• Nenhum resultado encontrado

ALEXANDRE SERRÃO 6 PASSOS PARA APRENDER PESTANA. o guia infalível

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALEXANDRE SERRÃO 6 PASSOS PARA APRENDER PESTANA. o guia infalível"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

6 PASSOS PARA

A L E X A N D R E S E R R Ã O

APRENDER

PESTANA

o guia

infalível

(2)

Quer realizar o sonho

de tocar violão ou

melhorar o que já toca?

Aproveite a chance de falar comigo no Whatsapp

ou Inbox do Facebook:

PEGUE MEU WHATSSAP

Ou acesse:

https://musicanolar.com.br/zap/

FALE COMIGO NO FACEBOOK

(3)

Isenção de responsabilidade

As informações contidas neste e book são provenientes do meu

conhecimento e experiências pessoais como professor de música ao longo de vários anos. Embora eu tenha me esforçado ao máximo para

providenciar um material de alta qualidade e acredite fortemente na

efetividade das informações transmitidas, não é garantido que o conteúdo traga os mesmos resultados para todos os leitores. A condição particular de um determinado leitor pode não se adequar perfeitamente aos métodos e técnicas ensinados. Dessa forma, recomendo que, caso necessário, você ajuste as informações deste guia de acordo com suas necessidades. Com relação ao estilo da escrita, minha única intenção é transmitir conhecimento de uma forma clara, agradável e pessoal. Em nenhum momento há a

intenção de menosprezar outros métodos, materiais didáticos, correntes de pensamento ou qualquer outro profissional. Caso você acredite que alguma parte deste guia deva ser removida ou alterada, por favor, entre em contato conosco através do e-mail contato@musicanolar.com.br.

Direitos autorais

Este ebook está protegido por leis de direitos autorais. Todos os direitos sobre o guia são reservados. Você não tem permissão para vender este guia nem para copiar/reproduzir o conteúdo em sites, blogs, jornais ou

quaisquer outros veículos de distribuição e mídia. Qualquer tipo de violação dos direitos autorais estará sujeita a ações legais.

(4)

Quem sou eu

Muito prazer, meu nome é Alexandre Serrão! Minha paixão pela música despertou em 1997 quando eu vi pela primeira vez alguém tocando violão. Na época eu

participava de uma igreja e eu era daqueles garotos que ficava sentado bem na frente vendo a banda tocar. E aquilo me deixava fascinado, eu ficava encantado com as músicas que eles tocavam, lembro muito bem que foi na igreja que

comecei a estudar violão. Eu tentava estudar tudo o que encontrava, mas em determinado momento eu me senti travado no aprendizado.

Musicalmente falando, posso dizer que esse foi o período mais difícil que

enfrentei, quando cheguei a pensar que "tocar não era pra mim" ou "tem gente que nasce com o dom e esse não é o meu caso".

Apesar da fase difícil o sonho de tocar violão nunca saiu de mim. Vez ou outra isso sempre voltava à minha mente junto com um sentimento de culpa por não tocar o violão que meus pais pagaram com tanto esforço. Então, certo dia eu decidi fazer um compromisso comigo mesmo: "Eu vou aprender violão custe o que custar".

(5)

Daí para frente eu fiquei fissurado em "devorar" tudo o que eu podia. Eu estudava os DVD's do Mestre Robson Miguel. Eu consumia tudo o que via pela frente,

incluindo aula, livro, apostila e por aí vai. Só que tinha um problema: era muita informação desorganizada, muita teoria e de novo eu comecei a sentir que não avançava, pois era muita informação e eu não sabia em que ordem estudar. Aí me frustrava de novo.

Mas eu sempre fui persistente. Eu sabia que de tanto buscar, cedo ou tarde, eu ia descobrir o caminho do aprendizado. Foi aí que eu tive um "estalo". Eu resolvi

organizar a ordem das matérias de um jeito diferente do tradicional e estudar para ver o que acontecia. Foi tiro e queda!

Aprendi a tocar violão e depois de um tempo comecei a ensinar pessoas a

tocarem com o método que eu tinha descoberto, as pessoas aprendiam bem mais rápido do que o normal. Isso incluiu amigos, irmãos da igreja entre outros. Eu

estava conseguindo colocar boa parte dos alunos em estado acelerado de aprendizado, mesmo aqueles que não tinham tanto tempo pra estudar.

E não somente eu estava realizando meu sonho, mas também os dos meus

alunos, dos mais variados níveis, alcançavam um resultado fora do comum. Para encurtar a história, tudo isso levou à fundação do Música no Lar, resultado de

uma história de sonhos e força de vontade.

Neste guia, eu tenho o prazer de compartilhar com você alguns conteúdos interessantes que aprendi ao longo da minha jornada. Por que eu faço isso? Porque eu acredito que a música pode transformar a vida de alguém, por isso

quero dividir meu conhecimento com o máximo de pessoas possível e deixar um legado.

(6)

6 Passos Para Aprender

Pestanas

Muitos Iniciantes do violão reclamam frequentemente sobre as dificuldades de fazer pestana quando estão aprendendo a tocar o instrumento.

Como resultado eles se tornam frustados e desanimados pois pensam que nunca irão aprender.

Mas tenho uma boa notícia para você, é normal aparecer essas dificuldades quando é iniciante.

Fique comigo até o final desse e book, e descubra os macetes para aprender fazer pestanas de uma forma simples e clara.

Se você já se irritou tentando fazer pestanas, e até mesmo deixou o violão de lado, por não ter conseguido alcançar esse objetivo, Calma! Existe

soluções para seus problemas.

Então, para você aprender ou melhorar seus acordes em pestanas, vou passar para você algumas dicas.

(7)

O que é pestana, e como fazer

pestanas no violão?

Primeiro você tem que entender o que é pestana, para facilitar nosso aprendizado com clareza.

Basicamente pestana é um dedo apertando 2 ou mais cordas ao mesmo tempo. Isso quer dizer que existe pestana de 2 cordas, 3 cordas, 4 cordas, 5 cordas e 6 cordas.

É legal você saber que as pestanas podem ser encontradas em solos ou em rifs. E nesse e book vamos falar apenas sobre acordes, e como fazer pestanas no violão. Pode parecer um pouco complicado, você aperta 2 ou mais cordas, mas não

precisa se preocupar, no início você vai ter uma certa dificuldade, que é normal para iniciantes.

Pode parecer um pouco cansativo, mais aos poucos você vai pegando o jeito e melhorando sua técnica.

(8)

1. Regular o Braço do Violão

Começaremos pelo básico do básico.

A primeira coisa que você precisa verificar no seu violão é a regulagem das cordas, conferir se elas não estão muita altas. Afinal, você precisa ter um instrumento confortável.

A grande maioria das pessoas que desistem de aprender pestana é justamente pelo fato de que no inicio os dedos doem bastante.

Portanto, é muito importante que as cordas estejam bem baixas, com uma boa regulagem no braço pois quando você for apertar para montar os acordes os dedos não machuquem tanto.

Se você comprou um violão direto da loja ou até mesmo conseguiu um violão usado, aconselho você a levar para um luthier, que é o profissional

(9)

2. Trocando os Acordes com

Facilidade

Antes de você começar a aprender a fazer pestana, é muito importante que você já esteja trocando os outros acordes com tranquilidade, naturalmente e sem fazer força.

Quando você estiver com esse certeza, estiver tocando algumas músicas com acordes básicos, aí sim você deve iniciar os estudos da pestana.

O que mais acontece são iniciantes querendo aprender pestana fazendo força demais e acabam se machucando ou se frustando por não conseguirem.

No decorrer do aprendizado você vai perceber que tocar violão não é força e sim jeito.

Então vá com calma, só comece na pestana depois que sentir segurança nos acordes básicos!

(10)

3. Deixe o Dedo Indicador Reto

Esta parece ser bem obvia, mas é bem comum ver alunos que estão iniciando fazerem o oposto.

O dedo indicador reto é um detalhe muito simples e que pode fazer toda a diferença.

Na construção de alguns instrumentos, a escala* é construída com uma leve curvatura, como é o caso da guitarra, e outros com escala reta, como o violão por exemplo.

Ao posicionarmos o dedo indicador de maneira curva estaremos contribuindo para uma boa pestana na guitarra mas não no violão.

Neste caso é muito importante seguirmos o braço do violão para evitarmos que algumas cordas fiquem sem serem pressionadas.

(11)

4. Deixe o Dedo Mais Perto do

Traste

Deixar apenas o dedo reto não resolve o problema. É preciso colocar o dedo o mais perto possível do traste que leva o mesmo numero da casa.

Ou seja, se a pestana do acorde deve ficar na primeira casa, o dedo indicador deve ficar perto do primeiro traste.

Você vai perceber como se fosse um "encaixe". Faça primeiro apenas a pestana, sem os outros dedos.

Coloque apenas o dedo indicador e toque para conseguir tirar um som limpo. Depois que conseguir coloque o restante dos dedos.

(12)

5. Posicionamento do Polegar

O polegar fica na parte de trás do braço e muitas pessoas esquecem dele. Então, um dos grandes segredos é você deixá-lo posicionado no meio do

braço.

Você deve atentar para que não fique muito em baixo e nem muito em cima. O ideal é sempre ficar apoiado no meio, assim você não precisa fazer muito força.

Aliás, você não dever fazer força, como já vimos tocar violão é jeito.

Se você estiver sentindo que está doendo bastante o dedo, verifique se as cordas não estão altas como citei no passo 1.

(13)

6. Mantenha o Foco

Não se desespere no início, pois é realmente normal tirar um som sujo do violão fazendo pestanas nas primeiras semanas e/ou meses.

O que você deve fazer no caso é continuar sempre estudando bastante e diariamente buscar músicas que tenham este tipo de acorde.

Fazendo isso e seguindo essas dicas com certeza em pouco tempo você

(14)

Concluindo… 6 Passos para

Aprender Pestana: O Guia Infalível

Aprender música é uma atividade que traz inúmeros benefícios, mas o melhor deles é esse sentimento de satisfação e felicidade. Sentar-se e pegar o violão e poder tocar uma linda música é uma sensação indescritível. Infelizmente, o

ensino de música no Brasil tem vários pontos fracos.

Talvez, isso seja um pouco do reflexo do nosso sistema educacional, que está entre um dos piores do mundo. No mundo da música, isso fica bem claro na enorme porcentagem de pessoas frustradas.

São pessoas que já tentaram aprender de várias formas e acabaram

esbarrando em métodos maçantes, que insistem em maneiras ultrapassadas e ineficientes de transmitir informação.

(15)

Mas, temos uma boa notícia como mensagem final deste guia. Se você é

daqueles que já tentou aprender violão do zero ou melhorar aquilo que já toca mas sentiu-se travado, talvez o problema não estava em você, mas sim no

"como".

Se você também achar o caminho certo, as chances são grandes de você

realizar seu sonho de tocar violão. Foi isso o que eu quis transmitir neste guia. Espero que conhecer este material tenha sido uma experiência empolgante

para você.

Qualquer dúvida, comentário, ou qualquer assunto que deseje compartilhar comigo, basta entrar em contato através do e-mail:

contato@musicanolar.com.br. Vai ser uma honra poder falar com você! E para finalizar, caso queira saber mais sobre o meu trabalho, visite meus canais oficiais:

Um forte abraço e nos vemos em breve! Alexandre Serrão

YOUTUBE

FACEBOOK

INSTAGRAM

(16)

Quer realizar o sonho

de tocar violão ou

melhorar o que já toca?

Aproveite a chance de falar comigo no Whatsapp

ou Inbox do Facebook:

PEGUE MEU WHATSSAP

Ou acesse:

https://musicanolar.com.br/zap/

FALE COMIGO NO FACEBOOK

(17)

5 PASSOS PARA

A L E X A N D R E S E R R Ã O

APRENDER

PESTANA

o guia

infalível

Referências

Documentos relacionados

MAS A DONA BARATINHA SE ASSUSTOU MUITO COM O BARULHÃO DELE E DISSE: – NÃO, NÃO, NÃO, NÃO QUERO VOCÊ, NÃO, VOCÊ FAZ MUITO BARULHÃO!. E O CACHORRO

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

Nesse vídeo do canal Primeiro Acordes, você vai aprender a posicionar as mãos e os dedos no braço do baixo, a anatomia do contrabaixo, como tocar as cifras, o nome das cordas e a

Incluir gráficos do Gantt em um painel com outros tipos de gráficos pode ajudar a correlacionar dados que geralmente não são associados.... Gráfico

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

Atualmente, existem diversas opções de implantes à sua disposição e este informativo foi criado para ajudá-la a saber mais sobre a cirurgia de aumento mamário e a escolher o

Isso, se “no meio do caminho”, o Governo não mudar a regra do jogo e subir a expectativa da vida, para um número maior, elevando de cara a idade mínima para 70 e 72 anos