• Nenhum resultado encontrado

05. Um paciente teve o diagnóstico recente de epilepsia. Pergunta-se qual o lobo mais epileptogênico do cérebro? CLÍNICA MÉDICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "05. Um paciente teve o diagnóstico recente de epilepsia. Pergunta-se qual o lobo mais epileptogênico do cérebro? CLÍNICA MÉDICA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

PROVA DE RESIDÊNCIA MÉDICA – CERMAM 2021/2022_02 CONHECIMENTOS EM CLÍNICA MÉDICA

1 CLÍNICA MÉDICA

01. O envelhecimento trás mudanças na composição corporal alterando a farmacocinetica de algumas medicações. Assinale a alternativa CORRETA:

a) Existe aumento da velocidade de distribuição de drogas lipossoluveis, com aumento do steady state da droga.

b) Existe redução da velocidade de distribuição de drogas lipossoluveis, com aumento do steady state da droga.

c) Existe aumento da velocidade de distribuição de drogas hidrossolúveis com redução da concentração plasmática.

d) Existe uma redução da fração livre, das drogas lipossoluveis, em idosos sarcopenicos.

02. Paciente 82 anos, sexo feminino, previamente dependente parcial por dificuldades motoras, uso de polifarmacia 6 medicamentos, evoluindo há 1 semana com dor abdominal difusa, inversão do ciclo sono- vigília, desorientação temporo espacial, hiporexia e adinamia. Assinale a alternativa com principal hipótese síndromica e etiologica respectivamente:

a) Delirium por abdômen agudo

b) Síndrome demencial por doença de alzheimer c) Transtorno de humor por depressão devido perda

de funcionalidade d) Delirium por polifarmácia

03. Paciente de 65 anos de idade, motorista, apresenta distúrbio de marcha e quedas, há 18 meses evoluindo com rigidez axial simétrica e estado rígido-acinético.

Ao exame, nota-se dificuldade de olhar para cima ou para baixo sem mover o pescoço, discreto retrocollis cervical e sinal do procerus. O diagnóstico é:

a) Demência por corpúsculo de Lewy b) Doença de Parkinson

c) Paralisia supranuclear progressiva d) Demência vascular

04. Paciente de 27 anos de idade, universitária, apresentou queda da própria altura, não conseguindo se levantar, sem auxílio. À admissão, estava paraparética com reflexos ausentes, evoluindo 48 horas após, com tetraparesia e insuficiência respiratória, necessitando de internação em unidade de terapia intensiva. Ressonância magnética mostrou mielite transversa com lesão medular extensa em coluna cervical e RM do crânio normal. Após dois meses, obteve alta hospitalar com melhora do quadro e deambulava com auxílio. Cerca de 2 anos após, apresentou episódio semelhante, sendo realizada ressonância magnética de crânio, que foi normal, exceto pela presença de lesão em nervo óptico. Qual exame está indicado para diagnóstico de neuromielite óptica:

a) Pesquisa de proteína 14.3.3 b) Pesquisa de bandas oligoclonais c) Antiaquaporina-4

d) Sorologia para HTLV-I

05. Um paciente teve o diagnóstico recente de epilepsia.

Pergunta-se qual o lobo mais epileptogênico do cérebro?

a) Frontal b) Temporal c) Parietal d) Occipital

06. Paciente masculino, estudante, 17 anos de idade, teve desenvolvimento neuropsicomotor normal. Aos 13 anos de idade começou a apresentar crises epilépticas tonico-clônicas de repetição. Recebeu diagnóstico de epilepsia no interior do Amazonas e passou a ser medicado com difenil-hidantoína. Um dos efeitos adversos com uso prolongado de difenil-hidantoina é:

a) Hipertrofia gengival b) Cefaleia

c) Hiperatividade e déficit de atenção d) Queda de cabelo

07. Paciente com 67anos, masculino, história de dor retroesternal ao ler o jornal pela manhã. A dor era do tipo aperto, de moderada intensidade, irradiava para o dorso e durou aproximadamente 10 minutos. Ele não informou nada aos familiares e foi descansar. No período da tarde, durante seu repouso, apresentou novo episódio de dor retroesternal, coma as mesmas características da anterior, porém com uma intensidade e duração maior (25minutos), associada a náuseas. Deu entrada no pronto socorro após uma viagem de 6 horas de barco, com melhora relativa do quadro.

Antecedentes: HAS sem controle há 7 anos (Captopril 25mg 2x/dia), obeso (IMC=28), história familiar de ICO (pai RM) e tabagista. Ao exame fisíco: eupneico, FC=112bpm, 20irpm, PA=145x90mmhg.

MV+ ausência de ruídos adventícios. RCR 2T BNF sem sopros

MI: sem edemas,pulsos + Tropina=0,01mg/dl e CKMB=22

Assinale a alternativa CORRETA:

a) TIMI RISK 3-IAM SSST b) TIMI RISK 2-IAM SSST c) TIMI RISK 3-Angina Instável d) TIMI RISK 2-Angina Instável

(4)

08. De acordo com o traçado a seguir, assinale a alternativa CORRETA:

a) Bloqueio atrioventricular do 2 grau do Tipo II ou Mobitz II com indicação de implante de marca- passo definitivo.

b) Bloqueio atrioventricular do 2 grau do Tipo II ou Mobitz II sem indicação de implante de marca- passo definitivo.

c) Bloqueio atrioventricular do III grau com indicação de implante de marca-passo definitivo.

d) Bloqueio atrioventricular do 2 grau do Tipo I ou Mobitz I sem indicação de implante de marca- passo definitivo.

09. Em relação aos exames de triagem para Hipertensão Pulmonar (HP) Marque V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Na angiotomografia do tórax, o diâmetro do tronco da artéria pulmonar está significativamente aumentado em pacientes com HP mais avançada.

( ) Nos pacientes com HP, no ECG, podemos observar uma diminuição da amplitude da onda P, sinais de hipertrofia ventricular esquerda, bloqueio de ramo esquerdo e alterações de repolarização.

( ) Na radiografia do tórax, observa-se como principal achado a hipertrofia ventricular esquerda.

( ) No ecocardiograma considera-se como suspeito de HP aqueles pacientes onde observa-se PSAP acima de 35 mmHg.

a) V, F, F, V b) V, F, V, V c) F, F, V, V d) F, V, V, V

10. Marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas assertivas abaixo e assinale a alternativa que contêm a sequência CORRETA.

( ) O uso inalatório do tabaco, particularmente na forma de cigarros, é o principal fator de risco para DPOC.

( ) Exposições prolongadas a queima de biomassa, poluição urbana e tabagismo não demonstraram ter uma relação causa-efeito importante para DPOC em estudos prévios.

( ) O processo inflamatório gerado pela exposição a agentes nocivos inalados amplifica o estresse oxidativo e excesso de proteinases, levando ao círculo vicioso de dano e reparação que culmina com a alteração estrutural em vias aéreas e parênquima pulmonar observados na DPOC.

( ) Apesar dos efeitos benéficos da associação de beta agonistas de longa ação e corticoides inalatórios em pacientes portadores de DPOC, há inequívoco aumento de risco de pneumonia e candidíase oral.

( ) A tosse crônica costuma ser uma manifestação tardia da doença e quando presente atua como um marcador de gravidade do quadro.

a) F, V, V, V, F b) V, F, V, V, F c) V, V, V, V, F d) V, F, F, V, F

11. Sr João recebeu diagnóstico hoje de tuberculose pulmonar. Apresentava baciloscopia positiva em duas amostras e radiografia de tórax com opacidades acinares heterogêneas em lobo superior direito. Ele mora com a esposa que é renal crônica dialítica por nefrite lúpica e uma filha de 6 anos. Ambas assintomáticas. Qual a conduta adequada para a esposa e a filha de João?

a) Esposa: Solicitar baciloscopia do escarro e radiografia de tórax em PA e perfil. Filha:

Radiografia de tórax em PA e perfil + PPD.

b) Esposa: Iniciar Isoniazida 300 mg/dia. Filha: PPD.

c) Esposa: PPD. Filha: Radiografia de tórax em PA e perfil + PPD

d) Esposa: Radiografia de tórax em PA e perfil + PPD. Filha: iniciar Isoniazida 300 mg/dia.

12. Qual das condições a seguir é considerada indicação para transfusão de hemácias lavadas:

a) Prevenção de doença do enxerto contra o hospedeiro transfusional

b) Hemoglobinúria paroxística noturna c) Transfusão intra-uterina

d) Deficiência de IgA

13. Em pacientes imunodeprimidos, a conduta mais adequada na prevenção de transmissão de citomegalovírus é:

a) Irradiar o hemocomponente b) Usar filtro de microagregados c) Usar hemocomponentes lavados d) Usar filtro para remoção de leucócitos

14. Os testes relacionados à hemostasia primária são:

a) TAP, TTPa e tempo de trombina.

b) Tempo de sangramento, agregação plaquetária e fator de von Willebrand.

c) TAP, TTPa e contagem de plaquetas.

d) Tempo de Trombina, tempo de sangramento e contagem de plaquetas.

(5)

PROVA DE RESIDÊNCIA MÉDICA – CERMAM 2021/2022_02 CONHECIMENTOS EM CLÍNICA MÉDICA

3 15. O que é um DPOC exacerbador? Assinale a

alternativa CORRETA:

a) É um evento no curso natural da doença, caracterizado apenas pelo aumento da dispneia sem necessidade de alterar a medicação regular do paciente.

b) É um evento no curso natural da doença, caracterizada por sustentada piora dos sintomas respiratórios habituais do paciente além das variações normais do dia a dia e que resulta na necessidade de alterar a medicação regular do paciente.

c) É um evento no curso natural da doença, caracterizado pelo aumento da expectoração do escarro com necessidade de alterar a medicação regular do paciente.

d) É um evento no curso natural da doença, caracterizado pelo aumento da purulência do escarro com necessidade de alterar a medicação regular do paciente.

16. Assinale a alternativa CORRETA. Os problemas mais comuns que devem ser excluídos antes de classificarmos um paciente com asma não controlada são:

a) Baixa aderência ao tratamento; o uso incorreto do dispositivo inalatório; o diagnóstico incorreto de asma e; a presença de comorbidades, tais como, rinossinusite, refluxo gastroesofágico, síndrome da apneia do sono e obesidade e; exposição a substâncias irritantes em casa ou no trabalho.

b) Baixa aderência ao tratamento; o uso incorreto do dispositivo inalatório; o diagnóstico incorreto de asma e; a presença de comorbidades, tais como, rinossinusite, refluxo gastroesofágico, síndrome da apneia do sono e obesidade.

c) Baixa aderência ao tratamento; o uso incorreto do dispositivo inalatório; a presença de comorbidades, tais como, rinossinusite, refluxo gastroesofágico, síndrome da apneia do sono e obesidade e; exposição a substâncias irritantes em casa ou no trabalho.

d) Baixa aderência ao tratamento; o uso incorreto do dispositivo inalatório; o diagnóstico incorreto de asma e; exposição a substâncias irritantes em casa ou no trabalho.

17. Um paciente com taxa de filtração glomerular de 37mL/min e albuminúria de 290 mg/24h, por um período superior há 3 meses, é classificado como:

a) DRC Classe IIIb A2 b) DRC Classe IV A2 c) DRC Classe IIIa A3 d) DRC Classe IIIa A2

18. O nível ideal de hemoglobina sérica no tratamento da Doença Renal Crônica é:

a) Acima de 12 g/dl b) Entre 12 e 13 g/dl c) Acima de 10 g/dl d) Entre 11 e 12 g/dl

19. São indicados no tratamento do Distúrbio Mineral Ósseo em pacientes dialíticos:

a) Paricalcitol e Furosemida b) Calcitriol e Bicarbonato de sódio

c) Carbonato de cálcio e Alendronato sódico d) Cloridrato de Sevelamer e Cinacalcet

20. Anemia ferropriva é um tipo de anemia decorrente da privação, deficiência, de ferro dentro do organismo, levando a uma diminuição da produção, tamanho e teor de hemoglobina dos glóbulos vermelhos. O ferro é essencial para a produção dos glóbulos vermelhos, e seus níveis baixos no sangue comprometem a produção.

Dentro dos glóbulos vermelhos, existe uma proteína chamada hemoglobina que tem na sua estrutura bioquímica a presença de moléculas de ferro e de cobalto (o cobalto está presente na vitamina B12). A hemoglobina é a responsável pelo transporte do oxigênio que respiramos até todas as células do corpo humano.

Sobre causas, consequências e tratamento da patologia descrita acima é possível afirmar que:

I. A deficiência de ferro na alimentação é a causa mais frequente de anemia ferropriva no mundo, principalmente em adultos jovens.

II. A cirurgia bariátrica que retira parte do estômago e do intestino para redução do peso, afeta a absorção do ferro e pode causar anemia ferropriva.

III. A informação popular de que cozinhar em panela de ferro auxilia no combate à anemia ferropriva é um mito, pois o ferro contido na panela é intransferível ao alimento.

IV. Na anemia ferropriva, o transporte de oxigênio fica comprometido e várias consequências danosas serão desencadeadas.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

b) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

c) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

21. Com o avanço do uso de agentes imunobiológicos em diversas áreas da medicina conseguiu imunossupressão específica, diferente dos regimes antigos contendo corticosteroides como base de tratamento. Apesar disso esses tratamentos não são inócuos. Em qual regime de agente imunobiológico se deve fazer o rastreio de tuberculose latente?

a) Agentes anti-CD20 b) Agentes anti-VGF c) Agentes anti-TNF d) Agentes anti-IL6

(6)

22. Sobre acromegalia, assinale a alternativa CORRETA:

a) Pacientes com acromegalia podem cursar com hiperprolactinemia, resultado de cossecreção tumoral ou compressão de haste hipofisária.

b) A principal etiologia da acromegalia são os somatotropinomas, em sua maioria, microadenomas.

c) A dosagem ao acaso de Gh basal constitui-se no exame padrão-ouro para diagnóstico da acromegalia.

d) A posologia inicial da octreotida, análogo de somatostatina usada no tratamento da acromegalia, é de 20mg/dia.

23. Frente um paciente com incidentaloma adrenal, há de se considerar a solicitação dos seguintes exames para avaliar possível produção hormonal pelo mesmo, EXCETO:

a) Relação aldosterona/atividade plasmática de renina.

b) Teste de supressão noturna com 1mg de dexametasona.

c) Teste de tolerância a insulina (ITT) para dosagem de cortisol.

d) Metanefrinas plasmáticas.

24. Considere VERDADEIRO OU FALSO para as seguintes afirmativas:

I. Hipopituitarismo refere-se à deficiência parcial ou completa de um ou mais hormônios hipofisários.

II. Na deficiência hormonal combinada de TSH e ACTH, a reposição de levotiroxina deve preceder a de glicocorticoide.

III. São causas de hipopituitarismo: tumores hipofisários, radioterapia e síndrome de Sheehan.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) I – F; II – V; III - V b) I – V; II – F; III - V c) I – F; II – V; III - F d) I – V; II – F; III - F

25. São medicamentos já reconhecidos com causadores de hiperprolactinemia, EXCETO:

a) Betaistina b) Risperidona c) Verapamil d) Metoclopramida

Referências

Documentos relacionados

Na sequência, foi realizado um estudo empírico com delineamento quantitativo, observacional e comparativo entre grupos com o objetivo de identificar o perfil de professores do

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

A dose de aplicação deve ser determinada através do canal de descarga e da quantidade necessária de VECTOBAC-AS ® para manter a concentração de 0,5 a 25 ppm no canal de água a

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São