• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO AMBIENTAL OUTUBRO/ Recuperação do jardim da praia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO AMBIENTAL OUTUBRO/ Recuperação do jardim da praia"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

I - Providências/Acompanhamentos

1. Recuperação do jardim da praia

Foi finalizada a substituição das toras de madeira para recuperação do jardim da praia. Este serviço foi realizado pelo setor de Manutenção e consistiu em recuperar trechos

do jardim da praia que foram agredidos pelas sucessivas ressacas que ocorreram nos meses de março e abril. Nesta nova fase, estão sendo plantadas mudas de capim Vetiver nos trechos onde a vegetação foi danificada. Essa obra teve Autorização Ambiental dos órgãos competentes.

2. Manejo da Arborização Urbana para obra de calçada na Av. São Lourenço - M30

Foram removidas 17 exemplares arbóreos e 21 foram transplantados localizados no passeio público da Av. São Lourenço, módulo 30, no trecho entre a Rua Passeio do Iguaçu e o canal 2, também foi realizada poda por empresa terceirizada pela AARSL dos galhos da área verde que invadiam o passeio público. Este manejo da arborização urbana foi necessário para viabilizar a construção de calçada e assegurar uma maior segurança aos pedestres.

Após o término das obras, serão plantadas 50 mudas de árvores como compensação ambiental, conforme Termo de Compromisso Ambiental (nº 254/20) e a Autorização Ambiental (nº 91/20), emitidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Bertioga no dia 30 de setembro.

(2)

3. Manutenção da Arborização Urbana

Foram realizadas a poda de 8 árvores em calçadas, por empresa terceirizada, devido estarem interferindo a iluminação pública, passagem de veículos e com infestação de erva-de-passarinho. Devido a ventanias, ocorreram a queda de três árvores sobre a rua e residência.

A pedido de proprietários, foram protocolados 2 pedidos de substituição de árvores no passeio público na Prefeitura Municipal de Bertioga, devido as árvores danificarem o passeio público e interferirem na fiação elétrica e 1 pedido de análise de risco de queda.

4. Prevenção ao Aedes aegypti

O Setor de Meio Ambiente realiza vistorias semanais em piscinas de residências a fim de contribuir com a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti; em nenhuma delas foram encontradas larvas. Todas as piscinas abandonadas foram denunciadas para a Vigilância Epidemiológica do Município de Bertioga, que introduziu peixes larvófagos para evitar a proliferação de mosquitos.

5. Manejo de Resíduos

* Última atualização dos dados sobre a destinação de resíduos: 03/09/2020 ** Fotos tiradas em 30/09/2020

a) Central de Triagem de Materiais Recicláveis

A Central de Triagem está operando diariamente com alto volume de resíduos sólidos devido ao aumento da população residente durante a pandemia. Após a triagem, os materiais recicláveis são dispostos em baias específicas de acordo com o tipo. Estes resíduos são doados para a Fundação 10 de Agosto para comercialização. No mês de agosto* foram destinados 798 kg de alumínio, 18.760 kg de papel/papelão, 10.758 kg de plástico misto, PET e PEAD.

(3)

5. Manejo de Resíduos

b) Lixo Tecnológico, pilhas e baterias

Armazenados na Central de Triagem, as pilhas e baterias são acondicionadas em palets e destinadas de acordo com a programação. O lixo tecnológico é desmontado para separação das carcaças plásticas para reduzir o volume destinado. Esse resíduo tem custo para destinação.

c) Lâmpadas Fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes são acondicionadas em baia fechada específica na Central de Triagem, onde são embaladas e empilhadas, para evitar a quebra. Este resíduo tem custo para destinação.

d) Caçamba Sucata Metálica – Unidade de Resíduos ETE

A sucata metálica é armazenada em caçamba coberta localizada na ETE, após triagem. Este resíduo é doado para a Fundação 10 de Agosto para comercialização. Foram destinados 4.710 kg de Ferro.

e) Pneus – Unidades de Resíduos ETE

Os pneus são armazenados em baia específica coberta. Este resíduo é destinado para empresa recicladora de acordo com a necessidade e não possui custos para destinação.

f) Resíduos Perigosos Classe I –Unidade de Resíduos ETE

Os resíduos de tintas/óleos classe I e caçamba de areia contaminada com óleo são armazenadas em baias específicas e cobertas, de acordo com as normas. Esse resíduo tem custo para destinação, que é realizada de acordo com a necessidade para empresa certificada.

g) Caçambas de Armazenamento Temporário de Lixo da Praia

O lixo recolhido da praia e de lixeiras distribuídas pelo bairro é acondicionado em contêineres que são substituídos conforme a necessidade pela empresa Terracom.

(4)

II - Atendimento a proprietários

1. Atendimentos do Setor

Neste mês, o Setor de Meio Ambiente realizou 125 atendimentos, todos formalizados em fichas de ocorrências, referente aos seguintes assuntos: abelhas e vespas (orientação), animais silvestres e marinhos (orientação, recolhimento e destinação); arborização urbana (vistorias técnicas, orientação, podas e substituições em passeio público); áreas verdes (orientação, vistorias técnicas, auxílio em quedas de árvores); animais domésticos (orientação, recolhimento, animais perdidos); atividades de combate ao Aedes aegypti (orientação, denúncias, tratamento); pragas urbanas (orientação, tratamento) entre outros (destinação de resíduos, impactos ambientais, acompanhamentos de serviços, educação ambiental).

(5)

III - Atividades de rotina

Controle da broca-do-olho-do-coqueiro: foi realizada a manutenção

(reposição de toletes de cana-de-açúcar e feromônio e contagem dos besouros) das 13 armadilhas para controle do besouro Rynchophorus palmarum distribuídas pelo bairro.

Controle de animais domésticos de rua: foram recolhidos das ruas do bairro 14

gatos (sendo 10 filhotes) e 2 cachorros (sendo 1 filhote) e encaminhados para procedimentos veterinários de castração, vermifugação, vacinação e adoção.

Animais silvestres: foram recolhidos 12 saruês, 1 preguiça, 3 cobras d’água, 3 lagartos, 2 cágados, 1 canário e 1

curiango em áreas urbanizadas que foram liberados em áreas verdes imediatamente após a captura, por estarem saudáveis. Foram encaminhados para o DOA (Diretoria de Operações Ambientais) 1 macaco-prego, 1 bem-te-vi e 1 bobo-pequeno, por estarem debilitados e 2 jararacas por serem peçonhentas.

Bióloga Fernanda Almeida Marcatto Bióloga Viviane de Biazi Arantes

Referências

Documentos relacionados

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

De acordo com a legislação portuguesa, estão sujeitos a receita médica os medicamentos que possam constituir um risco para a saúde do doente, direta ou

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O seu cliente pode sempre optar por reservas de caça livres de malária como são o caso de Madikwe ou Pilanesberg na província do Noroeste, o Waterberg em Limpopo, ou as

Seu vampiro é um adolescente que frequenta salas de aulas, adora velocidade, não dorme em caixões, anda de dia, e, principalmente, irá amadurecer (mesmo tendo

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Exemplo: “Alexa, pergunte ao coruja digital qual o melhor grupo em/no [PAÍS] " Ou após iniciar a skill: "melhor grupo em/no [PAÍS] ". Objetivo: descobrir quais são os

A mesma autora (p.28) refere que: “A autonomia profissional decorre do reconhecimento por parte da sociedade de que a enfermagem enquanto disciplina e profissão coloca o utente