• Nenhum resultado encontrado

PÓS-GRADUAÇÃO FISIOTERAPIA NO DESPORTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS-GRADUAÇÃO FISIOTERAPIA NO DESPORTO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PÓS-GRADUAÇÃO

FISIOTERAPIA NO DESPORTO

(2)

INTRODUÇÃO

Numa sociedade marcada por hábitos sedentários, a prática do desporto e do exercício físico sofreu um desenvolvimento significativo nos últimos anos. Na sequência da evolução do próprio conceito de saúde e respectiva relação com a prática de exercício físico, a adopção de um estilo de vida activo parece ser uma aposta efectiva para os diferentes grupos etários. Até à algumas décadas atrás, o desporto e o exercício físico não eram incluídos nos planos de saúde pública, porém actualmente esta situação tem sofrido algumas modificações. O desporto tem vindo a tornar-se uma preocupa-ção cada vez maior e mais generalizada da populapreocupa-ção, sendo reconhecidos os seus efeitos ao nível do alívio do stress, da manutenção ou melhoria da condição física e dos benefícios associados ao próprio processo de socialização (Bahr & Holme, 2003).

A actividade física e o exercício são fenómenos da sociedade moderna. Se considerarmos que muitos dos seus praticantes estão profissionalmente envolvidos na prática do desporto e que este se tornou simultaneamente num negócio e entretenimento de topo, então podemos compreender as exigências que recaem sobre o atleta e profissionais envolvidos, entre os quais o Fisioterapeuta. Em Portugal o número de atletas registados a nível federado atingiu, em 2004, um valor superior a 400 mil, o que se traduz num aumento na ordem dos 50 % desde o ano de 1996. Este período registou um crescimento médio anual de cerca de 17 mil atletas, num universo de 69 modalidades desportivas (IDP, 2005).

Ao aumento do número de modalidades desportivas disponíveis e respectivos atletas está inerente um aumento significativo do risco de lesão, que em determinadas situações se pode traduzir em elevados níveis de incapacidade (Bahr & Holme, 2003; Feagin & Steadman, 2008).

O desporto é então uma área de intervenção da fisioterapia que está em evolução, tendo o Fisioterapeuta um papel importante na avaliação e intervenção junto de atletas de várias idades e contextos desportivos, desde o simples lazer até ao mais alto nível competitivo. Face a este contexto, surge com particular relevância a formação de Fisioterapeutas competentes para intervir nesta área.

(3)

FINALIDADE DO CURSO

Este Curso pretende promover o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais do fi-sioterapeuta na área do desporto que fomentem a realização de uma prática baseada na evidência efectiva. O programa de estudos desenvolve as competências de avaliação, intervenção e inves-tigação na área da fisioterapia no desporto, permitindo o desenvolvimento de boas prática nos diferentes contextos de actuação do fisioterapeuta tanto a nível nacional como internacional. O programa está enquadrado nas orientações e competências definidas pela International Federa-tion Sports Physiotherapy para a intervenção da fisioterapia na área do desporto. O curso fornece aos discentes compreensão aprofundada acerca da investigação actual que suporta a prática com atletas de várias idades e contextos desportivos, assim como compreensão aprofundada acerca da abordagem às lesões no desporto, respectiva prevenção e retorno à actividade por parte do atleta.

Para além dos aspectos referidos o curso promove ainda a discussão e análise crítica do con-hecimento científico e clínico, no objectivo de capacitar os discentes a analisar criticamente a sua prática, a aprofundar a consistência da justificação para as tomadas de decisão e a reflectir acerca da sua prática junto de atletas, com vista ao desenvolvimento profissional contínuo e aprendizagem ao longo da vida.

No que diz respeito aos métodos e estratégias de aprendizagem, estes incluem a aprendizagem experiencial, a aprendizagem baseada em casos, aulas teóricas, teórico- práticas, aulas laboratori-ais e aprendizagem em contexto clínico. Apesar da diversidade de estratégias educativas utilizadas, a aprendizagem baseada em casos surge como elemento central neste Curso de Pós Graduação. Esta é uma estratégia cujo enfoque é na aprendizagem do estudante na gestão das tarefas profis-sionais, facilitadoras da integração do conhecimento, compreensão, interpretação, da capacidade de resolução de problemas, da capacidade técnica, atitude e comportamento ético e profissional. A aprendizagem baseada em casos é definida como uma metodologia de ensino / aprendizagem na qual os casos constituem a estrutura da aprendizagem do estudante, facilitando a aquisição do conhecimento por atribuição de sentido e construção de significados aos conteúdos subjacentes a cada caso. Pode, assim, considerar-se como sendo a aprendizagem resultante de um processo de análise, interpretação e compreensão de casos, estimulando as capacidades cognitivas/ intelec-tuais, interpessoais, profissionais e psicomotoras do estudante. Traduz, não o conhecimento pro-veniente da apresentação de casos como exemplos da teoria, mas sim o conhecimento subjacente à pesquisa de recursos materiais por iniciativa e autonomia do estudante, à análise dos conteú-dos teóricos e sua inter-relação, e à discussão de ideias e significaconteú-dos entre pares, facilitando a compreensão de conceitos e, consequentemente, a compreensão do caso. Assim, esta abordagem assenta em objectivos educacionais como a aquisição e integração do conhecimento relacionado com o caso, o desenvolvimento de competências clínicas e técnicas, competências relacionais e afectivas por parte do estudante.

(4)

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Os resultados de aprendizagem propostos para o Curso assumem como requisito prévio a licenciatura em Fisioterapia. Assim e considerando que os discentes possuem as competências estabelecidas para o primeiro nível de formação definem-se para esta pós-graduação os seguintes resultados de aprendizagem:

Capacidade para avaliar o risco de lesão associado à participação do atleta num determinado 1.

contexto de actividade física /desportiva, bem como seleccionar, planear e implementar estra-tégias de intervenção que reduzam a ocorrência e a recorrência de lesões;

Capacidade para avaliar e intervir adequadamente nas fases agudas da lesão ou doença 2.

súbita, em situações de competição ou treino, e comunicar de forma efectiva com outros profissionais identificando e estabelecendo papéis e responsabilidades;

Capacidade para avaliar e intervir de forma efectiva nas lesões associadas à prática desporti-3.

va segundo um raciocínio diagnóstico e não diagnóstico, incluindo a aplicação da teoria da aprendizagem neste contexto clínico específico com vista ao desenvolvimento de um raciocínio colaborativo.

Capacidade para planear, implementar e modificar a intervenção com base na melhor evidência 4.

disponível e valores do atleta de forma a contribuir para uma reintegração segura e efectiva do atleta à actividade desportiva, com o nível de performance esperado;

Capacidade para avaliar as qualidades físicas dos atletas, bem como planear e implementar 5.

programas de exercícios para optimização do movimento e desempenho funcional do atleta; Capacidade para analisar criticamente as bases científicas da intervenção da fisioterapia no 6.

desporto e implementá-las na prática considerando a sua efectividade e o benefícios percep-cionados pelo atleta e pelo fisioterapeuta;

Capacidade para conhecer e compreender os aspectos relacionados com a nutrição e doping 7.

na actividade desportiva e o papel do Fisioterapeuta e esse nível;

Capacidade para desenvolver estratégias de colaboração e comunicação com o atleta, outros 8.

elementos da equipa multidisciplinar e parceiros institucionais.

Capacidade para reflectir sobre a sua prática de forma a identificar objectivos pessoais e 9.

profissionais para o desenvolvimento profissional e contínuo e aprendizagem ao longo da vida, integrando novo conhecimento e competências adquiridas com a sua experiência anterior.

(5)

CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO REGIME DE FALTAS

As unidades curriculares do programa do curso não tem faltas à excepção dos módulos predomi-nantemente práticos. Aqui, os discentes não poderão ultrapassar 25% da carga lectiva presencial da Unidade Curricular.

LICENCIATURA PRECEDENTE Fisioterapia

GRAU OU DIPLOMA CONFERIDO

Diploma de Pós Graduação. Não confere grau académico. ÁREAS CIENTÍFICAS DO CURSO:

Predominante - Fisioterapia (F).

Subsidiárias - Ciências Biomédicas (CB), Enfermagem (E) e Ciências Sociais e Humanas (CSH) NÚMERO DE CRÉDITOS (ECTS)

60 Créditos ECTS. DURAÇÃO DO CURSO 1 ano

CARGA HORÁRIA SEMANAL DAS UNIDADES CURRICULARES

Prevê-se que as aulas decorram durante um dia por semana, com uma carga aproximada de 6 horas semanais (2ª feira das 14 às 20 horas). Excepcionalmente algumas unidades curriculares poderão decorrer em dias diferentes, nomeadamente as unidades curriculares opcionais. REGIME DE PRECEDÊNCIAS

(6)

PLANO DE ESTUDOS

O curso organiza-se em dois semestres com o total de onze unidades curriculares. O primeiro é constituído por 5 unidades curriculares com um total de 25 créditos e carga horária de 675 horas, enquanto que, o segundo semestre é constituído por 6 unidades curriculares com um total de 35 créditos e carga horária de 945 horas.

DESCRIÇÃO DAS UNIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS

ANÁLISE CRÍTICA DA EVIDÊNCIA

Esta unidade curricular pretende desenvolver nos discentes, competências para a revisão crítica da evidência e sua integração nas decisões clínicas que se traduzam em melhores resultados para a saúde de utentes e populações. A utilização efectiva da evidência na prática clínica inclui a capacidade de formular questões orientadoras da pesquisa, a capacidade de pesquisar, identificar e seleccionar evidência relevante e de elevada qualidade, e a capacidade de analisar e implementar a evidência científica na prática clínica diária.

EDUCAÇÃO CLÍNCA

Esta unidade curricular pretende desenvolver nos discentes competências de intervenção quer em contexto clínico, quer em contexto desportivo, através do acompanhamento de atletas e/ou de equipas desportivas durante um determinado período de treino ou actividade competitiva. EXAMES COMPLEMENTARES DE DIAGNÓSTICO

Esta unidade curricular pretende desenvolver nos discentes competências relacionadas com o con-hecimento e compreensão acerca da selecção, análise e interpretação de exames complementares de diagnóstico nas diversas condições clínicas do quadrante superior e inferior.

EXAMINATION AND TREATMENT FOR FOOT RELATED INJURIES

Este módulo integrado na unidade curricular “Intervenção da Fisioterapia nas Lesões Associadas à Prática Desportiva”, pretende desenvolver nos discentes competências técnicas relacionadas com a modelação e aplicação de ortóteses plantares flexíveis, considerando as diferentes alterações funcionais e biomecânicas do membro inferior e a sua relação com as disfunções do pé, com base numa análise qualitativa da marcha e da corrida.

LIGADURAS FUNCIONAIS & KINESIO TAPE

Este módulo integrado na unidade curricular “Intervenção da Fisioterapia nas Lesões Associadas à Prática Desportiva”, pretende desenvolver nos discentes conhecimento e compreensão aprofun-dada acerca dos objectivos e pressupostos da aplicação das ligaduras funcionais. Pretende ainda desenvolver competências relacionadas com a selecção e aplicação de ligaduras funcionais, consid-erando lesões desportivas específicas de origem traumática e não traumática do quadrante

superior e inferior, assim como, analisar e discutir a sua efectividade com base na actual evidência científica. Pretende-se de igual modo, desenvolver conhecimento e compreensão aprofundada dos objectivos e pressupostos da aplicação de bandas de Kinesio Tape, considerando o processo de reparação tecidular, a activação do sistema linfático e dos sistemas analgésicos endógenos, assim como, desenvolver competências relacionadas com a selecção e aplicação de bandas Kinesio em diversas lesões desportivas do quadrante superior e inferior.

ORTOPEDIA & TRAUMATOLOGIA NO DESPORTO

Esta unidade curricular pretende desenvolver nos discentes conhecimento e compreensão sobre factores epidemiológicos e etiológicos das principais condições ortopédicas e traumatológicas, de origem traumática e não traumática, associadas à prática desportiva, assim como as principais estra-tégias de intervenção médico-cirúrgica.

PORTEFÓLIO PROFISSIONAL

Esta unidade curricular pretende desenvolver nos discentes a capacidade para reflectir sobre a sua prática profissional de forma a identificar objectivos e estratégias que possibilitem o desenvolvimento profissional contínuo e a aprendizagem ao longo da vida,

RACIOCÍNIO CLÍNICO NAS LESÕES ASSOCIADAS À PRÁTICA DESPORTIVA

A unidades curricular de Raciocínio Clínico nas Lesões Associadas à Prática Desportiva pretende de-senvolver nos discentes a capacidade de gestão de tarefas profissionais, facilitadoras da integração do conhecimento, da compreensão e interpretação, da capacidade de resolução de problemas, e da capacidade técnica, atitude e comportamento ético e profissional.

REABILITAÇÃO DO MOVIMENTO I

Esta unidade curricular pretende desenvolver nos discentes capacidade para explorar o potencial do exercício, enquanto movimento parametrizado e instrumento terapêutico de promoção, aquisição ou reaquisição da função. Desse modo, pretende desenvolver conhecimento e compreensão aprofun-dada acerca dos Modelos de Controlo Motor e Reaprendizagem Motora, Estabilidade Dinâmica e Disfunções do Movimento, e respectiva aplicação no âmbito de atletas com disfunções do movimento. Pretende desenvolver também conhecimento e compreensão aprofundada acerca da bioenergética para o movimento, dos mecanismos e efeitos da fadiga muscular (central e periférica), das adapta-ções neuro-musculares e cardiovasculares (agudas e crónicas) ao exercício, das componentes estru-turais do exercício e dos princípios para a aplicação do mesmo. Por fim, pretende ainda desenvolver nos estudantes conhecimento e compreensão acerca dos factores de risco e modelos de prevenção de lesões desportivas, assim como capacidade para os aplicar no âmbito da promoção da saúde do atleta.

REABILITAÇÃO DO MOVIMENTO II

Esta unidade curricular pretende desenvolver nos discentes capacidade para explorar o potencial do exercício, enquanto movimento parametrizado, como instrumento terapêutico de promoção, aquisição

(7)

ou reaquisição da função. Desse modo, pretende desenvolver competências no que diz respeito à avaliação e intervenção junto de atletas com disfunções do movimento, nomeadamente ao nível do planeamento e execução de um conjunto de exercícios baseados nos Modelos de Controlo Motor e Reaprendizagem Motora, Estabilidade Dinâmica e Disfunções do Movimento. Pretende ainda desenvolver conhecimento e compreensão acerca de metodologias de avaliação biomecânica e capacidade para as aplicar no âmbito de atletas com disfunções do movimento.

SEMINÁRIO TEMÁTICO - DOPING NO DESPORTO

Este seminário, integrado na unidade curricular “Seminários Temáticos”, pretende desenvolver nos discentes o conhecimento e compreensão sobre a regulamentação das práticas antidopagem de acordo com a Agência Mundial Antidopagem (AMA), considerando todos os procedimentos e regras dos programas de controlo anti-doping, o acesso e o conhecimento actualizado da lista de substâncias proibidas de acordo com as diferentes modalidades desportivas.

SEMINÁRIO TEMÁTICO - NUTRIÇÃO NO DESPORTO

Este seminário, integrado na unidade curricular “Seminários Temáticos”, pretende desenvolver nos discentes conhecimento e compreensão acerca das orientações nutricionais aplicadas à prática desportiva, considerando a sua implicação no âmbito da intervenção da Fisioterapia e a melhor performance física e desportiva por parte dos atletas.

SEMINÁRIO TEMÁTICO - PSICOLOGIA NO DESPORTO

Este seminário, integrado na unidade curricular “Seminários Temáticos”, pretende desenvolver nos discentes o conhecimento e compreensão acerca dos factores psicológicos que influenciam e são influenciados pela participação e desempenho da prática desportiva.

SUPORTE BÁSICO DE VIDA E DESFIBRILHAÇÃO AUTOMÁTICA EXTERNA

Esta unidade curricular pretende desenvolver nos discentes competências relacionadas com o re-conhecimento e monitorização dos sinais vitais, assim como, a prestação dos primeiros cuidados, incluindo a aplicação das etapas de reanimação cardio-pulmonar, para a prática do fisioterapeuta no desporto.

DESCRIÇÃO DAS UNIDADES CURRICULARES OPCIONAIS UNDERSTANDING PATIENTS WITH LUMBOPELVIC INSTABILITY

Lumbopelvic stability, from anatomy to function; Incidence and prevalence of pelvic girdle pain; Compensation strategies in lumbopelvic/ pelvic girdle pain patients; Assessment and rehabilitation program of pelvic girdle pain patients.

(8)

Neste módulo pretende-se desenvolver conteúdos teórico-práticos centrados na avaliação e trata-mento das disfunções da articulação patelo-femural. Num primeiro motrata-mento, será dado particular enfoque ao sistema de avaliação das principais disfunções da articulação patelo-femural e discutida a sua fidedignidade e aplicabilidade clínica. Num segundo momento, serão apresentadas diferentes estratégias de intervenção centradas na aplicação de tape associado a exercícios de controlo e aprendizagem motora e discutida a sua efectividade com base na evidência disponível.

MOBILIZAÇÃO E MANIPULAÇÃO

Este módulo pretende desenvolver nos discentes conhecimento e compreensão aprofundada acerca dos princípios subjacentes da mobilização e manipulação, assim como, competências de intervenção em contexto clinico. Pretende ainda desenvolver competências técnicas de manipulação e mobiliza-ção, considerando lesões músculo-esqueléticas específicas de origem traumática e não traumática do quadrante superior e inferior.

DISFUNÇÕES CERVICO-CRANEO-MANDIBULARES

Esta unidade curricular pretende melhorar o conhecimento das Disfunções locais da ATM e sua rela-ção com disfunções regionais ao nÌvel Craneo cervical. Pretende-se ainda que os discente melhorem as competÍncias ténicas de avaliação da dor e disfunção Craneo-mandibular, bem como, as compe-tencias técnicas de intervenção na instabilidade Discal da ATM e disfunção regional.

(9)

UNIDADE CURRICULAR ECTS TEMAS HORAS DE CONTACTO TOTAL DE HORAS ÁREA CIENTÍFICA

Reabilitação do Movimento I 6

Modelos de Controlo Motor e Reaprendizagem Motora, Estabilidade Dinâmica e Dis-funções do Movimento e respectiva aplicação no âmbito de atletas com disDis-funções

do movimento 10 h

162 Fisioterapia

Fisiologia do Exercício & Prescrição do Exercício 10 h

Prevenção de Lesões Desportivas 4 h

Reabilitação do Movimento II 5

Avaliação e intervenção junto de atletas com disfunções do movimento 20h

135 Fisioterapia

Metodologias de Avaliação Biomecânica e respectiva aplicação no âmbito de atletas

com disfunções do movimento 10h

Intervenção da Fisioterapia nas Lesões Associadas à Prática Desportiva

2 Examination & Treatment for Foot Related Injuries 14h 54

Fisioterapia

4 Ligaduras Funcionais & Kinesio Taping 32h 81

Patologia e Diagnóstico Diferencial nas Lesões Associa-das à Prática Desportiva

2 Ortopedia & Traumatologia Desportiva 8h 27

Ciências Biomédicas

1 Exames Complementares de Diagnóstico 4h 27

Seminários Temáticos

1 Psicologia no Desporto 4h 27

Ciências Sociais e Humanas e Ciências Biomédicas

1 Nutrição no Desporto 4h 27

1 Doping no Desporto de Alta Competição 4h 27

Análise Crítica da Evidência 4 30h 108 Fisioterapia

Suporte Básico de Vida & DAE 1 8h 27 Enfermagem

Portfolio Profissional 4 16h 108 Fisioterapia

Educação Clínica 18 90h 486 Fisioterapia

Raciocínio Clínico nas Lesões Associadas à Prática

Desportiva 4 16h 108 Fisioterapia

Unidades Curriculares Opcionais*

2 Understanding Patients with Lumbopelvic Instability 15h 54 Fisioterapia

2 Método McConnell nas Disfunções Patelo-Femurais 15h 54 Fisioterapia

6 Mobilização e Manipulação 30h 162 Fisioterapia

2 Disfunções Cervico-Craneo-Mandibulares 15h 54 Fisioterapia

(10)

Todas as Unidades Curriculares têm regime de dispensa de exame final. Para dispensa de exame final, o estudante tem que obter aprovação (classificação mínima de 9,5 valores) nas várias avalia-ções sumativas efectuadas. A não aprovação em avaliação contínua obriga o estudante a realizar as actividades de avaliação em exame final (época normal ou recurso). As estratégias / instru-mentos de avaliação utilizadas no Curso são variadas e adequadas à natureza das competências a desenvolver em cada uma das unidades curriculares (por exemplo: teste escrito; trabalho temátio; relatório, etc).

CORPO DOCENTE

A Pós-Graduação em Fisioterapia no Desporto tem uma coordenação conjunta realizada pelos Professores Marco Jardim (marco.jardim@ess.ips.pt) e Rita Fernandes (rita.fernandes@ess.ips.pt). Para além da Coordenação global do curso existem ainda os responsáveis e colaboradores pelas diferentes Unidades Curriculares. Estes tem como principal função gerir as actividades planeadas na respectiva Unidade Curricular e assegurar a qualidade do processo, de forma a beneficiar os estu-dantes através da realização dos objectivos estabelecidos e da implementação de acções definidas.

CALENDÁRIO LECTIVO

Inicio das actividades lectivas 16 Setembro 2011

(11)

Referências

Documentos relacionados

Curso FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA

obediência e principalmente na quase sobre humana capacidade de um chefe ou de um reduzido grupo dirigente de fazer frente a tudo, de dar a cada contingência a

Entretanto estudos complementares para o estabelecimento de estratégias de manejo são ainda necessários, principalmente para a avaliação do impacto de extração sobre a

Caracterização das estações de coleta de Heteroptera aquáticos e semi-aquáticos em ambientes lênticos (janeiro de 2000) e lóticos (maio a outubro de 2000) na área de abrangência

Em diálogo permanente com esse Bonnefoy poeta e ensaísta preocupado com as diversas formas e épocas das artes  – literária e visual  –, aquele outro Bonnefoy, que

Cursos que utilizam o laboratório: Graduação em Fisioterapia, Residência em Fisioterapia Neurológica, Residência em Fisioterapia Pulmonar, Residência em Fisioterapia

Se esse argumento é são, então, a doutrina Reformada, da soberania de Deus, não implica que Deus seja o autor do

•  Avaliar suscetibilidade (1960; IgG; cartão de vacinas) •  Vacinar de preferência antes de tto imunosupressor •  Iniciar tto imunosupressor 3 semanas após