• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO CURSO: ENGENHARIA CIVIL - CICLO BÁSICO DISCIPLINA: CÁLCULO DE FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS - CFVV 536Z

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ENSINO CURSO: ENGENHARIA CIVIL - CICLO BÁSICO DISCIPLINA: CÁLCULO DE FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS - CFVV 536Z"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ENSINO

CURSO: ENGENHARIA CIVIL - CICLO BÁSICO

DISCIPLINA: CÁLCULO DE FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS - CFVV – 536Z

TURNO: NOTURNO Horário da Aula: 18h10 – 20h40 SÉRIE: 2º e 3º Períodos TURMAS: EB2P41/EB3P41 CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 h/a ANO/SEMESTRE: 2018/1 PROFESSORA: MARIA BEATRIZ SENA BRIGNOL – biabrignol@gmail.com Sala: 3-D I. EMENTA

Funções de várias variáveis e suas derivadas parciais de 1ª e 2ª ordens. Gradientes. Derivadas Direcionais. Integrais Múltiplas. Problemas Aplicados.

II. OBJETIVOS GERAIS

Capacitar o estudante de engenharia a utilizar o Cálculo Diferencial e Integral, em áreas técnicas, com o propósito de analisar situações práticas do seu cotidiano profissional.

III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conhecer e compreender Funções de duas Variáveis: Domínio e Imagem.

• Representar e analisar graficamente Funções de duas Variáveis, no Tridimensional. • Saber localizar e representar pontos nos eixos e nos planos, no Tridimensional. • Ser capaz de determinar derivadas parciais de ordem 1 e 2.

• Resolver integrais múltiplas e suas aplicações na Física, e em outras áreas do conhecimento. • Saber fazer as devidas correlações de funções na resolução de problemas.

• Elaborar modelos e resolver problemas na engenharia, que requeiram a utilização do cálculo diferencial e integral.

IV. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Funções de duas variáveis. Domínio. Imagem. Representação Gráfica. 2. Gráficos de Funções de duas variáveis. Tridimensional.

3. Derivadas Parciais de Primeira Ordem.

4. Problemas Aplicados (Funções de duas Variáveis). 5. Gradiente. Derivadas Direcionais.

6. Derivadas Parciais de Segunda Ordem.

7. Integrais Múltiplas. Cálculo de Integrais Múltiplas. 8. Problemas de Aplicação.

V. ESTRATÉGIA DE TRABALHO

Aulas teóricas expositivas com o auxílio de recursos audiovisuais sempre que possível. Aulas práticas com a resolução de listas de exercícios; estudo de caso.

VI. AVALIAÇÃO/COMPOSIÇÃO DAS NOTAS

Serão aplicadas duas avaliações: NP1 e NP2, com valor total de 10,0 pontos cada uma, para alunos que estejam regularmente matriculados no UNIPLAN, NO SEMESTRE EM CURSO (2018/1). Será considerado aprovado por Média o aluno que obtiver Média maior ou igual a sete (≥ 7). Tanto a NP1 quanto a NP2 será composta por 12 questões cada uma, totalizando 10,0 pontos. Os pontos serão distribuídos conforme quadro explicativo a seguir:

(2)

NOTA DO PROFESSOR

QUESTÕES NOTA TOTAL

Múltipla Escolha

(Não sendo necessário apresentar os cálculos).

Discursiva

(Necessário apresentar os cálculos).

NP1

10 questões de múltipla escolha (com valor de 0,5 cada), totalizando 5,0 pontos.

2 questões discursivas (com valor de 2,5 cada), totalizando 5,0 pontos.

5,0 + 5,0 = 10,0

NP2

10 questões de múltipla escolha (com valor de 0,5 cada), totalizando 5,0 pontos.

2 questões discursivas (com valor de 2,5 cada), totalizando 5,0 pontos.

5,0 + 5,0 = 10,0

A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina e é avaliado por meio de verificações parciais e exames. Essa apuração envolve, simultaneamente, aspectos de frequência e aproveitamento escolar. A avaliação nas disciplinas será obtida por meio de provas, bem como pela participação, conduta, maturidade e interesse demonstrado pelo aluno durante as aulas e demais atividades, ao critério do professor e em conformidade com o respectivo Plano de Ensino. É atribuída Nota Zero ao aluno que usar meios ilícitos ou não autorizados pelo Professor por ocasião da execução dos trabalhos, das Provas parciais, dos Exames ou de qualquer outra atividade que resulte na Avaliação do conhecimento por atribuição de Nota, sem prejuízo da aplicação de sanções cabíveis por esse ato de improbidade. Todas as provas deverão ser redigidas à tinta; prova redigida a lápis não será considerada, ficando o aluno com nota zero na Avaliação.

Cabe ao professor a atribuição de duas notas de avaliação (NP1 e NP2) para as atividades curriculares, com pesos iguais a 10,0 na composição da Média Semestral (MS) de cada disciplina. A avaliação será realizada por intermédio de provas, NP1, NP2, Substitutiva e EXAME FINAL. O aluno ao faltar justificadamente a uma das provas deverá requerer na Secretaria, no prazo regimental, a prova Substitutiva. As provas Substitutiva e Exame serão compostas por 5 questões discursivas, valendo 2,0 pontos cada, englobando a matéria de TODO o Semestre. Somente está autorizado a realizar as provas o aluno regularmente matriculado. O aluno que não constar na lista de frequência deverá procurar a Secretaria da IES, para verificar o motivo de tal pendência e regularizar sua situação até a data prevista para a NP1. A média semestral deve ser igual ou maior que sete, sendo inferior a sete o aluno fará EXAME FINAL, que somado a média semestral e dividido por dois dará a MÉDIA FINAL. A MF deve ser igual ou superior a cinco para o aluno ser aprovado na disciplina*.

Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC). Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina.

Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas. A seguir, apresentamos o cálculo para média semestral e Final sem a aplicação da Prova AGC:

CÁLCULO DAS MÉDIAS

SEMESTRAL FINAL

𝑀𝑆 =𝑁𝑃1+ 𝑁𝑃2

2 𝑀𝐹 =

𝑀𝑆 + 𝐸𝑋𝐴𝑀𝐸 2

Das respostas das provas: O aluno deve primar pelo capricho quando da resposta das avaliações propostas. É de total responsabilidade do aluno fazer com que o professor tenha condições de corrigir sua prova, escrevendo de maneira legível e usando a linguagem escrita perfeitamente. Serão mensuradas a proficiência na ortografia e na coerência das respostas subjetivas. Os erros ortográficos e de concordância serão avaliados e DIMINUIRÃO a nota da prova. As instruções da prova estarão

(3)

contidas no início de cada avaliação. No caso de questões objetivas, rasuras serão consideradas como não tendo sido respondida à questão.

Presença e comportamento: O aluno deverá estar na sala de aula no horário determinado e, como dito, deve ter 75% de presença para o aproveitamento da disciplina. O comportamento do aluno dentro de sala deverá ser condizente com o ambiente acadêmico e a profissão escolhida. O professor pode solicitar que o aluno se retire da Sala de Aula ou aplicar uma avaliação surpresa caso o comportamento da Turma ou de um discente estejam em desacordo com o ambiente acadêmico. A chamada será feita em todas as aulas. Tolerância de 15 minutos, após o início da aula.

*A composição da média pode ser modificada de acordo com o manual acadêmico e determinações da IES.

VII. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOULOS, P., ABUD, Z. I. Cálculo diferencial e integral, Volume 2. São Paulo: Pearson, 2002.

FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo B: funções de várias variáveis, integrais duplas e triplas. São Paulo: Makron Books, 1999

HOFFMANN, Laurence D. Cálculo: um curso moderno e suas aplicações. 7.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

VIII. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FOULIS, David; MUNEM, Mustafa A. Cálculo. Vol. 2. Rio de Janeiro LTC, 1978. GUIDORIZZI, H.L. Um curso de cálculo. Volume 2. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

(4)

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES* –– 2018/1º

ENCONTRO DATA CONTEÚDO MINISTRADO/CFVV

FEVEREIRO/2018

1 9/02

Apresentação do Professor e da Disciplina. Apresentação do Plano de Ensino/Cronograma de Atividades. Formas de Avaliação. Metodologia de Trabalho. Apresentação da Bibliografia. Revisão de funções matemáticas e sua representação gráfica no R2. Revisão de Derivadas e Integrais. Lista de Exercícios nº 01.

2 16/02 UNIDADE I:. Funções de duas variáveis. Funções no R3 . Domínio e Imagem.

Representação Gráfica de funções de duas variáveis.Lista de Exercícios nº 01.

3 23/02 UNIDADE I:. Funções de duas variáveis. Funções no R3 . Domínio e Imagem.

Representação Gráfica de funções de duas variáveis.Lista de Exercícios nº 01. MARÇO/2018

4 2/03

UNIDADE II: Representação Gráfica de funções de duas variáveis. Sistema Tridimensional. Localização dos Octantes (Sinais). Localização de Pontos no R3:

Eixo/Plano. Lista de Exercícios nº 02.

5 9/03 UNIDADE II: Representação Gráfica de funções de duas variáveis. Sistema

Tridimensional. Localização dos Octantes (Sinais). Localização de Pontos no R3:

Eixo/Plano. Lista de Exercícios nº 02.

6 16/03 UNIDADE III: Derivadas Parciais de Primeira Ordem. Lista de Exercícios nº 03.

UNIDADE IV: Problemas Aplicados. Lista de Exercícios nº 04.

7 23/03 UNIDADE III: Derivadas Parciais de Primeira Ordem. Lista de Exercícios nº 03.

UNIDADE IV: Problemas Aplicados. Lista de Exercícios nº 04.

30/03 FERIADO – PAIXÃO DE CRISTO

ABRIL/2018

8 6/04

APLICAÇÃO DA NP

1

- CFVV

9 13/04

APLICAÇÃO DA NP

1

- ESTATÍSTICA DESCRITIVA

10 20/04 UNIDADE V: Gradiente. Derivada Direcional. Lista de Exercícios nº 05.

UNIDADE VI: Derivadas Parciais de Segunda Ordem. Lista de Exercícios nº 06.

11 27/04 UNIDADE V: Gradiente. Derivada Direcional. Lista de Exercícios nº 05.

UNIDADE VI: Derivadas Parciais de Segunda Ordem. Lista de Exercícios nº 06. MAIO/2018

12 4/05 UNIDADE VII: Cálculo de Integrais Múltiplas.

UNIDADE VIII: Problemas Aplicados. Lista de Exercícios nº 07/08.

13 11/05 UNIDADE VII: Cálculo de Integrais Múltiplas.

UNIDADE VIII: Problemas Aplicados. Lista de Exercícios nº 07/08.

14 18/05 UNIDADE VII: Cálculo de Integrais Múltiplas.

UNIDADE VIII: Problemas Aplicados. Lista de Exercícios nº 07/08.

15 25/05

APLICAÇÃO DA NP

2

- CFVV

JUNHO/2018

16 1/06

APLICAÇÃO DA NP

2

- ESTATÍSTICA DESCRITIVA

17 8/06 APLICAÇÃO DAS PROVAS SUBSTITUTIVAS: CFVV/ESTATÍSTICA DESCRITIVA 18 15/06 APLICAÇÃO DO EXAME: CFVV/ESTATÍSTICA DESCRITIVA

19 22/06 REVISÃO DE NOTAS/FALTAS. 20 29/06 REVISÃO DE NOTAS/FALTAS.

(5)

TERMO DE ENTREGA/PUBLICAÇÃO DO PLANO DE ENSINO/CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DA DISCIPLINA: TÓPICOS DE MATEMÁTICA – TM - 2018/1º

CIENTE DO(A) ALUNO(A) REPRESENTANTE DE TURMA

Atesto para todos os fins Acadêmicos que o (a) Professor(a)_______________________________ deu publicidade, no primeiro encontro com a Turma, aos documentos acadêmicos denominados, respectivamente de: Plano de Ensino e Cronograma de Atividades, referentes a 2018/1º.

Nome Completo: _____________________________________________________________ E-mail: _____________________________________________________________________

REGISTRO ACADÊMICO: RA 0 2 4 1

___________________________________________ Assinatura do(a) Representante de Turma

Águas Claras/DF, ______ de ________________ de 2018.

____________________________________ ___________________________ Professor(a): Maria Beatriz Sena Brignol Coordenação de Engenharia

Atesto para todos os fins Acadêmicos que o (a) Professor(a)____________________________________ deu publicidade, no primeiro encontro com a Turma, aos documentos acadêmicos denominados, respectivamente de: Plano de Ensino e Cronograma de Atividades, referentes a 2018/1º.

Registro Acadêmico(RA) Nome Completo (Letra legível) Assinatura 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1

(6)

Registro Acadêmico(RA) Nome Completo (Letra legível) Assinatura 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1 0 2 4 1

Referências

Documentos relacionados

termicamente, definir a temperatura de neutralidade térmica e determinar uma zona de conforto térmico que considera valores de temperatura operativa

As ações atuantes nas vigas longitudinais são: peso próprio (vigas longitudinais e transversais; guarda- corpo), acrescido de 3% para considerar parafusos e dispositivos

A educação em saúde tem papel primordial no processo de prevenção e reabilitação, pois, o diálogo e a troca de informações entre o paciente, o profissional e sua

demonstraram que: 1 a superfície das amostras tratadas com o glaze pó/líquido foram as que apresentaram uma camada mais espessa de glaze, com superfícies menos rugosas; 2o grupo

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento