• Nenhum resultado encontrado

METODOLOGIA CIENTÍFICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "METODOLOGIA CIENTÍFICA"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

METODOLOGIA CIENTÍFICA

(2)

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 03

1 FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (NBR 14.724 DA ABNT) 04 1.1 Importância da padronização 04

1.2 Principais padrões 05 1.2.1 Apresentação05 1.2.1 Papel06

1.2.2 Margens06 1.2.2 Fonte06

1.2.2 Alinhamento06 1.2.2 Espaçamento06 1.2.2 Paginação06

1.2.2 Numeração progressiva07 1.2.2 Siglas07

1.2.2 Elementos gráficos07

2 CARACTERÍSTICAS E ELEMENTOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS08 2.1 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)08

2.1.1 Elementos pré-textuais09 2.1.2 Elementos textuais10 2.1.2 Elemento pós-textual14 2.2 Resumo técnico14

2.3 Projeto de pesquisa15 LEITURAS COMPLEMENTARES15 REFERÊNCIAS16

(3)

UNIDADE 4: FORMATAÇÃO E TRABALHOS ACADÊMICOS

APRESENTAÇÃO

Olá, alunas, olá, alunos da Unibra!

Nesta Unidade 4, a última de nosso curso de Metodologia Científica, iremos conhecer a norma de formatação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 14.724, observando como ela é aplicada nos trabalhos da Unibra.

Apresentaremos, também, características e elementos de alguns desses trabalhos acadêmico-científicos, como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o resumo técnico e o projeto de pesquisa, que são importantes não só para o curso de graduação, mas também para toda a sua vida acadêmica e profissional.

Tal como nas unidades anteriores, os materiais indicados para leituras complementares e as atividades disponíveis na Sala Digital Unibra (SDU) serão fundamentais pra que todo o conhecimento trazido aqui na apostila e nas videoaulas seja construído ainda de forma mais substancial e consistente.

Esperamos que vocês, após todo esse percurso, compreendam a importância de seguir os padrões estéticos, formais e técnicos em seus trabalhos acadêmico-científicos e que estejam aptos a elaborarem esses trabalhos seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conhecendo também as particularidades dos modelos utilizados pelo Unibra.

Sigamos agora, e sempre, nesse caminho do conhecimento!

(4)

1 FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (NBR 14.724 DA ABNT)

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em sua Norma Brasileira de trabalhos acadêmicos (NBR 14.724), estabeleceu “princípios gerais” para a apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dissertações, teses e outros (ABNT, 2011, p. 1).

Tais princípios dizem respeito à apresentação gráfica do trabalho, ou seja, ao que costumamos denominar “parte escrita” e não à apresentação oral que ocorre perante banca examinadora.

Então, para que fique claro que estamos tratando de padronização da apresentação gráfica e não da apresentação oral de um trabalho acadêmico, preferimos utilizar a palavra “formatação”, que, segundo o Dicionário Houaiss eletrônico (2009), significa adaptar um conjunto de dados (suas características, estruturas, aparências) a um determinado formato padrão. É um termo comumente empregado na área de editoração de textos, muito usal nesse contexto de trabalhos escritos que são apresentados de forma digitada (e não manuscrita), como é o caso das teses, dissertações e TCCs.

1.1 Importância da padronização

A padronização técnica confere ao trabalho acadêmico uma maior harmonia estético-formal e compreensão de seus elementos. Dito de outra foma, é o que deixa seu trabalho mais bonito e organizado, contribuindo, assim, para o entendimento do leitor, na medida em que o texto padronizado se apresenta melhor estruturado, ordenado, mais familiar, agradável e fácil de se ler.

(5)

Além disso, diz muito sobre o próprio autor do texto, já que o leitor perceberá se esse autor teve ou não conhecimento, aptidão ou interesse em aplicar o rigor técnico demandado em trabalhos acadêmico-científicos.

A padronização é, portanto, o cartão de visitas do seu trabalho. Quando não está corretamente formatado, a primeira impressão que o trabalho escrito causa a seus leitores não é nem um pouco positiva. É algo que chama a atenção negativamente, que salta aos olhos, que todos logo notam. Por outro lado, quando está corretamente formatado, a primeira impressão que fica é a de que seu autor se empenhou, se dedicou a fazer um bom trabalho. É algo que também logo chama a atenção, mas positivamente!

É importante também ressaltar o aspecto voluntário de adesão às normas da ABNT por parte das instituições de ensino e de pesquisa. Como falamos na Unidade 2, existem outras normas possíveis de serem aplicadas a trabalhos acadêmico-científicos. No Brasil, contudo, as normas da ABNT são bastante utilizadas. Mas, mesmo as adotando, as instituições podem fazer adaptações, alterações, uniformizações mais específicas para que as normas da ABNT se ajustem melhor a seus próprios modelos de trabalhos.

Por isso, é fundamental que o aluno, o pesquisador procure conhecer o modelo de TCC utilizado pelo curso ou estabelecimento de ensino do qual ele é discente, pelo programa de pós-graduação para qual irá elaborar um projeto em um processo seletivo, pelo congresso ao qual deseja submeter um resumo para apresentação, pela revista científica na qual pretende publicar um artigo etc. As normas de trabalhos de cada instituição, portanto, prevalecem sobre as normas da ABNT.

(6)

Daqui por diante, nesta apostila, iremos apresentar a NBR 14.724 da ABNT, mas já a partir da padronização adotada no modelo institucional de Trabalho de Conclusão de Curso da Unibra1, certo?

1.2 Principais padrões 1.2.1 Apresentação

• O trabalho deve ser apresentado, por escrito, digitado (ou datilografado), ou seja, não deve ser entregue manuscrito.

Obs.: Para se formatar corretamente o trabalho, é necessário utilizar softwares de edição de textos (tais como o Word2, da Microsoft).

1.2.2 Papel

• O tamanho do papel deve ser A4 (21 cm x 29,7 cm), na cor branca, com texto impresso apenas no anverso (frente) da folha, com exceção da ficha catalográfica (que fica no verso da folha de rosto)3.

1.2.3 Margens

• As margens superior e esquerda devem ter 3 cm e as margens inferior e direita, 2 cm4.

1.2.4 Fonte

• A fonte (tipo de letra) utilizada deve ser a Arial5, na cor preta (podendo outras cores apenas em ilustrações, tabelas etc.), com tamanho 12 (com exceção, por exemplo, de citações diretas longas, legendas e notas de rodapé, que devem ser em tamanho 10, e da capa, folha de rosto e folha de aprovação, que trazem tamanhos variados)6.

1.2.5 Alinhamento

1 Sempre que julgarmos relevante, iremos pontuar, no rodapé, diferenças entre o disposto pela ABNT na NBR 14.724 e o modelo institucional de TCC da Unibra.

2 Nas videoaulas, demos dicas de utilização de recursos do Word para formatar os trabalhos. E há muitos tutoriais na internet (https://support.microsoft.com/pt-br/word, www.tutoriaisword.com etc.).

3 A ABNT permite o uso de papel reciclado e impressão do texto no verso e anverso das folhas.

4 Considerando apenas a impressão no anverso, como estabelecido no modelo de TCC da Unibra.

5 A NBR 14.724 não estabelece tipo de fonte, mas a Unibra adotou Arial para maior uniformidade.

6 A ABNT sugere fonte 12 em todo o trabalho, incluindo a capa, e tamanho menor nas exceções.

(7)

• O alinhamento deve ser do tipo justificado7 (com exceção, por exemplo, da capa e dos títulos não numerados, que seguem o tipo centralizado).

Obs.: nesse tipo, o texto fica alinhado nas margens esquerda e direita, sendo, se necessário, adicionado automaticamente espaço extra entre as palavras.

1.2.6 Espaçamento

• O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 (com exceção, por exemplo, de citações diretas longas, legendas, notas de rodapé e referências, que devem ficar com espaçamento simples – 1).

1.2.7 Paginação

• O número da página deve constar na margem superior direita da folha8, após o sumário (ou seja, na primeira página textual).

Obs.: as páginas dos elementos pré-textuais são contadas desde a capa9, mas não numeradas.

1.2.8 Numeração progressiva

• A numeração e os recursos tipográficos utilizados na grafia dos títulos devem evidenciar como o trabalho foi dividido em seções e subseções (ou capítulos e subcapítulos), sendo idênticos no sumário e no texto. No modelo de TCC da Unibra, utiliza-se negrito e letras maiúsculas nas seções primárias (capítulos principais), apenas negrito nas seções secundárias (subdivisão da seção primária) e itálico nas seções terciárias (subdivisão da seção secundária)10. Obs.: Deve ser dado apenas um espaço de um caractere depois da numeração da seção e antes do seu título (não utilizar ponto, travessão, parêntese etc.). E, quando terminar uma seção (ou subseção), não se deve passar para a página seguinte, mas apenas pular uma linha.

Ex.: 3 RESULTADOS

3.1 O conceito de plágio

7 O alinhamento justificado no trabalho em geral não é mencionado na NBR 14.724, mas é utilizado em seu texto e exemplos, havendo indicação de outros tipos de alinhamento em casos específicos.

8 Considerando apenas a impressão no anverso, como estabelecido no modelo de TCC da Unibra.

9 Pela ABNT, as páginas são contadas apenas a partir da folha de rosto.

10 A ABNT apenas sugere a utilização de recursos com negrito, itálico, sublinhado e outros, sem, contudo, estabelecer como devem ser utilizados em cada seção.

(8)

3.2 Tipos de plágio 3.2.1 Integral

3.2.2 Parcial 3.2.3 Conceitural 3.3 Penalidades

3.3.1 Detenção e/ou multa 3.3.2 Sanções administrativas

1.2.9 Siglas

• Na primeira vez que a sigla aparecer no texto, coloca-se antes dela o nome completo, por extenso, e, em seguida, a sigla entre parênteses. Nas próximas ocorrências, pode utilizar-se apenas a sigla.

Ex.: [...] elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essa norma da ABNT é [...].

1.2.10 Elementos gráficos

• Os elementos gráficos utilizados no texto (que trazem dados de forma mais

“visual”), tais como ilustrações e tabelas, devem ser identificados na parte superior com palavra designativa (imagem, figura, gráfico, quadro, tabela11 etc.), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título.

Obs.: na parte inferior desses elementos, deve ser indicada a fonte consultada (mesmo que tenha sido elaborado pelo próprio autor do trabalho).

Ex:

Imagem 1 – Website da Unibra Gráfico 1 – Vendas nos almoços

11 Quadro traz informações mais textuais, qualitativas, enquanto que tabela traz dados mais numéricos, quantitativos.

(9)

Fonte: https://www.grupounibra.com Fonte: www.excelprogressivo.net/2015/01

Quadro 1 – Normas da ABNT Tabela 1 – Estatura x peso x idade

Fonte: elaboração própria da autora Fonte: Duarte (1985, p. 19)

2 CARACTERÍSTICAS E ELEMENTOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Nesta seção, iremos focalizar aspectos básicos da estrutura do modelo institucional de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Unibra, abordando, ainda, resumo técnico e projeto de pesquisa.

2.1 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC, na UNIBRA, deverá atender aos requisitos de uma pesquisa bibliográfica, apresentada sob forma de artigo científico12.

Demanda tanto o trabalho escrito quanto a apresentação oral a uma banca examinadora, compreendendo a seguinte estrutura:

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Capa Obrigatório

Folha de rosto Obrigatório Folha de aprovação Obrigatório

Dedicatória Opcional

Agradecimentos Opcional

12 O artigo científico (texto mais objetivo e sucinto que uma monografia, por exemplo) constituirá os elementos textuais do TCC da Unibra, que terá também elementos pré-textuais, característicos de trabalhos acadêmicos.

(10)

Epígrafe Opcional

Sumário Obrigatório

ELEMENTOS TEXTUAIS

Título (e subtítulo, se houver) Obrigatório Autor(es) (e orientador) Obrigatório Resumo (com palavras-chave) Obrigatório

Introdução Obrigatório

Delineamento metodológico Obrigatório

Resultados Obrigatório

Discussão Opcional

Considerações finais Obrigatório ELEMENTO PÓS-TEXTUAL Referências Obrigatório

Vamos, agora, falar um pouco sobre cada um desses elementos e, nas leituras complementares, vocês encontrarão link para o modelo institucional de TCC da Unibra13.

2.1.1 Elementos pré-textuais

Aqui serão elencados os elementos pré-textuais, incluindo desde capa14 até sumário.

a) Capa

Deve conter nome da instituição, do curso, do(s) autor(es) do trabalho, título (e subtítulo, se houver), cidade da instituição e ano de depósito (entrega do trabalho). Na versão final, é apresentada na encadernação em capa dura.

b) Folha de rosto

Deve conter nome do(s) autor(es) do trabalho, título (e subtítulo, se houver), natureza do trabalho (tipo, instituição, objetivo, grau, curso), orientador, cidade da instituição e ano de depósito. No verso, fica a ficha catalográfica elaborada pela biblioteca da instituição.

c) Folha de aprovação

13 O aluno deve verificar, junto à coordenação, se há um modelo específico de TCC para o curso ao qual está vinculado.

14 Na NBR 14.724, a capa é considerada elemento da “parte externa”. No modelo da Unibra, considera- se elemento pré-textual, por ser contabilizado na numeração das páginas.

(11)

Deve conter nome do(s) autor(es) do trabalho, título (e subtítulo, se houver), natureza do trabalho (tipo, objetivo, grau, curso, instituição), nome completo, titulação e assinatura do orientador e dos professores examinadores, cidade da instituição, data de defesa (apresentação do trabalho) e nota. É assinada após a defesa.

d) Dedicatória (opcional)

Texto sucinto, sem título, em que seus autores indicam para quem o trabalho é dedicado. No caso de TCC com mais de um autor, geralmente tem-se uma homenagem mais genérica, sem referência nominal às pessoas, ou coletiva.

e) Agradecimentos (opcional)

Texto em que seus autores agradecem àqueles que contribuiram para a realização do trabalho, sem possuir limite de linhas ou páginas. No caso de TCC com mais de um autor, cada um deles poderá fazer seus agradecimentos individuais, com referência nominal às pessoas.

f) Epígrafe (opcional)

Fragmento de texto de outro autor, que traz um pensamento, geralmente mais poético ou filosófico, relacionado diretamente ou não ao tema do trabalho.

g) Sumário

Deve conter numeração, título (e subtítulo, se houver) e páginas iniciais de cada divisão do trabalho (seções e subseções), na mesma sequência e com a mesma grafia utilizada no texto.

2.1.2 Elementos textuais

Aqui serão elencados os elementos textuais, incluindo desde título (e subtítulo, se houver), autores, orientador e resumo com palavras-chave15 até considerações finais.

a) Título (e subtítulo, se houver)

Deve constar conforme apresentado na capa, folha de rosto e folha de aprovação, sendo separado do seu subtítulo, se houver, por dois pontos (:).

15 Na NBR 6.022 (ABNT, 2018), de artigo técnico-científico, tais elementos são considerados pré- textuais. Entretanto, como no modelo de TCC da Unibra eles se apresentam após o sumário, estamos abordando-os juntamente com os elementos textuais.

(12)

b) Autor(es)

Nome completo do(s) autor(es) do trabalho, em ordem alfabética (assim como apresentados nos elementos pré-textuais do TCC).

c) Orientador(a)

Nome completo do(a) orientador(a) do trabalho, constando, em nota de rodapé, sua titulação, breve currículo e e-mail para contato.

d) Resumo (com palavras-chave)

Este item será abordado mais adiante, na seção 2.2, pois, além de ser um gênero textual demandado também fora do âmbito de TCC, traz resumidamente os tópicos dos quais trataremos a seguir, podendo ser, portanto, melhor entendido após a explicação desses tópicos.

e) Introdução

Na introdução, precisamos falar da nossa pesquisa, iniciando pela apresentação do tema do nosso trabalho. Sendo assim, antes de seguirmos tratando da introdução propriamente dita, precisamos conversar um pouco sobre a escolha e a delimitação do tema do nosso TCC.

Mas, como escolher o tema? Não há nada pior do que ler e escrever sobre aquilo de que não gostamos, não é mesmo? Então, o tema deve ser do agrado de vocês! E, quando o trabalho precisar ser feito em dupla, trio, em equipe, vocês devem optar por um tema de interesse de todos: a afinidade pessoal é importante, mas a afinidade temática também.

Levem em consideração aquele assunto ou disciplina que vocês têm mais facilidade de entendimento, ou algo que vocês já têm alguma leitura prévia ou experiência no trabalho, ou um tema que vocês têm algum interesse prático em aprender (por exemplo, por uma demanda profissional de mercado).

Além disso, o tema precisa estar relacionado ao curso de vocês e deve haver, sobre o assunto, material bibliográfico adequado à pesquisa científica.

(13)

Mas, tranquilidade: não é hora de complicar! O trabalho de TCC, na Unibra, deve ser bibliográfico e exploratório, ou seja, vocês devem conhecer mais sobre o tema, falar sobre ele a partir do que leram nos livros, artigos científicos e trabalhos acadêmicos, dialogar com os autores pesquisados... Não se espera, nessa pesquisa, que vocês desenvolvam uma nova teoria (o que pode ficar para o doutorado, por exemplo).

Outro aspecto importante: apesar de, geralmente, queremos falar sobre tudo que envolve aquele tema, sempre há limitação de tempo e espaço na realização de um trabalho acadêmico. Então, é preciso delimitar o tema, ou seja, pôr limites, “recortá-lo”, para que, sendo menos amplo, torne-se exequível, executável. Assim, quanto mais específico o trabalho, melhor!

Elaborar o problema de pesquisa também ajuda nesse processo de delimitação do tema. O que vocês querem saber sobre este tema? Qual o foco da pesquisa? Será esta questão norteadora que vai conduzir todo o trabalho de vocês. E, além da pergunta, há recortes que podemos fazer levando em consideração determinado local, segmento, setor (recorte espacial) e/ou determinado período de tempo (recorte temporal) para o estudo desse tema (GIL, 2002).

Ao falar sobre o tema, na introdução, vocês estarão, então, respondendo à pergunta: “O que está sendo pesquisado neste trabalho?” (PRODANOV;

FREITAS, 2013). Mas não é só isso que deve constar nesta seção inicial. Nela há outras informações sobre a pesquisa de vocês que também precisam ser explicitadas.

Isso porque a introdução deve proporcionar um panorama geral da pesquisa e não ser uma simples introdução ao tema. Além do objeto de estudo (tema delimitado) e do problema de pesquisa levantado, devem ser apresentadas

(14)

as justificativas que levaram à escolha do tema, bem como os objetivos do trabalho.

A justificativa responde às perguntas: “por que o tema é importante?” e “por que esta pesquisa deve ser realizada?” (PRODANOV; FREITAS, 2013). É, portanto, a importância do tema e da pesquisa. Algumas razões comumente apontadas na justificativa são: a atualidade ou ineditismo do tema ou da pesquisa, sua relevância social, econômica, política etc., ou ainda algum vínculo pessoal do pesquisador com o tema (BARRAL, 2003).

Os objetivos, por sua vez, respondem à pergunta: “para que estamos pesquisando este tema?” (PRODANOV; FREITAS, 2013). Indicam, assim, o que a pesquisa pretende desenvolver e alcançar. São redigidos com um verbo no infinitivo (terminados em -ar, -er/-or e -ir), tais como investigar, analisar, identificar, debater, conhecer, compreender, contrapor, refletir, definir, discutir e muitos outros.

Vale ainda ressaltar que os objetivos dividem-se em geral e específicos. O objetivo geral é o principal, o mais amplo e está em estreita relação com o problema de pesquisa. Geralmente tem-se apenas um. Já os objetivos específicos são os mais detalhados, esmiuçados, desdobrados do objetivo geral e estão em estreita relação com os tópicos abordados no desenvolvimento do trabalho. Sempre há mais de um, mas não podem ser vários para que a pesquisa consiga alcançá-los.

Por fim, na introdução, vocês devem pontuar a contribuição que a pesquisa tem a oferecer e fazer um fechamento mencionando as seções seguintes do trabalho.

f) Delineamento metodológico

No delineamento metodológico, respondemos à pergunta: “como a pesquisa foi realizada?” (PRODANOV; FREITAS, 2013). É a metodologia do nosso trabalho.

(15)

Nesta seção, deve ser indicado o tipo de pesquisa realizada (no TCC da Unibra, pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa ou quantitaiva) e também elencados os procedimentos metodológicos adotados, com foco especial na seleção das fontes (base de dados consultada, critérios de inclusão/exclusão, natureza, quantidade e período de publicação das obras encontradas etc.).

g) Resultados

No modelo de TCC da Unibra, os resultados correspondem aos achados encontrados na revisão da literatura. Servem para contextualizar e fundamentar teoricamente o tema, apresentando teorias, obras, autores e conceitos que irão sustentar aquilo afirmado no trabalho.

Portanto, é imprescindível, nos resultados, trazer dados de obras mais confiáveis através de citações (conforme a NBR 10.520 da ABNT), tanto para dar consistência teórica ao trabalho como para não se cometer plágio.

Nesta seção, está a maior parte do trabalho. Ela deve ser organizada em subseções, para uma melhor estruturação e divisão do assunto desenvolvido, e pode conter elementos gráficos como imagens, quadros, tabelas etc.

h) Discussão

No modelo de TCC da Unibra, a discussão é opcional. Nela, os principais resultados encontrados podem ser destacados e interpretados.

É uma seção em que se pode discutir o objeto de pesquisa mais a fundo ou também analisar exemplos concretos à luz dos aspectos teóricos abordados revisão de literatura. E, assim como nos resultados, na discussão também podem ser inseridos elementos gráficos.

i) Considerações finais

(16)

As considerações finais são as conclusões do trabalho, a sua finalização.

Conferem um efeito de acabamento ao texto, devendo apresentar um posicionamento mais reflexivo quanto aos principais resultados e discussões levantados, retomando-os para responder à questão norteadora da pesquisa.

Nesta seção textual final, podem ser pontuados os limites da pesquisa e sugeridos trabalhos futuros que possam dar continuidade ao estudo realizado.

2.1.3 Elemento pós-textual a) Referências

No modelo de TCC da Unibra, consta apenas um único elemento pós- textual16, a lista de referências, da qual já tratamos na Unidade 3, quando apresentamos a NBR 6.023 (ABNT, 2018). Confiram lá as informações sobre esse elemento!

2.2 Resumo técnico

O resumo técnico é um elemento obrigatório do TCC, mas também por ser solicitado em submissões de trabalho em eventos científicos, por exemplo. Sua função é informar sobre a pesquisa realizada, para que, então, o leitor possa julgar antecipadamente se o trabalho interessa-lhe ou não.

Deve apresentar, de forma concisa, tema (a partir de sua justificativa e/ou problematização), objetivos, metodologia, resultados e/ou conclusão.

Compõe-se por uma sequência de frases em um bloco textual de parágrafo único, sem enumeração de tópicos.

No modelo de TCC da Unibra, o resumo deve possuir até 250 palavras, sendo acompanhado de três a cinco palavras-chave (termos que melhor

16 Apesar de não previstos no modelo, caso o orientador solicite, após as referências poderão ser inseridos anexo(s), informações extraídas de outras fontes, ou apêndice(s), informações elaboradas pelo(s) próprio(s) autor(es) do TCC.

(17)

descrevem o trabalho e que permitem mais facilmente a identificação da pesquisa em buscas).

As palavras-chave, de acordo com a NBR 6.028 (ABNT, 2021), de resumo, resenha e rescensão, são separadas entre si por ponto e vírgula (;) e grafadas com iniciais minúsculas (a não ser que a palavra seja, por regra, escrita com inicial maiúscula).

2.3 Projeto de pesquisa

O projeto de pesquisa é um planejamento inicial de um trabalho de pesquisa que será desenvolvido posteriormente. Possibilita ao pesquisador organizar melhor suas ideias e otimizar suas ações para a realização futura do trabalho.

De acordo com a NBR 15.287 (ABNT, 2011), o projeto deve apresentar:

introdução (expondo o tema, o problema de pesquisa, as hipóteses – quando pertinentes –, os objetivos e a justificativa); metodologia; referencial teórico;

recursos e cronograma.

LEITURAS COMPLEMENTARES

• Livro – Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico (https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988- 1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-

book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf)

Nesse livro, Cleber Prodanov e Ernani Freitas trazem bastante conhecimento sobre metodologia científica, de forma geral. Indicamos a leiturado capítulo 4, dedicado a projeto de pesquisa, sendo muitas de suas informações aplicáveis a TCC também.

Manual – Modelo institucional de TCC da Unibra

(www.anversocomunicacao.com/textos)

(18)

Aqui vocês poderão ter acesso ao arquivo em Word (ressaltando que é necessário verificar, junto à coordenação, se existe um modelo específico para o seu curso).

Vídeo – Como escolher o tema do seu TCC em 3 passos simples

(www.youtube.com/watch?v=dv4WGzQf19c)

Nesse vídeo, o profesor Amilton Quintela dá três dicas para escolha do tema do TCC.

• Podcast – Influências no TCC (https://anchor.fm/jessica-siqueira- luiz/episodes/udio-aula-4--Influncias-no-TCC-parte-2-e12aof2)

Nesse podcast, a professora Jéssica Siqueira fala um pouco sobre a necessidade do planejamento do tempo e de ações para o desenvolvimento do TCC.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação – artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação – resumo, resenha e recensão– apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro:

ABNT, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio de Janeiro:

ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287:informação e documentação – projeto de pesquisa – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

BARRAL, Welber. Metodologia da pesquisa jurídica. 2. ed. Florianópolis:

Fundação Boitex, 2003.

(19)

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo:

Atlas, 2002.

HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss eletrônico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. 1 CD-ROM.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em:

https://www.feevale.br/institucional/ editora-feevale/metodologia-do- trabalho-cientifico---2-edicao. Acesso em: 9 jul. 2021.

Referências

Documentos relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Para o controle da salivação, gosto muito de usar metáforas, como pedir para o paciente imaginar um ralo dentro de sua boca, por onde a saliva escorre, ou uma torneirinha que vai

Frente ao exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar discentes da disciplina de Matemática Discreta nos conteúdos de lógica formal, teoria dos conjuntos e

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar