• Nenhum resultado encontrado

CAMPINAS DO SUL RS. INFORMATIVO da PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAMPINAS DO SUL RS. INFORMATIVO da PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO da PARÓQUIA

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

CAMPINAS DO SUL – RS

29 de julho de 2017

Mensagem do Evangelho Dominical -

Mateus 13,44-52

Jesus continua falando-nos do Reino dos Céus. Ele nos conta ainda três parábolas: O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo; um homem o encontra e, cheio de alegria, vende tudo e o adquire!

O Reino dos Céus é como uma pérola de grande valor; o homem vende tudo e, fascinado por sua beleza, vende tudo e a adquire.

Jesus nos quer fazer compreender que quem encontra o Reino encontra o sentido da vida, encontra aquilo por que ou por quem vale a pena viver. Quem de verdade encontra o Reino, quem o experimenta, muda para sempre sua existência: vai ligeiro, vende tudo e o faz cheio de alegria! Encontrar o Reino é encontrar Jesus, e encontrar Jesus de verdade é encontrar a razão de viver, o sentido da existência.

O tesouro encontrado significa a abundância de dons; a pérola buscada, a beleza do Reino. O tesouro apresenta-se de repente (é encontrado), a pérola supõe, pelo contrário, uma busca; mas em ambos os casos o que encontra fica inundado de uma profunda alegria que torna possível deixar tudo.

Assim é a fé, a vocação, a verdadeira sabedoria, o desejo do céu: por vezes, apresenta-se de modo inesperado, outras segue-se a uma intensa busca. A atitude do homem, em ambas as parábolas, está descrita com os mesmos termos: “vai e vende tudo o quanto tem e compra-a: o desprendimento, a generosidade, é condição indispensável para o alcançar, porém feito com generosidade, pois, o que se encontrou é muito mais do que aquilo que se deixa.

O Evangelho apresenta uma terceira parábola: a rede lançada ao mar que pesca todo tipo de peixes que depois serão separados entre os bons e os que não prestam. A conclusão é que assim será no fim dos tempos.

Eis o chamado: caminhamos como “peixes bons” para vivermos com sabedoria discernindo a cada dia os sinais de Deus em nossas vidas. Ele nos chamou e nos predestinou para caminharmos na justiça e santidade.

Ao contemplar este Evangelho estamos diante da realidade do Reino dos Céus, pois, este Reino não é uma Utopia, mas, uma realidade que começa a ser vivenciada aqui e se plenifica na vida eterna. Somos chamados a sermos discípulos do Reino dos Céus. Que possamos refazer nossa opção por Cristo, entregar de coração nossas vidas pelo Reino, pedir o dom da sabedoria e enxergar tudo com a lente de Deus descobrindo como tudo concorre para o bem dos que amam a Deus.

Desde já, como consequência, continuemos servindo e amando, buscando a cada dia fazer a vontade de Deus quer seja em nossas famílias, paróquias, trabalho ou onde estejamos! Acolhamos e levemos o Reino de Deus a tantos que ainda não buscam. Vale a pena dar a vida no seguimento de Jesus e ser Sua testemunha anunciando sua Palavra e seu amor. Deus nos abençoe e nos faça entregar nossa vida alegremente a Ele e sempre estarmos N’Ele.

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL DA SEMANA:

 sábado, 29 de julho, às 10h, missa de bodas de casamento de Antônio e Teresinha Slomp, na comunidade Santa Teresinha, Carafá. E às 18h, missa na igreja matriz.

 domingo, 30 de julho, 10h30, missa e festa do Padroeiro, no Oratório São Cristóvão.

 segunda-feira, 31 de julho, encontro mensal da Pastoral da Pessoa Idosa, local e horário de costume.

(2)

 terça-feira, 1º de agosto, às 14h, missa na comunidade São Francisco, Linha Dez. E às 19h, Reunião do Conselho de Pastoral, no Centro Catequético.

 quarta-feira, 02 de agosto, às 14h, missa na comunidade de Na. Sra.das Graças, Santa Cruz.  quinta-feira, 03 de agosto, às 14h, missa na comunidade de Na. Sra. de Lourdes, São Pedro.  sexta-feira, 04 de agosto, 15h, Terço da Divina Misericórdia na igreja matriz. E às 18h30, missa

na igreja matriz - da primeira sexta-feira do mês.

 sábado, 05 de agosto, às 18h, missa na igreja matriz, com o Pe. Ezequiel Dall Pozzo.

 domingo, 06 de agosto, às 9h, missa na igreja matriz. E às10h30, missa e festa do Padroeiro, na comunidade de São Caetano, Boi Branco.

Mês vocacional à luz de Nossa Senhora: No contexto do Ano Nacional Mariano, os subsídios do mês vocacional se inspiram em Nossa Senhora. O cartaz e textos do Serviço de Animação Vocacional do Regional Sul 3 da CNBB têm como lema: “VOCAÇÃO, um SIM como MARIA”. O tema deste mês, em nível nacional, é “A exemplo de Maria, discípulos missionários” e o lema “Eis-me aqui, faça-se”.

Com eles, a CNBB busca motivar a oração pelas vocações nas comunidades, paróquias e dioceses, além de conscientizar adolescentes e jovens ao chamado de servir a Igreja. Para o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral da CNBB, Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, o povo necessita de pessoas capazes de anunciar a Palavra de Deus como fez Maria, seja no Ministério Ordenado, seja através da Vida Consagrada, seja através do anuncio catequético, nas diversas atividades do cotidiano dos leigos e leigas.

A respeito, é oportuno recordar palavras do Papa Francisco na mensagem para o 52º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, no dia 27 de abril de 2015: A Virgem Maria, modelo de toda a vocação, não teve medo de pronunciar o seu “faça-se” ao chamado do Senhor. Ela nos acompanha e nos guia. Com a generosa coragem da fé, Maria cantou a alegria de sair de Si mesma e confiar a Deus os seus planos de vida.

Oratório São Cristóvão, celebra festa do Padroeiro: neste domingo, 30 de julho, Campinas do Sul vai celebrar a festa de São Cristóvão. A procissão do santo padroeiro com carreata dos carros, iniciará em frente da igreja matriz com saída às 9h30, passando pela avenida central da cidade, dirigindo-se até o Oratório São Cristóvão. A imagem do padroeiro será conduzida pelos Bombeiros Voluntários de Campinas do Sul. Na entrada da Linha Celuppi, às margens da BR 211, serão dadas bênçãos aos carros. Às 10h30, será celebrada a missa solene no salão da comunidade.

Preparação para o Batismo: Em nossa Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, haverá o Encontro

de Preparação para o Batismo, dia 05 de agosto, às 14h, no Centro Catequético. O encontro é para pais e padrinhos de Batismo. Portanto, os pais que tiverem criança a ser batizada no decorrer do ano procurem convidar os padrinhos em tempo, não deixando para a última hora. A inscrição para o Encontro pode ser feita na Secretaria Paroquial.

43ª Hora de Comunhão Diocesana: Há 43 anos, no último domingo de julho ou no primeiro de agosto, a Diocese de Erexim realiza um momento comum de oração, transmitido por rádios da região para a comemoração do aniversário de instalação da Diocese, ocorrida em primeiro de agosto de 1971, e para a abertura do mês vocacional. No próximo domingo, dia 06 de agosto, às 09h, na Catedral, nosso Bispo presidirá esta Hora de Comunhão Diocesana. O roteiro deste momento de oração está no caderno das celebrações dominicais de agosto.

19ª NOITE DO LEITÃO: Jantar Dançante em homenagem aos pais: será no 12 de agosto – no Salão Paroquial de Campinas do Sul... Animação: Mezzomo e Castelhano... Cardápio: Porco Apolentado, Porco Pizza, Porco ao Mel e Porco Moda da Casa, linguiça na taquara, mandioca, arroz, pão, cuca, saladas diversas e doce de abóbora... Ingressos R$ 30,00, com o Conselho Econômico, ou na Secretaria Paroquial.

(3)

Semana Nacional da Família: De 13 a 19 de agosto, a Igreja Católica no Brasil realizará a Semana Nacional da Família com o tema: FAMÍLIA, UMA LUZ PARA ILUMINAR A VIDA EM SOCIEDADE. A semana da Família visa motivar momentos, encontros e celebrações com o desejo de confirmar em todas as pessoas de boa vontade o valor único e próprio da família para a pessoa humana. Visa também fortalecer os laços familiares à luz do evangelho; dar novo impulso à espiritualidade familiar; unir esforços para que a família seja de fato santuário da vida; estimular a família a assumir sua missão sagrada, insubstituível e intransferível de educadora nos valores humanos e evangélicos.

PARTICIPE das Celebrações pelas Famílias! Vamos celebrar a Semana da Família com: oração...música...louvor... Filhos orando pelos Pais – Pais orando pelos Filhos – Famílias Renovadas – Venha e participe conosco! Traga sua família.

Dia 05 de agosto – às 18h – missa na igreja de Campinas do Sul, com o Pe. Ezequiel Dall Pozzo Dia 19 de agosto – às 18h – missa de encerramento da Semana da Família na igreja de Campinas do

Sul

... Junte-se a nós! Faça um compromisso com Deus e vamos impactar as famílias através da

oração!...

No Ano Mariano a paróquia de Campinas do Sul prepara a Festa de Nossa Senhora da Salette e das Capelinhas - dia 03 de setembro:

Vivendo o ano do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima e o tricentenário de Nossa Senhora Aparecida, as celebrações do tríduo contemplarão este lema: “Com Na. Sra. da

Salete no Caminho de Jesus”.

Vamos preparar a festa com um tríduo:

 O Tríduo acontecerá na igreja matriz - às 19h30,... todas as três noites do tríduo haverá uma

pequena procissão luminosa... já vamos motivando as pessoas para prepararem uma vela (...fazendo uma proteção...)

 Em cada noite do tríduo vamos receber um grupo de capelinhas, das comunidades e da cidade.

1ª noite do tríduo, dia 30 de agosto, 4ªf, às 19h30:

Com Na. Sra. da Salete no Caminho de Jesus na família.

† As capelinhas das Capelas: Santo Antônio (Cruzaltense), Caravágio (Vila Progresso), Na. Sra.

de Lourdes, São Roque, Oratório Santo Antônio (Linha Guarani), Linha Livinalli... mais um grupo de capelinhas da cidade... Concentração em frente da Escola Alatyr Caldart dirigindo-se até a igreja matriz...

2ª noite do tríduo, dia 31 de agosto, 5ªf, às 19h30:

Com Na. Sra. da Salete no Caminho de Jesus na comunidade.

† As capelinhas das Capelas: Lajeado Ipiranga, Canarinho, São Paulo, Carafá, Boi Branco,

Creoula, Santa Bárbara (Linha Martinazzo), Três Cerros... mais um grupo de capelinhas da cidade... Concentração em frente a Loja Marimar (Marina Piccolli) dirigindo-se até a igreja matriz...

3ª noite do tríduo, dia 1º de setembro, 6ªf, às 19h30:

Com Na. Sra. da Salete no Caminho de Jesus na sociedade.

† As capelinhas das Capelas: São Ricardo, São Cristóvão, São Pedro, Santa Catarina, Santa

Cruz, Rio Liso, Princesa Isabel, Coxilha Seca, Linha Dez,... mais um grupo de capelinhas da cidade... Concentração em frente do Mercado Orlando dirigindo-se até a igreja matriz...

03 de setembro – Domingo – DIA DA FESTA

† 9h30 – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, com bênção da saúde... e bênção do Santíssimo Sacramento...

(4)

 Com a festa paroquial de Nossa Senhora da Salette e das Capelinhas, queremos crescer como Povo de Deus, em comunhão e participação, e fazer da misericórdia a nossa missão de cada dia.  Sintamos e manifestemos a alegria de pertencermos a uma comunidade e de, com as outras

comunidades, formarmos uma “Paróquia, comunidade de comunidades”.

Visita às comunidades no mês de AGOSTO / 2017

Comunidade Dia Dia/Semana Horário

São Francisco – Linha Dez 1º de agosto 3ª-feira 14h

Nª Sª das Graças – Santa Cruz 02 de agosto 4ª-feira 14h

Nª Sª de Lourdes – São Pedro 03 de agosto 5ª-feira 14h

São Caetano – Boi Branco (FESTA do Padroeiro) 06 de agosto Domingo 10h30 Nª Sª das Graças – Princesa Isabel 09 de agosto 4ª-feira 14h

Nª Sª do Carmo – Canarinho 09 de agosto 4ª-feira 19h30

São Bonifácio – Coxilha Seca 10 de agosto 5ª-feira 14h

Nª Sª de Lourdes – São José – Cruzaltense 11 de agosto 6ª-feira 14h São José – Lajeado Ipiranga 12 de agosto Sábado 14h

Santa Lúcia – Creoula 15 de agosto 3ª-feira 19h30

Santa Catarina – Cruzaltense 16 de agosto 4ª-feira 14h

São Paulo 16 de agosto 4ª-feira 19h30

Santa Teresinha – Carafá 17 de agosto 5ª-feira 14h

Santo Antônio – Cruzaltense 17 de agosto 5ª-feira 19h

Bairro São Vicente 18 de agosto 6ª-feira 19h

Bairro São Francisco 19 de agosto Sábado 15h

São Roque (FESTA do Padroeiro) 20 de agosto Domingo 10h30 Nª Sª do Monte Claro – Rio Liso 23 de agosto 4ª-feira 14h Nª Sª do Caravággio – Linha Progresso 24 de agosto 5ª-feira 14h Nª Sª do Monte Claro – Rio Liso (FESTA da Padroeira)

com a instituição do leitor e acólito Itamar Kusiak e da missão canônica de Patrícia Juba Kusiak

27 de agosto Domingo 10h30

Dízimo: Gratidão a Deus e Compromisso com a Comunidade

Olhando o calendário civil, percebemos que já vivemos a metade de um ano.

Você é convidado a perceber quantas coisas, quantos dons você recebeu gratuitamente de Deus neste tempo. Saiba reconhecer os imensos benefícios recebidos, agradecendo-os a Deus.

Com relação ao dízimo, verifique sua situação junto à sua comunidade. Não deixe o ano avançar sem agradecer a Deus o que você dele recebeu. Dízimo é devolver a Deus um pouco de tudo o que recebemos dele. Um coração é grande quando sabe agradecer.

E, chegando a metade do ano da atividade evangelizadora em nossa paróquia queremos dizer que sua contribuição neste período foi muito importante para que nossa paróquia pudesse evangelizar.

E com muita alegria, queremos dizer: "OBRIGADO" por você ser um dizimista

consciente... Obrigado por você devolver a Deus, por meio da comunidade, uma parte do que você tem, consciente de que tudo pertence a ELE. Mais uma vez, obrigado por sua

generosidade.

O Dízimo, pois, é uma resposta de fé, confiança e gratidão!

(5)

Não esqueça:

Você com Deus na celebração da comunidade no domingo,

Deus com você durante toda a semana!

Referências

Documentos relacionados

PELO SENHOR MARCHAMOS SIM, SEU EXÉRCITO PODEROSO É... COM TUA FORÇA DE AMOR LÁ NO CÉU

Estas urgências são: Igreja em estado permanente de missão; Igreja, casa da iniciação à vida cristã; Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja, comunidade

-Alda Campos Rebimbas, r/ Marido, Filhos, Netos Infância da Conceição Mendes e Carlos de Oiveira Matos, r/ Filha Diolinda e Genro.. -Rosa da Conceição Figueiredo Martins Dias,

É assim que Adorno lê a interpretação de Benjamin sobre os dramaturgos barrocos, no sentido em que eles perceberam a própria história como dentro do movimento

Havia uma frase constante nos lábios do Padre Capote para transmitir entusiasmo e força: "Nós conseguimos o nosso objetivo por meio da união em oração e

O livro in- clui documentos diversos, tais como: licenças para celebração de missas, provisões, portarias, comunicações de falecimento do clero, autorizações para

Termo de abertura: “Há-de servir este livro para nele lançarem as sessões das deliberações da Junta de Paróquia desta freguesia de Nossa Senhora da Caridade e como assim

Uma Campanha de e para a Evangelização: a Igreja Católica no Brasil está promovendo a Campanha da Evangelização, que irá até o terceiro domingo de advento, 17 de dezembro..