• Nenhum resultado encontrado

DIÁRIO INDÚSTRIA&COMÉRCIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIÁRIO INDÚSTRIA&COMÉRCIO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

;JAK=

Operadoras de turismo perdem

dois terços do faturamento

▌Pág. 03

,,9FGK<=BGJF9DAKEG;GF>AÐN=Dt;MJALA:9$IMAFL9%>=AJ9$**<=9:JAD<=*(*)t9FGPDANt=<Ay¶GFª)(//+tJ+$((

@A?A=F=

Cuidados com o pet do

banho à limpeza da casa

▌Pág. 08

AGENDA CURITIBA – COVID 19

LOCAIS DE VACINAÇÃO | PONTOS FIXOS (8H ÀS 18H)

Pavilhão da Cura (Pq. Barigui)

US Salvador Allende (Sítio Cercado) US Parigot de Souza

US Vila Diana (Abranches)

US Jardim Paranaense (Alto Boqueirão) US Camargo (Cajuru)

US Ouvidor Pardinho (Rebouças) US Vila Feliz (Novo Mundo) US Pinheiros (Santa Felicidade) US Visitação (Boqueirão) US Uberaba (Uberaba) US Aurora (Novo Mundo) Clube da Gente (CIC)

Rua da Cidadania do Tatuquara Rua da Cidadania do Fazendinha Paróquia Santo Antônio (Boa Vista) DRIVE TRHU (8H30 ÀS 16H30)

1. Pavilhão da Cura (Pq. Barigui) – entrada pela BR-277

2. Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, na Rua Frederico Mauer.) PARA MAIS INFORMACOES: 156 (digite 8)

QUINTA-FEIRA | 22/abril | 2ª DOSE

72 anos completos

(nascidos entre 1º/jan e 31/dez)

US Ouvidor Pardinho (Rebouças) US Vila Feliz (Novo Mundo) US Pinheiros (Santa Felicidade) US Visitação (Boqueirão) US Aurora (Novo Mundo) Rua da Cidadania do Tatuquara Rua da Cidadania do Fazendinha Paróquia Santo Antônio (Boa Vista)

DRIVE TRHU (8H30 ÀS 16H30)

1. Pavilhão da Cura (Pq. Barigui) – entrada pela BR-277

2. Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, na Rua Frederico Mauer.)

PARA MAIS INFORMACOES: 156 (digite 8)

NÚMEROS DA TERÇA - 20/04/2021

BRASIL PARANÁ CURITIBA

MORTOS:

RECUPERADOS: NOVOS CASOS: A Agência Nacional de Vigilância

Sani-tária (Anvisa) aprovou a liberação para uso emergencial de dois medicamentos experi-mentais da farmacêutica suíça Roche.

BRASIL 04

O pagamento do IPVA será retomado hoje. No mês passado os proprietários de veículos no Paraná ganharam uma folga no pagamento.

COTIDIANO 05

Pagamento do IPVA

será retomado hoje

Anvisa autoriza uso de

coquetel contra a covid

>9EÓDA9K

Intenção de

Consumo

cai de novo

ECONOMIA 03

<=K=EHJ=?G

Caixa paga

seguro em

conta social

digital

PÁGINA 02

GHAFA¶G

Tão

parecidos,

tão

diferentes

(parte 2)

D e s d e 1 9 8 8 , diversos Estados emanciparam o Cor-po de Bombeiros da Polícia Militar, me-dida que apresenta grande potencial de melhoria da efi cácia e da efi ciência ope-racional.

COTIDIANO 05

Famílias mais vulneráveis vão

ganhar R$ 109 mi do governo

“É mais uma forma de colaborar

com as pessoas neste momento

tão delicado, de crise sanitária

e econômica. Muita gente se

encontra em difi culdade, então o

Estado precisa olhar para esses”,

destacou o governador.

COTIDIANO 05

Jonathan Campos/AEM

O QUE LEVAR Documento de identifi cação com foto e CPF e a carteirinha de vacinação.

Pág. 03

DIÁRIO INDÚSTRIA

&

COMÉRCIO

José Vernando Ogura/AEN

NÚMEROS DE TERÇA | 20/04/2021

BRASIL PARANÁ CURITIBA

MORTOS: 3.321 203 22

RECUPERADOS: 12.561.689 654.855 175.075

(2)

DIÁRIO INDÚSTRIA&COMÉRCIO

Quinta-feira, 22 de abril de 2021

OPINIÃO

02

Os artigos assinados que publicamos não representam necessariamente a opinião do jornal.

Fundador e Presidente

Odone Fortes Martins Reg.Prof. DRT/PR: 6993

(ofm@induscom.com.br)

Diretora de Redação

Patrícia Vieira Reg.Prof. DRT/PR: 7026 (editor@induscom.com.br)

Diretora de Publicidade Legal e Mercado

Evelyn de Moura Cesar

BRASÍLIA

NEW CAST PUBLICIDADE & MARKETING

Atendimento : Flávio Trombieri Moreira Cel.: (61) 8155 2020 Endereço: SRTVS Quadra 701 Bloco K Sala 624 - Edifício Embassy Tower Brasília Cep.: 70.340 – 908 -

Fone/Fax: (61) 3223 4081 E-mail: new.cast@uol.com.br

SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, MINAS GERAIS, ESPÍRITO SANTO E GOIÁS

BUENO COMUNICAÇÃO

Av. Rio Branco, 26 - Sobreloja - Centro Rio de Janeiro - RJ e telefone 21-2524-5644 (SP) martim.novaes@buenocomunicacaosp.com.br

(RJ) Jefferson@buenocomunicacaorj.com.br (MG) contato.mg@buenocomunicacaomg.com.br

(ES) contato.es@buenocomunicacaoes.com.br (GO) contato.go@buenocomunicacaogo.com.br

REDAÇÃO: Rua Imaculada Conceição, 205 - Curitiba - PR

Fone: (41) 3333.9800 E-mail: pauta@induscom.com.br

DIÁRIO INDÚSTRIA

&COMÉRCIO

Fundado em 2 de setembro de 1976

E X P E D I E N T E

Tiragem e circulação auditadas por EXECUTIVE AUDITORES INDEPENDENTES

Filiado ao Sindejor | Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Paraná

PUBLICIDADE LEGAL

Rua Imaculada Conceição, 205 - Curitiba - PR Fones: (41) 3333.9800 | 3334.4665

e-mail: publegal@induscom.com.br

ASSINATURAS:

Fones: (41) 3123-9807

Parque Gráfi co e Circulação:

Rua Imaculada Conceição, 205 - Curitiba - PR Fones: (41) 3333.9800 | 3322.1012 Inco - Editora Diário Indústria e Comércio Ltda

CNPJ: 09.570.162/0001-30

DIREÇÃO E COMERCIAL:

Rua Presidente Faria, 533 Centro - Curitiba - CEP: 80020-290

Fone: (41) 3322.1882

e-mail: diretoria@induscom.com.br comercial.ic@induscom.com.br

Os investimentos públicos na prática ten-dem a se concentrarem em infraestruturas e em atividades diretamente produtivas em deter-minados municípios da Região Metropolita-na de Curitiba (RMC), criando ou reforçando os polos existentes. O crescimento socioeco-nômico tem sido desi-gual no espaço territo-rial dos mais de 116 mil km² da RMC. Mesmo com o apoio da princesa Isabel no período impe-rial Cerro Azul foi um dos núcleos de maior projeção na província, mas a República não soprou bons ventos ao município.

Em conversa com o Prefeito reeleito de Cer-ro Azul Patrik Magari sobre o seu município que é cercado de mon-tanhas com natureza exuberante, produtores de cítricos, mandio-ca, belas arquiteturas históricas e um rico artesanato elaborado a partir da taboa, semen-tes, taquaras, palhas e com uma gastronomia diferenciada com rapa-duras, leitoa desossada, frango caipira, bolachas de melado e a famosa cachaça artesanal O destaque turístico de Cerro Azul está voltado para o turismo rural, ecoturismo e turismo de aventura como as descidas de rafting no Rio Ribeira, as cami-nhadas no meio rural e os banhos de rio e cachoeiras.

Um gestor público preocupado com o fu-turo do seu município, bem como do Vale do Ribeira, analisamos o período de 2010 a 2040, a população de Cerro Azul crescerá me-nos que a taxa média da RMC e do Paraná. Com crescimento esti-mado de 0,54% nesse

período, o município apresentará a partir da década de 2020 taxa de crescimento negativa. A população acima dos 65 anos do município re-presentará 16,52 % do total em 2040 no censo de 2010 a representa-ção dessa popularepresenta-ção era de 7,40%. Nos pergun-tamos como as novas e futuras gerações são e serão chamadas a estu-dar à luz da multiplici-dade de interações de conhecimentos e me-canismos de tutela hoje já existentes, e diante das realidades socioe-conômicas existentes e suas desigualdades, que refletem, no processo, o dinamismo da vida nesta região.

Diante da pirâmide etária analisada quais as projeções possíveis, um novo olhar possível, na relação entre educação e economia. Pensamos no desenvolvimento de um polo da educação como vetor influenciador do desenvolvimento socio-econômico. Cerro Azul como município polo do Vale. Percebe-se que o desenvolvimento das re-giões menores passa por sua organização interna, pela mobilização das for-ças locais, formada pelos empresários existentes e potenciais, pelas uni-versidades, prefeituras, secretarias de governo e demais órgãos públicos privados vinculados com a questão regional.

Um sistema educa-cional com parcerias internacionais para a implementação de polos de educação profissio-nalizantes. Evidencian-do retornos financeiros maiores para indivídu-os mais escolarizadindivídu-os; investimentos altos em Pesquisa & Desenvolvi-mento que formem pes-soas da região tornando-os uma mão-de-obra qualificada.

coluna@induscom.com.br

Impostos mal administrados

Hoje o Paraná se-gue com tempo mais instável a partir do li-toral. Espera-se ainda no setor uma maior concentração de ne-bulosidade, associada ao sistema de baixa pressão atmosférica com centro mais in-tenso no mar.

PREVISÃO

DO TEMPO

Mín.:

18º

Máx.:

22º

EDITORIAL

Arte: Roque Sponholz

T

odo investimento tem um

alvo. Trata-se de um valor fi nanceiro que é destina-do para se obter um resultadestina-do futuro, seja um benefício, uma situação melhor ou um retorno fi nanceiro maior que a ver-ba inicialmente empenhada. Partindo desse ponto de vista, o imposto que o cidadão paga ao governo também é um investi-mento. Com esse pagamento, a pessoa está investindo par-te de seu salário em serviços

públicos. Sua esperança, por-tanto, é que o valor entregue às autoridades seja revertido em qualidade de vida para si mesmo e para sua família. No Brasil, entretanto, essa esperan-ça acaba sendo frustrada pela má administração dos tributos.

Infelizmente, há uma enorme diferença entre a carga tributária brasileira e a qualidade dos serviços que o governo oferece ao povo. Certamente há algum

proble-ma nessa situação. Com um peso tão grande dos impostos, é mais do que obrigatório para o Poder Executivo a devolução desse investimento da popu-lação na forma de serviços de qualidade. Não é à toa a quantidade de protestos nas ruas e insatisfação do eleitor. Duas coisas são muito níti-das: a má administração do dinheiro público e a necessi-dade de mudança nesse retor-no do imposto do cidadão.

DIGITAL

Caixa Econômica paga

seguro-desemprego em conta poupança social

Cidadãos que não in-dicarem conta no reque-rimento de pagamento do seguro-desemprego e não possuírem outro tipo de poupança na Cai-xa passam, a partir de agora, a receber o bene-fício por meio da conta poupança social digital. As contas digitais serão abertas automaticamente e de forma gratuita pela Caixa, sem a

necessida-de necessida-de apresentação necessida-de documentos e compa-recimento à agência. A movimentação será pelo aplicativo Caixa Tem.

“Para quem já tem outro tipo de conta na Caixa, os créditos serão realizados nas contas existentes e os valores poderão ser movimenta-dos com a utilização do cartão da conta ou ainda pelo Internet Banking ou

pelo aplicativo do banco. Nos casos em que o valor do Seguro-Desemprego não possa ser creditado em conta existente ou em conta poupança social digital, o trabalhador po-derá realizar o saque com o Cartão do Cidadão e se-nha nos terminais de au-toatendimento, unidades lotéricas e nos correspon-dentes Caixa Aqui, além das agências”, explicou a

instituição fi nanceira.

O QUE É

O seguro-desemprego é um benefício que ofe-rece auxílio em dinheiro por um período determi-nado aos trabalhadores. É pago de três a cinco par-celas, de forma contínua ou alternada, segundo o tempo trabalhado, e tem a fi nalidade de dar assis-tência temporária.

Um novo olhar possível

Simepar

RMC EM FOCO

ALEXANDRE SCHLEGEL

schlegel.alexandre@me.com

(3)

Quinta-feira, 22 de abril de 2021

DIÁRIO INDÚSTRIA&COMÉRCIO

ECONOMIA

03

EM 2020

Operadoras de turismo perdem

dois terços do faturamento

O indicador de In-tenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou o patamar de 70,7 pon-tos em abril, o menor nível desde novembro de 2020, quando atin-giu 69,8 pontos. Após ajuste sazonal, a sé-rie apresentou queda mensal de 2,5%, ante recuperação pontual no mês anterior.

O resultado foi di-vulgado na terça-feira pela Confederação Na-cional do Comércio de Bens, Serviços e Tu-rismo (CNC), que des-tacou que foi o pior mês de abril da série histórica. Em relação ao mesmo período em 2020, houve retração de 26,1%. Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, essa redução no mês de abril é resulta-do resulta-do agravamento da pandemia de covid-19 no país, com medidas mais restritivas de cir-culação, como fecha-mento de comércios e cidades inteiras em lockdown.

“É um momento de oscilação, de grande in-certeza. Isso se reflete no orçamento familiar,

já que o agravamento da pandemia, somado à lentidão da vacinação, acaba gerando pessi-mismo e cautela no consumo. Acreditamos que, com a imunização em massa da popula-ção, o crescimento eco-nômico será retomado e a confiança vai reagir”, disse Tadros, em nota.

Nos indicadores de renda e consumo, hou-ve queda em relação ao mês anterior. A maioria das famílias considerou a renda pior do que no ano passado, com per-centual de 41,3% ante 40,3% em março.

Segundo a CNC, a maior parte das famí-lias também considera que o nível de consumo em abril foi menor do que no ano passado (59,9%), o maior per-centual desde novem-bro (60,4%), ante 58% no mês anterior e 46,9% em abril de 2020.

Também aumentou entre os pesquisados a proporção dos que acreditam que comprar a prazo está mais difícil: 41,7%, o maior percen-tual desde novembro de 2020, quando foi de 42,2%.

A

cantora e

pro-fessora de canto Vanessa Rafaelly aplica sua versatilidade em diversas funções. A experiente artista atua com a Studio Voz Para-ná onde a técnica vocal é desenvolvida junto a conhecimentos sólidos em fi siologia e saúde vo-cal. Vanessa Rafaelly é uma renomada profes-sora de canto, atuando em diversos estilos como MPB, Soul, Rock, Metal, Blues, Jazz, Ópera, entre outros.

A escola de canto Stu-dio Voz Paraná oferece condições especiais para aulas presenciais e a dis-tância, com metodologia inovadora para todos os níveis e idades. Nelas, são desenvolvidos temas pertinentes como afi na-ção, respirana-ção, apoio, interpretação, técnicas de gravação em estúdio e shows ao vivo, tudo de

uma maneira didática e simples.

A banda Mercy Killing é um dos atuais trabalhos da vocalista, e com ela, Vanessa vai participar do festival online Do-pesmoke Festival, que trará grandes bandas do cenário nacional, como Mystifier, Headhunter D.C., Behavior e Human. A transmissão aconte-ce pelo canal do festival YouTube. Recentemente, o grupo esteve no festival online Metal Com Batata, ao lado de nomes como Gangrena Gasosa e Sad Theory, além de bandas do Canadá, EUA, França e Finlândia.

Com 25 anos de car-reira, Vanessa tem vasta experiência tanto no me-tal quando no campo da música erudita. Ela tam-bém gerencia a Clair de Lune, agência de músicos para eventos. Contato: (41) 99232-1405.

O Monitor do Produ-to Interno BruProdu-to (PIB), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), indica crescimento de 1,4% na atividade eco-nômica em fevereiro, em comparação a janeiro. No trimestre móvel termina-do em fevereiro, houve expansão de 2,9%, em relação ao período encer-rado em novembro. Na comparação in-teranual, a economia cresceu 1,6% em feve-reiro e 0,7% no trimestre móvel terminado em fevereiro. Segundo o coorde-nador do Monitor do PIB-FGV, Claudio Con-sidera, o crescimento de 1,4% da economia em fevereiro em relação a janeiro mostra conti-nuidade na recuperação da economia. “Embora expressiva, essa taxa não é motivo de euforia já que é comparada a me-ses sob forte impacto da recessão da pandemia”, disse, em nota.

A

s operadoras de

turismo perderam dois terços do fa-turamento em 2020, se-gundo o anuário do setor divulgado na terça-feira pela Associação Brasi-leira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Segundo o levantamen-to, o faturamento das empresas caiu de R$ 15,1 bilhões em 2019 para R$ 4 bilhões no ano passado.

O número de pas-sageiros transportados caiu pela metade, de 6,5 milhões no ano anterior para 3,3 milhões em 2020. A maior parte das vendas (77%) ficou concentrada em viagens

dentro do Brasil, en-quanto o turismo para o exterior respondeu por 23% da renda das em-presas no período.

EMPREGO

A crise causada pela pandemia de covid-19 também afetou o empre-go no setor, que perdeu, segundo o anuário, 2,7 milhões de postos de trabalho ao longo de 2020. Os serviços de ali-mentação foram os que mais demitiram, com o corte de 1,7 milhão de empregos, seguido pelo setor de transporte ro-doviário, que reduziu em 559 mil vagas a força de trabalho e as agências de

viagem que demitiram 197 mil pessoas.

Apesar da forte re-tração, o presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu, acredita que, comparando com o ce-nário mundial, a queda no Brasil não foi tão forte. “Eu acredito que a retração não foi tão grande assim”, disse durante a apresentação dos números. “Os nú-meros do Brasil não são significativos, são até melhores do que foram no mundo”.

RETOMADA

O mercado do turis-mo no país caiu para um patamar inferior

ao registrado em 2009, quando o setor faturou R$ 6,1 bilhões, segundo os dados da Braztoa. Uma retomada para um nível semelhante ao de 2019, Nedelciu avalia que só deve acontecer na metade ou no fim de 2022. “Vai demorar um ano e meio, dois anos para voltar àqueles nú-meros”, estimou.

O presidente da as-sociação acredita que quando for possível fa-zer uma reabertura para uso de toda a capacida-de turística, haverá um crescimento na procura. “Tem uma tendência das pessoas estarem loucas para viajar”, ressaltou.

EM ABRIL

Intenção de Consumo das Famílias cai

Vanessa Rafaelly: do

erudito ao metal extremo

SEGUNDO FGV

Aumento de 1,4% no PIB

mostra que economia

continua a crescer

O número de passageiros transportados caiu pela metade, de 6,5

milhões no ano anterior para 3,3 milhões em 2020, diz levantamento

ACESSO MUSIC

CLOVIS ROMAN

(4)

Quinta-feira, 22 de abril de 2021

DIÁRIO INDÚSTRIA&COMÉRCIO

BRASIL

04

ESPLANADA

LEANDRO MAZZINI contato@colunaesplanada.com.br

ESPLANADA

Faroeste pantaneiro

Anvisa autoriza uso de

coquetel contra a covid-19

Medicamentos não poderão ser vendidos em farmácias

USO EMERGENCIAL

As inteligências das polícias dos Estados do Centro-Oeste vão redobrar a atenção com a prisão do ex-poderoso chefão da fronteira Brasil-Paraguai Fahd Jamil, que se entregou ontem à Justiça do Mato Grosso do Sul. Fahd foi preso por ligações com o chefão da milícia do Estado, Jamil Name – que está trancado com o fi lho no presídio federal de Mossoró (RN). Eles são compadres no crime há décadas. Mas o script do faroeste pantaneiro não acabou. No fi m do ano passado, uma revira-volta nas investigações apontaram que Name é o suposto mandante da morte do fi lho de Fahd, Daniel Georges, (que desapareceu em 2011), para dominar o jogo do bicho. Isso pode render acerto de contas entre os clãs.

O delegado

O delegado Paulo Magalhães, assassinado há sete anos – há quem diga por ordem de Jamil Name – esbravejou uma vez que havia mais de-sembargadores na casa do chefão, tomando uísque, que dentro do TJMS.

O juiz

Foragido por anos, Fahd foi o motivo de o então juiz Odilon de Oliveira, seu carrasco, ser obrigado a morar dentro do Fórum e com escolta 24h, após sentença que o condenou à prisão.

Vai dar em nada

A literatura política já nos mostrou que é só palanque. Não deixa de ser pertinente o debate. Mas o leitor acredita que esta CPI do Covid vai dar em alguma coisa? Nós não.

Tempo de sobra

Presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo divulgou no Twitter uma imagem dos participantes brasileiros da Brazil Conference at Havard, no sábado. Entre eles, dividindo a tela, o apresentador Luciano Huck e o petista Fernando Haddad. Camargo conclamou os bolsonaristas a darem um dislike . Sobra ideologia e falta bom senso.

Outras cortes

Não é de hoje que as nomeações com apadri-nhamento político para o Judiciário são motivos de questionamentos ou críticas da sociedade, co-locando em dúvida a isenção dos magistrados em sentenças. Para quem quiser conhecer como outros nove importantes países escolhem seus ministros das altas Cortes, segue o link que a Coluna publicou anos atrás. Vale uma leitura atenciosa. Cresce aqui o debate para mudança do sistema de escolha e fi xação de mandatos. https://bit.ly/2QeFQGK

Pré-privatização

Quem bolou esse balanço da Eletrobrás divul-gado ontem nos jornais do país foi inteligente. Houve anúncios com dados positivos. Conotou uma propaganda bem feita pela equipe econômi-ca de Paulo Guedes para oferecer a empresa no mercado. O BTG, banco co-fundado por Guedes, está de olho na geração e distribuição de energia do país.

Em tempo..

.. A Eletrobrás é superavitária, teve lucro lí-quido de R$ 2,6 bilhões ano passado, e tem R$ 27 bilhões em ativos. Privatizar para quê, perguntam de outro lado os funcionários.

Suplente subindo

Valdir Rossoni (PSDB), ex-chefe da Casa Civil do Governo Beto Richa, assume dia 27 o mandato de deputado federal no lugar do falecido José Schiavenato (PP), vítima de Covid-19.

A

Agência

Nacio-nal de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem, em Bra-sília, a liberação para uso emergencial de dois me-dicamentos experimen-tais da farmacêutica suíça Roche contra a covid-19, desenvolvidos em par-ceria com a empresa de biotecnologia americana Regeneron.

Os remédios, conten-do casirivimabe e imde-vimabe (REGN-COV-2), atuam em ligação com a coroa do vírus de forma a impedir sua entrada nas células ainda não infectadas para replicar o material genético, con-trolando a doença.

A medicação é indi-cada especialmente para pacientes que estão em idade avançada, obesos, que tenham doença car-diovascular, hipertensão, doença pulmonar crônica, aids, diabetes, doenças respiratórias, doença renal crônica e doença hepática, entre outras comorbidades e que apresentam alto risco de desenvolver progressão para um quadro grave da covid-19.

Segundo a Anvisa, o medicamento será de uso restrito a hospitais, para uso ambulatorial, ou seja, para pacientes

que apresentam sinto-mas leves da doença, sendo administrado so-mente com prescrição médica. O medicamento não é recomendado para uso precoce ou preven-tivo. Também não será permitida a sua comer-cialização ou venda em farmácias.

O coquetel foi liberado para ser administrado em pacientes a partir de 12 anos, que pesem mais de 40 kg, que não necessitem de suplementação de oxi-gênio e não apresentem o quadro grave da doença. A aplicação é intravenosa e deve ser administrada logo após a confi rmação, por meio de teste viral, até dez dias após o início

dos sintomas.

Segundo o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Silva Santos, o coquetel usa dois anticorpos monoclo-nais que trabalham para neutralizar o vírus, forne-cendo “anticorpos extras” para os pacientes.

“A ideia desse produto é que nesses pacientes se mimetize o que seria a resposta imune natural dos anticorpos produzi-dos em células e que essa produção extra-humana de anticorpos ajude a promover a ação imuno-lógica”, disse.

“[Mas] esse produto não é recomendado para quem já está na situação

grave da doença. Para aqueles que já estão in-ternados se observa uma piora no desfecho clínico quando administrado em pacientes hospitalizados com covid-19 que neces-sitam de suplementação de oxigênio de alto fl uxo ou ventilação mecânica”, acrescentou.

Santos apresentou dados das pesquisas dos medicamentos e disse que os resultados pre-liminares em pacientes ambulatoriais, desde o diagnóstico da doença até 29 dias após início do tratamento, mostraram uma redução de 70,4% na hospitalização ou mor-te relacionadas com a covid-19.

Medicamentos experimentais são da farmacêutica suíça Roche, desenvolvidos em

parceria com a empresa de biotecnologia americana Regeneron

Pandemia

não

infl uenciou

queda de

crimes no RJ

PESQUISA

As quedas nos homicí-dios dolosos e nos roubos de carga no estado do Rio de Janeiro em 2020 não foram influenciadas, de forma determinante, pela pandemia de covid-19. Nos homicídios, o recuo foi de 12% e os registros de 2020 fi caram ainda abai-xo do previsto, conforme apontou a análise dos últimos seis anos da série histórica. A conclusão é de estudo que o Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro.

(5)

Quinta-feira, 22 de abril de 2021

DIÁRIO INDÚSTRIA&COMÉRCIO

COTIDIANO

05

JURACI BARBOSA SOBRINHO

Tão parecidos, tão diferentes - Parte II

Desde a Constituição de 1988, diver-sos Estados emanciparam o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, medida que apresenta grande potencial de me-lhoria da efi cácia e da efi ciência opera-cional, administrativa e da prestação de serviços à comunidade

Seguindo a abordagem da questão da semana passada — por que duas corpora-ções, tão diferentes, compõem a mesma estrutura — encontrei uma situação histórica, porém nada condizente com os princípios administrativos modernos, que preconizam a efi cácia e a efi ciência no serviço prestado à população.

A união da Polícia Militar com o Cor-po de Bombeiros se deu em 1948, quando

da promulgação da Constituição de 1946. De lá para cá o Corpo de Bombeiros se desenvolveu operacional e administrati-vamente, sendo referência no País.

A Constituição Cidadã, de 1988, no entanto, concedeu dignidade constitu-cional aos Corpos de Bombeiros Mili-tares. A partir de 1989, unidades dos Bombeiros foram sendo emancipadas pelos estados. Faltam somente Paraná e São Paulo.

Nos estados que emanciparam o Corpo de Bombeiros houve evolução signifi cativa com a reestruturação orga-nizacional efetiva, racional e equilibrada, para tomada de decisão, autonomia orçamentária, desburocratização dos serviços e expansão das atividades,

sen-do ajustadas à demanda da população a que servem.

É fato que os recursos públicos devem ser otimizados e modernizados em favor da sociedade e isso fi ca cada vez evidente nos dias de hoje. No Paraná, um estado de empreendedores, não devemos fi car para trás.

Deixar o Estado mais leve e efi caz, para que as empresas tenham menos burocracia e a população mais proteção, é uma obrigação. Poder contar com servi-ços do Corpo de Bombeiros em mais mu-nicípios, de forma econômica e racional, utilizando estruturas enxutas e efi cientes, com gestão moderna e especializada, focada na atividade fi m, é inteligente e imperativo, no meu entendimento.

Essa mudança estrutural pode aliviar também a administração da Polícia Mi-litar, que deixaria de lidar com assuntos não afetos à sua atividade fi m, aumen-tando efi ciência e efi cácia operacional. O Detran do Paraná é um bom exemplo. Deu um salto de qualidade, ao ser des-vinculado da Segurança Pública (Lei 7.811/1983).

Para esta emancipação é necessária uma Emenda à Constituição Estadual e alterações nos dispositivos infraconsti-tucionais.

Entendo que não falta muita coisa, além da iniciativa legislativa, para que tenhamos mais proteção e velocidade na prestação de serviços do Corpo de Bombeiros.

Estado destina R$ 109 mi para ações

sociais voltadas aos mais vulneráveis

PROGRAMA

Recurso visa amenizar o impacto da pandemia da Covid-19

O

Governo do

Esta-do lançou ontem um novo paco-te social voltado para ajudar as famílias mais vulneráveis do Paraná. Serão R$ 109 milhões divididos em seis ações como forma de amenizar o impacto da pandemia da Covid-19 no dia a dia dos cidadãos. O progra-ma foi apresentado pelo governador Carlos Mas-sa Ratinho Junior aos deputados estaduais em encontro virtual.

“É mais uma forma de colaborar com as pessoas neste momento tão deli-cado, de crise sanitária e econômica. Muita gente se encontra em difi

culda-de, então o Estado precisa olhar para esses mais necessitados. É um apoio para que os paranaenses possam atravessar esse período de uma forma mais segura, com menos sobressaltos”, destacou o governador.

A maior parte dos re-cursos, no valor de R$ 62 milhões, será desti-nada para a proteção de crianças e adolescentes em situação de risco. O montante é oriundo de um edital do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e vai contemplar programas e projetos para o contraturno esco-lar desenvolvidos pela so-ciedade civil organizada.

É o maior aporte do FIA em 30 anos.

Serão aceitas propos-tas para o atendimento especializado de crian-ças vítimas de violência; portadores de algum tipo de deficiência; crianças acolhidas em casas lares, famílias acolhedoras e/ ou aguardando adoção; além de programas de aprendizagem e serviços de convivência e forta-lecimento de vínculos. A avaliação dos projetos será feito pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).

O Estado também vai distribuir cestas básicas para famílias de 12 mil

crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, portado-res de alguma deficiência e que estejam matricula-dos em instituições de ensino especializadas. A intenção é garantir a segurança alimentar neste período de pan-demia. A estimativa é beneficiar cerca de 300 associações. Serão R$ 3,48 milhões oriundos do FIA “Queremos e vamos fazer aqui no Paraná com que a criança seja real-mente prioridade na ela-boração dos orçamentos e nos cuidados do Estado”, afirmou o secretário de Justiça, Família e Traba-lho, Ney Leprevost. Programa foi apresentado pelo governador Ratinho Junior aos deputados estaduais em encontro virtual

Curitiba vacinou 273.093

pessoas contra a covid

A Secretaria Mu-nicipal da Saúde de Curitiba imunizou, até segunda-feira, 273.093 pessoas com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Até esta data foram vaci-nados: 204.490 idosos, 60.702 profissionais dos serviços de saúde da cidade (incluindo as equipes de vacinação), 5.963 moradores, fun-cionários e cuidadores de instituições de longa permanência, 1.865 trabalhadores das for-ças de segurança e 73 indígenas.

Segunda dose Ontem a vacinação com segunda dose da CoronaVac foi para ido-sos que já receberam a

primeira aplicação há mais de 21 dias.

Em Curitiba, 125.671 pessoas receberam a segunda dose da vacina até segunda-feira. A vacinação com a se-gunda dose está sendo feita nas instituições de longa permanência, em profi ssionais de saúde e idosos.

Vacinas

Até o momento, Curitiba recebeu do Ministério da Saúde, repassadas pelo Gover-no do Paraná, 530.040 doses de vacinas, sendo 312.350 para primeira dose e 217.690 para segunda dose. Nesse montante já está con-tabilizado os 5% de reserva técnica.

IMUNIZAÇÃO

Pagamento do IPVA

será retomado hoje

O pagamento do IPVA será retomado hoje, com o início do vencimento da terceira parcela, seguindo a or-dem do fi nal das placas até o dia 28 de abril.

No mês passado os proprietários de ve-ículos no Paraná ga-nharam uma folga no pagamento. Em razão do acirramento da pan-demia, a Secretaria da Fazenda postergou em um mês o vencimento das parcelas. Assim, as três par-celas restantes tiveram seus prazos adiados em um mês: a terceira, que deveria ser paga em março, teve seu prazo postergado para abril, e assim sucessivamen-te até a quinta e últi-ma parcela, em junho. Enquanto em muitos estados a cobrança já foi feita em sua integra-lidade, os contribuintes paranaenses ganharam mais três meses para a quitação.

(6)

Quinta-feira, 22 de abril de 2021

Diário inDústria&ComérCio

esporte

06

Chefe da Fifa sobre Superliga: “Ou

vocês estão dentro ou estão fora”

POLÊMICA

Fifa se colocou ao lado da Uefa, contra criação de uma nova liga

O

presidente da Fifa,

Gianni Infantino, disse ontem aos 12 clubes dissidentes que anunciaram a criação da Superliga Europeia que eles não podem estar “meio dentro e meio fora” do sistema tradicional do futebol e que precisam encarar a realidade de sua decisão.

Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Liverpool e Juventus estão entre os mem-bros da nova liga proposta, mas a Uefa ameaça bani-los de competições domésticas e

internacionais e promete en-frentar a dissidência.

“Se alguns escolherem se-guir seu caminho, precisam conviver com as consequências de sua escolha, são responsá-veis por sua escolha. Concre-tamente, isto significa que ou vocês estão dentro, ou estão fora. Não podem estar meio dentro e meio fora. Isto tem que estar absolutamente claro”, disse Infantino no congresso da Uefa em Montreux, na Suíça.

Os comentários de Infan-tino vieram depois que a

Su-perliga pediu conversas com a Uefa e a Fifa na segunda-feira para debater o lugar da nova competição no “ecossistema” do futebol.

O chefe da Fifa, que foi secretário-geral da Uefa, rei-terou sua oposição ao projeto dissidente. “Só podemos de-saprovar, e com força, uma Superliga que é uma loja fecha-da, dissidente das instituições atuais”, disse Infantino. “Não existe nenhuma dúvida sobre a desaprovação da Fifa. Apoio total à Uefa.”

“Se alguns escolherem seguir seu caminho, precisam conviver com as consequências de sua

escolha, são responsáveis por sua escolha”, disse Infantino

COI diz que modelo está ameaçado

por “abordagem voltada para lucro”

COMITÊ OLÍMPICO

A estrutura existente do esporte europeu está ameaça-da por interesses individuais e puro comercialismo, alertou o Comitê Olímpico Interna-cional (COI) ontem, em uma referência velada à Superliga europeia.

Doze dos principais clubes da Europa lançaram a

Super-liga dissidente no domingo, dando início ao que deve ser uma batalha amarga pelo con-trole da competição e de suas receitas com a Uefa, órgão que governa o futebol europeu, e a Fifa, do futebol mundial.

“A própria existência do modelo esportivo europeu está ameaçada. Ele está sendo

desafiado por uma aborda-gem puramente orientada para o lucro que ignora os... valores sociais dos esportes e as necessidades reais no mundo pós-coronavírus”, disse o presidente do COI, Thomas Bach, durante con-gresso da Uefa em Montreux, Suíça.

Benfica nega estar em

negociações com Superliga

O Benfica, principal time português de futebol, negou categoricamente que está conversando sobre uma filia-ção à nova Superliga.

Segundo reportagens pu-blicadas nesta terça-feira (20) pelo jornal esportivo português Record, o clube estaria negociando sua parti-cipação na nova competição em planejamento, liderada por 12 times fundadores que incluem seis da Inglaterra e foi anunciada no domingo (18).

Mas o Benfica reiterou em um comunicado seu compro-metimento com o sistema atual na condição de membro da Associação de Clubes Eu-ropeus (ECA).

“O Benfica deseja escla-recer que as informações

pu-blicadas pelo jornal Record sobre negociações hipotéti-cas sugeridas para participar da Superliga Europeia são completamente falsas e volta a afirmar sua oposição com-pleta ao projeto”, disse o time em um comunicado.

“O Benfica foi o primeiro clube português a expressar sua oposição a uma Superliga publicamente em novembro passado, quando nosso CEO, Domingos Soares de Oliveira, o disse em uma entrevista”.

“O Benfica, por meio de sua presença na ECA, sempre foi contra qualquer compe-tição que aconteça fora do âmbito da Uefa, tendo até contribuído ativamente para reformas da Liga dos Cam-peões que devem entrar em vigor depois de 2024”.

EUROPA

Clube reiterou que é contra competições fora do âmbito da

Uefa

Fina confirma para junho

realização do Pré-Olímpico

de Nado Artístico

O Pré-Olímpico de Nado Artístico será realizado em junho. O anúncio foi fei-to ontem, pela Federação Internacional de Natação (Fina) que ainda divulgará o local e as datas. A compe-tição ocorreria em maio, em Tóquio (Japão), mas teve o

calendário alterado devido à pandemia.

O dueto formado por Laura Micucci e Luisa Bor-ges será o representante brasileiro na competição. A Fina confirmou ainda que o evento-teste do nado artísti-co será em julho.

(7)

ARRECADAÇÃO EM ALTA

O ministro Paulo Guedes falou on-tem sobre arrecadação e orçamento. A arrecadação de impostos e contribuições federais somou R$ 137,932 bilhões em março, alta real (descontada a inflação) de 18,49% em relação ao mesmo mês de 2020. Os dados foram divulgados nesta 3ª feira (20.abr.2021) pela Receita Federal. Eis a íntegra do relatório (932 KB) e da apresentação (848 KB).

Essa foi a maior quantia para o mês de março desde 2000, o início da série, se-gundo a Receita Federal. No 1º trimestre, a arrecadação chegou a R$ 450,328 bilhões, também o melhor resultado em 21 anos.

O resultado recorde é registrado no pior mês da pandemia de covid-19 em número de mortes. Estados e municípios adotaram medidas de confinamento social, o que impactou a economia em 2020.

Os ganhos tributários administrados pela Receita Federal em março somaram R$ 107,39 bilhões, o que representa uma alta de 18,15% em relação ao mesmo mês de 2020. A arrecadação de impostos não administrados pelo Fisco atingiu R$ 2,33 bilhões –alta de 34,21%. Todas as comparações consideram a correção pela inflação.

APERTOS DE CAIXA

No Paraná, não há outra. Com um dé-ficit de R$ 2,7 bilhões na arrecadação, de acordo com a proposta da Lei de Diretri-zes Orçamentárias (LDO) entregue nesta segunda-feira (19) na Assembleia Legisla-tiva do Paraná (Alep). o governo Ratinho Jr vai ter de economizar muito para tentar equilibrar receita e despesas. O governo vai ter que cortar gastos de custeios e reduzir o nível de investimentos, cortando vários projetos que até aqui foram lançados, mas que não chegaram a ser iniciados.

DEFICIT ALTO

O déficit total na arrecadação nos úl-timos dois anos chega, de acordo com a proposta, a R$ 6 bilhões. Se o governo não fizer – pelo menos até agora não fez nada – um rigoroso esquema de contingencia-mento de gostos, o déficit no tesouro do Estado será enorme.

ESTRATÉGICO

Localizado em um ponto privilegiado no mapa, que permite acessos aos principais centros consumidores e produtores do Brasil e do Mercosul, o Paraná se prepara para se tornar a grande central logística da América do Sul. São investimentos bi-lionários em diferentes modais logísticos: das estradas aos trilhos, dos portos aos aeroportos. O ano de 2021 será um marco nesse processo, fruto de um planejamento que é executado desde o início da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

CRIMES EXPOSTOS

As provas à disposição da CPI da Pan-demia são tantas que o mais trabalhoso é sistematizá-las. Juntar arquivos em que Bolsonaro desdenhou da peste, taxando-a como “gripezinha”. Impropérios como “não sou coveiro”, “e daí?”, “mimimi” e “país de maricas”, ditos enquanto o Brasil acumulava mortos aos milhares. Ou as odes à cloroquina, com a apresentação patética da caixa do medicamento até para as emas do Alvorada.

TC INDICA FALCATRUAS

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificou irregularidades na gestão da UPA CIC, em um documento de mais de 9 mil páginas. Os técnicos do Tribunal obser-varam problemas como o superfaturamen-to, direcionamento na licitação, ausência de recolhimento de tributos, problemas de gestão e beneficiamento de grupos ligados a políticos. Um prejuízo para toda a popu-lação que depende da UPA CIC.

RATINHO JR E OS VULNERÁVEIS

Ratinho Jr lançou um novo pacote social voltado para ajudar as famílias mais vulneráveis do Paraná. Serão R$ 109 milhões divididos em seis ações como forma de amenizar o impacto da pandemia da covid-19 no dia a dia dos cidadãos. O programa foi apresentado pelo governador Ratinho Jr aos deputados estaduais em encontro virtual.

MEDO DO ISOLAMENTO

Empresários pressionam o governo brasileiro a adotar medidas mais ambi-ciosas na Cúpula de Líderes sobre o Clima, convocada pelo presidente americano, Joe Biden, e que começa no dia 22. Porém, diante da falta de diálogo com o governo, a iniciativa privada começa a adotar medidas e acordos paralelos para “contenção de danos”, que poderiam minimizar efeitos negativos da atuação ambiental das auto-ridades federais. Um isolamento do país na questão climática tende a ter impactos ainda mais severos para as empresas bra-sileiras.

NA PRESSÃO

Mesmo diante da possibilidade de convocação de membros do alto escalão do governo na CPI da Covid, o Palácio do Planalto ainda não procurou sena-dores aliados para traçar a estratégia de atuação. A aposta é na pressão externa para tentar reverter o jogo nos cargos de comando do colegiado. Nos últimos dias, bolsonaristas intensificaram um movimento nas redes sociais contra Re-nan Calheiros (MDB-AL), que já possui o apoio da maioria da comissão para assumir a relatoria.

TETO RESPEITADO

O líder do governo federal na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), afirmou em entrevista que o Projeto de Lei aprovado pelo Senado na noite de ontem (19), que altera a Lei de Diretrizes Orça-mentárias (LDO) deste ano e amplia os recursos públicos destinados a programas de combate à pandemia de Covid-19, não foi desenhado para furar o teto de gastos. “O texto foi combinado e acordado por todos antes de ser votado”, disse Ricardo Barros.

CPI EXPÕE MILITARES

CPI da Covid põe militares no foco das investigações: generais Pazuello e Braga Netto estão no topo da lista. Generais Eduardo Pazuello (ex-ministro da Saúde), e Walter Braga Netto, titular da Defesa, devem ser ouvidos na CPI da Covid. TCU já criticou a condutas dos dois no geren-ciamento do combate à pandemia.

NO FIM DE ABRIL

Enfraquecido pelo genocídio que já ma-tou quase 400 mil brasileiros de Covid-19 e com a volta de Lula ao cenário eleitoral, Bolsonaro afirmou que deve se filiar a al-gum partido político em breve e admitiu que a sigla que tentou criar, o Aliança pelo Brasil, tem chances ‘muito pequenas’ de sair do papel.

CPI COMEÇA PELO DESCASO

Senadores oposicionistas e indepen-dentes da CPI da Pandemia, maioria no colegiado, definiram como estratégia de atuação questionar falhas na aquisição de vacinas pelo governo federal e na aposta em medicamentos sem comprovação cien-tífica, como a cloroquina. Parlamentares governistas, por sua vez, querem destacar os repasses feitos a estados e municípios e possíveis desvios na aplicação desses recursos.

ARITMÉTICA OFICIAL

O economista Edmar Bacha chama atenção para dois pontos sobre o argu-mento do ministro Ricardo Salles e do vice Hamilton Mourão, de que o Brasil é responsável por 3% das emissões globais de poluentes. “O primeiro ponto é que o PIB brasileiro em dólares correntes é equivalente a menos de 3% produzido no mundo. O segundo e mais importante: a energia elétrica é só 3% do PIB brasileiro. Mas quando ela apaga, a economia toda para. Sem a Amazonia, o mundo não respira”.

PATINHO FEIO

Para Bacha, isto significa dizer que, qualitativamente, para o mundo “nossos 3% de emissões são tão críticos quanto a eletricidade para o país”. Ou seja, o Brasil é forte candidato a ser o patinho feio da Cú-pula de Líderes sobre o Clima convocada por Joe Biden, a partir de quinta-feira.

DE TIRAR O SONO

O presidente Bolsonaro tem sérias ra-zões para perder noites de sono. A primeira é, sem dúvida, a CPI da Covid. Além dela, há a Cúpula do Clima, quando será pressio-nado pelo presidente Biden por resultados concretos para a preservação da Amazônia e explicações sobre a denúncia do MPF de que há “violações sem precedentes na política indigenista”.

Quinta-feira, 22 de abril de 2021

Diário inDústria&ComérCio

POLÍTICA

07

Fábio

Campana

e-mail: fabio.campana@gmail.com

www.fabiocampana.com.br

Não há intenção

do governo em

furar teto de

gastos.”

Ricardo Barros, líder do governo na Câmara

OUTROS FANTASMAS

Há mais. Até a volta do Lula elegível está balançando o coreto de Bolsonaro, pois ela representa a ameaça de uma possível derrota numa eventual disputa eleitoral em 2022. Se os dois fossem para um segundo turno, o petista obteria 52% dos votos contra 34% do capitão, prevê uma pesquisa.

PÁTRIA ARMADA

Em outra, o sonho da “pátria armada”, tão caro ao belicoso presidente, cai por terra, porque 72% dos brasileiros são contra a fle-xibilização da compra e do uso das armas. Com certeza, não querem estimular mais mortes — devem achar sufi-cientes as 375 mil causadas por coronavírus e as 40 mil vítimas fatais de homicí-dio. Por via das dúvidas, a ministra Rosa Weber, do STF, suspendeu os decretos presidenciais com o mesmo objetivo.

SÓ VALE PRO LULA

Vários ministros do STF que votaram pela anulação das condenações de Lula imediatamente acrescenta-ram: atenção, não vale para os demais casos. Ou seja, vale. Ou pode valer, já que aqui o direito parece ser ain-da mais subjetivo e fluido do que a análise psicanalítica, freudiana ou não.

(8)

Diário inDústria&ComérCio

publicidade legal

08

Quinta-feira, 22 de abril de 2021

Universo Pet

ana Maria Ferrarini

anamariaferrarini@gmail.com

Cuidados com o pet do

banho à limpeza da cada

O Brasil é adepto aos animais de estimação, sendo o terceiro maior país em população total de animais, com mais de 50 milhões de cães e 20 milhões de gatos, segundo Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), na qual 53% dos domicílios bra-sileiros têm cães ou gatos entre os familiares, ou seja, estão presentes em mais de 37 milhões de lares, segundo o Radar Pet 2020. Os médicos ve-terinários Rita Ericson e Ronaldo Lucas afirmam a escolha de produtos inadequados de higiene e limpeza podem desencadear alergia e coceira como uma resposta de irritação e hipersensibili-dade a alérgenos encontrados na composição de desinfetantes, detergentes, shampoos e outros produtos que são próprios para humanos. Por isso, é de extrema importância levar em consi-deração as necessidades do animal na hora da escolha dos produtos de higiene e limpeza.

Produtos recomendados

Rita e Ronaldo destacam que é muito impor-tante conversar com um médico veterinário para entender qual o melhor intervalo entre banhos e os cuidados específicos com o seu cachorro ou gato. Produtos com odores muito intensos podem pro-piciar quadros alérgicos, respiratórios, cutâneos ou até mesmo levar ao agravamento de um quadro já alérgico do animal. Como os animais desbravam e conhecem o mundo por meio do olfato, não é recomendado produtos com fragrâncias fortes que podem interferir neste sentido tão importan-te, além de gerar possíveis quadros respiratórios, afetando a saúde desses pets.

Cuidados com as fragrâncias

As fragrâncias atrapalham a percepção que os cães e gatos têm do mundo ao seu redor. Utilizar uma linha de produtos com fórmulas suaves é o mais indicado com tecnologia de combate ao mau odor. Por fim os médicos in-dicam que os tutores procurem nas embalagens de produtos, símbolos ou a informação de que aquele produto é livre de parabenos. O uso de produtos recomendados por veterinários e específicos para pets, por exemplo, é uma das práticas que previnem possíveis problemas de saúde em cães e gatos.

GOETZE LOBATO ENGENHARIA S/A CNPJ: 89.952.709/0001-09

BALANÇOS PATRIMONIAIS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO (Em milhares de reais)

Senhores Acionistas: Em cumprimento aos preceitos legais e às normas estatutárias, submetemos a apreciação de V.Sas. as Demonstrações Contábeis referentes aos exercícios findos em 31 de Dezembro de 2020 e 2019, da empresa GOETZE LOBATO ENGENHARIA S/A CNPJ: 89.952.709/0001-09. Agradecemos o apoio recebido e continuamos ao inteiro dispor de V.Sas.,em nossa sede social, para quaisquer esclarecimentos relativos às contas prestadas, demonstrações financeiras, parecer dos auditores e notas explicativas. À Administração.

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LIQUIDO (Em milhares de reais)

DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO (Em milhares de reais)

Demonstração dos Resultados Abrangentes (Em milhares de reais)

Resultado do exercício Resultados abrangentes

Resultado abrangente total

2020 8.416 -8.416 NOTAS EXPLICATIVAS ATIVO Circulante

Caixa e Equivalentes de Caixa Contas a Receber de Clientes Participação em Consórcios Adiantamentos Concedidos Dividendos a Receber Tributos a Recuperar

Despesas do Exercício Seguinte

Não circulante

Contas a Receber de Clientes Partes Relacionadas Tributos Diferidos Depósitos Judiciais

Investimentos em Coligadas e Controladas Imobilizado Intangível Total do ativo 2020 26.457 22.953 55 2.083 1.224 2.214 442 55.428 43.570 3.938 82 88 47.678 48.799 7.362 25 56.186 159.292 2019 35.535 28.551 245 6.584 50 3.341 823 75.129 42.544 3.457 868 690 47.559 41.318 6.076 51 47.445 170.133

PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO Circulante

Fornecedores Instituições Financeiras Participação em Consórcios Obrigações Sociais e Trabalhistas Provisões Sociais e Trabalhistas Adiantamentos Recebidos Tributos a Pagar Tributos Parcelados Não circulante Instituições Financeiras Partes Relacionadas. Obrigações Tributárias Tributos Diferidos

Perdas em Coligadas e Controladas. Provisões de Contingências Tributos Parcelados. Outras contas a pagar

Patrimônio líquido

Capital Social Reservas de Lucros Reserva Legal

Total do passivo e patrimônio líquido

2020 6.249 3.423 0 1.320 2.095 14.396 1.915 370 29.768 4.202 426 1.586 4.826 2.090 228 867 805 15.030 57.894 54.341 2.259 114.494 159.292 2019 11.164 2.325 977 1.807 3.310 13.031 2.487 552 35.653 2.826 1.066 1.586 6.087 2.213 228 994 1.246 16.246 60.929 55.467 1.838 118.234 170.133 Capital social 60.929 - - - - - 60.929 (3.035) - - - - 57.894 Reserva legal - 1.408 - - - 1.838 - - 421 - - - 2.259 430 Reserva de lucros 49.577 - - - - 5.890 55.467 - - - - - (1.126) 54.341 Lucros (prejuízos) Acumulados 28.158 (1.408) (6.688) (14.172) (5.890) - - 8.416 (421) (1.998) (7.123) 1.126 - - 110.936 Total 28.158 - (6.688) (14.172) - 118.234 (3.035) 8.416 - (1.998) (7.123) - 114.494 Em 01 de janeiro de 2019

Lucro Líquido do Exercício Destinações Propostas no Exercício: Constituição de Reserva Legal Dividendos mínimos obrigatórios Distribuição de dividendos Constituição/(Reversão) de Reserva

Em 31 de dezembro de 2019

Redução de Capital Lucro Líquido do Exercício Destinações Propostas no Exercício: Constituição de Reserva Legal Dividendos mínimos obrigatórios Distribuição de dividendos Constituição/(Reversão) de Reserva

Em 31 de dezembro de 2020

Receita Bruta dos Serviços

Deduções da Receita

Receita Operacional Líquida

Custo de serviços prestados

Lucro Bruto

Despesas Operacionais

Despesas gerais e administrativas Despesas comerciais

Outras receitas e despesas operacionais

Resultado de Participações Societárias Lucro Operacional

Resultado Financeiro

Receitas financeiras Despesas financeiras

Lucro antes do IRPJ e CSLL

Imposto de Renda e Contribuição Social Imposto de Renda e Contribuição Social - Diferido

Resultado Líquido do exercício

2020 172.598 (5.324) 167.274 (155.280) 11.994 (10.008) (3.336) 4.671 (8.673) 7.154 10.475 745 (2.048) (1.303) 9.172 (2.017) 1.261 8.416 2019 181.618 (9.169) 172.449 (139.202) 33.247 (16.323) (5.186) (912) (22.421) 10.192 21.018 4.593 (1.217) 3.376 24.394 (1.122) 4.886 28.158

DEMONSTRAÇÕES DOS FLUXOS DE CAIXA DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO (Em milhares de reais)

Fluxo de caixa das atividades operacionais

Lucro (Prejuízo) do exercício antes do imposto de renda e contribuição social

Ajustes por:

Depreciação/Amortização Alienação de investimentos

Resultado das participações societárias Provisões trabalhistas e contingências

Lucro (prejuízo) ajustado

IR e Cs Pagos

(Aumento)/ diminuição nos ativos

Contas a receber de clientes

Participação em consórcios construtores Ativos a receber de longo prazo Adiantamentos concedidos Impostos a recuperar Dividendos recebidos

Outras contas e depoistos judiciais

Aumento/ (diminuição) nos passivos

Fornecedores e empreiteiros Impostos e contribuições Tributos parcelados Adiantamento de clientes Obrigações previdenciárias Outras contas a pagar

Participação em consórcios construtores

(=) Caixa líquido proveniente das (aplicado nas) atividades operacionais

Fluxo de caixa das atividades de investimentos Aquisição de investimentos

Aquisição (baixas) de imobilizado e softwares

(=) Caixa líquido das atividades de investimentos Fluxo de caixa das atividades de financiamentos

Distribuição de dividendos

Emprestimos e financiamentos, liquidos Partes relacionadas, liquidos Redução capital social

(=) Caixa líquido das atividades de financiamentos (=) Aumento (diminuição) de caixa e equivalentes de caixa

Caixa no início do período Caixa no final do período

(=) Aumento (redução) de caixa e equivalentes de caixa 2020 9.172 1.429 4.336 (7.154) - 7.783 (2.017) 5.598 190 (1.026) 4.501 1.913 (1.174) 1.127 9.112 (4.915) (572) (309) 1.365 (1.702) 466 (977) (6.644) 10.251 (5.501) (3.025) (8.526) (9.121) 2.474 (1.121) (3.035) (10.803) (9.078) 35.535 26.457 (9.078) 2019 24.394 1.881 - (10.192) 1.198 17.281 (1.122) (19.468) 4.538 13.653 7.767 (2.580) 12.483 (335) 16.058 5.287 (213) (251) 4.713 781 1.247 (6.099) 5.465 38.804 (4.453) (2.329) (6.782) (20.860) 4.459 3.588 - (12.813) 19.209 16.327 35.535 19.209 2019 28.158 - 28.158 1. Contexto Operacional

A Goetze Lobato Engenharia Ltda. foi criada em 1983 com o objetivo de atuar no setor de obras públicas e privadas, respeitando os conceitos de engenharia e visando proporcionar maior competitividade ao mercado, utilizando-se de normas de organização e obediência ao ecossistema. Os principais ramos de atuação são: saneamento, canalização de gás, despoluição e dragagem de rios, construção civil, telecomunicações, industriais, portuárias, estradas e, também atuação no setor hidrelétrico. A emissão das demonstrações financeiras da Companhia foi autorizada pela Administração em 10 de março de 2021.

2. Apresentação das Demonstrações Financeiras

As demonstrações Financeiras foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil (BR GAAP) e, para o caso da Companhia, essas práticas diferem das IFRS aplicáveis para demonstrações financeiras separadas em função da avaliação dos investimentos em controladas e controladas em conjunto (joint ventures) pelo método de equivalência patrimonial no BR GAAP, enquanto para fins de IFRS seria pelo custo ou valor justo. As demonstrações financeiras são apresentadas na moeda Real, que é a moeda funcional da Companhia, arredondadas para o milhar mais próximo, exceto quando indicado de outra forma.

3. Descrição das práticas contábeis adotadas

Ajuste a Valor Presente: Os saldos apresentados em contas a receber e contas a pagar, apresentam

prazo de realização em curto prazo não necessitando serem ajustados a valor presente.

Apuração do Resultado: Os resultados das operações são apurados em conformidade com o

regime contábil da competência do exercício, tanto para o reconhecimento de receitas quanto de despesas.

Estimativas Contábeis: A elaboração das demonstrações financeiras de acordo com as práticas

contábeis adotadas no Brasil requer que a administração da empresa use de julgamentos na determinação e no registro de estimativas contábeis. Ativos e passivos sujeitos a estimativas e premissas incluem valor residual do ativo imobilizado, provisão para liquidação de créditos duvidosos, provisão para contingências, entre outras.

Classificação de Itens Circulantes e Não Circulantes: No Balanço Patrimonial, ativos e obrigações

vincendas ou com expectativa de realização dentro dos próximos 12 meses são classificados como itens circulantes e aqueles com vencimento ou com expectativa de realização superior a 12 meses são classificados como itens não circulantes.

Caixa e Equivalentes de Caixa: Incluem caixa, saldos positivos em conta movimento, aplicações

financeiras com liquidez imediata e com risco insignificante de mudança de seu valor de mercado, mantidos com a finalidade de atender aos compromissos de caixa de curto prazo da empresa.

Contas a Receber: As contas a receber de clientes e outras são registradas e mantidas no balanço

pelo valor nominal dos títulos representativos desses créditos.

Cálculo do Valor Presente: Quando necessário, será efetuado com base em taxa de juros que reflita

o prazo, a moeda e o risco das transações. A contrapartida dos ajustes a valor presente de contas a receber será contra o resultado.

Provisão estimada para créditos de liquidação duvidosos: é constituída provisão para créditos de

liquidação duvidosa quando existe uma evidência objetiva de que a companhia não será capaz de cobrar todos os valores devidos de acordo com os prazos originais das contas a receber. Em 2020 e 2019, a companhia não constituiu provisão para créditos de liquidação duvidosa pela premissa de que seu contas a receber trata-se, em sua maioria, de órgãos governamentais, o que dá o respaldo para a certeza do recebimento, ainda que tardio.

Participação em Consórcios: As atividades de consórcio não possuem, conforme prescreve a

legislação brasileira, capital ou responsabilidade jurídica própria, nem prejudica ou beneficia as partes no que diz respeito às suas próprias personalidades jurídicas, devendo ser considerado tão somente como um acordo através dos quais as partes cooperam, mutuamente, para prestação de serviços.

Investimentos Societários: Os investimentos estão registrados ao custo de aquisição, avaliados

método de equivalência patrimonial, conforme o pronunciamento técnico CPC-18 (R2). De acordo com esse método, a participação da Companhia no aumento ou na diminuição do patrimônio líquido dessas sociedades, após a aquisição, em decorrência da apuração de lucro líquido ou prejuízo no período ou em decorrência de ganhos ou perdas em reservas de capital é reconhecida como receita (ou despesa) operacional. Os efeitos dessas movimentações após as aquisições são ajustados contra o custo do investimento.

Ativo Imobilizado: Os itens do imobilizado são mensurados pelo custo histórico de aquisição,

deduzido de depreciação acumulada. O custo de determinados itens do imobilizado foi apurado por referência a reavaliação anteriormente efetuada no BR GAAP. O custo inclui gastos que são atribuídos a aquisição de um ativo. O Custo de ativos construídos pela própria companhia inclui o custo de materiais e mão de obra direta, quaisquer outros custos para colocar o ativo no local e condição necessários para que esses sejam capazes de operar da forma pretendida pela administração, os custos de desmontagem e de restauração do local onde estes ativos estão localizados e custos de empréstimos sobre ativos qualificáveis. Quando partes de um item do imobilizado tem diferentes vidas úteis, elas são registradas como itens individuais (componentes principais) de imobilizado. Ganhos e perdas na alienação de um item do imobilizado são apurados pela comparação entre os recursos advindos da alienação com o valor contábil do imobilizado, e são reconhecidos líquidos dentro de outras receitas no resultado. O custo de reposição de um componente do imobilizado é reconhecido no valor contábil do item caso seja provável que os benefícios econômicos incorporados dentro do componente irão fluir para a companhia e que seu custo pode ser medido de forma confiável. O valor contábil do componente que tenha sido reposto por outro e baixado e os custos de manutenção no dia a dia do imobilizado são reconhecidos no resultado conforme incorridos. A depreciação é calculada sobre o valor depreciável que é o custo de um ativo ou outro valor substituto do custo, deduzido do valor residual. A depreciação é reconhecida no resultado baseando-se no método linear com relação às vidas úteis estimadas de cada parte de um item do imobilizado, já que esse método é o que mais perto reflete o padrão de consumo de benefícios econômicos futuros incorporados no ativo. Ativos arrendados são depreciados pelo período que for mais curto entre o prazo do arrendamento e as suas vidas úteis, a não ser que esteja razoavelmente certo de que a Companhia irá obter a propriedade ao final do prazo do arrendamento. Terrenos não são depreciados. Os métodos de depreciação, as vidas úteis e os valores residuais serão revistos a cada encerramento de exercício financeiro e eventuais ajustes são reconhecidos como mudança de estimativas contábeis. CONTINUA NA PÁGINA SEGUINTE

IMOWEST PARTICIPAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO DE BENS LTDA. CNPJ 17.852.918/0001-61 - NIRE 41207527044 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

Pelo presente fi cam convocados os sócios de IMOWEST PARTICIPAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO DE BENS LTDA. para a Assembleia Geral a ser realiza-da de forma digital, conforme faculta o artigo 1.080-A realiza-da Lei n.º 10.406/2002 com redação dada pela Lei n.º 14.030/2020, no dia 28 de abril de 2021, às 10:00 horas em primeira convocação com a presença de titulares de no míni-mo três quartos do capital social, e às 10:30 horas em segunda convocação com qualquer número, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: I – tomada das contas do exercício de 2020 dos administradores e deliberação sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico; e II – destinação dos lucros acumulados no exercício de 2019 e 2020.

Curitiba, 15 de abril de 2021.

Pascal Yves Jean Lepoutre - Sócio-administrador

PREFEITURA MUNICIPAL

DE FAZENDA RIO GRANDE PREGÃO ELETRONICO Nº. 14/2021 Processo Administrativo nº. 22/2021

Protocolo nº 11282/2021 Tipo: Menor Preço Por Item

OBJETO: Aquisição de materiais de limpeza para suprir as necessidades

das secretarias municipais. Edital disponível no site: www.comprasnet. gov.br. Entrega das propostas: a partir de 22/04/2021 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br. Abertura das Propostas 05/05/2021 às 09h00min (horário de Brasília) no site: www.comprasnet.gov.br.

Fazenda Rio Grande/PR, 20 de Abril de 2021. Carlos Henrique Reis dos Santos

Referências

Documentos relacionados

Abertas candidaturas para a 4.ª edição do “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola”; pág.: 4.. ; pág.: 3 Decreto-lei nº 35/2017 Aplicação de

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, TERÇA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 2021..

Profissão: Comerciante Filia- ção: e Francisca Teixeira De Souza Cônjuge: Cynira Grossl De Souza Local do sepultamento: (Curitiba) Municipal Água Verde Terça-Feira, 4 de janeiro

Conteúdo da embalagem Unidade de Telefone IP PoE Adaptador de energia Guia da Instalação Rápida CD com manual do usuário Cabo RJ-45.. Instalando as conexões do Telefone

Profissão: Filiação: Joao Maria De Oliveira e Tereza De Souza Oliveira Cônjuge: Balbina Teixeira Da Silva Da Silva De Oliveira Local do sepultamento: (S.J.Dos Pinhais) Ce-

dos seus ficheiros e bases de dados, solicitados pelo titular dos dados ao responsável pelo tratamento de dados. A eliminação dos dados solicitada nos termos do número anterior

9, EHSM Grupo de embalagem: III Perigos para o ambiente: Sim Precauções especiais para o utilizador: Nenhum conhecido Transporte em navio de navegação interna

A partir da análise estatística realizada sobre os resultados da aplicação do questionário SURE nos testes com usuários, é possível verificar que, tanto a versão longa com 31