• Nenhum resultado encontrado

CARGO ASSISTENTE SOCIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARGO ASSISTENTE SOCIAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CONCURSO

PÚBLICO

02/2016

M

UNICÍPIO DE

P

ALMEIRA

D’O

ESTE

CADERNO DE PROVA

PROVA 2

CARGO

ASSISTENTE SOCIAL

NOME:_________________________________________ Nº INSCRIÇÃO

ASSINATURA: ______________________________

(2)
(3)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Assistente Social – P2 2

ANTES DE INICIAR A PROVA, LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

Aguarde a ordem do fiscal para iniciar a prova.

Você está recebendo o Cartão de Respostas, este Caderno de Prova e o Gabarito do

Candidato, certifique-se de que está tudo correto.

Este caderno contém 40 (quarenta) QUESTÕES OBJETIVAS, com 5 (cinco)

alternativas cada, sendo somente 1 (uma) a correta.

Confira no Cartão de Respostas seu nome e número de inscrição, tendo qualquer

divergência comunique o fiscal de sala.

No Cartão de Respostas, você deve preencher apenas um campo referente ao número

do seu caderno de Prova, com caneta esferográfica azul ou preta, sem ultrapassar a

borda.

Exemplo:

No Cartão de Respostas, você deve preencher apenas uma alternativa de cada

questão, com caneta esferográfica azul ou preta, sem ultrapassar a borda.

Exemplo:

A questão não assinalada, assinalada em mais de uma alternativa, emendada, rasurada,

borrada, ou que vier com outra assinalação que não a prevista será considerada nula.

O Cartão de Respostas deve ser assinado, sem amassá-lo, dobrá-lo ou rasurá-lo, pois

em hipótese alguma será substituído.

A prova terá duração de 4 (quatro) horas.

A saída definitiva do candidato da sala será permitida depois de transcorrida uma hora

do início da prova.

Os 3 (três) últimos candidatos que ficarem na sala terão que aguardar até que todos

terminem, para lavrar a ata de fechamento dos envelopes.

Ao sair, você entregará ao fiscal da sala o Cartão de Repostas e este Caderno de

Prova, podendo somente levar consigo o Gabarito do Candidato.

(4)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Assistente Social – P2 3

LÍNGUA PORTUGUESA

A charge de Tacho foi publicada originalmente no Jornal NH (Rio Grande do Sul) e retrata um assunto bastante discutido atualmente. Sobre ela responda às questões 1 e 2:

(Disponível em: <http://www.chargeonline.com.br>. Acesso em 07/10/2016)

1- A palavra "desnorteados" sofreu o(s) mesmo(s) processo(s) morfológico(s) que também ocorre(m) em:

a) Carinhosos. b) Recompor. c) Passatempos. d) Desfeitos. e) Debate.

2- Ao trocarmos o "SE O SUL" do início da charge por "CASO O SUL", como ficaria a nova construção?

a) ... se separar do Brasil. b) ... se separe do Brasil. c) ... separe-se do Brasil. d) ... seje separado do Brasil. e) ... separar-se-á do Brasil.

As questões de 3 a 10 referem-se aos textos I e II. Leia-os atentamente.

TEXTO I

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.

E uma banana pelo potássio.

E também uma laranja pela vitamina C.

Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes. Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.

Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia...

E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia. Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito. As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma). E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando. Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações. Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo – e nem estou falando de sexo tântrico. Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo! Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher... na sua cama. Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir. É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro. E já que vou, levo um jornal... Tchau! Viva a vida com bom humor!!!

(VERÍSSIMO, Luís Fernando. Exigências da vida moderna. Disponível em

<http://jornalismoantenado.blogspot.com.br/2010/02/exigencias-da-vida-moderna.html>. Acesso em: 01/10/2016.)

TEXTO II

Manter-se saudável e ativo é uma das grandes alegrias da vida. É importante sentir-se bem sempre, porém para manter a saúde é preciso cuidar dela diariamente. Assim, recomendam-se pequenos cuidados para que seu corpo e mente permaneçam em equilíbrio por muito mais tempo.

1. Beba água: A água faz muito bem ao organismo, ela atua em todas as funções do corpo hidratando-o e permitindo que a temperatura seja mantida. Por isso, é fundamental que adultos bebam pelo menos 2 litros da água por dia para garantir um bom funcionamento de seu organismo.

(5)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Assistente Social – P2 4

2. Alimentação: Comer é fundamental para manter a saúde do corpo, no entanto, a ingestão de bons alimentos faz toda a diferença. O consumo diário de legumes e verduras precisa ser incentivado desde a infância, eles atuam de forma importante para manter o bom funcionamento do organismo. Os grãos, as carnes e as frutas também devem fazer parte das refeições, pois fornecem nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente. É importante também consumir os alimentos com moderação para se ter uma vida saudável.

3. Exercícios físicos: Gostar de praticar exercícios físicos não é unanimidade, infelizmente. No entanto, é preciso incluí-lo nos hábitos diários de saúde. Afinal, "É melhor prevenir do que remediar". Sendo assim, mesmo que você não goste muito de praticá-los, faça isso pensando em sua saúde e bem-estar ao longo dos próximos anos. O importante é adquirir o hábito de praticar exercícios sempre.

4. Descanso: Ter momentos de relaxamento e um bom período de sono também auxiliam no bom andamento da saúde. Porém, com a vida corrida que muitas pessoas levam atualmente, esses momentos ficam cada vez mais escassos. Para começar você pode ter uma hora para dormir. Estipule com base no seu tempo de sono. Separe pelo menos algum momento na semana para momentos de lazer. Passeie, encontre amigos, faça uma caminhada, vá ao cinema, enfim, faça algo que goste. Dê esse presente para você mesmo.

5. Faça exames pelo menos uma vez por ano: Procure seu médico para exames de rotina, desta forma você poderá também prevenir o aparecimento de algumas doenças. Defina um mês em sua agenda e a cada ano, faça uma visita a seu especialista para um controle de sua saúde. Cuide de sua saúde, ela é indispensável para uma vida feliz!

(FINHOLDT, Renata. 5 cuidados básicos com a saúde para ter uma vida plena! Disponível em <http://familia.com.br>. Acesso em 04/10/2016.)

3- Sobre os dois textos podemos afirmar:

I. Ambos retratam as necessidades e preocupações com o "cuidar-se".

II. Em I, a veia literária do autor fica explícita devido ao gênero textual escolhido: a crônica.

III. O texto II poderia ser resumido em breves tópicos para ser colocado, em forma de cartaz, em postos de saúde. IV. O texto I pode ser considerado incompleto, pois não

alerta sobre a necessidade de procurar um médico para exames de rotina.

V. A diferença entre ambos reside, principalmente, no objetivo textual: o primeiro visa ao entretenimento, enquanto o segundo, ao aconselhamento.

VI. Em I, o autor chega à conclusão de que não temos horas suficientes no dia para realizar tudo o que é necessário para se ter uma vida saudável, por isso devemos descartar algumas "tarefas" diárias.

São verdadeiras:

a) I, II, III e V. b) I, IV, V e VI. c) Todas.

d) Apenas II e III.

e) Apenas III e VI.

4- Um dos recursos estilísticos bastante utilizado por Veríssimo no texto I é a ironia (figura por meio da qual se diz o contrário do que se quer dar a entender). As expressões abaixo comprovam esse uso, exceto:

a) "...que ninguém sabe bem o que é..." (linha 9)

b) "Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem." (linha 13)

c) "Fibra suficiente para fazer um pulôver." (linha 18)

d) "Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia..." (linha 29)

e) "Ainda bem que somos crescidinhos..." (linha 52)

5- Se, na expressão "É melhor prevenir do que remediar" (texto II), trocássemos o início "é melhor" por "é preferível", como ficaria a nova construção da frase de acordo com a norma culta da língua:

a) ... prevenir do que remediar. b) ... prevenir que remediar. c) ... prevenir a remediar.

d) ... mil vezes prevenir do que remediar. e) ... prevenir à remediar.

6- Nas frases selecionadas (do texto I) temos um caso de termos parônimos - palavras com escrita e pronúncia parecidas, mas com significado diferente: "Uma xícara de chá verde sem açúcar..." e "... mastigar pelo menos cem vezes cada garfada". Sabendo disso, assinale a alternativa em que o termo entre parênteses não completa corretamente o sentido da frase:

a) Diversos estudos afirmam que fazer uma breve (sesta) aumenta a produtividade no trabalho no período da tarde. b) A (cidra) é uma bebida alcóolica à base de maçã muito

produzida e consumida na Inglaterra.

c) A blusa nova ficou (destinta) na primeira lavagem.

d) Motoristas (insipientes) causam diversos acidentes nas rodovias do nosso país anualmente.

e) O artista (atuava) na peça representando um policial que adorava (autuar) em flagrante.

7- Na frase selecionada (texto I), qual é a função das palavras em destaque?

"... um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o

que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão)."

a) Conjunção; partícula de realce; conjunção causal.

b) Pronome relativo; partícula de realce; conjunção integrante.

c) Pronome interrogativo; conjunção concessiva; preposição. d) Conjunção integrante; preposição; partícula expletiva. e) Pronome relativo; pronome substantivo; partícula

expletiva.

8- Ao passarmos a frase "Separe pelo menos algum momento na semana para momentos de lazer. Passeie, encontre amigos, faça uma caminhada, vá ao cinema,

(6)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Assistente Social – P2 5

enfim, faça algo que goste." para a negativa, teremos as seguintes formas verbais no imperativo:

a) Não separes; não passeia; não encontra; não faças; não vá; não faças.

b) Não separa; não passeie; não encontra; não faze; não vai; não faze.

c) Não separe; não passeia; não encontres; não faça; não vai; não faça.

d) Não separas; não passeie; não encontre; não faça; não vás; não faça.

e) Não separe; não passeie; não encontre; não faça; não vá; não faça.

9- Da frase a seguir, criada a partir da leitura dos textos, foram retirados os acentos indicativos de crase. Quantos

acentos seriam necessários (incluindo os casos

facultativos) para que fique de acordo com a norma culta da língua?

Aspirando a saúde e a longevidade, os autores mostram, cada um a sua maneira, o que devemos fazer e o quanto custa as pessoas ter uma vida saudável e adequada a atual

vida social. a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 6.

10- As conjunções destacadas nas frases abaixo podem ser trocadas, respectivamente, por qualquer uma das citadas nas alternativas sem que causem alteração de sentido, exceto:

I. "... não lembro bem para o que, mas faz bem". (texto I) II. "E você deve cuidar das amizades, porque são como uma

planta". (texto I)

III. "No entanto, é preciso incluí-lo nos hábitos diários de saúde". (texto II - 4º parágrafo)

a) I. que; II. que; III. portanto. b) I. porém; II. pois; III. todavia. c) I. entretanto; II. que; III. contudo.

d) I. só que; II. uma vez que; III. entretanto. e) I. no entanto; II. visto que; III. apesar disso.

MATEMÁTICA

11- Suponhamos que os estudantes de certa escola recém inaugurada sejam estimados, para daqui a X anos, pela função f(x)

152x

100. Daqui a dois anos, a quantidade de alunos na escola será de:

a) 1925. b) 1500. c) 1825. d) 1900. e) 1475.

12- Um caminhão com capacidade para transportar T toneladas, faz a distribuição de ração em três granjas: X, Y e Z. Partindo com a capacidade total de carga, deixou

20 7 do total em X. Se em Y deixou 15 3 do que restou e em Z as últimas 13 toneladas, então T é:

a) 23 < T < 26. b) 15 < T < 22. c) 27 < T < 30. d) 30 < T < 33. e) 35 < T.

13- A média dos preços de 20 marcas de carro de uma montadora X era de R$ 45.000,00. Quando uma das marcas foi substituída por um novo lançamento com valor de R$ 32.000,00, essa média passou a ser de R$ 44.000,00. Nessas condições, é correto afirmar que o preço do carro que foi substituído era de:

a) R$ 32.000,00. b) R$ 38.500,00. c) R$ 52.000,00. d) R$ 48.200,00. e) R$ 42.500,00.

14- Quatro irmãos abriram uma sorveteria. O primeiro irmão investiu R$ 20.000,00, o segundo R$ 15.000,00, o terceiro R$ 8.000,00 e o quarto R$ 12.000,00. Os irmãos

combinaram que os lucros ou prejuízos que

eventualmente viesse ocorrer seriam divididos em partes proporcionais aos capitais por eles empregados. Nos primeiros três meses, houve um prejuízo de R$ 30.250,00. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta:

a) Os quatros irmãos pagaram nestes três primeiros meses R$ 7.562,00 cada.

b) Os irmãos pagarão R$ 11.000,00, R$ 8.250,00, R$ 4.400,00 e R$ 6.600,00 cada, respectivamente de acordo com a ordem de investimento inicial.

c) Os irmãos pagarão R$ 10.000,00, R$ 9.250,00, R$ 4.400,00 e R$ 6.600,00 cada, respectivamente de acordo com a ordem de investimento inicial.

d) O primeiro irmão pagará R$ 15.000,00 e os outros irmãos R$ 5.083,33 cada.

e) Os irmãos pagarão R$ 11.000,00, R$ 8.250,00, R$ 5.400,00 e R$ 5.600,00 cada, respectivamente de acordo com a ordem de investimento inicial.

15- Considere que uma pessoa decida investir R$ 1.000,00 durante um ano, e que foram apresentados em três instituições diferentes, os seguintes juros compostos:

● Instituição A: 3% ao mês. ● Instituição B: 40% ao ano. ● Instituição C: 22% ao semestre. ● Instituição D: 6% ao bimestre. ● Instituição E: 9% ao trimestre.

(7)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Assistente Social – P2 6

Sabendo-se que (1,03)12 = 1,4626 e (1,06)6 = 1,4185, a instituição que oferece maior rentabilidade é:

a) Instituição A. b) Instituição B. c) Instituição C. d) Instituição D. e) Instituição E.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

16- Para receber os recursos financeiros do Fundo Nacional da Assistência Social (FNAS), os municípios devem cumprir algumas condições como:

I - Instituir e manter em funcionamento o Conselho Municipal de Assistência Social e Fundo Municipal de Assistência Social.

II - Elaborar o Plano de assistência social.

III - Ter a comprovação orçamentária dos recursos próprios do município destinados à assistência social alocados nos respectivos Fundos de Assistência Social.

IV - Cumprir as obrigações assumidas.

V - Ter regularidade na aplicação dos recursos.

VI - Ter as contas do exercício anterior aprovadas pelo respectivo Conselho.

Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas:

a) Todas as afirmações estão corretas. b) Somente a I e II estão corretas. c) Somente a I, II e VI.

d) Somente a I e III estão corretas. e) Somente a II está correta.

17- O valor que a família recebe por mês é a soma de vários tipos de benefícios previstos no Programa Bolsa Família. Os tipos e as quantidades de benefícios que cada família recebe dependem da composição (número de pessoas, idades, presença de gestantes etc.) e da renda da família beneficiária. Há um valor pago somente às famílias extremamente pobre (renda mensal por pessoa de até R$ 85,00), esse valor transferido é de:

a) R$ 170,00. b) R$ 39,00. c) R$ 80,00. d) R$ 85,00.

e) Nenhuma das alternativas.

18- Preencha as lacunas:

O _________ _________, como documento específico elaborado por assistente social, se traduz na apresentação descritiva de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto de intervenção profissional, no seu cotidiano laborativo. No sistema judiciário, seu uso, que é muito comum no trabalho às Varas da Infância e Juventude, se dá como finalidade de informar, esclarecer, subsidiar, documentar um auto processual relacionado a alguma medida protetiva ou socioeducativa, prevista no Estatuto da Criança e

do Adolescente, ou enquanto parte de registros a serem utilizados para a elaboração de um _________ ou _________.

Assinale a alternativa correta:

a) Relatório Social, Laudo ou Parecer. b) Laudo Social, Perícia ou Relatório. c) Laudo Social, Relatório ou Parecer. d) Relatório Social, Parecer ou Perícia. e) Parecer Social, Laudo ou Relatório.

19- Elaboração, execução e avaliação dos planos municipais, estaduais e nacional de Assistência Social, buscando interlocução com as diversas áreas e políticas públicas, com especial destaque para as políticas de Seguridade Social. De acordo com o enunciado, a quem se destina tais atribuições?

a) Ao órgão gestor.

b) Ao Conselho Federal de Serviço Social – CFESS.

c) À Gestão, Planejamento e Execução direta da Política de Assistência Social.

d) Ao Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA.

e) À Secretaria Estadual de Assistência Social.

20- Os efeitos aplicados em caso de Descumprimento de Condicionalidades são:

I- Advertência.

II- Bloqueio.

III- Suspensão.

IV- Cancelamento.

O Trabalho Social com Famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, é essencial na Política de Assistência Social. Diante disso, na aplicação dos efeitos à família, (advertência, bloqueio, suspensão e cancelamento), ela deve ser inserida no Sistema Específico e acompanhada pelos trabalhadores do SUAS da Proteção Social Básica ou da Proteção Social Especial, justificando o descumprimento.

Estamos nos referindo a qual Sistema Específico?

a) SIBEC.

b) CADÚNICO. c) SICON. d) CECAD. e) SIGPBF.

21- Quando temos uma análise detalhada de uma determinada situação social. Tendo a finalidade de emitir um processo técnico sobre a situação/questão estudada pelo Assistente Social. Via de regra, envolve uma situação conflituosa que necessita da manifestação para que seu estudo e parecer sirva de elemento para a decisão do conflito.

De qual instrumento de trabalho nos referimos?

a) Perícia Social. b) Diagnóstico.

(8)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Assistente Social – P2 7

c) Parecer Social. d) Estudo Social. e) Relatório Social.

22- Os Benefícios Eventuais são previstos pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e oferecidos pelos municípios e Distrito Federal aos cidadãos e às suas famílias que não têm condições de arcar por conta própria com o enfrentamento de situações adversas ou que fragilize a manutenção do cidadão e sua família. A oferta desses benefícios também pode ocorrer por meio de identificação de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade nos atendimentos feitos pelas equipes da Assistência Social.

O benefício deve ser oferecido nas seguintes situações:

a) Nascimento, morte, insegurança alimentar e calamidade pública.

b) Nascimento, morte, insegurança alimentar e caráter de emergência.

c) Nascimento, morte, cesta básica e caráter de emergência. d) Nascimento, morte, cesta básica e calamidade pública.

e) Nascimento, morte, vulnerabilidade temporária e

calamidade pública.

23- Em conformidade ao preconizado pelo ECA, a aplicação de medidas socioeducativas necessita considerar a capacidade do adolescente em cumpri-las, as circunstâncias e a gravidade da infração praticada. Basicamente, pode-se dividi-las em medida socioeducativa de meio aberto ou fechado. As executadas em meio aberto são:

a) Advertência; Obrigação de Reparar um Dano; Prestação de

Serviço à Comunidade, Liberdade Assistida;

Semiliberdade e Internação.

b) Advertência, Cumprimento de Liberdade Assistida; Prestação de Serviço à Comunidade; Semiliberdade e Fundação Casa.

c) Internação; Semiliberdade; Liberdade Assistida; Prestação de Serviço à Comunidade; Obrigação de Reparar um Dano e Advertência.

d) Prestação de Serviço à Comunidade; Liberdade Assistida, Internação na Fundação Casa, Reparar dano ao Patrimônio Público e Liberdade Condicional.

e) Nenhuma das alternativas.

24- Preencha a lacuna:

A oferta de trabalho social nos ___________ pressupõe a utilização de diversas metodologias e técnicas necessárias para operacionalizar o acompanhamento especializado. Requer, ainda, a construção de vínculos de referência e confiança do usuário com a Unidade e profissionais da equipe, além de postura acolhedora destes, pautada na ética e no respeito à autonomia e à dignidade dos sujeitos. Nesse contexto, a escuta qualificada em relação às situações e

sofrimentos vivenciados pelos usuários tornam-se

fundamentais para o alcance de bons resultados e a viabilização do acesso a direitos.

Assinale a alternativa correta:

a) CRAS. b) CREAS. c) CASA-LAR. d) CENTRO-POP. e) CENTRO-DIA.

25- Garante a continuidade do Sistema Único de Assistência Social – SUAS:

O Sistema organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

De qual Lei o texto acima foi tirado?

a) Lei 8.742/93 – LOAS.

b) Lei 12,101/09 – Entidades Beneficentes de Assistência Social.

c) Lei 12.435/11 – Lei do SUAS.

d) Lei 12.317 – Lei da Jornada de Trabalho de 30 horas. e) Lei 8.662/93 – Regulamenta a Profissão do Assistente

Social.

26- Com a instituição da PNAS, em 2004, prevê dois eixos estruturantes do SUAS, sendo eles:

a) Matricialidade Sociofamiliar e Territorialização.

b) Territorialização e Trabalho Social com famílias do PAIF. c) Matricialidade Sociofamiliar e Comunidade.

d) Matricialidade Sociofamiliar e Vulnerabilidade. e) Território e Vulnerabilidade.

27- Na Cartilha sobre Orientações Técnicas sobre o PAIF, no seu Volume 2, com o título Trabalho Social com Famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, nos traz a metodologia aplicada as Oficinas do PAIF, como a duração dessas Oficinas.

A duração deve ser de:

a) 120 a 150 minutos. b) 120 a 130 minutos. c) 60 a 100 minutos. d) 60 a 120 minutos. e) 30 a 60 minutos.

28- De acordo com as Diretrizes Básicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, responda Verdadeiro para as ações que caracterizam o

(9)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Assistente Social – P2 8

SCFV e Falso para que não caracterizam ações do Serviço:

( ) Nos grupos do SCFV, são desenvolvidas atividades

planejadas, que consideram as especificidades

relacionadas aos ciclos de vida dos usuários, bem como as suas potencialidades, as vulnerabilidades e os riscos sociais presentes no território.

( ) O SCFV destina-se aos usuários das seguintes faixas etárias: crianças até 06 anos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, adolescentes de 15 a 17 anos, jovens de 18 a 29 anos; adultos de 30 a 59 anos e pessoas idosas. Podem participar do SCFV todos os que dele necessitarem, com destaque para os usuários descritos na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009) e mencionados na Resolução CNAS nº 1, de 21 de fevereiro de 2013.

( ) Ações pontuais ou esporádicas na forma de bailes, festas, atividades físicas, oficinas, passeios e palestras não caracterizam, por si só, os grupos do SCFV. O mesmo vale para a promoção de cursos profissionalizantes e para a oferta de apoio escolar/ acadêmico, os quais não são de competência da política de assistência social e, por conseguinte, não o são também do SCFV.

( ) Os encontros dos grupos podem ser diários, semanais ou quinzenais. Neste serviço, a convivência entre os usuários representa a metodologia de sua intervenção e o modo pelo qual se alcança o fortalecimento dos vínculos relacionais, por isso orienta-se que o intervalo máximo de tempo para os encontros dos grupos seja de quinze dias. É importante que o gestor municipal ou do Distrito Federal considere, para a definição da carga horária de funcionamento dos grupos do SCFV, a incidência de vulnerabilidades e riscos no território e o público sobre o qual elas incidem – crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos.

( ) O planejamento das atividades deve observar os três eixos orientadores do SCFV, a saber: Convivência social; Direito de ser; e Participação social. A partir desses eixos, nos encontros dos grupos, podem ser realizadas atividades de esporte, lazer, arte e cultura, estudos,

reflexões, debates, experimentações, visitas a

equipamentos institucionais públicos ou privados do território (ou fora dele) e ações na comunidade.

Assinale a alternativa correta:

a) V, F, F, V, V. b) V, V, V, V, F. c) F, V, V, F, F. d) F, F, V, V, V. e) V, V, F, V, V.

29- Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional; e altera as Leis nos 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente);

7.560, de 19 de dezembro de 1986, 7.998, de 11 de janeiro de 1990, 5.537, de 21 de novembro de 1968, 8.315, de 23 de dezembro de 1991, 8.706, de 14 de setembro de 1993, os Decretos-Leis nos 4.048, de 22 de janeiro de 1942, 8.621,

de 10 de janeiro de 1946, e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de

1o de maio de 1943.

Após a leitura do enunciado, indique a Lei referida:

a) Lei 8.706, de 14/09/1993. b) Lei 12.594, de 18/01/2012. c) Lei 8.472, de 07/12/93. d) Lei 12.435, de 06/07/2011. e) Lei 8.069, de 13/07/1190.

30- O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) é um benefício individual, não vitalício e intransferível. Instituído pela Constituição Federal de 1988, ele garante a transferência de 1 (um) salário mínimo à pessoa idosa, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado pela família. Para ter direito ao benefício, o solicitante precisa comprovar que a renda mensal

familiar per capita é inferior a

¼

(um quarto) do salário

mínimo. As pessoas com deficiência também precisam passar por avaliação médica e social realizadas por profissionais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É importante esclarecer que o benefício não pode ser concedido ao cidadão que recebe qualquer benefício previdenciário público ou privado. O BPC é um benefício da política de assistência social, que integra a Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Para acessá-lo, não é necessário ter contribuído com a Previdência Social.

A Lei estabelece que o benefício deve passar pela revisão. Qual a periodicidade para esta revisão?

a) Revisão Bienal. b) Revisão Semestral. c) Revisão Bimestral. d) Revisão Mensal. e) Revisão Anual.

31- Destinado a pessoas idosas (60 anos ou mais) de ambos os sexos, independentes ou com algum grau de dependência. O acolhimento deverá ser adotado como uma medida excepcional, quando esgotadas todas as possibilidades de auto sustento e convívio com os familiares. É previsto para as pessoas idosas que não têm de condições para permanecer com a família, pois passaram por situações de violência e negligência, estão em situação de rua ou de abandono.

O Acolhimento Institucional para pessoas idosas pode ser ofertado nas seguintes unidades:

a) Abrigo Institucional (Instituição de Longa Permanência – ILPI); Asilo e Albergue.

(10)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Assistente Social – P2 9

b) Abrigo Institucional (Instituição de Longa Permanência – ILPI); Casa-Lar e Albergue.

c) Abrigo Institucional (Instituição de Longa Permanência – ILPI), República e Asilo.

d) Abrigo Institucional (Instituição de Longa Permanência – ILPI); Casa-Lar e República.

e) Abrigo Institucional (Instituição de Longa Permanência – ILPI), Albergue e República.

32- Leia atentamente o texto abaixo, e indique a(s) ferramenta(s) de trabalho, do Sistema Único de Assistência Social – SUAS:

I – Das situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos e dos eventos de violação de direitos em determinados territórios.

II – Do tipo, volume e padrões de qualidade dos

serviços ofertados pela rede Socioassistencial. Assinale a alternativa correta:

a) Monitoramento e Avaliação. b) Vigilância Socioassistencial. c) Monitoramento e Impacto Social. d) Avaliação e Impacto Social.

e) Avaliação e Vigilância Socioassistencial.

33- O piso é uma forma de organização dos serviços ofertados a determinado público-alvo. O valor que será repassado aos estados e municípios é calculado a partir de critérios para a oferta dos serviços. Com base nesses critérios, os pisos são calculados e os municípios recebem recursos para executar os respectivos serviços.

Qual o Piso financia o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes?

a) Piso Variável de Alta Complexidade – PVAC. b) Transição de Média Complexidade – TMC. c) Variável de Média Complexidade – VMC. d) Piso Fixo de Alta Complexidade – PAC II. e) Piso Fixo de Alta Complexidade – PAC I.

34- O primeiro curso de Serviço Social no Brasil surgiu em 1936 e sua regulamentação ocorreu no ano de:

a) 1936. b) 1940. c) 1937. d) 1957. e) 1950.

35- Visando materializar seus objetivos, o PAIF desenvolve ações individuais e coletivas, que precisam ser implementadas de forma articulada e requerem planejamento e avaliação. Quando nos referimos a estes objetivos propostos pelo PAIF, as ações são:

a) Acolhida, Visita Domiciliar, Estudo Social, Ações Comunitárias e Oficinas com Famílias.

b) Acolhida, Ações Particularizadas, Encaminhamentos, Vista Domiciliar e Ações Comunitárias.

c) Acolhida, Ações Particularizadas, Encaminhamentos, Oficinas com Famílias e Ações Comunitárias.

d) Acolhida, Visita Domiciliar, Estudo Social, Ações Particularizadas, e Oficinas com famílias.

e) Acolhida, Encaminhamentos, Visita Domiciliar, Ações Particularizadas e Estudo Social.

RACIOCÍNIO LÓGICO

36- Para ir à faculdade, Maria que não tem automóvel, tem duas alternativas para chegar à faculdade: Van escolar ou moto táxi. A probabilidade de ir de Van escolar é de 45% e a de ir de moto táxi são 55%. Optando pela Van escolar, a probabilidade de chegar atrasada é de 20% e optando por ir de moto táxi a probabilidade de atraso é de 8%. Sabendo-se que Maria chegou a tempo na faculdade, pode-se afirmar que a probabilidade de ela ter ido de moto táxi é de aproximadamente:

a) 48%. b) 51%. c) 58%. d) 57%. e) 55%.

37- Em um triângulo retângulo, a hipotenusa é

3 4

do cateto maior. O cateto menor é

3 1

da hipotenusa. Sabendo que a área desse triângulo é 288 cm2, então o perímetro em cm é: a) 96. b) 136. c) 112. d) 124. e) 100.

38- Três amigos, Gil, Beto e Pedro foram ao veterinário e disseram que cada um deles tinha um animal de estimação diferente um do outro. Um era dono de uma calopsita, outro de um gato e o terceiro era dono de um jabuti. O veterinário perguntou quem era dono de cada um dos animais. O dono da calopsita respondeu: “Gil é dono do jabuti”. O dono do jabuti falou: “Eu sou o Beto”, e dono do gato disse: “Pedro é dono do jabuti”. Como todos da cidade, inclusive o veterinário sabiam que Gil sempre diz a verdade, ele foi capaz de identificar corretamente quem era cada pessoa e seu animal de estimação. Os animais de estimação de Gil, Beto e Pedro eram respectivamente:

a) Jabuti, calopsita e gato. b) Calopsita, gato e jabuti. c) Jabuti, gato e calopsita. d) Gato, calopsita e jabuti. e) Calopsita, jabuti e gato.

(11)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Assistente Social – P2 10

39- Se João liga para Cláudia, então Cláudia vai ao teatro. Se Cláudia vai ao teatro então Beatriz vai ao restaurante. Se Beatriz vai ao restaurante, então Paulo fica em casa. Porém, Paulo não fica em casa, assim podemos concluir que:

a) Beatriz não vai ao restaurante e Cláudia vai ao teatro. b) Paulo não fica em casa e Beatriz vai ao restaurante. c) Paulo não fica em casa e João liga para Cláudia. d) Cláudia vai ao teatro e Beatriz vai ao restaurante.

e) Beatriz não vai ao restaurante e João não liga para Cláudia.

40- Realizada uma pesquisa sobre as mulheres de 25 a 35 anos no ano de 2016, o resultado pode ser demonstrado no diagrama abaixo. Assim, podemos concluir que:

a) Todas as mulheres que possuem carro próprio possuem casa própria.

b) Todas as mulheres que possuem casa própria trabalham no período integral.

c) Algumas mulheres que têm filhos possuem carro próprio. d) Todas as mulheres que possuem carro próprio trabalham

no período integral.

e) Algumas mulheres que trabalham no período integral têm carro.

Referências

Documentos relacionados

Todos os entrevistados tem a percepção que houve alguma mudança em sua região e essa alteração está relacionada ao clima de alguma

Desta forma o Sistema Integrado de Gestão proposto para a Divisão de Rebocadores do Grupo Líder deverá ser composto dos procedimentos e instruções do sistema da qualidade

Por ser o sertão roseano um locus ficcional (e também geográfico) de dimensões metafóricas muito amplas, o jagunço Riobaldo é muito mais fecundo em questões

Trata-se de recurso ordinário em habeas corpus interposto em face do acórdão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - TJRS, que denegou a impetração originária,

hereges, como pessoas sediciosas e traidoras, insatisfeitos com a igreja, insatisfeitos com o governo de seu país; e, no entanto, é claro que não se pode negar que

O QUE EU PASSEI NA VIDA VOCÊ NÃO SABE COMO É PARA VIVER NA MINHA PELE. TEM QUE SER MUITO, MAIS

Nesta seção também foram inseridas algumas perguntas introdutórias na avaliação acadêmica e profissional, tais como: ano de início e de conclusão da

Muitas vezes é útil impor-se, para manipulação de uma certa estrutura de dados, restrições quanto à visibilidade de seus componentes ou quanto à ordem que deve ser