• Nenhum resultado encontrado

PANORAMA DA TEOLOGIA DA AMÉRICA LATINA NOS ÚLTIMOS ANOS J. B. Libânio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PANORAMA DA TEOLOGIA DA AMÉRICA LATINA NOS ÚLTIMOS ANOS J. B. Libânio"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PANORAMA DA TEOLOGIA DA AMÉRICA LATINA NOS ÚLTIMOS ANOS J. B. Libânio

Ciente que, além das publicações renomadas há enorme produção de "pequena literatura"

de natureza popular e que foge da coleta dos pesquisadores, Libânio ousa apresentar sua reflexão acerca da teologia da América Latina, nos últimos anos.

- continente pobre; - uma diversidade de tipo de teologia;

- tese central: a TdL nasce no continente por volta de 1968 abrindo um caminho em busca de sua identidade em confronto com as teologias tradicional e neoliberal européia, comumente apresentada sob o nome do Concílio Vaticano II. Depois ocupa lentamente o centro teológico do Continente.

- o quadro teológico da América Latina hoje só se entende a partir da TdL.

- há uma referência maior à bibliografia teológica do Brasil.

I - Avaliações anteriores

- sobre as avaliações da teologia no Brasil e na América Latina, a TdL ocupa espaço relevante.

- debate teológico na forma de três modelos: teologia da Transcendência, da imanência e da dialética.

- a TdL: modelo da imanência: sublinhar o "momento ético, crítico e profético da experiência cristã; "convida a Igreja a uma solidariedade concreta com os pobres; valoriza o

"momento social do viver cristão", "da práxis", "o momento da base popular na eclesiologia”;

- teologia no Brasil: tendências básicas "a vizinhança com a realidade social", "com a Igreja", "com uma sociedade que pede mudanças" e "com as práticas pastorais transformadoras da Igreja"; temas do negro, do índio, da mulher afloram nessa análise; D. Aloísio Lorscheider apresentou algumas características da teologia praticada no Brasil, que coincidem com as da TdL: práxis eclesial ou experiência cristã global como o seguimento de Jesus".

II - Periodização da Teologia da Libertação

- na origem da TdL: pergunta pela palavra de Deus para o nosso continente, a experiência da injusta pobreza, que afeta milhões de irmãos latino-americanos.

- na história, distinguem-se vários momentos:

gestação (1962-1968): Medellín; Conc. Vat. II;

gênese (1969-1971): livro de G. Gutiérrez;

crescimento (1972-1979): até Puebla;

consolidação (1979-1987): processos movidos pela Congregação para a Doutrina da Fé contra: L. Boff e G. Gutiérrez; em termos eclesiais: tomada de posição do magistério romano a respeito da TdL através da Congregação para a Doutrina da Fé e pela atenção da Comissão teológica internacional. O Papa, em carta aos bispos do Brasil, no meio a alguns condicionais, afirma, porém, que ela é "não só oportuna, mas útil e necessária; Em termos teológicos, a partir de Puebla, entram outros temas para aprofundamento: visão e discernimento pastoral da realidade, missão evangelizadora e libertadora da Igreja, reestruturação da Igreja e da sociedade na perspectiva libertadora, evangelização libertadora e opção pelos pobres.

revisão (1989-): Em termos políticos: os acontecimentos que mais profundamente tocaram à TdL foram a derrota do Sandinismo na Nicarágua e a queda do socialismo no Leste Europeu. A TdL tem a ver com a opressão dos pobres e com Deus. Pontos da herança marxista válidos, tais como seu realismo a respeito do homem nas suas conexões entre os níveis sociais, culturais e de consciência... Em termos eclesiais: os últimos anos têm significado um duplo movimento antitético: movimento conservador no interior da Igreja x as comunidades eclesiais de base... Em termos teológicos: a teologia enfrenta uma revisão mais profunda de seu

(2)

instrumental de análise. SOTER (1990) rever o marco teórico marxista, que vinha sendo usado por muitos teólogos... a nova conjuntura tem provocado interesse e estudos mais aprofundados da Doutrina Social da Igreja por parte dos teólogos da libertação...

Novas pautas:

- reunião convocada pelo CELAM (1996), se debateu precisamente o futuro da reflexão teológica na América Latina;

- D. Luciano aponta como pauta importante a temática da evangelização a partir de um Jesus vivo e de uma Igreja também viva.

- refletir sobre a economia sob o aspecto ético e teológico.

- Permanecem na agenda temas como o Reino e sua justiça, o Deus da vida, a questão da cultura. J. C. Scannone delineou o desafio do comunitarismo.

- a SOTER (1999) enfrentou o diálogo interdisciplinar com as ciências da natureza, de modo especial, com a cosmologia moderna, a astrofísica, as ciências biológicas.

III - Questões de método

Plataforma inicial: - G. Gutiérrez traçou as linhas mestras do método da TdL com sua obra publicada em 1971;

Libertação da teologia: - as reflexões metodológicas de J. L. Segundo, mais tarde sistematizadas em artigos e livros: libertação da teologia, desideologizando-lhe os conceitos, as concepções de Deus, graça, pecado, Igreja, que desempenharam o papel de manter o povo oprimido, calado, submisso. O projeto da TdL é refazer a teologia por dentro para que seja realmente libertadora.

Pobre: objeto da teologia: - o pobre é colocado no centro da reflexão teológica.

Pobre: sujeito da teologia: - o pobre como sujeito, protagonista da história, da transformação da sociedade e da Igreja. Com sua prática, sua fé, sua experiência de Deus se faz sujeito mesmo da teologia.

Pobre: o lugar social: - distinção elaborada por Cl. Boff entre lugar epistêmico e lugar social. O lugar epistêmico é o lugar das regras internas do pensar. O lugar social é o dos interesses de tal pensar. O lugar social do teólogo da libertação é ser para, com e dos pobres.

Congresso do México: - 1975, debateu-se a questão do método da TdL; - Duas preocupações metodológicas impuseram-se nesse congresso: a importância dos condicionamentos atuais para a teologia e o método das teologias a partir de suas perguntas fundamentais; - conferência de L. Boff: introduziu uma distinção importante entre a dimensão analítica e sacramental.

Tese de Cl. Boff: - em 1976, Cl. Boff defende em Lovaina uma tese doutoral sobre a metodologia da TdL. Ela trabalha as três dimensões fundamentais e constitutivas da TdL:

mediações sócio-analíticas, mediações hermenêuticas e mediações da práxis.

Vulgarização do método: - TdL mereceu atenção também de agentes populares. Ver, julgar e agir.

Afirmação de sua diferença: - trabalhou-se a identidade da TdL em confronto com as teologias européias vigentes;

Sistematização didática: - elaborou-se um roteiro didático de orientação a modo de balizas teóricas...

Teses centrais da TdL: - teologia integral sob a perspectiva particular do pobre e de sua libertação, em que o pobre ocupa lugar central, de modo que o problema dos pobres se transforma num problema de Deus (teologia); - a fé positiva e a experiência do oprimido; - articula a libertação ético-política e a libertação soteriológica; - indicam-se as três formas de TdL:

profissional, pastoral e popular no interior de uma reflexão única; - desenvolve o sentido (particular) histórico-libertador do Evangelho na totalidade dos temas teológicos; - realidade

(3)

salvadorenha...; - misericórdia é a reação adequada e necessária perante a realidade de pobreza e violência em que vivem os pobres, por isso que a teologia deve ser fundamentalmente um

"intellectus amoris".

Teologia popular da libertação: - "teologia pé-no-chão" é trabalhada por teólogos bem próximos ao povo e na própria linguagem popular ou pelas mesmas comunidades em folhas mimeografadas ou pequenas brochuras; - "Teologia da enxada", prática teológica bem colada à experiência religiosa popular feita no interior da formação de futuros agentes e ministros rurais, orientada por teólogos do extinto Instituto Teológico do Recife: J. Comblin, S. Gameleira, I.

Gebara, e outros...; - Cl. Boff publica teoria do método teológico: estuda a prática teológica, sua gramática, suas regras internas, sua epistemologia.

IV - Análises sócio-políticas e econômicas

Teoria da dependência: - nos inícios da TdL, trabalhou-se com a teoria da dependência e a proposta de libertação para romper com a então teoria do desenvolvimento...

Ideologia da Segurança Nacional: - ideologia reforçava a linha de um capitalismo selvagem e extremamente explorador x violações graves dos direitos humanos...

Comissão Trilateral: - Carter - sob a aparência da defesa dos direitos humanos, a administração americana tomou distância dos regimes militares autoritários, para armar nova aliança estratégica entre as grandes forças capitalistas; - Elabora-se a política da Comissão Trilateral; - teólogos denunciaram certa ambiguidade nessa política trilateral que defendia os direitos humanos individuais, esquecendo-se de defender os direitos humanos coletivos dos países oprimidos.

Teoria dos megablocos: - criação dos megablocos comerciais em que o Terceiro Mundo se transforma numa "massa sobrante"; - nos tornamos países "prescindidos"; - como resposta à criação dos grandes blocos dos países ricos, na América Latina tem sido incentivada a organização de blocos regionais: Mercosul;

Análise marxista: - uso análise marxista sempre foi uma das questões mais controvertidas na TdL;

Alerta do Magistério: - magistério alertou os cristãos na sua reflexão e ação: perigo de aceitar os elementos de análise marxista sem reconhecer as suas relações com a ideologia, o que seria incompatível com a fé cristã;

Distinção: análise e filosofia marxista: - análise marxista pertence ao ramo da objetividade científica;

Queda do Leste europeu: - fracasso econômico e político do socialismo real coloca novos problemas para os analistas sociais;

Pontos de consenso: - depois de uma revisão histórica do debate sobre a relação entre análise da realidade social e TdL, percebem-se pontos desiguais de consenso.

a) A TdL é não só possível mas necessária.

b) Existe sentido em propor uma TdL que tematize experiências particulares.

c) O método "ver-julgar-agir" é legítimo ao menos como método para a análise pastoral desde que não instrumentalize e ideologize a fé.

d) Existem algumas verdades no Marxismo.

Neoliberalismo globalizado: - década de 90: marcada pela expansão do capitalismo na sua forma neoliberal e globalizada; - consequência social: crescimento da exclusão; - TdL desenvolveu uma reflexão sobre a cultura da solidariedade em contraposição à exclusão;

V - Principais eixos-teses da sistemática

1. De uma cristologia do Jesus histórico na perspectiva do seguimento e da identificação com o pobre passando por uma Trindade libertadora até uma pneumatologia incipiente

(4)

A volta ao Jesus da história: - TdL: marcada pela viragem cristológica em que se atribui cada vez mais importância ao Jesus histórico; - a TdL acentua alguns aspectos de maneira especial. L. Boff (Jesus Cristo Libertador) traçou desde o início o seu programa, reafirmando a primazia: do elemento antropológico sobre o eclesiológico; do utópico sobre o fatual; do crítico sobre o dogmático; do social sobre o pessoal; da ortopráxis sobre a ortodoxia;

Centralidade do Reino: - a pessoa de Jesus é entendida em relação ao anúncio da novidade, radicalidade e presença do Reino; - Reino de Deus é entendido antes de tudo como anúncio da boa nova aos pobres;

O seguimento de Jesus: - seguimento de Cristo, impõe-se como ponto nodal da cristologia;

- seguimento de Jesus é a única possibilidade da vida cristã;

A práxis de Jesus: - prática de Jesus serve para entender a práxis humana; - J. Sobrino publica dois volumes substanciosos sobre Jesus Cristo: retoma as coordenadas do método da cristologia latino-americana numa perspectiva do Cristo da história, libertador, em oposição a um Cristo “sublimado”; estabelece o lugar eclesial e social da cristologia em íntima relação com os pobres; analisa a ressurreição de Jesus a partir da esperança das vítimas...

A dimensão trinitária: - o perigo da polarização do Filho; - teologia trinitária vem completar o arco da libertação; - mistério trinitário, o enfoque central é a comunhão: a Santíssima Trindade é a melhor comunidade;

A presença do Espírito Santo: - Medellín apenas aludiu a esse papel do Espírito; - Puebla também refere-se à ação do Espírito Santo em relação à renovação dos homens; - teologia do Espírito Santo está muito mais ligada à experiência carismática, que não é o ponto forte da TdL; - presença do Espírito mostra-se mais fortemente na América Latina na consciência e ação dos pobres. - J. Comblin faz uma leitura da história à luz da ação do Espírito até os atuais desafios apontando como critério de discernimento a opção pelos pobres;

2. Da salvação como libertação passando por mediações na história até a criação de utopias em referência ao Reino sobretudo na luta pela vida

Salvação como libertação: - TdL, trabalhou a realidade da salvação no horizonte da libertação x visão tradicional do "salva a tua alma";

Semântica do termo libertação: - termo "libertação" se transforma num conceito teológico com profunda articulação com a realidade social;

Libertação cristã e suas mediações: - TdL aprofunda a relação entre a libertação cristã (salvação) e as libertações sócio-políticas, realizadas e a serem realizadas na história humana;

Três níveis da libertação: - níveis sócio-político-econômico, histórico-antropológico e teológico, abriu enorme espaço para utopias;

A unidade da história: - utopia da libertação, antecipação e mediação do Reino, constrói- se na história: única história;

Sinais dos tempos:- expressão "sinais dos tempos" provoca questões a relação história da salvação e história secular, ação de Deus e libertações históricas;

Graça e prática da justiça: - TdL, acentua a prática da justiça como intrínseca à graça; - surge a questão do pecado social, de pecado estrutural, de injustiça estrutural e institucionalizada;

Binômio: morte e vida: - em oposição à realidade social do continente, analisada como uma cultura da morte se propõe um Deus da vida, pela prática da justiça;

3. De uma eclesiologia de experiências comunitárias a uma verdadeira eclesiogênese numa reinterpretação radical do poder e ministério na Igreja em relação com o Reino e com o mundo

(5)

- eclesiologia da TdL acentua o aspecto comunitário popular em contraste com a eclesiologia tradicional hierarcológica e com a eclesiologia européia baseada nas categorias de sacramento e povo de Deus.

Crítica interna da Igreja: - revisão crítica de estruturas internas da Igreja a partir da perspectiva e da presença do pobre como sujeito ativo na comunidade; - Igreja é chamada a uma conversão; - L. Boff chamou de verdadeira eclesiogênese, a Igreja que se faz povo;

- superação da atual estrutura linear da Igreja - papa ---> bispo ---> padre ---> fiéis - para uma figura triangular: bispo

fiel---> padre

Igreja dos pobres: - Igreja dos pobres: assume a forma de comunidades eclesiais de base;

Eclesialidade das CEBs: - um modo novo de ser Igreja": vivem a comunhão, são evangélicas, possuem mártires, nelas se manifestam a presença e a ação do Espírito de Deus;

Abertura ecumênica: - TdL tem desenvolvido um novo tipo de ecumenismo: pensa-se celebrações litúrgicas, orações e leituras da Escritura em grupo, em comum;

Igreja com CEBs e de CEBs: - analisar o que seja uma Igreja de CEBs: o poder central da matriz, consubstanciado no pároco, cede lugar para coordenações compostas pelos animadores das CEBs, escolhidos para determinado tempo pelos membros das comunidades.

Religiosidade popular: - TdL: buscar o equilíbrio entre o respeito às formas de piedade do povo, de um lado, e, doutro, um processo de desalienação de algumas dessas formas.

Igreja e Reino: - na eclesiologia da TdL, o Reino tem especial relevância. A Igreja existe em vista dele;

Pastoral da cidade: - a presença da Igreja no mundo urbano: os desafios da cidade à evangelização;

4. De uma concepção transformadora da ação do homem até a criação da nova terra e dos novos céus com abertura para a ecologia e para o problema da terra

Superação das dicotomias: - ao pensar uma nova terra e novos céus, procura-se suprimir a dicotomia entre novíssimos individuais e coletivos, tempo e eternidade, esta vida e outra vida;

Resposta construtiva do homem: - ação do homem assume nessa perspectiva importância fundamental;

A dupla problemática da terra: - países ricos e pobres;- dimensão teológica da ecologia; - terra como fonte de inúmeros conflitos e de violentos crimes;

Ecologia e teologia: - a ecologia está a exigir um repensamento da teologia da criação:

comunhão profunda com o cosmos.

Escatologia e criação: - busca-se a unidade entre criação, história e escatologia;

5. De uma teologia preocupada com as estruturas sociais para uma teologia aberta às culturas (etnias) em vista de real inculturação e inserção na dupla dimensão de prática e festa do povo latino-americano

Da estrutura para a etnia: - TdL: a temática da cultura, da raça não tinha ainda ganho o destaque merecido;

A realidade indígena: - é fundamental perguntar-se pelo rosto índio de Deus;

Etnia negra: - desenvolve-se verdadeira "teologia negra";

O desafio da enculturação: - questão da inculturação do evangelho na cultura mestiça, negra e indígena de nosso continente; - Conferência de Santo Domingo inclui explicitamente a questão da cultura em íntima articulação com a evangelização e a promoção humana;

A práxis e a festa: - TdL, de modo especial no estudo dos sacramentos, tem procurado articular a práxis com a festa; - festa denota a dimensão de celebração tão fundamental em todo sacramento. celebração que não só recorda, atualiza, anuncia, mas também engaja aquele que a faz (práxis);

(6)

6. De um Deus revelador e libertador à pessoa de Jesus identificado com os pobres até o dom de sua vida (martírio)

Dimensão histórica da revelação: - no confronto com a realidade latino-americana, a revelação é vista no esforço de libertar-se das falsas imagens de Deus e de afirmar o Deus da vida;

Ateísmo e idolatria: - não é o ateísmo, mas a idolatria a questão central; - em nossos países, não se nega a Deus, mas toma-se-lhe o santo nome em vão, adorando os deuses do dinheiro, do poder, do prazer;

O Deus dos pobres: - verdadeiro Deus é o Deus dos pobres; - pessoa e prática de Jesus manifestam que Deus, seu Pai, tem amor de predileção para com os pobres e quer sua libertação;

Nova imagem de Deus: - do Deus criador providente para o Deus pessoal envolvido na história; do Deus Pai poderoso para o Deus Pai misericordioso e libertador do povo; do Deus Altíssimo para o Deus próximo; do Deus legislador ao Deus comprometido com a liberdade e libertação humana (...);

Martírio: - o pobre é martirizado cada dia pela miséria e por diversas outras formas de violência; - o martírio reflete a dupla face de graça e de pecado; - os mártires da fé cristã colocam-se no seguimento de Jesus e participam desse martírio primigênio; - o assombro dos mártires da A. Latina consiste em serem assassinados em nações culturalmente católicas da civilização ocidental;

7. De uma posição crítico-militante à aceitação crítica da religiosidade popular

Desconfiança diante da religiosidade popular: sua alienação - TdL participou do conhecido preconceito intelectualista a respeito do popular; - há uma alienação radical na religiosidade dos pobres que lhes impede assumir pessoal e conscientemente o processo de libertação;

Leitura crítica positiva: - na religiosidade popular há tanto elementos e germes libertadores e de resistência como alienantes e introjetados das classes dominantes;

Estudos particularizados: - milagre e o milagroso; religião popular no mundo negro;

presença de Nossa Senhora na fé do povo; Padrinho Cícero, Frei Damião...

Religiosidade popular e enculturação: - texto definitivo de São Domingos valoriza a religiosidade popular como expressão privilegiada da inculturação da fé;

Religiosidade popular recria a TdL: - religiosidade popular oferece a possibilidade de uma recriação da TdL, fazendo uma leitura da revelação numa perspectiva bíblica, desde a história e a simbologia do povo;

8. De uma concentração na teologia da práxis à busca de uma espiritualidade que a fundamente

No início está a práxis: - TdL nasceu como uma teologia da práxis e para a práxis;

Presença do pobre na experiência espiritual fundante: - trata-se de uma espiritualidade em que os pobres aparecem como lugar histórico da conversão ao Evangelho;

O seguimento de Jesus: - espiritualidade funda-se sobre o seguimento de Jesus Cristo que optou pelos pobres;

Característica bíblico-litúrgica: - C. Mesters: uma leitura espiritual da Escritura em íntima articulação com a vida; - círculos bíblicos são esta escola;

Vertente inaciana: - espiritualidade inaciana: Exercícios Espirituais numa perspectiva libertadora;

Tendência ecológica: - ecologia e compreensão holística da realidade numa perspectiva da espiritualidade;

(7)

No campo da Vida religiosa: - VR na América Latina processou uma verdadeira ruptura com modelos anteriores, no sentido de radicalidade evangélica;

9. Da presença discreta de elementos feministas sobretudo no referente à mariologia para uma afirmação clara, explícita e ampla da teologia na ótica da mulher

- TdL não desconheceu a presença do feminino na sua elaboração: referência a Maria.

Devoção popular mariana: - estudar tradições marianas como as de Guadalupe, de Copacabana e da Mãe libertadora na época da independência; - na tradição popular brasileira, estudou-se a significação antropológica de Nossa Senhora Aparecida, em cuja devoção aparecem as três faces do catolicismo brasileiro: oficial, popular e afro;

Surgimento da teologia feminina: - teologia feminina, rompendo o silêncio , tem-se afirmado com um grupo de teólogas mulheres de abundante e qualificada produção teológica; - a mulher é duplamente oprimida, enquanto pobre e mulher;

Teologia feminina e feminismo: - luta semântica: termo teologia feminista; - opta-se por uma teologia na ótica da mulher ao revelar que é ela quem faz a reflexão;

Temas da teologia feminina: - a emancipação corporal da mulher, a partir da experiência de vida e do trabalho com mulheres pobres na sua luta pela sobrevivência; a hermenêutica bíblica e com conteúdos ligados à relação teoria-práxis na perspectiva da mulher; - crer e invocar a Deus no feminino, de conhecer as características femininas de Deus na própria revelação;

10. Uma teologia em confronto com o capitalismo na perspectiva econômica

Teologia e economia: - relação teologia e economia deveria vir por necessidade interna da própria proposta teórica da TdL; - as teorias econômicas têm implicações não só éticas como também teológicas; - crítica teológica à economia se torna absolutamente necessária;

Idolatria do capitalismo: - cabe à teologia desmascarar o “evangelho” do neoliberalismo que prega a trindade do capital (deus pai), do mercado (messias) e da livre iniciativa (espírito):

um deus que abençoa os ricos e pune os pobres;

11. Da hegemonia da Igreja católica para uma situação religiosa plural - Censo de 1991: 4 mil novas denominações religiões;

12. Além de continuar sendo uma teologia-sujeito passa também a teologia-objeto - coleção "Teologia e Libertação": umas 50 obras; - inúmeras dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre teólogos da libertação;

13. Outros campos

- campo bíblico; - teologia moral; - história da Igreja; - ética e bioética;

VI - Correntes teológicas e ideológicas diante da TdL

1. Conservadorismo

- o maior adversário da teologia conservadora tornou-se a TdL;

Posição conservadora tradicional: - há toda uma corrente teológico-pastoral de pura conservação; - teologia conservadora sente-se atualmente reforçada por causa do desafio do surto crescente das seitas pentecostais;

Posição ultraconservadora: - revista teológica – Permanência; - adesão ao cisma de Mons.

Lefebvre; manifesto de apoio ao bispo cismático D. Castro Mayer; manutenção rígida e literal da disciplina tridentina, considerando abusivas as modificações do Concílio Vaticano II;

Documento preparatório de São Domingos: - regrediu-se à teologia do século XIX, anterior ao Concílio Vaticano I;

(8)

2. Neoconservadorismo

Inícios ligados ao Concílio Vaticano II: - teologia moderna européia que esteve na origem do Concílio Vaticano II; - Frei Boaventura Kloppenburg, foi o divulgador maior dessa teologia na Igreja do Brasil;

Confronto com a TdL: - a teologia liberal foi tornando mais conservadora;

Questão eclesiológica: - ponto central é a Igreja popular: pontos de maior divergência e crítica à TdL por parte dessa corrente teológica; conceito de "popular" é identificado com pobre, e este com oprimido e este, por sua vez, com classe no sentido marxista.

Outros temas teológicos: - defronta-se com os temas fundamentais da TdL: seu método, a questão da práxis, a unidade da história, o uso das ciências humanas, a questão do pobre, o lugar teológico.

Questão ideológica: - dirige-se a crítica diretamente à questão ideológico-política, que está implicada na TdL;

Crítica metodológica: - divergências teológicas e ideológicas levam necessariamente a um confronto mais profundo metodológico;

Tentativa de superação: teologia da reconciliação : - com a Exortação Apostólica de João Paulo II Reconciliatio et paenitentia desenvolve-se uma teologia centrada na categoria da reconciliação; - reconciliação do ser humano com Deus e consigo mesmo culmina com a volta à vida em caridade, possibilitando realizar o projeto de uma comunidade de amor, de uma sociedade fraterna, manifestação do plano de Deus;

Teologia carismática: - TdL responde à realidade social de opressão e libertação; - teologia carismática, da sua parte, vem de encontro a outro reclamo do momento atual: crise de sentido;

- teologia carismática não nasceu em solo latino-americano; - teologia carismática latino- americana não tem nenhuma originalidade em relação à mesma que se desenvolve nos Estados Unidos e na Europa;

Comunhão e libertação: - posição de "Comunhão e Libertação" opõe-se à TdL na dupla perspectiva teológica e política;

3. Crítica independente

- teólogos e filósofos, criticam a fragilidade da base empírica da TdL e à deficiência do embasamento filosófico;

- outra área de críticas toca a pretensão utópica e messiânica da TdL;

- TdL, na crítica de alguns autores, não escapa de certo "imanentismo historicista" por deixar-se embalar pelo pensamento utópico de corte marxista;

- além destas críticas teóricas, constata-se que a TdL não tem conseguido responder aos problemas da "intelligentsia" sobretudo técnica e tecnológica da sociedade moderna, ao restringir-se quase exclusivamente ou às classes populares ou à problemática estritamente social;

Conclusão

O autor tentou mostrar uma teologia viva e em tensão. O pólo escolhido foi a TdL.

Segundo ele, apesar de tanta objeção e crítica, ela continua renovando-se, buscando novos temas, cobrindo tarefa importante no seio da Igreja.

Resumo feito por Denilson A. Rossi denilson.rossi@hotmail.com

Referências

Documentos relacionados

2.2 – Para ingresso na ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1 (GESTÃO, PRODUÇÃO E MEIO AMBIENTE) poderão se inscrever candidatos graduados em cursos da área de Engenharia,

Visor electrónico para enquadrar o motivo a fotografar 2 LED do temporizador - pisca em vermelho durante 10 segundos se tiver programado o temporizador automático - pisca em

A solução foi optar pela publicação de parte das reflexões em forma impressa e parte em forma virtual, em três livros: um livro impresso com os textos das conferências e

“ “ Cristãos para o socialismo” apareceu como Cristãos para o socialismo” apareceu como vanguarda da teologia da libertação e não vanguarda da teologia da libertação e não

Para esta Comunicação tomarei alguns dados que não foram apresentados, tanto da pesquisa de 1990 quanto de 2013, e que considero importantes para o perfil dessa

O livro de Dussel deve se entender, não é somente um livro sobre a Teologia da Libertação, mas sim uma obra que participa do processo de construção da Teologia da Libertação e

i) a partir do momento em que decide tornar obrigatórios os contratos escritos de entrega de leite cru nos termos do n.º 1 do presente artigo, um Estado-Membro pode estabelecer

SIGAA/UFPI, nas atividades de cada conteúdo. Os controles de frequência e participação do especializando serão acompanhados pelas Coordenações de Curso e de Tutoria, como também