• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE AULA. Conteúdo: A cidade e o campo Título: Elementos que compõem as paisagens Autoria: Fabíola Maciel Corrêa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE AULA. Conteúdo: A cidade e o campo Título: Elementos que compõem as paisagens Autoria: Fabíola Maciel Corrêa"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PLANO DE AULA

Conteúdo:

A cidade e o campo

Título:

Elementos que compõem as paisagens

Autoria:

Fabíola Maciel Corrêa

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

● Reconhecer como cada pessoa tem um modo distinto de perceber uma paisagem e os elementos que a compõem.

● Compreender o conceito de sustentabilidade.

● Perceber que a ação da natureza e dos seres humanos sobre o ambiente resulta numa grande diversidade de paisagens.

Materiais de apoio

● Computador com acesso à internet (opcional). ● Projetor multimídia (opcional).

● CD-player.

● Cartolinas, folhas de sulfite A4, folhas de creative paper e grampeador. ● Caderno, lápis e borracha.

● Canetinhas e lápis de cor.

● Cola branca e tesoura sem ponta. ● Fita adesiva.

● Revistas para recorte.

Encaminhamento metodológico

1ª etapa

(2)

você colocará um CD com sons da natureza para eles ouvirem de olhos fechados, imaginando a paisagem que os sons sugerem. Promova a audição de sons de floresta, de rios, de chuva, de mar, etc. Como sugestão, você pode ouvir o CD Sons

da Natureza: Tranquilidade, cuja referência você encontra no campo de Sugestões

de leitura e pesquisa deste plano de aula. Se a sua escola não dispuser de um

CD-player, procure por sons da natureza em sites de buscas de vídeos e reproduza-os

para a turma.

A proposta é sensibilizar os alunos para a percepção de que em cada paisagem há um grupo de elementos que desperta sentimentos únicos em cada pessoa. As lembranças e as preferências fazem com que gostemos mais de determinadas paisagens. Peça aos alunos que contem o que eles imaginaram ao ouvir os sons, descrevendo a paisagem em detalhes. Proponha que desenhem essa paisagem no caderno, dando-lhe um título e acrescentando uma legenda que destaque os seus principais elementos.

2ª etapa

Escreva no quadro a palavra SUSTENTABILIDADE e pergunte aos alunos se sabem o que ela significa. Se possível, procure, em um site de busca de vídeos, por vídeos que falem sobre o tema, e depois converse com os alunos sobre as informações que mais lhes chamaram a atenção. Pergunte:

● O que é sustentabilidade?

● Quais ações humanas podem ajudar o meio ambiente?

Para sensibilizar a turma, promova a apresentação das imagens disponíveis no Item 1 – Sugestões de Multimídia, com o auxílio de um projetor. Se a sua escola não tiver esse recurso, exiba os slides impressos. Enquanto observam as fotos, permita que as canções de natureza continuem tocando.

Com base nas falas dos alunos, proponha o lançamento de uma campanha de sustentabilidade na escola. Inicialmente verifique com a direção da escola essa possibilidade, considerando que os alunos abordarão questões de consumo de papel, de água, de luz entre outros aspectos que dizem respeito à gestão escolar. Depois disso, combine com a turma quais serão as ações da campanha (o que faremos?), para quem será direcionada (alunos, professores, funcionários, comunidade, famílias), como será realizada e divulgada (cartazes, palestras, criação de slogans/paródias) e quanto tempo durará (cronograma).

Divida a turma em grupos e distribua as tarefas: confecção de cartazes, criação de lema/slogan/paródia, visitas às turmas para divulgação, entre outras atividades.

(3)

3ª etapa

Nesta etapa, dê continuidade à proposta da campanha acompanhando e finalizando as produções e ações dos alunos. Combine com outros professores e até funcionários de outros setores para apoiar a campanha reforçando-a e divulgando-a pela escola. Enquanto você acompanha os grupos no desenvolvimento e na construção dos trabalhos, entregue a cruzadinha sobre o tema, indicada no Item 2 – Sugestões de Multimídia. Após a solução da cruzadinha, os alunos podem colar a atividade no caderno.

Se a sua escola dispuser de um laboratório de informática com acesso à internet, você pode acessar, junto com a turma, o portal Smart Kids, que apresenta informações sobre sustentabilidade, com propostas de atividades para a sala de aula.

Acompanhamento da aprendizagem

Questões

1.

Quais elementos você pode observar em uma praia?

NÍVEL Fácil

OBJETIVO Identificar os elementos de uma paisagem.

(4)

ambulantes, areia, mar, montanhas e, no caso da foto acima, prédios que estão no entorno da praia. A paisagem é composta da mistura da natureza com a atividade humana da cidade.

2.

Quais as diferenças entre as paisagens da cidade e do campo?

Resposta:

no campo a paisagem é predominantemente verde: com árvores, grama e diversos tipos de plantações. Também é comum visualizarmos animais como cavalos, vacas, bois, galinhas e outros de médio e grande porte. Na cidade, há a divisão de bairros que abrigam diversas casas e prédios, que podem ser residenciais ou comerciais. Também se vê grande quantidade de carros, motocicletas, ônibus, trem e aviões no céu.

3.

Leia o texto a seguir com atenção:

As transformações do ambiente

Há bilhões de anos, a Terra se formou. Depois, aos poucos, foram aparecendo as plantas e os animais.

Quando o homem surgiu na Terra, ele encontrou rios limpos, com muitos peixes, uma variedade imensa de frutas e muitos animais dos quais pôde se alimentar. As transformações do ambiente, que todos os seres vivos provocam, antes não

eram tão grandes e aconteciam lentamente. Por isso, em pouco tempo, tudo podia se reorganizar.

Com os passar dos anos, a população humana foi aumentando demais. As mudanças que o homem passou a fazer com o auxílio de máquinas começaram

NÍVEL Médio

OBJETIVO

NÍVEL Difícil

(5)

a ser grandes e muito mais rápidas, não dando tempo para que o ambiente pudesse se recuperar. […]

De acordo com o texto, há muito tempo, as transformações do ambiente aconteciam lentamente, assim dava tempo de o ambiente se recuperar. Hoje em dia, as transformações são muito rápidas. Por isso, o homem precisa repensar suas atitudes e aprender a viver de modo sustentável. Quais atitudes sustentáveis podemos ter para ajudarmos o meio ambiente?

Comentário:

se o ser humano consumir apenas o que precisa para viver, produzir pouco lixo, separar o lixo orgânico do reciclável, aprender a reciclar os materiais, a economizar água, a energia e outros recursos naturais, ele estará ajudando o meio ambiente.

Sugestões de leitura e pesquisa

IACOCCA, Liliana; FRANCO, Siron. Eu, você e tudo o que existe. São Paulo: Ática, 2008.

“Fábula dos três estágios da relação do homem com a natureza: o primeiro contato, o afastamento e a destruição e o redescobrimento. Mostra como é importante respeitar a vida.”.

PALEARI, Lucia M.; CHIARELLI, Adelidia. Verde, quero de novo ver-te. São Paulo: UNESP, 2000. p. 1.

SUGESTÕES DE MULTIMÍDIA

Item 1 – Apresentação – “A beleza da natureza”, para projeção ou impressão. Item 2 – Arquivo – Cruzadinha sobre sustentabilidade (para impressão).

(6)

Paulo: Alles Trade, 2010.

“Trata-se de uma obra importante para a nova geração, feita 100% com material reciclável, que sugere coisas simples sobre como economizar energia e água, a importância de reciclar o lixo, minimizar a poluição do ar entre outras dicas que ajudam a preservar o nosso planeta!”.

TRISTÃO, Martha. Educação ambiental na formação de professores: rede de saberes. São Paulo: Annablume, 2004.

“Neste livro, Martha Tristão apresenta ao leitor uma pesquisa que analisa a inserção da Educação Ambiental nos processos de formação de professores como uma necessidade premente. Explora, com uma diversidade de interpretações e de situações criadas, os vários contextos teórico-práticos, explícitos e implícitos, em que a Educação Ambiental vem se constituindo, disseminando-se, produzindo e distribuindo sentidos entre os professores no que se refere à sua formação.”

Referências

Documentos relacionados

Diante do exposto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar o imaginário coletivo de professores sobre o processo de inclusão escolar por meio do uso do Procedimento

Os testes de avaliação das competências de leitura e Contagem e cálculo incidem sobre as competências definidas no currículo nacional (plano curricular do ensino básico) para

neurotransmissores: o que são, como são sintetizados e quais nutrientes são necessários para a sua síntese ou sua atuação...

Prescrita a dose padrão para quem está com deficiência, em dois ou três meses deve-se refazer o exame para garantir que a deficiência foi sanada.. Esta

Sem instituições como família, tradição, cultura e religião, o indivíduo não se torna livre,.. mas incapaz

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com

Nesta etapa, vamos extrapolar as consequências de uma selecção incorrecta dos actores para os três filmes propostos, para um cenário real de vendas menos "hollywoodesco".

Os resultados da análise apontam uma grande influência desse acontecimento com uma das mais importantes manifestações femininas que aconteceu durante a 2ª