• Nenhum resultado encontrado

Educação Física 2ºciclo - 6º Ano 2020/21 Critérios de Avaliação ÁREA DA APTIDÃO FÍSICA. Fator de ponderação. Formas de avaliação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Educação Física 2ºciclo - 6º Ano 2020/21 Critérios de Avaliação ÁREA DA APTIDÃO FÍSICA. Fator de ponderação. Formas de avaliação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Educação Física | 2ºciclo - 6º Ano| 2020/21 Critérios de Avaliação

ÁREA DA APTIDÃO

FÍSICA Aprendizagens essenciais e áreas de competências Fator de

ponderação Formas de avaliação

Aptidão Física

 Conhecer os processos fundamentais das adaptações morfológicas, funcionais e psicológicas, em aptidão física.

 Identificar as capacidades físicas: força, resistência, flexibilidade, agilidade, velocidade e coordenação (geral).

 Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na zona saudável de Aptidão Física do programa Fitescola, para a sua idade e sexo.

 (C,E,F,G,J)

15%

 Testes práticos de verificação da aptidão física

– Vaivém, Abdominais, Impulsão

Horizontal, Velocidade e Impulsão vertical

 Observação direta em contexto de aula

 Registo em grelha de dados

ÁREA DO CONHECIMENTO E

DAS ATIVIDADES FÍSICAS

Aprendizagens essenciais e áreas de competências Fator de

ponderação Formas de avaliação

Subáreas / Matérias

 Analisar e interpretar a realização das atividades físicas selecionadas.

 Conhecer e aplicar as regras das atividades físicas selecionadas.

 Identificar os conteúdos e regras das subáreas e matérias abordadas.

 Selecionar informação pertinente que permita analisar e

interpretar atividades físicas, utilizando os conhecimentos sobre técnica, organização, participação e ética desportiva.

 Usar a linguagem verbal para construir e partilhar

10%

 Questionamento oral

 Trabalhos diversos: individuais, pares ou grupo.

 Pesquisa de informação

 Exposição de trabalhos

(2)

conhecimento.

 Compreender, interpretar e expressar factos, opiniões,

conceitos, pensamentos e sentimentos oralmente e por escrito.

 (A,B,C,D,I)

O aluno desenvolve as competências essenciais para o 6º ano de escolaridade de nível Introdutório em quatro matérias de diferentes subáreas do seguinte conjunto de possibilidades:

 Cooperar com os companheiros para alcance do objetivo dos Jogos desportivos coletivos (condicionados/reduzidos) (Basquetebol, Futebol, Andebol, Voleibol), desempenhando com oportunidade e correção as ações solicitadas pelas situações de jogo condicionado/reduzido, aplicando a ética do jogo e as suas regras.

 Compor e realizar, da Ginástica (solo e minitrampolim) as destrezas elementares de solo e minitrampolim, em esquemas individuais, aplicando os critérios de correção técnica e expressão e apreciando os esquemas de acordo com esses critérios.

 Realizar, do Atletismo, saltos, corridas e lançamentos, segundo padrões simplificados e condicionados, cumprindo corretamente as exigências elementares técnicas e regulamentares.

 Realizar com oportunidade e correção as ações técnicas- táticas elementares dos jogos de Raquetas e introduzir no jogo as regras.

 Cooperar nas Atividades de exploração da natureza (pedestrianismo, plogging e orientação) com os companheiros, de forma a contribuir para o êxito na realização de percursos a pé ao longo de caminhos e trilhos,

 Observação direta em contexto de aula.

 Fichas de autoavaliação de desempenho

 Testes de avaliação prática do desempenho motor

Registo em grelha própria da avaliação formativa e dos testes de avaliação prática.

 Fichas de autoavaliação

(3)

e/ou a par, num espaço apropriado (mata, parque, etc.), segundo um mapa simples (croqui ou planta), preenchendo corretamente o cartão de controlo e doseando o esforço para resistir à fadiga.

 Utilizar combinações pessoais nas Atividades rítmicas expressivas de movimentos locomotores e não locomotores para expressar a sua sensibilidade a temas sugeridos pelo professor (imagens, sensações, emoções, histórias, canções…)

 Realizar atividades em ambientes exteriores à sala de aula articuladas com outras atividades práticas.

 Cumprir e cooperar nas rotinas de organização da aula.

 Cumprir com os deveres da pontualidade e uso do material específico da disciplina.

 Reconhecer pontos fortes e fracos do seu desempenho, assim como a importância de procurar ajuda e definir metas e estratégias de melhoria.

 Realizar autoanálise e tomar decisões (refletindo sobre o seu percurso de aprendizagem …)

 (A,B,C,D,E,F,G,H,I,J)

75%

Legenda das Áreas de Competências:

A – Linguagens e textos B – Informação e comunicação C – Raciocínio e resolução de problemas D – Pensamento crítico e pensamento criativo E – Relacionamento interpessoal F – Desenvolvimento pessoal e autonomia G – Bem-estar, saúde e ambiente H – Sensibilidade estética e artística I – Saber científico, técnico e tecnológico J – Consciência e domínio do corpo

(4)

Nível Descritores de Desempenho Percentagem

1

O aluno não é empenhado, não participa de forma voluntária nas atividades, não adequa comportamentos de cooperação, partilha e colaboração.

O aluno não conhece, não aplica nem adequa com êxito, quer ao nível técnico e ou tático, os conteúdos das matérias abordadas.

0% a 19% (Mau)

2

O aluno nem sempre é empenhado, nem sempre participa de forma voluntária nas atividades e nem sempre adequa comportamentos de cooperação, partilha e colaboração.

O aluno nem sempre conhece, aplica ou adequa, com êxito, quer ao nível técnico e ou tático, os conteúdos das matérias abordadas.

20% a 49% (Não Satisfaz)

3

O aluno revela algum empenho, participa às vezes de forma voluntária nas atividades e às vezes adequa comportamentos de cooperação, partilha e colaboração.

O aluno conhece, aplica e adequa algumas vezes, com êxito, quer ao nível técnico e ou tático, os conteúdos das matérias abordadas.

50% a 69% (Satisfaz)

4

O aluno é empenhado, participa de forma voluntária nas atividades e adequa comportamentos de cooperação, partilha e colaboração.

O aluno conhece, aplica e adequa frequentemente, com êxito, quer ao nível técnico e ou tático, os conteúdos das matérias abordadas.

70% a 89% (Bom)

5

O aluno é muito empenhado, participa de forma voluntária nas atividades e adequa comportamentos de cooperação, partilha e colaboração.

O aluno conhece, aplica e adequa com êxito, quer ao nível técnico e ou tático, os conteúdos das matérias abordadas.

90% a 100% (Muito Bom)

(5)

Referências

Documentos relacionados

Plantar e manter em local ensolarado Irrigar constantemente, sem encharcar Época de poda: quando a muda atingir 1,5 metro, podar os galhos laterais para que a muda cresça para

A avaliação dos conteúdos para os alunos que apresentam atestado médico será realizada, em cada período, através de pelo menos um trabalho com apresentação oral

www.leilaovip.com.br, no sítio do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, no Diário Oficial dos Municípios, no sítio oficial do Município, no endereço

Algo me encucava: mesmo com tudo parecido a minha época, ainda não me sentia bem, não estava me sentindo “em casa”!. Acho que

a) Os alunos que estão dispensados da componente prática mediante atestado médico são avaliados no domínio Cognitivo e Psicomotor apenas na dimensão cognitiva, que vale 85%. b)

O aluno desenvolveu, na globalidade, as aprendizagens específicas no âmbito do tema/domínio, destacando-se pelos progressos evidenciados ao nível das múltiplas competências

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não