• Nenhum resultado encontrado

Quinta Feira Santa. Igreja Matriz de Vila do Conde Eucaristia com lava-pés, 19h00

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quinta Feira Santa. Igreja Matriz de Vila do Conde Eucaristia com lava-pés, 19h00"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Quinta Feira Santa

Igreja Matriz de Vila do Conde

Eucaristia com lava-pés, 19h00

(2)

Pág in a

1

RITOS INICIAIS MONIÇÃO INICIAL:

[Monitor] Com a celebração desta Quinta-feira Santa iniciamos o Tríduo Pascal, durante o

qual somos convidados a percorrer com Cristo os passos densos da Sua entrega e doação, do Seu Mistério de Morte e Ressurreição.

Sabendo chegada a Sua hora, Jesus manifesta uma atitude de ternura e humildade e os estreitos vínculos com os seus discípulos, a quem ama até ao fim. E neles, a todos nós. O gesto de lavar os pés, atitude de profunda e misteriosa humildade do Filho de Deus, revela o acolhimento e o serviço d`Aquele que assumindo a condição de Servo, se verga diante da miséria do homem para curar, limpar e salvar. Este gesto é também uma proposta aos seus discípulos, para que compreendam que quem celebra a Eucaristia deve vivê-la na disponibilidade e no serviço, sem se servir da sua condição para se colocar acima dos outros.

Que o Espírito Santo nos faça parar para escutar a voz do Senhor nestas celebrações do amor do nosso Deus para que possamos, depois, viver plenamente a Fé, dando testemunho explícito do amor salvífico do Senhor” (Evangelii Gaudium, 121).

Depois da Missa, a liturgia convida os fiéis a permanecerem em adoração ao Santíssimo Sacramento, revivendo a agonia de Jesus no Getsémani. Assim, podemos compreender melhor o mistério da Quinta-Feira Santa, que inclui o tríplice dom do Sacerdócio ministerial, da Eucaristia e do mandamento novo do amor.

Cântico de entrada

Procissão de entrada – Cruz Paroquial, Acólitos, Presidente da celebração.

Ritos iniciais Ato penitencial

Em silêncio, reconheçamos os nossos pecados e peçamos ao Senhor que tenha piedade de nós:

(3)

Pág

in

a

2

Monitor [logo que termina o ato penitencial]

Terminada a Quaresma, entramos no Tríduo Pascal da Paixão, Sepultura e Ressurreição de Jesus. Diante desta entrega de amor, abre-se o nosso coração agradecido em exultação e irrompe dos nossos lábios um hino de louvor. Evidenciando a nossa alegria, e para que ela seja notória, dentro e fora da nossa igreja, ao Hino de Glória, associa-se o toque festivo dos sinos. Rejubilemos de alegria no Senhor!

Glória

Tocam as campainhas e os sinos.

Oração Coleta

Senhor nosso Deus que nos reunistes para celebrar a Ceia santíssima em nome do vosso Filho Unigénito, antes de se entregar à morte, confiou à Igreja o sacrifício da nova e eterna aliança, fazei que recebamos, neste sagrado banquete do seu amor, a plenitude da caridade e da vida. PNSJC

LITURGIA DA PALAVRA MONIÇÃO À 1ª LEITURA:

[Monitor] O Senhor dá a instrução a Moisés sobre o modo de celebrar a Ceia Pascal. Ele foi

para os hebreus o memorial da libertação do Egipto.

Para nós é a figura da Páscoa da Nova Aliança na qual Jesus Cristo - o Cordeiro Imaculado - Se imola por nosso amor na Cruz.

1ª Leitura Ex 12, 1-8.11-14 Salmo

MONIÇÃO À 2ª LEITURA:

[Monitor] Na Primeira Carta aos Coríntios, São Paulo apresenta-nos o mais antigo relato

da instituição da Santíssima Eucaristia no Cenáculo. É um ensinamento que nos vem da tradição apostólica, verdade de fé.

(4)

Pág

in

a

3

Todas as vezes que celebramos a Santíssima Eucaristia proclamamos a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

2ª Leitura 1 Cor 11, 23-26 Aclamação ao Evangelho

Dinâmica da Quaresma/Páscoa São colocados na árvore panos manchados de “sangue”, nas extremidades do ramo e do tronco.

[MECs] “Amou-os até ao fim”. Cristo amou-nos até ao fim, até ao sangue… O mesmo sangue que nos deixa na Eucaristia, como presença eterna e próxima.

Evangelho Jo 13, 1-15

Homilia

RITO DO LAVA-PÉS

Preparação para o “Lava-pés”: os doze homens encontram-se sentados à frente, em volta do altar, nos bancos organizados para o efeito. Para ficarem mais dignos e alusivos ao momento, podem aparecer revestidos com trajes que os aproximem à época de Jesus. Aos pés do altar está pronto um recipiente (Bacia + Caneca) com uma bela toalha de linho. Providenciar água quente. Ver vestes para os 12 homens.

MONIÇÃO AO LAVA-PÉS:

[Monitor] Escutámos no Evangelho como Jesus naquela tarde da última ceia lavou os pés

aos seus discípulos. Agora, o Presidente vai lavar os pés a 12 homens que nos recordam os doze discípulos. Como Jesus, o Presidente desta celebração, começa por “depor” o manto para finalmente “o receber” de novo (cf. Jo.13,4-12).

Este gesto aponta para a humildade da Cruz, em que Jesus depõe as vestes da sua glória, envolve-nos com o "manto" da humanidade e faz-se servo. Ele lava os pés sujos dos discípulos e torna-os, assim, capazes de tomar parte no banquete divino, para o qual os convida. Enquanto acompanhamos este gesto, primeiro, rezemos, para que sejamos cada

(5)

Pág

in

a

4

vez mais profundamente penetrados e purificados pelo banho sagrado do seu amor! Depois, sigamos o seu exemplo: "Também nós devemos lavar os pés uns aos outros", fazendo com que as nossas mãos, como as de Jesus, sejam mãos com vida.

Cerimonial do “Lava-pés”: durante o cerimonial canta-se um cântico apropriado. Após o

rito do “Lava-pés”, os acólitos devem apresentar as lavandas para o sacerdote lavar as mãos. O Cântico termina somente após o sacerdote lavar as mãos, retomar os paramentos e regressar à cátedra.

Cântico

Nesta Missa não se diz o Credo. Logo a seguir ao Lava-pés, diz-se a oração universal.

Oração universal

OFERTÓRIO COM OS SINAIS SACRAMENTAIS

P - Apresentemos ao altar, quatro elementos da criação com os quais o universo dos

Sacramentos é construído: a água, o pão, o vinho e o azeite (cf. Bento XVI, Homilia na Missa crismal, 2010):

MONITOR

· A água, como elemento básico e condição fundamental de toda a vida, é o sinal essencial do Batismo, o ato através do qual uma pessoa se torna cristã; o ato do nascimento para uma vida nova. É para isto também que nos convida o Evangelho do lava-pés e o gesto de lavar as mãos: deixarmo-nos sempre de novo lavar com esta água pura, deixar-nos tornar capazes da comunhão convivial com Deus e com os irmãos.

· O pão faz referência à vida quotidiana. É o dom fundamental da vida de todos os dias. Cristo é o verdadeiro Pão, que nos alimenta para a Vida eterna. O pão é apresentado pelos pais das crianças do terceiro ano da Catequese, na noite em que recordamos a instituição da Santa Missa, apresentam no Altar do Senhor as hóstias que hão-de ser consagradas na Festa da Eucaristia, a celebrar no dia sete de Junho.

(6)

Pág

in

a

5

· O vinho recorda a festa, o primor da criação, em que se pode ao mesmo tempo expressar de modo singular a alegria dos redimidos. Do lado de Jesus, depois do golpe da lança do soldado, saiu não só água, mas também sangue. Jesus ofereceu-Se a Si mesmo. Lava-nos com o poder sagrado do Seu sangue, com o Seu doar-se "até ao extremo" da Cruz.

· Por fim, os santos óleos. Na Missa Crismal desta Quinta-feira Santa, os santos óleos estiveram no centro da ação litúrgica. Foram consagrados pelo Sr. Arcebispo na Sé Catedral, para o ano inteiro. O azeite possui um amplo significado. Serve de alimento, medicamento, embelezamento: ele adestra para a luta e dá vigor no combate. Os reis e os sacerdotes são ungidos com este óleo, que assim se torna sinal de dignidade e responsabilidade e ainda da força que vem de Deus. Ser cristão significa ser ungido: significa provir de Cristo, ser de Cristo, pertencer a Cristo, isto é, Àquele a quem o próprio Deus ungiu com o Seu Espírito Santo. O óleo, nas suas diversas formas, acompanha-nos ao longo de toda a vida:

(avançam um a um)

· Óleo de fortaleza, para os catecúmenos;

· Óleo do crisma, que dignifica e embeleza os batizados e, posto nas mãos, unge os consagrados, pelo Sacramento da Ordem;

· Óleo da unção dos doentes, que prepara para o encontro decisivo com Deus Consolador e Salvador.

Cântico de Ofertório, até concluir incensação - Faz-se coleta

LITURGIA EUCARÍSTICA

 Santo  Pai Nosso

(7)

Pág

in

a

6

Oração sobre as Oblatas

Concedei, Senhor, a graça de participar dignamente nestes mistérios, pois todas as vezes que celebramos o memorial deste sacrifício realiza-se a obra da nossa redenção.

Prefácio da Santíssima Eucaristia (MR 1254)

Oração Eucarística I (ver as particularidades prescritas)

MONIÇÃO DA COMUNHÃO - antes do sacerdote dizer: “Felizes os convidados”

[Monitor] A participação no mistério Pascal de Jesus Cristo, morte e ressurreição, deve

dispor-nos à doação de vida de uma forma simples e serviçal. A atitude de Deus que se doa em comunhão é gesto de misericórdia d´Aquele que dá a vida na gratuidade do seu amor, de modo a que aqueles que o recebem, fortalecidos pelo pão do céu, vivam a fé no amor inerente à prática das Obras de Misericórdia.

Comunhão

(Para o momento da distribuição da Santíssima Eucaristia, prever um ministro da comunhão para ir ao coro alto da Igreja. No coro alto da Igreja a distribuição da comunhão acontecerá no final do cântico, descolocando-se cada coralista até junto do MEC que, por seu lado, se deve posicionar num espaço que permita o deambular ajustado dos comungantes)

Oração de Pós-Comunhão

Deus eterno e omnipotente, que hoje nos alimentastes na Ceia do Vosso Filho, saciai-nos um dia na ceia do reino eterno. PNSJC

TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Terminada a oração, o sacerdote, de pé, diante do altar, põe incenso no turíbulo e incensa por três vezes o Santíssimo Sacramento. Em seguida, toma o véu de ombros e pega na píxide.

Organiza-se a procissão pelas naves laterais da Igreja, com círios e incenso, indo à frente o cruciferário, e leva-se o Santíssimo Sacramento para o lugar da reserva, convenientemente ornamentado.

(8)

Pág

in

a

7

Entretanto canta-se o Tantum Ergo. Chegada a procissão ao lugar da reserva, o sacerdote depõe a píxide. Seguidamente põe incenso no turíbulo e, de joelhos, incensa o Santíssimo.

· Retirar os bancos da capela da Senhora da Boa Viagem;

. Oração em silêncio;

· O sacerdote e os acólitos ficam de frente para o altar; · Dois acólitos procedem à desnudação do altar.

Tantum Ergo

MONIÇÃO APÓS A DESNUDAÇÃO DO ALTAR:

[Monitor] O ato de adoração fora da Santa Missa prolonga e intensifica aquilo que se fez

na própria celebração litúrgica.

Tendo celebrado a Eucaristia, o Senhor Jesus está no meio de nós, reunidos em Seu nome. Somos convidados à contemplação silenciosa da sua entrega por nós, nos dons do Pão e do Vinho. Nesse sentido,até às 24h, podemos reservar um tempo para Parar, Escutar

e falar com Jesus, presente em todos os Sacrários do mundo. Na nossa paróquia, visitemos o Sacrário da Igreja Matriz, Santa Clara, Misericórdia e Lapa.

Os catequistas da nossa Comunidade vão, de seguida, viver um momento intenso de comunhão, recriando a última ceia num jantar fraterno e silencioso. Rezemos também por eles para a sua fé seja autêntica e contagiante pelo exemplo vivo e eficaz.

Recordamos ainda que, amanhã, Sexta-feira Santa, celebraremos a Paixão do Senhor na Igreja Matriz, às 15h. A via-Sacra sairá da Igreja Matriz pelas 21h30, percorrendo as ruas da cidade em alusão aos últimos passos de Jesus.

(9)

Pág

in

a

8

NOTAS

· Preparar turíbulo, véu ombros para o final;

. Umbela;

· Consagrar hóstias suficientes para sexta feira; · Nesta Eucaristia faz-se Coleta – ofertório – 3º ano; · Os melhores paramentos;

· As melhores alfaias litúrgicas; · Ver pilha do microfone;

· Convidar 12 homens idóneos para o lava-pés – pais do 3º ano; · Convidar pessoas suficientes para o ofertório – mães do 3º ano.

Referências

Documentos relacionados

este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS CP.: Acolhei, ó Deus, com estas ofe- rendas as preces do vosso povo, para

Quando às patologias de cauda observadas após a leitura da morfologia espermática, não foram subtraídas do número de dobramentos e/ou enrolamentos de cauda após o teste HO,

O objetivo principal deste trabalho é avaliar a produção de hidrogênio em reator anaeróbio de leito fluidificado utilizando como substrato soro de queijo, em condições

Este fato coincidiria com observação de Pedreira et al (1969) a respeito da natureza diferente do em- basamento dos metassed1mentos do Grupo Rio Pardo: granulltos a norte (Craton do

níveis de instrução e empreendedor por conta própriaestão de acordo com a literatura e reflete o empreendedorismo por oportunidade, característico desta categoria. Quanto ao estado

As unidades de mapeamento do município de Peixe Boi, com bases nas pedo- geoformas e características e critérios adotados para distinção da classe de solos (Embrapa, 1999),

||||||||||||||||| AGENDA SEMANAL c Quinta-feira, 9 de dezembro 10h00 : Eucaristia na Igreja Matriz de Santa Eufémia c Sábado, 11 de dezembro 10h30 : Confissões na Igreja Matriz

c Sexta-feira, 8 de outubro 18h00 : Eucaristia na Igreja Matriz da Vila do Espinhal 19h00 : Eucaristia na Capela de Santo António da Ribeira c Sábado, 9 de outubro 18h15 :