• Nenhum resultado encontrado

O Grande Consolador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O Grande Consolador"

Copied!
63
0
0

Texto

(1)

O Grande Consolador

Por James Smith (1802-1862)

Traduzido, adaptado e editado por Silvio Dutra

Set/2019

(2)

2

S651

Smith, James – 1802 -1862

O Grande Consolador / James Smith Tradução , adaptação e edição por Silvio Dutra – Rio De Janeiro, 2019.

63p.; 14,8 x 21cm

1. Teologia. 2. Vida Cristã 2. Graça 3. Fé.

Silvio Dutra I. Título

CDD 230

(3)

3

O Espírito Santo, uma pessoa divina

"Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder?

Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus." (Atos 5: 3, 4)

Tudo o que caracteriza uma pessoa é atribuído ao Espírito Santo nas Escrituras. Dizem que ele é enviado, vem, para agir. Ele ensina, lidera e guia.

Ele fala, revela e testemunha. Ele é irritado, ofendido e resistido.

Ele é uma pessoa divina, igual ao Pai e ao Filho - em poder, majestade e glória. Ele é associado ao Pai e ao Filho na ordenança do batismo; pois somos batizados em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ele também está associado ao Pai e ao Filho na bênção apostólica: "A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco".

O pai é uma pessoa? Assim é o Espírito Santo. O Pai é divino? Assim é o Espírito Santo. Todos os atributos de Deus são atribuídos a ele; e ele tem direito à adoração, glória e honra da Igreja,

(4)

4

igualmente com o Pai e o Filho. Todo pronome pessoal é usado quando se fala dele na Palavra, e todo ato pessoal é atribuído a ele.

Distinto do Pai e do Filho - ele é um com o Pai e o Filho, e possui em si a plenitude da natureza divina, sendo Deus natural, essencial e eternamente. Ó Espírito Santo, nos dê uma visão clara de sua personalidade distinta, natureza divina e glória essencial! Vamos vê-lo em sua Palavra, senti-lo em nossos corações e desfrutar de doce comunhão com você dia após dia!

"Vocês não sabem que vocês são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês?" 1 Coríntios 3:16

"Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?" 1 Coríntios 6:19,

O Espírito Santo, um CONFORTADOR

"Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei." João 16: 7.

O povo do Senhor precisa de um Consolador;

pois, quanto eles têm para torná-los infelizes! O

(5)

5

que, com o pecado dentro deles, o mundo contra eles, e Satanás constantemente tentando afligir e derrubá-los - eles têm o suficiente para desanimá-los e afligi-los! Então existem... os cuidados dos negócios, as provações da família, a opressão dos grandes, os sofrimentos dos pobres e o estado deficiente da Igreja - todos combinados para enchê-los de tristeza. Nessas circunstâncias, os confortos humanos são fracos e ineficientes. Somente Deus pode dar o consolo necessário. Para atender ao caso, o Espírito Santo condescendeu em assumir o cargo de Consolador.

Ele é confiado com toda a plenitude de Jesus; ele conhece todos os pensamentos do Pai; ele examinou todas as reservas da graça e conhece perfeitamente todas as riquezas da glória - e com eles deve confortar o povo do Senhor. Ele conhece todo santo - e todas as circunstâncias.

Ele conhece todo inimigo - e toda tentação. Ele pode obter acesso ao coração e pode dar o conforto que precisamos.

Ele volta os olhos para Jesus.

Ele nos excita a confiança em Deus.

Ele gera vivas esperanças de glória.

(6)

6

Ele aplica as promessas.

Ele aspira o sangue expiatório.

Ele sussurra paz.

Ele ensina nossas mãos à guerra e nossos dedos a lutar.

Sim, ele nos conforta em todas as nossas tribulações; e assim nos conforta... amarga o pecado, ama o Salvador e produz maior amor à santidade.

Ó Espírito Santo, que nunca possamos extinguir suas influências, entristecer seu amor ou menosprezar suas sugestões; mas sejamos guiados por você, seremos ensinados por você e o possuímos como penhor de nossa herança.

"Como uma mãe conforta seu filho, eu também o confortarei; e você será consolado". Isaías 66:13.

A permanência do Consolador

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o

(7)

7

conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós." João 14: 16,17.

Jesus veio consolar seu povo por um tempo e estabelecer uma base sólida para o consolo eterno deles. Jesus é a grande fonte de conforto - e todo conforto espiritual é baseado em seu trabalho perfeito. Era necessário que ele voltasse ao seu Pai, para que na presença de Deus ele alguma vez fizesse intercessão por nós.

Mas ele enviou o Espírito para permanecer com a Igreja para sempre. Esse Espírito, que veio no Pentecostes, nunca deixou a Igreja, e ele nunca deixará. Ele representa Jesus na igreja. Ele age por Jesus. Ele glorifica a Jesus. Muito foi feito para afastá-lo; mas no amor fiel, ele ainda permanece conosco. Assim, quando ele toma posse do crente em nome de Jesus - ele o transforma em templo, o consagra aos louvores do Salvador e mantém a posse dele para sempre.

Ele é muitas vezes entristecido por nós. Ele muitas vezes nos reprova. Ele retém suas influências confortantes de nós. Ele se recusa a brilhar em nossas evidências ou testemunhar nossa adoção. Mas ele nunca nos deixa, nunca nos abandona. Ele permanece conosco para sempre. Abençoada, consoladora verdade isso!

(8)

8

Oh, se fosse possível ao Espírito Santo abandonar seus templos, desistir de seu cargo ou descartar seus eruditos desobedientes - então eu teria sido descartado há muito tempo!

Mas ele ainda luta, ainda trabalha, ainda conquista; e com choro e súplica voltamos ao Senhor, de quem nos revoltamos tão profundamente.

Oh, bendito Espírito, louvo-o pela constância e tolerância do seu amor! Ainda permaneça comigo, revele Jesus mais claramente para mim e encha-me de toda alegria e paz em crer nele.

"Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." João 4:14.

O Consolador, ONIPRESENTE

"Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá." Salmos 139: 7-10

(9)

9

A presença de um amigo é sempre agradável;

mas ter um amigo íntimo, que sente o interesse mais profundo por nós, e por tudo o que nos interessa, e ter esse amigo sempre conosco - que conforto é esse! O Espírito Santo é um amigo - e ele está sempre conosco. Como Deus, ele pode estar presente em toda parte; e como Deus da aliança, ele prometeu estar sempre presente, com os crentes em Jesus.

Nem ele está apenas presente - mas ele está presente... instruindo nossas mentes, corrigindo nossas falhas, reprovando nossas loucuras, reavivando nossas graças, trazendo verdade à nossa lembrança, iluminando nossas evidências, santificando nossas almas e confortando-nos em todas as nossas provações.

Ele nunca nos deixará nem nos abandonará.

Entristecido por nós, ele pode se recusar a nos confortar, ou testemunhar nossa adoção, ou clamar "Abba, Pai" dentro de nós. Mas ele ainda vai trabalhar... produzindo convicção, despertando angústia, enchendo-nos de tristeza e constrangendo-nos ao remorso, a fim de nos recuperar e trazer de volta.

Ele nunca abandonará o trabalho de suas próprias mãos. Ele nunca vai desistir de nós.

Portanto, procuremos compreender sempre e

(10)

10

em toda parte: "O Espírito Santo está comigo; ele observa meus caminhos, marca meus motivos, escuta minhas palavras e fica satisfeito ou triste com minha conduta". Isso nos impediria de semear na carne, da qual só podemos colher corrupção; e nos levaria a semear no Espírito, do qual colheremos a vida eterna.

Ó minha alma, lembre-se de que o Espírito Santo está sempre com você, pronto para abençoá-la e desdobrar a verdade para você. Ele é seu professor diário, seu monitor constante e seu amigo fiel; portanto, procure andar como sempre e em todas as coisas para agradá-lo!

"O Espírito busca todas as coisas; sim, as coisas profundas de Deus." 1 Coríntios 2:10.

O PODER do Espírito

"Através de poderosos sinais e prodígios, pelo poder do Espírito de Deus." Romanos 15:19

Todos os maravilhosos milagres realizados pelos apóstolos, e a gloriosa obra da graça realizada nos corações dos crentes primitivos, são atribuídos ao poder do Espírito de Deus. Não pode haver religião real sem poder, e nenhum poder é eficiente para produzir religião real a não ser o poder do Espírito. Os apóstolos

(11)

11

receberam ordem de esperar em Jerusalém, depois de serem comissionados para pregar o evangelho, até receberem o poder do alto. O Espírito, para representar seu poder e maneira de trabalhar, é comparado aos três elementos mais poderosos - vento, fogo e água. O poder dele... subjuga as corrupções do pecador, conquista seu coração para Cristo, transforma- o à semelhança de Cristo e faz dele, embora apenas um verme, vitorioso sobre todos os seus inimigos.

Pela habitação do Espírito, nós temos. . .

poder com Deus, poder sobre Satanás, poder com pecadores e poder com os santos.

Nós podemos fazer todas as coisas, e suportar todos os sofrimentos, através do poder do Espírito de Deus. Esse poder é exatamente o que a Igreja de Deus precisa para aumentar sua união entre seus membros e uma santificação mais profunda.

E é exatamente disso que os cristãos precisam para enchê-los de alegria, separá-los do mundo e habilitá-los a adornar a doutrina de Jesus, seu Salvador, em todas as coisas.

(12)

12

Mas não percebemos nossa necessidade do poder do Espírito como deveríamos - e, portanto, não o buscamos como deveríamos. No entanto, devemos possuí-lo, se algum bem real for feito, e não temos o direito de esperá-lo sem implorá-lo sinceramente.

O Espírito de Deus, como o Espírito do poder, habita em meu coração, subjugando minhas concupiscências, purificando meus afetos e me conformando ao Senhor Jesus em todas as coisas!

"Deus não nos deu o espírito de temor - mas de poder, de amor e de domínio próprio". 2 Timóteo 1: 7.

A SOBERANIA DO ESPÍRITO

"Tudo isso é obra de um e o mesmo Espírito, e ele os entrega a cada um, exatamente como ele determina." 1 Coríntios 12:11.

Os dons, operações e comunicações do Espírito, na Igreja primitiva, eram numerosos e variados - e eram concedidos soberanamente. Ninguém reivindicou nada - e ninguém teve motivo para reclamar. Só agora. O Espírito Santo, sendo Deus, é investido e exerce continuamente uma soberania divina.

(13)

13

No chamado dos santos, ele exerce soberania quanto ao tempo, aos meios e ao modo de chamá-los. Assim, quanto às qualificações dos santos para serem úteis - ele dá exatamente que tipo e número de dons que deseja. Ao abençoar a Palavra, também, o Espírito Santo trabalha como ele deseja; ele convence um, reprova outro e conforta um terceiro. Ele sempre...

humilha o pecador, exalta o Salvador e magnifica a graça gratuita de Deus.

Mas, ao fazê-lo, ele exerce sua adorável soberania. No entanto, essa soberania do Espírito é exercida de modo a não interferir na responsabilidade ou prestação de contas do homem. Tampouco torna desnecessário o uso de meios - mas, ao contrário, o mais necessário, por meios e por qualquer meio que ele queira - que ele trabalhe e faça suas comunicações.

Ele preside a Igreja, trabalha em todas as partes da Igreja, gerencia todas as preocupações da Igreja; e ele faz tudo em nome de Jesus, e por sua honra e glória. Como divino - ele pode fazer todas as coisas; como soberano - ele faz o que quer; mas sendo Amor - o que quer que ele faça é para o nosso bem presente e eterno.

Espírito bendito, trabalhe em mim para desejar e fazer segundo o seu próprio prazer! Trabalhe

(14)

14

em mim, para que eu possa realizar minha própria salvação com medo e tremor; e trabalhar na vinha do Senhor, para a glória do Senhor.

"Deus também testificou por sinais e maravilhas, vários milagres e dons do Espírito Santo, de acordo com Sua vontade." Hebreus 2:

4.

O Espírito, NOVO CRIADOR

"Aquilo que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não se surpreenda com o que eu lhe disse: você deve nascer de novo." João 3: 6,7

Igual gera igual. Adão gerou um filho à sua imagem, à sua própria imagem. Por natureza, somos todos carnais, corruptos e depravados, portando a imagem do Adão terrestre. Nesse estado, não podemos perceber a natureza, nem entrar no gozo dos privilégios do reino de Deus:

"O homem natural não recebe as coisas do Espírito de Deus, pois são loucura para ele; nem pode conhecê-las, porque eles são discernidas espiritualmente".

Isso torna a obra do Espírito absolutamente necessária: "Se um homem não nascer de novo,

(15)

15

ele não poderá ver o reino de Deus". O Espírito Santo gera uma nova natureza, e nos tornamos novas criaturas. Em consequência disso, percebemos... a espiritualidade da lei de Deus, nossa condição totalmente decaída e totalmente depravada, a impossibilidade de salvação, exceto a graça, a exata adequação do Senhor Jesus Cristo e a grande importância de um interesse por ele.

A partir desta nova criação, procede uma sede e desejo de Cristo; então o coração sai à busca de Cristo; então a alma se fecha com Cristo; e finalmente o homem se torna um com Cristo.

Descansando sozinho em Cristo e vivendo em comunhão com Cristo - o crente se conforma a Cristo e reflete a imagem de Cristo; para que todos percebam a mudança. O homem não vive mais pelas concupiscências da carne - mas pela vontade de Deus. A vida que ele vive na carne é pela fé no Filho de Deus, e ele é manifestamente declarado uma epístola de Cristo, conhecida e lida por todos os homens. "Se alguém está em Cristo, ele é uma nova criatura: coisas antigas passaram; eis que todas as coisas se tornaram novas."

"Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito." Romanos 8. 5.

(16)

16

O Espírito Convencendo do Pecado

"Ele convencerá o mundo do pecado, porque eles não acreditam em mim." João 16: 8, 9.

"Convencer" é reprovar, e assim convencer para reprovar e condenar. A lei convence do pecado em geral e o condena. Aqui se diz que o Espírito convence do pecado em geral - mas mais particularmente do pecado da incredulidade.

Você pode convencer um homem de que ele é um pecador, porque ele violou a lei - mas você pode convencê-lo de que ele é um pecador, porque ele não acredita em Cristo? O Espírito Santo coloca diante da mente os fatos: que Jesus Cristo veio ao mundo para salvar pecadores; que ele é capaz e disposto a salvar qualquer pecador;

que ele deseja que os pecadores venham até ele e sejam salvos.

E então o Espírito convence o homem de que ele não creu e agiu na Palavra de Cristo, e este é o seu pecado.

Devemos crer em Cristo, pois Deus o ordena:

"Este é o seu mandamento, que devemos crer no nome de seu Filho Jesus Cristo". Para esse fim, o Novo Testamento foi escrito: "Estes estão escritos para que você possa acreditar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus; e que, acreditando,

(17)

17

você pode ter vida através do nome dele". A salvação é prometida para crer: "Quem crê no Filho tem a vida eterna". A condenação é a penalidade de descrer: "Quem não crer será condenado". Todo homem também... recebe a Cristo - ou o rejeita; crê em Cristo - ou o trata com desprezo.

A descrença trata Cristo com o maior desprezo possível, e é, portanto, o pecado que sela nossa condenação e nos deixa sem esperança. Ó veja que descrer no testemunho de Deus é um grande pecado, para que possamos crer em Jesus para salvar a alma!

Espírito de fé, trabalhe fé em meu coração, para que eu possa não somente crer na salvação de minha alma - mas na glória e louvor de Deus!

"Esta é a condenação, que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas ações eram más." João 3:19.

O espírito que convence da justiça

"Ele convencerá o mundo da justiça, porque eu vou ao meu pai." João 16: 8, 10

O Espírito nos convencerá de que as reivindicações de Jesus eram justas, que o caráter de Jesus era perfeito e que sua

(18)

18

obediência à lei estava completa; de modo que, sob seus ensinamentos, creremos que Jesus era inocente de toda acusação contra ele, que ele era o Filho de Deus, e que operava e trazia uma justiça eterna, pela qual todo crente é justificado diante de Deus.

Ele nos mostra...

que não temos justiça própria, que devemos ter uma ou perecer miseravelmente, que Jesus é o fim da lei para a justiça de todo aquele que crê, e que quem nele crê é justificado de todas as coisas.

Vemos que Deus deve ser justo e, portanto, ele não pode justificar qualquer pessoa sem uma justiça; que não temos justiça própria e, portanto, não podemos ser justificados aos olhos de Deus. Então, ele nos mostra que Jesus praticou uma justiça perfeita, e que isso é imputado ou atribuído à conta e conferido a todos que creem, e nessa justiça somos justificados.

Agora, o pecador renuncia a si mesmo, e todas as suas próprias obras são inteiramente agradáveis por receber Jesus como sua sabedoria, justiça, santificação e redenção. O Espírito Santo opera fé no coração, que abraça a

(19)

19

Cristo como ele é revelado no evangelho; e a partir desse momento, Cristo se torna nosso tudo em tudo. Assim, como pela desobediência de um homem, muitos foram feitos pecadores;

assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.

Ó Jesus, eu te adoro como o justo, e me alegro em você por ter trabalhado e trazido uma justiça para a justificação da minha alma! Espírito Santo, exalte cada vez mais a Cristo diante de mim!

"Tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus."

Romanos 3:26.

O Espírito que convence do julgamento

"Ele convencerá o mundo do julgamento, porque o príncipe deste mundo está julgado."

João 16: 8, 11.

O Espírito mostra que Deus é justo e preparou seu trono para julgamento; que ele fixou um dia em que julgará o mundo em justiça, designou seu próprio Filho como juiz e decidiu julgar cada um de acordo com suas obras. A grande prova produzida é que mesmo o príncipe deste mundo

(20)

20

foi julgado e condenado na morte de Cristo, e agora aguarda a plena execução da tremenda sentença proferida contra ele.

Além disso, um tribunal de justiça é erguido na consciência do pecador. Antes disso, ele é obrigado a aparecer, seus pecados são colocados em ordem diante dele, sua boca é fechada, ele é considerado culpado e a sentença de morte é registrada contra ele. Ele se entrega por perdido; pois ele vê que pelas obras da lei nenhuma carne viva será justificada. Então o evangelho é revelado em sua mente, o caminho da fuga é apontado, e ele foge em busca de refúgio para se apossar da esperança colocada diante dele. Ele se entrega a Jesus, recebe o testemunho das Escrituras a respeito de Cristo e se aventura nele somente para a salvação. Ele pede perdão ao sangue, obediência à justificação e palavra para que o Espírito da graça possa santificar sua natureza e torná-lo apto para o céu.

Ele está convencido de julgamento; pois ele o experimentou em pequena escala em sua própria alma, e ele não tem dúvida, mas todos devem estar diante do tribunal de Cristo. Ele entrega sua alma a Jesus e, pelo seu conhecimento pessoal, está convencido de que é capaz de manter aquilo que confiou aos seus

(21)

21

cuidados. Ele anda sabiamente no mundo, cautelosamente na família e prudentemente na Igreja, sabendo que cada um de nós deve prestar contas de si mesmo a Deus.

"Ele designou um dia, no qual julgará o mundo em justiça por aquele a quem ele ordenou." Atos 17:31.

O ENSINO DO ESPÍRITO

"Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou." 1 João 2:27.

Essa unção é a comunicação do Espírito Santo ao crente. Jesus dá o Consolador. O Consolador consagra o crente, e ele se torna um rei e um sacerdote para Deus. O Espírito Santo se torna seu professor. Com a Palavra de Deus em suas mãos e o Espírito Santo em seu coração - ele não precisa de nova revelação. Ele tem a verdade, toda a verdade; qual verdade o Espírito Santo desdobra gradualmente ao seu entendimento e aplica ao seu coração; para que se torne nele a Palavra enxertada, capaz de salvar a alma.

(22)

22

Por tudo o que sabemos de nós mesmos, por tudo o que sabemos de Jesus e por tudo o que sabemos de Deus como nosso Pai celestial - estamos em dívida com o Espírito Santo. Ele é o grande professor da família de Deus. Ele toma as coisas de Cristo e as mostra para nós.

O ensino do Espírito Santo dura toda a vida de um cristão.

Pelas dispensações da providência divina, especialmente pelas nossas várias aflições e provações, bem como pela Palavra inspirada - Ele nos ensina cada vez mais... de nossa própria pecaminosidade, da adequação e preciosidade do Senhor Jesus, do infinito amor de nosso Pai celestial, do vazio do mundo atual e da superioridade da glória que deve ser revelada em nós.

Ó Espírito de Deus infinitamente bendito, seja nosso professor! Que possamos descobrir que, como santa unção, você permanece em nós, revelando Cristo cada vez mais a nós e abrindo diariamente a abençoada Palavra de sua graça para nós. Oh! Conhecer mais de Jesus, em sua pessoa gloriosa, obra perfeita, méritos infinitos, amor terno e cuidado constante! Ó confiar mais em Jesus, amar mais a Jesus e imitar mais a Jesus! Que Jesus seja o nosso tudo em tudo!

(23)

23

"Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." João 16:15

"E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento." 1 João 2:20.

A LIDERANÇA DO ESPÍRITO

"Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Romanos 8:14

O homem, deixado sozinho, perambula pelo pecado, desgraça e perigo; portanto, o Senhor dá seu Espírito Santo para liderar e guiar todos os seus filhos. O Espírito sempre nos guia... para fora de nós mesmos - para Cristo, longe de nossas próprias obras - para a obra de Cristo, para a cruz para perdão, para a fonte aberta para purificação, para as ordenanças de alimento e refrigério e para o trono da graça para comunhão com Deus e para obter ajuda em momentos de necessidade.

Ele nunca permite que um homem admire suas próprias obras, ou supostas excelências, nem mesmo repouse em Seu próprio trabalho no coração; mas leva-o a admirar as belezas de Cristo e a descansar somente na obra consumada de Jesus, pela vida e pela paz.

(24)

24

O Espírito sempre humilha a criatura e exalta o Salvador. Se tivermos grande parte de sua presença e graça - Jesus será exaltado por nós.

Ele lidera... do pecado à santidade, do mundo à Igreja, das coisas temporais às coisas espirituais.

Ele leva ao autoexame e autocomunhão; e assim salva do autoengano e de muitos erros.

Ele conduz da lei ao evangelho - de Moisés a Cristo.

Ele nos lidera. . .

racionalmente, como homens; amorosamente, como filhos; e constantemente, como seus cuidados e encargos.

Espírito Santo e sempre bendito, conduza-nos sempre por seus conselhos e depois nos receba na glória! Leve-nos a um conhecimento mais profundo de Jesus, a uma comunhão mais estreita com Deus; e, principalmente, nos leve a ter comunhão com Cristo em seus sofrimentos.

Lidera, ó guia-nos no caminho da retidão, no meio dos caminhos do julgamento, para que possamos herdar o bem, adornar nossa profissão e espalhar bênçãos ao nosso redor!

Leve-nos a Jesus na sua cruz, e também a Jesus no seu trono!

(25)

25

"Se você é guiado pelo Espírito, não está sob a lei." Gálatas 5:18.

A SANTIFICAÇÃO DO ESPÍRITO

"Deus escolheu você para a salvação, através da santificação do Espírito". 2 Tessalonicenses 2:13 Para santificar, é separar e separado para fins sagrados e usos sagrados. O Senhor tem separado o seu povo, por escolha deles em Cristo para ser santo; e ele os santifica agora para si mesmo, pelo poder, operação e habitação do Espírito Santo.

Na santificação, tomamos posse de Cristo, somos criados de novo em Cristo e é iniciada uma obra que nos torna exatamente como Cristo. Uma pessoa santificada tem. . .

seu coração mudado, sua vontade renovada, seu entendimento iluminado, sua consciência purificada e seus afetos espiritualizados.

A santificação é iniciada na regeneração; mas não está completa então. É a boa obra que Deus começa em nós e que será completada no dia de Cristo. Estende-se a todo o homem, alma e corpo; e é realizada através da Palavra, ordenanças e providência de Deus.

(26)

26

De fato, todas as coisas se tornam subservientes a ela. A princípio, há a lâmina, depois a espiga e, finalmente, o trigo cheio na espiga. Somos primeiro bebês, depois crianças, depois rapazes e, finalmente, pais, em Cristo. Unidos a Cristo, recebemos de Cristo, somos influenciados pelo Espírito de Cristo e produzimos frutos para Cristo.

A santidade tem seu assento no coração; mas regula o homem inteiro e aparece em sua conduta na vida cotidiana. Se um homem experimenta a obra santificadora do Espírito Santo... o pecado o entristece, Satanás o experimenta, o mundo o perturba e o céu o atrai.

Espírito de Jesus, santifique-nos profundamente, completamente, para que sejamos exatamente como Jesus! Santifica-nos em toda provação, toda ordenança, todo privilégio, todo conforto! Santifica-nos como você fez com Jesus, para que nos assemelhemos a ele!

"Que o próprio Deus, Deus da paz, vos santifique completamente. Que todo o seu espírito, alma e corpo sejam mantidos sem culpa na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Tessalonicenses 5:23.

(27)

27

O TESTEMUNHO do Espírito

"O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." Romanos 8:16

O Espírito conhece todos os filhos de Deus. Ele testemunhou o registro de seus nomes no livro da vida; ele os criou de novo em Cristo Jesus; ele habita em seus corações; e ele testemunha o fato glorioso de que eles são filhos de Deus.

Esse testemunho que ele presta em nós, quando produz a natureza filial, derrama o amor do Pai em nossos corações e gera confiança filial e santa no caráter paterno de Deus. Às vezes, ele brilha em uma promessa , traz para casa, aplica- a com poder e dá a persuasão interior de que é nossa. Às vezes, ele nos permite traçar seu próprio trabalho abençoado dentro de nós - que não podemos mais duvidar de nossa adoção do que de nossa criação. Às vezes, ele amolece o coração, acende os afetos, acalma a consciência e sussurra "Abba" dentro da alma; para que nos sintamos impelidos a olhar para cima e a clamar: "Sem dúvida você é nosso Pai".

Em outros momentos, ele brilha tanto nas representações dadas pelo povo do Senhor na Palavra, e depois em sua própria obra em nossos

(28)

28

corações - que vemos claramente que temos todos um Pai e compomos apenas uma família.

E outras vezes, sob um ministério experimental, ele capacita seus servos a descrever o caráter e apontar as marcas dos filhos de Deus - que eles veem e reconhecem sua própria semelhança. E isso é acompanhado de uma doce influência persuasiva, de modo que duvidar de nossa filiação nesses momentos parece quase impossível.

Espírito Santo, ensine meu próprio espírito a traçar e provar sua adoção, e depois dê seu testemunho com meu espírito de que sou filho de Deus! Ó dispersa dúvidas, dissipa medos e enche-me de santa confiança! Que o conhecimento de minha adoção e o gozo de minha filiação sejam meus privilégios diários!

"Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo o testemunho." 1 João 5:10

O SELO DO ESPÍRITO

"Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa."

Efésios 1:13

(29)

29

O dom do Espírito selou ou confirmou as reivindicações, promessas e perfeição da obra de Cristo. Provou que Jesus era o Messias, que sua obra estava concluída e que sua expiação era suficiente.

O dom do Espírito para nós, como testemunha, consolador residente e intercessor permanente - é um selo que confirma nossa adoção, nossa aceitação com Deus e nosso direito a todos os privilégios do evangelho. O Espírito é o selo do Pai, que ele dá para nos garantir seu favor, aprovação e amor por nós. Ele também é o selo do Filho, assegurando-nos isso... seu sangue se valeu de nosso perdão, sua justiça se valeu de nossa justificação e sua intercessão se valeu de nossa salvação final.

Mas o próprio Espírito nos sela. Seu selo é a verdade - a Palavra da verdade do evangelho. Ele causa a impressão em nossos corações, que amolece com seu amor, e depois os derruba com seu próprio poder invencível - e a impressão é feita. A verdade revela Jesus para nós - e, quando aplicada a nós, deixa a semelhança de Jesus estampada em nossos corações; e quando a semelhança de Jesus é estampada em nossos corações - ela se manifesta em profundo ódio ao pecado, poderosos anseios por santidade e um desejo

(30)

30

total de honrar a Cristo, ser como Cristo e, por fim, estar para sempre com Cristo.

O selamento do Espírito produz um senso de nossa aceitação em Cristo, nossa união a Cristo e a viva esperança de ser perfeitamente como Cristo.

Espírito de Jesus, sele meu coração, e seja você mesmo o selo dentro de mim que graça e glória sejam minhas!

Ó minha alma, eu te ordeno que não entristeças o Espírito Santo de Deus, pelo qual estás selado até o dia da redenção; mas semeie para o Espírito, ande no Espírito e viva no Espírito.

"Nisto sabemos que habitamos nele, e ele em nós - porque ele nos deu o seu Espírito". 1 João 4:13

A promessa do Espírito

"Deus nos selou e deu a promessa do Espírito em nossos corações." 2 Coríntios 1:22.

Deus nos prometeu, como crentes em Jesus, uma grande e gloriosa herança. Mas temos que esperar por isso; e enquanto esperamos, somos suscetíveis de ser exercitados com muitas tentações, dúvidas e medos. Portanto, como ele

(31)

31

nos dá seu Espírito como um selo, para garantir sua aprovação - assim também ele nos dá o Espírito como penhor de nossa herança. O Espírito Santo dentro de nós é o penhor de Deus que ratifica sua promessa e nos assegura uma posse plena.

É uma parte da própria herança. Se temos o Espírito, devemos ter o reino. Ele veio nos preparar para isso, garantir-nos e dar-nos algumas boas predições de seus prazeres e alegrias. A paz que o Espírito Santo produz em nós, a alegria que ele nos concede e a liberdade que ele nos confere - são iguais em paz, alegria e liberdade, que formam uma parte tão importante da herança da Igreja. Os santos na luz diferem apenas em graus. O Espírito não nos leva agora para o céu - mas muitas vezes traz alguns gostos doces do céu para nossos corações. Ele é o penhor de Deus; e tão certo como Deus deu a promessa - ele dará posse do reino.

Por isso, disse Jesus: "Não temas, pequeno rebanho; porque é bom o prazer de seu Pai dar- lhe o reino". E Paulo acrescentou, falando do Consolador: "Ele é o penhor de nossa herança, até o resgate da possessão adquirida, para o louvor de sua glória". Ó por mais daqueles doces gostos e alegrias puras, que o Espírito

(32)

32

abençoado às vezes nos confere! Ó por aquelas visões arrebatadoras de Jesus, por aqueles doces prazeres e por santos gostos do céu, que nos elevam acima do mundo presente!

"Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito." 2 Coríntios 5: 5

A INTERCESSÃO do Espírito

"E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos." Romanos 8:27.

O crente não pode expressar tudo o que se sente por dentro. Ele tem... tanta tristeza pelo pecado, tanto desejo pela santidade, tanto anseio por Cristo e tanta falta de glória - que não pode expressá-los!

Estes são produzidos pelo Espírito, e provam sua presença e seu poder. Eles são suas intercessões dentro de nós e são um eco da intercessão de Cristo por nós.

Jesus intercede por nós no céu - para que sejamos guardados, santificados e, por fim, glorificados.

(33)

33

O Espírito coloca nossos corações nas mesmas coisas e atrai toda a nossa alma em desejos e orações por elas.

E o Pai sabe o que significam nossas orações secretas e não proferidas, pois ele vasculha nossos corações.

Nossos suspiros, gemidos, perplexidades, angústias e desejos fortes estão cheios de significado; e o Buscador de Corações toma o significado deles e os aceita como orações. Deus sabe o que é a mente do Espírito - o que ele quer, o que ele dita em nossos corações, o que ele nos inspira a visar e buscar.

A intercessão do Espírito está de acordo com a vontade de Deus; ele nunca nos ajuda quando buscamos o que há de errado em si mesmo ou o que seria prejudicial para nós. Ele sabe o que Deus deseja, o que precisamos e o que devemos depositar e buscar em nossos corações; e quando fazemos isso, seguimos seu ditado, cedemos à sua influência e garantimos sua assistência.

Ó Espírito Santo, intercede no meu coração!

Seja meu advogado interno, como Jesus é meu advogado acima. Ajude, ó ajude em minhas fraquezas, e ensine-me o que e como devo orar!

(34)

34

Diariamente me mostre... minhas necessidades, a plenitude de meu Salvador, o coração amoroso de meu Pai e minhas boas-vindas gratuitas a todas as bênçãos da graça e da glória - e depois me levante para buscá-las.

"Tens ouvido, SENHOR, o desejo dos humildes;

tu lhes fortalecerás o coração e lhes acudirás."

Salmo 10:17.

O Espírito nos ajudando

"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis." Romanos 8:26.

Somos compadecidos de fraquezas. Nossa fraqueza e ignorância são grandes. Às vezes, sentimos que não temos poder para orar e, às vezes, não sabemos o que dizer quando tentamos orar. Somos dependentes do Espírito Santo, tanto para o poder e sabedoria .

Ele nos ensina nossa necessidade de coisas divinas; ele nos revela a plenitude de Jesus; ele coloca a promessa na mão da fé como nosso mandado de esperar; ele excita desejos mais fortes; ele produz emoções mais poderosas.

(35)

35

Em resposta, suspiramos profundamente e gememos interiormente. Às vezes, ele nos fornece palavras adequadas, e nos perguntamos sobre nossa própria fluência; sempre, quando ele assim nos ajuda, sentimos profundamente nossa necessidade da bênção, e não podemos desistir de buscar até obtê-la.

Toda oração real é produzida na alma pelo Espírito abençoado.

Toda a nossa ajuda na oração que recebemos dele.

E nosso sucesso na oração depende de sua presença e assistência; pois nunca oramos com fé, senão quando, como Espírito de fé, ele secretamente nos assiste.

Às vezes, ele nos abre o coração amoroso de Deus; algumas vezes ele revela uma promessa preciosa; às vezes, ele dirige os olhos para a intercessão sempre prevalecente de Jesus, e depois nos pede para irmos sozinhos, ajoelharmos diante de Deus e nos ajuda docemente a derramar nossos corações diante de Deus.

Oh, quão abençoado é o privilégio da oração - quando o Espírito ajuda nossas fraquezas! Mas

(36)

36

como somos aborrecidos e secos - quando sua influência sagrada é retida!

Senhor Jesus, envie diariamente o Consolador para minha alma, para que ela possa ajudar-me a fazer sua vontade, curvar-se à sua soberania, buscar o avanço de sua causa e a glória de seu triplo nome abençoado.

Ajuda Senhor, ajuda diariamente!

"Por isso, com muito prazer, me gloriarei em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse sobre mim." 1 Coríntios 12: 9.

O Espírito VIVIFICADOR

"É o Espírito que vivifica; a carne para nada aproveita." João 6:63.

Esse homem está morto em ofensas e pecados - as Escrituras afirmam constantemente; estar morto - ele não tem poder moral; e não tendo poder moral sem o Espírito Santo - ele não pode fazer nada moral ou espiritualmente bom.

Portanto, é o ofício e a obra do Espírito Santo vivificar e ressuscitar os mortos em pecado.

Toda religião real começa com a vivificação do Espírito. Quando experimentamos isso...

começamos a aspirar pelas coisas espirituais;

(37)

37

nós abrimos nossos olhos em um mundo novo;

temos fome e sede de justiça; e finalmente provamos que o Senhor é gracioso.

Nós temos novos pensamentos, novos desejos, novas esperanças, novo temor a Deus, novas alegrias e novas tristezas.

Os olhos se fixam em Cristo, o coração se dirige a Cristo, e o principal desejo da alma é ser como Cristo.

O Espírito não apenas nos vivifica a princípio, para que passemos da morte para a vida - mas por toda a vida precisamos e dependemos da vivificação do Espírito. Ele nos leva a orar e nos vivifica em oração. É a sua vivificação que coloca vida em nossas graças, energia em nossas orações, confiança em nossas expectativas e nos permite resistir a Satanás, firmes na fé.

Se seu poder vivificador for retido - logo ficaremos sem graça, frios, sem vida e inativos!

Não temos poder na oração, nem gozo nas ordenanças, nem liberdade em falar com os santos nem lucro em ler a Palavra de Deus. Todo dever se torna uma tarefa, todo privilégio se torna um fardo e toda cruz parece insuportável.

(38)

38

Enquanto estamos sob a operação vivificante do Espírito - podemos fazer todas as coisas; mas sem a sua vivificação - nada podemos fazer.

Frequentemente, com muita frequência, temos que clamar por experiência amarga: "Minha alma se apega ao pó; vivifica-me segundo a tua Palavra!" Salmos 119: 25

Espírito vivificante, diariamente vivifica minha alma!

"A letra mata - mas o Espírito vivifica (ou dá vida)." 2 Coríntios 3: 6.

O Espírito TRANSFORMANDO-NOS

"E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." 2 Coríntios 3:18

O evangelho é o espelho que reflete a semelhança de Cristo, e Jesus é o espelho que reflete a semelhança e a glória do Pai. Ele está diante de nós - não como Moisés fez diante dos judeus, com um véu no rosto - mas foi revelado;

e em seu rosto não revelado contemplamos a glória de Deus.

(39)

39

O espírito Santo ilumina a mente, direciona os olhos para Jesus, aponta as excelências de Jesus e mantém os olhos fixos em Jesus.

E como o rosto de Moisés captou e refletiu alguns raios da glória de Deus no Monte - assim somos transformados à semelhança de Deus em Cristo. Somos transformados na imagem de Sua santidade, amor, veracidade, misericórdia, justiça e compaixão. Tornamo-nos espirituais e semelhantes a Deus, e todos os que nos observam percebem que há uma grande e crescente mudança em nós. Nossa humildade se aprofunda, nossa paciência se fortalece e nossa benevolência se torna mais pura e expansiva.

Todo homem é mais ou menos assimilado à semelhança de seu "deus"; e o cristão, quanto mais ele tem a ver com Deus, mais comunhão ele mantém com Deus, mais o olho de sua mente está fixo em Deus, mais ele se assemelha a Deus.

O homem, por natureza, é totalmente diferente de Deus.

O homem, pela graça, está sendo gradualmente conformado à imagem de Deus.

(40)

40

O homem de glória se parecerá exatamente com Deus.

Então seremos como ele, pois o veremos como ele é. A visão de Cristo nos faz como ele.

Ó Espírito Santo, fixa meus olhos em Deus em Jesus! Diariamente posso contemplar sua glória;

e que todos os que me conhecem testificam de mim, que eu mudei à imagem de Deus! Ó, mude- me de glória em glória, até que eu seja toda gloriosa por dentro e por fora, pelo amor de Jesus!

" E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial." 1 Coríntios 15:49

Acesso a Deus pelo Espírito

"Por meio dele, nós dois temos acesso ao Pai por um Espírito." Efésios 2:18

Jesus abriu um caminho para os pecadores ao Pai por sua morte; ele apontou dessa maneira por seus ensinamentos; e ele nos encoraja a abordar dessa maneira por sua intercessão. Este caminho é destinado a judeus e gentios. Dessa forma, nós podemos... ter acesso a Deus, entrar em sua presença e se aproximar dele.

(41)

41

Mas é o Espírito que agora desdobra o caminho para nós, estimula o desejo de se aproximar de Deus através dele e nos permite chegar a Deus por ele. Ele gentilmente nos leva.

Ele gentilmente nos ensina.

Ele secretamente nos habilita.

Sem o Espírito, nos afastaríamos de Deus, descansaríamos em formas e seríamos estranhos à comunhão que afeta o coração do Deus Altíssimo. Mas o Consolador não permitirá que o povo do Senhor fique satisfeito sem proximidade com Deus, comunhão com Deus e comunicações frequentes de Deus.

A verdadeira religião é ter a ver com Deus, ter a ver com Deus através de Jesus, e sob o ensino e a influência do Espírito Santo.

Chegamos a Deus como Pai, suplicamos a Deus como Pai, confiamos em Deus como Pai, confessamos nossos pecados a Deus como Pai, obtemos perdão de Deus como Pai e recebemos dons e graça de Deus como pai.

O Espírito Santo revela o relacionamento, testemunha nossa adoção e nos dá ousadia e acesso com confiança pela fé em Jesus.

(42)

42

Consolador abençoado! Que tenhamos acesso a Deus, comunhão com Deus e alegria em Deus, por meio de sua graciosa influência, ensino e trabalho. Nunca, nunca vamos descansar em formas, serviços ou mesmo em nossos mais altos privilégios; mas que sejamos capazes de dizer diariamente: "Verdadeiramente nossa comunhão é com o Pai e seu Filho Jesus Cristo".

Mais perto de Deus, mais perto de Deus, clamamos!

" Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai- vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna." Judas 20, 21.

CAMINHANDO no Espírito

"Se vivermos no Espírito, também andemos no Espírito." Gálatas 5:25

O Espírito de Deus vive em nós - como fonte de nossa santificação; e devemos viver no Espírito - como se ele fosse a atmosfera que respiramos, o templo em que adoramos ou a habitação em que habitamos.

(43)

43

Porque viver no Espírito, é viver sob sua influência, de acordo com sua Palavra, reconhecendo sua presença sempre conosco.

Então, ANDAR no Espírito, é andar como influenciado, dirigido e assistido por ele;

pedindo a ele sabedoria para nos guiar, graça para nos ajudar e poder para nos preservar.

Andar no Espírito é viver como homem...

libertados da lei, resgatados do mundo maligno atual, libertados do domínio do pecado e separados para a glória e louvor de Deus.

O Espírito é nosso professor, líder e confortador.

Nós nos rendemos a ele, e procuramos agradá- lo e honrá-lo. Temos o cuidado de não entristecê-lo, resistir ou extinguir suas sagradas influências.

Andar no Espírito é respirar o espírito de Cristo e exibir o temperamento e a disposição de Cristo em meio à oposição, perseguição, irritação e muitos deveres automortificantes.

Andar no Espírito, é andar como Jesus andou, tomando-o como nosso padrão; e buscando graça do Consolador, para pensar, sentir e agir - assim como Jesus pensava, sentia e agia.

(44)

44

Consolador abençoado! Ensine-nos a viver no Espírito nos dias de hoje - e a andar no Espírito ao caminharmos pelo deserto deste mundo.

Oh! Andar como Jesus andou, viver como Jesus viveu, apresentando-se constantemente a Deus por seu serviço e louvor! Que possamos tornar nosso corpo um sacrifício vivo, santo e aceitável para Deus, que é o nosso culto racional; e não estar em conformidade com este mundo - mas ser transformado pela renovação de nossas mentes. Ó ser sobrenatural! Ó ser profundamente espiritual!

"Ande no Espírito - e você não cumprirá a concupiscência da carne." Gálatas 5:16

O Espírito TESTIFICANDO de Cristo

"Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;" João 15:26

Uma parte principal da obra do Espírito é testemunhar de Cristo. Ele fez isso na Palavra - cada parte da qual tem referência direta ou indireta a Cristo. O testemunho de Jesus é o espírito, ou alma de profecia; profecias sem

(45)

45

Cristo, são como um corpo sem alma. O espírito de profecia é o testemunho de Jesus.

Os tipos e sombras da lei, as previsões da página profética, os salmos e os cânticos da Bíblia - estão todos impregnados de Cristo!

Mas, especialmente no Novo Testamento, o Espírito testificou de Cristo; ali ele testemunha seu nascimento, batismo, milagres, reivindicações, sofrimentos, morte, ressurreição e ascensão triunfante à glória. Ele ainda testifica na Palavra e nas ordenanças, pela voz do pregador e por seu poder na consciência.

Ele presta testemunho de Cristo e testifica de Cristo - no coração do crente. Ele testemunha sua divindade e a glória de sua pessoa, como Deus e o homem, o único mediador glorioso. Ele testemunha o mérito de seu sangue, a perfeição de sua justiça, o amor de seu coração e sua disposição para salvar os pecadores, até o próprio chefe.

Ele testifica da exata adequação de Cristo para atender a todos os casos, a todos os santos provados e pecadores problemáticos - e a ser o eterno Salvador de todos aqueles que lhe obedecem.

(46)

46

Vamos então reconhecer, perceber e reverenciar o Espírito Santo - como o todo- poderoso testificador da glória, valor e excelência do Senhor Jesus.

Espírito de Deus, testifique em nossos corações, e em nossas consciências, da pessoa gloriosa e da perfeita obra de Jesus! Ó pelo testemunho interno, correspondente e confirmando o testemunho da Palavra escrita!

"Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo..." Hebreus 10:14, 15.

O Espírito que glorifica a Cristo

"Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." João 16:13, 14

Se Cristo é exaltado - então o pecador deve ser humilhado.

Se Jesus estiver no alto - a criatura deve ser colocada no pó.

Referências

Documentos relacionados

Análise_I do software permite a determinação do volume equivalente pelo método da derivada.. segunda e por esse motivo, é utilizado como código referência na validação do

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2017 II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular.

Relatório do Presidente da Província de Santa Catarina, Miguel de Souza Mello e Alvim, apre- sentado ao Conselho Geral Provincial na ses- são de I° de Dezembro de 1830 -

2. Geração para o CONTAB0 – utilizado com a finalidade de consolidação junto ao CONTAB0 para Prestação de Contas Consolidada. Os arquivos gerados tanto para a

Os itens 12 a 14 da ITG 1000, que tratam da Carta de Responsabilidade da Administração, têm por objetivo definir e estabelecer a obrigatoriedade da existência formal de

Alguém da família: A nós, reunidos para nosso Encontro Bíblico, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito

(Catecismo Maior de Westminster). “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. O Espírito como Deus – “Disse então

A origem das salinas datam de entre 5 e 10 milhões de anos atrás, em cujo período a bacia dessa salina foi cuberta de água com uma importante quantidade de sais pela