 C2 W1 W2 G G L1 L2 L3

O cultivo da cana-de-açúcar (Saccharum oficcinarum L.) é uma das principais atividades do setor primário no Nordeste brasileiro. Essa cultura sempre recebeu grandes avanços

Com base neste contexto, o trabalho teve por objetivo avaliar a influência das condições climáticas nas características de produtividade e qualidade do mosto de

Com isso, o objetivo desde estudo foi avaliar o conforto térmico dos frangos de corte na fase inicial de criação, por meio da análise comportamental das aves, baseado em

Deve-se aqui salientar a grande importância do emprego da coloração da córnea com fluoresceína: quando houver úlcera e seu centro não se cora, o exame estará sugerindo

• O objetivo do curso é apresentar uma forma de ensino aos discentes, futuros professores, em que vamos resolver uma situação cotidiana da corporação de bombeiros, situação

E para este tempo final, vejam vocês, assim como a Igreja do Senhor Jesus Cristo como grupo, e também cada indivíduo do Corpo Místico de Cristo com o mensageiro da Sua

O estado do Rio Grande do Sul, que concentra produtores de calçados de couro, majoritariamente voltados à exportação de produtos com preços médios mais elevados, foi responsável